Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
LionKing

[Rumores & Transferências] Um Novo Sporting 13/14

Publicações recomendadas

Por acaso o Carrilo parece-me uma situação mais mental que alteração física significativa. Aliás, ele não está assim tão"bicho" em relação há 3 anos atrás.

A situação do Robinho de facto é estranha. Mas a situação do Pato então é ainda mais complicada. Confesso que é algo que me faz confusão, como é que clubes como o Milan (que têm todas as condições do mundo para tornar os jogadores melhores em todas as vertentes, etc) deixam que estes jogadores deixem de ser " eles próprios". É que isto de mexer com o físico dos jogadores tem muito que se lhe diga. Mas lá está, clubes que fazem todos os estudos possíveis da evolução de cada jogador acabam por prejudicar, e isso a mim é algo que não encaixa. Isso é "normal" nas distritais e divisões inferiores, agora no top futebolístico? Não percebo.

Parece-me um misto de ambas. E ele está muito mais forte fisicamente. O Carrillo que cá chegou parecia o Mané actual. E eu não vejo mal nenhum nisso.

Nem eu. Pode ser da cultura de cada país, da visão que têm do aspecto físico do jogador, de tanta coisa. Mas não percebo mesmo o que leva alguém a enfiar jogadores super talentosos no ginásio apenas pelo prazer de vê-los encher.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu, por acaso, acho que o Carrillo foi um daqueles casos em que quiseram "inchar" o jogador e a coisa não correu bem.

O Carrillo que cá chegou tinha uma morfologia parecida à do Mané: esguio, franzino e com uma grande agilidade e conforto a executar em espaços curtos. O Carrillo de hoje, além de ter perdido alguma espontaneidade, tem, por exemplo, muito mais dificuldades em desembaraçar-se dos adversários em espaços reduzidos. Muito mais. Porquê? Porque se sente mais potente, com mais força para sair do drible e usa esse recurso mais vezes. Aquela finta que ele faz agora constantemente, de meter a bola por um lado e 'corre para a frente, que atrás vem gente' para a ir buscar do outro lado, quantas vezes é que ele a fazia quando chegou? Quase nunca, era tudo à base da agilidade, da finta curta, da velocidade de execução. Tornou-se num jogador de drible mais longo, de explosão, e acho que uma das causas foi terem-lo enfiado num ginásio para "puxar ferro".

Benefícios? Não vejo nenhum.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu, por acaso, acho que o Carrillo foi um daqueles casos em que quiseram "inchar" o jogador e a coisa não correu bem.

O Carrillo que cá chegou tinha uma morfologia parecida à do Mané: esguio, franzino e com uma grande agilidade e conforto a executar em espaços curtos. O Carrillo de hoje, além de ter perdido alguma espontaneidade, tem, por exemplo, muito mais dificuldades em desembaraçar-se dos adversários em espaços reduzidos. Muito mais. Porquê? Porque se sente mais potente, com mais força para sair do drible e usa esse recurso mais vezes. Aquela finta que ele faz agora constantemente, de meter a bola por um lado e 'corre para a frente, que atrás vem gente' para a ir buscar do outro lado, quantas vezes é que ele a fazia quando chegou? Quase nunca, era tudo à base da agilidade, da finta curta, da velocidade de execução. Tornou-se num jogador de drible mais longo, de explosão, e acho que uma das causas foi terem-lo enfiado num ginásio para "puxar ferro".

Eu concordo com isso tudo, mas acho que ele ainda tem capacidade para fazer o que fazia, apesar de ter perdido alguma agilidade. Eu enfiava-o numa sala a ver vídeos dele próprio no 1º ano de Sporting e dizia-lhe que era aquilo que queria dele a atacar, com a atual responsabilidade defensiva. Mas sim, ainda me lembro de ver no fórumscp tudo contente com a "evolução física" do Carrillo, quando isso nem lhe fez bem nenhum.

Edit: Outra nota, um gajo que eu acho relativamente parecido ao Carrillo quando cá chegou(embora sem tanta classe), é o Dramé. Aquela ginga de partir sempre no 1x1 e partir o adversário está lá, e nem me parece nada mau no aspeto da decisão(ás vezes é demasiado individualista, mas outras decide muito bem, como no golo do Wallyson com o Feirense). Por 25k, grande aquisição(mesmo que até nem dê em nada).

Editado por AndreSCP7

Compartilhar este post

Link para o post

então não te deves lembrar do Carrillo quando veio para cá :lol:

está muito mais forte em termos físicos. Nada do outro mundo, mas está.

