Axadrezado Publicado 13 Agosto 2023 (editado) Citação de Alonso., há 47 minutos: Se for pela questão do campeão. Então o Alemão, o Inglês e até mesmo o Espanhol não teriam qualquer tipo de interesse. Se for pela questão da violência, não somos nenhuma Bósnia. Existe mas não é da escala que se está aqui a retratar. O Francês é capaz de ser muito pior nesse aspeto. O espanhol também nutre simpatia com os casos e casinhos de racismo? Mas os clubes grandes vão sempre ser mais discutidos que os outros. Por uma simples razão, os outros clubes não tem adeptos!? E é aqui que está a grande diferença. Mesmo clubes que possuem um bom estádio, história etc não tem adeptos, é ver o Boavista que mete em média 6mil pessoas. E está localizado numa cidade grande. O único clube que é "diferente" dos restantes é o Vitória E em relação ao Guimarães, um puto de Guimarães, nasce e respira o clube desde que nasceu. No Porto é preciso ter muita loucura para escolher ser Boavisteiro quando tens um eucalipto na cidade... Ou já és de famílias Boavisteiras ou então é complicado, além disso a própria gestão do clube não ajuda. Antes do Covid, houve uma serie de iniciativas para chamar adeptos, no ultimo jogo da temporada 18/19 chegamos a ter quase 20 mil contra o Braga, o clube, e é opinião unanime entre os adeptos fez zero para recuperar os sócios perdidos durante o período do Covid. As iniciativas para segurar os desgraçados que continuam a pagar a quota e para cativar novos também são próximas de zero (este ano quem já tinha lugar anual teve um desconto, contudo...aumentou em relação ao ano anterior...). Ter um batalhão de jogos ás segundas (havia para ai um gráfico com isso) e não ter objetivos além da manutenção torna tudo ainda mais complicado. E isso vem de encontro ao que eu estava a dizer, a culpa é dos clubes. Editado 13 Agosto 2023 por Axadrezado 1 Compartilhar este post Link para o post
smashing_pumpkin Publicado 13 Agosto 2023 Citação de BrunoCardoso, há 2 horas: O Duarte Gomes também podia apontar outra coisa: em Inglaterra vamos a um Burnley x Everton e o estádio está lotado. Vamos a um Birmingham x Preston e o estádio continua lotado. Em Portugal vamos a um Casa Pia em casa e o estádio completamente vazio. Como se a culpa fosse (só) de violência. Até parece que Portugal é como uma Grécia ou Croácia que acontece violência todos os fim de semanas. É mentira, como bem sabemos. Como também é mentira que em Inglaterra é um mar de rosas. Não é, e basta dar uma pesquisa pela net para perceber. As consequências são imediatas, e bem, que também o devia acontecer aqui. Mas se a justiça em Portugal é o que é, esperam mais competência nos estádio(?). Sobre o resto, ninguém consegue vender um peixe em que 80% dum país são de três clubes. Pessoas que apoiam um clube a 300km. Que muito provavelmente preferiam estar sentados num sofá a ver o seu "clube do coração" jogar, enquanto deixa o clube da sua terra com o estádio vazio. Ou que mal metem os pés no estádio do seu "clube do coração". Isto SIM, devia servir de reflexão. Mas já sei que é bater no ceguinho, é a cultura do Tugão, e vai continuar a ser, não sairemos desta mediocridade cultural. Nem tão pouco quero ser um revolucionário que vai mudar o mundo. Sem falar da qualidade de jogo, das faltas e faltinhas, da perda de tempo e dos Ceições desta vida. Isso é tudo muito giro mas depois levo os meus filhos de 6 e 3 anos para ouvirem de um lado que marítimo é m*rda e que do outro que o sporting é m*rda. Isto enquanto não deixaram o pai entrar no estádio com o cachecol do clube. E eu até estava a pensar começar a levar o meu filho a ver a bola quando desse, mesmo que o marítimo não me diga nada. Depois destas cenas? É a última coisa em que penso. Compartilhar este post Link para o post
