Ir para conteúdo
Donnie

[Núcleo] Selecção Nacional

Publicações recomendadas

Citação de jmopborba, há 1 hora:

Ah ok, então eu vou-te perguntar

preferes ter jogadores em forma, motivados, capazes de contribuir a 100% não so em jogo mas tambem em treino?

ou em jogadores acabados de recuperar de lesão, alguns ate ainda oficialmente lesionados, e que se calhar começam a primeira semana com trabalho de ginásio, sem contribuir em treino?

a malta desvaloriza muito o treino, mesmo nestes contextos. São 3 semanas, e uma pre epoca condensada.

e já agora, lembro que o Renato Sanches foi ao Euro 2016 e eu sempre defendi que ele devia ir. Estava bem, em forma, era um jogador diferente de todos os que tinhamos, dava vertigem e transporte. E era a ultima opcao para jogar e acabou por eventualmente ser titular absoluto porque tinhas uma ausência de modelo de jogo, e mais preocupada nas qualidades do adversário do que nas fragilidades e fez sentido ter um jogador capaz de quebrar linhas em transporte … isso de não ter minutos é um fait diver. Podes ate acabar a ter uma situação onde o Joao Neves faça mais sentido que o Palhinha. Ou o Inacio que o Antonio Silva. Ou o Cancelo que o Nuno Mendes. Depende muito do que queres implementar.

My point is: quem esta em forma, com ritmo de jogo, motivado, esta sempre a frente de outros. E nesta convocatória, acho que não se cumpriu isso.

Eu sinceramente entendo a convocatória...chamou jogadores que podem sair do banco e tirar um coelho da cartola...o Pote e o Trincão não são esse tipo de jogadores...

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Descartes, há 4 minutos:

Se não tem pés nem cabeça a culpa não é minha. Ora vê:

E além disso, não é a primeira vez que a faço, até porque esta história dos fingimentos de lesões dos sportinguistas já tem barbas e não foi inventada por mim. A última foi na sequência dessa convocatória de 32 em que o @smashing_pumpkin  fez uma choradeira desgraçada porque o Martinez chamou apenas o Danny Mota para o lugar do Trincão e do Raphael, que se lesionaram já depois da convocatória ser divulgada, e ele preferia que tivesse sido o Nuno Santos e o Paulinho:

Não vi nenhuma reação indignada nessa altura. Até porque deveria ser fácil perceber que não é nenhuma acusação mas sim uma "boca para o barulho".

Mas isto de pouco interessa. O que é de facto relevante é recordar a previsão de ontem do @HappyKing:

Não se pode dizer que tenha sido como ganhar o EuroMilhões mas fica bem dar mérito a quem o tem.

Bom gaslighting.

• Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de HappyKing, há 2 minutos:

Foi pena nem Trincão nem Pote irem. Se um deles fosse acredito que chegássemos aos underdogs da previsão. Mas o mérito é pouco aqui. É dos eventos mais previsíveis de uma convocatória para eventos dignos de registo. 

Ficava espetacular se em vez de Conceição/Neto à frente do Trincão tivesses colocado um deles para o Trincão e o outro para o Pote.

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Hououin Kyouma, há 1 hora:

Gosto do Neto e acho que teria potencial para outros voos, não fossem as constantes lesões. Mas não é nem a última bolacha do pacote, nem sequer é uma opção fiável fisicamente.

A malta das arábias abdica do futebol de alto nível e a recompensa deles é terem lugar cativo numa das seleções candidatas ao título. É ridículo, especialmente quando o Rúben Neves raramente mostrou nível para isto. Mas isso já não é de agora.

O Ronaldo é o que toda a gente sabe. Um dia que ele morrer, até vão pegar num ouija para o convocar do além.

Concordo com tudo.

Discordo é com o Ronaldo acho que ainda é jogador para estar na seleção por tudo o que é.

• Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Nelson Quintans da Silva, há 4 minutos:

Eu sinceramente entendo a convocatória...chamou jogadores que podem sair do banco e tirar um coelho da cartola...o Pote e o Trincão não são esse tipo de jogadores...

Pois não, tem-se visto

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de jmopborba, Agora:

Pois não, tem-se visto

Vais me dizer que o Pote e Trincão são melhores 1vs1 do que Conceição e Pedro Neto??

O Pedro Neto, D.Jota e Conceição vão chegar ao final do euro com meia duzia de minutos...e o pessoal está a chorar porque os meninos bonitos não foram...

