F_Tex Publicado 14 Maio 2020 Citação de Flanders, há 3 minutos: Isso todos temos. A diferença é que eu não vejo o Chega como alguém que põe em causa a democracia. pronto, está resolvido o mistério -> o teu problema é mesmo inocência, para não chamar outra coisa. se o discurso do Ventura do 25 de abril, por exemplo, não te abriu os olhos, não sei o que possa abrir Compartilhar este post Link para o post
Sandes. Publicado 14 Maio 2020 Citação de Flanders, há 5 minutos: Não. Acho uma declaração populista. O populismo é isso, poder dizer de uma forma mas dizer de outra para chamar a atenção. Que me digas que isso é errado, tudo bem. Isso todos temos. A diferença é que eu não vejo o Chega como alguém que põe em causa a democracia. Lamento, mas discordo. O que podes argumentar é que ele foi controverso para chamar a atenção. Mas essa controvérsia é baseada numa declaração racista que, ao não obter uma demarcação por parte do partido, representa os interesses do CHEGA. Se um partido usa o racismo como controvérsia para chamar a atenção, o partido é racista e o deputado que usa essas declarações é racista. Compartilhar este post Link para o post
JohnyM Publicado 14 Maio 2020 Citação de Flanders, Agora: A diferença é que eu não vejo o Chega como alguém que põe em causa a democracia. E tens razão nisso. A democracia é que põe em causa o Chega, felizmente Compartilhar este post Link para o post
Jardel_ Publicado 14 Maio 2020 Citação de F_Tex, Agora: pronto, está resolvido o mistério -> o teu problema é mesmo inocência, para não chamar outra coisa. se o discurso do Ventura do 25 de abril, por exemplo, não te abriu os olhos, não sei o que possa abrir Abriu os olhos em quê? Eu não votei Chega nem tão pouco sou seguidor do partido. Não alinho é nessas conversas que dão jeito a alguns. Se tiver de votar Chega voto como votarei noutro partido qualquer sem que as acusações que façam me influenciem. Compartilhar este post Link para o post
andriy pereplyotkin Publicado 14 Maio 2020 Citação de Flanders, há 2 horas: Não é por haver uma minoria de cromos no partido que se trata o partido como um todo. Quando começar a ver no programa ou nas medidas que apresenta um problema de racismo ou tentativa de regresso à ditadura como o Bolsonaro no Brasil então dou te razão. É engraçado que para apelidar o Chega de fascista recorres a uma minoria de pessoas que são militantes do partido mas se eu disser que a maioria (maioria, não é minoria) dos ciganos pensa que não tem regras a cumprir sou racista e quero os ciganos todos daqui para fora. Até porque basta dizeres me qual o partido em que te revês mais que dou te também uma minoria de nomes deles metidos em m*rda. -- A sério que não vês a ironia? A Joacine a sugerir que devolvamos património e ele a responder lhe que se essa é uma boa ideia então também se podia devolvê la à terra de origem dela? Ele não disse isso por ela ser preta, disse por ela (tal como o património) ter vindo de outro país. Não é racismo, é uma forma irónica de dizer que acha a ideia uma patetice. Que aches de mau gosto tudo bem, é um post tasqueiro. Que aches racismo só percebo porque agora qualquer coisa contra um preto, cigano ou um estrangeiro é racismo. Os nomes que citei são dirigentes e um deles é vice-presidente e o principal pensador político do Chega. Não são meros militantes. Aí haverá muitos mais, eu é que não os conheço pelo nome. Volto a desafiar-te a explicares-me de que modo aqueles DIRIGENTES do Chega não são "fascistas/racistas/xenófobos". Não vou estar a discutir o que para mim é óbvio. Compartilhar este post Link para o post
Spikey Publicado 14 Maio 2020 Citação de Flanders, há 1 hora: Mas sim, para os que acham o Chega e CDS de extrema-direita porque só vêm partidos de esquerda à frente, para os que acham que esses dois são extremistas e o Bloco não é, para os que acham chocante o Chega ter 8% mas querem o Bloco a fazer governo...sim, para esses devo ser fascista. Mas lá está, esses saem-se com muita asneira da cabeça portanto isso entra a 100 sai a 10000. Porque é que o Bloco é extremista, já agora? Se for isso o explícito no post. Compartilhar este post Link para o post
