Quan Chi Publicado 24 Dezembro 2018 (editado) Citação de a.lopes, há 11 horas: Amigos, façam um balanço natalício para mim Tendo em conta o início da época e agora estas 15 vitórias seguidas, o que tem achado? Acham que vamos conquistar títulos? Eu acho que as 15 vitórias têm mascarado um futebol fraco. E fazendo o paralelismo com a época passada, na qual considero que tínhamos um onze ligeiramente melhor e um plantel ligeiramente pior, as perspetivas não são animadoras. Começámos a época passada a varrer tudo o que nos aparecia à frente. Tivemos alguns percalços na Champions mas também demos 3 no Mónaco. Assim continuámos até ao resto do ano civil. Nos meses de inverno é que começaram as lesões, não sei ao certo em que mês. Perdemos algum gás mas com maior ou menor sofrimento fomos ganhando os jogos. Depois entre março e abril temos aquelas duas derrotas fora que culminam na vitória (muito sofrida) na Luz mas também na eliminação da taça em Alvalade no jogo imediatamente a seguir, para o qual partíamos com uma vantagem psicológica gigantesca. Esta época começa com uma exibição fabulosa na receção ao Chaves seguida de duas exibições completamente aleatórias no Jamor e contra o Guimarães. Estava dado o toque para o que seriam os meses seguintes. Temos vitórias magras em Setúbal e na receção ao Tondela, jogo em que só marcámos aos 85 minutos. Perdemos na Luz e depois é a sequência de vitórias que temos bem presente na memória. Tudo isto num cenário de quase inexistência de lesões. O meu receio é que quando as lesões e os castigos começarem a aparecer em força, porque vão acabar por aparecer tal como na época passada, a equipa passe de um nível tremido mas eficaz para um patamar inferior, no qual já não seja possível ir ganhando estes jogos à rasca. Otávio, Óliver ou Adrián são suplentes bem melhores do que os habitualmente utilizados na época passada, mas a verdade é que na época passada, com uma profundidade do plantel ridiculamente má, tínhamos bem mais qualidade e segurança no nosso futebol. As estatísticas valem o que valem, mas na época passada tivemos 27 jogos oficiais no ano de 2017, sendo que em 15 não sofremos golos e em 16 marcámos 3 ou mais golos. Esta época, em 26 jogos oficiais, não sofremos golos em 11 e marcámos 3 ou mais golos em 12. Quererá dizer alguma coisa. Também me incomoda o facto de não estarmos a conseguir rentabilizar os reforços. Não é que tenhamos uma dúzia de reforços encostados, mas ainda são alguns. É estranho, até "incoerente", conseguir elevar um Marega a este nível, ressuscitar um Adrián, recuperar o Sérgio Oliveira para o futebol, etc. e depois não conseguir fazer a mesma extração de valor de jogadores que à priori já estariam num nível muito acima dos mencionados. A exceção, claro está, é o Militão, mas nesse caso considero que foi a qualidade do jogador a rebentar a escala. Em termos de expetativas, tenho esperança que a equipa não venha a quebrar e como tal segure a vantagem no campeonato. Na taça temos no mínimo que chegar ao Jamor, depois a final é 50-50. Na Champions também tenho expetativas elevadas. Acho que começarmos fora nos vai beneficiar muito, no sentido em que nos vai permitir não assumir o jogo e jogar mais no contra-ataque, para trazermos um bom resultado e no Dragão darmos a estocada final. Editado 24 Dezembro 2018 por Quan Chi 1 Compartilhar este post Link para o post
Mesut Ozil Publicado 25 Dezembro 2018 Sobre reforços já nem vale a pena falar. Se não estão a jogar por algum motivo será. Um dos exemplos mais claros dos últimos tempos chama-se João Carlos Teixeira. Era a última bolacha do pacote, os treinadores que o tiveram no plantel foram super criticados mas afinal nem no Vitória é titular indiscutível. Talvez o treinador não esteja assim tão errado quanto às suas escolhas. Compartilhar este post Link para o post
