Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
doom_master

Peripécias do Futebol Português

Publicações recomendadas

O Braga hoje ganhou para a Champions. 

Quantos jornais amanha vão trazer o Braga na capa? Aposto que nenhum. Vem com uma entrevista qualquer de alguém dos 3 grandes.

É o pão nosso de cada dia.

• Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Descartes, há 20 minutos:

Qual é a necessidade de atribuir culpas? De fazer distinções entre verdadeiros adeptos e os outros? De se falar em superioridades ou inferioridades morais?

A questão é a seguinte: é ou não um problema para a sustentabilidade do futebol português o facto de termos sistematicamente os estádios vazios? Se é um problema, como é que se pode inverter essa situação? Na minha opinião passa por trabalhar no sentido de aproximar os clubes às gentes da sua terra. Imagino que ninguém apostará em aumentar as assistências nos jogos do Ac. Viseu promovendo o clube junto dos lisboetas ou portuenses.

Não interessa identificar culpados. Não interessa menorizar ou enaltecer o amor clubista que o Quim Zé tem pelo clube sedeado a centenas de quilómetros do sítio onde vive. Interessa trabalhar com o objetivo de levar o Quim Zé, os seus filhos, os seus netos, os seus amigos, a experimentar a simpatia pelo clube da sua terra.

Mas eu respondi a ambos os pontos no meu post. Insurgi-me com a tendência de atribuir culpas a procurar fazer distinções entre os adeptos e referi aquilo que entendo que os clubes podem fazer para cativar os locais.

Não excluo a possibilidade de haver opções melhores, gente mais inteligente do que eu poderá encontrar soluções mais assertivas, mas da minha cabeça a melhor forma de aproximar as pessoas aos adeptos é aquela.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ruas, há 38 minutos:

É isto. No meu caso foi o benfiquismo. Ainda nem sabia o que era nada sobre futebol e já tinha os meus tios, tias, avô e maioria da família a impingir-me para ser do Benfica. E assim ficou.

Lamento imenso!

:mrgreen:

Editado por bug
  • Haha 4

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de bug, há 1 minuto:

Lamento imenso!

:mrgreen:

A minha mãe bem tentou. 

Mas eu só lhe digo "que? ser campeão de 20 em 20 anos? não queres desejar mais nada de mal ao teu filho?" 

Ainda bem que escolhi o Benfica ❤️

• Triste 2
  • Haha 4

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Descartes, há 30 minutos:

A questão é a seguinte: é ou não um problema para a sustentabilidade do futebol português o facto de termos sistematicamente os estádios vazios? Se é um problema, como é que se pode inverter essa situação? Na minha opinião passa por trabalhar no sentido de aproximar os clubes às gentes da sua terra. Imagino que ninguém apostará em aumentar as assistências nos jogos do Ac. Viseu promovendo o clube junto dos lisboetas ou portuenses.

Borlas nos bilhetes.

O que é melhor? Um estádio vazio e 0€ ou um estádio bem composto e 0€?

Idealmente os clubes locais (especialmente esses) precisam de faturar, mas há que ver isto a longo prazo. Visitas às escolas no âmbito do Desporto Escolar (e não só). Fazer os putos da formação sócios (tentar os pais tbm) e dar-lhes um cartão (eu sei que isso tem custos...). Criar um sentido de pertença aos miúdos, tentar envolver os pais nas atividades dos escalões.

Acho que se tem que começar por baixo, nos escolinhas mesmo. É um processo longo. É mais fácil moldar um miúdo pequeno e levar a família de arrasto do que convencer um adulto a torcer pelo clube da terra.

Edit: Como já tive ligado ao associativismo, posso dizer outras coisas que fazia.

- Nos jogos dos séniores os putos da formação tinham entrada gratuita (e o acompanhante também) desde que o miúdo levasse a camisola do clube;

- Metê-los a apanha-bolas (ficam todos contentes, até brigam).

Editado por bug

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Black Hawk, há 55 minutos:

Quem é que vos outorgou o direito de serem os donos da verdade? Porque é que entendem que a vossa versão do fenómeno desportivo é a verdadeira e os restantes estão errados?