Pickle Rick Publicado 14 Maio 2020 O simples facto de se olhar de lado e propor regras para determinada comunidade baseada única e exclusivamente na sua raça é motivo suficiente para o CHEGA ser um partido racista. Sim, porque ele não propôs confinamento especial para todos os cidadãos que não cumpram as regras impostas pela DGS. Ele propôs apenas para a comunidade cigana e se isso não é indicio de um génese racista, não sei que mais ele tem de fazer para ser considerado como tal. Compartilhar este post Link para o post
Ed Publicado 14 Maio 2020 Citação de Flanders, há 1 hora: Chamares me fascista é me igual a chamares me qualquer outra coisa. Vale menos que 0 para mim porque não te conheço de lado nenhum. És tu que estás a baixar o nível, não sou eu. Mas sim, para os que acham o Chega e CDS de extrema-direita porque só vêm partidos de esquerda à frente, para os que acham que esses dois são extremistas e o Bloco não é, para os que acham chocante o Chega ter 8% mas querem o Bloco a fazer governo...sim, para esses devo ser fascista. Mas lá está, esses saem-se com muita asneira da cabeça portanto isso entra a 100 sai a 10000. E é engraçado os partidos de esquerda se julgarem tão pela democracia e quando aparece uma alternativa oposta à deles já andam a tentar eliminá-la. Só não acontece o mesmo à Iniciativa Liberal porque ainda estão pequeninos, se começam a crescer muito são os próximos. Não. É só ires viver para ao lado de uma comunidade deles que a probabilidade de apanhares com pessoas que "pensam que são mais que os outros e que não têm de cumprir a lei como todos" é bem grande. Aproveitas e aprecias a bombaça de alguns enquanto andam a mamar subsídios e vês as filhas deles com 13 anos fora da escola porque é tradição. E eu nunca disse que os ciganos são todos assim. Só para não colocarem palavras na minha boca. Penso que tem lógica, quando alguém é uma alternativa à democracia convém tentar eliminá-la, mas estranhamente não tentam através da legislação, como propor uma cerca sanitária a apoiantes do CHEGA em altura de eleições. Vamos lá perceber porquê? Tu és estás a escrever com raiva? Ou simplesmente estás sem ideias? É que o itálico, pronto... Compartilhar este post Link para o post
Poeira Publicado 14 Maio 2020 O problema começa pela atitude da democracia, na verdade. Se esta fizesse cumprir a Constituição sem contemplações para com esta malta - tal como o @Red Prince referiu há umas páginas atrás -, não tínhamos agora este problema em mãos. A culpa é nossa de lhes termos aberto a porta. Ou melhor, de lhes termos dado a oportunidade de a abrir. Como esse recurso constitucional já se esvaziou de força, a batalha tem de ser travada de outra forma agora. Porque, com argumentações políticas e ideológicas, estamos somente a perder o nosso tempo. O som do discurso não entra sequer na órbita daquelas cabeças. 1 Compartilhar este post Link para o post
Black Hawk Publicado 14 Maio 2020 Citação de Pickle Rick, há 27 minutos: Sim, porque ele não propôs confinamento especial para todos os cidadãos que não cumpram as regras impostas pela DGS. Ele propôs apenas para a comunidade cigana e se isso não é indicio de um génese racista, não sei que mais ele tem de fazer para ser considerado como tal. Ainda estamos na fase da negação. Há por aí muito boa gente que ainda não se apercebeu bem aquilo que está a apoiar. Estão na fase de negação, que por esta altura é bem caracterizada por aquilo que é a análise do Flanders a um post do Ventura: que uma declaração escrita, clara e inequívoca, de um deputado da Assembleia da República a recomendar que uma outra deputada fosse deportada por ter uma posição política diferente da dele não passa