Lip McBoatface Publicado 24 Junho 2016 Tenho outra dúvida, agora mais enquadrada no contexto português e das conversas de "esquerda" e de "direita". Se calhar estou errado, mas quem mais defende cortes com o "conceito" europeu, têm sido partidos de esquerda (em Portugal, o PCP, ao querer a saída da moeda única). No entanto, quem mais parece ganhar com este tipo de cortes com a Europa são os partidos de extrema-direita, devido à questão da emigração. Isto está a fazer sentido ou está a faltar-me alguma coisa? Ou apenas sucede por coincidência, porque são motivações completamente diferentes? Basta uma leitura rápida por uns quantos comentários do facebook para se perceber que esta questão não é propriamente entendida pelas pessoas, cada um dispara para onde lhe apetece. A esquerda de cá que apoia a saída do Euro e/ou UE fá-lo principalmente por ideologias de independência económica e de controlo estatal do mesmo. Compartilhar este post Link para o post
Ricardo Pinto Publicado 24 Junho 2016 Já anda por aí uma petição para haver um referendo em Portugal :maluco: Compartilhar este post Link para o post
Rōnin Publicado 24 Junho 2016 In Barnsley, 70% of the population voted to leave the European Union @C4Ciaran found out why video - Mas só agora se sabe isto? Que interessa agora espalhar os buracos por detrás do movimento Brexit? Compartilhar este post Link para o post
brun0 SLB Publicado 24 Junho 2016 Estou a ver que existe uma falta de uma voz a favor do Brexit por aqui, se quiserem trocar uns argumentos comigo eu perco um tempo nisto. Mas posso demorar visto que estou a Trabalhar. Na minha óptica de Analista de Mercados o que levou ontem o Brexit a vencer foi principalmente o argumento sobre a Soberania. O medo de um Estado europeu em que os principais papeis são preenchidos por pessoas não eleitas directamente levou a que um eleitorado tradicionalmente ignorado se move-se para votação a favor do Brexit. Lanço então uma pergunta, Preferem um Portugal soberano ou um Estado Federal Europeu? Desafio a aceite. Desculpa mas não li como deve ser para trás. Ora vamos la ver. Em primeiro lugar, um estado federal também é soberano! Pode é não ser totalmente autónomo. Eu gostava e acho que o melhor para PT é a permanência na AE, sem qualquer duvida! Desde 2005 ou lá o que foi que a nossa divida ultrapassou os 50/60% do PIB, tornou-se inviável uma saída da AE. Concorde-se ou não com a permanência, neste momento não se consegue sair sem morrermos todos à fome. Aliás quem defende muito a saída, em geral, acaba por assumir que não sabe como sair, porque os efeitos de uma saída da AE na economia são desconhecido e todos os cenários feitos pecam por defeito. Contudo isto é diferente do caso do RU, estamos a falar da saída de um mercado único e não de uma moeda. Portanto todos os efeitos negativos que vêem nos mercados para RU iriam ser maiores para PT se saísse. Eu idealizo uma AE verdadeiramente federalista onde há um orçamento comunitário de elevada dimensão e onde qualquer pessoa num cargo de chefia dos organismos da AE são eleitos com uma lista universal. Agora para a alcançar é que não estamos no bom caminho. Portugal neste momento é como uma pessoa a tentar equilibrar-se numa corda (AE), se sai da corda cai e se a corda parte (analogia para o continuar destas directrizes europeias) também cai. A solução passa por reequilibrar a forças na AE de forma a que as regras se cumpram para todos. Por exemplo se PT está mal por ter um défice comercial a cima do permitido a Alemanha também está mal por ter um excedente acima do permitido. Compartilhar este post Link para o post
Lip McBoatface Publicado 24 Junho 2016 A cada dia que se passa e a cada eleição que se passa em variados países da UE, incluindo o nosso, somos lembrados de como os governos cagam, mandato após mandato, na eduçação das pessoas, para que possam fazer o que querem sem serem questionados e para perpetuarem o seu poder e dinheiro. Quem diria que eventualmente estas acções um dia iriam dar-lhes um pontapé no cú... a ascenção de movimentos cimentados com racismo e xenofobismo extremo, de pessoas que por vezes se escondem atrás de um fato e gravata para dizer as suas barbaridades, e a total desinformação de pessoas de todas as economias relativamente ao mundo e à História dão nisto. Quando os governos finalmente se preocuparem em, desde crianças, darem ferramentas às pessoas e ensinar-lhes todas as coisas básicas que regem a sociedade e que nos afectam todos os dias, como a constituição, o sistema político, as eleições, a economia, entre outras, em vez de as tomar como adquiridas sem questionar ou saber e portanto sem a conseguirem defender quando são ameaçadas com corrupção e tentativas de ataque aos direitos humanos e em vez de haver ignorância que se demonstra com medo e agressividade, e que é acentuada quando as pessoas atrás dum teclado têm um auditório para dizer qualquer coisa sem sofrer consequências, teremos um mundo ligeiramente melhor.... Mas a pergunta que se impõe é, alguma vez houve isso? Compartilhar este post Link para o post
