Ir para conteúdo
What

Tópico da Política, Ambiente e Economia

Publicações recomendadas

Citação de Apocalypse Now, há 1 hora:

Com o nivel de organização e comunicação que tem apresentado acho que teria tudo para correr bem.

image.png.03dcee46bfd47652378353f869bf3195.png

Compartilhar este post

Link para o post

Saudades de quando os nossos problemas políticos eram um homem com um bigode duvidoso sugerir fazer compotas para o Natal. 

Editado por 1906
  • Like 1
  • Concordo! 3

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de 1906, há 1 minuto:

Saudades de quando os nossos problemas políticos eram um homem com um bigode duvidoso sugerir fazer compotas para o Natal. 

duvidoso?? O homem andou a aperfeiçoar aquilo durante pelo menos os meus 6 anos de curso.

Compartilhar este post

Link para o post

Muito melhor agora em que os membros do governo se recusam a falar com a população através da CS e preferem usar as páginas das redes sociais para publicarem as suas verdades sem contraditório.

Compartilhar este post

Link para o post

A RTP fez o seu telejornal, no local, com o elevador desfeito como pano de fundo?

Esta malta come m*rda? Não há ninguém com um pingo de noção ali?

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de HappyKing, há 16 minutos:

A RTP fez o seu telejornal, no local, com o elevador desfeito como pano de fundo?

Esta malta come m*rda? Não há ninguém com um pingo de noção ali?

Vi um bocado do telejornal e não me fez confusão nenhuma.

Nao é preciso ser tão vidrinhos 

Compartilhar este post

Link para o post

Uma coisa que não sei se alguém mais apanhou na SIC sobre isto.
A Clara de Sousa a entrevistar o bastonário da ordem dos engenheiros, ou o ex-bastonário ou o crl que o f*da, e a certo momento sai-se com um "ah, mas o problema da manutenção também deve ter a ver com estes miúdos mais novos que não estão habituados a trabalhar com maquinaria tão antiga, não acha?"

Eu gostava mesmo de não ter de levar com a SIC, que está cada vez mais um nojo, mas é o que é, os meus pais só gostam de SIC.

E a Clara de Sousa é um escroto de jornalista, deve ser das que mais odeio ver na tv.
Na altura das eleições levar com ela nos debates é o pior que me fazem.

Há bocado falaram sobre o vídeo do Moedas há uns anos a dizer que responsabilidade política era o Medina demitir-se devido ao caso da partilha indevida de dados de protestantes com a Rússia.
Aqui está o link (o BlueSky não faz embed aqui):

https://bsky.app/profile/volksvargas.bsky.social/post/3lxznd7lw7c2u

Editado por rcoelho14
  • Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de rcoelho14, há 10 minutos:

Uma coisa que não sei se alguém mais apanhou na SIC sobre isto.
A Clara de Sousa a entrevistar o bastonário da ordem dos engenheiros, ou o ex-bastonário ou o crl que o f*da, e a certo momento sai-se com um "ah, mas o problema da manutenção também deve ter a ver com estes miúdos mais novos que não estão habituados a trabalhar com maquinaria tão antiga, não acha?"

Eu gostava mesmo de não ter de levar com a SIC, que está cada vez mais um nojo, mas é o que é, os meus pais só gostam de SIC.

E a Clara de Sousa é um escroto de jornalista, deve ser das que mais odeio ver na tv.
Na altura das eleições levar com ela nos debates é o pior que me fazem.

Há bocado falaram sobre o vídeo do Moedas há uns anos a dizer que responsabilidade política era o Medina demitir-se devido ao caso da partilha indevida de dados de protestantes com a Rússia.
Aqui está o link (o BlueSky não faz embed aqui):

https://bsky.app/profile/volksvargas.bsky.social/post/3lxznd7lw7c2u

Pergunta de quem não faz ideia do que é engenharia.

Compartilhar este post

Link para o post

O jornalismo em Portugal está morto e qualquer dia, está enterrado.

Já está a cozinhar-se o mexilhão da manutenção ser responsável por esta tragédia e tudo o resto passar ao lado.

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de challenger, há 25 minutos:

Alguém a achar que por ter dinheiro e influência tem direito a passar por cima do mérito. 

