Ghelthon Publicado 16 Junho 2023 E ainda outra coisa: no privado dá para escolher quem entra, portanto não será surpreendente que fiquem os melhores. Compartilhar este post Link para o post
Plagio o Original Publicado 16 Junho 2023 Eu acabava com as escolas privadas 2 2 Compartilhar este post Link para o post
Elvis Publicado 16 Junho 2023 Citação de Ghelthon, há 15 minutos: E ainda outra coisa: no privado dá para escolher quem entra, portanto não será surpreendente que fiquem os melhores. Então se são escolhidos os melhores como é que explicas aqueles estudos? Compartilhar este post Link para o post
Petar Musa Publicado 16 Junho 2023 Citação de Lebohang, há 29 minutos: A Metsola no Parlamento conseguiu a proeza de meter a Paula Santos e o André Ventura no bolso com uma pinta do crl. Ela atirou.se aos parolos do PCP. Não conhecia a senhora, mas já gosto dela só por isso e por ter atacado o Ventura por causa dos imigrantes 1 Compartilhar este post Link para o post
Sandes. Publicado 16 Junho 2023 Citação de Elvis, há 7 minutos: Então se são escolhidos os melhores como é que explicas aqueles estudos? Porque "os piores" nem vão para a universidade. Por isso a média dos exames nacionais é mais baixa Compartilhar este post Link para o post
Elvis Publicado 16 Junho 2023 Citação de Sandes., há 5 minutos: Porque "os piores" nem vão para a universidade. Por isso a média dos exames nacionais é mais baixa Não percebi. Compartilhar este post Link para o post
Sandes. Publicado 16 Junho 2023 Citação de Elvis, Agora: Não percebi. O gráfico que foi postado aqui mostra duas coisas nos seus dois eixos: eixo dos ys mostra o desempenho medio nos exames nacionais. Esta métrica é a mesma que se vê no ranking: a média das escolas privadas é maior que nas escolas públicas. Como diz o Gel, isto também é explicado porque a malta com menos capacidade/interesse académico não vai para o colégio e fica no público a tirar más notas nos exames e a descer a média. O outro eixo dos xs mostra o desempenho académico após o secundário, mostrando que alunos de escola pública têm melhores resultados. Isto indica que o ranking revela apenas a inflação das botas, seja porque o colégio tem melhor recursos para preparação dos exames ou porque não tem alunos sem perspectivas de estudo superior, não revela o quão bem prepara os alunos para o ensino superior. Compartilhar este post Link para o post
Burkina2008 Publicado 16 Junho 2023 Aqui ha claramente uma grande diferenca nos privados tambem. Se forem comparar apenas com os privados que nao sao esses colegios apenas com 10-12o ano, tipo Sao Jao de Brito, Salesianos, Liceu Frances, Escola Alema, etc, nota-se que os alunos dessas escolas teem nao so melhores notas nos exames nacionais como tambem a nivel de Universidade. Eu quando andei na Escola Alema ha 20 anos, fazia-se o 12o (alias o 13o chamado Abitur) e por ser tao dificil, onde tinhamos 20 exames nacionas de cadeiras diferentes para o curriculum alemao, mais os exames nacionais portugueses, a nossa nota era aumentada em 2 valores pelo Ministerio da Educacao para a parte de entrada para a Universidade que nao era exame nacional. No Liceu frances faziam a mesma coisa. Agora claro esses extrenatos da vida claramente era para quem comprava notas. Com isto nao quero dizer que os alunos nos privados mesmo conceituados nao tenham melhor acesso a classes com menos gente, acompanhamento escolar, explicacoes, etc...mas isso nao 'e a mesma coisa do que comprar notas num extrenato qualquer da vida. Na Escola Alema nunca conheci ninguem que a nenhuma cadeira tivesse tido mais de 18...e ja isso era o unico cromo da turma, chumbava-se era gente a torto e a direito. 3 Compartilhar este post Link para o post
HappyKing Publicado 16 Junho 2023 Citação de Gilberto Carlos, há 24 minutos: e por ter atacado o Ventura por causa dos imigrantes De facto o que a Metsola mais tem é moral para falar em imigração. Aquilo que se passa pela Europa fora desde aqui ao lado em Espanha até à Itália ou a Grécia devia nos corar a todos de vergonha. É ver o último caso grego ainda esta semana onde estavam 500 pessoas, 100 delas crianças. Mas como até foi o Ventura o alvo aplaudimos todos a hipocrisia a estalar da senhora. Compartilhar este post Link para o post