Daqui a pouco dizem que preferiam o E Quaresma ao Pepe...

• Haha 1

Compartilhar este post

Link para o post

Imagino os jogadores muito mais aliviados por ficarem em casa depois dos iluminados dizerem que eles só iam jogar 5min

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de SAS_Robben, há 19 minutos:

Bom gaslighting.

Não faço a mais pequena ideia do que essa m*rda quer dizer... 😁

SAS, tu és das últimas pessoas com quem me apetece embirrar (no bom sentido) por aqui. Concede-me o crédito, pelos mais de 20 anos que nos conhecemos destas andanças cmptianas, de entenderes aquele meu comentário apenas como uma tentativa de espicaçar sportinguistas mais nervosos. Não é nenhuma acusação.

Da minha parte concedo que concordo em parte contigo e com a generalidade dos sportinguistas: também acho que o Trincão devia ter sido convocado em vez do Pedro Neto. Quanto ao Pote tenho mais dúvidas. Não sei quem tiraria. Félix? Xico? Bernardo? Leão? Cada um deles acrescenta mais à seleção do que o Pote.

PS: Fui ver a definição de gaslighting e não fiquei feliz. 😞

Editado por Descartes

Compartilhar este post

Link para o post

@Descartes, mas eu já o afirmei explicitamente aqui: à excepção de fases finais de grandes competições, por uma questão de motivação desportiva e principalmente valorização financeira, eu fico contente por ver convocatórias sem qualquer jogador do Sporting presente. Quem me dera a mim que as lesões do Pote e do Trincão, em Março, tivessem sido forçadas para falhar o estágio. Tinham sido menos prejudiciais para o meu clube.

O que fica mal ao Martínez - como já ficava mal ao Fernando Santos - é não só recorrer a esses argumentos frágeis, particularmente específicos e feitos à medida para justificar as suas ausências (um estágio em específico de 6 ou 7 que ele já teve como seleccionador, ao longo de mais de um ano e de duas épocas desportivas distintas) como também convocar jogadores que se encontram igualmente numa posição extremamente exposta, se a bitola for aplicada a todos por igual.

De resto, e esticando isto para o argumento da utilização ou falta dela: se os jogadores a ser debatidos aqui pouco ou nada vão jogar, para quê criar um foco de discussão quando podia simplesmente convocar "o outro Pedro", para chegar as águas aos colegas entre paragens de jogo?

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Descartes, há 2 minutos:

SAS, tu és das últimas pessoas com quem me apetece embirrar (no bom sentido) por aqui. Concede-me o crédito, pelos mais de 20 anos que nos conhecemos destas andanças cmptianas, de entenderes aquele meu comentário apenas como uma tentativa de espicaçar sportinguistas mais nervosos. Não é nenhuma acusação.

Da minha parte concedo que concordo em parte contigo e com a generalidade dos sportinguistas: também acho que o Trincão devia ter sido convocado em vez do Pedro Neto. Quanto ao Pote tenho mais dúvidas. Não sei quem tiraria. Félix? Xico? Bernardo? Leão? Cada um deles acrescenta mais à seleção do que o Pote.

Jota. Apenas pelo facto de ter passado quase 2 meses lesionado e o ultimo jogo dele ter sido há literalmente um mês.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de HappyKing, há 24 minutos:

Foi pena nem Trincão nem Pote irem. Se um deles fosse acredito que chegássemos aos underdogs da previsão. Mas o mérito é pouco aqui. É dos eventos mais previsíveis de uma convocatória para eventos dignos de registo. 

Realmente é muito fácil esse palpite.

Realmente era fácil de prever os portista do fórum virem questionar a não convocação do João Mário, do Martim Fernandes, do Baró e do Cláudio Ramos.

E os benfiquistas do Samuel Soares, do João Rego e do Hugo Felix.

Os sportinguistas gostariam de ver no Europeu um jogador como o Pote e como o Trincão na seleção. Tinham espaço? Se tinham. Se é choro? Não é. Ficava muito feliz de os ver no Europeu, mas também não fico chateado por irem ter mais férias.

• Triste 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Descartes, há 15 minutos:

Falando do que importa:

Citação de SAS_Robben, há 8 horas:

Out:

Patrício

Pepe

Ruben Neves

Otávio

Neto

In:

Rui Silva

Florentino 

Nunes

Trincao

Pote

Era o que eu faria.

Mas como sei que não sou o Martinez e também compreendo que há outras coisas que importam para além da forma, acho perfeitamente compreensivel o Patricio e o Pepe irem.

