Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Lip McBoatface

Viagens (Actualizado a 02/09/2021)

Publicações recomendadas

Meeeh, Wroclaw não me puxou assim tanto... Bons spots e o centro da cidade muito bonito, mas fora isso nada de mais. Fora de centro vi muitas obras, pessoas mal encaradas, sítios ao abandono. Em Lodz não vi tanto disso. Mas só tive 1 dia em Wroclaw e 2 em Lodz, sou suspeito a falar

Compartilhar este post

Link para o post

Eu regressei agora de uma semana entre Varsóvia e Cracóvia. Se fosse numa flash trip claramente que Cracóvia é mais bonita, mas tive algum tempo...e Varsóvia ❤️

Tem uma mistura no seu tecido muito mais fragmentada, mas isso dá-lhe muito charme e todo um outro conforto. Cracóvia é mais "intocada", mas por isso também acaba por ser mais cristalizada, mais arranjada para receber malta de fora. 

Vi muita coisa interessante, depois já faço por aí um post mais composto. 

EDIT: teria tempo para me mandar para mais um ou outro sitio, mas fui mesmo com o objetivo de absorver ao máximo por onde passava. Correu como bem! 

EDIT2: conseguem-me explicar de modo muito noob como é que posso pôr umas fotos aqui? :mrgreen:

Editado por Modulor

Compartilhar este post

Link para o post

Também tenho umas fotos porreiras para pôr aqui. Tenho andado a explorar o "real Dubai", por assim dizer. Ando numa demanda pelos bairros sociais daqui e tenho tirado algumas fotografias engraçadas. Agora quero ir aos outros Emirados e ao deserto aqui ao lado.

Para a semana vou, finalmente, para Brisbane. Devo tirar uns dias para conhecer a cidade e na rotação a seguir faço: Sunshine Coast, Gold Coast e Byron Bay.

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de a.lopes, há 18 horas:

Foi lá que o menino @UnReal se tornou num homem, nunca me esqueço da massa épica que ele aprendeu a fazer lá 💙

Massa com salsichas ❤️

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Modulor, há 20 horas:

Eu regressei agora de uma semana entre Varsóvia e Cracóvia. Se fosse numa flash trip claramente que Cracóvia é mais bonita, mas tive algum tempo...e Varsóvia ❤️

Tem uma mistura no seu tecido muito mais fragmentada, mas isso dá-lhe muito charme e todo um outro conforto. Cracóvia é mais "intocada", mas por isso também acaba por ser mais cristalizada, mais arranjada para receber malta de fora. 

Vi muita coisa interessante, depois já faço por aí um post mais composto. 

EDIT: teria tempo para me mandar para mais um ou outro sitio, mas fui mesmo com o objetivo de absorver ao máximo por onde passava. Correu como bem! 

EDIT2: conseguem-me explicar de modo muito noob como é que posso pôr umas fotos aqui? :mrgreen:

Não metas que depois fico com inveja! Saudades Polónia....... :17_heart_eyes:

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de saidex, há 1 hora:

Não metas que depois fico com inveja! Saudades Polónia....... :17_heart_eyes:

Too late :27_sunglasses:

Polónia - Varsóvia (4,5 dias) + Cracóvia (2,5 dias)

Ótima experiência, correspondeu totalmente à minha curiosidade. Sempre se senti bem neste lado mais "frio" da Europa, e este charme mais abrutalhado continua a cativar-me. 

Acabei por restringir estes 7 dias a apenas Varsóvia e Cracóvia porque com o passar dos anos começo a dar mais valor a estas viagens "lentas", em que vejo menos mas melhor, do que a viagens em alta rotação, em que vejo muito mas necessariamente pior. O único senão foi o roteiro por si só: como os voos de Cracóvia para Lisboa estavam bastante caros optei por viajar internamente duas vezes. Ou seja, fiz Lisboa - Varsóvia (3 dias), depois Varsóvia - Cracóvia (2,5 dias), regressei a Varsóvia (1,5 dias) para voar novamente para Lisboa. Este intercalar foi chato, preferiria ter feito as cidades seguidas, mas proporcionou-me uma visão engraçada que explico mais adiante. 