Elvis Publicado 16 Junho 2023 Citação de Sandes., há 10 minutos: O gráfico que foi postado aqui mostra duas coisas nos seus dois eixos: eixo dos ys mostra o desempenho medio nos exames nacionais. Esta métrica é a mesma que se vê no ranking: a média das escolas privadas é maior que nas escolas públicas. Como diz o Gel, isto também é explicado porque a malta com menos capacidade/interesse académico não vai para o colégio e fica no público a tirar más notas nos exames e a descer a média. O outro eixo dos xs mostra o desempenho académico após o secundário, mostrando que alunos de escola pública têm melhores resultados. Isto indica que o ranking revela apenas a inflação das botas, seja porque o colégio tem melhor recursos para preparação dos exames ou porque não tem alunos sem perspectivas de estudo superior, não revela o quão bem prepara os alunos para o ensino superior. 1- Bem a premissa que os colégios acertam sempre na mouche e que portanto os alunos que não entram lá invariavelmente vão acabar no público a ter más notas é só cómica, não me parece que haja aqui grande sumo para discutir o que quer que seja. 2- esqueceste-te de um pormenor. O eixo dos xs mostra o desempenho académico no primeiro ano de ensino superior. Já o outro estudo que mencionaste se baseava nesta métrica. Não tenho conhecimentos para concluir se é uma forma razoável de medir a preparação dos alunos ou não. Era importante talvez considerar o nível de desistências, o nº de alterações de curso, ou no limite, ir ver o percurso académico como um todo e não se cingir somente ao primeiro ano. Diria, numa análise totalmente empírica, que os alunos oriundos do privado devem ser dos que mudam mais de curso. Compartilhar este post Link para o post
Ticampos Publicado 16 Junho 2023 (editado) Citação de HappyKing, há 6 horas: Chegaram a haver audições maiores. Mas até os deputados da comissão já estão cansados. Vários partidos não fizeram qualquer questão na 3 ronda (PS, PCP e Chega se bem me recordo). Qual achas que seria a alternativa? Ou extendes a comissão para em vez de durar 3 meses durar 1 ano (o que não sei se seria possível devido à sessão legislativa que termina no Verão) ou não vejo grandes alternativas. Noutra nota, estou de acordo com a Ana Sá Lopes no Público. A alegada morte política do PNS ficou ontem definitivamente afastada. Os potenciais sucessores do Costa que se cuidem. Mas, e o @Ticampos na última análise que fez penso que vai nesse sentido, não me acredito que a IL e o BE tenham tão pouco e o PCP acredito que esteja abaixo dos https://twitter.com/intracampos/status/1669563438899642369?s=20 Editado 16 Junho 2023 por Ticampos 1 Compartilhar este post Link para o post
Sandes. Publicado 16 Junho 2023 Citação de Elvis, há 1 hora: 1- Bem a premissa que os colégios acertam sempre na mouche e que portanto os alunos que não entram lá invariavelmente vão acabar no público a ter más notas é só cómica, não me parece que haja aqui grande sumo para discutir o que quer que seja. 2- esqueceste-te de um pormenor. O eixo dos xs mostra o desempenho académico no primeiro ano de ensino superior. Já o outro estudo que mencionaste se baseava nesta métrica. Não tenho conhecimentos para concluir se é uma forma razoável de medir a preparação dos alunos ou não. Era importante talvez considerar o nível de desistências, o nº de alterações de curso, ou no limite, ir ver o percurso académico como um todo e não se cingir somente ao primeiro ano. Diria, numa análise totalmente empírica, que os alunos oriundos do privado devem ser dos que mudam mais de curso. 1- não foi o que eu disse. Disse que os colegas são mais seletivos e também que quem não tem muito interesse em ir para a universidade nem se mete lá. 2- isso não é forma nenhuma de fazer as coisas. O estudo é objectivo porque olhar para o percurso académico de cada aluno torna o processo menos científico e mais, como dizes, empírico. E isso volta á questão de percepção da realidade vs provas do contrário Compartilhar este post Link para o post