de ironia. Não é por acaso que andamos a ler esse tipo de argumentação várias vezes ao dia. Uma declaração racista? Era ironia! Um comentário homofóbico? Já não se pode brincar com nada! Membros de organizações de extrema-direita racista e xenófoba nas cúpulas decisoras do Chega? Não significa que sejamos todos racistas! Isto é malta que ainda tenta encontar motivos para justificar a sua opção de apoiar um sujeito que tem posições claramente racistas. Vão tapando os olhos e minimizando o verdadeiro alcance do que vai sendo dito, quando o que está a ser dito é de forma descarada e já sem qualquer vergonha. Mas da sua consciência, cada um sabe de si. Tenho amigos que partilham cenas do Chega no Facebook, mas quando falamos presencialmente sobre política nota-se no olhar deles que têm vergonha de o dizer. Também vão dizendo que é tudo ironia e brincadeira. Até ao dia em que a ironia e brincadeira deixar de o ser. Compartilhar este post Link para o post
SAS_Robben Publicado 14 Maio 2020 (editado) Citação de Black Hawk, há 5 minutos: Mas da sua consciência, cada um sabe de si. Tenho amigos que partilham cenas do Chega no Facebook, mas quando falamos presencialmente sobre política nota-se no olhar deles que têm vergonha de o dizer. Também vão dizendo que é tudo ironia e brincadeira. Até ao dia em que a ironia e brincadeira deixar de o ser. De certa forma irritam-me mais os "irónicos" e os "trolls" do que os que admitem o que são. Editado 14 Maio 2020 por SAS_Robben 2 Compartilhar este post Link para o post
antifa Publicado 14 Maio 2020 O Chega, ou o Ventura (para personalizar a coisa já que aquilo é na verdade um partido de um só individuo) o que fizeram foi trazer para cá o mesmo fenómeno que já vinha a acontecer um pouco por toda a parte, que é esta investida e aposta no populismo desbocado e facebookiano, que em Portugal naturalmente e históricamente tende para a extrema-direita com grande teor racista de trazer por casa, mas que por exemplo em Itália ao inicio até tendia para uma esquerda de certa forma anti-sistema. Uma espécie de terceira via populista, não um exclusivo de esquerda ou direita, teorizado e financiado por figuras sinistras como o Steve Bannon ou Dugin. No fundo o apelo do Ventura e a sua grande conquista foi alargar aquilo que quem estuda estas coisas chama a janela de Overton. A janela de Overton descreve aquele conjunto ou gama de ideias que são toleradas e passíveis de ser ditas publicamente, cujo grau de aceitação quando generalizado pode levar a que se tornem "lei". Mandar um deputado para a terra dele estava claramente fora dessa janela, era de loucos dizer isso em publico, querer legislar sobre pena de morte idém. Do mesmo modo funcionou e de que maneira com o Trump, isso vê-se diariamente nos seus briefings quando a cada 24 horas diz para aí 3 alarvidades que levariam qualquer outro presidente a ser deposto. No fundo o que estas figuras foram capazes de fazer foi pegar naquelas coisas que por serem impensáveis e mal vistas se diziam mais ou menos em surdina ou pelo menos apenas a amigos e conhecidos em ambientes restritos e trazer isso para a esfera publica. Isso depois leva ao típico "ele é que os entalou", "ele diz as coisas como são" e ao mito do excesso de politicamente correcto. No fundo e para usar linguagem que odeiam, o que os Venturas fizeram foi empoderar uma massa de gente cujo discurso lamentável que tinham em privado se vê agora representado ao mais alto nível, e isso é terrivelmente difícil de combater porque chega a um certo ponto em que como isto mexe com valores tão profundos as convicções são quase de teor proto-religioso, daí o comportamento de culto a que se assiste nos EUA ou no Brasil com os apoiantes de Bolsonaro. 16 Compartilhar este post Link para o post
