Filas_fcp Publicado 10 Dezembro 2013 5M e uma perna do Ricardo Carvalho <3 Compartilhar este post Link para o post
Oblivion Publicado 10 Dezembro 2013 E então porque? 15M + um dos jogadores mais talentosos do plantel do Mónaco, que custou cerca de 16M€. Só se forem muito burros é que fazem uma proposta destas ao Porto. Compartilhar este post Link para o post
UnReal Publicado 10 Dezembro 2013 Depois levam o Mangala para aí por 20M€, para compensar. Compartilhar este post Link para o post
Quintero Publicado 11 Dezembro 2013 continua a mesma m*rda o pessoal falou nele a gozar Mas no portal continua um DEUS :facepalm: Compartilhar este post Link para o post
Jimpo Publicado 11 Dezembro 2013 Um colega meu viu ontem o Quaresma no Cascaisshopping e o gajo ainda não confirmou que vai pro Porto. Não deve estar permitido a falar ainda. Compartilhar este post Link para o post
Oblivion Publicado 11 Dezembro 2013 Um colega meu viu ontem o Quaresma no Cascaisshopping e o gajo ainda não confirmou que vai pro Porto. Não deve estar permitido a falar ainda. Já anda em Cascais? O Zacker já está com ele na mão, pronto a esgalhar Compartilhar este post Link para o post
Visitante Publicado 11 Dezembro 2013 A passagem de Neilton pelo Santos já tem data para terminar: 30 de maio. O avançado, que não chegou a um acordo financeiro com o Santos, assinou durante o fim de semana um pré-contrato com uma equipa europeia. Apesar do nome da equipa ser mantido sob sigilo, a imprensa brasileira especula que seja o FC Porto. "Só posso dizer que é um grande europeu", disse um amigo de Neilton, descartando o Sevilla. "Esse foi um dos clubes que o procurou, mas o acordo se deu com outra equipa", acrescentou. Recentemente, Neílton acabou despromovido para a equipa sub-20. nada de muito especial, mas 1616: Era muito importante do ponto de vista financeiro conseguir passar á próxima fase . Caso contrário teremos de fazer mais uma venda do que seria normal ! Do ponto de vista desportivo é uma questão de manter um hábito saudável de 1º divisão europeia . Draconem: O Otamendi atingiu o pico de valorização. Mesmo que vá ao Mundial, não acredito que vá ser titular (digo isto não pelas minhas preferências mas pelas do seleccionador da Argentina). Gastámos 8M€ para o contratar, mas a nível desportivo teve excelente rentabilidade, tendo estado em 8 títulos em 3 anos. A mais valia bruta está à volta do dobro do investimento, avaliando-o como um caso isolado não vejo nisto um mau negócio. O erro foi não ter vendido o Otamendi no verão, quando o Reyes tinha sido contratado precisamente com a intenção de o substituir. Fracasso entre Mendes e o Atlético, agora na iminência de ser corrigido com o Mónaco. Negociar com intermediários é normal, mas gestão dependente de intermediários... Incrível é que mesmo com a mais valia extraordinária em janeiro, que salvo erro não temos desde 2005, esta época tem tudo para ser negra a nível financeiro. Vimos de uma época em que com 120M€ de mais valias dentro do mesmo exercício (sendo que a mais valia líquida nem chega a 2/3, mas adiante) rendeu apenas 20M€. Preocupante, visto que há atletas contratados no verão que só entram no exercício de 2013/14, vamos investir agora em janeiro (tem tudo para ser o inverno mais caro de sempre), renovações de contratos, possível fracasso na Champions (em termos de market pool, creio que nem ir à final da Liga Europa nos safará)... Contas feitas, diria ser preciso fazer mais valias na ordem dos 70-75M€ só para não ter prejuízo. Quando sou forçado a dizer «benditos novos ricos» algo vai mal... Temos matéria prima para vendas milionárias no fim do ano (Mangala e Jackson, claro), mas a partir daí urge uma mudança de ciclo. É que mais grave que depender das mais valias financeiras (há anos a representar mais de 50% das necessidades financeiras) é depender, ano após ano, de valores cada vez mais elevados. Regressando ao assunto inicial, o Otamendi acaba por ser o negócio