Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
sinik

Dinheiro, investimentos e literacia financeira

Publicações recomendadas

Citação de fornix, há 1 hora:

No entanto, pelo que tenho visto, as simulações na CGD não costumam ser das melhores no mercado.

Comigo foi muito semelhante à da CGD. Não fiquei com eles por causa da avaliação do imóvel.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de fornix, há 1 hora:

No entanto, pelo que tenho visto, as simulações na CGD não costumam ser das melhores no mercado.

Estas novas taxas não foram as melhores.

mas as antigas apanharam muitos muitos clientes 

Compartilhar este post

Link para o post

No caso tenho um intermediário, que provavelmente irá tentar em vários bancos. Foi alguem que já resolveu uma situação chata anteriormente, acredito que consiga ultrapassar essa questão também. Tava mais preocupado pelo facto de ter estado sem trabalho + essa clausula. Mas a ver vamos.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de fornix, Em 23/02/2025 at 10:16:

Por acaso no meu caso foi onde conseguimos melhores condições, só estamos à espera da marcação da data da escritura.

Aliás, o apartamento que escolhemos está na fase final de construção e os promotores do empreendimento contrataram uma empresa para fazer as avaliações das frações e essa avaliação foi aceite pela CGD, em todos os outros bancos seria necessário passar pela fase de avaliação do imóvel, tendo em conta que a avaliação era superior ao valor de venda, ficamos logo mais descansados pois já sabíamos com o que contar e acelerou um bocadito o processo.

Não sei se isto é normal ou não acontecer porque foi a primeira vez que passei por este processo de crédito habitação.

E posso dizer que, no meu caso pelo menos, a diferença no spread entre as duas primeiras simulações que fizemos no CGD e a proposta final, foi considerável. Tivemos uma intermediária de crédito a ajudar durante este processo e mesmo ela disse que a CGD estava muito competitiva.

Certamente varia de caso para caso, valor dos imóveis, rendimentos etc mas para nós foi a melhor escolha.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de fornix, Em 23/02/2025 at 10:16:

Que fontes tens usado? Da minha experiência é precisamente ao contrário, a CGD costuma estar nas shortlists dos Doutor Finanças da vida.

Tanto há 6 anos quando contraí crédito, como neste verão quando pedi simulação para um novo ficou no top 2.

O Santander é que há 6 anos costumava estar na shortlist, e quase todos os meus amigos que fizeram crédito pré covid foi com eles, e nos últimos anos desapareceram das shortlists.

PS: e atenção que tenho 0 apreço pela CGD, fui cliente deles a vida toda até começar a trabalhar e começarem a cobrar uma fortuna de taxas. Fechei, abri conta no Activobank, e nunca os escolhi para crédito.

Editado por Ego Sum

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ego Sum, há 3 horas:

Que fontes tens usado? Da minha experiência é precisamente ao contrário, a CGD costuma estar nas shortlists dos Doutor Finanças da vida.

Tanto há 6 anos quando contraí crédito, como neste verão quando pedi simulação para um novo ficou no top 2.

O Santander é que há 6 anos costumava estar na shortlist, e quase todos os meus amigos que fizeram crédito pré covid foi com eles, e nos últimos anos desapareceram das shortlists.

PS: e atenção que tenho 0 apreço pela CGD, fui cliente deles a vida toda até começar a trabalhar e começarem a cobrar uma fortuna de taxas. Fechei, abri conta no Activobank, e nunca os escolhi para crédito.

Isso das shortlists é um bocado subjetivo. Os intermediários de crédito trabalham com uma carteira definida de bancos e oferecem.te as 2 ou 3 melhores propostas dessa carteira. Pode até acontecer ires pessoalmente a um banco que não faça parte dessa carteira e eles te consigam uma simulação mais vantajosa do que aquelas que recebeste.

A minha opinião baseia-se no feedback de malta que fez CH nos ultimos 12 meses e nas simulações que vou fazendo e de facto vejo TANs, spreads e TAEGs altas, mesmo com bonificação, numa altura em que tens a Euribor a 2.4-2.5

Compartilhar este post

Link para o post

Pah, se vale a pena ou não, não sei mas eu investi no ASWC. O contra é que é 60% empresas US. 

Compartilhar este post

Link para o post

Industria defesa e aeroespacial, tech, cybersecurity. Forte componente USA, muitas empresas sobrevalorizadas para xuxu, com P/E elevados (RHM, PLTR, CRWD).

Demasiado especulativo imo

Compartilhar este post

Link para o post

Acredito que sim, apenas pus uns trocos para ganhar alguma exposição. 

Para já devo ficar com algum dinheiro parado para tentar aproveitar as quebras, que já começaram, no S & P 500. 

