Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Sumudica by Night

"Belenenses vai criar uma equipa sénior e também vai jogar no Restelo"

Publicações recomendadas

O Rui Pedro Soares sabe muito e provavelmente não vai ficar por aqui... Mas é uma grande e saborosa vitória! Que cada vez menos a opinião pública confunda o CF "os Belenenses" da entidade do Jamor.

Compartilhar este post

Link para o post

Acho que é preciso alguma cautela que nestas coisas do Belém já temos vistos muitas decisões que o Patrick diz que é A e o Rui Pedro diz que é B. Sem ler a sentença não posso ter certezas de que, de facto, o Tribunal deu razão ao clube.

Por outro lado, isto é um mero procedimento cautelar, não decidindo em definitivo nada.

A SAD agora terá o seu contraditório e vejo alguns pontos que pode esgrimir. Assim de repente, e sem ter lido o acto constitutivo da Belenenses SAD (mas conhecendo de algum modo o regime legal das SAD's) não vejo que uma SAD utilize os símbolos do seu clube fundador apenas por via de um protocolo ou de um acordo parassocial. Diria que isso fica logo previsto no acto constitutivo.

O clube argumentará que, independentemente disso, os símbolos não deixam de ser seus, mas isso também não creio que seja a pedra final em cima do assunto, pois o clube, ainda que agora esteja de costas voltadas com a SAD (situação que já aconteceu no Leiria, Alverca, Atlético, Beira-Mar etc), nunca deixa de ser o clube fundador da SAD, com direitos e obrigações inerentes. Ou seja, no fundo, terá de se analisar até que ponto um clube pode abandonar em definitivo a SAD que criou. Lendo a Lei das SAD parece-me claro que isso não é possível. Mas também ninguém contemplou a hipótese de um clube de repente se zangar com a sua SAD e a renegar totalmente (coisa que creio que acontece pela primeira vez no caso do Belenenses, já que nos outros exemplos, nunca se chegou a este ponto).

Seja como for, se de facto vier a ser proibido o uso do nome e simbolos, a Codecity transforma o Belenenses SAD em S.D. Belenense ou algo do género, usando o azul na mesma, e um símbolo vagamente similar (até porque a cruz de cristo não é passível de apropriação exclusiva por parte de nenhuma entidade) e a coisa fica igual.

Editado por IlidioMA

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de IlidioMA, há 26 minutos:

Acho que é preciso alguma cautela que nestas coisas do Belém já temos vistos muitas decisões que o Patrick diz que é A e o Rui Pedro diz que é B. Sem ler a sentença não posso ter certezas de que, de facto, o Tribunal deu razão ao clube.

Por outro lado, isto é um mero procedimento cautelar, não decidindo em definitivo nada.

A SAD agora terá o seu contraditório e vejo alguns pontos que pode esgrimir. Assim de repente, e sem ter lido o acto constitutivo da Belenenses SAD (mas conhecendo de algum modo o regime legal das SAD's) não vejo que uma SAD utilize os símbolos do seu clube fundador apenas por via de um protocolo ou de um acordo parassocial. Diria que isso fica logo previsto no acto constitutivo.

O clube argumentará que, independentemente disso, os símbolos não deixam de ser seus, mas isso também não creio que seja a pedra final em cima do assunto, pois o clube, ainda que agora esteja de costas voltadas com a SAD (situação que já aconteceu no Leiria, Alverca, Atlético, Beira-Mar etc), nunca deixa de ser o clube fundador da SAD, com direitos e obrigações inerentes. Ou seja, no fundo, terá de se analisar até que ponto um clube pode abandonar em definitivo a SAD que criou. Lendo a Lei das SAD parece-me claro que isso não é possível. Mas também ninguém contemplou a hipótese de um clube de repente se zangar com a sua SAD e a renegar totalmente (coisa que creio que acontece pela primeira vez no caso do Belenenses, já que nos outros exemplos, nunca se chegou a este ponto).

Seja como for, se de facto vier a ser proibido o uso do nome e simbolos, a Codecity transforma o Belenenses SAD em S.D. Belenense ou algo do género, usando o azul na mesma, e um símbolo vagamente similar (até porque a cruz de cristo não é passível de apropriação exclusiva por parte de nenhuma entidade) e a coisa fica igual.

