Ir para conteúdo
What

Tópico da Política, Ambiente e Economia

Publicações recomendadas

Citação de IlidioMA, há 41 minutos:

qual heterónimo do Pessoa é este?

Se é do chega provavelmente será o Álvaro de Campos.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ghelthon, há 6 horas:

Mas c*ralho, NÃO FALTA À FESTA DO AVANTE. Todos os anos vai religiosamente a Lisboa para isso. Um homem que nunca sai da aldeia.

Tantos anos e ninguém avisa o homem que a festa não é em Lisboa? Por muito zangado que estejas, acho isso uma crueldade.

Citação de Rain Dog, há 2 horas:

eu estou nos 30 e identifico-me

quem me dera viver o resto da minha vida num raio de 15km

Same. Viajar é tão overrated. Se for na Europa então...

"Olha aqui este edifício ligeiramente diferente do outro edifício que viste há pouco. Repara como diferem ligeiramente dos que estas habituado a ver no teu país"

Citação de PRFA47, há 21 horas:

Ok, tal como suspeitava, não se refere a este domingo como alguns querem fazer querer...

Alguns como as páginas sociais do partido que usaram isso como o típico "querem-nos calar mas não vão conseguir"

Editado por Le God

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de RAG, há 4 horas:

Porque achas que pontualmente tem sucessos?

Citação de doom_master, há 4 horas:

Quais foram os sucessos pontuais do PCP ultimamente?

Efetivamente, se olharmos para o grande esquema das coisas e assumirmos a politica como um jogo de ganhar (eleições, lugares, etc) e perder, o pcp não tem tido muitos sucessos nem nos últimos tempos nem nunca na sua história. Ainda assim, acho um erro fazer o que muitos analistas fazem, olhar para o PCP como se fosse apenas mais um partido a jogar na mesma liga da maioria dos restantes partidos do sistema político e daí tirar conclusões como se anda a ouvir há decadas de "o pcp vai acabar" porque perdeu x ou percentualmente desceu y. 

Longe de mim estar aqui a fazer de advogado do partido, até porque hoje em dia estou bem longe disso, mas o pcp de facto não é um partido como os outros, desde logo não é panfletário no sentido mais superficial e talvez por isso nunca tenha os holofotes e saia sempre a perder a guerra mediática, e não é um cliche dizer que o foco está muito mais no coletivo, nas lutas concretas e pontuais, do que na conquista de poder imediato, pelo menos na forma em que o Daniel Oliveira o coloca no artigo. É um organismo com uma lógica própria, comunitária, que ainda hoje se organiza por células. O pcp continua a ser uma estrutura que aposta na militância (e até na acção concreta), seja partidária seja em sindicatos ou movimentos locais que nem nos passa pela cabeça, em vez de centrar a sua obsessão na performance eleitoral, aliás, se assim fosse de certeza não hesitariam em colocar os rostos mais mediáticos à frente da coisa. É anacrónico? Aos olhos da sociedade actual sem dúvida, mas reduzir o partido à performance eleitoral é perder de vista a forma como lá se entende a política e o papel que quer ter, e tem, na sociedade onde me parece claro que o beneficio da sua presença e do que já conquistou supera largamente o mal que possa provocar.

Mesmo olhando para as eleições recentes, num contexto horrivel para a esquerda, por exemplo a diferença nacional de 50 mil votos a nível autárquico para votos em freguesias não é um acaso para a CDU, é um partido ao qual se reconhece trabalho e competência localmente onde está presente, é um partido que em 2025 consegue ter uma freguesia naquilo em que hoje se tornou a capital, que governa consecutivamente a freguesia da cidade de Viana do Castelo, na região mais anti-comunista do país, e que em todo o lado tem eleitos, que é incapaz de competir mediaticamente com outras forças e sem duvida perdeu muito mas mesmo assim ainda recupera a gestão de municípios, ou seja, é um partido que em implantação ainda hoje é basicamente incomparável com qualquer outro que não PS ou PSD.

Acho que posso ajudar nessa discussão falando de um caso pessoal e real.

