Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Sumudica by Night

"Belenenses vai criar uma equipa sénior e também vai jogar no Restelo"

Publicações recomendadas

Citação de Black Hawk, há 48 minutos:

Pensei que já fossem cidade, por esta altura.

Não. Seja por tradição, imagem ou prestígio, Cascais, Sintra e Oeiras não querem ser cidades.

O artigo já tem uns aninhos mas a explicação mantém-se atual. E até o presidente da autarquia de Oeiras é o mesmo de 2010. 😂

https://www.publico.pt/2010/01/10/jornal/cidade-nao-obrigado-18530849

Compartilhar este post

Link para o post

Muita água ainda vai correr por baixo das pontes. Mas uma vitória em Tribunal com este significado é muito importante para o que de facto interessa: um clube, qualquer clube, é muito maior do que uma SAD ou SDUQ criada de propósito para cumprir regulamentos das competições profissionais. Não é o clube fundador que tem que ficar amarrado à SAD; é a SAD que tem a obrigação de respeitar o clube que esteve na sua origem, seja ele maioritário ou não. Em última instância os Tribunais até podem vir a decidir a favor da SAD mas o que este caso levanta é uma necessidade urgente de rever a Lei para defender os clubes de práticas abusivas, quer estas sejam perpetradas pelos donos da SAD, pelos dirigentes do clube ou pela massa adepta (do clube, da SAD ou de ambos).

• Like 1
  • Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Black Hawk, há 4 horas:

Fosse eu autarca de Oeiras e já tinha avançado com uma proposta para mudarem o nome e se assumirem como equipa da cidade. Até têm um estádio municipal e tudo.

O Isaltino tá danadinho para isso

Compartilhar este post

Link para o post

Estou mesmo a ver o Rui Pedro a ser menino para, num laivo todo pós-modernista, se tiver de mudar de nome e símbolos, ser o primeiro a adoptar uma identidade à Futebol Americano e transformar o Belenenses SAD nos Belém Navigators, ou Navegadores vá, usando como emblema uma caravela com a cruz de cristo na vela, umas ondinhas por baixo a azul (para manter a cor dos equipamentos) e siga.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de IlidioMA, há 2 horas:

Estou mesmo a ver o Rui Pedro a ser menino para, num laivo todo pós-modernista, se tiver de mudar de nome e símbolos, ser o primeiro a adoptar uma identidade à Futebol Americano e transformar o Belenenses SAD nos Belém Navigators, ou Navegadores vá, usando como emblema uma caravela com a cruz de cristo na vela, umas ondinhas por baixo a azul (para manter a cor dos equipamentos) e siga.

É que é bem capaz, pelas imagens que vi os cachecóis dos Rapazes da Praia (Claque legalizada da Belenenses SAD) a dizer "Sou Belém de Primeira", têm numa extremidade a Cruz de Cristo e na outra uma caravela.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de O Pastel, há 12 horas:

É que é bem capaz, pelas imagens que vi os cachecóis dos Rapazes da Praia (Claque legalizada da Belenenses SAD) a dizer "Sou Belém de Primeira", têm numa extremidade a Cruz de Cristo e na outra uma caravela.

Já tem claque??? E é uma cisão da Fúria Azul?

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de IlidioMA, há 30 minutos:

Já tem claque??? E é uma cisão da Fúria Azul?

Não. São umas amigas do RPS + uns sandes à borla e uns papa-camisolas. Acrescentaria mais uns quantos residentes em Oeiras, que um dia passaram pela Câmara e lhes enfiaram 50 bilhetes no bolso. É isto a claque.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de nopla, há 48 minutos:

Não. São umas amigas do RPS + uns sandes à borla e uns papa-camisolas. Acrescentaria mais uns quantos residentes em Oeiras, que um dia passaram pela Câmara e lhes enfiaram 50 bilhetes no bolso. É isto a claque.

Extremismo puro, daquele que se proclama no Restelo hoje em dia...

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de metzi, há 2 horas:

Extremismo puro, daquele que se proclama no Restelo hoje em dia...

