Ibrahimovic_9 Publicado 7 Novembro 2016 Gostava de frisar um facto que nada tem a ver com a escolha dos jogadores. O Porto até aos 30min, não fez um chutão e poucos mais fez até os 60/65min. Por acaso acho que tem a ver com a escolha dos jogadores, que têm características mais propícias a isso. Basta ver os espaços que o Oliver, Otávio e Corona ocuparam, e a forma como a equipa "carregou" do lado do Nelsinho e do Salvio. Pareceu-me estratégico. Ainda assim o Felipe e o Telles esticaram o jogo de quando em vez, mas é mais forte do que eles. Compartilhar este post Link para o post
Poeira Publicado 7 Novembro 2016 2 posts seguidos sobre futebol :celebracao: Gostava de frisar um facto que nada tem a ver com a escolha dos jogadores. O Porto até aos 30min, não fez um chutão e poucos mais fez até os 60/65min. Incrível como desta maneira o Porto segurou o jogo e produziu muito mais. Não percebo de onde veio esta mudança. edit: Por acaso o Poeira falou da reacção à perda mas nao vi grande mudança em relação a jogos passados. O que vi foi, durante largos períodos de tempo, Porto a atacar, perdia a bola (por remate ou o que seja) e o Benfica ao fim de poucos passes a mandar um chutão. Caso o Porto não insistisse tanto em construir bem, não o via a ter tanto domínio no jogo. PS: Não pensem que com isto eu acho que o Porto fez massacre. Se fosse eficaz, aí era outra conversa Por acaso até abusou um bocadinho disso. Mas atacar constantemente o espaço nas costas da defesa do Benfica fazia parte do plano, pelo que até se percebe. Ainda assim, foi pelo chão que lá chegaram com qualidade. Quase sempre com o Óliver na jogada. Depois, perdendo a bola lá em cima, fizeram um bom trabalho em pressionar de imediato e não deixar que o Benfica se organizasse e procurasse construir da melhor forma. Compartilhar este post Link para o post
Shai Publicado 7 Novembro 2016 2 posts seguidos sobre futebol :celebracao: Gostava de frisar um facto que nada tem a ver com a escolha dos jogadores. O Porto até aos 30min, não fez um chutão e poucos mais fez até os 60/65min. Incrível como desta maneira o Porto segurou o jogo e produziu muito mais. Não percebo de onde veio esta mudança. Os chutões existiram na mesma, especialmente do Maxi, Telles e Felipe. Nos primeiros minutos do jogo, o Porto só fazia disso. Mas mal a equipa percebeu que o Benfica não ia condicionar a 1ª fase de construção, decidiram (e bem) jogar um futebol mais apoiado que o normal. Pareceu-me força das circunstâncias. infelizmente. Compartilhar este post Link para o post
JorgeFerreira Publicado 7 Novembro 2016 Estamos a falar de contextos diferentes. Até agora, o Porto nunca tinha jogado com Óliver, Otávio e 3 avançados de início num jogo, e havia quem defendesse que isso se devia à intenção de assegurar maior solidez defensiva e maior capacidade de trabalho sem bola. Ora, como se viu ontem, isso é uma parvoíce. De resto, claro que tudo depende das dinâmicas. Aliás, duvido que isto, por si só, vá ser a solução para o Porto passar a jogar melhor. Mas já é um começo. Mesmo assim fiquei com a impressão que a pressão logo na 1ª fase do Porto não foi nada de especial, o Benfica é que esteve uma miséria e não conseguia sair a jogar e aproveitar o espaço que tinha, vejamos que o único lance onde o Benfica abriu os centrais, o Samaris salvo erro veio buscar jogo e projectou os laterais para alas deu um lance de superioridade na direita onde o Semedo progrediu com a bola e o Alex Telles ficou num 2 Vs 1, não é que tenha sido um lance de perigo grotesco e salvo erro apenas deu canto mas tivesse o Benfica mais critério na saída e tinha muito espaço por onde jogar e criar problemas ao Porto. Para mim ontem o calcanhar de aquiles do Benfica também foi o Samaris, ele não deu uma para a caixa, saía mal na pressão, ocupava mal o espaço e com isto ficava uma buracada enorme no espaço entre centrais e médios que era aproveitado pelos criativos do Porto. Compartilhar este post Link para o post