Um tio meu, com o qual estou desavindo há muitos anos por questões de partilhas e afins, é comunista e foi durante muitos anos camionista internacional para uma empresa espanhola. Não sei quanto dinheiro ganhou ou guardou, nem quanto ganha agora na reforma (deve estar perto dos 70), mas imagino que ganhe decentemente. Nunca lhe conheci mulher, nem tem filhos. Mora na casa que era dos pais, portanto não tem gastos de maior. Que eu saiba, nunca fez férias na vida, nem viajou além dos sítios que visitou a conduzir o camião. É basicamente um ermita que agora ocupa a vida a f*der a vida aos outros e a guardar um pequeno rebanho de ovelhas.

Mas c*ralho, NÃO FALTA À FESTA DO AVANTE. Todos os anos vai religiosamente a Lisboa para isso. Um homem que nunca sai da aldeia.

Acho que é uma boa ilustração.

No Porto também há alguém muito conhecido que só faz trabalho-casa mas não falta à Festa do Avante... A Sandrinha da Mirita. 

• Like 3

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de doom_master, há 8 horas:

Novamente? 😁

O Leão nunca foi presidente da AML.

Acho que posso ajudar nessa discussão falando de um caso pessoal e real.

Um tio meu, com o qual estou desavindo há muitos anos por questões de partilhas e afins, é comunista e foi durante muitos anos camionista internacional para uma empresa espanhola. Não sei quanto dinheiro ganhou ou guardou, nem quanto ganha agora na reforma (deve estar perto dos 70), mas imagino que ganhe decentemente. Nunca lhe conheci mulher, nem tem filhos. Mora na casa que era dos pais, portanto não tem gastos de maior. Que eu saiba, nunca fez férias na vida, nem viajou além dos sítios que visitou a conduzir o camião. É basicamente um ermita que agora ocupa a vida a f*der a vida aos outros e a guardar um pequeno rebanho de ovelhas.

Acho que é uma boa ilustração.

Não ajudaste.

Objetivo não cumprido.

• Triste 1
  • Haha 4

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de antifa, há 14 minutos:

Efetivamente, se olharmos para o grande esquema das coisas e assumirmos a politica como um jogo de ganhar (eleições, lugares, etc) e perder, o pcp não tem tido muitos sucessos nem nos últimos tempos nem nunca na sua história. Ainda assim, acho um erro fazer o que muitos analistas fazem, olhar para o PCP como se fosse apenas mais um partido a jogar na mesma liga da maioria dos restantes partidos do sistema político e daí tirar conclusões como se anda a ouvir há decadas de "o pcp vai acabar" porque perdeu x ou percentualmente desceu y. 

Longe de mim estar aqui a fazer de advogado do partido, até porque hoje em dia estou bem longe disso, mas o pcp de facto não é um partido como os outros, desde logo não é panfletário no sentido mais superficial e talvez por isso nunca tenha os holofotes e saia sempre a perder a guerra mediática, e não é um cliche dizer que o foco está muito mais no coletivo, nas lutas concretas e pontuais, do que na conquista de poder imediato, pelo menos na forma em que o Daniel Oliveira o coloca no artigo. É um organismo com uma lógica própria, comunitária, que ainda hoje se organiza por células. O pcp continua a ser uma estrutura que aposta na militância (e até na acção concreta), seja partidária seja em sindicatos ou movimentos locais que nem nos passa pela cabeça, em vez de centrar a sua obsessão na performance eleitoral, aliás, se assim fosse de certeza não hesitariam em colocar os rostos mais mediáticos à frente da coisa. É anacrónico? Aos olhos da sociedade actual sem dúvida, mas reduzir o partido à performance eleitoral é perder de vista a forma como lá se entende a política e o papel que quer ter, e tem, na sociedade onde me parece claro que o beneficio da sua presença e do que já conquistou supera largamente o mal que possa provocar.

Mesmo olhando para as eleições recentes, num contexto horrivel para a esquerda, por exemplo a diferença nacional de 50 mil votos a nível autárquico para votos em freguesias não é um acaso para a CDU, é um partido ao qual se reconhece trabalho e competência localmente onde está presente, é um partido que em 2025 consegue ter uma freguesia naquilo em que hoje se tornou a capital, que governa consecutivamente a freguesia da cidade de Viana do Castelo, na região mais anti-comunista do país, e que em todo o lado tem eleitos, que é incapaz de competir mediaticamente com outras forças e sem duvida perdeu muito mas mesmo assim ainda recupera a gestão de municípios, ou seja, é um partido que em implantação ainda hoje é basicamente incomparável com qualquer outro que não PS ou PSD.