Eu cheguei a Varsóvia num voo noturno, portanto o dia da chegada rendeu literalmente por inteiro. Foi chegar, fazer check-in no apartamento, esticar as pernas 10min e mandar-me às ruas. Como tinha a estadia repartida em duas fases, optei por ficar na zona mais nova da cidade num primeiro momento e na segunda fase ficar na "old town". Foi uma decisão engraçada. Varsóvia tem um charme estranho, primeiro por ser logicamente grande, o que faz dela uma cidade mais dispersa em termos de hot spots, e depois por ter uma mistura de habitantes mais internacional do que o normal - tem um centro empresarial bastante significativo e uma população tremendamente jovem (traço comum com Cracóvia). 

Esta primeira fase da viagem coincidiu com a Páscoa, época que os Polacos levam muuuito a sério. Estava literalmente tudo fechado. Ruas quase desertas. Não sei, honestamente, se aquela malta toda desaparece para ir às terrinhas ou se simplesmente ficam fechados em casa. Não se vê/sente vivalma. E nas ruas quando digo que estava tudo fechado era mesmo tudo fechado, nem Zaras, nem comércio Polaco, nem cafés, nada. As únicas excepções eram as Zabkas (do género de lojas de conveniência, espalhadas um pouco por todo o lado) e cadeias tipo McDonalds e Starbucks. Acabou por ser uma perspectiva interessante, porque senti-me num set de filme completamente abandonado :lol: Fiquei bem pertinho do Palácio da Cultura e Ciência, quase um ícone da cidade, "oferta" aos Polacos para admiração de Estaline. Na verdade, nesta zona, pouco mais há a admirar para além deste majestoso edifício e dos seus vizinhos gigantes feitos de vidro, onde estão instalados os monstros da hotelaria ou das grandes financeiras. 

A uns 10 minutos a pé, no sentido do rio Vistula, fica a zona mais antiga, ainda que igualmente salpicada por tecido urbano mais recente. É aqui que acho que Varsóvia ganha outro tom. Não é uma cidade em que se perca 5 dias a vaguear e a ver coisas estonteantes para a foto bonita, mas é sem dúvida um sitio que provoca a aquele misto de conforto caseiro e inquietação de forasteiro. Os espaços verdes constantes são super confortáveis; as zonas urbanas mais "sujas", carregadas de simbolismo e história aparecem ora atrás de uma avenida imponente ora atrás de um quarteirão castiço que resistiu à década de 40. 

Tive pena - por desconhecimento - da zona forte da cidade (toda a área que envolve a Nowy Swiat) não ter quase relação nenhuma com o rio. Mas na segunda volta à cidade fui desbravar mais esta zona baixa e fiquei maravilhado. Muito próximo do pólo da Universidade, super ativa, bastante dinâmica. A biblioteca da Universidade tem dos jardins mais bonitos em que já tive, fiquei maravilhado e passava lá um dia inteiro, na boa. De referir que nesta segunda volta, já afastado da Páscoa, o ambiente já era absurdamente diferente: já tudo mexia, já tudo vibrava, já não encontrava passeios vazios fosse onde fosse. Mas fiquei surpreendido por não sentir turismo em demasia, Varsóvia pareceu-me sempre uma cidade que vivia bem consigo própria, sem ter de virar em demasia para o consumidor exterior, e isso é claramente um ponto muito positivo. 

Depois Cracóvia. Optei por fazer o percurso de comboio, inter-cidades e, apesar de ser certamente mais caro que outras opções, acho que compensou na relação conforto-tempo. 

