Ir para conteúdo
What

Tópico da Política, Ambiente e Economia

Publicações recomendadas

Citação de Ghelthon, há 20 minutos:

Crl, será 2020 o ano em que, pela segunda vez na minha vida de condutor, o número de litros de gasóleo será superior ao número de euros? 🤞

Se considerares que cerca de 80 cêntimos são imposto sobre combustíveis e respetivo IVA, e que ainda há custos de refinação, armazenamento, distribuição e comercialização, acho altamente improvável.

Citação de jean-luc godard, há 46 minutos:

caiu abaixo dos 20, primeira vez nos últimos 18 anos. 

Dass...

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Tio Hans, há 3 minutos:

Se considerares que cerca de 80 cêntimos são imposto sobre combustíveis e respetivo IVA, e que ainda há custos de refinação, armazenamento, distribuição e comercialização, acho altamente improvável.

Bem sei que a maior parte do custo não é do preço da matéria-prima em si, mas na outra vez em que isso aconteceu também já não era. 😁

Compartilhar este post


Link para o post

Como é, sheeps? Já investiram em banana coins? 

  • Like 1

Compartilhar este post


Link para o post

alguem me explica como uma matéria prima pode ter preço negativo? E o que isso quer dizer na prática??

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Ghelthon, há 5 horas:

Curioso, não pensei que fosse assim. Pensei que o Trump fosse ganhar na boa.

Também eu pensava, mas o covid vem e veio alterar. Esta situação toda vai mudar a ordem natural das coisas. Nada será como antes. Nas sondagens oficiais apesar da aprovação do Trump estar a nível superior ao anteriormente registado no início do ano, ele não descola perante o Biden. Aliás desde Fevereiro que tem perdido votos. 

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Ticampos, há 22 minutos:

Também eu pensava, mas o covid vem e veio alterar. Esta situação toda vai mudar a ordem natural das coisas. Nada será como antes. Nas sondagens oficiais apesar da aprovação do Trump estar a nível superior ao anteriormente registado no início do ano, ele não descola perante o Biden. Aliás desde Fevereiro que tem perdido votos. 

é que daqui a Novembro na América vão morrer umas centenas de milhar de pessoas de COVID, à vontade. E isso é um número que não fica bem a nenhum candidato.

Porém...

 

Vão morrer em sitios muito urbanos, de concentração de população, nomeadamente Nova Iorque à cabeça, que eram sítios onde o Trump já não ia ganhar na mesma, por isso não sei se vai influenciar assim tanto o colégio eleitoral.

Só afectará se o desastre da mortandade do COVID afectar muito também os Estados Rust Belt, Pensilvania, Ohio, etc, que foi o que deu a vitória ao Trump em 2016, em ultima análise.

Editado por IlidioMA

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Ticampos, há 26 minutos:

Também eu pensava, mas o covid vem e veio alterar. Esta situação toda vai mudar a ordem natural das coisas. Nada será como antes. Nas sondagens oficiais apesar da aprovação do Trump estar a nível superior ao anteriormente registado no início do ano, ele não descola perante o Biden. Aliás desde Fevereiro que tem perdido votos. 

Na altura eu disse algo tipo "quem diria que seria um vírus a combater o Trump mais do que os Democratas conseguiriam", mas não pensei que isso fosse de facto acontecer... 😅

Compartilhar este post


Link para o post

As sondagens agora não importam assim tanto, só vale a pena olhar para as sondagens no último mês antes das eleições. A única coisa que vai importar em Novembro vai ser a forma como o Trump lidou com o vírus. A verdade é que tem sido bastante incompetente, mas as sondagens mostram que os americanos não têm confiança que o Biden faria muito melhor.

 

Ainda assim, se tivesse de apostar, apostaria no Biden. Ele só precisa de ter um resultado ligeiramente melhor que a Hillary. Isso é perfeitamente possível, sobretudo nos Estados do Rust Belt onde ele arrasou o Sanders.

Aliás, se há coisa que estas primárias democratas revelaram foi que o voto para o Sanders em 2016 nestes Estados foi mais de anti Hillary do que pró Sanders. 

received_922585414874830.jpeg

Editado por ascom

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de IlidioMA, há 41 minutos:

alguem me explica como uma matéria prima pode ter preço negativo? E o que isso quer dizer na prática??

É economia pura e crua. Overproduction crisis. 

axzbmw2_460s.jpg

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de IlidioMA, há 54 minutos:

Alguém me explica como uma matéria prima pode ter preço negativo? E o que isso quer dizer na prática??

Não há espaço para armazenar petróleo.

Como o stock atual não está a ser consumido não se estão a escoar os barris e portanto as empresas estão a desfazer-se de contratos de futures porque não há sítio para armazenar a futura mercadoria.

