Tio Hans Publicado 21 Abril 2020 Citação de Ghelthon, há 20 minutos: Crl, será 2020 o ano em que, pela segunda vez na minha vida de condutor, o número de litros de gasóleo será superior ao número de euros? 🤞 Se considerares que cerca de 80 cêntimos são imposto sobre combustíveis e respetivo IVA, e que ainda há custos de refinação, armazenamento, distribuição e comercialização, acho altamente improvável. Citação de jean-luc godard, há 46 minutos: caiu abaixo dos 20, primeira vez nos últimos 18 anos. Dass... Compartilhar este post Link para o post
Ghelthon Publicado 21 Abril 2020 Citação de Tio Hans, há 3 minutos: Se considerares que cerca de 80 cêntimos são imposto sobre combustíveis e respetivo IVA, e que ainda há custos de refinação, armazenamento, distribuição e comercialização, acho altamente improvável. Bem sei que a maior parte do custo não é do preço da matéria-prima em si, mas na outra vez em que isso aconteceu também já não era. 😁 Compartilhar este post Link para o post
Che Publicado 21 Abril 2020 Como é, sheeps? Já investiram em banana coins? 1 Compartilhar este post Link para o post
IlidioMA Publicado 21 Abril 2020 alguem me explica como uma matéria prima pode ter preço negativo? E o que isso quer dizer na prática?? Compartilhar este post Link para o post
Ticampos Publicado 21 Abril 2020 Citação de Ghelthon, há 5 horas: Curioso, não pensei que fosse assim. Pensei que o Trump fosse ganhar na boa. Também eu pensava, mas o covid vem e veio alterar. Esta situação toda vai mudar a ordem natural das coisas. Nada será como antes. Nas sondagens oficiais apesar da aprovação do Trump estar a nível superior ao anteriormente registado no início do ano, ele não descola perante o Biden. Aliás desde Fevereiro que tem perdido votos. Compartilhar este post Link para o post
IlidioMA Publicado 21 Abril 2020 (editado) Citação de Ticampos, há 22 minutos: Também eu pensava, mas o covid vem e veio alterar. Esta situação toda vai mudar a ordem natural das coisas. Nada será como antes. Nas sondagens oficiais apesar da aprovação do Trump estar a nível superior ao anteriormente registado no início do ano, ele não descola perante o Biden. Aliás desde Fevereiro que tem perdido votos. é que daqui a Novembro na América vão morrer umas centenas de milhar de pessoas de COVID, à vontade. E isso é um número que não fica bem a nenhum candidato. Porém... Vão morrer em sitios muito urbanos, de concentração de população, nomeadamente Nova Iorque à cabeça, que eram sítios onde o Trump já não ia ganhar na mesma, por isso não sei se vai influenciar assim tanto o colégio eleitoral. Só afectará se o desastre da mortandade do COVID afectar muito também os Estados Rust Belt, Pensilvania, Ohio, etc, que foi o que deu a vitória ao Trump em 2016, em ultima análise. Editado 21 Abril 2020 por IlidioMA Compartilhar este post Link para o post
Ghelthon Publicado 21 Abril 2020 Citação de Ticampos, há 26 minutos: Também eu pensava, mas o covid vem e veio alterar. Esta situação toda vai mudar a ordem natural das coisas. Nada será como antes. Nas sondagens oficiais apesar da aprovação do Trump estar a nível superior ao anteriormente registado no início do ano, ele não descola perante o Biden. Aliás desde Fevereiro que tem perdido votos. Na altura eu disse algo tipo "quem diria que seria um vírus a combater o Trump mais do que os Democratas conseguiriam", mas não pensei que isso fosse de facto acontecer... 😅 Compartilhar este post Link para o post