Cidade consideravelmente mais pequena e acima de tudo mais concentrada. Tem mais cenários bonitos que ver, mais fotografias para tirar, mas achei uma cidade muito mais cristalizada. Não que eles tenham culpa claro, acho que foi uma consequência do núcleo intocado e cénico que têm, a somar às filosofias turísticas que vão crescendo em todo o mundo desde o virar do século. Praças bonitas, tem uma cintura verde que envolve o centro histórico muito confortável, o castelo Wawel é um ponto de referência na cidade, e depois tem a zona dos Judeus - clapclap. Muito mais real feel aqui, apesar de não conseguir fugir aos tiques horríveis do turismo (tuk-tuk em massa, por exemplo). A cidade tem uma relação muito mais vantajosa com o rio, que provoca áreas de lazer muito porreiras e até algumas ligações interessantes à outra margem, que me pareceu francamente menos mediática mas não deu para explorar como deve de ser. 

Não pude perder Auschwitz e Birkenau, claro. Não me vou alongar mais que esta frase, primeiro para não spoilar nada, depois porque acho que merece a pena um pensamento mais pessoal de cada um, ao invés de linhas de consideração de um chato qualquer num fórum. O melhor elogio que posso fazer é que é realmente muito intenso e que a visita guiada vale cada minuto. 

Transversalmente às duas cidades um pontinho para a malta Polaca: não são o povo mais simpático do mundo, mas nunca fui mal recebido em sítio nenhum e não há volta a dar que não seja assumir que isto faz parte deles. Honestamente eu compreendo, têm motivos bem frescos para isso, e são duas cidades que não se inibem de o mostrar de 1000 maneiras mais silenciosas que não sejam museus do holocausto em todas as esquinas. Gostei disso. As marcas no pavimento de Varsóvia a indicar um muro que separava judeus do restante marcou-me e diz-me mais que uma casa-museu em Cracóvia que expõe artefactos ou fotos da época. Again, compreendo, mas a preparação de uma cidade para a outra pareceu-me visível. Posto isto, Cracóvia é muito bonito e merece a visita, claro.   

A comida é um ponto questionável, há quem adore, eu torci o nariz à maioria das coisas. Adorei os conhecidos Pierogis, babei-me para as Zapiekankas, as vodkas são fantásticas, e está...não fiquei fã de muito mais. Mas como é tudo consideravelmente barato, está pacifico :mrgreen: 

Acho que isto já é um dado mais ou menos óbvio para qualquer sítio do mundo, mas tratando-se de cidades europeias com a segurança que lhes é inerente: percam-se. Vale a pena. Daí dar-me por satisfeito por ter investido os 7 dias só nos dois sítios. Permitiu-me sentir coisas que não iria ter tempo para sentir se fizesse dois dias para cada uma: e don't get me wrong, no limite fazem-se perfeitamente nesses timings. 

Termino o tsunami de texto com link para umas fotos aleatórias que fui tirando. São capazes de estar misturadas, sorry! Qualquer coisa que queiram perguntar, feel free. https://imgur.com/a/9suCM5D

• Like 7

Compartilhar este post

Link para o post

Em Junho vou estar na Dinamarca e na Suécia e tenho de escolher se: 1) 3 dias em Copenhaga e 2 em Estocolmo ou 2) 2 dias em Copenhaga e 3 em Estocolmo.

Quem já foi aos dois, o que recomenda?

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Chandler, há 42 minutos:

Em Junho vou estar na Dinamarca e na Suécia e tenho de escolher se: 1) 3 dias em Copenhaga e 2 em Estocolmo ou 2) 2 dias em Copenhaga e 3 em Estocolmo.

2 em Copenhaga, 3 em Estocolmo

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Chandler, há 15 horas:

Nunca fui a Estocolmo, mas fazem-se bem 3 dias em Copenhaga.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Chandler, Em 01/05/2019 at 16:50:

Estocolmo são várias ilhas, mas até é um coisa que se faça relativamente bem em 2 dias. Nunca fui a Copenhaga e tenho muita curiosidade. Pela minha experiência pessoal talvez fosse recair para a opção 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Chandler, Em 01/05/2019 at 17:50:

estive 4 dias em copenhaga e estou 2 em estocolmo.

