Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Sylvester

Morreu Eusébio

Publicações recomendadas

Só para terminar esse assunto, o Peyroteo não é tão conhecido por alguns motivos como o facto de ter jogado numa época bem anterior (nasceu 24 anos antes do Eusébio, na altura em que jogou nenhum dos nossos pais era vivo ou pelo menos tinha idade para saber bem o que era futebol, por exemplo, e isso é algo que se transmite à geração atual), jogos de seleções nacionais eram muito mais esporádicos na altura em que jogou (um monstro daqueles só fez 20 jogos pela seleção e não foi por falta de qualidade certamente) e porque está envolvido num grupo de 5 jogadores fantásticos, sendo que são conhecidos coletivamente e não tanto individualmente.

Sendo que marcou 14 golos nesses 20 jogos: http://eu-football.info/_player.php?id=16583

Compartilhar este post

Link para o post

Vocês bem dizem que não querem mas têm sempre de vir com essas estatísticas e comparações à baila em tudo o que é assunto Eusébio.

Compartilhar este post

Link para o post

O Eusébio "só" foi Eusébio porque tinha grandes nomes como Mário Coluna, António Simões, José Augusto, José Águas e Germano (inicialmente).

O Messi é o Eusébio argentino.

Compartilhar este post

Link para o post

Alguém arranja aquela imagem algo conhecida em que tem tipo 60 ou 70 jogadores desde sempre divididos por "camadas"?

Compartilhar este post

Link para o post

Se quiserem que façam um tópico para compara o Eusébio, o Peyroteu, o Ronaldo, o Futre, o Hugo Almeida, o Cadete e o Paulo Alves mas deixem lá este tópico descansado

Compartilhar este post

Link para o post

Antes do Eusébio chegar, já o Benfica tinha sido vencedor da Taça dos Campeões Europeus frente ao Barcelona por 3-2, portanto, o Eusébio não fez "nada" no Benfica que não tivesse sido feito já. O Eusébio "só" foi Eusébio porque tinha grandes nomes como Mário Coluna, António Simões, José Augusto, José Águas e Germano (inicialmente). Mas eu nunca o vi jogar, portanto posso estar a dizer uma grande asneira.

Genial.

E o Messi só joga o que joga porque tem e o Xavi e o Iniesta ao lado senão era suplente do Pizzi no Espanhol.

Compartilhar este post

Link para o post

Quero acreditar que só estás a falar no que toca a futebol.

Sim, é claro que me estava a referir ao futebol, se bem que em relação à imensa história de Portugal, acredito que muita gente nem sonha que Portugal já foi "dono" de metado do planeta por exemplo.

Antes do Eusébio chegar, já o Benfica tinha sido vencedor da Taça dos Campeões Europeus frente ao Barcelona por 3-2, portanto, o Eusébio não fez "nada" no Benfica que não tivesse sido feito já. O Eusébio "só" foi Eusébio porque tinha grandes nomes como Mário Coluna, António Simões, José Augusto, José Águas e Germano (inicialmente). Mas eu nunca o vi jogar, portanto posso estar a dizer uma grande asneira.

Tudo bem, já tinha ganho uma Taça dos Clubes Campeões Europeus, mas o Eusébio elevou o Benfica nessa época dourada que foi a decada de 60 em que o Benfica alcançou 5 finais, mais outros tantos campeonatos e Taças. E o Eusébio era Eusébio em qualquer clube do mundo.

Compartilhar este post

Link para o post

Mas eu nunca o vi jogar, portanto posso estar a dizer uma grande asneira.

How clever

Compartilhar este post

Link para o post

É assim tão difícil não andarem a adivinhar se não sabem? :lol: é normal não se ter opinião sobre tudo, mesmo que hoje em dia não pareça.

Editado por Lip Pirlo

Compartilhar este post

Link para o post

O Messi é o Eusébio argentino.

Nem sei se estavas a ser irónico, mas é isso. Era a cereja no topo de um bolo já muito bom.

Genial.

E o Messi só joga o que joga porque tem e o Xavi e o Iniesta ao lado senão era suplente do Pizzi no Espanhol.

Boa resposta, como nos tens habituado nos últimos tempos!

O meu post tem um contexto que qualquer palerma percebe, mas eu explico-te. O JonasThern estava a dizer que o Eusébio pôs o Benfica (e o país) no topo da Europa e o diabo a 4 e eu apenas discordei afirmando que mesmo sem o Eusébio, o Benfica já estava no topo da Europa. É um pouco tipo:

Benfica 60/61 -> Seleção Espanhola 2008 a 2012

Benfica 61/62 -> Barcelona 2008 a 2012

Ou seja, os princípios são os mesmos, mas sem o Eusébio (Messi) conseguem ser geniais e os melhores da Europa.