possível. Razoável, considero. O JM costuma cobrar em média 10%, ainda tenho expectativa para ver os números, mas confirmando-se a saída é com pesar que vejo um bom jogador e bom profissional partir a meio da época. É uma mais valia significativa nesta fase, mas depois disto só espero que não se batam 10M€ num central brasileiro ou etc. Temos bons valores debaixo da asa (passe a expressão!) e há que rentabilizá-los ao máximo antes de pensar em sucessões. [Esquerdinha]Assim, apostaria num modelo em que o Presidente da SAD coordenasse a gestão financeira, que no dia a dia estaria a cargo de um administrados com esse pelouro, bem como a gestão desportiva. Sendo que, no que à gestão desportiva diz respeito entendo que além do presidente, teriam que existir duas figuras fortes, com conhecimentos na área, que se ocupassem, uma, do scouting e do mercado, e outra da gestão diária do futebol, plantel e equipa técnica, presença no banco etc, Seria este o triângulo responsável ao mais alto nível que teria de articular com os restantes dirigentes da estrutura. ___ «Cada macaco no seu galho», de certa forma. Difícil. Não revejo na dita super-estrutura apenas uma máquina na qual cada peça tem uma função, vejo polivalência, vontade de ir além das suas responsabilidades (e muitas vezes capacidades - aqui está o problema). Neste momento, por exemplo, somos geridos por um triângulo com uma dúzia de vértices (ainda mais inovador do que o outro que queria três jogadores a fazerem um quadrado). Acho difícil pedir seja o que for ao sucessor do presidente. Neste momento, ao fim de 2 ou 3 maus jogos assobiam-se os jogadores ou o treinador. Quando Pinto da Costa sair, ao fim de 2 ou 3 jogos assobia-se o presidente. Vamos ter algo que raramente tivemos nos últimos 30 anos: oposição, se calhar até mais do que duas trincheiras. Podem ter a certeza que nenhum candidato se vai assumir, nem por sombras, com um perfil de ruptura ao presidente. O discurso de qualquer um deles irá de encontro ao «dar continuidade ao trabalho do presidente, porque no FC Porto respira-se vitórias, porque isto está-nos no sangue, porque somos Porto»... Nas futuras eleições, vai ser uma corrida para ver quem aparece melhor ao lado da foto com o presidente. Depois, acredito que uma vez ganhas será posto o cunho pessoal. O presidente pede a quem vier depois para «não estragar o que está feito». O problema é que isto só não está estragado pela tremenda capacidade arbitral, de coordenação e organização (diria mesmo, de conciliação) do próprio presidente. É indispensável que o sucessor tenha pelo menos um pouco da «cola» que o presidente tem... Senão não há triângulo que nos safe. eu sei que não precisamos de PLs, mas o damiao está próximo de ir para o santos por 3M.por valores até aos 5M não seria um bom reforço para nós? ___ Vai ser comprado pela Doyen Sports, que tem parte do Defour e do Mangala, por 13 milhões. Informações do Brasil. Se calhar, o Santos cobre é essa fatia dos 3M€, mas o resto é dos investidores, como é hábito no Brasil. E se esses 45,6M€ forem batidos? Podes já contar com 10M€ de Quintero e Ghilas. Depois, exercer ou recuperar percentagens de passes de nomes como Herrera, Quintero, Mangala, talvez Defour (aqui estou a especular). Creio que ainda entram despesas com o Tiago Rodrigues, Ricardo e Josué, Licá e Carlos Eduardo, valores menores. Renovações de contrato, com prémios de assinatura nunca inferiores a um milhão, por jogadores que se calhar se vende dentro de meses. Liquidar as tranches de contratações, que temos sistematicamente feito com atraso e cada vez a mais clubes, dando uma péssima imagem exterior de clube incumpridor, que já valeu que vários dirigentes o tenham denunciado publicamente. Também nos devem, é verdade... Reduzimos empréstimos bancários e obrigacionistas, o que é bom, menos dívida, mas em termos de Champions isso ainda tem grande impacto no orçamento. Não só em termos de montra, como em