Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
doom_master

Peripécias do Futebol Português

Publicações recomendadas

Citação de O Pastel, há 2 minutos:

Nos últimos cinco anos, o SEF identificou mais de 250 vítimas em inquéritos que visaram 58 clubes. Entre os quase cem arguidos constituídos, encontram-se 62 dirigentes, 13 agentes, 12 atletas e 1 treinador. O último caso foi detetado em setembro, em Serpa.

O Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) identificou, nos últimos 5 anos, mais de 250 vítimas de crime de auxílio à imigração ilegal e tráfico de seres humanos no âmbito de inquéritos a 58 clubes de futebol, no Continente, Açores e Madeira. Em curso mantêm-se 40, oito dos quais abertos este ano.

Os jovens futebolistas chegam principalmente da Argentina, Brasil, Colômbia, Nigéria, Senegal, Camarões e Guiné-Bissau. Pelo menos cinco foram já identificados como vítimas comprovadas de tráfico humano, tendo recebido, por isso, autorização de residência em Portugal por razões humanitárias. Do lado dos arguidos, desde 2017 somam-se quase cem, entre os quais 62 dirigentes, 13 agentes,12 atletas e um treinador. Uma dezena foi constituída no último trimestre deste ano.

Esta terça-feira, Dia Europeu de Combate ao Tráfico de Seres Humanos, a ONG “Saúde em Português” lança a campanha nacional “Não deixes que o teu sonho se transforme em pesadelo”, com o apoio da Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género (CIG), da Federação Portuguesa de Futebol e do Sindicato dos Jogadores Profissionais de Futebol.

“Muitos jovens são aliciados com a promessa de competirem no campeonato português e na primeira divisão. São jovens que chegam de vários países, mas que, quando pisam o nosso território, apercebem-se de que os seus sonhos de jogar futebol em Portugal caem por terra. Muitos acabam por se ver envolvidos nas redes de tráfico humano, sendo transportados para campos agrícolas, espaços de restauração ou construção civil”, explica a associação, gestora do único Centro de Acolhimento e Proteção para Homens Vítimas de Tráfico de Seres Humanos.

A maioria é iludida ainda no país de origem por recrutadores, que lhe assegura que terá um contrato profissional para jogar num clube europeu. Os jovens endividam-se para pagar a comissão e a viagem mas à chegada muitas vezes não há sequer local onde jogar. E quando há, está longe do el dourado desportivo. São, quase sempre, pequenos clubes que trabalham em conluio com agentes não registados na Federação, onde os jogadores são testados para uma potencial transferência para um clube maior. A acontecer - o que é raro - o lucro é dividido pelos vários elos da cadeia de exploração. Pouco fica para o atleta. Pelo meio, não faltam contratos fictícios e falsificação de documentos.

“Em matéria de fiscalização a clubes de futebol, foram realizada cerca de 200 nos últimos 5 anos e abrangendo os distritos de Faro, Castelo Branco, Guarda, Viseu, Aveiro, Coimbra, Leiria, Santarém, Bragança, Porto, Braga, Lisboa, Setúbal, Beja e Évora, assim como em Ponta Delgada e na Região Autónoma da Madeira”, avançou o SEF ao Expresso. “A maioria dos casos identificados correspondem a cidadãos estrangeiros que entraram em Portugal ao abrigo da isenção de visto para estadias de curta duração (turismo), o que não permite o exercício de atividade profissional. Note-se que o registo de um jogador estrangeiro na respetiva Associação de Futebol depende da verificação da regularidade da sua situação legal em Portugal, pelo que deve ser titular do Visto de Estada Temporária para exercício de Atividade Desportiva Amadora”, esclarece.

Além da potencial prática de crimes de tráfico humano e imigração ilegal, os clubes que tenham ao serviço jogadores em situação irregular em Portugal arriscam-se a coimas que podem ir dos dois mil euros por atleta a 90 mil euros se forem mais de 50.

