Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
andriy pereplyotkin

Ensino Superior - A Entrada, a Estadia, o Adeus

Publicações recomendadas

Algum feedback da Unversidade Lusiada, nomeadamente do curso de Direito?

Compartilhar este post

Link para o post

LaTeX <3

Inicialmente é difícil, mas depois de apanhar o jeito é tudo muito prático.

Compartilhar este post

Link para o post

LaTeX <3

Inicialmente é difícil, mas depois de apanhar o jeito é tudo muito prático.

Indeed! Dá-me cancro pensar em fazer mestrado fora do Técnico e ver que a tese tem de ser feita em Word :estrelas:

Compartilhar este post

Link para o post

Indeed! Dá-me cancro pensar em fazer mestrado fora do Técnico e ver que a tese tem de ser feita em Word :estrelas:

Fiz a tese no Técnico em Word e não tenho cancro.

Compartilhar este post

Link para o post

Fiz a tese no Técnico em Word e não tenho cancro.

Mas já usaste LaTeX?

Compartilhar este post

Link para o post

Algum feedback da Unversidade Lusiada, nomeadamente do curso de Direito?

Está longe da FDL, Nova e Católica. Pelo menos tem fama disso. Não tenho conhecimento directo.

Compartilhar este post

Link para o post

Mas já usaste LaTeX?

O Rumpas prefere tripa de porco.

Compartilhar este post

Link para o post

Está longe da FDL, Nova e Católica. Pelo menos tem fama disso. Não tenho conhecimento directo.

Complementando.

Não tem reconhecimento por parte do mercado de trabalho. Conforme o Duda34 referiu, tanto a Católica, como a FDL ou a Nova são as faculdades que dominam o mercado de trabalho na área do direito (Lisboa). No Porto junta-lhe a Faculdade de Direito do Porto e Coimbra.

As referências (em direito) que tenho da Lusíada não são as melhores. Assim, na minha opinião, podendo, candidata-te a qualquer uma das outras 3 referidas.

Compartilhar este post

Link para o post

Mas já usaste LaTeX?

Sim, experimentei.

Grande parte do que se faz em LaTeX fazes também em Word, desde que o saibas usar e configurar.

LaTeX poderá embelezar o trabalho, por exemplo para um artigo científico, mas tendo um template em Word não senti necessidade em aprender LaTeX.

Compartilhar este post

Link para o post

Sim, experimentei.

Grande parte do que se faz em LaTeX fazes também em Word, desde que o saibas usar e configurar.

LaTeX poderá embelezar o trabalho, por exemplo para um artigo científico, mas tendo um template em Word não senti necessidade em aprender LaTeX.

Se calhar sou muito biased porque é usado para tudo em Matemática no IST e porque é muito complicado e chato fazer o tipo de trabalhos que faço no curso em Word.. Mas sinceramente acho tão mais fácil em termos de formatação que nem consigo pensar em usar outra coisa agora.

Compartilhar este post

Link para o post

desde que aprendi latex, só uso word em último caso...

a quantidade de ferramentas, a versatilidade, a modularidade, a informação disponível... tão mais metódico...

Compartilhar este post

Link para o post

Ok, se estás acostumado a usar frequentmente é outra história.

Eu na altura não achei que compensasse o tempo para aprender, tendo eu um template bom em Word e conhecendo praticamente tudo o que precisava para a escrita da tese na ferramenta do Office.

Edit: e já agora Toze, porque dizes que fora do Técnico tens de fazer a tese em word?

Editado por Rumpas

Compartilhar este post

Link para o post

Eu na altura não achei que compensasse o tempo para aprender, tendo eu um template bom em Word e conhecendo praticamente tudo o que precisava para a escrita da tese na ferramenta do Office.

aprender latex é um ato contínuo e em função das necessidades. para mim talvez seja mais natural pelo background e óbvia relação com a minha área de estudo, mas não considero que necessites de conhecimentos prévios para formatar um documento em latex. é um pouco como o bbcode (aqui do fórum), são tags relativamente simples e intuitivas que se integram em ti à medida que as utilizas. além disso, tens centenas e centenas de templates disponíveis, facílimas de integrar.

dito isto, sobretudo para a caloirada e outros que tais, experimentem. utilizem o Overleaf. é colaborativo (ótimo para projetos de grupo), não precisam de instalar nada e o parser é útil no debug do documento.

Editado por Joao Pereira

Compartilhar este post

Link para o post

aprender latex é um ato contínuo e em função das necessidades. para mim talvez seja mais natural pelo background e óbvia relação com a minha área de estudo, mas não considero que necessites de conhecimentos prévios para formatar um documento em latex. é um pouco como o bbcode (aqui do fórum), são tags relativamente simples e intuitivas que se integram em ti à medida que as utilizas. além disso, tens centenas e centenas de templates disponíveis, facílimas de integrar.

dito isto, sobretudo para a caloirada e outros que tais, experimentem. utilizem o Overleaf. é colaborativo (ótimo para projetos de grupo), não precisam de instalar nada e o parser é útil no debug do documento.

isto é um pouco verdade.

de início parece tudo muito complexo, mas com a prática fica tudo simplificado. para referências nem se fala...

eu usei o texstudio.

Compartilhar este post

Link para o post

A sintaxe do Overleaf é a mesma do LaTeX? Tenho de começar a tese em breve e era menino de apostar no LaTeX.

Compartilhar este post

Link para o post

Overleaf is an online LaTeX and Rich Text collaborative writing and publishing tool that makes the whole process of writing, editing and publishing scientific documents much quicker and easier.

Compartilhar este post

Link para o post

Nem tinha visto :lol:

Por acaso tinha curiosidade em aprender, tenho é medo da complexidade inicial.

Compartilhar este post

Link para o post

não tenhas, o grande segredo é saber usar o google. qualquer coisa que precises, fala comigo que eu ajudo-te no que precisares.

Compartilhar este post

Link para o post

Edit: e já agora Toze, porque dizes que fora do Técnico tens de fazer a tese em word?

Um dos mestrados que vi fora do IST que me poderiam interessar era feito em Word (tinha lá a formatação base obrigatória da tese).

:heart:

Nem tinha visto :lol:

Por acaso tinha curiosidade em aprender, tenho é medo da complexidade inicial.

Falando da minha experiência já fiz nos últimos dois anos 6 projectos em LaTeX. Só os primeiros dois é que custaram um pouquinho. Depois disso já se tornou fácil. E depois é só mesmo ires pesquisando pelo Google tudo o que precisas.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu muito provavelmente, e considerando que irei fazer a tese (devia ter começado em Setembro passado), é a única vez que vou precisar de escrever alguma coisa.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu tirei um curso de LaTeX e é porreiro, instalei todos os compilers e etc e acabei só por usar o Overleaf só porque já tem tudo o que preciso. :mrgreen:

Não usei na tese porque já estava a meio a escreve no Word e não queria fazer a transição (preguiça). Arrependo-me agora um bocado, com a m*rda dos cabeçalhos e rodapés e outras cenas que desformatam sempre que actualizo o Word, pqp :lol:

Compartilhar este post

Link para o post

Licenciado em Direito, ficando assim com duas licenciaturas ( Solicitadoria e Direito)!

Compartilhar este post

Link para o post

vi que por aí estão a falar de latex e nunca percebi muito bem o que e isso, tenho para ali uma caixa de preservativos sem latex da durex, em que é que isso consiste?

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Criar Novo...