Elucida-me, por favor, com o brilhantismo de uma cassete mais repetida que as próprias trafulhices do RPS. Até o @Diogo_CFB, que vai ao Jamor, sabe que o que estou a dizer é o correcto. Não é extremismo, meu caro, é a pura realidade. Infelizmente para a instituição Belenenses, que só se degrada com tudo isto.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de nopla, há 46 minutos:

Elucida-me, por favor

Estás a dizer que quem vai ao Jamor e pertence à claque é um vendido, sabes lá tu o tempo que perdemos das nossas vidas pessoais sem o retorno de uma camisola ou uma sandes para que o nosso grupo fosse para a frente até pondo a nossa integridade física em perigo com moradas e fotos naqueles grupos do Facebook, fazemos isto apenas e só ao amor que temos pelo clube apesar de muita gente não perceber isso.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de metzi, há 36 minutos:

Estás a dizer que quem vai ao Jamor e pertence à claque é um vendido, sabes lá tu o tempo que perdemos das nossas vidas pessoais sem o retorno de uma camisola ou uma sandes para que o nosso grupo fosse para a frente até pondo a nossa integridade física em perigo com moradas e fotos naqueles grupos do Facebook, fazemos isto apenas e só ao amor que temos pelo clube apesar de muita gente não perceber isso.

Isso não me elucidou minimamente. Não compadeço com ameaças, roubos de faixas ou o diabo a quatro. Critico, critiquei e criticarei sempre arruaceiros. Agora, esse discurso de vítima, também não me entra. Muito menos a lenga-lenga de que fazem de tudo para apoiar o "clube". Que clube é que dizes que apoias? Que causa? Há muita gente que vai ao Jamor que aceito que ame o Belenenses, agora, do que conheço da claque dos "Rapazes da Praia", 95% são vendidos. Dou aqueles 5% de borla, só por desconhecimento meu. Pior, são pessoas sem espinha dorsal, que se deixam levar por discursos básicos de um criminoso (sim, é o que ele é). As sandes não são invenções minhas, as camisolas ainda menos e as falinhas mansas do RPS para incitar esses adeptos a dizerem o que dizem no Facebook e a fazerem o que fazem fora dele, existem. Tudo a troco de algo, claro, que as pessoas não são assim tão dadas.

Nunca serei daqueles do "diz que disse". Todas as coisas que relato aqui, vi com os meus próprios olhos, ouvi, presenciei. Podia dar-te mil exemplos do que falo, mas com uma pesquisa rápida podes encontrar os meus posts por aí perdidos no fórum.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de nopla, há 28 minutos:

Nunca serei daqueles do "diz que disse". Todas as coisas que relato aqui, vi com os meus próprios olhos, ouvi, presenciei. Podia dar-te mil exemplos do que falo, mas com uma pesquisa rápida podes encontrar os meus posts por aí perdidos no fórum.

Do que aconteceu no passado não faço ideia, não estava lá por ter andado um pouco afastado do Restelo, mas sei do que estou a falar do que se passa agora, não conhecia muitas das pessoas que constituem o grupo e até agora não vi nada do que relatas, disso tenho a certeza e consciência absoluta.

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante

Beach Boys teria ficado mais catchy do que Rapazes da Praia.

Não sei se essa ideia de passarem a ser o clube de Oeiras tem grande veracidade ou sequer até viabilidade. Oeiras já tem o seu próprio clube, que se chama ADO, Associação Desportiva de Oeiras, e que joga no Estádio Municipal de Oeiras. É até um clube bastante respeitado, sobretudo nas camadas jovens, onde tem sempre equipas bastante competitivas, bem como eclético, sendo bem representado em outras modalidades, como por exemplo o hóquei em patins de formação. Não estou mesmo a ver a acontecer o despejo da ADO do Estádio Municipal de Oeiras, em prol deste novo clube. Para além disso, está bem longe de ser um estádio com condições para receber jogos da 1ª liga. 