Petar Musa Publicado 13 Agosto 2023 Citação de Axadrezado, há 1 hora: Mas quem é que tem interesse numa liga que: -80% das equipas quase não têm adeptos; -Já se sabe que o campeão vai ser um dos 3 de sempre; -A maior parte dos jogos são completamente medonhos porque o objetivo de grande parte das equipas não é vencer é sobreviver; -Onde se discute tudo menos o jogo em si e para a comunicação social só existem 3 clubes; -Onde os horários dos jogos são completamente ridículos; -Onde tudo o que diz respeito a justiça e disciplina é uma completa anedota (dentro e fora de campo); -Onde querem puxar os adeptos mas ao mesmo tempo são sempre os primeiros a levar por tabela (ex-castigo do Varzim); -Onde vemos espetáculos completamente ridículos como na Supertaça, semana sim, semana sim. De quem é a culpa? Dos clubes, todos. Não é só para a CS que existem 3 clubes. A própria entidade organizadora coloca os 3 grandes+Braga numa posição diferente dos outros 14 Citação de Axadrezado, há 27 minutos: E em relação ao Guimarães, um puto de Guimarães, nasce e respira o clube desde que nasceu. No Porto é preciso ter muita loucura para escolher ser Boavisteiro quando tens um eucalipto na cidade... Ou já és de famílias Boavisteiras ou então é complicado, além disso a própria gestão do clube não ajuda. Antes do Covid, houve uma serie de iniciativas para chamar adeptos, no ultimo jogo da temporada 18/19 chegamos a ter quase 20 mil contra o Braga, o clube, e é opinião unanime entre os adeptos fez zero para recuperar os sócios perdidos durante o período do Covid. As iniciativas para segurar os desgraçados que continuam a pagar a quota e para cativar novos também são próximas de zero (este ano quem já tinha lugar anual teve um desconto, contudo...aumentou em relação ao ano anterior...). Ter um batalhão de jogos ás segundas (havia para ai um gráfico com isso) e não ter objetivos além da manutenção torna tudo ainda mais complicado. E isso vem de encontro ao que eu estava a dizer, a culpa é dos clubes. Os objetivos serem apenas manutenção diminui, e muito, a atratividade. Os clubes quando chegam a posições europeias ou nem inscritos estão ou, quando estão, dão como perdido a eliminatória contra uma equipa qualquer da Estónia Citação de smashing_pumpkin , há 27 minutos: Isso é tudo muito giro mas depois levo os meus filhos de 6 e 3 anos para ouvirem de um lado que marítimo é m*rda e que do outro que o sporting é m*rda. Isto enquanto não deixaram o pai entrar no estádio com o cachecol do clube. E eu até estava a pensar começar a levar o meu filho a ver a bola quando desse, mesmo que o marítimo não me diga nada. Depois destas cenas? É a última coisa em que penso. Se eu tiver filhos, só metem os pés num estádio aos 15 anos. Não quero que e aos 5 anos já saibam 10 insultos racistas e outros 10 homofóbicos Compartilhar este post Link para o post
kareca Publicado 13 Agosto 2023 O ambiente para as crianças por cá até que não é mau, comparado com inglaterra, holanda, itália Compartilhar este post Link para o post
HIM Publicado 13 Agosto 2023 (editado) Citação de Alonso., há 1 hora: Se for pela questão do campeão. Então o Alemão, o Inglês e até mesmo o Espanhol não teriam qualquer tipo de interesse. Se for pela questão da violência, não somos nenhuma Bósnia. Existe mas não é da escala que se está aqui a retratar. O Francês é capaz de ser muito pior nesse aspeto. O espanhol também nutre simpatia com os casos e casinhos de racismo? Mas os clubes grandes vão sempre ser mais discutidos que os outros. Por uma simples razão, os outros clubes não tem adeptos!? E é aqui que está a grande diferença. Mesmo clubes que possuem um bom estádio, história etc não tem adeptos, é ver o Boavista que mete em média 6mil pessoas. E está localizado numa cidade grande. O único clube que é "diferente" dos restantes é o Vitória Pelo menos existe espetáculo. Daí o campeonato neerlandês nos passar totalmente mais cedo ou mais tarde. Não tanto pelos 3 “estarolas” de la, mas pelos outros clubes de menor dimensão, e pelo espetáculo, nem que seja pelos resultados volumosos.. Citação de Axadrezado, há 46 minutos: E em relação ao Guimarães, um puto de Guimarães, nasce e respira o clube desde que nasceu. No Porto é preciso ter muita loucura para escolher ser Boavisteiro quando tens um eucalipto na cidade... Ou já és de famílias Boavisteiras ou então é complicado, além disso a própria gestão do clube não ajuda. Antes do Covid, houve