No Porto também há alguém muito conhecido que só faz trabalho-casa mas não falta à Festa do Avante... A Sandrinha da Mirita. 

Concordo totalmente na parte em que dizes que o PCP será sempre menos susceptível às flutuações de elitorado. O eleitorado do PCP é tradicionalmente mais fiel que o dos restantes partidos pequenos. Se isso deve ser visto por alguém de fora como algo positivo ou negativo, fica ao critério de cada um. Mas é inegável que o partido vem em queda livre nos últimos anos, passando de 17 para 3 deputados num espaço de 10 anos mesmo com esse tal eleitorado fiel.

Dizes que este partido em concreto não deve ser medido apenas por resultados eleitorais. Compreendo o que queres dizer, mas a verdade é que estes importam, e muito. É eleitoralmente que se tem a força para se fazer a mudança, e a força do PCP no parlamento já é extremamente limitada neste momento. Autarquicamente a coisa corre melhor, sendo que aí será um misto do fruto de um trabalho de maior proximidade com a população e da falta de presença impantada de alternativas reais à esquerda pelo país fora. Mas mesmo aí já se nota uma forte tendência para a queda.

Acho que romantizas demasiado a coisa.

Citação de Descartes, há 9 minutos:

O Leão nunca foi presidente da AML.

Não ajudaste.

Objetivo não cumprido.

Certo, estava a pensar na FAUL.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de doom_master, há 5 minutos:

Certo, estava a pensar na FAUL.

Ele já é maior do que isso. Como se comprova o facto dele ter sido corrido da FAUL mas não terem tido tomates para o substituir como candidato em Loures. Agora deu esta goleada, vai liderar a AML (não vejo outra opção porque os restantes candidatos ou são desconhecidos ou é a Inês de Medeiros) o que lhe dará montra e daqui a 4 anos está a concorrer a Lisboa. O céu é o limite.

• Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de antifa, há 28 minutos:

É um organismo com uma lógica própria, comunitária, que ainda hoje se organiza por células. O pcp continua a ser uma estrutura que aposta na militância (e até na acção concreta), seja partidária seja em sindicatos ou movimentos locais que nem nos passa pela cabeça, em vez de centrar a sua obsessão na performance eleitoral,

O pcp funciona como um governo dentro do partido, comparando com o bloco e o livre, são quase uma lista estudantil

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de antifa, há 38 minutos:

Nisto discordo...o facto das pessoas votarem a nivel local no PCP pouco tem que ver com o partido. Eu votei sempre numa das juntas de freguesia do centro de Lisboa que ja nao 'e do PCP desde que existiu um novo mapeamento de freguesias em Lisboa. Voto porque a equipa do PCP nos anos 90 teve um trabalho muito bom a varios niveis, nomeadamente na proximidade com as pessoas, que vi sobretudo com os meus falecidos avos.

A gaja de Setubal tinha ganho se tivesse concorrido pelo PCP, logo as eleicoes locais sao as que menos conta o partido ou ideologia. Dai que o PCP ainda tenha um conjunto de Camaras e Freguesias, sendo que com as devidas excepcoes, se o executivo camarario do PCP tivesse mudado para o Chega ou para outro partido de m*rda, tambem tinham ganho essas pessoas.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Descartes, há 1 hora:

Ele já é maior do que isso. Como se comprova o facto dele ter sido corrido da FAUL mas não terem tido tomates para o substituir como candidato em Loures. Agora deu esta goleada, vai liderar a AML (não vejo outra opção porque os restantes candidatos ou são desconhecidos ou é a Inês de Medeiros) o que lhe dará montra e daqui a 4 anos está a concorrer a Lisboa. O céu é o limite.

Claro. O PNS mete o eleitoralismo acima dos ideais e segura-o nessa altura bastante turbulenta pois sabe perfeitamente que ele vai limpar as autárquicas com a maior das facilidades. Dito e feito. Resta saber que oposição interna irá encontrar. Vão elevar-se imensas vozes discordantes, mas se quiserem seguir um caminho mais eleitoralista... e todos sabemos o que acontece a um partido destes quando fica muito tempo sem cheirar o poleiro.