Compartilhar este post

Link para o post

https://www.ojogo.pt/futebol/1a-liga/belenenses/noticias/interior/sad-do-belenenses-interpoe-accao-para-impedir-clube-de-disputar-competicoes-de-futebol-10214819.html

Isto ultrapassou todos os limites do aceitável. Agora a SAD quer ser reconhecida como a legítima detentora de todo o historial do futebol do Belenenses... Os nossos fundadores devem andar às voltas no túmulo. 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de O Pastel, há 19 horas:

https://www.ojogo.pt/futebol/1a-liga/belenenses/noticias/interior/sad-do-belenenses-interpoe-accao-para-impedir-clube-de-disputar-competicoes-de-futebol-10214819.html

Isto ultrapassou todos os limites do aceitável. Agora a SAD quer ser reconhecida como a legítima detentora de todo o historial do futebol do Belenenses... Os nossos fundadores devem andar às voltas no túmulo. 

Citação de FabioK, há 19 horas:

O palmarés passaria para o Codecity? Wtf? 

Citação de Mayday, há 19 horas:

Mas isso faz sentido? Jurídico, pelo menos?

Calma que a SAD pede que seja reconhecido em igual medida para ambas as entidades. é o que diz a outra notícia, que supostamente cita a acção que meteram em Tribunal.

Quanto à tentativa de proibir o Belenenses Clube de competir em competições profissionais, parece-me que tem pernas para andar. Liás, no que toca às competições da Liga de Clubes (I e II Ligas e Taça da Liga) é evidente que é isso que vai acontecer, pelo que resulta directamente da Lei das SAD's. O Belenenses mal ou bem fundou a SAD do Belenenses, que ainda existe e que por mais repúdios que o clube faça, ainda é a sua SAD. 

Ora, a lei proíbe um clube de ter duas SAD para o mesmo desporto. E, por outro lado, obriga os clubes a fazerem uma SAD (ou SQUD) quando subam à II Liga. Assim, eventualmente quando o clube conseguir chegar à II Liga, vai ser um caso bicudo, se as circunstâncias se mantiverem as mesmas (o que é dificil pois o Belém Clube ainda tem uns 5 anos pelas frente antes de poder chegar ao futebol profissional, até lá tudo pode acontecer).

Será um pouco parecido à situação do Chaves presentemente. O Chaves Clube tem uma SAD que compete na Primeira Liga. Ao mesmo tempo tem um equipe B, a que lhe chama satélite, que não pertence à SAD e que começou no Disitrital de Vila Real e naturalmente subiu. Este ano está no CNS e por não pertencer à SAD e por ter sido campeã do distrital de Vila Real pôde participar na Taça este ano. 

Se por acaso o Chaves Satélite subir à II Liga tem de ser obrigatoriamente integrado na SAD do Chaves, como uma equipe B normal, se não não pode competir, porque, lá está, o mesmo Clube (Chaves) não pode ter duas SAD's, e essa equipa Satélite teria de ser obrigatoriamente personalizada em SAD ou SQUD.

Ora, antes que digam que a situação do Belenenses em nada se assemelha ao que acabei de descrever, não percam de mente que o Beleneneses Clube ainda tem (e julgo que não pode nunca perder) uma parcela da SAD (10%, julgo), pelo que essa SAD, Codecity, Jamor, como lhe queiram chamar é e vai ser sempre a SAD do Belenenses, que não a pode largar e não pode re-personalizar a sua equipa numa nova SAD ou SQUD, para se inscrever na Liga de Clubes. Não faço ideia como vão resolver a situação se chegar a esse ponto. Mas acredito que nem chegue a tal, ou porque o conflito cessou, ou porque a Codecity vende a sua participação e as relações entre o Clube e os novos donos da SAD normalizam, ou mesmo até pelo eventual esmorecer do projecto do Clube, pois ir para o Sétimo Escalão é muiiiiito pesado e a coisa pode morrer entretanto.

A ver vamos.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de IlidioMA, há 14 minutos:

Calma que a SAD pede que seja reconhecido em igual medida para ambas as entidades. é o que diz a outra notícia, que supostamente cita a acção que meteram em Tribunal.

Quanto à tentativa de proibir o Belenenses Clube de competir em competições profissionais, parece-me que tem pernas para andar. Liás, no que toca às competições da Liga de Clubes (I e II Ligas e Taça da Liga) é evidente que é isso que vai acontecer, pelo que resulta directamente da Lei das SAD's. O Belenenses mal ou bem fundou a SAD do Belenenses, que ainda existe e que por mais repúdios que o clube faça, ainda é a sua SAD. 

