Longineu Publicado 17 Junho 2016 Aproveitando essa conversa da auto-estrada, uma dúvida clássica: imaginem um sítio com 3 faixas e eu vou descansadinho na faixa mais à direita. A certa altura surge um carro na faixa do meio, mas eu vou a uma velocidade maior. Sou obrigado a ir para a faixa mais à esquerda para o ultrapassar ou posso continuar? és obrigado a circular na faixa mais à direita, portanto continuas aí. não faz sentido passares para a 3ª faixa só para o ultrapassares. o errado seria se fosses atrás dele na faixa do meio e passasses para a direita para o ultrapassar. Compartilhar este post Link para o post
Almeno Publicado 17 Junho 2016 Mas as ultrapassagens só pela esquerda. Compartilhar este post Link para o post
Longineu Publicado 17 Junho 2016 Mas as ultrapassagens só pela esquerda. foi para mim? Compartilhar este post Link para o post
BrunoTS94 Publicado 17 Junho 2016 Não é considerado ultrapassagem, em vias de circulação com duas ou mais vias detrânsito no mesmo sentido, o facto dum veículo circular numa via de trânsito mais rapidamente do que os veículos que circulam noutra dentro das localidades ou quando, devido à intensidade da circulação, o trânsito ocupa toda a largura da faixa de rodagem e o mesmo se processa em fila, ou seja, quando a marcha de um veículo está dependente da marcha dos veículos que o precedem. Em autoestrada ou numa via de circulação fora das localidades, em que haja duas ou mais vias de trânsito no mesmo sentido, circular mais rapidamente na via de trânsito da direita é considerada ultrapassagem e, por conseguinte, proibida, exceto se o trânsito ocupar toda a largura da faixa de rodagem e a marcha do veículo esteja dependente da marcha dos veículos que o precedem. Compartilhar este post Link para o post
Longineu Publicado 17 Junho 2016 ups, desculpa ghel. estava errado. não sabia que era considerada ultrapassagem. para mim não fazia sentido se eu vou na faixa mais à direita e vai alguém a enconar na do meio, eu ter que passar para a 3ª faixa para depois voltar para a que sou obrigado a estar. Compartilhar este post Link para o post
BrunoTS94 Publicado 17 Junho 2016 Mas muito honestamente acho que não vais ter problemas se seguires na faixa da direita, até porque quem vai na faixa do meio não devia de lá estar e ter que fazer essa manobra pode ser um bocado perigoso digo eu Compartilhar este post Link para o post
Lebohang Publicado 17 Junho 2016 Mas muito honestamente acho que não vais ter problemas se seguires na faixa da direita, até porque quem vai na faixa do meio não devia de lá estar e ter que fazer essa manobra pode ser um bocado perigoso digo eu. Tem problemas sim. Se um carro seguir no meio de uma AE e tu ultrapassares pela direita o do meio é multado e tu também és porque ultrapassaste pela direita. O procedimento correto nestes casos é sempre ir para ao meio, ultrapassar o idiota pela esquerda, regressar à do meio e por fim mudar para a via mais à direita. Compartilhar este post Link para o post
whatever Publicado 17 Junho 2016 Não só é proibido como é perigoso. Além de que em caso de acidente, leia-se, se o sujeito se lembrar subitamente de passar para a faixa da direita enquanto tu o ultrapassas isso tem tudo para dar confusão, tu dizes que ele saiu da faixa onde estava e bateu-te, ele diz que tu o estavas a ultrapassar pela direita e que lhe bateste e ficam as seguradoras a rir-se. Compartilhar este post Link para o post
toze2 Publicado 17 Junho 2016 Alguma vez experimentam perguntar a alguém que conduz na fila do meio porque é que não vai pela direita? Tenho uma amiga que me disse só que lhe dava mais jeito assim então anda assim. Não continuei a conversa para não dar chatice mas foi uma justificação completamente descabida.. Compartilhar este post Link para o post
Lebohang Publicado 17 Junho 2016 Ver a paisagem. A faixa do meio é muito mais panorâmica para ver o meio envolvente. Compartilhar este post Link para o post
