Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Guest Dpitz

Tópico da Política e Economia

Publicações recomendadas

Transportes públicos não existem?

Transportes públicos também usam derivados do petróleo.

Compartilhar este post

Link para o post

:lol: como se os transportes públicos fossem baratos. Se eu só apanhasse transportes para ir para Lisboa desde casa eram logo 90€ todos os meses e tinha de tentar conciliar 3 horários de 3 meios de transportes diferentes. E isto de quem mora na zona de Almada/Seixal.

Editado por Koper

Compartilhar este post

Link para o post

Transportes públicos também usam derivados do petróleo.

No shit. Também são na maioria pagos ou subsidiados pelo estado que fica com mais receitas devido ao imposto. E diria que entre infraestruturas, manutenção, limpeza, picas, condutores, etc etc... o impacto nos transportes públicos é menor do que que em quem usa carro.

E nem toda a gente vive em Lisboa e Porto.

Eu ia jurar que existem transportes públicos fora e Lisboa e Porto. Mas já tinha dito que quem tem baixos rendimentos e não tem mesmo alternativa ao carro, devia ter uma atençãozinha.

:lol: como se os transportes públicos fossem baratos. Se eu só apanhasse transportes para ir para Lisboa desde casa eram logo 90€ todos os meses e tinha de tentar conciliar 3 horários de 3 meios de transportes diferentes. E isto de quem mora na zona de Almada/Seixal.

E quanto é a gasolina? Se pagas menos de 90€ em gasosa por mês, diria que também não vai ser grande estrondo o aumento.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu ia jurar que existem transportes públicos fora e Lisboa e Porto. Mas já tinha dito que quem tem baixos rendimentos e não tem mesmo alternativa ao carro, devia ter uma atençãozinha.

Existem pois!

Eu entro ao trabalho às 8 da manhã. Demoro 20 mins de carro para o trabalho. Se fosse de transportes públicos teria que apanhar um autocarro (que só existe às 9 da manhã) até ao centro da cidade que demora 15 minutos. Aí teria que esperar mais 15 minutos para apanhar um novo autocarro que demora 35 minutos até à cidade vizinha porque vai dar a volta pela freguesias todas. Esse autocarro deixar-me-ia a cerca de 4 quilómetros do meu local de trabalho que eu ou faria a pé ou... de táxi?

Portanto para entrar ao trabalho às 8 eu demoraria mais de uma hora em transportes públicos, ficando a quatro quilómetros de onde trabalho, já depois das 10 da manhã. Parece-me bem. E moro no litoral, imagino no interior.

Já para não falar no preço que ficaria acima dos 6 euros por dia (ir e vir).

Editado por Mesquita

Compartilhar este post

Link para o post

Para chegar a minha universidade tinha que combinar os horários do autocarro, comboio e metro e demoro 2 horas a chegar lá. Enquanto de carro demoro apenas 15/20 minutos. E já nem falo do dinheiro que teria de gastar por causa do passe.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu diria que tu vives em Lisboa ou no Porto...

E? Achas que não sei que em muito sítio os transportes são uma m*rda? No entanto de certeza que há dezenas de milhares ou mesmo centenas que podiam ir trabalhar de transportes públicos sem grande incomodo e não o fazem.

Existem pois!

Eu entro ao trabalho às 8 da manhã. Demoro 20 mins de carro para o trabalho. Se fosse de transportes públicos teria que apanhar um autocarro (que só existe às 9 da manhã) até ao centro da cidade que demora 15 minutos. Aí teria que esperar mais 15 minutos para apanhar um novo autocarro que demora 35 minutos até à cidade vizinha porque vai dar a volta pela freguesias todas. Esse autocarro deixar-me-ia a cerca de 4 quilómetros do meu local de trabalho que eu ou faria a pé ou... de táxi?

Portanto para entrar ao trabalho às 8 eu demoraria mais de uma hora em transportes públicos, ficando a quatro quilómetros de onde trabalho, já depois das 10 da manhã. Parece-me bem. E moro no litoral, imagino no interior.

Quando eu digo não tem alternativa é tipo essa situação que estás a descrever. Se não tens baixos rendimentos, vão-te devolver parte da sobretaxa que deve mais do que cobrir o aumento que vais ter na gasolina.

Se tens baixos rendimentos já disse que devias ter uma atençãozinha....

Compartilhar este post

Link para o post

Quando eu digo não tem alternativa é tipo essa situação que estás a descrever. Se não tens baixos rendimentos, vão-te devolver parte da sobretaxa que deve mais do que cobrir o aumento que vais ter na gasolina.

Se tens baixos rendimentos já disse que devias ter uma atençãozinha....

Calma, mas a discussão disto não começou tudo por o Tio dizer que este aumento era basicamente um aumento encapotado dos impostos sobre o trabalho? É que ainda não descobri onde raio é que a devolução da sobretaxa invalida isso...

Compartilhar este post

Link para o post

É que nem é preciso sair de Lisboa. Há percursos na Margem Sul em que se demora menos de metade do tempo de carro do que de transportes.

Compartilhar este post

Link para o post

Calma, mas a discussão disto não começou tudo por o Tio dizer que este aumento era basicamente um aumento encapotado dos impostos sobre o trabalho? É que ainda não descobri onde raio é que a devolução da sobretaxa invalida isso...

E evoluiu. A sobretaxa não invalida isso.

O que invalida é existirem transportes públicos, bicicletas, passeios.... e que nem toda a gasosa gasta é para ir trabalhar.

Compartilhar este post

Link para o post

É que nem é preciso sair de Lisboa. Há percursos na Margem Sul em que se demora menos de metade do tempo de carro do que de transportes.

