Ir para conteúdo
What

Tópico da Política, Ambiente e Economia

Publicações recomendadas

Citação de Rōnin, há 13 minutos:

Até nas escolas públicas existe diferença de tratamento. Os betinhos que ficavam no turnos das manhãs com os melhores professores e os repetentes nos da tarde com professores que só queriam picar o ponto e ir para casa.

No 5.º ano a minha turma era a problemática (já com alguns repetentes até) e havia a turma dos riquinhos (filhos de professores, advogados, etc) e a turma mais normal que andava ali no intermédio.

Quando chegou o 7.º ano, a decisão de meter os repetentes foi fácil, foram 6 ou 7 para a minha turma, alguns reprovados mais que 1 vez.

E tínhamos má fama sem razão, éramos todos de outras escolas.
Só não éramos das escolas do centro da cidade nem filhos de boas famílias.

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ghelthon, há 4 horas:

Tu também és lixado... Ninguém disse que no público só há burros. O que acontece é que no público há de tudo, incluindo burros, e esses burros baixam a média.

Mas até os burros têm direito a ir à escola, naturalmente. E é por essas e por outras que o ensino público é tão essencial.

No privado também há burros. Simplesmente os burros do público não têm o acompanhamento escolar, familiar e monetário, além da motivação para singrarem nos estudos. Para uma criança que veio de Cabo Verde com 10 anos e aterra de paraquedas numa escola portuguesa dos subúrbios, vindo de uma família que mal a consegue sustentar, o que tem mais pachorra é para aprender o teorema de Pitágoras. 

Editado por Ticampos

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de rcoelho14, há 7 horas:

No 5.º ano a minha turma era a problemática (já com alguns repetentes até) e havia a turma dos riquinhos (filhos de professores, advogados, etc) e a turma mais normal que andava ali no intermédio.

Quando chegou o 7.º ano, a decisão de meter os repetentes foi fácil, foram 6 ou 7 para a minha turma, alguns reprovados mais que 1 vez.

E tínhamos má fama sem razão, éramos todos de outras escolas.
Só não éramos das escolas do centro da cidade nem filhos de boas famílias.

A minha história é um bocado o oposto. Até ao 9o ano andei sempre com o mesmo grupo geral de pessoas, adicionando algumas transferências e repetentes e perdendo outros como tal. Turma mais ou menos problemática, mas eu fui sempre tirando boas notas e devia ser dos melhores alunos da escola. Chega o 10o e subitamente a minha turma vai toda para a mesma turma e eu sou mudado para outra, a turma da filha do director onde estão outros miúdos que nunca conheci mas eram todos "betinhos". Fiquei tão chateado que arranjei forma de me pôr na minha turma normal outra vez, mas é uma estupidez fazerem isso, é condenar alunos medianos/medíocres a ficarem logo a pensar que são alunos menos importantes

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Sandes., há 10 horas:

Ainda hoje fiquei a saber de uma escola pública que nas aulas com computadores pede aos alunos para usar hotspot do telemóvel porque a WiFi não funciona

são quase todas as escolas públicas. O wifi funciona mal, é muito lento e os putos acabaram quase todos por receber um cartão sim para usarem no computador.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu não conheço a fundo o caso do Ribadouro. Dou-te o exemplo do que passava na privada onde eu andava.

A grande diferença era o acompanhamento. Era uma diferença abismal para com as públicas que ajuda imenso os alunos, de uma forma que vocês que não passam por isso não têm qualquer forma de notar.

Nem tanto em termos de aulas, mas mais no fora de aulas. Não vais as aulas? Os pais são informados. Há mau tratamento? Os pais são informados. Descem as notas? Fazes m*rda? Idem. Há muito mais acompanhamento ao teu lado. Tenho muita gente que na publica acabava por bazar das aulas, não aparecer, etc.

Temos o segundo caso dos exames. É ridiculo a forma como as privadas tratam os exames. E isto foi há mais de 10 anos. Tu és totalmente formatado. Dão-te por completo o como e o porquê. Não só todos os teus testes da escola são em formato de exame, como todas as respostas seguem oa padrões. Eu, na altura, tinha 2 a 4h de acompanhamento semanal para resolver questões de exames. Esta m*rda faz toda a diferença na altura de ires a um exame, que estás estupidamente formatado para o que vais fazer.