Ora, a lei proíbe um clube de ter duas SAD para o mesmo desporto. E, por outro lado, obriga os clubes a fazerem uma SAD (ou SQUD) quando subam à II Liga. Assim, eventualmente quando o clube conseguir chegar à II Liga, vai ser um caso bicudo, se as circunstâncias se mantiverem as mesmas (o que é dificil pois o Belém Clube ainda tem uns 5 anos pelas frente antes de poder chegar ao futebol profissional, até lá tudo pode acontecer).

Será um pouco parecido à situação do Chaves presentemente. O Chaves Clube tem uma SAD que compete na Primeira Liga. Ao mesmo tempo tem um equipe B, a que lhe chama satélite, que não pertence à SAD e que começou no Disitrital de Vila Real e naturalmente subiu. Este ano está no CNS e por não pertencer à SAD e por ter sido campeã do distrital de Vila Real pôde participar na Taça este ano. 

Se por acaso o Chaves Satélite subir à II Liga tem de ser obrigatoriamente integrado na SAD do Chaves, como uma equipe B normal, se não não pode competir, porque, lá está, o mesmo Clube (Chaves) não pode ter duas SAD's, e essa equipa Satélite teria de ser obrigatoriamente personalizada em SAD ou SQUD.

Ora, antes que digam que a situação do Belenenses em nada se assemelha ao que acabei de descrever, não percam de mente que o Beleneneses Clube ainda tem (e julgo que não pode nunca perder) uma parcela da SAD (10%, julgo), pelo que essa SAD, Codecity, Jamor, como lhe queiram chamar é e vai ser sempre a SAD do Belenenses, que não a pode largar e não pode re-personalizar a sua equipa numa nova SAD ou SQUD, para se inscrever na Liga de Clubes. Não faço ideia como vão resolver a situação se chegar a esse ponto. Mas acredito que nem chegue a tal, ou porque o conflito cessou, ou porque a Codecity vende a sua participação e as relações entre o Clube e os novos donos da SAD normalizam, ou mesmo até pelo eventual esmorecer do projecto do Clube, pois ir para o Sétimo Escalão é muiiiiito pesado e a coisa pode morrer entretanto.

A ver vamos.

É uma grande coboiada tudo... E a Lei das SAD´s tem diversas falhas, diz que a SAD tem de respeitar os direitos do clube fundador, mas não prevê consequências caso desrespeite. Julgo que da mesma forma diz que o Clube tem de ter 10% da SAD, mas não prevê consequências se o Clube vender esses 10%...

É um grande imbróglio que vai demorar anos a ser resolvido e acho que vai depender muito da capacidades dos gabinetes jurídicos da SAD e Clube e mesmo das influências de cada um, e aqui o RPS ganha por larga vantagem.

Compartilhar este post

Link para o post

@IlidioMA

Os pedidos da SAD foram disponibilizados pelo Clube, pelo que está escrito não me parece nada que reclamem apenas em igual medida, é mesmo apropriarem-se dos nossos títulos. Só não percebo é porque é que citam apenas alguns jogadores e treinadores... Então querem que o Matateu seja reconhecido como glória da Belenenses SAD, mas o nosso Pepe não falam, igual para o Silas e omissão ao Zé Pedro, por exemplo.

http://www.osbelenenses.com/wp-content/uploads/2018/11/cfb-accao-historia-pedidos-sad-nov2018.pdf

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de O Pastel, há 24 minutos:

@IlidioMA

Os pedidos da SAD foram disponibilizados pelo Clube, pelo que está escrito não me parece nada que reclamem apenas em igual medida, é mesmo apropriarem-se dos nossos títulos. Só não percebo é porque é que citam apenas alguns jogadores e treinadores... Então querem que o Matateu seja reconhecido como glória da Belenenses SAD, mas o nosso Pepe não falam, igual para o Silas e omissão ao Zé Pedro, por exemplo.

http://www.osbelenenses.com/wp-content/uploads/2018/11/cfb-accao-historia-pedidos-sad-nov2018.pdf

Pois parece que a noticia estava mal citada. De facto a SAD quer isso só para si, o que é uma aberração. Partilharem ambas as entidades esse palmarés não me parece completamente descabido, reconhecendo o substrato comum da SAD enquanto germinada do clube. Agora, transitar de uma para outro? Não me cheira nada. 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de IlidioMA, há 6 horas:

A ver vamos.