Ion Timofte Publicado 7 Novembro 2016 Basta ver os espaços que o Oliver, Otávio e Corona ocuparam, e a forma como a equipa "carregou" do lado do Nelsinho e do Salvio. Os jogadores que normalmente fazem o chutão, não foram mudados mas, de facto, os que entraram são melhores opções de passe e daí eles não terem chutado tanto. Bem pensado :compinchas: Mas atacar constantemente o espaço nas costas da defesa do Benfica fazia parte do plano, pelo que até se percebe. Já desde do tempo do Valência que acho que é tique do Nuno. Não são aquelas bolas à lá Kloop mas é algo do género. Apesar de estar "bem trabalhado" também acho que construindo com tempo, constroem melhor! Compartilhar este post Link para o post
Pickle Rick Publicado 7 Novembro 2016 Mesmo assim fiquei com a impressão que a pressão logo na 1ª fase do Porto não foi nada de especial, o Benfica é que esteve uma miséria e não conseguia sair a jogar e aproveitar o espaço que tinha, vejamos que o único lance onde o Benfica abriu os centrais, o Samaris salvo erro veio buscar jogo e projectou os laterais para alas deu um lance de superioridade na direita onde o Semedo progrediu com a bola e o Alex Telles ficou num 2 Vs 1, não é que tenha sido um lance de perigo grotesco e salvo erro apenas deu canto mas tivesse o Benfica mais critério na saída e tinha muito espaço por onde jogar e criar problemas ao Porto. Para mim ontem o calcanhar de aquiles do Benfica também foi o Samaris, ele não deu uma para a caixa, saía mal na pressão, ocupava mal o espaço e com isto ficava uma buracada enorme no espaço entre centrais e médios que era aproveitado pelos criativos do Porto. O Benfica fez aquilo que costuma fazer nos jogos grandes com o handicap de ter tido um onze com piores jogadores que o normal. Baixou linhas, baixou a linha de pressão e procurou a profunidade. Não foi o Benfica que esteve uma miséria, o Benfica dos jogos contra os grandes é que é diferente do contra os pequenos, ou pelo menos tem tendência a isso. Compartilhar este post Link para o post
Fajo Publicado 7 Novembro 2016 Ah e esqueci-me de referir a exibição fantástica do Oliver :prayer: Ainda estou para perceber porque é que o NES tirou o gajo. Compartilhar este post Link para o post
Tio Hans Publicado 7 Novembro 2016 O Benfica fez aquilo que costuma fazer nos jogos grandes com o handicap de ter tido um onze com piores jogadores que o normal. Baixou linhas, baixou a linha de pressão e procurou a profunidade. Não foi o Benfica que esteve uma miséria, o Benfica dos jogos contra os grandes é que é diferente do contra os pequenos, ou pelo menos tem tendência a isso. O Benfica esteve mal porque não conseguiu fazer aquilo a que se havia proposto. Não atacou. Defendeu mal. Acabou por ter a sorte toda do jogo e mais alguma. Compartilhar este post Link para o post
JorgeFerreira Publicado 7 Novembro 2016 (editado) O Tio Hans tem razão, uma coisa é adoptar um estilo mais defensivo e entregar o jogo ao Porto, tentando aproveitar o espaço para os contra-ataques, só que o Benfica defendeu mal, não sabia o que fazer há bola quando a tinha e contra-ataques nem vê-los, não acho que a exibição do Porto tenha sido estrondosa mas pessoalmente para o que esperava ver neste clássico foi uma surpresa agradável. Editado 7 Novembro 2016 por JorgeFerreira Compartilhar este post Link para o post