Mas a comparação não é, nem nunca poderá ser, o tempo que cada um dos meios de transporte toma a ir do sítio X ao Y. É evidente que em condições normais o automóvel será sempre mais rápido, nem que seja porque o transporte público tem de parar devido aos outros passageiros. A questão tem mais a ver com os custos e com as acessibilidades.

Aqui em Coimbra, por exemplo, com 35 paus tenho autocarro para o mês. Claro que me meto mais depressa em qualquer lado de carro, principalmente numa cidade onde o trânsito é genericamente fluído, mas gasto mais do dobro em gasóleo do que no passe. Só utilizo o automóvel diariamente porque não tenho autocarro para casa à hora em que saio do trabalho.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu ia jurar que existem transportes públicos fora e Lisboa e Porto.

Existir, existem, de facto, mas possuem horários que, por vezes, não se compaginam com as necessidades de quem trabalha. Além disso, variadíssimas vezes vão tão cheios que não conseguem levar a totalidade dos passageiros e quem fica em terra tem que esperar por outro transporte que vem sei lá quanto tempo depois.

Já agora, na Margem-Sul, por exemplo, os transportes são tudo menos públicos, veja-se o caso dos Transportes Sul do Tejo (TST) e da Fertagus, ambos pertencentes a empresas privadas. Na zona onde moro, Massamá, a alternativa à Comboios de Portugal - EPE (CP-EPE) é a Vimeca. Os passes dos TST, Fertagus e Vimeca são puxadinhos, bem puxadinhos, especialmente se tivermos em conta a (pouca) qualidade dos transportes e a sua exatidão em termos de horários. Desta equação, qualidade dos transportes e horários, deve ser retirada a Fertagus.

Posto isto, a verdadeira questão deve ser: Será que o preço, qualidade e disponibilidade horária dos transportes ditos públicos compensa a não utilização de carro na deslocação para o trabalho? Esta é a questão a que os responsáveis governativos deviam de responder. Os transportes existem, contudo o preço dos passes, a qualidade e segurança dos transportes (veja-se o autocarro dos TST que ardeu no ano passado em plena viagem) e a disponibilidade em termos horários deixam bastante a desejar.

Compartilhar este post

Link para o post

Pois existem, com o preço altamente inflacionado e com serviço medíocre.

Para ir para a escola na altura tinha de apanhar um autocarro que demorava mais de 1h (demoraria entre 7 a 8 minutos de carro, ia dar a volta a 3 ou 4 freguesias) e ainda tinha de ir de pé a viagem toda, parecia sardinha em lata. Ah e pagava tipo 65€ por mês

Eu diria que tu vives em Lisboa ou no Porto...

Pois, está na cara... lol

Existem pois!

Voltaste à terra?

Editado por Ego Sum

Compartilhar este post

Link para o post

Na regua nao, a nao ser que contes o taxi como transporte publico

Compartilhar este post

Link para o post

Na Espanha é o vale tudo, um ex-ministro do PP veio dizer que com o Podemos em coligação com o PSOE a Espanha vai sair da coligação contra o terrorismo.

Compartilhar este post

Link para o post

Mas a comparação não é, nem nunca poderá ser, o tempo que cada um dos meios de transporte toma a ir do sítio X ao Y. É evidente que em condições normais o automóvel será sempre mais rápido, nem que seja porque o transporte público tem de parar devido aos outros passageiros. A questão tem mais a ver com os custos e com as acessibilidades.

Claro que poderá ser. Para mim é um dos fundamentais, a par da frequência e do preço. De que é que me serve pagar 10 € de passe mensal de um transporte público para depois demorar 1 hora a realizar um percurso de 10 quilómetros?

Eu sei que o carro, em condições normais, é o meio de transporte mais rápido. Agora, uma coisa é demorar, num determinado percurso, 15 minutos de carro e 25 minutos de transportes. Outra coisa, é demorar os mesmos 15 minutos de carro mas 45 ou mais de transportes.

Dou-te 2 exemplos concretos. De onde eu vivo (Torre da Marinha) para Cacilhas, o autocarro é competitivo. Fiz esse percurso várias nos tempos de faculdade e a carreira (a famosa 114) demorava cerca de 30 minutos, quando de carro demoraria 15/20 minutos. Agora, se em vez de querer ir para Cacilhas, quiser ir para a Costa da Caparica, de autocarro não demoro menos de 45 minutos, enquanto que de carro são 15 minutos. Isto já não é competitivo, mesmo que eu pague 30 € por um passe mensal.

Ou então podemos falar do pessoal que vive nas minhas bandas e estuda no Politécnico de Setúbal. É cerca de 1 hora e meia para lá chegarem, se não mais. De carro? Nem 30 minutos.

Editado por Peplin

Compartilhar este post

Link para o post

Entre a minha casa e o meu local de trabalho demoro cerca de 20 a 25 minutos de carro.

Indo de transportes públicos, fora tempos de espera, tinha 10 minutos de caminhada, 15 de metro, 25 de comboio e outros 10 a pé (a andar bem e numa estrada nacional sem passeios e cheia de trânsito, incluindo pesados). Uma hora fora tempos de espera.

Vivo no Porto e trabalho fora do Porto. Como eu há milhões de pessoas que precisam do carro para trabalhar, levar os filhos à escola, etc.

Compartilhar este post

Link para o post

Se eu usasse transporte público tava absolutamente fdd. Demoro 15 mins de carro ao trabalho. De transporte nem sei que raio de autocarros poderia apanhar. Não sei se hora e meia ia chegar. :mrgreen:

Mas pronto isto é aqui na Madeira que transportes públicos é uma comédia. Até nem discordo de que os combustíveis seja das 1ªs coisas que se deve aumentar os impostos, btw. A ser obrigado a aumentar os impostos actuais, de entre todas as alternativas?

Editado por noikeee

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Popular Agora

• Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...