Esta palhaçada toda só me merece um comentário: é preciso ser muito arrogante, insensível e obtuso para uma entidade criada há meia dúzia de anos se arrogar o direito de reclamar a história, os símbolos e o palmarés de um clube centenário...

Quanto ao bold: Era só o que faltava...Isso seria imediatamente inconstitucional. Se o clube quiser vender ou doar a sua participação com certeza que o poderá fazer, independentemente dos procedimentos jurídicos que possam ser necessários para o fazer.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Descartes, há 1 hora:

Esta palhaçada toda só me merece um comentário: é preciso ser muito arrogante, insensível e obtuso para uma entidade criada há meia dúzia de anos se arrogar o direito de reclamar a história, os símbolos e o palmarés de um clube centenário...

Quanto ao bold: Era só o que faltava...Isso seria imediatamente inconstitucional. Se o clube quiser vender ou doar a sua participação com certeza que o poderá fazer, independentemente dos procedimentos jurídicos que possam ser necessários para o fazer.

Eu da última vez que li a Lei das SAD's fiquei com ideia de que um clube não pode alienar a sua SAD totalmente. Até agora essa questão ainda não se colocou. Gostava que a FPF e a Liga interviessem antes de isto se ter de arrastar anos e nos nos tribunais, para apreciar a inconstitucionalidade  que mencionas poder existir. Que impressão que me mete esta omissão dos dois órgãos do nosso futebol perante toda esta situação.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de IlidioMA, há 12 minutos:

Eu da última vez que li a Lei das SAD's fiquei com ideia de que um clube não pode alienar a sua SAD totalmente. Até agora essa questão ainda não se colocou. Gostava que a FPF e a Liga interviessem antes de isto se ter de arrastar anos e nos nos tribunais, para apreciar a inconstitucionalidade  que mencionas poder existir. Que impressão que me mete esta omissão dos dois órgãos do nosso futebol perante toda esta situação.

Mais do que a omissão, incomoda-me o presidente da Liga ter tomado partido por um dos lados, quando há duas semanas afirmou publicamente que mantém reuniões com o Clube e que tem esperança que se alcance um acordo, quando na realidade a última reunião foi em Janeiro... E no fim de semana seguinte lá estava no Jamor ao lado do RPS.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de O Pastel, há 16 horas:

Mais do que a omissão, incomoda-me o presidente da Liga ter tomado partido por um dos lados, quando há duas semanas afirmou publicamente que mantém reuniões com o Clube e que tem esperança que se alcance um acordo, quando na realidade a última reunião foi em Janeiro... E no fim de semana seguinte lá estava no Jamor ao lado do RPS.

Mas repara que isso para mim já é positivo.

E sim, estou a dizer isso, partindo de um ponto de vista de quem não está reconhecer razão integral a uma parte ou a outra, nem a tomar partido pelo clube ou pela SAD. E nessa perspectiva, considero positivo que as instâncias, quer federativas quer da liga, tomem uma posição, ainda que seja a de reconhecer e apoiar a SAD. Até porque, do ponto de vista da Liga, não dá para ser muito diferente, pois é a SAD que é seu associado, em princípio deveriam estar ao lado do seu associado..em princípio, vá.

Agora o que é inaceitável é a FPF e a Liga de Clubes estarem a agir estes meses todos como se nada fosse. E não estou a falar desde Junho, em que se dá a cisão total entre a SAD e o clube, mas desde o final do ano passado, em que o verniz já tinha estalado entre as entidades e devia ter havido intervenção imediata dos órgãos tutelares do nosso futebol para compor a situação e mediar o conflito entre as duas entidades para nem sequer se chegar ao ponto de ruptura total (e duplicação de Belenenses) que existe hoje.

• Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...