Compartilhar este post

Link para o post

O teu post também tem este contexto, que qualquer palerma percebe que estás a mandar um bitaite sem saber, e digo novamente que não precisas de saber.

"O Eusébio "só" foi Eusébio porque tinha grandes nomes como Mário Coluna, António Simões, José Augusto, José Águas e Germano (inicialmente). Mas eu nunca o vi jogar, portanto posso estar a dizer uma grande asneira."

Diz aí a tua explicação lógica para isto.

Compartilhar este post

Link para o post

Sem querer entrar de forma grosseira na discussão, mas estou neste momento a estudar em Bolonha e hoje, enquanto bebia um café comecei a ler um jornal chamado 'Il manifesto' que é uma publicação comunista, e obviamente muito direccionada a assuntos políticos. Para grande surpresa minha, quando viro para a contracapa encontro um artigo a ocupá-la por inteiro com o título 'Il sorriso della Pantera'. Além de falar integralmente do Eusébio e do tal sorriso da pantera, conseguiu arrancar um grande sorriso a um português surpreendido por tamanha importância dada a uma figura portuguesa em Itália, numa publicação nada relacionada com desporto.

Compartilhar este post

Link para o post

O Eusébio só marcou 700 e tal golos por causa do Coluna e do Simões.

Compartilhar este post

Link para o post

Boa resposta, como nos tens habituado nos últimos tempos!

O meu post tem um contexto que qualquer palerma percebe, mas eu explico-te. O JonasThern estava a dizer que o Eusébio pôs o Benfica (e o país) no topo da Europa e o diabo a 4 e eu apenas discordei afirmando que mesmo sem o Eusébio, o Benfica já estava no topo da Europa. É um pouco tipo:

Benfica 60/61 -> Seleção Espanhola 2008 a 2012

Benfica 61/62 -> Barcelona 2008 a 2012

Ou seja, os princípios são os mesmos, mas sem o Eusébio (Messi) conseguem ser geniais e os melhores da Europa.

Sim ok. Não estava a criticar, fizeste-me mesmo rir, agradeço-te imenso! Foi uma pausa de estudo engraçada, retomei cheio de vontade logo a seguir. São posts ridículos como o teu que me dão vontade a vir cá todos os dias, fazem-me um bocadinho mais feliz. Obrigado Carlos!

Compartilhar este post

Link para o post

Eu não estou a dizer que o Eusébio não foi muito bom. Aliás, foi o melhor jogador português de todos os tempos, no mínimo, até ao apogeu do Ronaldo e foi um dos melhores de sempre em todo o mundo. Isso é indiscutível e não há Figo, nem Peyroteo, nem Rui Costa, nem Futre, nem quem quer que seja que lhe roube esse "título". Apenas estou a dizer que o Eusébio não elevou o Benfica ao topo da Europa sozinho. E isso é óbvio, é como o Messi. Eu não discordei, em parte alguma, do que têm dito sobre a sua genialidade, o que eu discordei é que foi ele que "criou" o Benfica europeu. É factual que antes dele o Benfica "apenas" tinha vencido uma Taça Latina e uma Taça dos Campeões Europeus. E, segundo me disseram, nas alturas em que o Eusébio estava lesionado, o Benfica "não era Benfica". Mas o que eu estou a dizer e, repito, nunca o vi jogar, é que antes do Eusébio, o Benfica já era uma equipa extremamente temida e respeitada além fronteiras. E é isso que eu estou a afirmar, porque em certos posts parece que o Benfica só chegou ao topo da Europa por causa do Eusébio. Isso é errado! E é facilmente comprovado. O Eusébio foi um fator determinante para o Benfica ter-se mantido durante aquela década no topo europeu, mas o Benfica não passa de uma equipa média para uma equipa de topo mundial por causa do Eusébio. O Benfica era uma equipa de topo mundial que se tornou ainda mais forte com o Eusébio. E não preciso de ver todos os jogos do Benfica para saber isto.

E quando disse que não o vi jogar, estava a dizer que não o vi jogar regularmente. Já vi vídeos e alguns (poucos) jogos do Eusébio, como a final Benfica-Real Madrid, Portugal-Coreia do Norte de 66, etc.