Nem percas tempo com a suécia

Compartilhar este post

Link para o post

Japão! 

Melhor viagem de sempre. É um choque cultural brutal, tudo bem organizado, não há lixo no chão, há respeito entre pessoas e com a natureza, uma sensação de segurança "estranha", maneiras de estar e de viver diferentes a que estamos habituados. 

Maiores diferenças: 
- em Tokyo é raro encontrar um caixote do lixo, ou então estão dissimulados e no entanto não se vê lixo no chão. Um país limpo, à excepção de Osaka que pareceu um pouco mais suja se bem que em comparação com a Europa continuaria a ser considerado limpo. 
- depois de viver um ano a apanhar todos os dias o metro/RER em Paris, estar num metro e não se ouvir sequer uma mosca é uma diferença abismal, e havendo barulho dá logo para perceber que ou são chineses ou coreanos. As pessoas se falam umas com as outras é a sussurrar e a tentar incomodar ao mínimo a pessoa do lado. Muito fácil de adormecer no metro quase com o telemóvel a cair e não haver o risco de ser roubado. Andei mais de 100 vezes em metros/comboios e não vi um único vagão com grafitis, riscado ou com algo partido. 
- Pessoas bastante prestáveis mesmo quando o nível de inglês é nulo.
-Não é permitido fumar na rua enquanto se anda. Há locais próprios para se fumar, como nos shoppings em Portugal só que na rua.
- Algo que gosto imenso de fazer, que é comprar algo para comer numa banca de rua enquanto ando não é permitido. Se compras algo para comer na banca X, há espaços adjacentes para comeres ou então comes em pé mesmo ao lado. 
- Os gajos não se assoam. É mais "bonito" estar o tempo todo a fungar do que sacar de um lenço e assoar o raio do nariz. Caguei bem pra isso e assoei-me sempre que precisava porque faz-me uma confusão tremenda. Numa viagem de comboio tive de sair do lugar onde estava sentado porque já não conseguia aturar uma japonesa de 1,50m que esteve 10 minutos a fungar a 20 centímetros da minha orelha direita. Estava louco.
- O "ch*par" o ramen foi outra coisa que me incomodou imenso, mas estes dois exemplos são considerados normais e o "slurp" é mesmo considerado como um elogio para o chefe.
- A quantidade de máquinas automáticas para comprar bebidas, com bebidas que saem quentes
- As sanitas tecnológicas
- Não tinha ideia que eram tão religiosos, a quantidade de templos budistas e xintoistas é impressionante. 
- Os carros são quase todos diferentes dos nossos, é raro ver uma marcar europeia, e os toyotas/hondas/subarus/ são modelos que não saem cá. 

Em termos de roteiro, foi feito por nós, sendo que alguns locais a visitar foram adaptados durante a viagem. 

Transportes -
Japan Rail Pass, se é para se deslocar entre cidades penso que é vital comprar. Comprámos o de 14 dias. O pass tem de ser comprado antes da viagem, é enviado para a vossa morada através dos correios e trocado num posto da JPRail pelos bilhetes propriamente ditos. Há a opção de 7 dias. Em Tokyo não compensa tanto devido ao metro, mas mal saímos de Tokyo ficou "pago". Uma viagem Tokyo-Kyoto nos comboios rápidos (equivalentes ao TGV) custam entre 80 a 100 euros. O pass de 7 dias por pessoa - 231€, de 14 - 368€ e o de 21 - 470€
Se têm uma viagem no dia X programada, aconselho a reservar o lugar do comboio no dia anterior ou mesmo dois dias de antecedência. Apesar de terem o Pass, há vagões que são só com reserva, e é melhor ir descansado do que estar à rasca sem saber se há lugar, ainda por cima com malas. Não se paga nada adicional.
Para o metro/autocarro é parecido a Londres, dá para comprar um cartão (Suica) que é recarregável. Antes de virem embora não se esqueçam de o entregar que vos é devolvido 500Y de caução do cartão. Há a possibilidade de pass diário, que não me recordo mas penso que é 900Y o dia. Normalmente são 230Y uma viagem de metro, dependendo do número de estações. 