market pool, é melhor 2 jogos de Champions do que 6 de Liga Europa. Os prémios é que diria que não têm grande impacto, no ano passado ir aos oitavos valia 50-60 mil a cada jogador, creio que este ano não andará longe disso. Além disso, em janeiro vamos ter despesas extraordinárias como há muito não tínhamos, confirmando-se a chegada de reforço(s), e tudo leva a crer que no final da época se compre mais jogadores (novamente a especular). As saídas podem ainda aguentar a máquina este ano, mas depois será difícil manter matéria prima no plantel. Já para não falar que, no ano passado, foram o James e o Moutinho a pagar as contas correntes desde fevereiro. Este ano, se calhar, será o Otamendi... E será apenas ele? Compartilhar este post Link para o post
Phil Publicado 11 Dezembro 2013 O Otamendi por esse dinheiro era uma venda do outro mundo. Compartilhar este post Link para o post
Refutador Publicado 11 Dezembro 2013 30 milhões pelo Otamendi :lol: Jorge Mendes :prayer: Compartilhar este post Link para o post
lucho^ Publicado 11 Dezembro 2013 "O JM costuma cobrar em média 10%" god... Compartilhar este post Link para o post
doncorleone Publicado 11 Dezembro 2013 Internacional sub-17 brasileiro perto de reforçar o FC Porto Matheus Índio é um médio de 17 anos que actua preferencialmente na posição “8” e já está em Portugal. http://www.publico.pt/desporto/noticia/internacional-sub17-brasileiro-perto-de-reforcar-o-fc-porto-1615813 Compartilhar este post Link para o post
RicardoBarbosa Publicado 11 Dezembro 2013 Acompanhei o Mundial sub-17 e era dos que mais se destacava no Brasil. Compartilhar este post Link para o post
Klebergol Publicado 11 Dezembro 2013 O que procuras? A bola? Esquece, porque nem o guarda-redes a viu! Só não te podes esquecer de dar os parabéns ao Carlos Alberto, campeão europeu e vencedor da Taça Intercontinental com a camisola do FC Porto. O autor do primeiro golo da final de Gelsenkirchen faz hoje 29 anos. E que golo! E que jogador… Puseram isto no fb do clube. Não deve querer dizer nada, mas... já fico confuso com tudo :lol: E o Índio é máquina! :D E 30M pelo Otamendi considero justo. Compartilhar este post Link para o post
Josep Publicado 11 Dezembro 2013 Normal. Eles dão sempre os parabéns a jogadores históricos. Compartilhar este post Link para o post
Poeira Publicado 11 Dezembro 2013 30 milhões pelo Otamendi :lol: Jorge Mendes :prayer: Antes por ele que pelo Mangala. Mas 30M€ também me parece algo exagerado. Compartilhar este post Link para o post
UnReal Publicado 11 Dezembro 2013 Por mim vende-se tudo o que houver para vender em Janeiro, sobretudo Otamendi e Jackson. Se é para ir parar à m*rda na mesma, ao menos que ainda se salve algum do ouro. Compartilhar este post Link para o post
Visitante Publicado 11 Dezembro 2013 (editado) Até o Draconem, que sempre foi grande defensor do PF desde o início, se está a passar.. Partilho da tristeza e frustração de todos, mas gostava de saber que esquema táctico consegue resistir a 4 remates ao poste e a um penalty falhado. Não sofremos os dois golos por causa do duplo-pivô, isso tem que ver com outras vertentes do jogo. O problema hoje ficou visto que é mais emocional e anímico do que propriamente táctico. Mas não posso deixar de fazer uma crítica e dizer basta a isto, por injusto que possa parecer. O mister PF está a confundir a história dele com a história do FC Porto. Lamento, mas é teimosia! Não é convicção, é teimosia! Desde o início da carreira que aposta neste esquema táctico, por isso meteu na cabeça que é isso que vai levá-lo às vitórias. Foi sempre assim, sempre até aqui, não quer acreditar que é ele quem está errado! Eu sou forçado a recorrer à expressão que tantas vezes critiquei ao ver outros adeptos usar: isto não é o Odivelas, nem o Pinhalnovense nem o Paços de Ferreira! É crítica injusta, porque está a ser centrada numa só fatia da pizza, que tem ingredientes podres por todo o lado e está mal preparada, mas