Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Koper

Bancos, cartões de crédito e outras questões financeiras

Publicações recomendadas

Citação de migxstoper, há 2 horas:

Até pode ir até aos 8. Isto não funciona assim, não existe um plano secreto para aumentar a Euribor porque sim.

Citação de Quan Chi, há 3 horas:

WTF

Isto não é o tipo de coisa em que há uns gajos mais competentes, ou com inside information, e que dão dicas...

Não estou a argumentar a favor nem contra a taxa fixa. Mas acho que um bom ponto de partida é assumirmos que ninguém faz a mínima ideia do que vai acontecer daqui a 2 meses, quanto mais nos próximos 2 anos.

Ninguém fazia ideia que a guerra na Ucrania ia ter o impacto que teve, e ninguém fazia a mínima ideia que agora existe uma probabilidade forte dos bancos centrais puxarem o travão de mão para evitarem uma crise financeira.

Tudo o que se fala são probabilidades e cenários em contexto de muita incerteza. Por isso a escolha de taxa fixa vs. variável deve ser vista como um seguro que nos faz dormir mais descansados - pois é disso que se trata, um seguro - e nunca numa perspetiva de ganhar dinheiro.

Eu ando à procura de casa para comprar e o que fiz foi abordar duas pessoas, uma delas a trabalhar na banca e outra no sector imobiliário, ambas relativamente bem posicionadas no sector e com mais informação do que a que eu tenho (e acredito que a maioria de nós) e ambas me falaram na possibilidade da taxa ir até aos 5% e de que a Euribor vai continuar a subir pelo menos nos próximos 12 meses. Principalmente porque a inflacção não está controlada da forma que o BCE esperava. Aliás, há notícias da OCDE sobre isso.

Não passam de previsões, vale o que vale num cenário de muita incerteza.

Eu prefiro jogar com o cenário pessimista do que esperar que vai ficar tudo bem rapidamente. 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Pedro_Y2J, Agora:

Eu ando à procura de casa para comprar e o que fiz foi abordar duas pessoas, uma delas a trabalhar na banca e outra no sector imobiliário, ambas relativamente bem posicionadas no sector e com mais informação do que a que eu tenho (e acredito que a maioria de nós) e ambas me falaram na possibilidade da taxa ir até aos 5% e de que a Euribor vai continuar a subir pelo menos nos próximos 12 meses. Principalmente porque a inflacção não está controlada da forma que o BCE esperava. Aliás, há notícias da OCDE sobre isso.

Eu prefiro jogar com o cenário pessimista do que esperar que vai ficar tudo bem rapidamente. 

A questão é que não. Eles não têm mais informação que nós temos acessível, têm a mesma informação e fazem as suas projeções pessoais acerca disso. Tal e qual como eu faço (e fiz antes de comprar casa) ou qualquer outra pessoa que se interesse minimamente pela área faz. E 90% das pessoas que estejam minimamente informadas acerca da situação actual vão-te pintar exatamente esse cenário.

A coisa foi só a forma que disseste de teres fontes relativamente seguras que irá até aos 5. Isso não existe, são só opiniões pessoais das pessoas com quem falaste. Não há como saber o que vai acontecer, ninguém sabe.

• Like 1
  • Concordo! 7

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Pedro_Y2J, há 10 minutos:

Ainda hoje falei com o meu gestor de conta e o gajo disse que a escalada pior já aconteceu e que a subida iria ser mínima e se iria manter assim durante algum tempo... Não sei se está a ser um tretas ou se é o cenário mais real...

O que sei é que, finalmente, me vão baixar o spread. de 1.2 vai passar para 0,9, mais 0,1 até do que se tinha acordado fazer.

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Hammerfall, há 11 minutos:

e se iria manter assim durante algum tempo...

O essencial é que Isto parece ser transversal a todas as opiniões.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de kareca, há 6 minutos:

O essencial é que Isto parece ser transversal a todas as opiniões.

Pois, eu acho que a única certeza é mesmo essa, vamos andar com a Euribor altíssima mais uns 2 anitos, 3 no pior das hipóteses.

Agora, o gajo falou-me também como cidadão preocupado e que também paga um CH. E que seria incomportável para a economia/população uma subida continua e taxas a bater nos 5/6%...

Espero que este post envelheça muito bem mesmo. :prayer:

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Hammerfall, há 47 minutos:

Pois, eu acho que a única certeza é mesmo essa, vamos andar com a Euribor altíssima mais uns 2 anitos, 3 no pior das hipóteses.

Agora, o gajo falou-me também como cidadão preocupado e que também paga um CH. E que seria incomportável para a economia/população uma subida continua e taxas a bater nos 5/6%...

Espero que este post envelheça muito bem mesmo. :prayer:

Espero que o teu gestor esteja certo.

Mesmo assim, é importante termos em atenção o pior dos piores cenários, principalmente quando se opta por taxa variável.