Lembro-me sim senhor, há uns tempos até colocaram uma foto antes e depois. É como te digo, não me parece estar com muita massa muscular exagerada ou desproporcional. O talento e os zigue-zagues que ela gosta tanto de fazer continuam, só não é tanta "coragem" de arriscar. O facto de ser constantemente assobiado também não ajuda, mentalmente parece ser algo frágil.

Compartilhar este post

Link para o post

Por acaso acho isso um tema interessante. Vários casos, como o Robinho, que praticamente pararam a carreira com o fortalecimento, e outros, como o C.Ronaldo que só ajudou ainda mais na evolução...

Plural? Quem são os restantes?

Compartilhar este post

Link para o post

F*da-se, o Carrillo tá com um físico do crl, quando cá chegou era um lingrinhas.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu percebo o teu ponto de vista. pode não ter tanta agilidade para passar por adversários em espaços tão curtos. Vá, não está tanto Messi para espaços curtos, mas mais como Ronaldo. Desculpe a comparação, mas penso que ajuda a perceber o ponto de vista. Agora, neste caso especifico não me parece que o ginásio tenha mudado assim tanto a fisionomia natural do Carrilo. Por exemplo, o Nani também cresceu fisicamente no United mas continua com aquela agilidade espectacular (já mentalmente :S). Este é um exemplo de um trabalho bem feito.

Sinceramente, o ginásio até pode ajudar o futebolista mas sem utilizar cargas muito elevadas. Agora, a verdade é que os nossos miúdos por norma têm evoluído bem fisicamente e não costumamos formar "bichos".

Há muitos casos Alex, mas cada caso é um caso. E essa é a questão que os profissionais da área têm de perceber. Nani, Aguero, Ronaldo, Adriano são casos assim de cabeça que correram bem (para além do CR7). Depois há situações como Robinho, Pato que é o que se sabe.

Agora para mim é inconcebível isto acontecer. Nestes clubes de top os jogadores são estudados ao pormenor, fazem-se testes e mais testes, daí que para mim não faz sentido aconteceram situações destas.

É óbvio que no futuro os jogadores vão ser mais "mecanizados", mas tudo tem um limite.

Compartilhar este post

Link para o post

Pato? Anderson?

Pode não ter sido exclusivamente por isso que estagnaram, mas penso que influenciou.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu acho que o Alex estava a perguntar quais são os outros exemplos, além do Ronaldo, que demonstram que o ginásio traz claros benefícios a um jogador de futebol. E nesse aspecto, assim de repente, só me lembro. E mesmo assim, até hoje ainda não consegui perceber se ele beneficiou assim tanto disso ou se só lhe fez mal.

Compartilhar este post

Link para o post

Pior que o Carrillo é o Cédric, claramente super-inchado e com perda de rendimento e agilidade por isso. Como o Alex diz, e bem, puxar no ginásio, sem critério ou trabalho fora deste, não pode ser solução: "é como pôr uma venda à frente dos músculos". Um profissional de futebol não precisa de inchar, tem que fazer reforço muscular, ganhar força e até tonificar um pouco, mas chega.

E o Ronaldo tem aquele programa de ginásio pensado ao pormenor mais ínfimo, inclusivamente o que deve fazer como exercícios extra para harmornizar o treino.

Compartilhar este post

Link para o post

Di María.

Onde é que o Di María encheu da mesma forma que o Carrillo ou o Nani, por exemplo?

O Di María está praticamente o mesmo no Real que estava no Benfica em termos de aspecto físico. Pode ter ganho um par de quilos de massa muscular, mas foi um ganho quase imperceptível.

Compartilhar este post

Link para o post

E ao Rochemback? Só fazia supino da barra da espetada. Correu mal :(

Compartilhar este post

Link para o post

Onde? Só não vês se não queres, vê o Di María que cá chegou e aquele que saiu do Benfica para o Real Madrid, o reforço muscular é bem evidente.

E o Carrillo nem sequer devia ser válido para esta conversa, porque o problema dele é tudo menos um plano de treino mal gerido.

Compartilhar este post

Link para o post

Pior que o Carrillo é o Cédric, claramente super-inchado e com perda de rendimento e agilidade por isso. Como o Alex diz, e bem, puxar no ginásio, sem critério ou trabalho fora deste, não pode ser solução: "é como pôr uma venda à frente dos músculos". Um profissional de futebol não precisa de inchar, tem que fazer reforço muscular, ganhar força e até tonificar um pouco, mas chega.

E o Ronaldo tem aquele programa de ginásio pensado ao pormenor mais ínfimo, inclusivamente o que deve fazer como exercícios extra para harmornizar o treino.

O Cédric não tem nada a ver. Ele manda chutões porque quer, e não é por causa de alterações físicas. Ou vai para os cruzamentos porque simplesmente deixou de ter tanta confiança com bola. Até porque defensivamente está cada vez melhor, muito inteligente na ocupação de espaços e forte no 1x1.