Resende93 Publicado 21 Abril 2020 (editado) As sondagens agora não importam assim tanto, só vale a pena olhar para as sondagens no último mês antes das eleições. A única coisa que vai importar em Novembro vai ser a forma como o Trump lidou com o vírus. A verdade é que tem sido bastante incompetente, mas as sondagens mostram que os americanos não têm confiança que o Biden faria muito melhor. Ainda assim, se tivesse de apostar, apostaria no Biden. Ele só precisa de ter um resultado ligeiramente melhor que a Hillary. Isso é perfeitamente possível, sobretudo nos Estados do Rust Belt onde ele arrasou o Sanders. Aliás, se há coisa que estas primárias democratas revelaram foi que o voto para o Sanders em 2016 nestes Estados foi mais de anti Hillary do que pró Sanders. Editado 21 Abril 2020 por ascom Compartilhar este post Link para o post
Che Publicado 21 Abril 2020 Citação de IlidioMA, há 41 minutos: alguem me explica como uma matéria prima pode ter preço negativo? E o que isso quer dizer na prática?? É economia pura e crua. Overproduction crisis. Compartilhar este post Link para o post
Lebohang Publicado 21 Abril 2020 Citação de IlidioMA, há 54 minutos: Alguém me explica como uma matéria prima pode ter preço negativo? E o que isso quer dizer na prática?? Não há espaço para armazenar petróleo. Como o stock atual não está a ser consumido não se estão a escoar os barris e portanto as empresas estão a desfazer-se de contratos de futures porque não há sítio para armazenar a futura mercadoria. Compartilhar este post Link para o post
Black Hawk Publicado 21 Abril 2020 Também não percebo os americanos. O Trump fartou-se de fazer porcaria ao longo dos anos, tinha a taxa de aprovação nos píncaros; agora que conseguiu baixar a dependência do petróleo, reduzir a imigração ilegal para valores irrisórios e terminar com os massacres nas escolas, aparece atrás do Biden nas sondagens. Aquela gente tem mesmo de meter a cabeça em ordem. 1 Compartilhar este post Link para o post
Burkina2008 Publicado 21 Abril 2020 (editado) Citação de IlidioMA, há 2 horas: alguem me explica como uma matéria prima pode ter preço negativo? E o que isso quer dizer na prática?? Quer dizer que a ausencia de procura é tão grande em relacao a oferta, que quem vende tem de pagar a quem armazena para ficar com ela. Em termos praticos o espaco alugado para guardar essa materia prima até que possa ser escoado é virtualmente mais caro do que a propria materia prima neste momento. A realidade é um pouco mais complexa, mas tendo em conta que existem umas dezenas de milhares de pessoas a trabalhar no sector petrolifero e que de momento para as empresas é mais barato parar a producao e mandar essa gente toda para casa (lay off/despedido) do que continuar a extrair petroleo, a coisa é ma mesma... Btw para quem pensa qual sera o preco da gasolina no futuro, basicamente aos dias de hoje 25% do preco que pagamos é o que é movimentado pelo Brent, 15% sao custos de refinaria e transporte, enquanto que 60% sao impostos (parte dele variavel como o IVA, mas a maior parte fixa) Ou seja hoje em dia se o preco da gasolina for 1,35, basicamente 0,90 sao impostos ou custos de refinaria e transporte, sendo que os outros 0,45 devem actualizar nos proximos meses para perto de 0,15, pasando a gasolina a custar a volta de 1,05. Agora por quanto tempo? Na sei Editado 21 Abril 2020 por Burkina2008 1 Compartilhar este post Link para o post
Resende93 Publicado 21 Abril 2020 Citação de Burkina2008, há 7 horas: Quer dizer que a ausencia de procura é tão grande em relacao a oferta, que quem vende tem de pagar a quem armazena para ficar com ela. Em termos praticos o espaco alugado para guardar essa materia prima até que possa ser escoado é virtualmente mais caro do que a propria materia prima neste momento. A realidade é um pouco mais complexa, mas tendo em conta que existem umas dezenas de milhares de pessoas a trabalhar no sector petrolifero e que de momento para as empresas é mais barato parar a producao e mandar essa gente toda para casa (lay off/despedido) do que continuar a extrair petroleo, a coisa é ma mesma... Não sou um especialista, mas tenho quase a certeza que não se pode parar de produzir pura e simplesmente. Suponho que reiniciar tudo seria mais caro e demorado e eventualmente vamos ter de começar consumir mais petróleo outra vez. Compartilhar este post Link para o post