Conheço vários casos de pessoas que há 3 ou 4 anos atrás compraram casa e que durante bastante tempo pagavam um valor acessível de juro e que neste momento já estão com a corda ao pescoço.

Por isso é que nos posts atrás defendi a opção do juro fixo na compra de uma casa, principalmente em períodos de tempo em que as taxas estão baixas. Pode-se pagar mais uns 200€/mês nessa altura mas a ideia de que a taxa de juro fixa corresponde a um valor de prestação mais alto pode ser uma ilusão.

Não era normal estarmos com euribor a valor negativo.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu acredito que não irá chegar aos 4.5%, deverá chegar perto, mas não irá chegar.

Ainda na semana passada tive uma reunião sobre a situação do mercado, e foi um dos focos, pessoalmente acreditava que poderia chegar aos 5%, mas depois dessa reunião, com pessoas muito mais por dentro do assunto que eu, tenho a mesma crença que eles, deverá chegar perto, mas não chegará aos 4.5%.

Mas claro, são apenas suposições e analises pessoais aos dados existentes atuais.

Agora 8% é muito improvável, e ninguém pode dar certezas, não é algo que se decide para alguém ter infos, há é quem esteja mais bem informado, porque procurou mais e melhores informações e quem analise melhor essas informações.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ricardo Pinto, há 20 minutos:

Eu acredito que não irá chegar aos 4.5%, deverá chegar perto, mas não irá chegar.

Ainda na semana passada tive uma reunião sobre a situação do mercado, e foi um dos focos, pessoalmente acreditava que poderia chegar aos 5%, mas depois dessa reunião, com pessoas muito mais por dentro do assunto que eu, tenho a mesma crença que eles, deverá chegar perto, mas não chegará aos 4.5%.

Mas claro, são apenas suposições e analises pessoais aos dados existentes atuais.

Agora 8% é muito improvável, e ninguém pode dar certezas, não é algo que se decide para alguém ter infos, há é quem esteja mais bem informado, porque procurou mais e melhores informações e quem analise melhor essas informações.

Eu quando falei nos 8% estava a exagerar para mostrar a subjetividade da coisa. Se chegar aos 8% terei muito mais preocupações na vida que ter feito taxa fixa ou não 😁

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post

Uma pessoa que trabalha comigo anda um bocado aflita com a subida da prestação do crédito habitação e renegociou com o banco e desceram 50euros (acho que era 200 e ficou em quase 500). Mudando de banco conseguirá melhorar a sua situação e o doutor finanças (ou lá como se chama) ajuda nisso? Eu até ajudava mas não percebo o suficiente do assunto.

Compartilhar este post

Link para o post

Doutor Finanças ou Compara já tratam de tudo sem cobrar nada.
Mas também pode ir ele aos bancos com a papelada do crédito habitual e perguntar o que podem fazer desde que cubram todas as despesas de transferencia do crédito

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de smashing_pumpkin , há 24 minutos:

Uma pessoa que trabalha comigo anda um bocado aflita com a subida da prestação do crédito habitação e renegociou com o banco e desceram 50euros (acho que era 200 e ficou em quase 500). Mudando de banco conseguirá melhorar a sua situação e o doutor finanças (ou lá como se chama) ajuda nisso? Eu até ajudava mas não percebo o suficiente do assunto.

Depende de qual é o spread e se tem os seguros no banco ou não. Pode poupar ou no spread ou nos seguros se conseguir fazer fora do banco com o mesmo spread que tinha.

Outra opção pode ser mudar para uma das taxas promocionais que andam aí, mas duvido que isso lhe baixe muito a prestação. 

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de smashing_pumpkin , há 2 horas:

Citação de kareca, há 2 horas:

Doutor Finanças ou Compara já tratam de tudo sem cobrar nada.
Mas também pode ir ele aos bancos com a papelada do crédito habitual e perguntar o que podem fazer desde que cubram todas as despesas de transferencia do crédito

É isto que o kareca disse, com a diferença que um doutor finanças da vida pode-te até conseguir melhores condições porque tu vais ao teu banco (por exemplo BPI) e dizem-te X de spread etc, e o doutor finanças corre N agências BPI na esperança que uma agência em cascos de rolha facilite em algumas coisas para cumprirem determinados objetivos do mes/trimestre. Multiplicando isso pelos bancos existentes, há mais probabilidade de te conseguirem uma melhor proposta.

Só conheço esses dois que o kareca disse, mas há mais intermediários a tratarem disso de graça (eles ganham uma comissão paga pelo banco)

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post

Para seguros de saúde não há nenhum doutor finanças?👀

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Kaz, há 12 minutos:

Para seguros de saúde não há nenhum doutor finanças?👀

Há. O próprio doutor finanças (e penso que o compara já) tem um departamento para te arranjar os seguros a melhor preço. Também existe o mudey. Mas em termos de seguros, tenho um corrector que normalmente me arranja melhores preços que essas plataformas. 

