Ir para conteúdo
What

Tópico da Política, Ambiente e Economia

Publicações recomendadas

Tive uma ideia para resolver a nossa segurança social.

Vocês sabem qual é a percentagem de desemprego para bebés até 2 anos de idade? 90%... é uma loucura... bebés são a maior força de trabalho subutilizada do mundo. se conseguirmos pô-los a trabalhar, poderiamos todos nos reformar anos antes da idade atual da reforma

54389435_Screenshotfrom2024-04-1214-40-11.thumb.png.e314c7d5bbeb214794ae86c87d5b6fe6.png

  • Like 2

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Plagio o Original, há 12 minutos:

Tive uma ideia para resolver a nossa segurança social.

Vocês sabem qual é a percentagem de desemprego para bebés até 2 anos de idade? 90%... é uma loucura... bebés são a maior força de trabalho subutilizada do mundo. se conseguirmos pô-los a trabalhar, poderiamos todos nos reformar anos antes da idade atual da reforma

54389435_Screenshotfrom2024-04-1214-40-11.thumb.png.e314c7d5bbeb214794ae86c87d5b6fe6.png

Qual é a solução? Mais novelas em prime time?

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Puto Perdiz, há 13 minutos:

M80-Love-2CD.jpg

No Sade, no fucking 

  • Concordo! 1

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de whatever, há 9 horas:

 a parte que provavelmente nunca me vai caber na cabeça é porque é que o critério para a isenção do IMT não é feito com base em ser a primeira casa independentemente da idade.

Concordo em absoluto.

Já agora, suportado no meu profundo desconhecimento do mercado imobiliário, recordo que o atual regime do IMT já isenta do pagamento de imposto todos os imóveis cujo custo seja até cerca de 100 mil euros. Não sei o peso que têm no mercado as casas até este valor, não sei que tipologias estarão disponíveis por esses preços nem sei em que zonas do território nacional se encontram. Mas é um dado. Esta medida só tem efeitos práticos para casas acima deste valor.

 

Citação de whatever, há 8 horas:

Eu compreendo que o racional subjacente seja uma tentativa de impedir que os jovens saiam do país e isso faz todo o sentido. Agora a questão é que se o critério for "primeira casa" ao invés de "primeira casa até aos 35 anos" não estaria a excluir estes jovens.

Mas estaria a excluir todo o potencial de propaganda associado à "Medida direcionada para os jovens" e, naturalmente, teria algum impacto nas receitas do Estado.

 

Citação de Banks29, há 7 horas:

Por isso é que disse que podia abrir uma porta perigosa. 

Essa porta perigosa é a possibilidade de haver quem consiga fugir a um novo imposto ou ao agravamento de um determinado imposto? Então se é esse o raciocínio mais vale acabar com todos os impostos. Nem a IL o defenderia melhor. Acaba-se com todos porque cada um tem a porta escancarada aos habilidosos que inventam esquemas para lhes fugir. É, aliás, a par do futebol, o desporto mais apreciado e aplaudido pelos portugueses. Quem não conhece casos de pessoas que se vangloriam de ter faturas identificadas com o seu NIF, relativamente a consumos que não fez, mas que conferem a possibilidade de apresentar para dedução do IRS?

Editado por Descartes

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Descartes, há 4 minutos:

 Quem não conhece casos de pessoas que se vangloriam de ter faturas identificadas com o seu NIF, relativamente a consumos que não fez, mas que conferem a possibilidade de apresentar para dedução do IRS?

Quem nunca foi a uma gasolineira do Intermarché, associada a um Super, comprar 70€ de frango que atire a primeira pedra.