Compartilhar este post

Link para o post

E ainda não apareceu a noticia de um coitado ou coitada qualquer que só falhou Medicina por 1 décima e que trabalhou muito para conseguir isso

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Apocalypse Now, há 13 horas:

Com o nivel de organização e comunicação que tem apresentado acho que teria tudo para correr bem.

ainda bem que em 2017 foi o governo do costa a gerir a época dos incêndios.

podia muito bem ter acontecido uma tragédia. ou duas.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de challenger, há 2 horas:

as regras são para todos menos p estes porcos de m*rda 

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de challenger, há 2 horas:

@Lebohang @rcoelho14, artigo completo please. 😁

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Thierry Henry, há 23 minutos:

@Lebohang @rcoelho14, artigo completo please. 😁

Não é do Expresso, é do Público.

Reitor do Porto denuncia “pressões” para aceitar entradas ilegais em curso de Medicina

Reitor revelou ao Expresso ter sido pressionado por pessoas “influentes e com acesso ao poder”. Ministro da Educação intercedeu pelos alunos. Parecer jurídico deu razão ao reitor.

Spoiler

O reitor da Universidade do Porto denunciou ter recebido pressões de várias pessoas para deixar entrar na Faculdade de Medicina 30 candidatos que não tinham obtido a classificação mínima na prova exigida no concurso especial de acesso.

De acordo com o jornal Expresso (https://expresso.pt/sociedade/ensino/2025-09-04-reitor-do-porto-denuncia-pressoes-para-facilitar-entradas-em-medicina-ministro-daeducacao-disponibilizou-se-para-abrir-vagas-extra-8e985b62) desta sexta-feira, o reitor António Sousa Pereira diz que recebeu pressões de várias pessoas "influentes e com acesso ao poder", sem contudo adiantar nomes. O assunto, escreve o semanário, chegou ao ministro da Educação, que ligou ao reitor a manifestar disponibilidade para que se criassem vagas extraordinárias de modo a que estes alunos, que não tinham obtido a classificação mínima na prova exigida no concurso especial de acesso para licenciados noutras áreas, tivessem lugar na Faculdade de Medicina (https://www.publico.pt/2025/04/22/opiniao/opiniao/futuros-medicos-200-anos-ensinomedicina-porto-2130640).

"O ministro gostaria que isso fosse feito, mas eu disse-lhe: 'Eu não o faço. Eu cumpro a lei. Se o senhor ministro entende que deve ser de outra maneira, dê-me a ordem e eu executo-a'", disse o reitor ao Expresso.

O ministro da Educação, Ciência e Inovação, Fernando Alexandre, confirmou ao jornal a existência da conversa referindo que "durante o telefonema foi manifestada a disponibilidade para a criação de vagas supranumerárias, desde que, para o efeito, existisse base legal". No entanto, num comunicado enviado às redacções na manhã desta sexta-feira, rejeita ter feito qualquer pressão sobre o reitor para a admissão desses candidatos. "O ministro da Educação, Ciência e Inovação nunca pressionou, de forma alguma, o reitor a admitira queles candidatos de forma irregular, nem sugeriu qualquer solução que violasse o enquadramento legal em vigor", refere o esclarecimento.

Em causa estão 30 alunos que concorreram ao concurso especial de acesso para licenciados, mas obtiveram menos de 14 valores na prova de conhecimentos exigida no processo de selecção, o que é automaticamente motivo de exclusão, de acordo com o regulamento do concurso, publicado em Diário da República.

IGEC diz não ser possível abertura de vagas

No âmbito deste concurso especial, a Faculdade de Medicina da Universidade do Porto abriu, para o ano lectivo 2025/26, 37 vagas, a que concorreram cerca de 50 candidatos. Destes 50 candidatos, apenas sete tiveram 14 ou mais valores na prova, realizada em Maio, estando por isso em condições de entrar.

No entanto, segundo detalha o Ministério da Educação, que cita a Inspecção-Geral da Educação e Ciência, essa Comissão de Selecção, em desconformidade com o regulamento aprovado pela própria instituição, alterou a nota mínima de 14 para 10valores na Prova de Conhecimentos, o que permitiu a admissão de mais 30 candidatos, além dos 7 que cumpriam o requisito dos 14 valores".