Fica igual? Para ti, que és adepto do Benfica, só se for. Achas que para os adeptos do Belenenses é igual a equipa não usar o hino, o símbolo (o real, não a cruz), o lema e o nome? Nunca na vida Belenense S.D é igual ao nome do clube.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de nopla, Agora:

Fica igual? Para ti, que és adepto do Benfica, só se for. Achas que para os adeptos do Belenenses é igual a equipa não usar o hino, o símbolo (o real, não a cruz), o lema e o nome? Nunca na vida Belenense S.D é igual ao nome do clube.

fica igual no sentido em que a coisa não se resolve e este diferendo estúpido, em que o bolso esquerdo está zangado com o bolso direito, se vai manter.

Eu sei que para os belenenses a SAD é o diabo na terra, a Codecity é Satã e o Rui Pedro Soares é Belzebú (neste último, opino igual), mas para quem observa de fora este súbito ódio à SAD do Belenenses é tão virtual como a SAD em si. Ou agora vão aparecer aí carradas de belenenses a dizer que sempre foram contra, desde 1999, a constituição da SAD e que nunca apoiaram a equipa nem viram qualquer jogo do Belenenses SAD nos últimos 19 anos porque nunca acharam que a SAD fosse o Belenenses?

É que no fundo, em termos muito generalistas, certo, a questão é bastante fácil de explicar: é um diferendo pessoal e não institucional. Uma direcção do Belenenses clube vendeu há uns tempos atrás a maioria do capital na SAD a uma pessoa detestável e não conseguem (não podem) correr com ele de lá. Isto descambou ao ponto em que está ao presente, mas não me venham com coisas de que a SAD é uma entidade ilegítima e nada representativa do que é o universo belenense, pois há 10 anos ninguem punha em causa a SAD nem se sentia não-representado por essa entidade, nem deixava de ir aos jogos com o brio característico dos adeptos do Belém. E a entidade é a mesma.

Citação de Jamarcus, há 2 minutos:

Ilidio, esse teu último comentário mostra muito do que está de mal com o futebol em Portugal. Só se quer saber do seu umbigo, e então se não for com nenhum dos grandes não interessa de todo.

Já agora, aqui está a decisão do tribunal: http://www.osbelenenses.com/wp-content/uploads/2018/10/cfb-providencia-cautelar-outubro-2018.pdf

Viva o Belém, crl! ❤️

Espera para veres o que disse a seguir, então.

Compartilhar este post

Link para o post

@IlidioMA é tudo ao lado. O protocolo que ligava as duas entidades deixou de existir. A equipa que representava clube e SAD deixou de representar o clube. O clube criou uma equipa para o representar. Não é assim tão difícil de perceber. 

Compartilhar este post

Link para o post

"ATENÇÃO

A equipa de futebol do Belenenses continuará a usar o nome que sempre foi, é e será o seu. 

Tendo hoje sido conhecida a sentença proferida pelo Tribunal da Propriedade Intelectual, não está, minimamente, em causa que a equipa do Belenenses se continue a chamar Belenenses.

É também seguro que o Belenenses continuará a competir na I Liga, entre os maiores de Portugal, tal como foi propósito dos seus Fundadores.

Segundo a sentença, a equipa do Belenenses não pode usar o emblema do seu Clube Fundador (que, de qualquer modo, não usa na camisola) pela única e exclusiva razão de existir um registo comercial de marca. 

A sentença (duplamente provisória, por ser proferida numa mera providência cautelar e ser passível de recurso, no qual os advogados já estão a trabalhar) viola a lei e nem diz se a cruz de Cristo – que consta do emblema do C.F.B. como de muitas outras bandeiras e símbolos, desde logo da própria F.P.F. – pode ou não continuar a ser usada pelo Belenenses.

Estamos certos de que a sentença vai ser revogada, mas entre os valores do Belenenses está o respeito pelas decisões judiciais, pelo que os seus efeitos a respeito da cruz de Cristo serão analisados com atenção e rigor.

Em 1999, o Belenenses personalizou a sua equipa de futebol, constituindo, na qualidade de Clube Fundador, a sua Sociedade Desportiva de Futebol, a que chamou "Os Belenenses" SAD.