Compartilhar este post


Link para o post
Citação

O Movimento Acção Ética, cofundado em 2021 por nomes da direita conservadora como Paulo Otero e Bagão Félix — dois dos coordenadores da obra “Identidade e Família” apresentada esta semana por Passos Coelho —, vai avançar no próximo mês com uma proposta para a criação do estatuto legal e fiscal da “mulher dona de casa”. A ideia é conferir um rendimento às mulheres que não têm ocupação profissional, trabalham a meio-termo ou deixaram o emprego para cuidar dos filhos, assegurando-lhes independência económica e proteção social na velhice. Questionado pelo Expresso sobre se este estatuto poderia ser igualmente aplicado a homens na mesma situação, o jurista Paulo Otero respondeu que “há coisas que só as mulheres podem fazer”. Instado a concretizar a que tipo de coisas se referia, afirmou que, no que diz respeito a cuidar dos filhos, por exemplo, “há afetos que só a mãe pode dar, por mais presente que seja o pai”.

4vp1n9kb8o031.gif

Compartilhar este post


Link para o post

Ora bolas, agora que eu queria vestir um avental. 

  • Haha 1

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Lebohang, há 1 hora:

4vp1n9kb8o031.gif

Pega-se numa ideia interessante e transforma-se em algo abjecto. É incrível. Ouvi no carro de manhã e tive que mudar de estação para não ficar mal disposto logo às 8h.

Compartilhar este post


Link para o post

A descida do IRS, afinal, é aproveitar a descida do imposto...aplicado pelo governo do PS.

Editado por Lifehouse

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Lifehouse, há 6 minutos:

A descida do IRS, afinal, é aproveitar a descida do imposto...aplicado pelo governo do PS.

É caso para dizer que foram além do PS.

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Lifehouse, há 14 minutos:

A descida do IRS, afinal, é aproveitar a descida do imposto...aplicado pelo governo do PS.

Dizem que vão cortar 1.5MM. Esquecem-se de dizer que 1.3MM vem do PS e portanto o choque é inferior a 200 milhões (137 milhões ) sendo 6x menor que o do PS.

Mas segundo o Montenegro o governo é leal e verdadeiro portanto siga em frente.

Editado por HappyKing

Compartilhar este post


Link para o post

Mas, mas... acreditam que estas coisas não se vão saber?! Que leviandade anunciar uma descida do IRS para depois...

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de HappyKing, há 6 minutos:

Dizem que vão cortar 1.5MM. Esquecem-se de dizer que 1.3MM vem do PS e portanto o choque é inferior a 200 milhões (137 milhões ) sendo 6x menor que o do PS.

Mas segundo o Montenegro o governo é leal e verdadeiro portanto siga em frente.

Enquanto estava a jantar e a espreitar as notícias uma jornalista da CNN perguntou a um novo deputado do PSD porque é que o seu partido tinha deixado hoje de falar em choque fiscal e se isso não significava uma preparação para o incumprimento de uma promessa eleitoral. E o deputado respondeu, sem se rir, que o PSD nunca utilizou na campanha a expressão "choque fiscal" mas sim "desagravamento fiscal".

  • Haha 1

Compartilhar este post


Link para o post

É curioso que na época da informação, na época em que nada desaparece, as pessoas tenham cada vez menos problemas em agir como se o dia de ontem não tivesse existido.

  • Concordo! 4

Compartilhar este post


Link para o post

Vamos ver se entendi. Todos criticam o PS.

PS (Costa) tinha estipulado o salário mínimo nacional para 1000€ em 2026. Pelo menos, a sua esquerda até pedia isso para mais cedo.

A AD ganha as eleições e no programa do Governo assume essa meta para 2028 mas, tal como as letras pequenas nos contratos, só acontece conforme a inflação e a produtividade.

Como se isso não fosse suficiente, ainda promete baixar o IRS mas temos que agradecer ao PS por 95% do bolo da descida? 

Adorei foi a lata do Miranda Sarmento a falar que esta descida do IRS iria ajudar quem ganhava 1300€, 1500€, 2000€. Quando a maioria dos trabalhadores recebe o salário mínimo nacional - ou perto disso -, inclusive muito jovem, dá para ter uma ideia de quem sairá mais a lucrar. 

E nem fui ao IRC...

Editado por Genzo
  • Concordo! 2

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Genzo, há 20 minutos:

Vamos ver se entendi. Todos criticam o PS.