O Otávio também não me choca assim tanto porque acho que é um jogador que tem caracteristicas importantes. Mas visto que está de "férias" na Arábia, eu levaria o Pote nesta posição até porque merece depois desta época.

Já o Trincão seria pelo Neto. Não pela falta de qualidade do Neto porque acho que é mesmo um excelente jogador mas porque vem de lesão atrás de lesão, mal joga desde Março e o Trincão está num belo momento de forma. É verdade que são extremos um pouco diferentes mas para fazer o que faz o Neto há o Conceição (que para mim é bem convocado. Já em Dezembro falava aqui que ele devia fazer parte da seleção) e o Trincão é um extremo que não temos neste plantel, um extremo mais de entendimentos e bom em espaços fechados.

Adicionalmente, também aqui referi e volto a referir que para mim pior que o Trincão e o Pote até é a não ida do Nunes no lugar do Ruben Neves. Eu sei que o Nunes não tem jogado muito mas esse sim é um jogador sem igual na seleção desde o Sanches.

Agora claro que me custa ver dois jogadores do meu clube (não escondo que isso também é motivo) que são titulares num clube campeão nacional e que estão em excelente forma ficarem de fora. Fica a sensação de que por muito que joguem, por muito que estejam num momento excepcional não contam para o Totobola.

Editado por SAS_Robben
  • Like 1

Compartilhar este post

Link para o post

.

Qual de vocês trabalha na CMTV?

Editado por Jamarcus

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de mestes, há 2 horas:

E o Nelson Semedo a passar pelos pingos da chuva? Só posso crer que ele seja um grande bacano ou que jogue bem à sueca. 

Porquê? Fez uma boa época, e sabemos que tanto o Dalot como o Cancelo podem jogar na esquerda se o Nuno se lesionar. Dada a lesão do Raphael, era entree ele e o Nuno, não é um escândalo nenhum ele ir

• Like 1
  • Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Poeira, há 39 minutos:

@Descartes, mas eu já o afirmei explicitamente aqui: à excepção de fases finais de grandes competições, por uma questão de motivação desportiva e principalmente valorização financeira, eu fico contente por ver convocatórias sem qualquer jogador do Sporting presente. Quem me dera a mim que as lesões do Pote e do Trincão, em Março, tivessem sido forçadas para falhar o estágio. Tinham sido menos prejudiciais para o meu clube.

O que fica mal ao Martínez - como já ficava mal ao Fernando Santos - é não só recorrer a esses argumentos frágeis, particularmente específicos e feitos à medida para justificar as suas ausências (um estágio em específico de 6 ou 7 que ele já teve como seleccionador, ao longo de mais de um ano e de duas épocas desportivas distintas) como também convocar jogadores que se encontram igualmente numa posição extremamente exposta, se a bitola for aplicada a todos por igual.

De resto, e esticando isto para o argumento da utilização ou falta dela: se os jogadores a ser debatidos aqui pouco ou nada vão jogar, para quê criar um foco de discussão quando podia simplesmente convocar "o outro Pedro", para chegar as águas aos colegas entre paragens de jogo?

No que respeita à seleção eu confesso-me um romântico. Tenho uma posição muito inflexível a esse respeito. Entendo que os jogadores devem estar sempre disponíveis para a representar em qualquer circunstância. Por isso, discordo em absoluto de mariquices como as do Rafa (que não foi caso virgem, já vem de trás, a começar pelo Figo, e nem sequer são exclusivo português, muito pelo contrário). Da mesma forma discordo de artifícios mais ou menos transparentes, para poupar jogadores evitando que eles representem a seleção.

Dito isto, tenho como certo que, quando um selecionador apresenta desculpas esfarrapadas, como o Scolari em relação ao Baía, a história dos 3 centrais vs 2 centrais do Fernando Santos em relação ao Inácio ou agora estas do Martinez, existem outras motivações por trás que nós, adeptos, não conhecemos. Por isso especulamos. E esta história dos fingimentos de lesões mais ou menos imaginárias por parte de jogadores do Sporting quando são convocados pode levar-nos a pensar que "não há fumo sem fogo". Não ficaria nada admirado que existisse um constrangimento qualquer entre a Federação e o Sporting que levasse a que, na altura de escolher entre 2 jogadores de características e capacidades semelhantes, se opte por aquele que não é do Sporting. E se assim for tenho a certeza que as culpas são partilhadas. E seria uma burrice porque um desentendimento dessa natureza nem beneficia o Sporting, nem a seleção, nem os próprios jogadores.

