Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Zlatan

Carta de Condução...

Publicações recomendadas

Aproveitando essa conversa da auto-estrada, uma dúvida clássica: imaginem um sítio com 3 faixas e eu vou descansadinho na faixa mais à direita. A certa altura surge um carro na faixa do meio, mas eu vou a uma velocidade maior. Sou obrigado a ir para a faixa mais à esquerda para o ultrapassar ou posso continuar?

és obrigado a circular na faixa mais à direita, portanto continuas aí. não faz sentido passares para a 3ª faixa só para o ultrapassares. o errado seria se fosses atrás dele na faixa do meio e passasses para a direita para o ultrapassar.

Compartilhar este post

Link para o post

Mas as ultrapassagens só pela esquerda.

foi para mim?

Compartilhar este post

Link para o post
Não é considerado ultrapassagem, em vias de circulação com duas ou mais vias de

trânsito no mesmo sentido, o facto dum veículo circular numa via de trânsito mais

rapidamente do que os veículos que circulam noutra dentro das localidades ou quando,

devido à intensidade da circulação, o trânsito ocupa toda a largura da faixa de rodagem e

o mesmo se processa em fila, ou seja, quando a marcha de um veículo está dependente

da marcha dos veículos que o precedem.

Em autoestrada ou numa via de circulação fora das localidades, em que haja duas ou

mais vias de trânsito no mesmo sentido, circular mais rapidamente na via de trânsito da

direita é considerada ultrapassagem e, por conseguinte, proibida, exceto se o trânsito

ocupar toda a largura da faixa de rodagem e a marcha do veículo esteja dependente da

marcha dos veículos que o precedem.

Compartilhar este post

Link para o post

ups, desculpa ghel. estava errado. não sabia que era considerada ultrapassagem. para mim não fazia sentido se eu vou na faixa mais à direita e vai alguém a enconar na do meio, eu ter que passar para a 3ª faixa para depois voltar para a que sou obrigado a estar.

Compartilhar este post

Link para o post

Mas muito honestamente acho que não vais ter problemas se seguires na faixa da direita, até porque quem vai na faixa do meio não devia de lá estar e ter que fazer essa manobra pode ser um bocado perigoso digo eu

Compartilhar este post

Link para o post

Mas muito honestamente acho que não vais ter problemas se seguires na faixa da direita, até porque quem vai na faixa do meio não devia de lá estar e ter que fazer essa manobra pode ser um bocado perigoso digo eu.

Tem problemas sim. Se um carro seguir no meio de uma AE e tu ultrapassares pela direita o do meio é multado e tu também és porque ultrapassaste pela direita.

O procedimento correto nestes casos é sempre ir para ao meio, ultrapassar o idiota pela esquerda, regressar à do meio e por fim mudar para a via mais à direita.

Compartilhar este post

Link para o post

Não só é proibido como é perigoso.

Além de que em caso de acidente, leia-se, se o sujeito se lembrar subitamente de passar para a faixa da direita enquanto tu o ultrapassas isso tem tudo para dar confusão, tu dizes que ele saiu da faixa onde estava e bateu-te, ele diz que tu o estavas a ultrapassar pela direita e que lhe bateste e ficam as seguradoras a rir-se.

Compartilhar este post

Link para o post

Alguma vez experimentam perguntar a alguém que conduz na fila do meio porque é que não vai pela direita? Tenho uma amiga que me disse só que lhe dava mais jeito assim então anda assim. Não continuei a conversa para não dar chatice mas foi uma justificação completamente descabida..

Compartilhar este post

Link para o post

Ver a paisagem.

A faixa do meio é muito mais panorâmica para ver o meio envolvente.

Compartilhar este post

Link para o post

foi para mim?

Sim.

Mas concordo contigo, é estúpido.

Compartilhar este post

Link para o post

Sim.

Mas concordo contigo, é estúpido.

:fixe:

é que não faz sentido :lol:

Compartilhar este post

Link para o post

Alguma vez experimentam perguntar a alguém que conduz na fila do meio porque é que não vai pela direita? Tenho uma amiga que me disse só que lhe dava mais jeito assim então anda assim. Não continuei a conversa para não dar chatice mas foi uma justificação completamente descabida..

Já ouvi várias, porque a da direita é para os camiões, porque não vai sair na próxima saída, porque é perigoso estar sempre a mudar de faixa, porque pode ir onde quer e gosta mais de ir ali, há para todos os gostos.

Compartilhar este post

Link para o post

Não há certas situações em que o limite de velocidade da via à direita é mais baixo que nas outras?

Compartilhar este post

Link para o post

Não há certas situações em que o limite de velocidade da via à direita é mais baixo que nas outras?

Há muitas situações em que a velocidade mínima é diferente nas diferentes faixas da AE, obviamente que quanto mais à esquerda maior a velocidade mínima obrigatória.

Editado por whatever

Compartilhar este post

Link para o post

Pronto, obrigadíssimo pelos esclarecimentos. Nunca mais na vida volto a fazer isso. :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post
Guest Lotterer.

E isso de ultrapassar pela direita, é bastante perigoso, mais perigoso até que circular no meio

Compartilhar este post

Link para o post

Isso não existe, o que existe é o que o whatever disse: velocidades mínimas.

E isso de ultrapassar pela direita, é bastante perigoso, mais perigoso até que circular no meio

Se estivermos a falar do caso que eu coloquei, é basicamente tão perigoso quanto ultrapassar pela esquerda.

