Kimi Raikkonen Publicado 13 Julho 2013 (editado) Sem estudar não se tira positiva nos exames nacionais sequer, nem estudando às vezes. E nem sei qual é o mal da média, eu tenho média muito acima e quero entrar. Por norma os cursos de Engenharia costuma ter médias acessíveis para entrar mas nunca se é fácil de sair... Uma pessoa que saiba ter as coisas minimamente em dia passa sem chatices. Agora se a nota nao der para o que se quer é outra conversa, mas tirar negativa epá não. Ainda podes juntar a facilidade da disciplina/cadeira, que em casos extremos passas sem estudar (olha eu passei com 14 a arquitetura com 3 horas de estudo antes do exame) E para mim medias abaixo de 14 para mim é o desespero para ter pessoas la inscritas. Editado 13 Julho 2013 por Kimi Raikkonen Compartilhar este post Link para o post
Guest Rumpas Publicado 13 Julho 2013 Notas finais de 11º e 12º. A nota de candidatura para o Técnico é 50% para a média e 50% para as provas de ingresso, certo? Certo, mas eles não pedem valores nenhuns específicos de secundário, creio. As únicas restrições que têm são: Classificação mínima de 10.0 valores (100 pontos) em cada prova de ingresso. Classificação mínima de 12.0 valores (120 pontos) para a nota de candidatura, calculada com pesos de 50%, quer para a classificação final do ensino secundário, quer para as provas de ingresso (disciplinas específicas). Depois podes ver mais ou menos em que valores andam as notas de entrada dos anos anteriores, se bem que nunca te podes fiar muito. Essas notas podem subir (às vezes até bastante) ou descer. Compartilhar este post Link para o post
fns Publicado 13 Julho 2013 (editado) Uma pessoa que saiba ter as coisas minimamente em dia passa sem chatices. Agora se a nota nao der para o que se quer é outra conversa, mas tirar negativa epá não. E para mim medias abaixo de 14 para mim é o desespero em ter pessoas la inscritas. Hoje em dia digo que não. Mesmo que se estude e se tenha a matéria em dia é complicado tirar boa nota. Médias entre 12 e 14 normalmente são estudantes sem grande valor, basta terem professores que "ofereçam" boa nota em disciplinas não especificas tipo Ed. Física, Inglês, etc e conseguem acabar o secundário com uma média suficiente para entrar em algum curso. Enfim. Certo, mas eles não pedem valores nenhuns específicos de secundário, creio. As únicas restrições que têm são: Classificação mínima de 10.0 valores (100 pontos) em cada prova de ingresso. Classificação mínima de 12.0 valores (120 pontos) para a nota de candidatura, calculada com pesos de 50%, quer para a classificação final do ensino secundário, quer para as provas de ingresso (disciplinas específicas). Depois podes ver mais ou menos em que valores andam as notas de entrada dos anos anteriores, se bem que nunca te podes fiar muito. Essas notas podem subir (às vezes até bastante) ou descer. Eu para a semana começo a tratar de tudo com mais atenção aos pormenores para me decidir, obrigado. :compinchas: Editado 13 Julho 2013 por swagger Compartilhar este post Link para o post
Ego Sum Publicado 13 Julho 2013 Não querendo ofender o curso de Economia ou o próprio exame é completamente diferente dos exames específicos de CT. E também em 2008 os exames eram muito diferentes dos actuais. :compinchas: Pelo menos de Matemática A e Português são em comum. Se te referes à especificidade em FQ e Biologia, óbvio que têm de ser necessariamente diferentes... As coisas mudaram muito desde 2008. E não querendo desvalorizar o teu mérito, mais que merecido, os exames em 2008 foram uma vergonha pegada Oi? O de matemática sim, foi vergonhoso nesse ano, que eu quando estudei no ano a seguir para esse exame achei ridículo. O de Economia e Geografia não. Pelo menos o de economia foi de dificuldade ao dos anos anteriores disponiveis, e seguinte que tb cheguei a ver. O de Geografia nesse ano na minha opinião até foi mais difícil. Compartilhar este post Link para o post