Thierry Henry Publicado 14 Maio 2020 (editado) Citação de Flanders, há 14 horas: Não é por toda a esquerda dizer que o Chega é um partido de fascistas/racistas/xenófobos que isso vai passar a ser verdade. Podem deitar a cassete para fora as vezes que quiserem. Chegamos foi a um nível tão mau que qualquer m*rda que seja dita contra uma minoria é racismo. Vamos a factos (compliação adaptada daqui). Diogo Pacheco de Amorim é o braço direito de André Ventura e elemento destacado do Chega. Defensor acérrimo do colonialismo, foi elemento do MIRN (partido extremista de Kaúlza Arriaga) e membro do grupo terrorista e bombista MDLP. Fonte: https://expresso.pt/politica/2019-12-15-Quem-e-o-ideologo-na-sombra-de-Andre-Ventura--Da-direita-armada-ao-programa-do-Chega Nas eleições legislativas de Outubro do ano passado, o primeiro candidato do Chega no Porto era o militar da GNR Hugo Ernano, condenado por matar um jovem cigano de 13 anos. O Chega é o mesmo partido que propõe prisão perpétua para homicida. Fonte: https://observador.pt/2019/06/30/chega-chama-gnr-condenado-por-matar-jovem-cigano-para-liderar-lista-no-porto/ Fora de Portugal, o Chega mantém relações com o Vox, partido franquista de extrema-direita espanhol. Fonte: https://www.jornaldenegocios.pt/economia/politica/detalhe/chega-ameaca-cortar-relacoes-com-o-vox-por-mapa-que-anexa-portugal Em Janeiro deste ano, foi notícia o facto de André Ventura ter promovido três neo-nazis (Luís Graça, Nelson da Silva e Tiago Monteiro) a dirigentes do Chega. O mesmo artigo refere que "há membros dos órgãos sociais do Chega que estiveram em partidos de extrema-direita e movimentos neonazis. E até estão a chegar centenas de militantes de extrema-direita." Ênfase especial nos "centenas de militantes". Os três dirigentes que referi têm ligações diretas aos assassinos de Alcindo Monteiro, um jovem brutalmente assassinado num crime de ódio em Lisboa em 1995. Fonte: https://www.sabado.pt/portugal/amp/ex-membros-de-grupos-neonazis-sao-dirigentes-do-chega Neste vídeo, podemos ver Luís Graça a protestar e a discursar ao lado de outros neo-nazis. Foi fundador de organizações neo-nazis, e Presidente da Mesa da Convenção Nacional do Chega. Fonte: https://www.sabado.pt/video/detalhe/video-dirigente-do-chega-protesta-ao-lado-de-neonazis Aqui temos as declarações de Tiago Monteiro, que afirma ter pertencido - e sido dirigente - de uma organização neo-nazi. Apesar disso, diz também que "a palavra nazi é um bocado exagerada". Fonte: https://www.jn.pt/nacional/ex-dirigente-do-chega-admite-ligacoes-a-nova-ordem-social-mas-a-palavra-nazi-e-um-bocado-exagerada-11771665.html Já Nelson Dias da Silva, porta-voz de uma organização fascista com ligações ao assassinos de Alcindo Monteiro e fundador de uma organização neo-nazi, integrou a lista da Mesa da Convenção Nacional do Chega. Fonte: https://medium.com/flashback-observatório-antifascista/pnr-portugueses-primeiro-e-escudo-identitário-cooperam-entre-si-ad2201eb4be4 "A revista Sábado aponta que pelo menos cinco dirigentes do partido têm esse passado de ligação a movimentos violentos: Luís Filipe Graça, Nelson Dias da Silva, Tiago Monteiro, Hernâni Costa e Jorge Malheiro." Depois disto tudo se ter tornado do conhecimento público e de ter sido confrontado com a posição destes homens no seu partido, André Ventura prometeu "retirar confiança política a membros extremistas". Azar do crl, vão todos dar ao mesmo sítio. Fonte: https://www.publico.pt/2020/01/16/politica/noticia/ventura-vai-retirar-confianca-politica-dirigentes-participado-movimentos-extremistas-1900628 Em novembro do ano passado, depois da eleição de André Ventura, o assassino neo-nazi Mário Machado anunciou a suspensão de atividades da maior organização neo-nazi portuguesa, referindo que seria "contraproducente" concorrer na mesma área que o Chega. Fonte: https://www.publico.pt/2019/11/04/politica/noticia/mario-machado-suspende-actividade-1892457 Em fevereiro, Mário Machado publica um vídeo onde diz para os seus apoiantes aderirem ao Chega sem reveleram que pertenceram à sua organização