Compartilhar este post


Link para o post

Também não percebo os americanos. O Trump fartou-se de fazer porcaria ao longo dos anos, tinha a taxa de aprovação nos píncaros; agora que conseguiu baixar a dependência do petróleo, reduzir a imigração ilegal para valores irrisórios e terminar com os massacres nas escolas, aparece atrás do Biden nas sondagens.

Aquela gente tem mesmo de meter a cabeça em ordem.

  • Like 1

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de IlidioMA, há 2 horas:

alguem me explica como uma matéria prima pode ter preço negativo? E o que isso quer dizer na prática??

Quer dizer que a ausencia de procura é tão grande em relacao a oferta, que quem vende tem de pagar a quem armazena para ficar com ela.

Em termos praticos o espaco alugado para guardar essa materia prima até que possa ser escoado é virtualmente mais caro do que a propria materia prima neste momento.

A realidade é um pouco mais complexa, mas tendo em conta que existem umas dezenas de milhares de pessoas a trabalhar no sector petrolifero e que de momento para as empresas é mais barato parar a producao e mandar essa gente toda para casa (lay off/despedido) do que continuar a extrair petroleo, a coisa é ma mesma...

Btw para quem pensa qual sera o preco da gasolina no futuro, basicamente aos dias de hoje 25% do preco que pagamos é o que é movimentado pelo Brent, 15% sao custos de refinaria e transporte, enquanto que 60% sao impostos (parte dele variavel como o IVA, mas a maior parte fixa)

Ou seja hoje em dia se o preco da gasolina for 1,35, basicamente 0,90 sao impostos ou custos de refinaria e transporte, sendo que os outros 0,45 devem actualizar nos proximos meses para perto de 0,15, pasando a gasolina a custar a volta de 1,05. Agora por quanto tempo? Na sei

Editado por Burkina2008
  • Like 1

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Burkina2008, há 7 horas:

Quer dizer que a ausencia de procura é tão grande em relacao a oferta, que quem vende tem de pagar a quem armazena para ficar com ela.

Em termos praticos o espaco alugado para guardar essa materia prima até que possa ser escoado é virtualmente mais caro do que a propria materia prima neste momento.

A realidade é um pouco mais complexa, mas tendo em conta que existem umas dezenas de milhares de pessoas a trabalhar no sector petrolifero e que de momento para as empresas é mais barato parar a producao e mandar essa gente toda para casa (lay off/despedido) do que continuar a extrair petroleo, a coisa é ma mesma...

Não sou um especialista, mas tenho quase a certeza que não se pode parar de produzir pura e simplesmente. Suponho que reiniciar tudo seria mais caro e demorado e eventualmente vamos ter de começar consumir mais petróleo outra vez.

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de ascom, há 2 minutos:

Não sou um especialista, mas tenho quase a certeza que não se pode parar de produzir pura e simplesmente. Suponho que reiniciar tudo seria mais caro e demorado e eventualmente vamos ter de começar consumir mais petróleo outra vez.

Depende do tipo de "producao", mas é o que as grandes petroliferas ja estao a falar sobretudo na extraccao americana em que muita daquela gente recebe 100k ou mais por ano.

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Ghelthon, há 7 horas:

Bem sei que a maior parte do custo não é do preço da matéria-prima em si, mas na outra vez em que isso aconteceu também já não era. 😁

Certo, mas os impostos foram muito agravados entretanto. Já nem sei há quantos anos o litro do gasóleo esteve abaixo de 1€/litro.

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Tio Hans, há 4 minutos:

Certo, mas os impostos foram muito agravados entretanto. Já nem sei há quantos anos o litro do gasóleo esteve abaixo de 1€/litro.

Também não sei precisar, mas comigo foi provavelmente depois de 2014, e no Jumbo.

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Tio Hans, há 56 minutos:

Certo, mas os impostos foram muito agravados entretanto. Já nem sei há quantos anos o litro do gasóleo esteve abaixo de 1€/litro.

antes do 1º OE do Costa, quando foi o 1º OE ele meteu um imposto manhoso e fez o gasóleo passar o €/lt

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de IlidioMA, há 5 horas:

alguem me explica como uma matéria prima pode ter preço negativo? E o que isso quer dizer na prática??

Vou tentar explicar. Se for confuso, diz.

O que teve preço negativo foi um futuro de petróleo. Os futuros são um instrumento financeiro muito útil em empresas bem geridas porque permitem saber hoje qual o preço a pagar por determinado bem quando esse bem for necessário, mitigando o risco de variações de preço desfavoráveis. Uma empresa que venda, p.e., vinho para os EUA deve negociar em vinho, não deve andar a contar ganhar dinheiro com o câmbio USD/EUR.