Pickle Rick Publicado 7 Novembro 2016 (editado) O Benfica esteve mal porque não conseguiu fazer aquilo a que se havia proposto. Não atacou. Defendeu mal. Acabou por ter a sorte toda do jogo e mais alguma. Eu não disse que tinham conseguido fazer as coisas bem, apenas disse que o facto de não terem pegado no jogo foi mais uma ideia de jogo do que o handicap das lesões, ter o Samaris no meio-campo, falta de critério ou um mau jogo do Benfica. O Benfica neste tipo de jogos, por norma, joga assim. Linhas baixas, equipa bem compacta, linha de pressão baixa e procura da profundidade ou é preciso recordar o jogo em Alvalade o ano passado por exemplo ? É perfeitamente normal que uma equipa que em 90% dos jogos passa a vida a trucidar os adversários que não se sinta à vontade para ceder a bola como fez e faz nos jogos grandes. Eu não acho que a equipa tenha estado mal, acho que a ideia é que é má, mas isso já é outro assunto. Editado 7 Novembro 2016 por Hugo Rapaport Compartilhar este post Link para o post
Ion Timofte Publicado 7 Novembro 2016 Ainda estou para perceber porque é que o NES tirou o gajo. Miúfa Compartilhar este post Link para o post
Poeira Publicado 7 Novembro 2016 Mesmo assim fiquei com a impressão que a pressão logo na 1ª fase do Porto não foi nada de especial, o Benfica é que esteve uma miséria e não conseguia sair a jogar e aproveitar o espaço que tinha, vejamos que o único lance onde o Benfica abriu os centrais, o Samaris salvo erro veio buscar jogo e projectou os laterais para alas deu um lance de superioridade na direita onde o Semedo progrediu com a bola e o Alex Telles ficou num 2 Vs 1, não é que tenha sido um lance de perigo grotesco e salvo erro apenas deu canto mas tivesse o Benfica mais critério na saída e tinha muito espaço por onde jogar e criar problemas ao Porto. Para mim ontem o calcanhar de aquiles do Benfica também foi o Samaris, ele não deu uma para a caixa, saía mal na pressão, ocupava mal o espaço e com isto ficava uma buracada enorme no espaço entre centrais e médios que era aproveitado pelos criativos do Porto. O Benfica estava receoso em sofrer ontem. A equipa não abria quando tinha a bola, e as tentativas de jogar apoiado eram limitadas ao mínimo necessário. Normalmente, saíram sempre com bolas longas para o Mitroglou (que poucas ganhou) ou através dos corredores, onde o Salvio foi miserável e onde o Cervi e o Semedo foram jogando sozinhos contra o mundo enquanto conseguiram. No corredor central, o Guedes e o Pizzi mal se viram com bola, porque a equipa nem sequer tentava (e quando tentava, não conseguia) circular a bola nessas zonas. O Samaris, com bola, nem esteve mal. Mas notou-se claramente a falta de ritmo de jogo. Compartilhar este post Link para o post
kareca Publicado 7 Novembro 2016 O que é estranho nesta atitude do Vitória é não ter esta mentalidade contra equipas do mesmo nível na champions. Compartilhar este post Link para o post
JorgeFerreira Publicado 7 Novembro 2016 O Benfica estava receoso em sofrer ontem. A equipa não abria quando tinha a bola, e as tentativas de jogar apoiado eram limitadas ao mínimo necessário. Normalmente, saíram sempre com bolas longas para o Mitroglou (que poucas ganhou) ou através dos corredores, onde o Salvio foi miserável e onde o Cervi e o Semedo foram jogando sozinhos contra o mundo enquanto conseguiram. No corredor central, o Guedes e o Pizzi mal se viram com bola, porque a equipa nem sequer tentava (e quando tentava, não conseguia) circular a bola nessas zonas. O Samaris, com bola, nem esteve mal. Mas notou-se claramente a falta de ritmo de jogo. Até os pontapés do Ederson saíram tortos ontem :mrgreen: O Samaris foi fraco especialmente no processo defensivo ao ocupar o seu espaço ocupou-o mal e comprometeu a equipa em especial os centrais saindo demasiadas vezes a tentar restringir o Óliver e deixava espaço nas costas, nesse aspecto esperava mais do Guedes ao tentar pelo menos dificultar a vida ao Óliver que até baixou jogo regularmente para iniciar a construção mas pareceu-me um jogador