neo-nazi. Nesse vídeo, garante também nunca revelar os nomes dos neo-nazis que se juntarem ao Chega. Fonte: https://poligrafo.sapo.pt/fact-check/mario-machado-promete-a-neo-nazis-que-aderiram-ao-chega-que-nunca-revelara-que-foram-seus-camaradas No dia dos 75 anos da libertação de Auschwitz, um comício do Chega no Porto acabou com uma saudação nazi ao som do hino nacional. O Chega prometeu não denunciar o simpatizante do partido que fez a saudação nazi nesse comício. Fonte: https://expresso.pt/dossies/diario/2020-02-07-Chega-nao-vai-denunciar-simpatizante-que-fez-a-saudacao-nazi-no-Porto Por fim, vários jotinhas do Chega pertenceram a grupos de fascistas. Fonte: https://www.sabado.pt/portugal/detalhe/jotas-do-chega-pertenceram-a-grupos-fascistas Portanto, @Flanders, passa-me com esse discurso no forro dos tomates. Editado 14 Maio 2020 por Thierry Henry 46 Compartilhar este post Link para o post
Thierry Henry Publicado 14 Maio 2020 Citação de El Shafto, há 2 minutos: f*da-se. 💙 Compartilhar este post Link para o post
jean-luc godard Publicado 14 Maio 2020 em relação aos jotinhas Compartilhar este post Link para o post
Ticampos Publicado 14 Maio 2020 Citação de Lebohang, há 4 horas: Essa treta do "mandar para a terra dela" só demonstra o grunho que o Ventura é, se ele tivesse meio neurónio enterrava a Joacine com uma contra-proposta de fazer um estudo de obras portuguesas pilhadas na estrangeiro que seriam muito superiores às que temos cá. Neurónios é o que não lhe falta. Ele sabe que assim ganha 10x mais votos do que se fizesse o que disseste. Compartilhar este post Link para o post
andriy pereplyotkin Publicado 14 Maio 2020 Citação de Thierry Henry, há 1 hora: Vamos a factos (compliação adaptada daqui). Diogo Pacheco de Amorim é o braço direito de André Ventura e elemento destacado do Chega. Defensor acérrimo do colonialismo, foi elemento do MIRN (partido extremista de Kaúlza Arriaga) e membro do grupo terrorista e bombista MDLP. Fonte: https://expresso.pt/politica/2019-12-15-Quem-e-o-ideologo-na-sombra-de-Andre-Ventura--Da-direita-armada-ao-programa-do-Chega Nas eleições legislativas de Outubro do ano passado, o primeiro candidato do Chega no Porto era o militar da GNR Hugo Ernano, condenado por matar um jovem cigano de 13 anos. O Chega é o mesmo partido que propõe prisão perpétua para homicida. Fonte: https://observador.pt/2019/06/30/chega-chama-gnr-condenado-por-matar-jovem-cigano-para-liderar-lista-no-porto/ Fora de Portugal, o Chega mantém relações com o Vox, partido franquista de extrema-direita espanhol. Fonte: https://www.jornaldenegocios.pt/economia/politica/detalhe/chega-ameaca-cortar-relacoes-com-o-vox-por-mapa-que-anexa-portugal Em Janeiro deste ano, foi notícia o facto de André Ventura ter promovido três neo-nazis (Luís Graça, Nelson da Silva e Tiago Monteiro) a dirigentes do Chega. O mesmo artigo refere que "há membros dos órgãos sociais do Chega que estiveram em partidos de extrema-direita e movimentos neonazis. E até estão a chegar centenas de militantes de extrema-direita." Ênfase especial nos "centenas de militantes". Os três dirigentes que referi têm ligações diretas aos assassinos de Alcindo Monteiro, um jovem brutalmente assassinado num crime de ódio em Lisboa em 1995. Fonte: https://www.sabado.pt/portugal/amp/ex-membros-de-grupos-neonazis-sao-dirigentes-do-chega Neste vídeo, podemos ver Luís Graça a protestar e a discursar ao lado de outros neo-nazis. Foi fundador de organizações neo-nazis, e Presidente da Mesa da Convenção Nacional do Chega. Fonte: https://www.sabado.pt/video/detalhe/video-dirigente-do-chega-protesta-ao-lado-de-neonazis Aqui temos as declarações de Tiago Monteiro, que afirma ter pertencido - e sido dirigente - de uma organização neo-nazi. Apesar disso, diz também que "a palavra nazi é um bocado exagerada". Fonte: https://www.jn.pt/nacional/ex-dirigente-do-chega-admite-ligacoes-a-nova-ordem-social-mas-a-palavra-nazi-e-um-bocado-exagerada-11771665.html