uma serie de iniciativas para chamar adeptos, no ultimo jogo da temporada 18/19 chegamos a ter quase 20 mil contra o Braga, o clube, e é opinião unanime entre os adeptos fez zero para recuperar os sócios perdidos durante o período do Covid. As iniciativas para segurar os desgraçados que continuam a pagar a quota e para cativar novos também são próximas de zero (este ano quem já tinha lugar anual teve um desconto, contudo...aumentou em relação ao ano anterior...). Ter um batalhão de jogos ás segundas (havia para ai um gráfico com isso) e não ter objetivos além da manutenção torna tudo ainda mais complicado. E isso vem de encontro ao que eu estava a dizer, a culpa é dos clubes. Ouvi ontem um podcast axadrezado com malta do Benfica Independente nortenha que dizia precisamente isso, em relação às modalidades e à falta de cultura clubistica local. Desconhecia por completo essa realidade. A bom da verdade, em Lisboa consegue ser pior… Editado 13 Agosto 2023 por HIM Compartilhar este post Link para o post
JFDCamara Publicado 13 Agosto 2023 Como já dito o problema do futebol português é a falta de adeptos dos "outros" clubes. O resto (notoriedade, dinheiro, interesse) vem por arrasto. Isto é porém algo extremamente difícil de resolver, honestamente mesmo com algumas medidas que se podem aplicar (chamar adeptos ao estádio com preços mais baratos/promoções, etc) não vejo isto a ser revolvido mesmo esperando décadas. Pode melhorar, sim, mas até se ter uma cadeia de família a "passar" o clube aos mais novos será sempre muito frágil. Compartilhar este post Link para o post
Axadrezado Publicado 13 Agosto 2023 Citação de JFDCamara, há 7 minutos: Como já dito o problema do futebol português é a falta de adeptos dos "outros" clubes. O resto (notoriedade, dinheiro, interesse) vem por arrasto. Isto é porém algo extremamente difícil de resolver, honestamente mesmo com algumas medidas que se podem aplicar (chamar adeptos ao estádio com preços mais baratos/promoções, etc) não vejo isto a ser revolvido mesmo esperando décadas. Pode melhorar, sim, mas até se ter uma cadeia de família a "passar" o clube aos mais novos será sempre muito frágil. Pode melhorar se a qualidade do espetáculo melhorar e se tiveres mais clubes a lutar por objetivos interessantes. O adepto é muito glory hunter. Teres mais de metade da liga cujo o pensamento é...depois dos 30 pontos a liga está feita é horrível. Compartilhar este post Link para o post
Mayday Publicado 13 Agosto 2023 Não acredito que os avecs e os camones não querem ver o Sérgio Conceição a arrancar com os dentes duas cadeiras do banco de suplentes às dez e meia da noite de uma segunda-feira. 4 Compartilhar este post Link para o post
Alonso. Publicado 13 Agosto 2023 (editado) Citação de HIM, há 2 horas: Pelo menos existe espetáculo. Daí o campeonato neerlandês nos passar totalmente mais cedo ou mais tarde. Não tanto pelos 3 “estarolas” de la, mas pelos outros clubes de menor dimensão, e pelo espetáculo, nem que seja pelos resultados volumosos.. Ouvi ontem um podcast axadrezado com malta do Benfica Independente nortenha que dizia precisamente isso, em relação às modalidades e à falta de cultura clubistica local. Desconhecia por completo essa realidade. A bom da verdade, em Lisboa consegue ser pior… Vão nos passar até chegarem a ir a Champions e a comer no pelo voltam a posição natural. Eu devo ter azar, porque já apanhei jogos da liga holandesa e deus me livre que coisa má. Vale pelo ambiente e pelos estádios compostos. Nas outras ligas também existem equipas que lutam apenas pela manutenção. Sinceramente isso não justifica tudo. É falta de cultura desportiva e de não apoiar localmente. Digo isto e apoio uma equipa que está a 80km de distância Editado 13 Agosto 2023 por Alonso. 1 Compartilhar este post Link para o post