Burkina2008 Publicado 21 Abril 2020 Citação de ascom, há 2 minutos: Não sou um especialista, mas tenho quase a certeza que não se pode parar de produzir pura e simplesmente. Suponho que reiniciar tudo seria mais caro e demorado e eventualmente vamos ter de começar consumir mais petróleo outra vez. Depende do tipo de "producao", mas é o que as grandes petroliferas ja estao a falar sobretudo na extraccao americana em que muita daquela gente recebe 100k ou mais por ano. Compartilhar este post Link para o post
Tio Hans Publicado 21 Abril 2020 Citação de Ghelthon, há 7 horas: Bem sei que a maior parte do custo não é do preço da matéria-prima em si, mas na outra vez em que isso aconteceu também já não era. 😁 Certo, mas os impostos foram muito agravados entretanto. Já nem sei há quantos anos o litro do gasóleo esteve abaixo de 1€/litro. Compartilhar este post Link para o post
Ghelthon Publicado 21 Abril 2020 Citação de Tio Hans, há 4 minutos: Certo, mas os impostos foram muito agravados entretanto. Já nem sei há quantos anos o litro do gasóleo esteve abaixo de 1€/litro. Também não sei precisar, mas comigo foi provavelmente depois de 2014, e no Jumbo. Compartilhar este post Link para o post
Puto Perdiz Publicado 21 Abril 2020 Citação de Tio Hans, há 56 minutos: Certo, mas os impostos foram muito agravados entretanto. Já nem sei há quantos anos o litro do gasóleo esteve abaixo de 1€/litro. antes do 1º OE do Costa, quando foi o 1º OE ele meteu um imposto manhoso e fez o gasóleo passar o €/lt Compartilhar este post Link para o post
Tio Hans Publicado 21 Abril 2020 Citação de IlidioMA, há 5 horas: alguem me explica como uma matéria prima pode ter preço negativo? E o que isso quer dizer na prática?? Vou tentar explicar. Se for confuso, diz. O que teve preço negativo foi um futuro de petróleo. Os futuros são um instrumento financeiro muito útil em empresas bem geridas porque permitem saber hoje qual o preço a pagar por determinado bem quando esse bem for necessário, mitigando o risco de variações de preço desfavoráveis. Uma empresa que venda, p.e., vinho para os EUA deve negociar em vinho, não deve andar a contar ganhar dinheiro com o câmbio USD/EUR. Neste caso do petróleo, sucedeu que o futuro que teve valor negativo expirava ontem. Ou seja, aquando da expiração, quem detivesse o activo teria que ir buscar o barril de petróleo. O que eu imagino é que, como é habitual, havia imensos títulos detidos por fundos de investimento e similares, que os compraram há alguns meses, prevendo uma subida dos preços. Tal não se verificou e ontem trataram de despachar aquilo tudo, caso contrário Wall Street iria ficar a abarrotar de petróleo. Teria a sua piada, é certo. Ora, como há muito pouco consumo de petróleo, ninguém quis mais. Então, quem queria vender, ofereceu-se para pagar a quem lhe ficasse com o petróleo, na tentativa de se livrar do ónus de receber barris de petróleo. 3 Compartilhar este post Link para o post