A lista dos 37 candidatos admitidos foi então publicada pela instituição, com indicação do período de matrículas, antes de ser homologada pelo reitor da Universidade do Porto," gerando nos candidatos a falsa expectativa de que tinham sido admitidos", diz a tutela. António Sousa Pereira acabou por decidir não homologar esses resultados por considerar que violava o regulamento do concurso, tendo homologado uma nova lista, apenas com os sete candidatos que tinham atingido a nota mínima de 14 valores na Prova de Conhecimentos.

As restantes 30 vagas inicialmente abertas neste contingente revertido para o concurso nacional (https://www.publico.pt/2025/09/01/sociedade/noticia/ensino-superior-havagas-jogo-10-colocados-1-fase-nao-matricularam-2145664) de acesso ao ensino superior, como estipula a lei. No âmbito da decisão, os candidatos protestaram, incluindo junto ao Parlamento e, segundo o Expresso, "moveram influências que se fizeram sentir junto do reitor". O ministério diz ainda ter tido conhecimento desta situação através de comunicação de candidatos excluídos e de uma sugestão, por escrito, do director da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, Altamiro da Costa Pereira (https://www.publico.pt/autor/altamiro-costa-pereira), para a criação de 30 vagas supranumerárias para os alunos que não tinham obtido a nota mínima exigida.

Segundo o Expresso, "em desacordo com essa proposta, o reitor pediu um parecer ao director-geral do Ensino Superior, que deu razão à Reitoria".

O Ministério da Educação confirma ainda ter sido pedido um parecer à Inspecção-Geralda Educação e Ciência para "avaliar a base legal para a criação dessas vagas supranumerárias", que concluiu "pela inadmissibilidade jurídica" da abertura desses lugares, "por ausência de base legal" e "pelo risco de violação dos princípios da legalidade, igualdade e segurança jurídica".

Editado por Ricagale
  • Like 1

Compartilhar este post

Link para o post

Isso é gravíssimo.

Um ministro a influenciar um reitor para alterar as regras dos concursos, meu deus.

• Concordo! 2

Compartilhar este post

Link para o post

Conheço um caso, aqui na RAM, que já deve de ter uns 15 anos, ou mais, em que o hospital foi obrigado a abrir uma vaga para formação de especialidade para uma filha de um senhor do PSD.

Não ficamos tão facilmente surpreendidos como os continentais 🤣

Compartilhar este post

Link para o post
Citação

Foi encontrado com vida o pai do menino de três anos que foi retirado dos escombros do ascensor da Glória. A TVI/CNN Portugal apuraram que após inúmeras diligências entre hospitais, a família descobriu o homem alemão no hospital de São José e é um dos feridos.

Depois de terem sido informados da morte do pai da criança, a família de Hamburgo seguiu ainda ontem para o Instituto de Medicina Legal à procura do corpo. Quando lá chegaram, não conseguiram identificá-lo entre os corpos que estão identificáveis visualmente.

E foi na rua, em pleno centro de Lisboa, que mostraram a foto do familiar a um polícia. Mais uma vez, na história desta família, foi um agente da PSP que os levou até ao hospital de São José onde estava um ferido que ninguém conseguia identificar. 

Para além do pai do menino, de 46 anos, - que se sabe agora que está internado no hospital de São José -, a mãe do menino, de 45 anos, está internada em estado crítico, mas estável, no hospital de Santa Maria em Lisboa.

Em comunicado, a Polícia Judiciária confirma que "o cidadão alemão dado, na quinta-feira, como sendo uma das vítimas mortais, veio a apurar-se, durante a noite, que se encontra internado no Hospital de São José".

https://cnnportugal.iol.pt/elevador-da-gloria/pai-da-crianca-de-tres-anos-que-foi-retirada-dos-escombros-do-ascensor-da-gloria-encontrado-com-vida/20250905/68baa540d34ef72ee44a2e3a

Inacreditável isto

• Like 1
  • Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de challenger, há 3 horas:

podia ter concorrido a medicina na católica.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Lebohang, há 30 minutos:

Inacreditável isto

• Haha 5

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Su1, há 32 minutos:

Esses gajos prepararam dezenas de sketchs em avanço para inúmeras situações...

Devem ter os connects do criador dos Simpsons...

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

• Criar Novo...