Quan Chi Publicado 25 Dezembro 2018 Certo, nem todos os casos serão culpa do treinador, Bazoer à cabeça. Mas já começas a ter um histórico desconfortável. Na época passada vieram Vaná, Óliver, Paulinho, Osório, Waris e ainda se falou na reintregração do Quintero. Destes 6, o Quintero nunca entrou nas contas, os 3 que vieram no mercado de inverno tiveram um impacto nulo e já foram emprestados, o Vaná partilha o banco de suplentes com o Fabiano e o Óliver só após uma época a penar é que começou a ser minimamente aproveitado. Esta época vieram Janko, Ewerton, João Pedro, Mbemba, Militão, Jorge e Bazoer. Portanto em 7 jogadores, 2 nem sequer integraram o plantel e 3 nem o banco cheiram. Sobram um central suplente e outro titular, também porque na época passada perdemos precisamente um central suplente e outro titular. O núcleo duro é sempre o mesmo, só entra uma peça para substituir outra. Ou a política de contratações não é coordenada com o que o treinador pretende (o que infelizmente não duvido que aconteça), ou o treinador começa a ter responsabilidades sérias nos investimentos significativos que foram feitos e que não vão ter retorno nem desportivo nem financeiro. Sem menosprezar o bom trabalho que está a fazer, mas é uma mancha que tem crescido. Compartilhar este post Link para o post
Mesut Ozil Publicado 25 Dezembro 2018 Eu acho que, se a equipa rende com aquele núcleo duro, não há necessidade de tentar integrar outros jogadores no onze só porque são reforços. Há situações onde tens toda a razão, o João Pedro já merecia mais oportunidades porque o Maxi é zero e do lado esquerdo o Telles está sobrecarregado de jogos, temos o Jorge como opção. Nas restantes contratações é muito complicado pedir algo porque os que andam a jogar estão a ser competentes. Compartilhar este post Link para o post
@jpt Publicado 25 Dezembro 2018 Citação de bengala, Em 21/12/2018 at 15:13: Não há desculpas para não ir ao Jamor este ano. Pois não! No Domingo vai ser a 2ª vez. A ver se vamos lá uma 3ª vez... Compartilhar este post Link para o post
Quan Chi Publicado 25 Dezembro 2018 Citação de Mesut Ozil, há 2 horas: Eu acho que, se a equipa rende com aquele núcleo duro, não há necessidade de tentar integrar outros jogadores no onze só porque são reforços. Há situações onde tens toda a razão, o João Pedro já merecia mais oportunidades porque o Maxi é zero e do lado esquerdo o Telles está sobrecarregado de jogos, temos o Jorge como opção. Nas restantes contratações é muito complicado pedir algo porque os que andam a jogar estão a ser competentes. Também não defendo que se integre os reforços só porque sim. Mas houve uma fase, nas primeiras semanas do campeonato, em que o Felipe, e outros jogadores em menor escala, esteve bem abaixo do exigível e não se utilizou o Mbemba (ou o Diogo Leite, agora já não me recordo se o primeiro já estava ou não recuperado da lesão). Do Maxi nem sem fala e o Telles deveria ter sido melhor gerido com o Jorge. Só aqui já estamos a falar de 3 reforços que poderiam já estar bem mais rotinados com o onze inicial, para que nos próximos meses quando tiverem mesmo que jogar não seja um choque e um risco muito maior de prejudicar a equipa com erros individuais provocados por falta de rotinas. Isso é que me deixa desconfortável. E também porque no caso do Mbemba e do Jorge, tratam-se de jogadores já credenciados no futebol europeu, logo as expetativas eram mais elevadas. Compartilhar este post Link para o post
