Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Porzingis

Oficial: Lopetegui despedido do FC Porto

Publicações recomendadas

Uma pergunta, o Sporting ganha € se o MS ou LJ forem para o Porto agora, certo?

Se sim, podem ir os 2.

porque não mais? Quanto mais melhor!

Compartilhar este post

Link para o post

Prefiro o Marco Silva. A vida sexual da Fernanda não deve estar no auge e podíamos vir a ter muitos problemas com o Jardim. Olhem com BdC, a mulher apareceu logo grávida depois dele sair.

Compartilhar este post

Link para o post

Sobre o Sérgio Conceição ser ou não uma boa opção para treinar um grande, acho que depende muito daquilo que cada um valoriza na sua análise.

Por exemplo, há quem baseie as suas análises quase exclusivamente em consultas ao zerozero. São, normalmente, pessoas sem ideias e sem convicções, que, apesar do tom prepotente com que falam/escrevem e de se arrogarem de ter uma visão muito aberta sobre o futebol, são peritas a escudarem-se em argumentos politicamente correctos como "todas as formas de jogar futebol são válidas para chegar à vitória, por isso não critico o modelo de jogo do SC" ou discursos redondos como "atenção, eu não digo que SC no Porto vá correr bem, mas também não digo que vá correr mal". Também seria interessante saber qual a opinião destas pessoas sobre a contratação de Rui Vitória para o Benfica ou de Domingos para o Sporting, em 2011, ou se considerariam Manuel Machado para treinar o Benfica, depois de vários trabalhos em que estes treinadores "cumpriram ou superaram os objectivos", mas dificilmente saberemos isto, porque, lá está, pessoas destas não têm ideias sobre quase nada e raramente se comprometem com alguma coisa, apesar de quererem opinar sobre tudo e de encherem páginas e páginas de palha. Depois, existe outro grupo de pessoas, os carinhosamente chamados pseudo intelectuais, que fazem mais do que compilar números e usá-los (sempre sem se comprometer com nada) como certificados de habilitações. Estas pessoas, regra geral, não desvalorizando os resultados, olham também para os processos das equipas e dão mais valor a um treinador que ficou na metade inferior na tabela, mas que conseguiu meter um grupo de jogadores medianos a pressionar alto e a fazer coisas engraçadas em organização ofensiva, do que a um treinador que ficou na metade superior da tabela, mas com um futebol de tracção atrás e de pontapé para a frente. Estas pessoas percebem aquilo que se exige a uma equipa grande, que joga a maior parte do tempo em organização ofensiva e transição defensiva, e procuram identificar aspectos positivos nesses momentos nas equipas com menos recursos. Depois, raciocinam e foram uma opinião. Não quer dizer que não se enganem algumas vezes (aliás, certamente que se enganam, porque só quem nunca manifesta opiniões é que não se engana), mas também acertam mais vezes, porque as suas opiniões não se resumem a saber interpretar uma tabela classificativa. É que o futebol é um bocadinho mais do que consultar estatísticas no zerozero. É preciso ver os jogos com atenção, tentar perceber o que é que resulta da qualidade dos jogadores e o que é que resulta do trabalho do treinador, pensar que princípios é que seriam importantes numa equipa que tem que assumir a maior parte dos jogos, reflectir sobre o assunto...Este método de análise, obviamente, é típico de quem tem uma visão redutora do futebol e merece o mais profundo repúdio.

Isto leva-me para outro ponto defendido aqui, que consiste em achar que os treinadores mudam de modelo de jogo como quem muda de camisa. O SC meteu todas as equipas por onde passou a jogar um futebol deplorável, de uma pobreza indescritível em organização ofensiva, mas teve tudo a ver com o contexto, claro. Admitindo que chega ao Porto, vai ser ver o menino a planificar sessões de treino para ter uma construção apoiada, com combinações directas e indirectas, muito jogo interior, etc. Tal como Rui Vitória, certo? O seu Vitória não jogava uma de Caldas, mas agora no Benfica, aquilo é que é futebol espectáculo. O Domingos idem. Ou então isto é uma ideia absurda e sem jeito nenhum. É capaz de ser isso.

Posto isto, eis os argumentos para achar que o SC não é treinador para um grande:

- Não há nenhuma fase do jogo em que as suas equipas sejam realmente acima da média. Organização defensiva? Razoável, não é sequer top 5 da liga. Transição ofensiva? Razoável também. Transição defensiva? Na maior parte dos jogos que vi, passaram os 90 minutos metidos dentro da grande área, por isso não sei se sabe meter uma equipa a pressionar alto de forma organizada ou a defender bem com poucos. Organização ofensiva? Fraquíssimo. Como não concebo que um treinador de um grande em Portugal não seja pelo menos razoável em organização ofensiva e/ou transição defensiva, isto faz-me logo torcer o nariz. É que, pelo menos no Braga, tinha condições para mostrar qualquer coisinha...

- O ano passado, vi quase todos os jogos do Braga contra os grandes e também alguns quando estava na Académica e foi dos espectáculos mais deprimentes que tive a infelicidade de presenciar. Que pobreza, meu Deus...É que nem a jogar contra 10 ou mesmo contra 9 (!) conseguiram fazer uma jogada de ataque que não acabasse em cruzamentos do meio-campo. Como é nos jogos contra os grandes, ao contrário do que se diz, que se vê a qualidade e as ideias de um treinador, é mais um ponto que não joga a seu favor.