Eden Hazard Publicado 13 Agosto 2023 Citação de JFDCamara, há 2 horas: Como já dito o problema do futebol português é a falta de adeptos dos "outros" clubes. O resto (notoriedade, dinheiro, interesse) vem por arrasto. Isto é porém algo extremamente difícil de resolver, honestamente mesmo com algumas medidas que se podem aplicar (chamar adeptos ao estádio com preços mais baratos/promoções, etc) não vejo isto a ser revolvido mesmo esperando décadas. Pode melhorar, sim, mas até se ter uma cadeia de família a "passar" o clube aos mais novos será sempre muito frágil. verdade o pessoal do estrangeiro está-se a cagar para a nossa liga. verdade seja dita, tirando as três do costume, duvido que há assim tanta gente interessada em ver o resto dos campeonatos, a não ser a liga do próprio país Compartilhar este post Link para o post
Black Hawk Publicado 13 Agosto 2023 Citação de BrunoCardoso, há 5 horas: O Duarte Gomes também podia apontar outra coisa: em Inglaterra vamos a um Burnley x Everton e o estádio está lotado. Vamos a um Birmingham x Preston e o estádio continua lotado. Em Portugal vamos a um Casa Pia em casa e o estádio completamente vazio. Como se a culpa fosse (só) de violência. Até parece que Portugal é como uma Grécia ou Croácia que acontece violência todos os fim de semanas. É mentira, como bem sabemos. Como também é mentira que em Inglaterra é um mar de rosas. Não é, e basta dar uma pesquisa pela net para perceber. As consequências são imediatas, e bem, que também o devia acontecer aqui. Mas se a justiça em Portugal é o que é, esperam mais competência nos estádio(?). Sobre o resto, ninguém consegue vender um peixe em que 80% dum país são de três clubes. Pessoas que apoiam um clube a 300km. Que muito provavelmente preferiam estar sentados num sofá a ver o seu "clube do coração" jogar, enquanto deixa o clube da sua terra com o estádio vazio. Ou que mal metem os pés no estádio do seu "clube do coração". Isto SIM, devia servir de reflexão. Mas já sei que é bater no ceguinho, é a cultura do Tugão, e vai continuar a ser, não sairemos desta mediocridade cultural. Nem tão pouco quero ser um revolucionário que vai mudar o mundo. Sem falar da qualidade de jogo, das faltas e faltinhas, da perda de tempo e dos Ceições desta vida. Já cá faltava a superioridade moral dos verdadeiros adeptos. E deixarem as pessoas torcerem pelos clubes que quiserem sem juízos de valor? Que praga. 1 Compartilhar este post Link para o post
BrunoCardoso Publicado 13 Agosto 2023 (editado) Citação de Black Hawk, há 24 minutos: Já cá faltava a superioridade moral dos verdadeiros adeptos. E deixarem as pessoas torcerem pelos clubes que quiserem sem juízos de valor? Que praga. Nada disso. Como também posso constatar que grande parte dos estádios em Portugal estão vazios porque, imagine-se, grande parte apoia um clube grande, que secalhar conta-se pelos dedos as vezes que o viu no estádio. Sinceramente não me recordo de ver em mais algum país Mas claro que a culpa do nosso produto ser FRACO, é de tudo o resto menos desse fenómeno que só acontece em Portugal. Por mim até podes ser do Benfica, do Porto e do Sporting ao mesmo tempo, my friend. Estádio do Brentford cheio. Estádio do Aberdeen cheio. Sei que é numa ferida que se toca, mas se te estás a «cagar para a realidade», que estás no teu direito (ninguém anda atrás de ti tipo pide), também estou no direito de achar que a «realidade» em Portugal é muito pobre, comparando a grande parte dos países. Secalhar nós é que estamos certos e os outros não. Mas mais uma vez volto a dizer, que não pretendo ser o revolucionário que vai mudar o mundo, porque como falaste e bem, toda a gente pode torcer pelo o clube que quer (ninguém vai ser preso por isso lol). Mas isso não quer dizer que deveria ser assim, isto olhando para o resto. Just my 2 cents, peace. Editado 13 Agosto 2023 por BrunoCardoso 3 Compartilhar este post Link para o post
Petar Musa Publicado 13 Agosto 2023 Citação de Alonso., há 2 horas: Vão nos passar até chegarem a ir a Champions e a comer no pelo voltam a posição natural. Eu devo ter azar, porque já apanhei jogos da liga holandesa e deus me livre que coisa má. Vale pelo ambiente e pelos estádios compostos. Nas outras ligas também existem equipas que lutam apenas pela manutenção. Sinceramente isso não justifica tudo. É falta de cultura desportiva e de não apoiar localmente. Digo isto e apoio uma equipa que está a 80km de distância Mas o 5° da liga holandesa faz gato sapato do nosso quinto e achamos isso "normal" Compartilhar este post Link para o post