Enzo Dios Perez Publicado 17 Junho 2016 A minha mãe também conduz pelo meio. Deve ser uma daquelas coisas de mulheres. "Dá mais jeito" Compartilhar este post Link para o post
Almeno Publicado 17 Junho 2016 foi para mim? Sim. Mas concordo contigo, é estúpido. Compartilhar este post Link para o post
Longineu Publicado 17 Junho 2016 Sim. Mas concordo contigo, é estúpido. :fixe: é que não faz sentido :lol: Compartilhar este post Link para o post
whatever Publicado 17 Junho 2016 Alguma vez experimentam perguntar a alguém que conduz na fila do meio porque é que não vai pela direita? Tenho uma amiga que me disse só que lhe dava mais jeito assim então anda assim. Não continuei a conversa para não dar chatice mas foi uma justificação completamente descabida.. Já ouvi várias, porque a da direita é para os camiões, porque não vai sair na próxima saída, porque é perigoso estar sempre a mudar de faixa, porque pode ir onde quer e gosta mais de ir ali, há para todos os gostos. Compartilhar este post Link para o post
Shai Publicado 17 Junho 2016 Não há certas situações em que o limite de velocidade da via à direita é mais baixo que nas outras? Compartilhar este post Link para o post
whatever Publicado 17 Junho 2016 (editado) Não há certas situações em que o limite de velocidade da via à direita é mais baixo que nas outras? Há muitas situações em que a velocidade mínima é diferente nas diferentes faixas da AE, obviamente que quanto mais à esquerda maior a velocidade mínima obrigatória. Editado 17 Junho 2016 por whatever Compartilhar este post Link para o post
Ghelthon Publicado 17 Junho 2016 Pronto, obrigadíssimo pelos esclarecimentos. Nunca mais na vida volto a fazer isso. :mrgreen: Compartilhar este post Link para o post
Guest Lotterer. Publicado 17 Junho 2016 E isso de ultrapassar pela direita, é bastante perigoso, mais perigoso até que circular no meio Compartilhar este post Link para o post
Ghelthon Publicado 17 Junho 2016 Não há certas situações em que o limite de velocidade da via à direita é mais baixo que nas outras? Isso não existe, o que existe é o que o whatever disse: velocidades mínimas. E isso de ultrapassar pela direita, é bastante perigoso, mais perigoso até que circular no meio Se estivermos a falar do caso que eu coloquei, é basicamente tão perigoso quanto ultrapassar pela esquerda. Julgo eu que todos os condutores (99%, vá) olham para o espelho antes de mudar de faixa, seja para a esquerda ou para a direita. Compartilhar este post Link para o post
Guest Lotterer. Publicado 17 Junho 2016 (editado) Imagina que tu ultrapassas pela direita e tens um carro que ultrapassa o carro do meio pela esquerda e muda para a faixa mais a direita enquanto ultrapassas. Quanto ultrapassas pela esquerda olhas sempre com mais atenção para o retrovisor que quando vais colocar o carro na faixa a direita (porque o carro que cria "perigo" já foi ultrapassado) Editado 17 Junho 2016 por Lotterer. Compartilhar este post Link para o post
leugim Publicado 17 Junho 2016 Não há certas situações em que o limite de velocidade da via à direita é mais baixo que nas outras? Os sinais de prescrição específica, nomeadamente os de afetação de vias, que indicam uma obrigação/proibição a uma determinada via, têm esse propósito. Compartilhar este post Link para o post
Ghelthon Publicado 17 Junho 2016 (editado) Percebo o que dizes, mas isso já é quase uma situação limite. Eu ando sempre a olhar para os espelhos, e por acaso até gosto mais de ir no meio mas, se vir um carro a aproximar-se, mudo logo para a direita. Os sinais de prescrição específica, nomeadamente os de afetação de vias, que indicam uma obrigação/proibição a uma determinada via, têm esse propósito. https://www.testesdecodigogratis.com/static/media/uploads/material_estudo/sinais_de_prescricao/f1c.png Eu interpretei a pergunta dele como estando a referir-se a situações comuns, essa já é um bocado mais específica. Numa auto-estrada normal nunca vais encontrar essas limitações de velocidade (claro que a dos pesados podes encontrar, até porque é sempre implícita). Editado 17 Junho 2016 por Ghelthon Compartilhar este post Link para o post