Mayday Publicado 16 Junho 2023 Citação de Sandes., há 4 horas: Bem, isto aqui parece óbvio. Além de turmas com menos alunos (facilitando o ensino), diria que a probabilidade de um aluno de privada ter ainda explicações privadas em cima da escola é bem maior que um aluno de escola pública. Isto pesa nos exames, evidentemente. Depois na universidade deixa-se de ter explicações, as turmas são maiores, e o que acontece a seguir é o expectável. Não foi há muito tempo que nos apercebemos da quantidade absurda de alunos pobres que não tinham computador em casa para estudar e fazer os trabalhos. 1 Compartilhar este post Link para o post
Petar Musa Publicado 16 Junho 2023 Citação de Mayday, há 7 minutos: Não foi há muito tempo que nos apercebemos da quantidade absurda de alunos pobres que não tinham computador em casa para estudar e fazer os trabalhos. E alguns que nem eletricidade tinham para esses computadores Compartilhar este post Link para o post
Ghelthon Publicado 16 Junho 2023 Citação de Elvis, há 3 horas: 1- Bem a premissa que os colégios acertam sempre na mouche e que portanto os alunos que não entram lá invariavelmente vão acabar no público a ter más notas é só cómica, não me parece que haja aqui grande sumo para discutir o que quer que seja. 2- esqueceste-te de um pormenor. O eixo dos xs mostra o desempenho académico no primeiro ano de ensino superior. Já o outro estudo que mencionaste se baseava nesta métrica. Não tenho conhecimentos para concluir se é uma forma razoável de medir a preparação dos alunos ou não. Era importante talvez considerar o nível de desistências, o nº de alterações de curso, ou no limite, ir ver o percurso académico como um todo e não se cingir somente ao primeiro ano. Diria, numa análise totalmente empírica, que os alunos oriundos do privado devem ser dos que mudam mais de curso. Tu também és lixado... Ninguém disse que no público só há burros. O que acontece é que no público há de tudo, incluindo burros, e esses burros baixam a média. Mas até os burros têm direito a ir à escola, naturalmente. E é por essas e por outras que o ensino público é tão essencial. Compartilhar este post Link para o post
Elvis Publicado 16 Junho 2023 (editado) Citação de Ghelthon, há 4 minutos: Tu também és lixado... Ninguém disse que no público só há burros. O que acontece é que no público há de tudo, incluindo burros, e esses burros baixam a média. Mas até os burros têm direito a ir à escola, naturalmente. E é por essas e por outras que o ensino público é tão essencial. Onde é que eu disse algo remotamente próximo disso? Editado 16 Junho 2023 por Elvis Compartilhar este post Link para o post
Ghelthon Publicado 16 Junho 2023 Citação de Elvis, há 3 horas: 1- Bem a premissa que os colégios acertam sempre na mouche e que portanto os alunos que não entram lá invariavelmente vão acabar no público a ter más notas é só cómica, não me parece que haja aqui grande sumo para discutir o que quer que seja. Aqui. Compartilhar este post Link para o post
Sandes. Publicado 16 Junho 2023 Citação de Mayday, há 1 hora: Não foi há muito tempo que nos apercebemos da quantidade absurda de alunos pobres que não tinham computador em casa para estudar e fazer os trabalhos. Sim, isso é outro factor importantíssimo. Estes rankings são basicamente só publicidade para a malta que tem cheta e para alimentar argumentos anti- escola pública. Como aquela noticia que de vez em quando aparece a dizer que se gasta mais por aluno no público que no privado. Pudera! Compartilhar este post Link para o post
Elvis Publicado 16 Junho 2023 Citação de Ghelthon, há 3 minutos: Aqui. Acho que devias ler a conversa novamente. Compartilhar este post Link para o post