Compartilhar este post

Link para o post

Vocês bem dizem que não querem mas têm sempre de vir com essas estatísticas e comparações à baila em tudo o que é assunto Eusébio.

Eu não comparei, nada do que eu disse foi "vs Eusébio".

Compartilhar este post

Link para o post

O eusébio desde que abandonou o futebol (enquanto jogador) ficou sempre ligado ao Benfica, no sentido de estar presente nos jogos, etc etc? Ou isso só aconteceu após a era Vilarinho, quando ele surgiu a apoiar o mesmo, provavelmente levado pelo Malheiro?

Compartilhar este post

Link para o post

O Eusébio "só" foi Eusébio porque tinha grandes nomes como Mário Coluna, António Simões, José Augusto, José Águas e Germano (inicialmente). Mas eu nunca o vi jogar, portanto posso estar a dizer uma grande asneira.

E, segundo me disseram, nas alturas em que o Eusébio estava lesionado, o Benfica "não era Benfica".

Decide-te homem.

Compartilhar este post

Link para o post

É mais que óbvio que o Eusébio teve uma projecção internacional e deixou uma marca muito maior no futebol nacional e mundial do que qualquer futebolista do Sporting no passado. Isso é indiscutível e tentar contornar esse facto é apenas tentar desvalorizar aquilo que ele fez, em detrimento daquilo que um símbolo do nosso clube fez.

Aliás, o símbolo individual do futebol do Sporting mais reconhecido da história ainda joga e ontem chegou às 400 batatas.

Compartilhar este post

Link para o post

Só uma coisa, não comparem a disponibilidade de meios audiovisuais nas duas épocas. Relativamente fracos na época de Eusébio, ainda assim chegam-nos imagens de qualidade questionável mas perceptível dos jogos mais importantes, enquanto que na época do Peyroteo creio que nem RTP havia ainda. Pesquisei por Peyroteo no tubes e o melhorzinho que encontrei foi isto...

e isto é um excerto de um programa da Benfica TV, atenção :)

Compartilhar este post

Link para o post

A necessidade, minha nossa senhora, a necessidade.

Primeiro, era mais que óbvio que mais cedo ou mais tarde o Peyroteo ia aparecer neste tópico, era certinho. Disse-o em privado mal vi a criação do tópico e "hold and behold", lá estava ele após umas quantas páginas. E se ninguém o vai dizer, digo eu: nós estamos-nos bem a cagar para o Peyroteo, os 9 milhões de golos que ele marcou, ou o marco que ele deixou na história - pelo menos neste momento em particular. Perdemos O Rei, O Maior, aquele que quando pensamos em lenda automaticamente temos o seu nome associado, alguém que sempre fez tudo como deve de ser (a não ser que consideremos meia dúzia de declarações nos anos de velhice, muitas das vezes falaciadas por quem o entrevistou, como algo de relevante).

Por uma vez que seja neste fórum, esqueçam lá a necessidade de analisar e sobre-analisar tudo, de comparar "pilinhas" com o objectivo (directo ou indirecto) de mostrar que "a minha é maior", muitas das vezes sem fazer ideia do que raio se está a falar.

Se sentirem MESMO a necessidade de o fazer (e conhecendo isto por aqui, é um impulso incontrolável), sigam a repetida sugestão que aí foi feita e rudemente ignorada: criem um tópico para isso, deixem este para aquilo que foi feito, informar as pessoas sobre os eventos que rodeiam a sua morte e falar sobre Eusébio, porque temos mais do que assunto para encher muitas e muitas páginas apenas com tudo o que o homem nos deu.

Compartilhar este post

Link para o post

Como é possível cagar em alguém que marcou 9 milhões de golos..

Compartilhar este post

Link para o post

Neste momento, e tendo em conta o que passou nos últimos dias, não me podia importar menos com a figura do Peyroteo. Aliás, acho extremamente interessante a necessidade de afirmação que muitos têm para, num tópico onde basicamente se faz uma homenagem ao Eusébio, estarem constantemente a exacerbar os feitos dos jogadores do seu clube. Se incomoda a existência de um tópico sobre um jogador do Benfica, o que demonstra que não percebem quem foi Eusébio, porque este foi uma figura não só do Benfica, mas também de Portugal, que criem um tópico para fazer as comparações estapafúrdias do costume, tal como sugeriu, e muito bem, o SAS.

Compartilhar este post

Link para o post

Como é possível cagar em alguém que marcou 9 milhões de golos..

como os cães, alinhado com o eixo magnético norte-sul

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...