awk Publicado 13 Julho 2013 Não achei, mas opiniões são opiniões, têm o valor que têm O grau de dificuldade aumentou e acho bem. O secundário é que não nos prepara para este nivel de exigência para já Compartilhar este post Link para o post
fns Publicado 13 Julho 2013 Pelo menos de Matemática A e Português são em comum. Se te referes à especificidade em FQ e Biologia, óbvio que têm de ser necessariamente diferentes... Sim, claro. Apesar de começar a achar que a dificuldade em Matemática A desde o ano passado tem aumentado. Compartilhar este post Link para o post
Naitch Publicado 13 Julho 2013 8-) Vais tirar o quê para lá? Ciências da Linguagem. Invulgar mas um backup plan nunca pode ser perfeito. Compartilhar este post Link para o post
fns Publicado 13 Julho 2013 Ciências da Linguagem. Invulgar mas um backup plan nunca pode ser perfeito. Não é no mesmo departamento. :mrgreen: Compartilhar este post Link para o post
Oblivion Publicado 13 Julho 2013 A FCHS já teve melhores dias em relação a esse aspeto. Tá fraquinha, até a ESEC está melhorzinha, e a minha ESGHT até já meteu gajas na capa da Penthouse. Compartilhar este post Link para o post
jay-jay okocha Publicado 13 Julho 2013 Uma pergunta meia estúpida mas que me surgiu: há alguma 'vantagem' dada pelas Universidades aos alunos candidatos que colocarem a dita Universidade como 1ª opção? Ou é completamente indiferente, ou seja um candidato que tenha colocado em 6ª opção terá sempre avanço a outro que possa ter colocado na 1ª opção, desde que tenha uma nota de candidatura superior? Compartilhar este post Link para o post
fns Publicado 13 Julho 2013 Uma pergunta meia estúpida mas que me surgiu: há alguma 'vantagem' dada pelas Universidades aos alunos candidatos que colocarem a dita Universidade como 1ª opção? Ou é completamente indiferente, ou seja um candidato que tenha colocado em 6ª opção terá sempre avanço a outro que possa ter colocado na 1ª opção, desde que tenha uma nota de candidatura superior? O que meter em 1ª opção tem preferência. Se o que puser em 6ª opcção não entrar nas outras 5ª opcções é que se vai ver se entra nessa opcção. Pelo menos é o que acho. Compartilhar este post Link para o post
Pan Publicado 13 Julho 2013 Se eu escolher como 5ª opção e tu como primeira, mas eu tiver melhor média que tu, se não entrar nas outras 4 opções entro à tua frente. Ordenam-se os alunos segundo a média de candidatura, sendo cada um colocado na primeira das preferências em que está entre as X vagas. Compartilhar este post Link para o post
jay-jay okocha Publicado 13 Julho 2013 Se eu escolher como 5ª opção e tu como primeira, mas eu tiver melhor média que tu, se não entrar nas outras 4 opções entro à tua frente. Ordenam-se os alunos segundo a média de candidatura, sendo cada um colocado na primeira das preferências em que está entre as X vagas. Foi o que pensei :) obrigado a ambos! Compartilhar este post Link para o post
Kratosthegod Publicado 13 Julho 2013 Resumindo, é indiferente para as universidades se metes o curso como 1ª ou 6ª opção. Só entras na 6ª se não tiveres nota nas outras. Compartilhar este post Link para o post
Joao Pereira Publicado 13 Julho 2013 Nem faria qualquer sentido um aluno com pior média não entrar num curso em detrimento de outro que colocou como 1ª opção esse mesmo curso. Compartilhar este post Link para o post
Pickle Rick Publicado 13 Julho 2013 (editado) Se eu me candidatar a uma Universidade na 1ª fase e a outra na 2ª fase e entrar nas duas, mas a minha preferência for a que escolhi em segunda posso optar por ir para essa ? Editado 13 Julho 2013 por HugoMLMartins Compartilhar este post Link para o post
Guest Rumpas Publicado 13 Julho 2013 Se eu me candidatar a uma Universidade na 1ª fase e a outra na 2ª fase e entrar nas duas, mas a minha preferência for a que escolhi em segunda posso optar por ir para essa ? Sim. Quando fizeres a matrícula no curso/faculdade da 2ª fase a matrícula da 1ª fase é automaticamente cancelada. Também pode acontecer entrares na 1ª fase, e posteriormente candidatares-te a uma 2ª fase e mesmo assim continuares a preferir o resultado da 1ª fase, podes sempre optar por não te matriculares na da 2ª fase e ficares na 1ª. Compartilhar este post Link para o post