Neste caso do petróleo, sucedeu que o futuro que teve valor negativo expirava ontem. Ou seja, aquando da expiração, quem detivesse o activo teria que ir buscar o barril de petróleo. O que eu imagino é que, como é habitual, havia imensos títulos detidos por fundos de investimento e similares, que os compraram há alguns meses, prevendo uma subida dos preços. Tal não se verificou e ontem trataram de despachar aquilo tudo, caso contrário Wall Street iria ficar a abarrotar de petróleo. Teria a sua piada, é certo. Ora, como há muito pouco consumo de petróleo, ninguém quis mais. Então, quem queria vender, ofereceu-se para pagar a quem lhe ficasse com o petróleo, na tentativa de se livrar do ónus de receber barris de petróleo.

  • Like 3

Compartilhar este post


Link para o post

@Tio Hans, no seguimento da conversa: fui agora ver e, no Pingo Doce do Fundão (que é dos sítios mais baratos que já vi), o gasóleo simples já vai nos 1.053€. Se o Brent descer, pode voltar a baixar do euro/litro. 😬

Citação de Tio Hans, há 11 horas:

Então, quem queria vender, ofereceu-se para pagar a quem lhe ficasse com o petróleo, na tentativa de se livrar do ónus de receber barris de petróleo.

Essa parte é complicada de entender, para mim que sou leigo nisto tudo.

Editado por Ghelthon

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Ghelthon, há 2 minutos:

@Tio Hans, no seguimento da conversa: fui agora ver e, no Pingo Doce do Fundão (que é dos sítios mais baratos que já vi), o gasóleo simples já vai nos 1.053€. Se o Brent descer, pode voltar a baixar do euro/litro. 😬

Opah eu tenho a certeza que lá para 2016 o preço este abaixo do euro para gasóleo em vários sítios. Lembro-me disso porque fiquei todo contente a encher o depósito, e depois nunca mais o fiz

Editado por Sandes.

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Ghelthon, há 5 minutos:

@Tio Hans, no seguimento da conversa: fui agora ver e, no Pingo Doce do Fundão (que é dos sítios mais baratos que já vi), o gasóleo simples já vai nos 1.053€. Se o Brent descer, pode voltar a baixar do euro/litro. 😬

Essa parte é complicada de entender, para mim que sou leigo nisto tudo.

Imagina que tu resolvias tentar ganhar dinheiro com o petróleo. És um tipo com algumas posses e compravas, sei lá, em dezembro, futuros do petróleo a expirar esta semana. Fizeste as tuas análises e concluíste que o petróleo ia subir de cotação. Vai daí compraste futuros de 100 barris de petróleo. O petróleo caiu e tu pensas, "o futuro vai expirar, se eu não despacho isto hoje, vou ter que ir buscar os barris e guarda-los algures". E ficas à rasca porque não tens onde os guardar. Agora imagina um fundo qualquer que investiu em centenas de milhares de barris.

@Ghelthon @Sandes. my bad, que falei de cor. 

Fu agora ver e o gasóleo depende mais do preço do petróleo do que a gasolina e tem menos impostos. É, assim, mais provável que baixe do euro/litro.

  • Like 2

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Tio Hans, há 57 minutos:

Imagina que tu resolvias tentar ganhar dinheiro com o petróleo. És um tipo com algumas posses e compravas, sei lá, em dezembro, futuros do petróleo a expirar esta semana. Fizeste as tuas análises e concluíste que o petróleo ia subir de cotação. Vai daí compraste futuros de 100 barris de petróleo. O petróleo caiu e tu pensas, "o futuro vai expirar, se eu não despacho isto hoje, vou ter que ir buscar os barris e guarda-los algures". E ficas à rasca porque não tens onde os guardar. Agora imagina um fundo qualquer que investiu em centenas de milhares de barris.

Ah, ou seja, eles pagaram a pessoas para ficarem com os barris propriamente ditos em vez de serem eles a ficar com eles?

Compartilhar este post


Link para o post

Agora é que era altura para a malta ir encher os jerricans, não é nas greves 😅

  • Like 2

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Ghelthon, há 1 hora:

Ah, ou seja, eles pagaram a pessoas para ficarem com os barris propriamente ditos em vez de serem eles a ficar com eles?

Sim, no fundo é isso. Como não se gastou o petróleo previsto, e se ficou muito abaixo do consumo previsto, quem estava a negociar em petróleo como especulador (a malta de Wall Street), ficou à rasca pois não tem como o guardar e quem estava a negociar porque precisava mesmo dele também ficou à rasca porque tinha os depósitos cheios.

  • Like 1

Compartilhar este post


Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora

  • Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

×
×
  • Criar Novo...