Ir para conteúdo
What

Tópico da Política, Ambiente e Economia

Publicações recomendadas

Citação de Pavel, há 6 minutos:

adoro esta choradeira, a diferença é que mta gente já não entra nessas discussões de m*rda sem propósito camufladas de debate democrático 

jesus

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Abraxas, há 26 minutos:

Os conceitos rígidos de 'esquerda' ou 'direita' pouco ajudam aqui.

O mais engraçado até acaba por ser que, a certo ponto, vale tudo, inclusive dizer que alguém é de direita quando é perfeitamente sabida a ideologia da pessoa.

Mas a questão não é pessoal. É só incapacidade de pensar fora das caixas onde se colocaram.

• Like 2
  • Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Abraxas, há 51 minutos:

Confesso que tenho lido este tópico e sinto alguma pena por ver no que isto se torna sempre. Gostava que, por uma vez, as pessoas se soubessem entender e tentassem unificar posições para encontrar soluções, em vez de se sintonizarem apenas no modo de ataque.

Os conceitos rígidos de 'esquerda' ou 'direita' pouco ajudam aqui. No fundo, independentemente da ideologia de cada um, estamos todos a tentar arranjar forma de melhorar as nossas vidas e a dos nossos entes queridos. No entanto, a única coisa que vejo neste debate é gente a cavar trincheiras cada vez maiores para atacar quem está do 'outro lado', recorrendo à piada fácil, ao cinismo e à ridicularização (independentemente de quem tem ou não razão no argumento de fundo).

Enquanto nos entretemos a criar trincheiras e a gozar com quem pensa diferente, os sucessivos governos continuam a rir-se de nós e o país continua na mesma. Quem continua a perder somos todos nós, os suspeitos do costume. Talvez já fosse hora de as pessoas se unirem um bocado mais.

Como disse, pouco me interessa a cor política ou o rótulo ideológico. Gostava apenas que tivéssemos um país onde as pessoas pudessem progredir e viver com verdadeira dignidade. Isto é apenas um forum na net, mas é um reflexo do que vejo lá fora, menos trincheiras e mais pontes faziam muita falta por aqui

Fpta9ig.png

• Like 6

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Pavel, há 24 minutos:

trincheiras é quando:

malta com dois dedos de testa não entra da discussão horrenda que não teve qualquer nexo e não foi mais do que os intervenientes a mandar m*rda para o ar para fugir ao verdadeiro problema mais uma vez porque continuam a acreditar no país das maravilhas ou em quem os anda a enganar há décadas 

adoro esta choradeira, a diferença é que mta gente já não entra nessas discussões de m*rda sem propósito camufladas de debate democrático 

O teu comentário é, infelizmente, o exemplo perfeito daquilo que acabei de descrever. Chamar 'choradeira' à vontade de ver um debate construtivo e rotular as ideias dos outros como 'discussões de m*rda' é precisamente a atitude de trincheira que nos impede de sair do mesmo sítio.

Ter 'dois dedos de testa' também devia servir para criticar ideias sem precisar de rebaixar ou insultar as pessoas ou o seu direito a debater. Mas lá está, é mais fácil desvalorizar com agressividade do que tentar construir uma ponte. Abraxos

• Triste 1
  • Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Abraxas, Agora:

O teu comentário é, infelizmente, o exemplo perfeito daquilo que acabei de descrever. Chamar 'choradeira' à vontade de ver um debate construtivo e rotular as ideias dos outros como 'discussões de m*rda' é precisamente a atitude de trincheira que nos impede de sair do mesmo sítio.

Ter 'dois dedos de testa' também devia servir para criticar ideias sem precisar de rebaixar ou insultar as pessoas ou o seu direito a debater. Mas lá está, é mais fácil desvalorizar com agressividade do que tentar construir uma ponte. Abraxos

se achas mandar m*rda para o ar e confundir tudo e mais alguma uma discussão construtiva isso diz mais sobre ti e a tua falta de conhecimento e noção do que outra coisa 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Pavel, há 3 minutos:

se achas mandar m*rda para o ar e confundir tudo e mais alguma uma discussão construtiva isso diz mais sobre ti e a tua falta de conhecimento e noção do que outra coisa 

Obrigado por confirmares, ponto por ponto e de forma tão clara, tudo o que escrevi nos posts anteriores. Abraxos

• Haha 1
  • Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post

Passem no núcleo, há lá mais dele. É aceitarem.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Abraxas, há 43 minutos:

Podias começar por dizer onde é que os impostos sufocam as empresas. E já agora, também as pessoas.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Lifehouse, há 2 horas:

Nem há palavras para isto...é de uma crueldade. 