Assim, a equipa do Belenenses, que joga na I Liga como os seus Fundadores quiseram, foi, é e sempre será a única e legítima representante do Clube de Futebol "Os Belenenses" no futebol profissional. É e sempre será a gloriosa equipa de futebol do Belenenses, com um património material e imaterial de 99 anos, uma das únicas cinco campeãs nacionais e vencedora de 3 Taças de Portugal.

Seguimos em frente para dignificar o Belenenses, de modo a proporcionar a todos os Belenenses, no campo de jogo, alegrias como as que tiveram no passado sábado.

Viva o Belenenses!"

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Lebohang, há 21 minutos:

é e sempre será a única e legítima representante do Clube de Futebol "Os Belenenses" no futebol profissional. É e sempre será a gloriosa equipa de futebol do Belenenses, com um património material e imaterial de 99 anos

É tão única e legítima representante que não podem jogar no Estádio do Restelo, a verdadeira casa do CF "Os Belenenses". Tem de jogar em terreno neutro. Enfim.

Que o clube leve isto até às últimas consequências.

Editado por Taka

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Taka, há 6 minutos:

É tão única e legítima representante que não podem jogar no Estádio do Restelo, a verdadeira casa do CF "Os Belenenses". Tem de jogar em terreno neutro. Enfim.

Que o clube leve isto até às últimas consequências.

E ainda dizem "gloriosa equipa de futebol"... Não sou o único que associa o termo "glorioso" ao SLB certo? Não cai nada bem no meio do comunicado, com tantos adjetivos que podiam usar!

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Jamarcus, há 1 hora:

Ilidio, esse teu último comentário mostra muito do que está de mal com o futebol em Portugal. Só se quer saber do seu umbigo, e então se não for com nenhum dos grandes não interessa de todo.

Já agora, aqui está a decisão do tribunal: http://www.osbelenenses.com/wp-content/uploads/2018/10/cfb-providencia-cautelar-outubro-2018.pdf

Viva o Belém, crl! ❤️

Citação de Jamarcus, há 1 hora:

@IlidioMA é tudo ao lado. O protocolo que ligava as duas entidades deixou de existir. A equipa que representava clube e SAD deixou de representar o clube. O clube criou uma equipa para o representar. Não é assim tão difícil de perceber. 

Deixa-me cá responder te correctamente para esclarecer alguns pontos, que ficaram muito confusos nessa tua cabeça, que vê inimigos onde não os estão, e que, abusivamente, tomou a minha primeira intervenção como um qualquer apoio a uma parte ou outra do diferendo, ou, por cúmulo, como uma manifestação de desdém para com a situação que afecta o Belenenses.

Estava a problematizar a questão, porque esta sentença não dá razão ao Belenenses de forma definitiva, é um processo cautelar. pelo que há que ter calma.

Por outro estou a levantar problemas que se devem colocar (talvez não em sede de Tribunal da Propriedade intelectual) sobre saber se um clube fundador pode abandonar a sua SAD (da qual ainda é accionista, atente-se). É que parece-me que a lei das SAD's (que é quem mais regula isto, mais que qualquer protocolo) impede que um clube fundador se possa desligar deste modo da sua SAD, só a podendo dissolver (coisa que o Belenenses, por ser sócio minoritário, não pode fazer).

E alerto também para o erro de se sacralizar o protocolo, o tal de 2012, do modo que se tem feito, pois a relação entre Belém clube e Belém SAD não se iniciou nessa data, já havia SAD há 13 anos. E essa SAD foi constituida por um contrato de sociedade (ou algo do género) que certamente dirá umas coisas quanto ao nome (pelo menos) da SAD.

No fundo aquilo que alerto é que a SAD do Belenenses não anda a usar assim do nada o nome e simbologia do clube. Usa-o porque é a SAD que o clube criou para o efeito. O facto de o clube ter perdido o controlo não me parece que torne, imediatamente, ilegítimo essa uso porque está munido de título anterior e não revogado, o acto de constituição da SAD em si, que ainda vigora, independentemente do fim quer do protocolo, quer do acordo para-social que têm estado no centro da polémica entre o Clube e a SAD.