está a errar na sua parte. CHEGA! Mister, se não consegue abdicar das suas próprias ideias em favor de um clube com uma história imensamente maior à de qualquer treinador, não tem que colocar o lugar à disposição. Tem simplesmente que sair! A reflectir com um último murro na mesa! Digo isto de cabeça quente, amanhã posso dizer algo totalmente diferente, mas BASTA! Temo o que possa acontecer a seguir, porque ao contrário do que se escreveu por aí, PF não abriu a boca na conversa (qual reunião, qual quê...) que teve com os SD (é a versão que ouvi e confio). Ele prefere morrer com as ideias dele, e sinceramente até penso que no seu próximo clube vai insistir nelas até à exaustão para mostrar que estava certo. Já me tinham falado que era um treinador com ideias próprias e enorme convicção, mas isto não é nada disso, é TEIMOSIA! para este jogo já estava perfeitamente mentalizado que ia ser mais do mesmo, nada de grande exibição; mas contra o Rio Ave, rezo a todos os santos que as palavras do PF pós-jogo vs. Braga não passem disso, palavras... :| Editado 11 Dezembro 2013 por Visitante Compartilhar este post Link para o post
Bernas Publicado 11 Dezembro 2013 Se ele realmente estiver a pôr os interesses e ideias dele à frente do sucesso do clube, não há outra hipótese que não seja a saída. Compartilhar este post Link para o post
lucho^ Publicado 11 Dezembro 2013 Não sabias, lucho? Não sei porquê mas nunca tinha visto isso. Via que tinha comissões de 1/2 milhões numa venda específica, mas nem pensava muito nisso. Sim senhor, grande homem de negócios. Compartilhar este post Link para o post
DonSk Publicado 12 Dezembro 2013 Eu só não percebo é como o PF pode sequer pensar que o sucesso dele não depende do sucesso do FC Porto. :lol: Compartilhar este post Link para o post
Visitante Publicado 12 Dezembro 2013 (editado) 1616 sobre o Fernando O anuncio vai ser nos próximos dias . ( ele não tinha autorização para dizer ) Ficou foi um pouco mais caro do que parecia . 1M para o jogador e 2M para o empresário. Salário idêntico ao do Lucho ( cerca de 2M net /ano) Pode sair se houver proposta entre 15 a 20 M. Mesmo assim é bom negócio para o Porto esta renovação. sobre o PF Não me acredito que seja despedido , só se fizer um mau resultado em V Conde . Ele é teimoso , PDC também é teimoso e ainda existe quem ache que vai tirar créditos desta situação ! _ Esquerdinha Já andamos á 3 anos para dar a volta.. Enquanto isso, os negócios bizarros da SAD permanecem.. Os sócios pagam as quotas, os lugares anuais, as deslocações e os elementos da SAD é que, pelos vistos, são cada vez mais ricos.. . _____ O clube com uma situação financeira cada vez mais complicada enquanto ALGUNS dirigentes acumulam fortunas colossais. Em África há países onde isso tb acontece ........... _ Draconem Nem sei bem que dizer... Estou de cabeça quente e o que disser hoje posso arrepender-me amanhã. Mas curto e cru: cada vez mais como uma inevitabilidade. Começo a acreditar que não passa da jornada 14 e que o plano de aguentá-lo até janeiro e depois logo se veria não vai resultar. Não sou dado a ondas de pessimismo, mas isto hoje é frustração desde Madrid a Viena... E para que entendam a minha frustração absoluta, vou partilhar isto com vocês: PF disse aos jogadores, depois do empate na Rússia, que o Zenit não ia ganhar nem ao Atlético nem ao Áustria nos dois últimos jogos. Não costumo reclamar atenções, escrevo o que tenho e quero escrever e pronto, mas desta vez reforço: é verdade e podem acreditar, tenho confiança total nisto que me foi dito. É verdade, foi dito, ouvido e passado cá para fora para uma esfera portista junto à qual me vou informando sobre o estado da equipa. Tanto que depois disso escrevi aqui no fórum que tinha a confiança absoluta de que íamos aos oitavos, porque foi enraizada a ideia de que o Zenit ia escorregar. Por momentos, durante o jogo com o Áustria, até pensei que os jogadores facilitaram por o treinador