muito desgastado o Gonçalo e é normal em certa parte. Quanto ao que foi dito concordo, o Benfica preocupou-se tanto em não sofrer que não queria correr risco absolutamente nenhum e entendeu que a melhor maneira de fazer isso era entregar o jogo e ficar em processo defensivo, o problema é que defensivamente foi o que se viu. Só dois pequenos pormenores que acho que não foram falados aqui, o Semedo defensivamente ainda precisa de limar algumas arestas, foi pouco ajudado durante o jogo inteiro mas é um jogador que a nível posicional tem de melhorar e muito há semelhança do Semedo do Sporting e a entrada do Filipe é um bocado grosseira, não me tinha apercebido no lance corrido mas quando vi a repetição na net ele foi um bocado burro, o Soares Dias é que teve o critério largo e nem sequer falta marcou. Compartilhar este post Link para o post
toze2 Publicado 7 Novembro 2016 Até os pontapés do Ederson saíram tortos ontem :mrgreen: O Samaris foi fraco especialmente no processo defensivo ao ocupar o seu espaço ocupou-o mal e comprometeu a equipa em especial os centrais saindo demasiadas vezes a tentar restringir o Óliver e deixava espaço nas costas, nesse aspecto esperava mais do Guedes ao tentar pelo menos dificultar a vida ao Óliver que até baixou jogo regularmente para iniciar a construção mas pareceu-me um jogador muito desgastado o Gonçalo e é normal em certa parte. Quanto ao que foi dito concordo, o Benfica preocupou-se tanto em não sofrer que não queria correr risco absolutamente nenhum e entendeu que a melhor maneira de fazer isso era entregar o jogo e ficar em processo defensivo, o problema é que defensivamente foi o que se viu. Só dois pequenos pormenores que acho que não foram falados aqui, o Semedo defensivamente ainda precisa de limar algumas arestas, foi pouco ajudado durante o jogo inteiro mas é um jogador que a nível posicional tem de melhorar e muito há semelhança do Semedo do Sporting e a entrada do Filipe é um bocado grosseira, não me tinha apercebido no lance corrido mas quando vi a repetição na net ele foi um bocado burro, o Soares Dias é que teve o critério largo e nem sequer falta marcou. Nada disso. Apenas Felipe no seu estado normal. Compartilhar este post Link para o post
lastdance Publicado 7 Novembro 2016 Eu não disse que tinham conseguido fazer as coisas bem, apenas disse que o facto de não terem pegado no jogo foi mais uma ideia de jogo do que o handicap das lesões, ter o Samaris no meio-campo, falta de critério ou um mau jogo do Benfica. O Benfica neste tipo de jogos, por norma, joga assim. Linhas baixas, equipa bem compacta, linha de pressão baixa e procura da profundidade ou é preciso recordar o jogo em Alvalade o ano passado por exemplo ? É perfeitamente normal que uma equipa que em 90% dos jogos passa a vida a trucidar os adversários que não se sinta à vontade para ceder a bola como fez e faz nos jogos grandes. Eu não acho que a equipa tenha estado mal, acho que a ideia é que é má, mas isso já é outro assunto. ya, ainda se conseguiu aliar uma má ideia a uma má execução da mesma. Ah e fazer isso com 4 gajos pendurados na frente não foi muito feliz, mas isto sou eu que não percebo nada da poda. Compartilhar este post Link para o post
Poeira Publicado 7 Novembro 2016 O Semedo ainda foi resolvendo muitos problemas no 1x1. Mas esteve sempre muito desapoiado. É engraçado perceber o que poderia ter sido o jogo se, em vez do Óliver cair na ala esquerda, nas costas do Salvio, tivesse caído nas costas do Cervi, provocando a superioridade numérica contra o Eliseu na direita do ataque portista. Compartilhar este post Link para o post