Nada disto me parece tão líquido quanto isso.

E lendo a sentença parece me que a malta da SAD foi arrogante e prepotente e não contestou o processo como deve ser, apenas disse que na sua opinião isto já tinha sido julgado em processo arbitral anterior, coisa que o Tribunal vem dizer que não.

Assim, do lado da SAD não surgiu qualquer argumentação material quanto ao uso do nome e simbolos, limitaram-se a, com um palito na boca, atirar "isso já está decidido". Ora, nesse caso, o tribunal apenas pode julgar com os elementos que o clube trouxe aos Autos, pelo que é natural que a sentença seja assim, pois não houve, por culpa da SAD, verdadeiro contraditório.

Mas isto ainda vai longe do fim. É preciso ter calma.

Agora se tu voltares a ver nisto (mais) um post a defender o Rui Pedro, a atacar o teu clube, ou a menosprezar o Belenenses, tens seriamente problemas de interpretação.

Editado por IlidioMA

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de O Pastel, há 2 minutos:

E ainda dizem "gloriosa equipa de futebol"... Não sou o único que associa o termo "glorioso" ao SLB certo? Não cai nada bem no meio do comunicado, com tantos adjetivos que podiam usar!

Associas mal, apesar de eles se intitularem como tal o adjectivo não é só deles.

Uma equipa gloriosa é uma equipa vencedora. O FC Porto tem esse lema, ou teve melhor dizendo há muitos anos atrás.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de IlidioMA, há 8 minutos:

Deixa-me cá responder te correctamente para esclarecer alguns pontos, que ficaram muito confusos nessa tua cabeça, que vê inimigos onde não os estão, e que, abusivamente, tomou a minha primeira intervenção como um qualquer apoio a uma parte ou outra do diferendo, ou, por cúmulo, como uma manifestação de desdém para com a situação que afecta o Belenenses.

Estava a problematizar a questão, porque esta sentença não dá razão ao Belenenses de forma definitiva, é um processo cautelar. pelo que há que ter calma.

Por outro estou a levantar problemas que se devem colocar (talvez não em sede de Tribunal da Propriedade intelectual) sobre saber se um clube fundador pode abandonar a sua SAD (da qual ainda é accionista, atente-se). É que parece-me que a lei das SAD's (que é quem mais regula isto, mais que qualquer protocolo) impede que um clube fundador se possa desligar deste modo da sua SAD, só a podendo dissolver (coisa que o Belenenses, por ser sócio minoritário, não pode fazer).

E alerto também para o erro de se sacralizar o protocolo, o tal de 2012, do modo que se tem feito, pois a relação entre Belém clube e Belém SAD não se iniciou nessa data, já havia SAD há 13 anos. E essa SAD foi constituida por um contrato de sociedade (ou algo do género) que certamente dirá umas coisas quanto ao nome (pelo menos) da SAD.

No fundo aquilo que alerto é que a SAD do Belenenses não anda a usar assim do nada o nome e simbologia do clube. Usa-o porque é a SAD que o clube criou para o efeito. O facto de o clube ter perdido o controlo não me parece que torne, imediatamente, ilegítimo essa uso porque está munido de título anterior e não revogado, o acto de constituição da SAD em si, que ainda vigora, independentemente do fim quer do protocolo, quer do acordo para-social que têm estado no centro da polémica entre o Clube e a SAD.

E lendo a sentença parece me que a malta da SAD foi arrogante e prepotente e não contestou o processo como deve ser, apenas disse que na sua opinião isto já tinha sido julgado em processo arbitral anterior, coisa que o Tribunal vem dizer que não.

Assim, do lado da SAD não surgiu qualquer argumentação material quanto ao uso do nome e simbolos, limitaram-se a, com um palito na boca, atirar "isso já está decidido". Ora, neste caso, o tribunal julga com os elementos que o clube trouxe aos Autos, pelo que é natural que a sentença seja assim, pois não houve, por culpa da SAD, verdadeiro contraditório.

Agora se tu voltares a ver nisto (mais) um post a defender o Rui Pedro, a atacar o teu clube, ou a menosprezar o Belenenses, tens seriamente problemas de interpretação.