Mesut Ozil Publicado 25 Dezembro 2018 Citação de Quan Chi, há 4 minutos: Também não defendo que se integre os reforços só porque sim. Mas houve uma fase, nas primeiras semanas do campeonato, em que o Felipe, e outros jogadores em menor escala, esteve bem abaixo do exigível e não se utilizou o Mbemba (ou o Diogo Leite, agora já não me recordo se o primeiro já estava ou não recuperado da lesão). Do Maxi nem sem fala e o Telles deveria ter sido melhor gerido com o Jorge. Só aqui já estamos a falar de 3 reforços que poderiam já estar bem mais rotinados com o onze inicial, para que nos próximos meses quando tiverem mesmo que jogar não seja um choque e um risco muito maior de prejudicar a equipa com erros individuais provocados por falta de rotinas. Isso é que me deixa desconfortável. E também porque no caso do Mbemba e do Jorge, tratam-se de jogadores já credenciados no futebol europeu, logo as expetativas eram mais elevadas. O Mbemba esteve lesionado várias semanas. Compartilhar este post Link para o post
Activate Publicado 26 Dezembro 2018 Eu posso estar muito enganado, mas se o Mbemba não tivesse lesionado logo após a sua chegada, eu acho que ele teria feito dupla com o Felipe e o Militão iria fazer a lateral-direita. Só que com ausência prolongada do Mbemba, o Mlitão agarrou muito bem o centro da defesa... Compartilhar este post Link para o post
Quan Chi Publicado 26 Dezembro 2018 (editado) Se o Mbemba não se tem lesionado, eu aposto é que o Militão nunca teria vindo. Sem grandes dúvidas. A prioridade naquele momento em termos de contratações relevantes era um médio-centro e supostamente um extremo. Com Felipe e Mbemba para titulares, o Diogo Leite com algum hype e o Chidozie para fechar o quarteto, era um desperdício de dinheiro ir buscar outro central. Editado 26 Dezembro 2018 por Quan Chi Compartilhar este post Link para o post
Lewan Publicado 26 Dezembro 2018 O Militão vinha na mesma, o negócio ficou fechado em Julho mas ele ainda ficou lá mais 2 ou 3 semanas porque os brasileiros queriam que ele fizesse mais uns jogos no São Paulo. Compartilhar este post Link para o post
Che Publicado 26 Dezembro 2018 Sem contar com guarda-redes, o Militão é capaz de ser a compra da década em Portugal. Compartilhar este post Link para o post
joao86 Publicado 26 Dezembro 2018 Citação de Quan Chi, há 3 horas: Se o Mbemba não se tem lesionado, eu aposto é que o Militão nunca teria vindo. Sem grandes dúvidas. A prioridade naquele momento em termos de contratações relevantes era um médio-centro e supostamente um extremo. Com Felipe e Mbemba para titulares, o Diogo Leite com algum hype e o Chidozie para fechar o quarteto, era um desperdício de dinheiro ir buscar outro central. Sendo justos, o Militão já era falado desde meio da época passada para cá e antes do Mbemba se lesionar a imprensa brasileira já tinha avançado que o FC Porto já tinha um acordo para ele assinar a custo zero e vir agora em Janeiro. A lesão do Mbemba a única coisa que provocou foi o apressar do negócio para vir logo em Agosto. Compartilhar este post Link para o post
Che Publicado 28 Dezembro 2018 Já viram a entrevista do Vítor Pereira no estádio do dragão? Ele fala de todo o percurso que fez no Porto. Ele rejeitou o Paços para ser adjunto, e mais, ele e o Pedro Emanuel estavam lá para trabalhar a organização e transição defensivas. O AVB depois quis que ele o acompanhasse para o Chelsea e depois para o Tottenham. Se o AVB e o VP não se divorciam... Aquele Chelsea faria história. Compartilhar este post Link para o post
Bernas Publicado 30 Dezembro 2018 Assusta-me muito a pouca rotação que o Sérgio está a fazer. Vamos ter um mês de Janeiro terrível em relação à quantidade de jogos e ele vai ter mesmo de ir rodando alguns jogadores, mesmo no campeonato, ou corremos sérios riscos de rebentar os jogadores muito cedo. Compartilhar este post Link para o post