Pickle Rick Publicado 13 Julho 2013 Sim. Quando fizeres a matrícula no curso/faculdade da 2ª fase a matrícula da 1ª fase é automaticamente cancelada. Também pode acontecer entrares na 1ª fase, e posteriormente candidatares-te a uma 2ª fase e mesmo assim continuares a preferir o resultado da 1ª fase, podes sempre optar por não te matriculares na da 2ª fase e ficares na 1ª. Mas em principio essa segunda opção não irá acontecer. Queria candidatar-me à Clássica na primeira fase mas não posso. A Clássica pede média de 13,4 +/- (tenho 16) e provas de ingresso História e Português com um mínimo de 100 pontos ( tenho de 175 na de História e 90 na de Português). Eu vou pedir a revisão do exame mas se não me subirem 10 pontos não consigo entrar na Clássica e a única hipótese é entrar em segunda fase. Compartilhar este post Link para o post
Ego Sum Publicado 13 Julho 2013 Sim, claro. Apesar de começar a achar que a dificuldade em Matemática A desde o ano passado tem aumentado. É provável. Sendo que era o Nuno Crato que criticava o facilitismo nos exames de matemática, não esperava outra coisa... Nem faria qualquer sentido um aluno com pior média não entrar num curso em detrimento de outro que colocou como 1ª opção esse mesmo curso. Na FEP nas candidaturas para Mestrado acontece :mrgreen: Compartilhar este post Link para o post
Guest Rumpas Publicado 13 Julho 2013 Não é o Rozas que está a tirar Engenharia de Computadores e Telemática em Aveiro? Compartilhar este post Link para o post
UnReal Publicado 13 Julho 2013 Nem faria qualquer sentido um aluno com pior média não entrar num curso em detrimento de outro que colocou como 1ª opção esse mesmo curso. Na FEP nas candidaturas para Mestrado acontece :mrgreen: Acontece porque aí já faz sentido. Esse modelo de selecção deve prever a realização de entrevistas individuais que serve, entre outras coisas, para isso. No acesso ao ensino superior, seria inviável colocar as faculdades a entrevistar os milhares de candidatos. Mas mesmo aí, podia fazer o sentido. Se calhar há faculdades que prefeririam dar a vaga a alunos que tinham determinado curso na primeira opção do que a pessoas que o colocaram na 6º opção e imediatamente estão a pensar em fazer transferências de curso ou em sair dali para fora no ano seguinte. Compartilhar este post Link para o post
Helder Publicado 13 Julho 2013 Não é o Rozas que está a tirar Engenharia de Computadores e Telemática em Aveiro? sim ;) Compartilhar este post Link para o post
Joao Pereira Publicado 13 Julho 2013 No acesso ao ensino superior, seria inviável colocar as faculdades a entrevistar os milhares de candidatos. Mas mesmo aí, podia fazer o sentido. Se calhar há faculdades que prefeririam dar a vaga a alunos que tinham determinado curso na primeira opção do que a pessoas que o colocaram na 6º opção e imediatamente estão a pensar em fazer transferências de curso ou em sair dali para fora no ano seguinte. Isto não é para servir os interesses das faculdades. Há um regime de equidade imposto que não pode ser desfeito. Era um aluno ficar sem colocação, independentemente de desistir ou não posteriormente, para entrar um outro com uma média de entrada inferior. Compartilhar este post Link para o post
Guest Rumpas Publicado 13 Julho 2013 sim ;) Bem me parecia. Rozas, se puderes vir cá dar feedback do curso, agradecia :) Compartilhar este post Link para o post
master Publicado 13 Julho 2013 Sim. Quando fizeres a matrícula no curso/faculdade da 2ª fase a matrícula da 1ª fase é automaticamente cancelada. Também pode acontecer entrares na 1ª fase, e posteriormente candidatares-te a uma 2ª fase e mesmo assim continuares a preferir o resultado da 1ª fase, podes sempre optar por não te matriculares na da 2ª fase e ficares na 1ª. Disseram-me que se eu me matricular na 1ª fase numa universidade e na 2ª fase for mudar, tenho de pagar 50€. É verdade? Compartilhar este post Link para o post