Pior, há gente que efetivamente tem clube da 'terra', mas é do da cidade porque sim, mesmo sendo um dos pequenos e depois tem essa moral que falas. Qual é o problema de ser do Brito e não do Guimarães? Só devemos ter como principal se tiver na Primeira Liga?

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Black Hawk, há 1 hora:

Isso é uma opinião. Se me perguntares, eu concordo: seria muito melhor que o apoio às equipas tivesse maioritariamente uma base regional e local; preferia ver o D. Afonso Henriques, o Cidade de Coimbra ou a Medideira cheios de adeptos dos respectivos clubes e não com a lotação dividida entre os do clube local e os outros.

O que me chateia nestas discussões é a superioridade moral dos adeptos dos "não grandes". A retórica paternalista de quem se sente "o verdadeiro adepto" e considera que os outros não são verdadeiros adeptos porque torcem por outros clubes.

Quem é que vos outorgou o direito de serem os donos da verdade? Porque é que entendem que a vossa versão do fenómeno desportivo é a verdadeira e os restantes estão errados?

E antes que me respondas que isto não é verdade, é. Tu próprio referes os adeptos dos grandes de forma pejorativa ao dizeres que eles apoiam o "clube do coração" - assim mesmo, com aspas, como um eufemismo. Quando te referes aos adeptos dos clubes locais, não usas aspas. Fazes um juízo de valor claro quanto ao valor de ambos.

É que isso até faria sentido se a escolha do clube do coração de cada indivíduo fosse uma decisão racional. Se fosse algo como chegar aos 18 anos e decidir então por quem bateria o nosso coração, certo, poderias ir por esse caminho. Mas essa decisão não é racional. Muitas vezes, na esmagadora maioria dos casos, é forçada pelo meio social, pela envolvência. Não é por acaso que se vêem famílias com avós, pais, filhos e netos a torcerem todos pelo mesmo clube. O nosso clube é-nos incutida quase exclusivamente por pressão familiar.

Dou-te o meu exemplo. Os meus avós eram sportinguistas, os dois. O meu pai é sportinguista. A minha mãe também. Os meus tios. O meu padrinho. Tudo sportinguista. Tenho fotos com três ou quatro anos vestido com equipamentos do Sporting. Levaram-me a Alvalade várias vezes antes sequer de saber o que era futebol.

Lá tive hipótese? Ainda nem sabia o que era um fora-de-jogo e já era sportinguista!

Depois nestas discussões vem malta criticar o facto de as pessoas torcerem por um clube que não o da sua terra. As pessoas não tiveram culpa. Não se escolhe racionalmente o clube pelo qual se torce, salvo raras excepções e mesmo essas terão motivos não racionais que as motivam.

Mais do que tudo o resto, o caminho é por aqui, não por fazer guilt trip aos adeptos dos grandes.

Embora o sportinguismo me tenha sido inculcado desde o nascimento, torço com igual ou até maior vigor pelo Amora, o meu clube local, sem que ninguém tenha feito por isso. Isto é uma paixão minha, ninguém ma forçou.

Porquê? Porque desde puto ia ver jogos à Medideira. Pela proximidade. Pelo hábito de os apoiar ao vivo. É dessa forma que se cativam adeptos.

Isto inevitavelmente levaria ainda a outra discussão, que é a arrogância de quem entende que só há uma forma de viver o fenómeno desportivo e essa passa por só se conseguir apoiar um clube, como se na vida também não fosse possível amar mais do que uma pessoa.

Mas isso são outros quinhentos. No caso, cabe aos clubes também cativar os locais a apoiá-los, fazê-los adeptos principalmente quando são jovens. Comigo e com o Amora, funcionou.

Não é bem o mesmo caso mas é quase. Eu e o Boavista. O meu irmão é boavisteiro, o meu pai era, fui ao Bessa várias vezes, fui sócio, aprendi a gostar do clube e por vezes até torço mais por eles do que pelo Sporting.

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Black Hawk, há 2 horas:

Mas eu respondi a ambos os pontos no meu post. Insurgi-me com a tendência de atribuir culpas a procurar fazer distinções entre os adeptos e referi aquilo que entendo que os clubes podem fazer para cativar os locais.