Já Nelson Dias da Silva, porta-voz de uma organização fascista com ligações ao assassinos de Alcindo Monteiro e fundador de uma organização neo-nazi, integrou a lista da Mesa da Convenção Nacional do Chega. Fonte: https://medium.com/flashback-observatório-antifascista/pnr-portugueses-primeiro-e-escudo-identitário-cooperam-entre-si-ad2201eb4be4 "A revista Sábado aponta que pelo menos cinco dirigentes do partido têm esse passado de ligação a movimentos violentos: Luís Filipe Graça, Nelson Dias da Silva, Tiago Monteiro, Hernâni Costa e Jorge Malheiro." Depois disto tudo se ter tornado do conhecimento público e de ter sido confrontado com a posição destes homens no seu partido, André Ventura prometeu "retirar confiança política a membros extremistas". Azar do crl, vão todos dar ao mesmo sítio. Fonte: https://www.publico.pt/2020/01/16/politica/noticia/ventura-vai-retirar-confianca-politica-dirigentes-participado-movimentos-extremistas-1900628 Em novembro do ano passado, depois da eleição de André Ventura, o assassino neo-nazi Mário Machado anunciou a suspensão de atividades da maior organização neo-nazi portuguesa, referindo que seria "contraproducente" concorrer na mesma área que o Chega. Fonte: https://www.publico.pt/2019/11/04/politica/noticia/mario-machado-suspende-actividade-1892457 Em fevereiro, Mário Machado publica um vídeo onde diz para os seus apoiantes aderirem ao Chega sem reveleram que pertenceram à sua organização neo-nazi. Nesse vídeo, garante também nunca revelar os nomes dos neo-nazis que se juntarem ao Chega. Fonte: https://poligrafo.sapo.pt/fact-check/mario-machado-promete-a-neo-nazis-que-aderiram-ao-chega-que-nunca-revelara-que-foram-seus-camaradas No dia dos 75 anos da libertação de Auschwitz, um comício do Chega no Porto acabou com uma saudação nazi ao som do hino nacional. O Chega prometeu não denunciar o simpatizante do partido que fez a saudação nazi nesse comício. Fonte: https://expresso.pt/dossies/diario/2020-02-07-Chega-nao-vai-denunciar-simpatizante-que-fez-a-saudacao-nazi-no-Porto Por fim, vários jotinhas do Chega pertenceram a grupos de fascistas. Fonte: https://www.sabado.pt/portugal/detalhe/jotas-do-chega-pertenceram-a-grupos-fascistas Portanto, @Flanders, passa-me com esse discurso no forro dos tomates. Chato, estava à espera que ele mostrasse que não eram. Compartilhar este post Link para o post
Lebohang Publicado 14 Maio 2020 Citação de antifa, há 2 horas: O Chega, ou o Ventura (para personalizar a coisa já que aquilo é na verdade um partido de um só individuo) o que fizeram foi trazer para cá o mesmo fenómeno que já vinha a acontecer um pouco por toda a parte, que é esta investida e aposta no populismo desbocado e facebookiano, que em Portugal naturalmente e históricamente tende para a extrema-direita com grande teor racista de trazer por casa, mas que por exemplo em Itália ao inicio até tendia para uma esquerda de certa forma anti-sistema. Uma espécie de terceira via populista, não um exclusivo de esquerda ou direita, teorizado e financiado por figuras sinistras como o Steve Bannon ou Dugin. No fundo o apelo do Ventura e a sua grande conquista foi alargar aquilo que quem estuda estas coisas chama a janela de Overton. A janela de Overton descreve aquele conjunto ou gama de ideias que são toleradas e passíveis de ser ditas publicamente, cujo grau de aceitação quando generalizado pode levar a que se tornem "lei". Mandar um deputado para a terra dele estava claramente fora dessa janela, era de loucos dizer isso em publico, querer legislar sobre pena de morte idém. Do mesmo modo funcionou e de que maneira com o Trump, isso vê-se diariamente nos seus briefings quando a cada 24 horas diz para aí 3 alarvidades que levariam qualquer outro presidente a ser deposto. No fundo o que estas figuras foram capazes de fazer foi pegar naquelas coisas que por serem impensáveis e mal vistas se diziam mais