Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Visitante

Há advogados no fórum?

Publicações recomendadas

Citação de a.lopes, há 8 minutos:

Não podes mandar o Vitoria para a distrital nem meter o @BrunoCardoso na cadeira eletrica

Resolvi o teu problema?

Caso a resposta seja negativa, o melhor é expor logo a duvida e o Duda eventualmente vem responder

Tu és lixado és, depois sou eu que o aturo

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Tiago1921, Em 16/02/2024 at 12:15:

Algum advogado que me possa esclarecer uma duvida simples?

Ajudo se conseguir

Compartilhar este post

Link para o post

Nunca pensei vir apostar aqui, mas aqui vamos

Vou tentar dar o máximo de informação possível e ao mesmo tempo tentar não revelar a minha identidade caso isto apareça no Google 

Vou começar pelo resumo e depois dou contexto mais à frente:

Um amigo meu em França (não é avec) mas casado com uma francesa está sem ver os filhos há 1 ano num processo de divórcio que parece estar a ser complicado. 

Ele pediu-me para preencher um documento(link em baixo) de forma a atestar que ele é boa pessoa.

https://www.google.com/url?sa=t&source=web&rct=j&opi=89978449&url=https://egalitecontreracisme.fr/sites/default/files/atoms/files/attestation_de_temoignange_0.pdf&ved=2ahUKEwjQ3M764smEAxXQLRAIHcc3AJAQFnoECCIQAQ&usg=AOvVaw33rnRBSlQZdD7VfbaXThOB

Ok agora o que me preocupa 

Conheço esta pessoa há muitos anos e fomos super próximos, ele ajudou me em imensas coisas mas com o passar dos anos deixámos de estar em contacto. 

Em Dezembro tentei uma reaproximação e desde o último sábado começamos a falar imenso outra vez

Há bocado ele largou-me esta bomba e estou preocupado que com a informação que é pedida naquele documento mais uma fotocópia do meu passaporte/id que algo de mal me possa acontecer. 

Esta pessoa nunca me deu uma única razão para desconfiar dela mas eu sou assim por natureza e quero acreditar nele, mas também queria saber como me podem f*der e como posso-me salvaguardar. 

Extra info: o amigo não é europeu

Amigo é muçulmano (daí divórcio ser quase taboo)

Normalmente se cheira a m*rda é porque é m*rda, gostava de o ajudar, mas tenho de ter a certeza que não me vão lixar 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de a.lopes, há 14 horas:

Nunca pensei vir apostar aqui, mas aqui vamos

Vou tentar dar o máximo de informação possível e ao mesmo tempo tentar não revelar a minha identidade caso isto apareça no Google 

Vou começar pelo resumo e depois dou contexto mais à frente:

Um amigo meu em França (não é avec) mas casado com uma francesa está sem ver os filhos há 1 ano num processo de divórcio que parece estar a ser complicado. 

Ele pediu-me para preencher um documento(link em baixo) de forma a atestar que ele é boa pessoa.

https://www.google.com/url?sa=t&source=web&rct=j&opi=89978449&url=https://egalitecontreracisme.fr/sites/default/files/atoms/files/attestation_de_temoignange_0.pdf&ved=2ahUKEwjQ3M764smEAxXQLRAIHcc3AJAQFnoECCIQAQ&usg=AOvVaw33rnRBSlQZdD7VfbaXThOB

Ok agora o que me preocupa 

Conheço esta pessoa há muitos anos e fomos super próximos, ele ajudou me em imensas coisas mas com o passar dos anos deixámos de estar em contacto. 

Em Dezembro tentei uma reaproximação e desde o último sábado começamos a falar imenso outra vez

Há bocado ele largou-me esta bomba e estou preocupado que com a informação que é pedida naquele documento mais uma fotocópia do meu passaporte/id que algo de mal me possa acontecer. 

Esta pessoa nunca me deu uma única razão para desconfiar dela mas eu sou assim por natureza e quero acreditar nele, mas também queria saber como me podem f*der e como posso-me salvaguardar. 

Extra info: o amigo não é europeu

Amigo é muçulmano (daí divórcio ser quase taboo)

Normalmente se cheira a m*rda é porque é m*rda, gostava de o ajudar, mas tenho de ter a certeza que não me vão lixar 

O documento enviado está numa formatação estranha.

No entanto existe mesmo algo semelhante e pedem uma cópia do CC ou algo que comprova a tua existência/assinatura. 

Site no ministério da Justiça: https://www.service-public.fr/particuliers/vosdroits/R11307

Modelo "original": https://www.formulaires.service-public.fr/gf/cerfa_11527.do

Editado por Alonso.

Compartilhar este post

Link para o post

Ele não tem pessoas que efetivamente convivam com ele que possam declarar que ele é boa pessoa?