Não excluo a possibilidade de haver opções melhores, gente mais inteligente do que eu poderá encontrar soluções mais assertivas, mas da minha cabeça a melhor forma de aproximar as pessoas aos adeptos é aquela.

Não te citei para te criticar. Citei-te para afirmar que me parece uma discussão acessória. Perceber porque é que as pessoas apoiam o clube A, B ou C pode ser interessante em termos académicos. Estudar as diferenças entre o fenómeno em Portugal e noutros países é interessante a nível sociológico. Pode até dar pistas sobre medidas a implementar. Mas não é o cerne da questão. Muito menos para identificar culpados. Até porque os culpados são por demais conhecidos e já morreram todos. Foram os dirigentes dos clubes grandes que fizeram um trabalho excelente ao longo de décadas de disseminação dos seus clubes pelo território nacional. Foram as vitórias e sucessos aquém e além fronteiras que espicaçaram o orgulho em ser do Benfica, do Sporting ou do Porto. E para um povo com tão poucos motivos para se alegrar e orgulhar, não é coisa pouca. Foi a comunicação social de implantação nacional (rádio e imprensa) que espalhava as notícias dos maiores clubes e os aproximava das pessoas. Foi o poder político que se aproveitou do mediatismo dos maiores clubes e lhes permitiu que continuassem a crescer, até para efeitos de competitividade externa e reconhecimento internacional.

Mudar isto é tarefa hercúlea. Mas tem que ser tentado. Caso contrário resta-nos a insignificância, tal como acontece em tantas outras áreas de atividade. Porque hoje a concorrência externa é mais forte do que nunca. Já não se limita às 4 linhas, como no passado. Estendeu-se à carteira e ao coração dos adeptos.

Citação de bug, há 2 horas:

Borlas nos bilhetes.

O que é melhor? Um estádio vazio e 0€ ou um estádio bem composto e 0€?

Idealmente os clubes locais (especialmente esses) precisam de faturar, mas há que ver isto a longo prazo. Visitas às escolas no âmbito do Desporto Escolar (e não só). Fazer os putos da formação sócios (tentar os pais tbm) e dar-lhes um cartão (eu sei que isso tem custos...). Criar um sentido de pertença aos miúdos, tentar envolver os pais nas atividades dos escalões.

Acho que se tem que começar por baixo, nos escolinhas mesmo. É um processo longo. É mais fácil moldar um miúdo pequeno e levar a família de arrasto do que convencer um adulto a torcer pelo clube da terra.

Edit: Como já tive ligado ao associativismo, posso dizer outras coisas que fazia.

- Nos jogos dos séniores os putos da formação tinham entrada gratuita (e o acompanhante também) desde que o miúdo levasse a camisola do clube;

- Metê-los a apanha-bolas (ficam todos contentes, até brigam).

Tudo isso pode ser feito e pode traduzir-se em resultados. Mas estás a limitar-te aos próprios clubes e eu acho que a questão é mais abrangente. Acho que há políticas a nível central que podem ser seguidas. Pelo Governo (se a Secretaria de Estado do Desporto tiver estas preocupações). Pelas autarquias (Câmaras e Juntas). Pela Federação, pela Liga e pelas Associações Distritais.

Eu acho que o português é um indivíduo bairrista. Gosta, apoia, participa e envolve-se nas comunidades em que está inserido. No entanto, precisa de ser "empurrado". Se ele apoia e participa na sua "Marcha Popular", se está envolvido na dinamização da "Festa da Aldeia", se elogia a comida da "terra" e as paisagens do seu sítio, se tem vaidade pelo sucesso do seu conterrâneo, porque raio não segue o clube da terra ou do bairro com maior frequência? Faltam os devidos "empurrões" e incentivos para o fazer.

Citação de Longineu, há 1 hora:

Não é bem o mesmo caso mas é quase. Eu e o Boavista. O meu irmão é boavisteiro, o meu pai era, fui ao Bessa várias vezes, fui sócio, aprendi a gostar do clube e por vezes até torço mais por eles do que pelo Sporting.

