Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Sumudica by Night

"Belenenses vai criar uma equipa sénior e também vai jogar no Restelo"

Publicações recomendadas

O Belém do Jamor (SAD) agora com a quebra definitiva com o Belém do Restelo (clube) vai ter camadas jovens próprias, certo? Não estou a ver que possa haver impedimento de alguma ordem.

O impedimento está logo no contrato de constituição da SAD (que funciona como os seus estatutos).

O ponto 1 do artº 3º desse contrato diz o seguinte:

A Sociedade tem por objecto a participação nas competições profissionais de futebol, a promoção e organização de espectáculos desportivos e o fomento ou desenvolvimento de actividades relacionadas com a prática desportiva profissionalizada da modalidade de futebol.

Ou seja, faz parte do objeto da SAD o caráter profissional da sua atividade. Como as camadas jovens não são nem podem ser profissionais e não participam em competições profissionais a SAD não as pode ter.

Compartilhar este post

Link para o post

Creio que se isso estiver no acordo parassocial eles podem criar, o tribunal arbitral validou a resolução unilateral por parte da Codecity desse contrato.

Compartilhar este post

Link para o post

O impedimento está logo no contrato de constituição da SAD (que funciona como os seus estatutos).

O ponto 1 do artº 3º desse contrato diz o seguinte:

A Sociedade tem por objecto a participação nas competições profissionais de futebol, a promoção e organização de espectáculos desportivos e o fomento ou desenvolvimento de actividades relacionadas com a prática desportiva profissionalizada da modalidade de futebol.

Ou seja, faz parte do objeto da SAD o caráter profissional da sua atividade. Como as camadas jovens não são nem podem ser profissionais e não participam em competições profissionais a SAD não as pode ter.

Certo. Mas diz-me uma coisa que não me está a apetecer ir pesquisar a lei. Essa limitação resulta apenas dos prórpios estatutos da SAD, ou também tem essa limitação na lei?

é que se sim, isso pode-se contornar com uma alteração aos estatutos (não sei até que ponto a Codecity pode mudar isso com a sua maioria do capital, como disse não estou para ir pesquisar :mrgreen: ).

Ou até, por outro lado, com base no artigo que citas, no limite podem integrar camadas jovens nas SAD alegando que são parte integral e indispensável da actividade de futebol profissional. Parece-me que há aí caminho para trilhar, no limite, claro.

Compartilhar este post

Link para o post

O Isaltino se fosse esperto fundia já a Associação Desportiva de Oeiras à Codecity e metia um clube de futebol do concelho a competir na primeira liga.

Editado por Mayday

Compartilhar este post

Link para o post

Ah, isso não é problema, creio eu. O que não faltam são clubes na zona de Lisboa e não faltam talentos na mesma zona. Facilmente, uma equipa da primeira liga, consegue ir buscar meia duzia ao Sacavenense, mais meia dúzia ao Algueirão, mais outra meia ao CAC da Pontinha etc, e formar camadas jovens num instante. Digo eu, vá.

Fábio Paím :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

Portanto, o Codecity Futebol Club vai jogar no Jamor praticamente às moscas porque os verdadeiros adeptos "Os Belenenses" vão continuar a ir ao Restelo para ir ver a Distrital (pelo menos era o que eu faria).

Fora isso, as camadas jovens vão alimentar o Belenenses enquanto o Codecity tem de partir para as contratações.

Estou correto?

Não digo esta época, mas não será possível repescar o clube nos distritais na mesma altura que o Gil Vicente, e mandar a Codecity para o fundo?

Compartilhar este post

Link para o post

Portanto, o Codecity Futebol Club vai jogar no Jamor praticamente às moscas porque os verdadeiros adeptos "Os Belenenses" vão continuar a ir ao Restelo para ir ver a Distrital (pelo menos era o que eu faria).

Fora isso, as camadas jovens vão alimentar o Belenenses enquanto o Codecity tem de partir para as contratações.

Estou correto?

Não digo esta época, mas não será possível repescar o clube nos distritais na mesma altura que o Gil Vicente, e mandar a Codecity para o fundo?

Compartilhar este post

Link para o post

Creio que se isso estiver no acordo parassocial eles podem criar, o tribunal arbitral validou a resolução unilateral por parte da Codecity desse contrato.