Ibrahimovic_9 Publicado 7 Novembro 2016 O Semedo ainda foi resolvendo muitos problemas no 1x1. Mas esteve sempre muito desapoiado. É engraçado perceber o que poderia ter sido o jogo se, em vez do Óliver cair na ala esquerda, nas costas do Salvio, tivesse caído nas costas do Cervi, provocando a superioridade numérica contra o Eliseu na direita do ataque portista. Se calhar até seria melhor para o Benfica, uma vez que o Maxi não está com o mínimo andamento para desequilibrar o que quer que seja. E o Eliseu não se bateu nada mal ontem contra quem lhe foi aparecendo à frente. Compartilhar este post Link para o post
Almeno Publicado 7 Novembro 2016 O problema do Eliseu era quando tinha que atacar ou fazer algo com a bola. Compartilhar este post Link para o post
DS7 Publicado 7 Novembro 2016 (editado) Que exagero o que se diz aqui do Herrera, fez uma coisa que 95% das vezes resulta e o estadio ia abaixo com o pito aos saltos se tivesse resultado, belo bode expiatório. Btw, grande lol O JOGO com aquela do "tribunal Unânime" :funny: Editado 7 Novembro 2016 por DS7 Compartilhar este post Link para o post
Ion Timofte Publicado 7 Novembro 2016 Se calhar até seria melhor para o Benfica, uma vez que o Maxi não está com o mínimo andamento para desequilibrar o que quer que seja. E o Eliseu não se bateu nada mal ontem contra quem lhe foi aparecendo à frente. Mas sendo ele destro, não iria perder muito na direita? Compartilhar este post Link para o post
Rui Cardoso Publicado 7 Novembro 2016 ahahha :lol: o gajo foi se sentar para quê? :lol: Old habits die hard. Passou a carreira a festejar golos e voltar a sentar-se Compartilhar este post Link para o post
Jimpo Publicado 7 Novembro 2016 (editado) O que é estranho nesta atitude do Vitória é não ter esta mentalidade contra equipas do mesmo nível na champions. Também me faz confusão Os jogos que vi do Benfica o ano passado foram os contra o Sporting e Porto e alguns da Champions. E fiquei sem perceber como o Benfica foi campeão e no entanto poderia ter ido ainda mais longe na Champions porque era um Benfica totalmente diferente. Vamos lá ver se consigo explicar. Tirando o jogo com o Porto em casa, os outros jogos para mim, o Benfica foi sempre inferior. Não lhe notei (e continuo sem conseguir ver) qualidades para além da garra, espírito de união e vontade. Modelo de jogo, construção ofensiva, criar oportunidades, capacidade em defender, não dar espaço para criar perigo, anular o adversário nunca vi nada disto (principalmente contra o Sporting que foram os jogos que vi mais atentamente, repito). No entanto na Champions parecia que a tática estava sempre bem montada, não davam espaços para sofrer e saíam muito bem no contra-ataque. No campeonato, nada disto. Depois contra os pequenos é o mesmo deste ano, muita confiança, equipa galvanizada pelos adeptos, e bons executantes que decidem jogos facilmente. Depois entra uma, e mais confiança ganham. Agora contra o Sporting (vamos ver este ano) e contra o Porto parece que há um bloqueio, ou dos jogadores, ou do Vitória. Porque não é só os jogadores que não jogaram. que é uma desculpa, mas as ideias de pararem o adversário também não são muitas. Editado 7 Novembro 2016 por Jimpo Compartilhar este post Link para o post
Ion Timofte Publicado 7 Novembro 2016 (editado) Os jogos que vi do Benfica o ano passado foram os contra o Sporting e Porto e alguns da Champions. Este jogo o Benfica dominou e esteve "à defesa": http://goalpoint.pt/wp-content/uploads/2016/10/GoalPoint-Dynamo-Kyiv-Benfica-Champions-League-201617-Ratings.jpg Aqui não houve medo. Quando tinha bola construía aberto e com apoios bem feitos (e não houve o chutão que houve no Dragão). Assim o corredor central teve bola e os ataques surgiam. A qualidade do Benfica vê-se bem neste jogo. Mal o Nuno desistiu, o Benfica foi para a frente e não precisou de muito para o golo. Editado 7 Novembro 2016 por Ion Timofte Compartilhar este post Link para o post