lhes ter metido na cabeça que o Zenit não ganha os 2 últimos jogos. Mas isto hoje foi a gota de água, vi o jogo pela TV, mas tudo o que vi foi desânimo entre os jogadores, um espelho completo do ar do treinador. A mensagem não passa, a mensagem é descredibilizada em favor de hierarquias superiores e, acima, de tudo, a mensagem é ignorada! A quente, hoje estou só a bater no treinador, mas são 5 meses em que estou farto de defender o PF, muitas vezes contra aquilo que já sinto intimamente há semanas: não dá para continuar. O Domingos neste momento é uma espécie de bombeiro para apagar o fogo. Tenho a convicção que dificilmente seria aposta se isto fosse a preparação para uma nova época, mas numa fase em que os adeptos o que mais querem é ver sair PF pode funcionar porque agrada a gregos e a troianos. Mais nenhum treinador está livre e consegue agradar a todas as partes. É a solução de recurso mais óbvia, aplicaria facilmente o 4x3x3 (aquele bom), os adeptos empolgavam-se e tinha tudo para ser uma boa solução de recurso. O Jaime Pacheco é uma pessoa com quem mantenho admiração mais pessoal do que propriamente técnico-táctica, mas não sei o que é mais difícil, levar o Paços à UCL ou fazer do Boavista campeão. Isto já o desespero a falar... (mais pela citação em si, que pessoalmente desconhecia): "El mundo del fútbol cada vez se parece menos al aficionado y se parece más al empresario.Los empresarios que se adueñan del fútbol creen que los aficionados son igual a los 30.000 operarios que tienen. Pero un aficionado no és un operario, un operario cobra, un aficionado siente" Bielsa Só por essa frase tens uma prova de que o Bielsa é o tipo de treinador que não seria bem aceite pela generalidade da SAD. O que se quer é um treinador calmo, que promove o consenso, com discurso sereno e politicamente correcto, não um treinador que fala de metralhadora em punho, abre conflitos contra os poderes que dominam o futebol e dá murros na mesa quando tentam interferir com o trabalho dele. A irreverência não tem lugar neste momento, com pena minha, digo. Jorge Costa recusou ser adjunto quando veio o AVB, tivesse aceite e provavelmente não tinha havido era Vítor Pereira, mas sim era Jorge Costa. Gostava de o ter visto nesse ano como adjunto, neste momento tenho reservas. sobre o tal puto brasileiro internacional sub-17 notícia O FC Porto está no encalço de Matheus Índio, médio brasileiro de 17 anos que brilhou no recente Mundial da categoria e que rescindiu contrato com o Vasco da Gama, clube que o formou, mas com o qual entrou em litígio. Segundo avança a imprensa brasileira, o jogador até já esteve em Portugal, e terá um acordo para cinco temporadas que envolve o pagamento de cinco milhões de euros ao Grupo DIS, que se apresenta como proprietário do passe. Entendimento diferente tem o Vasco da Gama, sendo que neste imbróglio há ainda uma terceira parte, o Penapolense, que apresentou o jogador como reforço há semanas. post do draconem É verdade a notícia do Público que dava certa a contratação do índio? Parece ser um grande jogador. /// Segundo o que sei vai para o Mogi Mirim...mas pode ter sido desviado!Um coisa é certa antes este que o Neilton!!!! _____ O litígio com o Vasco ainda deve durar, mas o pretexto para pagar os supostos 5 ou 6M€ da cláusula como forma para dar a volta a essa situação pode pegar... Enfim. Se for por agente livre só poderia assinar por nós em fevereiro e, assim, não faria muito sentido dar-lhe só 3 meses de competição na equipa B, por isso não sei se ficar no Brasil não será solução a curto prazo. Não conheço o jogador, mas pelo menos que seja mais jeitoso que o filho do Teodoro. Pelos valores que se fala prefiro nem comentar, é melhor esperar. Seria interessante se alguém souber o(s) motivos(s) porque é que José Neto não acompanhou PF na vinda para o nosso clube. Não é um factor de desculpa mas que José Neto teve muita influência na carreira do Paços na época passada lá