Lip McBoatface Publicado 24 Junho 2016 (editado) Queda da libra em relação aos últimos tempos, não assim tão drástico: Neste caso o rácio libra/euro. Editado 24 Junho 2016 por Lip Iverson Compartilhar este post Link para o post
Sandes. Publicado 24 Junho 2016 Quando os governos finalmente se preocuparem em, desde crianças, darem ferramentas às pessoas e ensinar-lhes todas as coisas básicas que regem a sociedade e que nos afectam todos os dias, como a constituição, o sistema político, as eleições, a economia, entre outras, em vez de as tomar como adquiridas sem questionar ou saber e portanto sem a conseguirem defender quando são ameaçadas com corrupção e tentativas de ataque aos direitos humanos e em vez de haver ignorância que se demonstra com medo e agressividade, e que é acentuada quando as pessoas atrás dum teclado têm um auditório para dizer qualquer coisa sem sofrer consequências, teremos um mundo ligeiramente melhor.... Subscrevo a 100%. Até tenho como opinião, que muita gente discorda, que devia haver um "curso" obrigatório para alguém ser eleitor, isto é, ter umas 3 horas de aulas de ciência política básica. É que há muita gente que vota só por afecto, sem saber no que está efectivamente a votar. Compartilhar este post Link para o post
Peplin Publicado 24 Junho 2016 Subscrevo a 100%. Até tenho como opinião, que muita gente discorda, que devia haver um "curso" obrigatório para alguém ser eleitor, isto é, ter umas 3 horas de aulas de ciência política básica. É que há muita gente que vota só por afecto, sem saber no que está efectivamente a votar. Basta pegar em Educação Cívica e torná-la numa disciplina realmente importante onde se ensina aos miúdos conceitos políticos, constitucionais e de sociedade. Compartilhar este post Link para o post
Burkina2008 Publicado 24 Junho 2016 Subscrevo a 100%. Até tenho como opinião, que muita gente discorda, que devia haver um "curso" obrigatório para alguém ser eleitor, isto é, ter umas 3 horas de aulas de ciência política básica. É que há muita gente que vota só por afecto, sem saber no que está efectivamente a votar. Já estou a ver esse curso quando apresentam o PCP, metem um filme: "Um dia na Coreia do Norte" Ha muita gente naive neste forum... Compartilhar este post Link para o post
jean-luc godard Publicado 24 Junho 2016 Queda da libra em relação aos últimos tempos, não assim tão drástico: https://static01.nyt.com/images/2016/06/24/opinion/062416krugman2/062416krugman2-tmagArticle.png Neste caso o rácio libra/euro. A coisa fica um bocado mais feia se olhares para o gráfico de libra/dollar. Compartilhar este post Link para o post
Peplin Publicado 24 Junho 2016 Btw, a rainha fez alguma declaração ou está a cagar de alto para isto? Compartilhar este post Link para o post
Sandes. Publicado 24 Junho 2016 Já estou a ver esse curso quando apresentam o PCP, metem um filme: "Um dia na Coreia do Norte" Ha muita gente naive neste forum... Eu nem tou a dizer ser só sobre os regimes políticos, é mais coisas que eu próprio não percebo bem, como o funcionamento do governo, das finanças nacionais, o mercado internacional, etc. Isto são coisas que dá um bocado em geografia e história, mas no máximo é só a putos do 9º ano. E depois no 12º em que a maior parte dos alunos é quase eleitor já há uma larga parte que não se lembra de nada. Eu que fui pelas ciências sou dos que percebe melhor dessas coisas do meu círculo de amigos, e acho que percebo mesmo pouco. Mas isso não faz de mim menos naive, admito isso :mrgreen: Compartilhar este post Link para o post
Kygo Publicado 24 Junho 2016 (editado) Já anda por aí uma petição para haver um referendo em Portugal :maluco: A falta de inteligencia neste país é assustadora. Sair da UE era uma CALAMIDADE para Portugal. Essa gente que manda postas de pescada por ai sem saber do que fala devia de ter vergonha na cara Editado 24 Junho 2016 por Kygo Compartilhar este post Link para o post
Lip McBoatface Publicado 24 Junho 2016 Já estou a ver esse curso quando apresentam o PCP, metem um filme: "Um dia na Coreia do Norte" Ha muita gente naive neste forum... Explicar como funciona a lei, a constituição, mesmo a economia se não partires para o que é bom e mau, simplesmente dizeres o que existe, pode, deve e consegue ser feito duma forma neutra. Compartilhar este post Link para o post
whatever Publicado 24 Junho 2016 Já estou a ver esse curso quando apresentam o PCP, metem um filme: "Um dia na Coreia do Norte" Ha muita gente naive neste forum... Com a conversa de hoje do João Ferreira na SICN pouco faltava. Compartilhar este post Link para o post