Compartilhar este post

Link para o post

O Cédric não tem nada a ver. Ele manda chutões porque quer, e não é por causa de alterações físicas. Ou vai para os cruzamentos porque simplesmente deixou de ter tanta confiança com bola. Até porque defensivamente está cada vez melhor, muito inteligente na ocupação de espaços e forte no 1x1.

Não foi a isso que me referi. Ele está nitidamente menos ágil e com menos reflexos e, para mim, é uma das razões para deixar o lado direito muito descompensado quando defente com mais risco. Nota-se logo quando o William não está lá perto.

Compartilhar este post

Link para o post

Onde? Só não vês se não queres, vê o Di María que cá chegou e aquele que saiu do Benfica para o Real Madrid, o reforço muscular é bem evidente.

E o Carrillo nem sequer devia ser válido para esta conversa, porque o problema dele é tudo menos um plano de treino mal gerido.

Afinal enganei-me por 3. Foram 5 quilos de aumento, de 70 para 75kg. Mesmo assim, esse aumento é resultado do trabalho contínuo que qualquer jogador deste nível faz no ginásio. Não o mandaram de propósito para o ginásio encher 5kg.

Não é não. O Carrillo já perdeu muita agilidade desde que cá chegou. E ganhou massa muscular para...bem, ainda estou para saber porquê. Não beneficiou em nada disso. Não ganhou potência, não ganhou aceleração, não ganhou potência no remate. E perdeu agilidade, perdeu alguma velocidade de execução em espaços curtos, perdeu até qualidade no 1x1 por causa disso (embora aí o problema seja bem mais abrangente do que apenas o plano físico). Basicamente, a evolução física piorou o jogador. E isto descontando o aspecto psicológico, onde ainda está para nascer o dia em que alguém vai descobrir a solução para o Carrillo.

Também é pelas alterações físicas. O Cédric de há 2 anos sentia-se mais confortável a progredir com a bola colada ao pé do que simplesmente a fazer piscinas com e sem a bola para cima e para baixo. E isso reflectia-se em tudo. Na decisão que ele tomava no 1x1, na capacidade de ter a bola, na visão de jogo, até mesmo na leitura de jogo. Actualmente, o Cédric não faz nada disso porque em situações complicadas, aposta no plano físico e safa-se na maioria das vezes. O que não quer dizer que também não decida muito mal na maioria das vezes.

A evolução defensiva é reflexo da organização que o Jardim impôs à equipa, organização essa que já não existia no Sporting, pelo menos, desde o Bento.

Compartilhar este post

Link para o post

Serve. Tranquem-no numa sala, passem este vídeo em loop durante umas horas e digam-lhe que é isto que querem dele, responsabilidade a defender(como agora), mas a atacar pode "inventar" o que quiser. Ah, e se quiser mandar os reis do assobio para o crl, esteja à vontade.

E o Jardim tem alguma culpa, apenas e só por estar a apostar cada vez menos nele, por exemplo no jogo com o Belém na 1ª volta meteu uma cueca de sola e outros pormenores do género, mas começou a jogar menos a partir daí. Precisa, também, de muitos jogos seguidos a titular.

Podem achar que sou demasiado paciente e tolerante com ele, mas talentos especiais devem ser tratados de forma especial. É com a ladaínha da "raça" e do "são todos iguais" que se desperdiçam enormes talentos.

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante

Afinal enganei-me por 3. Foram 5 quilos de aumento, de 70 para 75kg. Mesmo assim, esse aumento é resultado do trabalho contínuo que qualquer jogador deste nível faz no ginásio. Não o mandaram de propósito para o ginásio encher 5kg.

Mandaram sim, uma época no Benfica isso até foi noticia, ganhou 6kg de massa muscular.

Compartilhar este post

Link para o post

Mandaram sim, uma época no Benfica isso até foi noticia, ganhou 6kg de massa muscular.

Verdade, fui confirmar agora. Seja como for, não foi isso que fez dele melhor jogador. Tal como não fará de ninguém. O Ronaldo foi a excepção. E mesmo assim, não foi apenas a evolução física que fez dele melhor jogador.

Compartilhar este post

Link para o post

Pelo que leio aqui quer-me parece que quiseram fazer do Carrilo um Ronaldo e esperar os mesmo resultados (com as devidas diferenças competitivas)

Editado por Underscore

Compartilhar este post

Link para o post

Pelo que leio aqui quer-me parece que quiseram fazer do Carrilo um Ronaldo e esperar os mesmo resultados (com as devidas diferenças competitivas)

Acho que a melhor comparação, até pelo estilo de jogo, é com o Nani.

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...