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de challenger, há 7 minutos:

Há. O próprio doutor finanças (e penso que o compara já) tem um departamento para te arranjar os seguros a melhor preço. Também existe o mudey. Mas em termos de seguros, tenho um corrector que normalmente me arranja melhores preços que essas plataformas. 

No doutorfinancas dá-me erro quando tento abrir a simulação seguros saúde. (Pelo site nem me aparece a opção, pesquisando pelo Google sim).

Compartilhar este post

Link para o post

Fui adiando de cancelar o cartão wizink por esquecimento, hoje resolvi tirar uns minutos para tratar disso. Online não encontrava como fazer, resolvi ligar para lá. Passaram-me para a linha de gestão comercial ou algo do género, a mulher que atendeu sempre a tentar evitar o cancelamento, a enumerar constantemente as vantagens do cartão, enquanto eu ia dizendo que pretendia mesmo o cancelamento, ao fim de uns 10 minutos disto ela lá diz então para eu aguardar, quando volta começa outra vez com as vantagens do cartão e ainda me ofereceu 15€ para o cartão, rejeitei e disse que agradecia o cancelamento, e lá consegui. Ainda tive para aceitar os 15€, gastar e cancelar depois, mas acho que os 15€ não justificava ter o cartão ativo mais uns tempos e passar por este telefonema outra vez 🤣

Quem estiver para cancelar, tentem mesmo fazer online, eu andei a ver e não consegui, pelo que vi aqui só dá no site e ir a contactos/mensagens, mas não me apareceu nada, resolvi ligar.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Mafia_SCP, há 2 minutos:

Fui adiando de cancelar o cartão wizink por esquecimento, hoje resolvi tirar uns minutos para tratar disso. Online não encontrava como fazer, resolvi ligar para lá. Passaram-me para a linha de gestão comercial ou algo do género, a mulher que atendeu sempre a tentar evitar o cancelamento, a enumerar constantemente as vantagens do cartão, enquanto eu ia dizendo que pretendia mesmo o cancelamento, ao fim de uns 10 minutos disto ela lá diz então para eu aguardar, quando volta começa outra vez com as vantagens do cartão e ainda me ofereceu 15€ para o cartão, rejeitei e disse que agradecia o cancelamento, e lá consegui. Ainda tive para aceitar os 15€, gastar e cancelar depois, mas acho que os 15€ não justificava ter o cartão ativo mais uns tempos e passar por este telefonema outra vez 🤣

Quem estiver para cancelar, tentem mesmo fazer online, eu andei a ver e não consegui, pelo que vi aqui só dá no site e ir a contactos/mensagens, mas não me apareceu nada, resolvi ligar.

Do que me lembro é ir às mensagens e enviar um pedido a dizer que queres cancelar.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Mafia_SCP, há 2 minutos:

Isso está tudo explicado aqui

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Bashir, há 2 minutos:

Do que me lembro é ir às mensagens e enviar um pedido a dizer que queres cancelar.

Então fiz tudo bem, mas deu erro no site quando fui aí e apareceu para ligar.

Citação de kareca, há 2 minutos:

Isso está tudo explicado aqui

Bem sabia que tinha um tópico para isso, pensava que era este Bancos, cartões... afinal tinha mesmo um para a wizink. De qualquer maneira deu erro no site quando carreguei para mandar mensagem, assim ficou resolvido de uma vez

Compartilhar este post

Link para o post

Alguém sabe se as contas revolut deixam de estar ativas após um determinado período como no wizink? 

Compartilhar este post

Link para o post

a6272bc643ee836d80d2ba23391969f8.png

Mais uma criptomoeda que foi à vida, neste mundo scam das criptos.

Ana Gomes e Mortágua, binde pá festa.

Compartilhar este post

Link para o post

Um banco uruguaio foi hackeado e os cartões da malta foram todos comidos. Acho que é o Santander 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Gilberto Carlos, há 2 horas:

Um banco uruguaio foi hackeado e os cartões da malta foram todos comidos. Acho que é o Santander 

Bitcoin é a salvação.

Compartilhar este post

Link para o post

ZpMRaKJ.png

Opiniões disto vs aforros. Assumindo que nao preciso dos 2.5k nestes 3 anos.

É objetivamente melhor ou pode oscilar muito ou alguma coisa do genero?

Editado por lastdance

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de lastdance, há 32 minutos:

ZpMRaKJ.png

Opiniões disto vs aforros. Assumindo que nao preciso dos 2.5k nestes 3 anos.

É objetivamente melhor ou pode oscilar muito ou alguma coisa do genero?

Com 2,5k€ de investimento eu diria que o teu rendimento vai ser todo comido por comissões bancárias

EDIT: simulei no banco. 

Retorno líquido: € 280,67
Taxa interna de rentabilidade (TIR): 3,77 %

Editado por Tio Hans

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Criar Novo...