Claro que é preciso calma, mas é um passo importante digno de registo. Todos nós aqui sabemos que a SAD se fundou em 1999 e foi vendida em 2012. Foi o início do fim, mas, apesar da desconfiança que sempre tive (que está escrita por aí), o certo é que sempre houve a esperança de que o clube, independentemente de quem o presida, fosse capaz de comprar a SAD nas datas estabelecidas no acordo parassocial que foi, sem sombra de dúvidas, violado pela SAD e menosprezado. Esse foi o problema central e uma das pedras basilares para tudo estar como está agora.

O RPS só quer levar esta luta até ao fim porque tem interesses económicos na equipa de futebol profissional ou alguém, no seu perfeito juízo, acha que ele está a tentar de tudo para manter a soberania da SAD (com tudo o que isso implica) porque ama o Belenenses? 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de IlidioMA, há 11 minutos:

Assim, do lado da SAD não surgiu qualquer argumentação material quanto ao uso do nome e simbolos, limitaram-se a, com um palito na boca, atirar "isso já está decidido". Ora, nesse caso, o tribunal apenas pode julgar com os elementos que o clube trouxe aos Autos, pelo que é natural que a sentença seja assim, pois não houve, por culpa da SAD, verdadeiro contraditório.

Saliento a conclusão, "isto ainda vai longe do fim" e é isso mesmo, enquanto adepto do Belenenses fiquei com algumas dúvidas que talvez me possas esclarecer, na próxima semana a SAD ainda pode jogar com o nome Belenenses? Transpondo para o dia a dia, tu tens uma sociedade que se chama IlidioMA Limitada, que é dona da marca CMPT (imaginemos), neste caso nós temos a Os Belenenses Futebol SAD que se apresenta sob a marca Belenenses, mas com esta decisão deixa de se poder apresentar sob esta marca, certo? Efeitos práticos? No fim de semana, o Clube adversário vai ter de dizer que joga contra os Belenenses SAD no mínimo, certo? E terá de jogar com um adesivo em cima da Cruz de Cristo imagino eu.

Quanto à Lei das SAD´s em si, não a conhecendo a fundo, também diz que a SAD tem de respeitar os direitos do Clube Fundador e são inúmeros os casos em que tal não aconteceu, consequências? Não houve/não há... 

Resumindo, é mais uma batalha numa longa guerra. Não deixa de ser bom celebrar esta vitória, mas há que encarar com alguma prudência.

Compartilhar este post

Link para o post

Para quem está mais dentro do assunto, Nopla, Diogo, Pastel... Belenenses (Jamor) tem camadas jovens ou as mesmas ficaram com Os Belenenses?

Compartilhar este post

Link para o post

Fosse eu autarca de Oeiras e já tinha avançado com uma proposta para mudarem o nome e se assumirem como equipa da cidade. Até têm um estádio municipal e tudo.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ed, há 13 minutos:

Para quem está mais dentro do assunto, Nopla, Diogo, Pastel... Belenenses (Jamor) tem camadas jovens ou as mesmas ficaram com Os Belenenses?

Tiveram de fazer 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Black Hawk, há 2 minutos:

Fosse eu autarca de Oeiras e já tinha avançado com uma proposta para mudarem o nome e se assumirem como equipa da cidade. Até têm um estádio municipal e tudo.

Vila, pá, vila!

E se por acaso chamares "cidade" a Cascais ou Sintra és logo diretamente expulso! 😡

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Black Hawk, há 8 minutos:

Isso é demasiado EUA mas muito sinceramente até não seria mal pensado...

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ed, há 11 minutos:

Eles criaram camadas jovens. Vai haver inclusive jogos entre equipas de formação do Clube e da SAD.

A SAD joga no Campo do Vila Fria nas camadas de formação, no Estádio do Real SC em sub-23 e no Jamor com a equipa sénior...

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Carmelo Anthony, há 10 minutos:

Vila, pá, vila!

E se por acaso chamares "cidade" a Cascais ou Sintra és logo diretamente expulso! 😡

E se for aldeia?

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Carmelo Anthony, há 47 minutos:

Vila, pá, vila!

Ui, toquei num nervo? 😄

Pensei que já fossem cidade, por esta altura.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Criar Novo...