Perfeitamente normal. Sempre ouvi dizer que o trabalho dá saúde. Montenegro bem!

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de kareca, há 2 horas:

Precisamos todos de um abraxo.

Citação de Carson Wentz, há 2 horas:

Fpta9ig.png

Ngl, pensei que os bonecos iam abraçar-se no final. Enfim.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ghelthon, há 3 horas:

O mais engraçado até acaba por ser que, a certo ponto, vale tudo, inclusive dizer que alguém é de direita quando é perfeitamente sabida a ideologia da pessoa.

Mas a questão não é pessoal. É só incapacidade de pensar fora das caixas onde se colocaram.

Eu não sei que ideologia tu crês ter, mas não tenhas dúvidas de que em certos tópicos o reacionário dentro de ti (e aqui ninguém é imune a ter impulsos reacionários) vem ao de cima e fica à vista de todos.

• Like 1
  • Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post

Qual a implicação do aumento do salário mínimo nos escalões de IRS? 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Jimpo, há 8 minutos:

Qual a implicação do aumento do salário mínimo nos escalões de IRS? 

Basicamente até ao salário mínimo não pagas IRS.

Se o salário mínimo passa de 870 a 920...o rendimento que não paga irs aumenta. 

Mas, o melhor é uma pessoa se ir preparando para isso acabar. O Governo já deu a entender que em breve o salário mínimo também vai passar a pagar IRS 

• Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post
Publicado (editado)
Citação de Lifehouse, há 9 minutos:

Basicamente até ao salário mínimo não pagas IRS.

Se o salário mínimo passa de 870 a 920...o rendimento que não paga irs aumenta. 

Mas, o melhor é uma pessoa se ir preparando para isso acabar. O Governo já deu a entender que em breve o salário mínimo também vai passar a pagar IRS 

Isso sabia. Queria era perceber se mexem também nas outras tranches. 

E quanto à ultima parte também acho que tenham isso como objetivo futuro. 

"Já recebem tanto, agora têm de contribuir e pagar impostos como os outros". 

Editado por Jimpo

Compartilhar este post

Link para o post

Conseguem-me dizer se noutros países o salário mínimo desconta para irs?

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Hammerfall, há 3 minutos:

Conseguem-me dizer se noutros países o salário mínimo desconta para irs?

No UK é. Tu tens uma allowance anual de 12500 (aproximadamente, é capaz de ser mais agora) e o minimum wage é quase 13gbp por hora, que daria acima de 20k anuais. A diferença seria tributada

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Lifehouse, há 39 minutos:

Se até deficientes e doentes oncológicos vão de ter de trabalhar para receber prestações sociais...

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ghelthon, Agora:

Se até deficientes e doentes oncológicos vão de ter de trabalhar para receber prestações sociais...

Isto está a ir pelo desfiladeiro abaixo. E há quem aplauda estas medidas. 

Compartilhar este post

Link para o post

Falaram aí atrás de insensibilidade (foste tu, Tio?). Não é que não perceba o contexto em que foi dito, mas se é para entrar no campo da insensibilidade e das trincheiras isto dá para os dois lados.

Sabem o que ajuda imenso a que se cavem trincheiras?

É a insensibilidade de as pessoas ganharem o salário mínimo, que mal dá para arrendar um T0 numa cidade e mesmo nos arredores destas já começa a ser incomportável, para depois ouvir quem se arrisque a dizer que o problema é delas porque o salário mínimo está a subir depressa demais (não estou a apontar a ninguém daqui) e as empresas não têm meios para aumentar o salário médio, mediano ou whatever, de quem ganha ligeiramente mais do que o salário mínimo, na mesma proporção.

É a insensibilidade daquele discurso que defende a lei do mais forte - sim, aquele discurso de que os fortes sobrevivem e os mais fracos morrem, que há 20 anos era sempre proferido pelos vilões de filmes e animes, mas hoje em dia é corriqueiro -, segundo o qual quem não consegue comprar casa ou arrendar que se mude para o carai mais velho, ou se o salário miserável que aufere não der dinheiro para comprar um par de calças ou material escolar ao filho, ou sequer meter comida na mesa, que vá para um segundo trabalho em part-time que a culpa da sua miséria é dele.