ou menos em surdina ou pelo menos apenas a amigos e conhecidos em ambientes restritos e trazer isso para a esfera publica. Isso depois leva ao típico "ele é que os entalou", "ele diz as coisas como são" e ao mito do excesso de politicamente correcto. No fundo e para usar linguagem que odeiam, o que os Venturas fizeram foi empoderar uma massa de gente cujo discurso lamentável que tinham em privado se vê agora representado ao mais alto nível, e isso é terrivelmente difícil de combater porque chega a um certo ponto em que como isto mexe com valores tão profundos as convicções são quase de teor proto-religioso, daí o comportamento de culto a que se assiste nos EUA ou no Brasil com os apoiantes de Bolsonaro. Acresce um dado importante do Ventura ser um orador do crl, muito melhor que Trumps e Bolsonaros desta vida. Na Assembleia da República atualmente não deve haver uma mão-cheia melhor do que ele. Compartilhar este post Link para o post
Jardel_ Publicado 14 Maio 2020 Citação de Thierry Henry, há 1 hora: Vamos a factos (compliação adaptada daqui). Diogo Pacheco de Amorim é o braço direito de André Ventura e elemento destacado do Chega. Defensor acérrimo do colonialismo, foi elemento do MIRN (partido extremista de Kaúlza Arriaga) e membro do grupo terrorista e bombista MDLP. Fonte: https://expresso.pt/politica/2019-12-15-Quem-e-o-ideologo-na-sombra-de-Andre-Ventura--Da-direita-armada-ao-programa-do-Chega Nas eleições legislativas de Outubro do ano passado, o primeiro candidato do Chega no Porto era o militar da GNR Hugo Ernano, condenado por matar um jovem cigano de 13 anos. O Chega é o mesmo partido que propõe prisão perpétua para homicida. Fonte: https://observador.pt/2019/06/30/chega-chama-gnr-condenado-por-matar-jovem-cigano-para-liderar-lista-no-porto/ Fora de Portugal, o Chega mantém relações com o Vox, partido franquista de extrema-direita espanhol. Fonte: https://www.jornaldenegocios.pt/economia/politica/detalhe/chega-ameaca-cortar-relacoes-com-o-vox-por-mapa-que-anexa-portugal Em Janeiro deste ano, foi notícia o facto de André Ventura ter promovido três neo-nazis (Luís Graça, Nelson da Silva e Tiago Monteiro) a dirigentes do Chega. O mesmo artigo refere que "há membros dos órgãos sociais do Chega que estiveram em partidos de extrema-direita e movimentos neonazis. E até estão a chegar centenas de militantes de extrema-direita." Ênfase especial nos "centenas de militantes". Os três dirigentes que referi têm ligações diretas aos assassinos de Alcindo Monteiro, um jovem brutalmente assassinado num crime de ódio em Lisboa em 1995. Fonte: https://www.sabado.pt/portugal/amp/ex-membros-de-grupos-neonazis-sao-dirigentes-do-chega Neste vídeo, podemos ver Luís Graça a protestar e a discursar ao lado de outros neo-nazis. Foi fundador de organizações neo-nazis, e Presidente da Mesa da Convenção Nacional do Chega. Fonte: https://www.sabado.pt/video/detalhe/video-dirigente-do-chega-protesta-ao-lado-de-neonazis Aqui temos as declarações de Tiago Monteiro, que afirma ter pertencido - e sido dirigente - de uma organização neo-nazi. Apesar disso, diz também que "a palavra nazi é um bocado exagerada". Fonte: https://www.jn.pt/nacional/ex-dirigente-do-chega-admite-ligacoes-a-nova-ordem-social-mas-a-palavra-nazi-e-um-bocado-exagerada-11771665.html Já Nelson Dias da Silva, porta-voz de uma organização fascista com ligações ao assassinos de Alcindo Monteiro e fundador de uma organização neo-nazi, integrou a lista da Mesa da Convenção Nacional do Chega. Fonte: https://medium.com/flashback-observatório-antifascista/pnr-portugueses-primeiro-e-escudo-identitário-cooperam-entre-si-ad2201eb4be4 "A revista Sábado aponta que pelo menos cinco dirigentes do partido têm esse passado de ligação a movimentos violentos: Luís Filipe Graça, Nelson Dias da Silva, Tiago Monteiro, Hernâni Costa e Jorge Malheiro." Depois disto tudo se ter tornado do conhecimento público e de ter sido confrontado