Claro que isto é tudo baseado na conjectura e timings actuais, quem sabe como estará o panorama político quando esse momento chegar, ou se não surge algum escândalo que o manda abaixo com estrondo. Mas neste momento, tem o jogo a seu favor.

• Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de xicantonio, há 16 minutos:

Aceitava um feriado por este herói nacional 

Esse mano acordou e escolheu violência

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de xicantonio, há 21 minutos:

Nunca lutes com os porcos na pocilga ou lá o que é. 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de xicantonio, há 27 minutos:

Procura o vídeo com a intervenção completa. Ainda é melhor.

EDIT: está aqui.

Editado por Tio Hans
  • Haha 5

Compartilhar este post

Link para o post

sentem-se cheios de força porque o partido de extrema direita que está firmemente estabelecido como 3° grande e com risco sério de poder governar o país em breve conseguiu poucas juntas de freguesia numas autárquicas

tá bem então

• Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post

Pode parecer estranho mas um deputado do PSD ter uma intervenção destas no que diz respeito à forma e ao conteúdo também é um belo sinal dos tempos. 

• Concordo! 3

Compartilhar este post

Link para o post

a melhor parte é o pedro pinto escandalizado a dizer que aquilo não é um circo

o descaramento 

Editado por Apocalypse Now
  • Haha 3

Compartilhar este post

Link para o post

O sorrisinho do Ventura é mesmo de quem está a pensar "olha-me este c*brão, estava bem era aqui nesta bancada a mandar umas piçadas valentes".

• Haha 4

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de IlidioMA, há 4 horas:

qual heterónimo do Pessoa é este?

Não faço ideia. Mas é daqueles que combina calções com camisa de manga comprida. Algum heterónimo do Pessoa se vestia assim?

Adiante, por cada medida dele que os outros recusarem, vai utilizar as redes sociais para explicar o motivo do chumbo e das coisas "não andarem para a frente". E o presidente da Junta eleito pelo Chega vai rever todos os atestados de residência dos últimos dois anos. Cheira-me que só se vai focar nos indostânicos, africanos e brasileiros.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Genzo, há 18 minutos:

Cheira-me que só se vai focar nos indostânicos, africanos e brasileiros.

Falta-te aí um grupo.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de HappyKing, há 28 minutos:

Pode parecer estranho mas um deputado do PSD ter uma intervenção destas no que diz respeito à forma e ao conteúdo também é um belo sinal dos tempos. 

Quando o discurso dominante é o da tasca, os tasqueiros sobressaem sempre. Ou membros de claque de futebol, o que vai dar mais ou menos no mesmo.

• Concordo! 5

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Le God, há 10 minutos:

Falta-te aí um grupo.

Os lisboetas que aproveitaram as rendas mais acessíveis e os passes mensais da CP a 20€? Esses não. São "portugueses de bem".

Os ciganos? Esses já são residentes aos anos. Eram para ser recolocados e o bairro deles dar lugar a um parque e, provavelmente, mais casas. 

Contudo, acho que as obras para os novos blocos para os ciganos - entre outros - foi embargada na semana passada.

https://observador.pt/2025/10/10/entroncamento-revoga-empreitadas-de-habitacao-a-custos-controlados/

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Genzo, há 16 minutos:

Os lisboetas que aproveitaram as rendas mais acessíveis e os passes mensais da CP a 20€? Esses não. São "portugueses de bem".

Os ciganos? Esses já são residentes aos anos. Eram para ser recolocados e o bairro deles dar lugar a um parque e, provavelmente, mais casas. 

Contudo, acho que as obras para os novos blocos para os ciganos - entre outros - foi embargada na semana passada.

https://observador.pt/2025/10/10/entroncamento-revoga-empreitadas-de-habitacao-a-custos-controlados/

Era aos ciganos que me referia. E bold of you assumires que qualquer tipo de lógica evita os cheganos de ir atrás dos ciganos.

Até te digo mais, vão mais depressa atrás de ciganos do que de brasileiros, grupo onde reúnem muito apoio.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

• Criar Novo...