É a insensibilidade de quem olha para o fenómeno da economia como se o nosso objetivo enquanto espécie for apenas gerar dinheiro, esse conceito natural que existe na natureza em abundância e que deve crescer em alguma árvore da Amazónia ou nos arbustos das savanas do Serengueti. Ah, desculpem, não é dinheiro; é valor!, esse eufemismo usado por quem ainda tem um resquício de dignidade para tentar camuflar uma total ausência de empatia e sensibilidade.

Não sei em que ponto da nossa evolução enquanto espécie passámos de avaliar a mais-valia dos indivíduos pelo que acrescentavam à Humanidade, para passar a ser avaliada pela riqueza material que geram, como se o nosso objetivo enquanto espécie fosse gerar dinheiro, servindo o ser humano como escravo da economia em vez de ser a economia a servir o ser humano.

Aliás, na História ensina-se precisamente isso. Gajos como o Van Gogh, Mozart ou Oscar Wilde ficaram na História pela riqueza material que geraram e pelo dinheiro que fizeram, não pelos seus contributos para a cultura da sociedade humana e o crescimento intelectual da humanidade.

Mas deixemos este último devaneio de lado. Voltemos à insensibilidade.

Se é da insensibilidade de que os mais fracos têm mais é de morrer (no sentido figurado... pelo menos por enquanto), de se sujeitar à sua miséria porque é sua culpa, de passar fome e de viver na rua porque o mercado é soberano e nós somos meros escravos dele.

Então passemos à insensibilidade para com os outros também. Se têm uma pequena e média empresa e não conseguem suportar o aumento dos salários na mesma proporção do aumento do salário mínimo, o mercado dita que morram, não é?

Não literalmente, claro. Mas se a vossa empresa não consegue suportar o aumento do salário mínimo, ou o do salário ligeiramente superior ao mínimo, mas ainda assim miserável que pagam como se estivessem a ser magnânimos, então o mercado dita que fechem portas porque são fracos e os fracos têm é de morrer.

Se é de insensibilidade de que se fala, quem não consegue suportar salários condignos não deveria ter empresas em funcionamento. Fechem portas e vão bater punho em vez de pedirem subsídios como se fossem ciganos, ou imigrantes ou lá o que é que os palermas dizem.

Ou então assumimos que a economia funciona nos dois sentidos. Que se é para haver sensibilidade para com os negócios mais frágeis - que precisamos deles também para gerar emprego, independentemente de ser mal pago ou não - então também tem de haver sensibilidade para se ajudar as pessoas que já auferem miseravelmente sem as culpar por estarem a ser exploradas por uma economia que apenas visa o lucro pelo lucro, sem que esse seja aplicado no crescimento da humanidade e apenas sirva para que uma pequena elite seja cada vez mais rica.

Agora, um sem o outro, não. Não podem pedir a compreensão de quem ganha 920 euros, e ainda são acusados de não gerarem riqueza aos seus patrões, pelo drama destes últimos e das suas empresas que não conseguem sequer pagar mais 50 euros por mês aos seus trabalhadores. Tenham lá paciência.

Depois falam em trincheiras. As trincheiras surgiram historicamente como um mecanismo de defesa perante a ofensiva cerrada de que se era alvo por outrém. Se elas existem hoje em dia como eufemismo para algo, foi porque alguém se sentiu atacado nos seus direitos e dignidade.

Imaginem quem, porquê e por quem.

• Like 17
  • Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Black Hawk, há 13 minutos:

Falaram aí atrás de insensibilidade (foste tu, Tio?). Não é que não perceba o contexto em que foi dito, mas se é para entrar no campo da insensibilidade e das trincheiras isto dá para os dois lados.

Sim, fui eu que escrevi que o post original do Ghelthon podia parecer insensível. Não me metas é nas trincheiras porque eu já não participei nessa parte.

Compartilhar este post

Link para o post

Não tenho problema nenhum com trincheiras. A minha é a dos explorados. Não tenho dúvida nenhuma sobre isso. 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Tio Hans, há 8 minutos:

Sim, fui eu que escrevi que o post original do Ghelthon podia parecer insensível. Não me metas é nas trincheiras porque eu já não participei nessa parte.

o centrista de schrodinger 🙏

• Haha 2

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora

• Criar Novo...