O Tribunal Arbitral validou a resolução do acordo parassocial. O contrato de constituição da SAD mantém-se

Certo. Mas diz-me uma coisa que não me está a apetecer ir pesquisar a lei. Essa limitação resulta apenas dos prórpios estatutos da SAD, ou também tem essa limitação na lei?

é que se sim, isso pode-se contornar com uma alteração aos estatutos (não sei até que ponto a Codecity pode mudar isso com a sua maioria do capital, como disse não estou para ir pesquisar :mrgreen: ).

Ou até, por outro lado, com base no artigo que citas, no limite podem integrar camadas jovens nas SAD alegando que são parte integral e indispensável da actividade de futebol profissional. Parece-me que há aí caminho para trilhar, no limite, claro.

Também não fui ver a Lei mas não me parece que exista qualquer limitação nesse sentido.

Em todo o caso, estive a ler com mais atenção o contrato de constituição (Estatutos) e deparei-me com o artigo 32º que diz o seguinte:

A Sociedade poderá estender a sua actividade às camadas de formação do Clube de Futebol Os Belenenses, na área do futebol, nos termos que forem permitidos por lei, ou cooperar com o clube fundador nesse domínio, assim como cooperar com clube satélite, seu ou do clube fundador.

Portanto, problema resolvido. Eu estava errado. A SAD pode perfeitamente criar camadas jovens.

Compartilhar este post

Link para o post

Presumo que tenha, até. Se for como no futsal, para disputarem competições profissionais têm de ter pelo menos um escalão de camadas jovens.

Compartilhar este post

Link para o post

Presumo que tenha, até. Se for como no futsal, para disputarem competições profissionais têm de ter pelo menos um escalão de camadas jovens.

A SAD neste momento não tem camadas jovens, não sei se virá a ter. Ao contrário de outros clubes, como por exemplo o Estoril, onde os juniores transitaram da gestão do Clube para a SAD, no Belenenses nada disso aconteceu. A SAD geria/gere apenas o futebol sénior.

Compartilhar este post

Link para o post

É muito bonito a questão das camadas jovens continuar no clube mas conseguirá o clube atrair jogadores para manter o nível? Qual a ambição dos miudos em ir para o Belenenses sabendo que subindo a seniores ficam no distrital? Em Lisboa têm o Sacavenense, o Estoril e o Real. Do outro lado do Tejo há o Cova da Piedade logo ali ao lado por exemplo. Não sei será fácil a captação/retenção das camadas jovens num curto prazo. Principalmente nos juniores

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante

É muito bonito a questão das camadas jovens continuar no clube mas conseguirá o clube atrair jogadores para manter o nível? Qual a ambição dos miudos em ir para o Belenenses sabendo que subindo a seniores ficam no distrital? Em Lisboa têm o Sacavenense, o Estoril e o Real. Do outro lado do Tejo há o Cova da Piedade logo ali ao lado por exemplo. Não sei será fácil a captação/retenção das camadas jovens num curto prazo. Principalmente nos juniores

O Belenenses tem um projecto para subidas consecutivas, tem um plano para compor os próximos plantéis com jogadores da formação, deverá ter melhores infraestruturas e condições para os jovens treinarem, e também acaba por ser mais prestigiante jogar no Belenenses do que noutro clube qualquer. Teoricamente, não vejo grande problema.

Compartilhar este post

Link para o post

O Belenenses tem um projecto para subidas consecutivas, tem um plano para compor os próximos plantéis com jogadores da formação, deverá ter melhores infraestruturas e condições para os jovens treinarem, e também acaba por ser mais prestigiante jogar no Belenenses do que noutro clube qualquer. Teoricamente, não vejo grande problema.

Teoria e prática é diferente. Até porque chegar ao Pro Nacional (próximos 2 anos) deve ser razoavelmente tranquilo. Daí para a frente é que já complica. Basta ver que o Alverca (ainda que seja de um estatuto menor que o Belém e em condições diferentes) só este ano conseguiu voltar aos campeonatos nacionais

Compartilhar este post

Link para o post

Vale o que vale mas o Presidente do Belenenses disse na entrevista ao Expresso que o clube só conseguiu fechar contrato com um par de juniores porque a maioria não percebia a linha de continuidade do Belenenses e preferiam assinar pelo Real, Sacavenense, Leiria ou Vitória porque havia perspectiva de conseguirem chegar aos seniores lá.