Eu passei o secundário a só fazer cagada, não estudei para um único exame nacional, e só não fiz matemática porque na altura não era específica. O resto dos exames passei super facilmente devido a formatação total que apanhei durante os três anos. Tu vais para lá a saber o que ler, como ler e exactamente como responder. Só não aproveita quem não quer.

Agora há uma segunda questão. A da toral inflação de notas. O que também acontece é uma abertura tremenda a te deixaram fazer projetos. As opcionais de 12°, por exemplo, elea tinham métodos de te avaliar sem terem de te pressionar com testes. Muitas vezes com aberturas a trabalhos de investigação. A questão aqui é que tu acabavas por ir aprender. E, de certo modo, até te ajudava num trabalho universitário futuro. Davam-te um tema e fazias um trabalho sobre o tema. No final era teste geral. Obrigavam-te a apresentar e tinhas de estar nos conformes e o crl. Outra vanatagem que vi que tinham na faculdade era essa, a quantidade de oralidade (heh) que nos obrigavam a fazer no secundário. Ninguém podia recusar. Obviamente que, sem a pressão dum teste, as notas saiam inflacionadas.

Mas ninguém ia corrido a 20s. Era preciso seres muito bom para ires corriso a 20s. Tenho colegas que acabaram o 10° ano com 12/13 e chegaram a ir para outras instituições na altura e subiram para 15/16. Sentia mais uma questão de "dão-te a nota que mereces e possivelmente sobem-te 1 valor se precisares". Muitas vezes vi pessoal a reprovar, a ir para o recorrente na altura e terem discussões de "eu pago e não passo, wtf?". São cenários complicados.

Isto para dizer que grande parte da vanatagem era nesse acompanhamento e na forma como todo o sistema era tratado. A grande diferença era ed. Física onde o grande plot hole encontrado para inflacionar notas era testes escritos. o revés? Tinhas aulas teoricas de ed. Física. Das piores m*rda que passei no secundário.

Quanto a passagem para a universidade choca-me zero que isso aconteca. Choca-me zero porque "perdes" todo o acompanhamento. Passas de uma zona onde os professores te tratam com imenso cuidado e te vão ajudar diariamente para um sitio onde ou te safas sozinho ou ardeu. E eu não sou exemplo pra ninguém que quando cheguei a fac nem meti os pés nas aulas em grande parte dos casos. Mas, garanto, fosse no colégio estava em todas, porque era obrigado.

É uma vantagem tremenda para quem tem a possibilidade de o fazer. Não se enganem. E não duvido que há situos aue rebentam a escala com inflação.

Mas, na minha experiência pessoal, a grande diferença é no tratamento das pessoas. E há um choque tremendo na chegada a universidade para quem não está habituado a isso. 

Again, eu não sou exemplo para ninguém. E, curiosamente, a minha média final de licenciatura está tipo 1 valor abaixo da do secundário. (It counts to me ffs!).

Agora há casos e casos... E há casos que... Na minha altura o mais gritante era o D. Dinis. Tu ouvias histórias de lá que a serem verdade era de cortar os pulsos.

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Gilberto Carlos, há 18 horas:

Ela atirou.se aos parolos do PCP. Não conhecia a senhora, mas já gosto dela só por isso e por ter atacado o Ventura por causa dos imigrantes 

Eu li que ela tinha feito uma intervenção do krl mas depois ouvi e aquilo foi tudo o que ela tinha para dizer? Foi aquela tirada pífia?

"Bater" no PCP neste momento é uma perda de tempo.

Ou se desconstrói a narrativa na qual o partido acredita ponto por ponto ou então são apenas tiradas, são apenas sound bites para uns aplausos nas redes e o comunicado do PCP de ontem no Twitter que serviu de reação a Metsola é prova disso. É apenas alimentar a coisa.

Eles têm a sua versão dos factos e não há nada a fazer. 

Voltar a pegar no tema com o PCP agora so faz sentido no debate político que será feito durante as eleições e quando se estiver a discutir política externa.

Editado por SAS_Robben
  • Triste 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de SAS_Robben, há 36 minutos:

Voltar a pegar no tema com o PCP agora so faz sentido no debate político que será feito durante as eleições e quando se estiver a discutir política externa.