Bashir Publicado 16 Junho 2023 (editado) Citação de Tio Hans, há 8 horas: Há aqui várias questões muito importantes: A primeira são as notas internas que são muito mais altas no privado. Isto é criminoso e já é tempo do estado intervir. Uma pena suspensa ao Ribadouro é uma miserável gota no oceano. É um tema que já se falava quando eu andava no secundário e eu já saí de lá em 2005. A segunda é o facto das escolas privadas terem melhores notas nos exames nacionais que as escolas públicas. Ou há vigarice, ou os alunos das privadas são melhor preparados para as ditas provas. Devia fazer tocar umas campainhas, mas dá muito trabalho. A terceira é que mesmo tendo melhores notas naquilo que é totalmente comparável, os exames, os alunos do privado têm pior aproveitamento no ensino superior. Se calhar, os exames nacionais, como são feitos actualmente, estão errados. Façam exames para quem percebe e não para quem decora e consegue-se esbater a diferença. Só para acrescentar, que andei num privado, deu para perceber que os exames nacionais eram 'previsiveis'. Os professores conseguiam prever 3~4 variantes dos exames e quase todas as revisões/preparações incidiam nelas. A juntar ao bom ensino que nos davam, é fácil haver tantos 20's, mesmo de gente que não era tão inteligente assim. Citação de Ghelthon, há 6 horas: Isso do Ribadouro é super conhecido. Não duvido que o facto das privadas terem melhores notas nos exames se prenda com melhor preparação, que advém de mais tempo livre para isso quando se sabe que as outras notas são dadas e portanto não é preciso tanto trabalho. Saudades do ano em que a Aurélia de Sousa foi a melhor pública do país e eu lá andava. ❤️ Oliveira Martins > * Editado 16 Junho 2023 por Bashir Compartilhar este post Link para o post
Ghelthon Publicado 16 Junho 2023 Citação de Bashir, há 18 minutos: Só para acrescentar, que andei num privado, deu para perceber que os exames nacionais eram 'previsiveis'. Os professores conseguiam prever 3~4 variantes dos exames e quase todas as revisões/preparações incidiam nelas. A juntar ao bom ensino que nos davam, é fácil haver tantos 20's, mesmo de gente que não era tão inteligente assim. Agora que falaste nisso lembrei-me do meu exame de Português do 12o ano. A professora era uma das autoras do nosso manual. Disse-nos que tinha quase a certeza que ia sair Mensagem no exame - saiu Lusíadas. Penso que tive 15.3 ou algo assim, o que foi uma nota mais baixa do que era meu hábito nos testes. Fui falar com ela para ver se valia a pena a revisão, e ela viu e disse que sim. Recebemos a avaliação e, pelas contas dela, devia ter praí 17 ou 18. Reparei também que o examinador se tinha enganado a somar, porque a soma dava 15.8 ou algo assim. Metemos isso também na "reclamação", além de tudo o resto que ela me disse para meter. Conclusão: fiquei com os 15.8 por causa do erro na soma, cagaram no resto. 😂 Compartilhar este post Link para o post
Jimpo Publicado 16 Junho 2023 Citação de Mayday, há 3 horas: Não foi há muito tempo que nos apercebemos da quantidade absurda de alunos pobres que não tinham computador em casa para estudar e fazer os trabalhos. Citação de Gilberto Carlos, há 3 horas: E alguns que nem eletricidade tinham para esses computadores Números? Não estou a dizer que não há, só gostava de ter uma noção se é assim tão comum/representativo. 1 a cada 5? A cada 20? A cada 50? Compartilhar este post Link para o post
Ghelthon Publicado 16 Junho 2023 Citação de Jimpo, há 4 minutos: Números? Não estou a dizer que não há, só gostava de ter uma noção se é assim tão comum/representativo. 1 a cada 5? A cada 20? A cada 50? Bold, aparentemente: Coronavírus. Alunos sem Internet nem computador em casa excluídos das aulas à distância - Portugal - SÁBADO (sabado.pt) Imagino que possa estar ligeiramente melhor agora. Compartilhar este post Link para o post
Sandes. Publicado 16 Junho 2023 Ainda hoje fiquei a saber de uma escola pública que nas aulas com computadores pede aos alunos para usar hotspot do telemóvel porque a WiFi não funciona Compartilhar este post Link para o post
Rōnin Publicado 16 Junho 2023 Até nas escolas públicas existe diferença de tratamento. Os betinhos que ficavam no turnos das manhãs com os melhores professores e os repetentes nos da tarde com professores que só queriam picar o ponto e ir para casa. 1 1 Compartilhar este post Link para o post