Basicamente seguindo a linha de raciocínio o Presidente pensa que, com o integração das camadas jovens com a equipa A, esse problema de recrutamento fica resolvido.

Compartilhar este post

Link para o post

Vale o que vale mas o Presidente do Belenenses disse na entrevista ao Expresso que o clube só conseguiu fechar contrato com um par de juniores porque a maioria não percebia a linha de continuidade do Belenenses e preferiam assinar pelo Real, Sacavenense, Leiria ou Vitória porque havia perspectiva de conseguirem chegar aos seniores lá.

Basicamente seguindo a linha de raciocínio o Presidente pensa que, com o integração das camadas jovens com a equipa A, esse problema de recrutamento fica resolvido.

E é verdade. Na reportagem que fiz há um ano sobre os juniores, percebeu-se isso perfeitamente.

Compartilhar este post

Link para o post

No Belenenses até agora, precisamente por terem gestões diferentes, era praticamente impossível os jovens dos Juniores do Clube passarem para o plantel sénior da SAD. Agora sempre têm mais alternativa, sabem que indo para o Belenenses há uma equipa sénior onde jogar e acaba por ser mais prestigiante fazer a formação no Belenenses que no Sacavenense, acho.

Compartilhar este post

Link para o post

Como o Descartes já referiu aí, este caso é único. Com todo o respeito por esses clubes, o Belenenses não é o Beira-Mar, o Salgueiros, o Leiria, a Naval, o Campomaiorense ou o Estrela, só para referir os casos mais conhecidos. O Belenenses tem outra dimensão, a todos os níveis.

Não duvido de que, existindo um mínimo de competência, consigam subir até à 1ª Liga de forma consecutiva. Terão sempre todas as condições para serem a melhor equipa em termos de orçamento, infra-estruturas e qualidade do plantel/equipa técnica, durante os próximos 5 anos.

Compartilhar este post

Link para o post

E é verdade. Na reportagem que fiz há um ano sobre os juniores, percebeu-se isso perfeitamente.

E basta ver que este ano estiveram na luta da manutenção e não do apuramento de campeão

No Belenenses até agora, precisamente por terem gestões diferentes, era praticamente impossível os jovens dos Juniores do Clube passarem para o plantel sénior da SAD. Agora sempre têm mais alternativa, sabem que indo para o Belenenses há uma equipa sénior onde jogar e acaba por ser mais prestigiante fazer a formação no Belenenses que no Sacavenense, acho.

Mas esses sobem para o CP e não para o distrital. A curto prazo isso poderá fazer a diferença

Compartilhar este post

Link para o post

Hoje uma comitiva do Belenenses constituída pelo Patrick Morais de Carvalho e pelo Pedro Pestana Bastos (PMAG) foi recebida na Assembleia da República para falar de toda a situação do Belenenses e pedir uma revisão urgente da Lei das SAD, tendo sugerido algumas alterações.

Compartilhar este post

Link para o post

Como o Descartes já referiu aí, este caso é único. Com todo o respeito por esses clubes, o Belenenses não é o Beira-Mar, o Salgueiros, o Leiria, a Naval, o Campomaiorense ou o Estrela, só para referir os casos mais conhecidos. O Belenenses tem outra dimensão, a todos os níveis.

São situações diferentes, tornando-se difícil poder fazer essa comparação de grandeza.

O Estrela, Campomaiorense e Salgueiros acabaram com o futebol profissional e só voltaram anos mais tarde (no caso do Estrela ainda nem se deu o regresso). No caso do Estrela (não sei como foi com o Salgueiros) foi fundado um novo clube (vários até) e foi preciso começar camadas jovens todas do zero, passo a passo para ser um crescimento sustentável.

O Leiria viveu uma situação semelhante à do Estrela na medida que caiu da 1ª para o actual CNS e desde então tem estado sempre próximo de uma subida que ainda não se concretizou. A Naval desceu da 2ª para o CNS devido a dívidas e foi-se mantendo até que dadas as não existentes condições financeiras que levou a uma descida para os distritais terminou o futebol profissional.