Faz sentido para as nossas eleições. Agora para esta senhora da UE, faz todo o sentido ela pegar nestes temas transversais à Europa,  como o racismo e a xenofobia, que são bandeira do Chega e do PCP no que toca a política externa 

• Triste 2
  • Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Gilberto Carlos, há 2 minutos:

Faz sentido para as nossas eleições. Agora para esta senhora da UE, faz todo o sentido ela pegar nestes temas transversais à Europa,  como o racismo e a xenofobia, que são bandeira do Chega e do PCP no que toca a política externa 

Se ela queria confrontar o PCP que o fizesse com factos até porque os argumentos e talking points do PCP dão para desconstruir. Da trabalho, requer investigação e uma dose de paciência mas é possível. Era ponto por ponto confrontar o que é dito com factos objetivos e ela garantidamente tem o material para isso 

Agora disparar aquela tirada leva apenas a um maior entrincheiramento ideológico como ao que se assistiu ontem. Para isso mais vale a pena não dizer nada.

Aquilo só serve para os aplausos da tribo. E o mesmo com o Ventura.

• Triste 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de SAS_Robben, há 13 minutos:

Se ela queria confrontar o PCP que o fizesse com factos até porque os argumentos e talking points do PCP dão para desconstruir. Da trabalho, requer investigação e uma dose de paciência mas é possível. Era ponto por ponto confrontar o que é dito com factos objetivos e ela garantidamente tem o material para isso 

Agora disparar aquela tirada leva apenas a um maior entrincheiramento ideológico como ao que se assistiu ontem. Para isso mais vale a pena não dizer nada.

Aquilo só serve para os aplausos da tribo. E o mesmo com o Ventura.

Não quero estar a defender a senhora mas ,se calhar não teve tempo para isso, ou não foi para andar a discutir com essa gente.

Disse a essas Bullet points, a malta aplaude e está feito.

• Triste 1

Compartilhar este post

Link para o post

Em Junho, a comunidade LGBT sai à rua — e o PSD continua sem sair do armário | LGBT | PÚBLICO (publico.pt)

Em Junho, a comunidade LGBT sai à rua — e o PSD continua sem sair do armário
Partido mantém-se omisso sobre como se posiciona face ao casamento entre pessoas do mesmo sexo ou a adopção entre pessoas do mesmo sexo. Enquanto parlamentar, Montenegro votou contra as duas.

Entre o conservadorismo do Chega e o liberalismo da IL nesta matéria como se posiciona o maior partido da oposição? 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de HappyKing, há 2 horas:

Em Junho, a comunidade LGBT sai à rua — e o PSD continua sem sair do armário | LGBT | PÚBLICO (publico.pt)

Em Junho, a comunidade LGBT sai à rua — e o PSD continua sem sair do armário
Partido mantém-se omisso sobre como se posiciona face ao casamento entre pessoas do mesmo sexo ou a adopção entre pessoas do mesmo sexo. Enquanto parlamentar, Montenegro votou contra as duas.

Entre o conservadorismo do Chega e o liberalismo da IL nesta matéria como se posiciona o maior partido da oposição? 

Eu comecei a ler e pensava que ia ser sobre o assunto trans. Afinal ainda estão no assunto gays.

Fds, o PSD deve ter andado numa escola pública 

Compartilhar este post

Link para o post

Ele já conseguiu o que queria, atenção, há muito tempo. Só vai escalar mais pelos motivos que já aqui indiquei no passado. 

• Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Sumudica by Night, há 6 minutos:

o gajo nem ha dois meses tinha 100 seguidores no twitter, e hoje tem 2k

Eu em 2 meses passei de 200 para 3k. Foi entre as autárquicas e as legislativas de Janeiro de 2022. Agora tenho 4k e meio +-

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Tio Hans, Em 16/06/2023 at 14:15:

Há aqui várias questões muito importantes:

A primeira são as notas internas que são muito mais altas no privado. Isto é criminoso e já é tempo do estado intervir. Uma pena suspensa ao Ribadouro é uma miserável gota no oceano. É um tema que já se falava quando eu andava no secundário e eu já saí de lá em 2005.

A segunda é o facto das escolas privadas terem melhores notas nos exames nacionais que as escolas públicas. Ou há vigarice, ou os alunos das privadas são melhor preparados para as ditas provas. Devia fazer tocar umas campainhas, mas dá muito trabalho.