isso teve. Estou a falar de uma pessoa que já esteve nos quadros do nosso clube trazido se não me engano por Mestre Pedroto. _ Verdade, um mestre motivacional, que também teve influência no trabalho do A. Jorge e do Mourinho, além de ser um nome de grande consideração do presidente. Não tem apenas conhecimento teórico, como muitos catedráticos que por aí andam, tem conhecimento prático. Não sei porque é que não veio, PF só pediu para ser acompanhado pelo Nuno Campos e o Pedro Moreira nas negociações connosco, não fez mais nenhuma exigência ou pedido de staff. Varela, Ota, helton, Danilo, mangala, liça tudo jogadores muito bem pagos e que tem jogado muito pouco para ser generoso.. ___ Conseguiste a proeza de incluir quatro ou cinco dos melhores profissionais do nosso clube (não falo em rendimento desportivo, falo em atitude, respeito pelos colegas e treinador e índice de trabalho) no grupo daqueles que dizes ser os piores profissionais (é isto que eu entendo por «vedetas»). É obra. Remete isso para uma opinião pessoal, pelo menos, para não deturpar a imagem dos poucos que ainda vão batendo com a mão no peito com significado, ainda que o mau momento da equipa seja extensível a todos e cada qual tenha a sua quota de responsabilidade. Editado 12 Dezembro 2013 por Visitante Compartilhar este post Link para o post
Jody Bhengu Publicado 12 Dezembro 2013 Licá muito bem pago? Dafuq? Espero que o gajo se tenha enganado lol Compartilhar este post Link para o post
Elvis Publicado 13 Dezembro 2013 uish bielsa no Porto. Roubávamos uns adeptos ao Sporting. 8) Compartilhar este post Link para o post
Visitante Publicado 13 Dezembro 2013 O FC Porto desmentiu, em declarações ao jornal O Jogo, a contratação de Matheus Índio, médio brasileiro de 17 anos que brilhou recentemente no Mundial da categoria e que tinha sido associado ao campeão português pela Imprensa brasileira. O jogador está em litígio com o Vasco da Gama, tendo abandonado o clube depois de “mais de três meses de salários em atraso”, explicou o advogado do jogador, Aldo Giovane Kurle . “O tribunal não nos deu razão, mas vamos recorrer e o jogador poderá, até haver uma decisão final, continuar a jogar noutro clube”, afirmou. No entanto, esta tese é contrariada por Gustavo Pinheiro, diretor executivo do clube carioca. “Não sei nada relativamente ao FC Porto, mas estranharia que f osse verdade, até porque temos excelentes relações com as pessoas do clube. Se calhar, podem estar a ser enganados e pensar que o jogador está sem clube. Mas não está, ele é nosso e terá de regressar”, explicou. Otamendi está perto da saída do FC Porto. O interesse do Mónaco é sério e um acordo entre os clubes é possível já em janeiro. Segundo o jornal O Jogo, Jorge Mendes está a intermediar uma operação que pode render aos dragões cerca de 20 milhões de euros e um contrato de quatro anos ao central. Estas são as bases de uma proposta que agrada ao jogador e que a SAD portista deve aceitar, por envolver valores muito interessantes numa fase em que a sociedade tem a lamentar o adeus precoce da fonte de receitas que é a Liga dos Campeões e considerando também que, durante o exercício em curso, ainda não registou qualquer encaixe (James e Moutinho entraram nas contas da época passada).Detentores da totalidade do passe de Otamendi, os dragões conseguiriam um encaixe importante, a confirmar-se que em cima da mesa estão os 20 milhões que, apurou o diário, servem como base das conversações. Chegou a surgir ainda o rumor da inclusão do extremo Ocampos no negócio Otamendi, mas as últimas informações apontam para que a transferência, a concretizar-se, se fique pelo nome do central argentino. Draconem O Vieirinha, além de estar no estaleiro até ao fim do ano, é alvo irrealista na medida em que tem já 28 anos, implicaria uma operação de elevado custo (não só pelo pagamento ao Wolfs como a nível salarial) e dificilmente teria rentabilidade financeira no futuro. Não é o tipo