Guest Lotterer. Publicado 17 Junho 2016 Percebo o que dizes, mas isso já é quase uma situação limite. Eu ando sempre a olhar para os espelhos, e por acaso até gosto mais de ir no meio mas, se vir um carro a aproximar-se, mudo logo para a direita. Sim, não é frequente mas pode acontecer. E na direita as pessoas não utilizam tanto os espelhos como se forem na esquerda. Também depende de que tipo de pessoas apanhamos na faixa de direita. Ainda hoje vinha na AE e tinha um camião a ultrapassar um carro, e o carro em vez de diminuir a velocidade para facilitar a manobra, aumentou :lol: Andaram assim uns minutinhos. Compartilhar este post Link para o post
Shai Publicado 17 Junho 2016 (editado) Eu interpretei a pergunta dele como estando a referir-se a situações comuns, essa já é um bocado mais específica. Numa auto-estrada normal nunca vais encontrar essas limitações de velocidade (claro que a dos pesados podes encontrar, até porque é sempre implícita). Estava a falar de velocidade máxima. Pensava que até era regra geral. Por mim havia disso em todo o lado. Acho que faz todo o sentido, em caso de auto-estradas com 3 vias. Podia influenciar a que acontecesse menos vezes ultrapassagens pela direita. E também gosto de ir meio, principalmente por ter a noção (errada) que o limite nessa via era mais baixo, tipo 80 km/h e para permitir que os carros que queiram entrar na auto-estrada o façam sem problema. Em vez de estar sempre a mudar de via, fico por lá. Mas lá está, tento ter bom-senso. Se andar no meio é no mínimo a 100, se um gajo quiser ultrapassar chego-me à direita,etc. Não é muito frequente andar em auto-estradas com 3 vias, mesmo quando andei a tirar a carta nunca passei por uma auto-estrada do género mas agora que penso nisso sim, devo ir quase sempre no meio. Posto isto, andava a cometer contra-ordenação grave sem saber. Editado 17 Junho 2016 por Air Russell Compartilhar este post Link para o post
Ghelthon Publicado 17 Junho 2016 (editado) Estava a falar de velocidade máxima. Pensava que até era regra geral. Por mim havia disso em todo o lado. Acho que faz todo o sentido, em caso de auto-estradas com 3 vias. Podia influenciar a que acontecesse menos vezes ultrapassagens pela direita. E também gosto de ir meio, principalmente por ter a noção (errada) que o limite nessa via era mais baixo, tipo 80 km/h e para permitir que os carros que queiram entrar na auto-estrada o façam sem problema. Em vez de estar sempre a mudar de via, fico por lá. Mas lá está, tento ter bom-senso. Se andar no meio é no mínimo a 100, se um gajo quiser ultrapassar chego-me à direita,etc. Não é muito frequente andar em auto-estradas com 3 vias, mesmo quando andei a tirar a carta nunca passei por uma auto-estrada do género mas agora que penso nisso sim, devo ir quase sempre no meio. Posto isto, andava a cometer contra-ordenação grave sem saber. Ui, mas não. De forma geral, a velocidade máxima é 120 em todas as faixas. O que às vezes existe, isso sim, é velocidades mínimas, diferentes para cada faixa (sendo que, com 3+ faixas, a da direita não tem velocidade mínima além da que é estabelecida no código, que é de 50km/h). É muito frequente existir este sinal nas auto-estradas: Como vês, não existe indicação de qualquer velocidade mínima para a faixa da direita, pelo que é o estabelecido por lei (os tais 50km/h). Outro tipo de sinalização que se vê com frequência, mas que quer dizer exactamente o mesmo, é esta: Com a adição da proibição dos pesados de mercadorias circularem nas 2 faixas mais à esquerda (sendo que, em auto-estradas com três ou mais faixas, os pesados de mercadorias estão sempre proibidos de circular na faixa mais à esquerda). Editado 17 Junho 2016 por Ghelthon Compartilhar este post Link para o post