com a posição destes homens no seu partido, André Ventura prometeu "retirar confiança política a membros extremistas". Azar do crl, vão todos dar ao mesmo sítio. Fonte: https://www.publico.pt/2020/01/16/politica/noticia/ventura-vai-retirar-confianca-politica-dirigentes-participado-movimentos-extremistas-1900628 Em novembro do ano passado, depois da eleição de André Ventura, o assassino neo-nazi Mário Machado anunciou a suspensão de atividades da maior organização neo-nazi portuguesa, referindo que seria "contraproducente" concorrer na mesma área que o Chega. Fonte: https://www.publico.pt/2019/11/04/politica/noticia/mario-machado-suspende-actividade-1892457 Em fevereiro, Mário Machado publica um vídeo onde diz para os seus apoiantes aderirem ao Chega sem reveleram que pertenceram à sua organização neo-nazi. Nesse vídeo, garante também nunca revelar os nomes dos neo-nazis que se juntarem ao Chega. Fonte: https://poligrafo.sapo.pt/fact-check/mario-machado-promete-a-neo-nazis-que-aderiram-ao-chega-que-nunca-revelara-que-foram-seus-camaradas No dia dos 75 anos da libertação de Auschwitz, um comício do Chega no Porto acabou com uma saudação nazi ao som do hino nacional. O Chega prometeu não denunciar o simpatizante do partido que fez a saudação nazi nesse comício. Fonte: https://expresso.pt/dossies/diario/2020-02-07-Chega-nao-vai-denunciar-simpatizante-que-fez-a-saudacao-nazi-no-Porto Por fim, vários jotinhas do Chega pertenceram a grupos de fascistas. Fonte: https://www.sabado.pt/portugal/detalhe/jotas-do-chega-pertenceram-a-grupos-fascistas Portanto, @Flanders, passa-me com esse discurso no forro dos tomates. O Chega até hoje não teve uma única proposta de natureza fascista. No dia em que tiver sou o primeiro a vir cá dizê-lo. Enquanto não o fizer, apelida-los de fascistas é errado. Compartilhar este post Link para o post
Ed Publicado 14 Maio 2020 Então?? Eles não tinham ninguém de "natureza fascistas" passou para "não teve proposta dessa natureza"? Compartilhar este post Link para o post
Thierry Henry Publicado 14 Maio 2020 (editado) Citação de Flanders, há 20 minutos: O Chega até hoje não teve uma única proposta de natureza fascista. No dia em que tiver sou o primeiro a vir cá dizê-lo. Enquanto não o fizer, apelida-los de fascistas é errado. O que tu disseste foi: Citação de Flanders, há 16 horas: Não é por toda a esquerda dizer que o Chega é um partido de fascistas/racistas/xenófobos que isso vai passar a ser verdade. No meu post acima da página anterior provei-te que o Chega efetivamente é um partido de fascistas/racistas/xenófobos. Podes contorcer-te todo e atirar areia para os olhos das pessoas da forma que quiseres, mas o que tu disseste é mentira. Se tu és fascista, racista ou xenófobo não sei nem quero saber, mas legitimar um partido com malta desta nas suas fileiras é um bom primeiro passo para te tornares num. E isto aplica-se tanto a ti como ao partido como um todo. Editado 14 Maio 2020 por Thierry Henry Compartilhar este post Link para o post
smashing_pumpkin Publicado 14 Maio 2020 Citação de Lebohang, há 11 minutos: Acresce um dado importante do Ventura ser um orador do crl, muito melhor que Trumps e Bolsonaros desta vida. Na Assembleia da República atualmente não deve haver uma mão-cheia melhor do que ele. A peixeira maria também tem resposta para tudo e ninguém a bate numa discussão e certamente que não é uma boa oradora. O mesmo para o Ventura. O que o Ventura veio mostrar é a podridão e falta de qualidade de grande parte dos nossos políticos, com muitos deles a estarem lá por serem yes boys e os outros tantos já serem dinossauros sem genica e agarrados ao seu bocado de poder. É a única razão para alguém ganhar debate com meia dúzia de peixaradas e muitos dos seus adversários serem apanhados em contrapé. É o que dar formar jotas para ter alguém que nos bata palmas em vez de se formar pensadores. 1 Compartilhar este post Link para o post