- Os resultados que conseguiu até agora mostram que é um bom treinador para equipas de segunda linha, mas não mais que isso. Para começar, usar exemplos em que um treinador entra a meio da época e consegue salvar clubes da descida como argumento para justificar que talvez tenha qualidade para um grande é anedótico, no mínimo. Sobra um 8º lugar com a Académica, que é um boa classificação, e um 4º lugar e uma final da Taça de Portugal com o Braga. Bons resultados em provas a eliminar não provam rigorosamente nada, não preciso de explicar porquê, sendo que, na prova de regularidade, ficou a 18 pontos (!) de um Sporting altamente irregular, o que é sofrível, para ser simpático. Não vejo aqui nada de extraordinário, sinceramente.

Por isso, sim, dá-me vontade de rir que se considere o Sérgio Conceição uma excelente opção para treinar uma equipa grande. O rapaz, ainda por cima, é um arruaceiro da pior espécie, o que me faz extremar ainda mais a minha posição. Mas já que há tantos apoiantes dele aqui, por favor façam tudo aquilo que estiver ao vosso alcance para levarem este pré-destinado do futebol para os vossos clubes. Uma petição, sei lá...Desde que não sejam sportinguistas, claro.

Compartilhar este post

Link para o post

Se o Sampaoli não acabar no Valência algo vai mal no mundo do futebol. :roll:

Editado por DonSk

Compartilhar este post

Link para o post

Concordo, só trocava a última frase para "especialmente se forem sportinguistas, claro." De resto, muito bom.

Compartilhar este post

Link para o post

Spot on, para não variar muito. Tal como fiquei contente quando o RV foi para o Benfica, ia adorar que o Conceição fosse o substituto do Loto.

Compartilhar este post

Link para o post

As equipas do SC pressionam de forma bem interessante e bastante alto no campo, com timmings e referências muito boas. A última linha não costuma acompanhar esta pressão, mas dizer que ficam confinados à sua àrea... Nem contra os grandes, quanto mais contra as restantes equipas. Em termos de organização ofensiva, não é o seu ponto mais forte evidentemente, mas está longe de ser deplorável ou qualquer outro adjectivo que mais parece caracterizador da personagem que do futebol das suas equipas. É mediano, banal e é por aqui que não será material para um grande. Mas é um dos bons treinadores desta liga e tem margem para evoluir.

Compartilhar este post

Link para o post
Guest Lotterer.

Fdx Elvis, concordo em maior parte dos post's que escreves, é impressionante. :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

O Sérgio Conceição só tem 41 anos. Demonstra sempre bons resultados e um percurso ascendente. Não tem um futebol à Bielsa ou à Fernando Valente mas é consistente e pode daqui a 14 anos ter um modelo de jogo que o permita chegar a um grande clube português.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu vou só adicionar que ele é um tolo pelo jogo e está sempre a pensar no treino e na táctica. Não há-de ser por falta de trabalho que, a prazo, não chega lá. Que não seja tolo, o Vitória está óptimo para ele agora e nos próximos anos, para mal dos meus pecados.

Compartilhar este post

Link para o post

Mesmo que fosse o melhor treinador do mundo, a personalidade dele nunca se adequaria com os mínimos que gosto de ver no meu clube. É demasiado imprevisível, não bate bem daquela cabeça.

Compartilhar este post

Link para o post

o mourinho é impossivel. dá-me vontade de rir cada noticia que sai sobre isso lol

Compartilhar este post

Link para o post

o mourinho é impossivel. dá-me vontade de rir cada noticia que sai sobre isso lol

msm :lol:

Compartilhar este post

Link para o post

O Mourinho é dos treinadores mais caros do mundo.

Eu sei que o JJ também era impossível no Sporting e o Casillas no Porto e etc, mas para o Mourinho ir para o Porto tinha que cortar drasticamente no salário.

Compartilhar este post

Link para o post

O dinheiro não é tudo mas ya parece me pouco verossímil que ele venha para o Porto.

Compartilhar este post

Link para o post

Normal, quem o faz é alguém que geralmente não tem nada para dizer.

Tem tanta razão como o outro que diz que o Messi nem o melhor do Barça é

:lol: Parece que adivinho

Compartilhar este post

Link para o post

f*da-se o homem tá cheio de dinheiro, se quisesse tirar uns 2 ou 3 anos, mesmo a receber menos, pra vir treinar para cá não podia ? Estava no país dele, perto da familia, a treinar um clube de que gosta, ganhava mais uns titulos e quando acabasse o contrato continuava a ser dos melhores treinadores do mundo e a poder ir treinar qualquer equipa do mundo. Será assim tão impossivel ?

Compartilhar este post

Link para o post

f*da-se o homem tá cheio de dinheiro, se quisesse tirar uns 2 ou 3 anos, mesmo a receber menos, pra vir treinar para cá não podia ? Estava no país dele, perto da familia, a treinar um clube de que gosta, ganhava mais uns titulos e quando acabasse o contrato continuava a ser dos melhores treinadores do mundo e a poder ir treinar qualquer equipa do mundo. Será assim tão impossivel ?

A família está em Londres que eu saiba. Diria que se o factor família for decisivo ele fica em Inglaterra.

Compartilhar este post

Link para o post

O Mourinho é dos treinadores mais caros do mundo.

Eu sei que o JJ também era impossível no Sporting e o Casillas no Porto e etc, mas para o Mourinho ir para o Porto tinha que cortar drasticamente no salário.

Como é que alguém pode cortar no salário se neste momento está a receber zero? :wink:

Partilho da opinião que o Mourinho é um alto totalmente irrealista mas não deixava de ter a sua piada vir para aqui seis meses enquanto não entra noutro projecto e nós termos um treinador a sério enquanto o AVB não fica livre.

Compartilhar este post

Link para o post

A família está em Londres que eu saiba. Diria que se o factor família for decisivo ele fica em Inglaterra.

estava-me a referir mais aos pais e assim

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Popular Agora

• Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...