Casos em Serpa e na Guarda

O último caso conhecido ocorreu em Serpa, onde o SEF atuou por denúncia e sinalizou seis potenciais vítimas, jovens recrutados no Brasil para jogarem no União Serpense Sport Clube, um clube recente, fundado em 2019, que integra principalmente futebolistas oriundos da zona do Rio de Janeiro. “Tinha-lhes sido garantida a inscrição na Federação Portuguesa de Futebol para competirem no campeonato da primeira divisão distrital, o que não chegou a concretizar-se. Foram-lhes, ainda, prometidas condições remuneratórias, que não foram cumpridas, e exigido o adiantamento de avultadas quantias, alegadamente, para o pagamento de taxas administrativas, que nunca chegaram a ser devolvidas”, explicou o SEF, que face às evidências contactou a Equipa Multidisciplinar Especializada para assistência a vítimas de tráfico de seres humanos e comunicou os indícios apurados à autoridade judiciária.

Também este ano, em fevereiro, na Guarda, uma operação no Guarda Desportiva FC, equipa das distritais, levou à constituição como arguidos do presidente e de mais quatro dirigentes, todos de nacionalidade estrangeira, por alegados crimes de auxílio à imigração ilegal e falsificação de documentos.

De acordo com o SEF, que executou mandados judiciais de busca a residências onde eram alojados os jogadores do plantel, o clube, a coberto de cartas-convite, na maioria apenas para prestação de provas, terá garantido a entrada de atletas no país. Eram inscritos como profissionais para obterem a regularização em Portugal, “sem qualquer salário e eram até instrumentalizados”, explicou o órgão policial aquando da operação.

Foram identificados 34 cidadãos – 31 de nacionalidades estrangeiras –, dos quais 24 eram atletas do Guarda Desportiva. Na sua maioria, a permanência em território nacional não estava regularizada e os jogadores viviam “em condições precárias de sobrelotação”, adiantou o SEF. “Verificou-se não haver pagamento salarial. Seriam, ainda, utilizados no mesmo esquema de angariação requerentes de vistos de Estada Temporária para exercício de atividade amadora, alegadamente obtidos com recurso a declarações falsas".

• Like 2

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Thierry Henry, há 40 minutos:

Continua nos tweets abaixo. Surreal. 

Conguito a presidente

Bojack Horseman GIF - Bojack Horseman Mr Peanutbutter GIFs

• Like 2

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Thierry Henry, há 43 minutos:

Vejam lá isto:

Continua nos tweets abaixo. Surreal. 

tinha visto no face hoje de manhã, que estranho.

Compartilhar este post

Link para o post

Como diz um amigo meu, parece que estamos a viver numa simulação... O Conguito presidente de um clube de futebol, mas que não paga a ninguém, que surreal.

Não sendo a primeira vez que explora pessoas, acho que merece bastante ser enxovalhado, para que não se repita.

Editado por Ghelthon

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ghelthon, há 53 minutos:

Como diz um amigo meu, parece que estamos a viver numa simulação... O Conguito presidente de um clube de futebol, mas que não paga a ninguém, que surreal.

Não sendo a primeira vez que explora pessoas, acho que merece bastante ser enxovalhado, para que não se repita.

Completamente.... qualquer dia sabemos que o Kiko is Hot anda a comer a Helena Coelho (a boa, não a pseudo influencer)

Citação de HappyKing, Em 14/10/2022 at 22:24:

Como é que isto é possível?

Este gajo ainda ser pago para fazer as figuras que faz, em pleno 2022, é algo que me ultrapassa completamente....

Editado por HIM

Compartilhar este post

Link para o post

Deviam ter tocado algumas campainhas quando se funda um clube na AF Portalegre, que nos últimos anos tem variado entre as 9 e as 11 equipas no campeonato distrital (esta época são 6) e num município onde até já existe um clube, que por acaso até é dos poucos, talvez o único, que não entrou em ciclos de encerra-refunda nos últimos 20 anos. A mim, que não conheço absolutamente nada sobre o clube, os seus jogadores e os seus dirigentes, pareceu-me estranho.