Alojamento
Optámos por ficar em hostels maioritariamente, quartos privados com casa de banho partilhada. Tudo muito limpo, sem stress. Só o de Osaka é que desiludiu. Organizem bem as coisas com tempos, entre 3 a 6 meses de antecedência é o recomendável. Organizámos tudo 2 meses antes foi mais difícil, menos escolha, um pouco mais caro em alguns casos. Fizemos tudo por booking e foi perfeito nesse aspecto. Só ficamos um dia em hotel em Hiroshima porque era mais barato que hostel, e um dia num templo budista que foi o alojamento mais caro, mas deu para experienciar algo mais tradicional. 

Comida -
Sushi, Ramen, Okonomiyaki, Tonkatsu, Soba, Udon, Yakitori, Tempura, caril japones https://imgur.com/GIvGozh e a Wagyu beef (vaca japonesa) e depois todos os tipos de comida de banca típicos. É escolher. 
Sushi, o melhor que comi foi no mercado do peixe em Tokyo, 2 sushimans de 70 à vontade a cortar o peixe e a preparar à nossa frente enquanto comes ao balcão, Tsukiji Itadori Bekkan o nome do restaurante https://imgur.com/Lg4gxYG. Depois tivemos uma experiência brutal em Kyoto em que dão-te o arroz, as algas e uma tábua com vários ingredientes e és tu que fazes o teu próprio rolo de sushi, AWOMB (necessário reserva) https://imgur.com/gWBJJY3 / https://imgur.com/h1TEUgu . Experimentamos o sushi de tapete em que acaba por ser só giro pela experiência, a qualidade fica a perder em relação ao mais tradicional.
Já tinha provado Ramen em França e em Londres e não me atraiu muito, mas no Japão esqueçam. Onde quer que comam é óptimo. Afuri,  Ippudo ou Ichiran são boas opções, são cadeias mas com boa qualidade normalmente fica a 6 euros por pessoa uma taça.  https://imgur.com/6zrJ9Sl / https://imgur.com/SwFOJAC
Yakitori é uma experiência muito boa na rua Omoide Yokocho em Tokyo, uma rua só com este tipo de restaurantes praticamente sem espaço para te sentares, cabem 10 pessoas no máximo ao balcão e bem apertados, e o empregado vai-vos mostrando o tipo de espetada que têm, escolhes e ele mete na grelha de carvão. 
Wagyu é o tipo de vaca japonesa em que eles avaliam o tipo de carne em níveis, textura, qualidade, depois depende das regiões onde a vaca é criada. A mais conhecida e mais cara é a Kobe, nós provámos a Hida que é avaliada como a 3ª melhor e foi a melhor carne que já comi na minha vida. Provámos em Takayama num restaurante perto da estação em que tens o grelhador no meio da mesa e tu é que grelhas a carne, depois provamos numa banca sushi de carne em que era magnífico https://imgur.com/QxTa9jP. Em termos de carne também experimentamos o restaurante Hafuu em Kyoto em que têm uma sandwich de carne que é brutal. https://imgur.com/YqZnUgA
Em Kanazawa tivemos a melhor experiência de cozinha de sempre. 
Plat Home. É um restaurante de dois jovens chefs e ficamos ao balcão mesmo em frente do chef e só de o ver a trabalhar vale a ida ao restaurante. É um restaurante de cozinha criativa, género de tapas, pequenos pratos feitos pelo chef, falou imenso connosco durante o jantar e aproveitei pra fazer várias perguntas sobre cozinha japonesa, foi muito engraçado. Convém reservar. 
Em termos de restaurantes ficamos com uma desilusão que não conseguimos ir ao Monk também em Kyoto. Não conseguimos ir porque era necessário reservar com 2 meses de antecedência. https://imgur.com/nXtF8IP / https://imgur.com/MXO9EcM / https://imgur.com/qy5UcDm / https://imgur.com/2P1SIK1 /https://imgur.com/zGZxwsT 

Tonkatsu é o porco panado. Gostámos muito do Butagumi em Tokyo. https://imgur.com/xremCfW

Depois faço os locais a visitar, o post já vai longo. 