Principalmente quando jogam contra o Benfica... 😁

Editado por Descartes
  • Haha 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ruas, há 8 horas:

O Braga hoje ganhou para a Champions. 

Quantos jornais amanha vão trazer o Braga na capa? Aposto que nenhum. Vem com uma entrevista qualquer de alguém dos 3 grandes.

É o pão nosso de cada dia.

O OJogo faz manchete com o Braga (tem sido recorrente em outros anos fazer isso, dar destaque a clubes que não os denominados "3 grandes") 

O jornal Record e Abola dão muito pouco destaque (manchetes sobre o Arthur Cabral e Zanoli)

Mal se vê a noticia sobre o Braga em ambos. 

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Diogo_CFB, há 1 hora:

O OJogo faz manchete com o Braga (tem sido recorrente em outros anos fazer isso, dar destaque a clubes que não os denominados "3 grandes") 

O jornal Record e Abola dão muito pouco destaque (manchetes sobre o Arthur Cabral e Zanoli)

Mesmo em relação às outras modalidades, O Jogo por norma costuma ser o jornal que dá maior destaque.

Se se passar à frente as páginas de serventia ao mestre e a bosta que lá debitam, O Jogo é agradável de ler. Tem bons jornalistas e bem informados, principalmente nas modalidades.

A Bola também tem alguns jornalistas interessantes, principalmente nalgumas modalidades, apesar de depois misturarem tipos inteligentes e interessantes com dinossauros completamente desligados da realidade como o Fernando Emílio.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Diogo_CFB, há 3 horas:

É que é mesmo. Tive que andar à procura e só têm uma frase cá em baixo.

Compartilhar este post

Link para o post

23 dias por uma das situações mais tristes do desporto português nos últimos anos 🤣😭

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Pavel, há 17 minutos:

23 dias por uma das situações mais tristes do desporto português nos últimos anos 🤣😭

o Schmidt levou 5 jogos quando fez o mesmo. Enfim...

https://abola.pt/Nnh/Noticias/Ver/1000703

- Multa pela recusa em sair de campo no valor de 2244€. Não há uma norma específica neste caso pelo que a sanção se baseou noutro artigo que enquadra este comportamento.

😂😂

Editado por HIM
  • Haha 2

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de HIM, há 17 minutos:

o Schmidt levou 5 jogos quando fez o mesmo. Enfim...

https://abola.pt/Nnh/Noticias/Ver/1000703

- Multa pela recusa em sair de campo no valor de 2244€. Não há uma norma específica neste caso pelo que a sanção se baseou noutro artigo que enquadra este comportamento.

😂😂

Compreende-se, no caso do Sérgio há que levar em conta o facto de não haver reincidência. 

• Haha 5

Compartilhar este post

Link para o post

No jornal d'Abola diz 3 jogos e 12 mil euros de multa mas posso ter lido mal que li na diagonal. 2 jogos pelo vermelho + 23 dias (1jogo) pelos insultos. 

2 para o Pepe

Se for isto acho correcto. 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Jimpo, há 16 minutos:

No jornal d'Abola diz 3 jogos e 12 mil euros de multa mas posso ter lido mal que li na diagonal. 2 jogos pelo vermelho + 23 dias (1jogo) pelos insultos. 

2 para o Pepe

Se for isto acho correcto. 

nao percebo sao os 23 dias de suspensão - significa que não pode ir para o banco? Se assim for, são um total de 4 jogos. 

edit - estou a contar os 23 dias a partir de hoje. Se for a partir do jogo da Supertaça, sao os 3 que falas.

Editado por HIM

Compartilhar este post

Link para o post

Um jogo que cumpriu com moreirense

23 dias que equivalem a 3j pelo calendário existente 

Compartilhar este post

Link para o post

Num país a sério levava alguns 10 ou 15 jogos com a bagagem que já leva de trás. Nada de novo.

• Concordo! 3

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de RAG, há 7 minutos:

Um jogo que cumpriu com moreirense

23 dias que equivalem a 3j pelo calendário existente 

como ja cumpriu um, são 2 jogos - 3 no total.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Popular Agora

• Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...