Parece-me bastante burro alguém pensar que vai conseguir influenciar um juiz com um declaração de uma pessoa com quem não falava há anos e que na prática não o conhece na atualidade.

O documento não parece ter nada que te possa "burlar" mas a situação é tão absurda que só por si é de desconfiar.

E mesmo que seja tudo legítimo, o que é que te garante que ele não era um mau pai?

• Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Quan Chi, há 14 horas:

Ele não tem pessoas que efetivamente convivam com ele que possam declarar que ele é boa pessoa?

Parece-me bastante burro alguém pensar que vai conseguir influenciar um juiz com um declaração de uma pessoa com quem não falava há anos e que na prática não o conhece na atualidade.

O documento não parece ter nada que te possa "burlar" mas a situação é tão absurda que só por si é de desconfiar.

E mesmo que seja tudo legítimo, o que é que te garante que ele não era um mau pai?

Pode ser o desespero e quantas mais arranjar mais "provas" acumula. Se eram muito chegados é normal

Compartilhar este post

Link para o post

Para os curiosos...perdi um amigo 🥲

Mas hey os meus dados continuam seguros!

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de a.lopes, há 2 minutos:

Para os curiosos...perdi um amigo 🥲

Mas hey os meus dados continuam seguros!

O francês? Por causa que não quiseste ser testemunha dele?

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Petar Musa, há 9 minutos:

O francês? Por causa que não quiseste ser testemunha dele?

Ele não é francês, é de um pais do médio oriente 

Acho que ele ficou mais chateado por eu ter andado a engonhar em vez de dizer logo que não desde o início, mas mesmo depois de eu ter dito não ele continuou a insistir bastante. 

A razão do meu não foi por ter que lhe dar uma copia do meu CC/passaporte 

Não vou mesmo arriscar. 

Fico com pena de não o ajudar, mas caso a história seja verdade..1 ano sem ver as crianças por ordem do tribunal nem quero imaginar o que crl ele possa ter feito para tal acontecer 

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post

Uma ação monitória é coisa para ser um processo complicado, ou resolve se de forma relativamente simples?

Compartilhar este post

Link para o post

Recebi hoje uma carta a dizer que tenho de estar presente no tribunal como testemunha mas não faço ideia qual o assunto disto visto nunca ter participado qualquer crime... Há maneira de saber qual o assunto?

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de BisDost, há 54 minutos:

Recebi hoje uma carta a dizer que tenho de estar presente no tribunal como testemunha mas não faço ideia qual o assunto disto visto nunca ter participado qualquer crime... Há maneira de saber qual o assunto?

Já te esqueceste o que fizeste no verão passado?

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Jimpo, há 42 minutos:

Já te esqueceste o que fizeste no verão passado?

Neste caso seria o que vi no verão passado 😂 

Estou completamente a toa...

Compartilhar este post

Link para o post

Tenta lembrar, pode ter sido alguma coisa que comeste 🤣

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de BisDost, há 3 horas:

Pode ser algum familiar ou amigo a chamar-te como testemunha para alguma coisa, ou outra pessoa qualquer. E não significa que seja sobre o acto em si.

Exemplo parvo mas que ilustra a situação: Advogado de Bruno de Carvalho garante: «Pinto da Costa vai testemunhar» - Sporting - Jornal Record

Como é óbvio, o Pintinho não viu nada da invasão a Alcochete, mas isso não significa que não possa ser testemunha.

Compartilhar este post

Link para o post

Algum amigo teu que bateu na mulher e agora chamou-te para ires lá dizer que ele sempre foi bom amigo.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de BisDost, há 4 horas:

Primeiro, os tribunais não são só de crime... Vê lá na carta que recebeste que tribunal está indicado para confirmares isso. 

Eu não trabalho com processo - civil, criminal ou administrativo - português há muito tempo e portanto não consigo responder a isso. Diria que, como não és parte, não poderás consultar o processo - até porque há o princípio da não preparação de testemunhas. Mas as testemunhas podem constituir advogado e, se o fizeres, então já diria que já poderás consultá-lo antes.

Nota que terás mesmo de comparecer. Se não o fizeres, habilitas-te a apanhar uma multa.

Nota também que, como já disseram, poderás ter sido arrolado apenas para seres uma testemunha abonatória. É muito comum.

Editado por Duda34

Compartilhar este post

Link para o post

Já soube do que é... De um furto no meu antigo trabalho á 5 anos atrás...

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de BisDost, há 13 horas:

Já soube do que é... De um furto no meu antigo trabalho á 5 anos atrás...

Chegaste a devolver?

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de BisDost, Em 25/07/2024 at 11:08:

Não me lembro.

Tou a ver que estás devidamente preparado para compareceres.

• Haha 4

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...