dafuq Publicado 24 Junho 2016 A falta de inteligencia neste país é assustadora. Sair da UE era uma CALAMIDADE para Portugal. Essa gente que manda postas de pescada por ai sem saber do que fala devia de ter vergonha na cara vais levar com os comunistas do forum :mrgreen: Compartilhar este post Link para o post
Enzo Dios Perez Publicado 24 Junho 2016 Sair da UE era uma CALAMIDADE para Portugal. Essa gente que manda postas de pescada por ai sem saber do que fala devia de ter vergonha na cara Então explica lá porquê. Compartilhar este post Link para o post
Che Publicado 24 Junho 2016 O turismo acaba e as árvores deixam de dar fruto. Compartilhar este post Link para o post
Enzo Dios Perez Publicado 24 Junho 2016 O turismo acaba e as árvores deixam de dar fruto. Não te perguntei a ti. :cadeirada: Agora ele já sabe o que responder. Compartilhar este post Link para o post
Lip McBoatface Publicado 24 Junho 2016 http://www.rtp.pt/noticias/pais/portas-e-cristas-abriram-caminho-a-mota-engil-no-vale-do-tua_v928957 Compartilhar este post Link para o post
Cabeça de giz Publicado 24 Junho 2016 não porque trabalham mais horas mas sim porque os produtos que fazem são vendidos por um custo bem mais elevado, tipo electrodomésticos, produtos tecnológicos tipo peças de smartphones e tudo o mais, medicamentos etc e Na mouche. a nossa produção não está relacionada com isso, tem a ver com calçado, vestuário e mais outras tretas baratas. Olha que não. O problema da produtividade, ou falta dela, na nossa economia não está na industria nem (pasme-se) na agricultura. Está nos serviços que além de criarem uma economia pouco sustentada, usam e abusam do salário mínimo. Até nas empresas de grande dimensão que no fim do ano apresentam dezenas ou centenas de milhões de lucro. Tenho 10 anos de fábricas, desde fabriquetas de "vão-de-escada" a unidades de multinacionais com tecnologia de ponta. E nunca conheci ninguém que ganhasse o SMN. Por exemplo, na fábrica onde estou neste momento a malta mais mal paga ganha 610, a maioria do pessoal com 6 ou 7 anos de casa estão acima dos 650 com sub refeição de 6,8. Já a rapariga que trabalha no refeitório para a empresa que explora o espaço ganha o mínimo e só é aumentada quando é obrigatório por lei. Compartilhar este post Link para o post
UnReal Publicado 25 Junho 2016 Uma disciplina de ciência política no Secundário devia ser obrigatória. Aquelas pessoas estão a terminar a escolaridade obrigatória e preparam-se para ter idade para votar. Têm de ser criadas condições para que saibam minimamente o que estão a fazer. Compartilhar este post Link para o post
Mayday Publicado 25 Junho 2016 A maior parte nem sabe que curso escolher quanto mais em que partido votar. Para mim não é importante essas disciplinas que só vão encher ainda mais o já preenchido horário dos alunos. Essas noções de cidadania têm que ser incutidas ao longo da formação básica e secundária das crianças e jovens. Por exemplo, substituindo o decoranço pela aprendizagem e pensamento critico. Nós nunca precisámos dessas disciplinas para ter noções básicas de ciência politica, por exemplo. O caminho é outro. Compartilhar este post Link para o post
challenger Publicado 25 Junho 2016 (editado) Btw, a rainha fez alguma declaração ou está a cagar de alto para isto? Li algures que já estava a planear visitas à Escócia e à Irlanda do Norte. A questão é que não é possível ter um salário mínimo igual para todos os países da União porque todos temos económias e estruturas produtivas diferentes. Há países na UE que têm salários mínimos altíssimos porque a produtividade deles também é elevadíssima, não porque trabalham mais horas mas sim porque os produtos que fazem são vendidos por um custo bem mais elevado, tipo electrodomésticos, produtos tecnológicos tipo peças de smartphones e tudo o mais, medicamentos etc e a nossa produção não está relacionada com isso, tem a ver com calçado, vestuário e mais outras tretas baratas. Achas que aquelas fábricas do norte do país iam aguentar se pagassem aos empregados 1500/2000 euros por mês ou mais? Aquelas fábricas que estão na corda bamba em termos de vendas? Eu concordo que temos de ter um salário mínimo mais elevado, agora o que temos de fazer é produzir para isso, trazer aquele tipo de empresas que referi e outras para o nosso país e passarmos a produzir esse tipo de produtos, é para isso que os fundos estruturais devem servir Metalomecânica, nunca esquecer a metalomecânica. O pessoal lendo isso pensa que a nossa indústria é só souvenirs. :lol: Só a metalomecânica exporta o dobro do calçado e vestuário juntos. E temos empresas com tecnologia bastante avançada nesse sector. E no geral os salários mais baixos são um bocado superiores ao mínimo, não deixando de ser uma miséria. Não esquecer que à volta da metalomecânica surge muito emprego especializado. Editado 25 Junho 2016 por challenger Compartilhar este post Link para o post