HIM Publicado 13 Agosto 2023 Citação de Alonso., há 2 horas: Vão nos passar até chegarem a ir a Champions e a comer no pelo voltam a posição natural. Eu devo ter azar, porque já apanhei jogos da liga holandesa e deus me livre que coisa má. Vale pelo ambiente e pelos estádios compostos. Nas outras ligas também existem equipas que lutam apenas pela manutenção. Sinceramente isso não justifica tudo. É falta de cultura desportiva e de não apoiar localmente. Digo isto e apoio uma equipa que está a 80km de distância Daí dizer fora dos 3 grandes. Citação de Gilberto Carlos, há 26 minutos: Mas o 5° da liga holandesa faz gato sapato do nosso quinto e achamos isso "normal" Até o 4o. Mas do 5o para baixo é um fosso daqueles…. Compartilhar este post Link para o post
Solero Publicado 13 Agosto 2023 Cabe aos clubes arranjar estratégias para cativar os locais a irem ao estádio. Isto é mais fácil dito do que feito, por várias razões, mas falando do Vizela em particular, sinto que a promoção do clube por parte da câmara municipal tem facilitado imenso o crescimento do clube e a levar mais gente aos estádios. Uma medida que me parece ser bastante eficaz é levar jogadores às escolas. É bonito ver os miúdos a pedir aos pais para irem jogar para as escolinhas, comprar camisolas, cantar as músicas do clube e sobretudo pedirem aos pais para ir ver os jogos. 1 Compartilhar este post Link para o post
Dante Allighieri Publicado 14 Agosto 2023 O Jogo: Fernando Madureira critica Liga e Governo: "Se quiser meto 500 Super Dragões no Bessa" Record: Fernando Madureira critica Proença e Governo e atira: «Se quiser meto 500 Super Dragões no Bessa» Compartilhar este post Link para o post
smashing_pumpkin Publicado 14 Agosto 2023 Curiosa adição à discussão por parte do dr Madureira. Famílias a ir à bola de modo mais barato? Vejam lá que eu posso aproveitar para meter lá os meus meninos de coro e cantarmos todos abraçados em conjunto. Quem é que não vai a correr para o estádio depois disto? 6 Compartilhar este post Link para o post
Petar Musa Publicado 14 Agosto 2023 Citação de smashing_pumpkin , há 33 minutos: Curiosa adição à discussão por parte do dr Madureira. Famílias a ir à bola de modo mais barato? Vejam lá que eu posso aproveitar para meter lá os meus meninos de coro e cantarmos todos abraçados em conjunto. Quem é que não vai a correr para o estádio depois disto? Proibir as claques era um ótimo primeiro passo para se acabar com os Madureiras desta vida 2 Compartilhar este post Link para o post
kareca Publicado 14 Agosto 2023 (editado) Mas são bilhetes público geral ou para o sector de sócios do boavista? Editado 14 Agosto 2023 por kareca Compartilhar este post Link para o post
Banks29 Publicado 14 Agosto 2023 Citação de Gilberto Carlos, há 1 hora: Proibir as claques era um ótimo primeiro passo para se acabar com os Madureiras desta vida De que isso adianta ? Eles vinham já dizer que não eram claque nenhuma e inventavam uma m*rda qualquer. Compartilhar este post Link para o post
vakjew Publicado 14 Agosto 2023 Citação de Solero, há 16 horas: Cabe aos clubes arranjar estratégias para cativar os locais a irem ao estádio. Isto é mais fácil dito do que feito, por várias razões, mas falando do Vizela em particular, sinto que a promoção do clube por parte da câmara municipal tem facilitado imenso o crescimento do clube e a levar mais gente aos estádios. Uma medida que me parece ser bastante eficaz é levar jogadores às escolas. É bonito ver os miúdos a pedir aos pais para irem jogar para as escolinhas, comprar camisolas, cantar as músicas do clube e sobretudo pedirem aos pais para ir ver os jogos. Existem muitos clubes dos escalões mais baixos que fazem várias iniciativas para cativar adeptos(preços mais baixos, grátis para crianças, etc) depois aparecem no jogo só mais 30/40 pessoas que o normal. Falamos muito de países como o UK, Holanda,etc mas pelo contacto que já tive com eles a nossa cultura é diferente e não está só ligada à maioria torcer pelos 3 grandes. Nesses países ir à bola é quase um vicio e eu não vejo isso em Portugal. A malta aqui do cmpt é uma minoria. Grande parte dos adeptos de futebol no tugāo mesmo se tivesse o seu clube perto de casa não metia lá os pés mais do que 4/5x por ano. Até os 3 grandes quando a época não está a correr bem nota-se logo a diferença nas bancadas, principalmente em Alvalade (sem querer atirar farpas ou coisa do genero) Compartilhar este post Link para o post