Citação de Longineu, há 39 minutos:

Jota. Apenas pelo facto de ter passado quase 2 meses lesionado e o ultimo jogo dele ter sido há literalmente um mês.

O Pote não oferece o que o Jota oferece. Seria quase harakiri ir para o Europeu com 26 jogadores e levar apenas 2 avançados puros, sendo um deles o velhinho.

Citação de SAS_Robben, há 35 minutos:

Falando do que importa:

Era o que eu faria.

Mas como sei que não sou o Martinez e também compreendo que há outras coisas que importam para além da forma, acho perfeitamente compreensivel o Patricio e o Pepe irem.

O Otávio também não me choca assim tanto porque acho que é um jogador que tem caracteristicas importantes. Mas visto que está de "férias" na Arábia, eu levaria o Pote nesta posição.

Já o Trincão seria pelo Neto. Não pela falta de qualidade do Neto porque acho que é mesmo um excelente jogador mas porque vem de lesão atrás de lesão, mal joga desde Março e o Trincão está num belo momento de forma. É verdade que são extremos um pouco diferentes mas para fazer o que faz o Neto há o Conceição (que para mim é bem convocado. Já em Dezembro falava aqui que ele devia fazer parte da seleção) e o Trincão é um extremo que não temos neste plantel, um extremo mais de entendimentos e bom em espaços fechados.

Adicionalmente, também aqui referi e volto a referir que para mim pior que o Trincão e o Pote até é a não ida do Nunes no lugar do Ruben Neves. Eu sei que o Nunes não tem jogado muito mas esse sim é um jogador sem igual na seleção desde o Sanches.

Não concordo com o Pote no lugar do Otávio. Nem os sportinguistas gostam quando o Amorim recua o Pote para o meio campo. Para esse lugar, a tirar o Otávio seria por um jogador mais "cavalão" tipo Matheus Nunes ou mais cerebral tipo Bragança, se este já tivesse iniciado a sua carreira na seleção, que não duvido estará aí ao virar da esquina.

O Trincão pelo Neto já o defendi no post anterior. Para mim é óbvio. Até porque mais do que um extremo o Trincão poderia ser uma alternativa nas posições habitualmente ocupadas pelo Bernardo ou pelo Félix. O Neto oferece soluções no 1x1 mas o Trincão também as oferece, é mais versátil e está num momento de forma fabuloso.

Quanto à saída do Ruben Neves volto a não concordar. Infelizmente não temos outro jogador com as características dele. Não é o Palhinha nem o Danilo, nem é qualquer das outras opções mais ofensivas. A questão é saber se o nosso modelo de jogo precisa de alguém com essas características e se ele está em condições de as colocar em campo.

Quanto a não termos ninguém como o Matheus Nunes, também discordo. Acho que tanto o Bruno Fernandes como o João Neves, ou até o Otávio têm condições para desempenhar esse papel.

Editado por Descartes

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Jimpo, há 2 horas:

O que eu sei é que o selecionador alemão preferiu levar jogadores que durante a época estiveram em grande forma e potenciaram as suas equipas. 

Curioso para ver o que acontece durante o euro às filosofias de escolhas diferentes dos selecionadores. 

O Hummels riu-se

Compartilhar este post

Link para o post

Maldita a hora em que a convocatória passou a ter 26 jogadores. 

Não fosse isso não havia este choro fado que Pote, Trincão, Neto, etc, só foram/seriam convocados no cenário de 26 jogadores. 

A convocatória se fosse de 23 era quase unânime. 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Descartes, há 3 minutos:

O Pote não oferece o que o Jota oferece. Seria quase harakiri ir para o Europeu com 26 jogadores e levar apenas 2 avançados puros, sendo um deles o velhinho.

Podia ser ou não. Eu não confio muito em levar o Jota, por muito melhor que ele seja em relação ao Pote, quando ele esteve desde Fevereiro até Abril lesionado e até agora ainda não jogou mais. É um risco enorme, a meu ver. E o Pote não sendo tão clínico como o Jota lá marcou 18 golos esta época.  E sempre há o Rafael que faz a posição (acho eu).