A terceira é que mesmo tendo melhores notas naquilo que é totalmente comparável, os exames, os alunos do privado têm pior aproveitamento no ensino superior. Se calhar, os exames nacionais, como são feitos actualmente, estão errados. Façam exames para quem percebe e não para quem decora e consegue-se esbater a diferença.

não tenhas duvidas que por acaso os alunos nas privadas fazem exercicios parecidos aos que vão sair no exame. Mas é por sorte, ou competência, ou meritocracia. Haverão algumas legitimas, como no publico haverão algumas que também preparam ou "preparam" os alunos bem. Agora termos 40% dos alunos com notas entre 19 e 20, vamos ter uma geração de génios certamente <3.

Desde que um gajo que trabalha comigo me disse que na privada em que andou no mestrado, que nem vou dizer o nome porque é das mais "acarditadas", a tese era um trabalho em grupo, já acredito em tudo.

Editado por lastdance

Compartilhar este post

Link para o post

https://observador.pt/especiais/pinto-moreira-indicado-pela-bancada-do-psd-para-duas-comissoes-apos-retirada-de-confianca-de-montenegro/

Luís Montenegro retirou a confiança política a Pinto Moreira, deputado ex-autarca de Espinho. Mas, oito dias depois, o grupo parlamentar indicava o agora arguido para as comissões de Saúde e Defesa.

Digam lá onde estão as câmaras porque isto só pode ser para os apanhados. Não é possível descer tão baixo no amadorismo. 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Sumudica by Night, há 9 horas:

o gajo nem ha dois meses tinha 100 seguidores no twitter, e hoje tem 2k

Citação de Ticampos, há 9 horas:

Eu em 2 meses passei de 200 para 3k. Foi entre as autárquicas e as legislativas de Janeiro de 2022. Agora tenho 4k e meio +-

Eu fiz um perfil falso com o GPT e a partilhar diferentes receitas de bacalhau todos os dias com um poema em braile e saltei para 10k em 1 semana.

/s

• Haha 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de HappyKing, há 4 horas:

https://observador.pt/especiais/pinto-moreira-indicado-pela-bancada-do-psd-para-duas-comissoes-apos-retirada-de-confianca-de-montenegro/

Luís Montenegro retirou a confiança política a Pinto Moreira, deputado ex-autarca de Espinho. Mas, oito dias depois, o grupo parlamentar indicava o agora arguido para as comissões de Saúde e Defesa.

Digam lá onde estão as câmaras porque isto só pode ser para os apanhados. Não é possível descer tão baixo no amadorismo. 

Não é amadorismo, não é a primeira vez que o grupo parlamentar caga alto no Montenegro. 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de lastdance, há 12 horas:

não tenhas duvidas que por acaso os alunos nas privadas fazem exercicios parecidos aos que vão sair no exame. Mas é por sorte, ou competência, ou meritocracia. Haverão algumas legitimas, como no publico haverão algumas que também preparam ou "preparam" os alunos bem. Agora termos 40% dos alunos com notas entre 19 e 20, vamos ter uma geração de génios certamente <3.

Desde que um gajo que trabalha comigo me disse que na privada em que andou no mestrado, que nem vou dizer o nome porque é das mais "acarditadas", a tese era um trabalho em grupo, já acredito em tudo.

São melhor preparados para os exames, não há qualquer dúvida, porque os exames são previsíveis, testam mais a capacidade de decorar do que a capacidade de raciocínio, etc.

Compartilhar este post

Link para o post

A minha prima andou no Manuel Bernardes e apesar de as notas não serem inflacionadas (pela percepção que tinha na altura e tendo as conta as notas nos exames que teve), tudo o que era aluno fraco (diria com médias abaixo de 13-14) era "convidado" a ir a exame como aluno externo. 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de smashing_pumpkin , há 3 horas:

A minha prima andou no Manuel Bernardes e apesar de as notas não serem inflacionadas (pela percepção que tinha na altura e tendo as conta as notas nos exames que teve), tudo o que era aluno fraco (diria com médias abaixo de 13-14) era "convidado" a ir a exame como aluno externo. 

No meu caso foi exactamente assim, depois íamos uns três ou quatro a exame e éramos a instituição de ensino com melhor média do distrito. Pudera.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Puto Perdiz, há 8 horas:

Não é amadorismo, não é a primeira vez que o grupo parlamentar caga alto no Montenegro. 

Portanto, quem perdeu a confiança política não foi o Pinto Moreira mas o líder do partido é isso? 

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora

• Criar Novo...