Outro clube sobre o qual não conheço nada mas que não me surpreenderia que surgissem notícias semelhantes é o Arronches e Benfica. Clube sem história no panorama distrital, subiu na época passada ao Campeonato de Portugal (3 jogos 3 derrotas) e que tem a curiosidade de ter no plantel 7 jogadores oriundos da Guiné Bissau mais 8 jogadores estrangeiros de outras nacionalidades. Pode ser mesmo só uma curiosidade e terem um projeto sustentado e bom scouting, ou então é tráfico.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Quan Chi, há 1 minuto:

Deviam ter tocado algumas campainhas quando se funda um clube na AF Portalegre, que nos últimos anos tem variado entre as 9 e as 11 equipas no campeonato distrital (esta época são 6) e num município onde até já existe um clube, que por acaso até é dos poucos, talvez o único, que não entrou em ciclos de encerra-refunda nos últimos 20 anos. A mim, que não conheço absolutamente nada sobre o clube, os seus jogadores e os seus dirigentes, pareceu-me estranho.

Outro clube sobre o qual não conheço nada mas que não me surpreenderia que surgissem notícias semelhantes é o Arronches e Benfica. Clube sem história no panorama distrital, subiu na época passada ao Campeonato de Portugal (3 jogos 3 derrotas) e que tem a curiosidade de ter no plantel 7 jogadores oriundos da Guiné Bissau mais 8 jogadores estrangeiros de outras nacionalidades. Pode ser mesmo só uma curiosidade e terem um projeto sustentado e bom scouting, ou então é tráfico.

O Mirandês, há coisa de 3 anos, estava cheio de jogadores africanos, e no ano seguinte saíram todos e entraram argentinos, e agora não tem nem uma coisa, nem outra.

E depois aparecem notícias assim: https://maisfutebol.iol.pt/gd-mirandes/af-braganca/ha-12-argentinos-em-portugal-sem-receber-ha-oito-meses-diz-sindicato

• Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Quan Chi, há 2 minutos:

A ideia de ir para Portalegre em teoria é boa porque lá passado um ano estão no nacional porque ninguém quer subir. Agora um gajo que não deve saber o que é uma bola de futebol estar ligado a isso e tipos como o Edinho que tem 40 anos ainda caírem nisso é que me custa a acreditar.

Ao Arronches também podes juntar o Guarda Desportiva que deve haver ali qualquer coisa estranha. Triste ver que estes esquemas já começam a chegar ao futebol amador

• Concordo! 2

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Quan Chi, há 4 minutos:

Pior - nenhum clube da AF Portalegre aceita subir ao CdP devido à falta de condições financeiras para tal.

Em relação ao Arronces e Benfica, acaba por ser o tipico clube português da distrital. Vai dar uma olhadela ao plantel do Alcanenense este ano e tens algo bastante similar. E tens umas quantas equipas carregadas de colombianos e brasileiros (o Serpense é outro bom exempl).

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de JohnyM, há 1 minuto:

A ideia de ir para Portalegre em teoria é boa porque lá passado um ano estão no nacional porque ninguém quer subir. Agora um gajo que não deve saber o que é uma bola de futebol estar ligado a isso e tipos como o Edinho que tem 40 anos ainda caírem nisso é que me custa a acreditar.

Ao Arronches também podes juntar o Guarda Desportiva que deve haver ali qualquer coisa estranha. Triste ver que estes esquemas já começam a chegar ao futebol amador

Infelizmente não é de hoje. Aí há uns 10 anos o Estrela de Portalegre teve uma situação talvez ainda pior que estas que falamos, e que veio a público, em que para além dos salários atrasados, os atletas estavam todos a morar na mesma "casa" sem condições nenhumas, sem comida, 4 ou 5 pessoas por quarto, etc.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de JohnyM, há 7 minutos:

o Guarda até acho que acaba por ser "normal", em comparação com outros. É dos poucos ou mesmo o único clube do distrito com eventuais condições de fazer algo minimamente sustentado.  Quando falo em condições, falo no sentido de ser um dos clubes da capital de distrito.

Editado por HIM

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...