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Longineu, há 4 minutos:

Podia ser ou não. Eu não confio muito em levar o Jota, por muito melhor que ele seja em relação ao Pote, quando ele esteve desde Fevereiro até Abril lesionado e até agora ainda não jogou mais. É um risco enorme, a meu ver. E o Pote não sendo tão clínico como o Jota lá marcou 18 golos esta época.  E sempre há o Rafael que faz a posição (acho eu).

São opções. Mas a meu ver não há nenhum escândalo na ausência do Pote. A do Trincão sim, acho que é uma injustiça e que enfraquece a seleção.

Noutro plano há uma boa notícia, particularmente para o Nuno Mendes. O Jadon Sancho nem sequer está nos pré-convocados de Inglaterra.

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Descartes, há 3 minutos:

São opções. Mas a meu ver não há nenhum escândalo na ausência do Pote. A do Trincão sim, acho que é uma injustiça e que enfraquece a seleção.

Noutro plano há uma boa notícia, particularmente para o Nuno Mendes. O Jadon Sancho nem sequer está nos pré-convocados de Inglaterra.

A maior injustiça do dia de hoje 😞 não pré-convocar um pré-vencedor da liga dos campeões devia ser motivo para demissão.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Descartes, há 4 minutos:

Não obstante, esperemos que o Martinez não tenha tirado notas com o seu compatriota...

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Pedro-SCP, há 1 hora:

Colocar o João Mário, que esteve no último estágio, no mesmo saco que Martims, Barós e afins é burrice mas vamos deixar essas minudências de lado. 

É claro que o palpite era fácil. Era fácil porque o tema não era o Trincão ou o Pote. Esse calha ser o tema deste ano. Era fácil porque é reincidente. Sportinguistas criticarem, aqui e sem ser aqui, uma convocatória de um Europeu ou Mundial por não ter um jogador qualquer do seu plantel é tão certo como amanhã ser quarta feira.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de SAS_Robben, há 3 horas:

Argumento de m*rda. 

Depende da perspectiva. Porque é que o Amorim prefere ter plantéis mais curtos? Provavelmente porque é mais fácil gerir o grupo de trabalho e manter toda a gente focada, motivada e satisfeita. Mais, um Neto pode ter uma preponderância praticamente nula no relvado mas não duvido que dentro do balneário tem uma importância ao nível do Gyokeres dentro das 4 linhas.

Pá, não quero com isto dizer que o Pote, o Trincão ou o Nuno Santos seriam gajos problemáticos na seleção mas lidariam bem com o facto de serem apenas convocados para distribuírem coletes nos treinos? Não teriam outras expectativas ou ambições naturais?! Francamente acho que um Ricardo Horta, em alternativa, seria uma opção muito mais low profile.

A França leva 26 craques? Não me parece, convém levar alguma carne para canhão e que não levante problemas. O Muani fez uma temporada miserável e vai, o Pavard idém aspas e o Kanté apesar de andar perdido nS Arábias tb não foi esquecido. Porquê? Porquê são jogadores da confiança do Deschamps, desconfio.

Na Alemanha, por exemplo, nunca levaria o Neuer e o Ter Stegen em simultâneo. Não sei se até hoje correu sempre bem mas a probabilidade de dar m*rda é gigante. Meter 2 galos na capoeira é suicida.

Reitero que esta provavelmente não é a razão para a ausência do trio do Sporting mas seria um argumento mais do que justificável. O selecionador pode achar que não têm o perfil indicado para o papel que lhes estaria reservado.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Boitswana , há 9 minutos:

Reitero que esta provavelmente não é a razão para a ausência do trio do Sporting mas seria um argumento mais do que justificável. O selecionador pode achar que não têm o perfil indicado para o papel que lhes estaria reservado.

Seria justificável para os que ficam de fora. Mas seria um disparate para aqueles que se identificam como tendo ido no seu lugar. Por exemplo, dizer que o Trincão só não vai porque não lidaria bem com o facto de só ir para distribuir coletes nos treinos e, por isso, escolheu o Pedro Neto, não seria muito saudável para a motivação do próprio Pedro Neto. E é com este que ele vai trabalhar na Alemanha.

Eu bem sei que para os adeptos, neste caso os sportinguistas, dá ideia que os estão a fazer passar por parvos. Já foi aqui dito. Mas o facto é que o selecionador tem que, acima de tudo, contribuir para a motivação e o espírito de grupo dos que foram convocados. A esses é que ele deve afagar o ego e enaltecer as suas qualidades. Quanto aos adeptos que ficaram irritados por ele não levar A ou B e que pretendiam uma explicação mais concreta, azar o deles... logo lhes passa.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...