de negócio que a SAD privilegie. O Éder nunca mais cá vem parar, é para esquecer, o seu tempo de poder ser nosso já passou. São dois jogadores que noutras circunstâncias que não estas gostaria de ter. Isto pode ser difícil de compreender, tendo em conta a conotação mercenária que a maioria dos empresários tem, mas muitos jogadores vêm no empresário a pessoa a quem devem todo o início de carreira. O AA trouxe o Fernando para Portugal, é normal que sinta gratidão pelo agente. Nós, no papel de adeptos, claro que nos sentimentos indignados quando um jogador acha que deve mais ao empresário do que ao clube (não é o caso). Depois, claro que o próprio agente também defende os seus interesses. Neste caso, sabendo da importância que o Fernando tem para a equipa e depois de ter sido assumida, há meses, a ruptura como inevitável, tirou o melhor proveito possível da situação. O empresário, neste caso, teria sempre a ganhar com a situação, porque mesmo a custo zero teria direito a comissão. Nós ou fazíamos este investimento ou ficávamos a arder... Além disso, se és mal sucedido nas negociações com um empresário por um jogador podes logo ficar queimado em relação a uma carteira inteira de outros jogadores. Neste caso, ganhámos mais do que a renovação do Fernando. No verão, viste o Fernando a informar publicamente, contra aquilo que são as regras de conduta do clube, que queria sair para fazer o contrato da vida dele. No início do ano, o Fernando deu mais do que uma entrevista a dizer que era impossível naturalizar-se português. Só por aqui já tens uma ideia das voltas todas que isto teve que dar até haver acordo para a renovação. Basta veres o historial de jogadores que já negociámos com o empresário em questão e há quanto tempo faz negócios connosco. Os empresários têm a fama de vampiros, pode ser verdade, mas há empresários que têm boas carteiras de jogadores, são melhores a observar jogadores que muitos olheiros dos clubes e também oferecerem bons negócios aos clubes. Queres um exemplo? No verão, o empresário do AVB tinha um DVD de um avançado que dizia ser um fora de série e que tentou mostrar a uma série de clubes (não vou dizer se o nosso se incluía ou não, quero apenas dar um exemplo). Claro que os empresários prometem sempre que os jogadores deles são craques, afinal de contas estão a vender o seu produto... Ora, o empresário em questão tinha um avançado de 26 anos que não jogava nem nunca jogou na Europa, custava 2 milhões, tinha pouco ou nenhum mercado e não era opção regular na selecção A do seu país. Será que alguém se ia interessar por um jogador assim? Bateu à porta de uma série de clubes, só um decidiu observar o jogador. Chamava-se Fredy Montero. Agora anda tudo a gabar a capacidade de prospecção do presidente do SCP, que até já se gabou por ter descoberto o Montero. Pura treta, nem o conhecia, não fosse o empresário e nem sequer o conheciam e andavam a jogar com o Cissé e o Betinho na frente. Só mesmo para dar um exemplo. De Pedroto a Mourinho, isso são tempos em que a equipa técnica era contratada, efectivamente, para treinar, para liderar o grupo de trabalho, para indicar jogadores, para os formar, para trabalhar em colaboração e sintonia com a direcção. Agora que temos super-estrutura isso já não é preciso, pelos vistos. Gostava de perceber para que se mantém o departamento de scouting... Com 200 colaboradores, vejam lá! Os treinadores faziam parte da hierarquia superior, não respondiam perante ela e, sobretudo, não tinham ordens superiores, não como agora, pelo menos. Até lançava a questão, alguém sabe quem é que dá os pareceres à equipa técnica no departamento de scouting do clube? Sabem como é que funciona o processo de um treinador do nosso clube pedir um jogador à SAD? Tema interessante para debate, talvez no final da época, na hora de fazer a avaliação e o balanço dos jogadores contratados (se bem que a de muitos já está feita). Compartilhar este post Link para o post