Julgo eu que todos os condutores (99%, vá) olham para o espelho antes de mudar de faixa, seja para a esquerda ou para a direita.

Compartilhar este post

Link para o post
Guest Lotterer.

Imagina que tu ultrapassas pela direita e tens um carro que ultrapassa o carro do meio pela esquerda e muda para a faixa mais a direita enquanto ultrapassas.

Quanto ultrapassas pela esquerda olhas sempre com mais atenção para o retrovisor que quando vais colocar o carro na faixa a direita (porque o carro que cria "perigo" já foi ultrapassado)

Editado por Lotterer.

Compartilhar este post

Link para o post

Os sinais de prescrição específica, nomeadamente os de afetação de vias, que indicam uma obrigação/proibição a uma determinada via, têm esse propósito.

f1c.png

Compartilhar este post

Link para o post

Percebo o que dizes, mas isso já é quase uma situação limite.

Eu ando sempre a olhar para os espelhos, e por acaso até gosto mais de ir no meio mas, se vir um carro a aproximar-se, mudo logo para a direita.

Os sinais de prescrição específica, nomeadamente os de afetação de vias, que indicam uma obrigação/proibição a uma determinada via, têm esse propósito.

https://www.testesdecodigogratis.com/static/media/uploads/material_estudo/sinais_de_prescricao/f1c.png

Eu interpretei a pergunta dele como estando a referir-se a situações comuns, essa já é um bocado mais específica. Numa auto-estrada normal nunca vais encontrar essas limitações de velocidade (claro que a dos pesados podes encontrar, até porque é sempre implícita).

Editado por Ghelthon

Compartilhar este post

Link para o post
Guest Lotterer.

Percebo o que dizes, mas isso já é quase uma situação limite.

Eu ando sempre a olhar para os espelhos, e por acaso até gosto mais de ir no meio mas, se vir um carro a aproximar-se, mudo logo para a direita.

Sim, não é frequente mas pode acontecer. E na direita as pessoas não utilizam tanto os espelhos como se forem na esquerda.

Também depende de que tipo de pessoas apanhamos na faixa de direita. Ainda hoje vinha na AE e tinha um camião a ultrapassar um carro, e o carro em vez de diminuir a velocidade para facilitar a manobra, aumentou :lol: Andaram assim uns minutinhos.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu interpretei a pergunta dele como estando a referir-se a situações comuns, essa já é um bocado mais específica. Numa auto-estrada normal nunca vais encontrar essas limitações de velocidade (claro que a dos pesados podes encontrar, até porque é sempre implícita).

Estava a falar de velocidade máxima. Pensava que até era regra geral.

Por mim havia disso em todo o lado. Acho que faz todo o sentido, em caso de auto-estradas com 3 vias. Podia influenciar a que acontecesse menos vezes ultrapassagens pela direita.

E também gosto de ir meio, principalmente por ter a noção (errada) que o limite nessa via era mais baixo, tipo 80 km/h e para permitir que os carros que queiram entrar na auto-estrada o façam sem problema. Em vez de estar sempre a mudar de via, fico por lá. Mas lá está, tento ter bom-senso. Se andar no meio é no mínimo a 100, se um gajo quiser ultrapassar chego-me à direita,etc. Não é muito frequente andar em auto-estradas com 3 vias, mesmo quando andei a tirar a carta nunca passei por uma auto-estrada do género mas agora que penso nisso sim, devo ir quase sempre no meio.

Posto isto, andava a cometer contra-ordenação grave sem saber.

Editado por Air Russell

Compartilhar este post

Link para o post

Estava a falar de velocidade máxima. Pensava que até era regra geral.

Por mim havia disso em todo o lado. Acho que faz todo o sentido, em caso de auto-estradas com 3 vias. Podia influenciar a que acontecesse menos vezes ultrapassagens pela direita.

E também gosto de ir meio, principalmente por ter a noção (errada) que o limite nessa via era mais baixo, tipo 80 km/h e para permitir que os carros que queiram entrar na auto-estrada o façam sem problema. Em vez de estar sempre a mudar de via, fico por lá. Mas lá está, tento ter bom-senso. Se andar no meio é no mínimo a 100, se um gajo quiser ultrapassar chego-me à direita,etc. Não é muito frequente andar em auto-estradas com 3 vias, mesmo quando andei a tirar a carta nunca passei por uma auto-estrada do género mas agora que penso nisso sim, devo ir quase sempre no meio.

Posto isto, andava a cometer contra-ordenação grave sem saber.

Ui, mas não. De forma geral, a velocidade máxima é 120 em todas as faixas. O que às vezes existe, isso sim, é velocidades mínimas, diferentes para cada faixa (sendo que, com 3+ faixas, a da direita não tem velocidade mínima além da que é estabelecida no código, que é de 50km/h). É muito frequente existir este sinal nas auto-estradas:

3581.jpg

Como vês, não existe indicação de qualquer velocidade mínima para a faixa da direita, pelo que é o estabelecido por lei (os tais 50km/h).

Outro tipo de sinalização que se vê com frequência, mas que quer dizer exactamente o mesmo, é esta:

b811148.jpg

Com a adição da proibição dos pesados de mercadorias circularem nas 2 faixas mais à esquerda (sendo que, em auto-estradas com três ou mais faixas, os pesados de mercadorias estão sempre proibidos de circular na faixa mais à esquerda).

Editado por Ghelthon

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Criar Novo...