fornix Publicado 14 Agosto 2023 Citação de vakjew, há 3 minutos: Nesses países ir à bola é quase um vicio e eu não vejo isso em Portugal. É muito por aqui. Cá não temos esse fanatismo que se vê noutros países. E, verdade seja dita, é compreensível. Há demasiados assuntos mais importantes para o comum cidadão português do que a irrelevância em que o futebol se tem tornado (ou pelo menos deveria haver). É expectável que os adeptos se vão desligando e se tornem apenas simpatizantes e vejam o futebol como algo supérfluo. Compartilhar este post Link para o post
Alonso. Publicado 14 Agosto 2023 (editado) Por acaso diria que o futebol em Portugal é dos assuntos mais importantes, temos blocos no noticiário sobre o futebol por vezes de 20min. Acompanhamento e programas sobre futebol praticamente diários em muitos canais "gerais". Acredito que muitos não possuem o hábito de ir ao estádio porque acaba por ser pouco sustentável face ao orçamento familiar. Deslocação, comer, portagens, preço do combustível, etc para o comum português que ganha pouco deve ser complicado, quando uma renda limpa quase um salário. A solução seria ir naqueles autocarros organizados mas é algo que dispensava... E também porque não apoiam localmente. Até na distrital, já cheguei a pagar 10e para ver um jogo... E também porque é uma confusão arranjar bilhetes para o quer que seja. Houve a Liga dos Campeões de hóquei, em Viana, fui assistir os dois jogos e não arranjei para a final. Andavam os SD com um molho de bilhetes a vender/dar cá fora. E alguns jogos do FC PORTO, não arranjas bilhete de forma "tradicional" mas pelo SD já consegues... é uma estupidez. Citação de Gilberto Carlos, há 17 horas: Mas o 5° da liga holandesa faz gato sapato do nosso quinto e achamos isso "normal" Parece-me falta de estrutura do dos clubes. Um AZ não é um Gil Vicente. Provavelmente o GIl para andar a competir na Europa terá dificuldades depois no campeonato e por aí adiante. Editado 14 Agosto 2023 por Alonso. 2 Compartilhar este post Link para o post
Poeira Publicado 14 Agosto 2023 Esta discussão é cíclica. Os adeptos cá só gostam de ganhar, ser futebol ou cricket é secundário. Como só há 3 que ganham (e um deles só equilibra nos últimos 30 ou 40 anos porque é eclético e forte nas restantes modalidades), só há 3 com adeptos de forma constante (e o Vitória, que é a excepção que confirma a regra). Não se pode falar de cultura desportiva em Portugal, porque a única cultura que existe é a de querer ver Porto/Sporting/Benfica ganhar para na segunda se gozar com os colegas no trabalho, com a família que é de outra cor em casa ou com os amigos no tasco. Ninguém quer saber da modalidade em si. 9 Compartilhar este post Link para o post
Sandes. Publicado 14 Agosto 2023 Citação de Poeira, há 3 horas: Esta discussão é cíclica. Os adeptos cá só gostam de ganhar, ser futebol ou cricket é secundário. Como só há 3 que ganham (e um deles só equilibra nos últimos 30 ou 40 anos porque é eclético e forte nas restantes modalidades), só há 3 com adeptos de forma constante (e o Vitória, que é a excepção que confirma a regra). Não se pode falar de cultura desportiva em Portugal, porque a única cultura que existe é a de querer ver Porto/Sporting/Benfica ganhar para na segunda se gozar com os colegas no trabalho, com a família que é de outra cor em casa ou com os amigos no tasco. Ninguém quer saber da modalidade em si. Concordo, mas como é que se pode mudar isto então? Como é que se pode criar um incentivo para se mudar essa mentalidade? Acho que é isso que se está a discutir mais que tudo. Compartilhar este post Link para o post