O Beira-Mar é o caso mais semelhante se bem que não cumpria os mínimos para futebol nas ligas profissionais, não se inscreveu a tempo no CNS e começou nos distritais onde apesar da massa adepta e do regresso de jogadores históricos tem sentido dificuldades.

O Belenenses acaba por ser uma situação única na medida que o clube passa da 1ª para os distritais directamente com toda a estrutura de camadas jovens que jogavam em divisões de topo. No entanto está visto aí para cima que os jogadores vão sair para outras equipas também bem colocadas (como aconteceu com o Estrela quando fechou portas) e o Leiria tem demonstrado que não é assim tão fácil sair do CNS.

Edit: E não sei até que ponto a grandeza do clube está presente na mente dos jogadores das camadas jovens para ficarem por amor e/ou respeito ao clube nas distritais. Corrijam-me se tiver errado mas tenho ideia que o Belenenses nas camadas jovens constrói parte das equipas com jogadores dispensados pelo Benfica e Sporting, jogadores esses que se mudam para clubes onde têm oportunidades de jogar na 1ª Nacional.

Editado por andre26

Compartilhar este post

Link para o post

Se o Belenenses conseguir aguentar as camadas jovens nos primeiros campeonatos nacionais tem boas hipóteses de ir retendo algum talento. No final de contas os putos também valorizam imenso jogarem um campeonato nacional frente a Sporting, Benfica e outras grandes equipas mesmo não tendo a equipa sénior nos nacionais.

O Mafra é equipa de CNS e 2ª Liga e não tem nenhuma equipa jovem em campeonato nacional. Vai tudo depender de como o Belenenses encarar as camadas jovens.

Compartilhar este post

Link para o post

Maltinha belenense, como é que vocês estão a viver isto? Se fosse com o Sporting julgo que nem dormia, se já com o que foram os últimos meses foi difícil... Estão pela equipa do clube e vão "abandonar" a da SAD, ou como é que estão a abordar a questão?

Compartilhar este post

Link para o post

Maltinha belenense, como é que vocês estão a viver isto? Se fosse com o Sporting julgo que nem dormia, se já com o que foram os últimos meses foi difícil... Estão pela equipa do clube e vão "abandonar" a da SAD, ou como é que estão a abordar a questão?

Há quase um ano que me desliguei de tudo isto. Já fui dos que mais tentou colocar a nu a podridão da SAD. Fui impedido de entrar em tudo o que era sítio, fui insultado de todas as formas e mais algumas e até ameaçado fui. Isso fez com que me quisesse desligar de tudo isto. O lodo ao qual o MEU clube chegou era do mais degradante que podia haver. O clube tinha bons projectos, ideias sólidas, mas era tudo assente na "boa fé" de terceiros e não na competência pessoal. O projecto em que me meti lá também me deu para ver que não são todos flores que se cheirem, como tal, neste último ano, resolvi resignar-me ao facto daquilo de que mais gostava (uma das coisas, pelo menos), já não existia. Foi um processo triste, mas que deu alguns frutos.

Contudo, toda esta tomada de posição (finalmente!) por parte do lírico do Patrick, fez-me voltar a acreditar. Era disto que todos precisávamos(precisamos). É este o reset que falta para os Belenenses se voltarem a reagrupar, para voltar a crer em algo seu, nos valores afiançados por Artur José Pereira e que se consagraram em quase 100 anos de história. Com este "começar de novo", tudo tem tendência a melhorar. É certo que não vai ser tão "trigo limpo" como se tem dito, mas vai ser positivo. Vamos continuar a jogar no lugar ao qual pertencemos e fora do domínio de um pulha ditadorzeco. Isso deixa-me esperançado. Sempre que estiver em Portugal, não falharei um jogo, isso é certo.

Para mim a equipa que joga no Jamor não me diz rigorosamente nada. Nada de nada. Acho que tem de ser assim para todas as pessoas que sintam verdadeiramente o clube. Atenção que também não defendo cegamente quem toma conta dos destinos do Belenenses neste momento, mas apreciei esta atitude.

Editado por nopla

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...