Ghelthon Publicado 22 Abril 2020 (editado) @Tio Hans, no seguimento da conversa: fui agora ver e, no Pingo Doce do Fundão (que é dos sítios mais baratos que já vi), o gasóleo simples já vai nos 1.053€. Se o Brent descer, pode voltar a baixar do euro/litro. 😬 Citação de Tio Hans, há 11 horas: Então, quem queria vender, ofereceu-se para pagar a quem lhe ficasse com o petróleo, na tentativa de se livrar do ónus de receber barris de petróleo. Essa parte é complicada de entender, para mim que sou leigo nisto tudo. Editado 22 Abril 2020 por Ghelthon Compartilhar este post Link para o post
Sandes. Publicado 22 Abril 2020 (editado) Citação de Ghelthon, há 2 minutos: @Tio Hans, no seguimento da conversa: fui agora ver e, no Pingo Doce do Fundão (que é dos sítios mais baratos que já vi), o gasóleo simples já vai nos 1.053€. Se o Brent descer, pode voltar a baixar do euro/litro. 😬 Opah eu tenho a certeza que lá para 2016 o preço este abaixo do euro para gasóleo em vários sítios. Lembro-me disso porque fiquei todo contente a encher o depósito, e depois nunca mais o fiz Editado 22 Abril 2020 por Sandes. Compartilhar este post Link para o post
Tio Hans Publicado 22 Abril 2020 Citação de Ghelthon, há 5 minutos: @Tio Hans, no seguimento da conversa: fui agora ver e, no Pingo Doce do Fundão (que é dos sítios mais baratos que já vi), o gasóleo simples já vai nos 1.053€. Se o Brent descer, pode voltar a baixar do euro/litro. 😬 Essa parte é complicada de entender, para mim que sou leigo nisto tudo. Imagina que tu resolvias tentar ganhar dinheiro com o petróleo. És um tipo com algumas posses e compravas, sei lá, em dezembro, futuros do petróleo a expirar esta semana. Fizeste as tuas análises e concluíste que o petróleo ia subir de cotação. Vai daí compraste futuros de 100 barris de petróleo. O petróleo caiu e tu pensas, "o futuro vai expirar, se eu não despacho isto hoje, vou ter que ir buscar os barris e guarda-los algures". E ficas à rasca porque não tens onde os guardar. Agora imagina um fundo qualquer que investiu em centenas de milhares de barris. @Ghelthon @Sandes. my bad, que falei de cor. Fu agora ver e o gasóleo depende mais do preço do petróleo do que a gasolina e tem menos impostos. É, assim, mais provável que baixe do euro/litro. 2 Compartilhar este post Link para o post
Ghelthon Publicado 22 Abril 2020 Citação de Tio Hans, há 57 minutos: Imagina que tu resolvias tentar ganhar dinheiro com o petróleo. És um tipo com algumas posses e compravas, sei lá, em dezembro, futuros do petróleo a expirar esta semana. Fizeste as tuas análises e concluíste que o petróleo ia subir de cotação. Vai daí compraste futuros de 100 barris de petróleo. O petróleo caiu e tu pensas, "o futuro vai expirar, se eu não despacho isto hoje, vou ter que ir buscar os barris e guarda-los algures". E ficas à rasca porque não tens onde os guardar. Agora imagina um fundo qualquer que investiu em centenas de milhares de barris. Ah, ou seja, eles pagaram a pessoas para ficarem com os barris propriamente ditos em vez de serem eles a ficar com eles? Compartilhar este post Link para o post
challenger Publicado 22 Abril 2020 Em Ovar e Estarreja já podem meter gasóleo a menos de 1€/litro. Compartilhar este post Link para o post
Ego Sum Publicado 22 Abril 2020 Agora é que era altura para a malta ir encher os jerricans, não é nas greves 😅 2 Compartilhar este post Link para o post
Tio Hans Publicado 22 Abril 2020 Citação de Ghelthon, há 1 hora: Ah, ou seja, eles pagaram a pessoas para ficarem com os barris propriamente ditos em vez de serem eles a ficar com eles? Sim, no fundo é isso. Como não se gastou o petróleo previsto, e se ficou muito abaixo do consumo previsto, quem estava a negociar em petróleo como especulador (a malta de Wall Street), ficou à rasca pois não tem como o guardar e quem estava a negociar porque precisava mesmo dele também ficou à rasca porque tinha os depósitos cheios. 1 Compartilhar este post Link para o post