• Like 18

Compartilhar este post

Link para o post

@Descartes, tu deves saber isto: Eu consigo ir ao post inicial como se fosse editá-lo e retirar o formato dele como havia antes, com os , os , etc...? Não me estou a orientar com este novo formato e algumas coisas ficaram desformatadas (por alguma razão alguns nomes de cidade estão como link de um post aleatório)... mais vale continuar a fazer isto por notepad e depois copy paste que não perco tempo.

edit: p*ta que pariu

Editado por Lip McBoatface

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Lip McBoatface, há 1 hora:

Quem me dera saber funcionar com o novo formato para esse tipo de coisas. O notepad e copy/paste tem sido meu grande amigo nestes últimos tempos... 🙂

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Descartes, há 3 minutos:

Quem me dera saber funcionar com o novo formato para esse tipo de coisas. O notepad e copy/paste tem sido meu grande amigo nestes últimos tempos... 🙂

@Descartes mas sabes pegar num post qqr e retirar esse formato para um notepad? Ou tinhas já tudo em backup antes de mudarem o formato?

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Lip McBoatface, há 2 minutos:

@Descartes mas sabes pegar num post qqr e retirar esse formato para um notepad? Ou tinhas já tudo em backup antes de mudarem o formato?

Não sei fazer nada disso. Nem sei se será possível. Eu estive a ver o 1º post do tópico e com tantos links e spoilers não te auguro grande sucesso.

Compartilhar este post

Link para o post

Malta preciso da vossa ajuda, a mulher vai tirar uns dias em Julho e não quer ir para fora mas sim aproveitar e no nossa cantinho ir a um Hotel +-2 noites e que seja vocacionado para SPAs e tretas de relaxamento.

Alguma dica? Obrigado desde já.

Compartilhar este post

Link para o post

Acho que este tópico é melhor para questionar. Em Setembro vou a Marrocos e preciso de fazer o passaporte, fui ao site para ver os agendamentos e o mais cedo é para Julho. É normal? 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Almeno, há 56 minutos:

Acho que este tópico é melhor para questionar. Em Setembro vou a Marrocos e preciso de fazer o passaporte, fui ao site para ver os agendamentos e o mais cedo é para Julho. É normal? 

Podes pagar para fazer mais cedo, se não estou em erro.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Almeno, há 1 hora:

Pode ser que tenhamos sorte com a tua ida :esperancoso:

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Che, há 1 hora:

Podes pagar para fazer mais cedo, se não estou em erro.

O que podes pagar é a entrega não? Pagas mais um X e em vez de esperares 2 semanas, tens no dia a seguir ou lá o que é. 

O agendamento é outra coisa. Fiz em 2016 o meu e sei que esperei para aí 2 horas na loja do cidadão perto do jardim zoológico 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Almeno, há 7 horas:

Anda impossivel fazer passaporte. Fui a loja do cidadão da bela vista a meio da semana e era a senha 55. Tive que me ir embora as 13 porque tinha que ir ao medico e também aquilo ainda so ia no 30.

O segurança disse que ao sabado  era mais calmo, entao no sabado levantei me as 7h30 e la fui. Cheguei as 8h30 e tava uma p*ta de uma fila que tinha que fazer um S para caber toda a gente dentro do centro.

So cheguei a cena das senhas eram 9 e 30 e guess what? Ja nao havia senhas.

La fui para casa ver os agendamentos e desisti também por causa disso, porque tenho viagem marcada ao brasil no inicio de julho.

Estou a começar a entrar um bocado em parafuso com isso, mas sexta feira vou para la as 6 da manhã e espero resolver o assunto

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Popular Agora

• Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...