Compartilhar este post

Link para o post

Eu também estou exposto no ETF 

Citação de fornix, Em 05/03/2025 at 18:00:

Industria defesa e aeroespacial, tech, cybersecurity. Forte componente USA, muitas empresas sobrevalorizadas para xuxu, com P/E elevados (RHM, PLTR, CRWD).

Demasiado especulativo imo

Quase como qualquer ETF de um setor muito específico. 

E é muito por isso que a minha exposição é reduzida.

Com as taxas de juro tão baixas, mais vale ir para as obrigações.

Editado por Kimi Raikkonen

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Plagio o Original, há 6 minutos:

Descobri este podcast deste jovem: 

parece um influencer das finanças pessoais mas acaba a ser subversivo

esse gajo é do crl, descobri depois de ver este video

Compartilhar este post

Link para o post

@Plagio o Original estou a ler o livro Desencanto da Beatriz Serrano e tu fazes-me lembrar a personagem principal do livro. Desde as criticas à vida das 9 às 5, à hipocrisia da vida de escritório passando pelas descobertas fantásticas no Youtube.  

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de HappyKing, há 5 minutos:

@Plagio o Original estou a ler o livro Desencanto da Beatriz Serrano e tu fazes-me lembrar a personagem principal do livro. Desde as criticas à vida das 9 às 5, à hipocrisia da vida de escritório passando pelas descobertas fantásticas no Youtube.  

Fui ver, sinto me insultado

Marisa está na casa dos trinta anos e fartinha do seu emprego. A única forma de lidar com as provações e aflições da vida numa agência de publicidade é visitar o Prado depois de almoço, e também entorpecer os sentidos com um cocktail de ansiolíticos e vídeos intermináveis nas redes.

Nem sou bebado nem faço doomscrolling

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Plagio o Original, há 1 minuto:

Fui ver, sinto me insultado

Marisa está na casa dos trinta anos e fartinha do seu emprego. A única forma de lidar com as provações e aflições da vida numa agência de publicidade é visitar o Prado depois de almoço, e também entorpecer os sentidos com um cocktail de ansiolíticos e vídeos intermináveis nas redes.

Nem sou bebado nem faço doomscrolling

Mas esta parte descreve-te bem diz lá:

«Brincar aos escritórios é fácil se soubermos como. O trabalho é apenas um papel que é preciso interpretar. Aprendi a dominá-lo na perfeição: domino as piadas que funcionam sempre para quebrar o gelo. Sei o que tenho de perguntar para parecer atenta e interessada. E sei o que tenho de dizer para que o tempo flua mais rápido sem fazer realmente nada até às seis da tarde.»

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de HappyKing, há 5 minutos:

Mas esta parte descreve-te bem diz lá:

«Brincar aos escritórios é fácil se soubermos como. O trabalho é apenas um papel que é preciso interpretar. Aprendi a dominá-lo na perfeição: domino as piadas que funcionam sempre para quebrar o gelo. Sei o que tenho de perguntar para parecer atenta e interessada. E sei o que tenho de dizer para que o tempo flua mais rápido sem fazer realmente nada até às seis da tarde.»

Sim, parece um livro catartico, vou ler

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Plagio o Original, há 19 minutos:

Sim, parece um livro catartico, vou ler

Ainda não li tudo mas estou a achar piada ao livro nessa perspetiva de catarse que falas.  

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de HappyKing, há 28 minutos:

Ainda não li tudo mas estou a achar piada ao livro nessa perspetiva de catarse que falas.  

Outra coisa em relação ao parágrafo ao qual me sinto insultado: eu "não faço nada até às seis da tarde", na verdade tenho secretamente dirigido a empresa do meu patrão durante o ultimo ano e meio 🫠 mas vou realmente ler o livro 

• Haha 1

Compartilhar este post

Link para o post

Qual é a parte do livro que fala andar a tirar printscreens às conversas do Slack?

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Petar Musa, há 18 minutos:

Qual é a parte do livro que fala andar a tirar printscreens às conversas do Slack?

não me envergonho e faria outra vez

ainda há pouco tive um tipo prepotente a falar-me mal num grupo depois de eu lhe dar ajuda, insistiu em não aceitar e provocar

tirei screenshot e mandei à chefia, tiveram uma conversa com ele, o seu colega e o seu chefe

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Plagio o Original, há 1 minuto:

não me envergonho e faria outra vez

ainda há pouco tive um tipo prepotente a falar-me mal num grupo depois de eu lhe dar ajuda, insistiu em não aceitar e provocar

tirei screenshot e mandei à chefia, tiveram uma conversa com ele, o seu colega e o seu chefe

Que tóxico

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Criar Novo...