Activate Publicado 31 Dezembro 2018 https://streamable.com/57xwr - Coloquem no 1:40 Bye bye Bruno Compartilhar este post Link para o post
UnReal Publicado 31 Dezembro 2018 O Conceição é maluco. Em certas alturas, isso é uma virtude. Noutras, é um defeito. Compartilhar este post Link para o post
Alonso. Publicado 31 Dezembro 2018 Citação de UnReal, há 9 minutos: O Conceição é maluco. Em certas alturas, isso é uma virtude. Noutras, é um defeito. Para mim é um claro defeito. Perde o jogador... Já deu pra ver também que o Oliver já está arrumado outra vez. Compartilhar este post Link para o post
a.lopes Publicado 31 Dezembro 2018 O Casillas a olhar para o Bruno do tipo "f*da-se quero dar-te um abraço mas isto ainda sobra para mim" Compartilhar este post Link para o post
HappyKing Publicado 31 Dezembro 2018 Eu quando era pequeno tinha um defeito: Quando começava a sentir o cú apertado, com a pressão, descaregava nos outros. Depois cresci e isso já não acontece. Pelos vistos o Sérgio continua com esse problema. Mas isso já não é novo, quando tirou o Óliver aos 40 minutos, o motivo era o mesmo. A necessidade de existir um bode expiatório para justificar um problema . Compartilhar este post Link para o post
La Flame Publicado 31 Dezembro 2018 f*da-se, um bode expiatório... Lê-se com cada m*rda aqui que até parece que não jogamos m*rda nenhuma e que estas 16 vitórias seguidas são obra dum acaso qualquer. Ou que neste ano e meio o Sérgio tem comprado guerras com os jogadores quando é precisamente o contrário e tem sido assim que tem ganho - e bem- o balneário.. Este fórum é mesmo um mundo à parte do que se passa "lá fora". Compartilhar este post Link para o post
HappyKing Publicado 31 Dezembro 2018 (editado) Desculpa @La Flame. Eu não encho a boca com as 16 vitórias seguidas. Sim, é positivo. Mas também existem coisas negativas e há que simplesmente ver os dois lados e não achar que está tudo bem como o tens feito pois só assim essas coisas negativas poderão ser corrigidas ou colmatadas. Editado 31 Dezembro 2018 por HappyKing Compartilhar este post Link para o post
La Flame Publicado 31 Dezembro 2018 Claro que nem tudo está bem, acho que é notório. Mas vir com uma conversa de bodes expiatórios quando uma das maiores virtudes do Sérgio é (re) habilitar jogadores que pareciam acabados para o clube é ridículo. Ainda mais ridículo se torna quando o Sérgio é o primeiro, quando fala, a defender seja que jogador for. O Oliver andava a jogar bem, é um facto mais que evidente, mas naquele jogo o Oliver, por algum motivo que nós desconhecemos, não agradou ao Sérgio. E se ele está descontente com uma exibição seja de quem for só tem que tirar o jogador. Ponto. Nós sabemos bem o quão exigente o Sérgio é, e basta o mínimo de displicência para ele intervir. E eu acho muito bem que o faça. E se isso já aconteceu com o Casillas (que é quem é), com o Felipe, com o Herrera, com o Óliver, com o Marega ... porque raio é que não pode acontecer com o Bruno Costa ? Aliás, dos casos que mencionei até é aquele em que é mais fácil o Sérgio estar descontente com o jogador, dada a sua falta de experiência e ritmo de jogo nesta equipa. E por muito exaltado que ele pareça ninguém sabe o que ele diz. Agora, bodes expiatórios ? Isso fazia sentido se andássemos a levar na pá a torto e a direito e a perder jogos em catadupa; ou se andássemos a ganhar sem saber como. E nenhum desses dois é verdade. Bodes expiatórios quando o treinador, para fora, é o primeiro a defender os seus jogadores ? Pá, poupem-me. Compartilhar este post Link para o post
UnReal Publicado 31 Dezembro 2018 (editado) Citação de RAG, há 1 hora: o que é que ele grita? "Então estavas a jogar com uma lesão? Ai o menino!" Editado 31 Dezembro 2018 por UnReal Compartilhar este post Link para o post