PS (Costa) tinha estipulado o salário mínimo nacional para 1000€ em 2026. Pelo menos, a sua esquerda até pedia isso para mais cedo.

A AD ganha as eleições e no programa do Governo assume essa meta para 2028 mas, tal como as letras pequenas nos contratos, só acontece conforme a inflação e a produtividade.

Como se isso não fosse suficiente, ainda promete baixar o IRS mas temos que agradecer ao PS por 95% do bolo da descida? 

Adorei foi a lata do Miranda Sarmento a falar que esta descida do IRS iria ajudar quem ganhava 1300€, 1500€, 2000€. Quando a maioria dos trabalhadores recebe o salário mínimo nacional - ou perto disso -, inclusive muito jovem, dá para ter uma ideia de quem sairá mais a lucrar. 

E nem fui ao IRC...

IRC que boa parte das empresas já paga praticamente nada ou 0 mesmo, se é verdade que a taxa nominal é muito alta, também é verdade que dá para descontar uma data de m*rda e haver forma de pagar uma ninharia.

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de JGabriel, há 24 minutos:

IRC que boa parte das empresas já paga praticamente nada ou 0 mesmo, se é verdade que a taxa nominal é muito alta, também é verdade que dá para descontar uma data de m*rda e haver forma de pagar uma ninharia.

O PNS na campanha falou nisso. Que hoje em dia, se a empresa fizer "x" ou cumprir com "y", já teria direito a uma baixa bastante significativa no IRC.

Quem mais lucra com esta do IRC são as bigs. E, depois até podem entrar as "letras pequenas" do aumento do salário mínimo nacional, ou melhor, o aumento nem vê-lo.

E o suposto "15° mês", que seria basicamente um "salário sem qualquer tipo de desconto" como prêmio de produtividade, ui, vai ser outra medida que pode estar no papel, mas posta em prática zero vezes...

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Lebohang, há 3 horas:

4vp1n9kb8o031.gif

O Bagão Félix está a precisar de conversar menos com plantas.

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Descartes, há 1 hora:

 

O diretor do Expresso não está contente. E ele, o João Vieira Pereira, até costumava ser muito amigo da direita naquelas notas dos debates. Foi ele a dar a notícia em primeira mão como manchete do choque fiscal.

https://expresso.pt/opiniao/2024-04-12-nota-do-diretor-e-mais-do-que-um-embuste.-e-mentir-aos-portugueses-17e5edb2

Citação

Nota do diretor: É mais do que um embuste. É mentir aos portugueses

O Expresso publicou em manchete na sua última edição o seguinte título: “Montenegro duplica descida de IRS até ao verão”. A notícia começou a ser desenvolvida a partir das declarações do primeiro-ministro proferidas na abertura da discussão do programa do Governo. Luis Montenegro disse aos portugueses que ia fazer de imediato uma redução de IRS que teria um impacto de 1500 milhões de euros. Com base nesta afirmação, o Expresso fez perguntas ao gabinete do Ministro das Finanças e contactou várias fontes. Ninguém desmentiu o que tinha sido dito no Parlamento, ninguém corrigiu a informação.

Mais: o Expresso esteve atento a cada palavra do primeiro-ministro no debate. Primeiro disse isto: “Aprovaremos na próxima semana uma proposta de lei que altera o artigo 68º do Código do IRS, introduzindo uma descida das taxas sobre os rendimentos até ao oitavo escalão, que vai perfazer uma diminuição global de cerca de 1500 milhões de euros nos impostos do trabalho dos portugueses face ao ano passado, especialmente sentida na classe média”.

Mas, na dúvida, pelo menos um deputado questionou o primeiro-ministro sobre o montante da redução. Confessando a sua “desilusão” com o programa de Governo, em particular sobre a dimensão da descida do IRS, Rui Rocha (líder da Iniciativa Liberal), afirmou que “o alívio do IRS em nenhum caso representa um alívio superior a 10 euros. Fica sempre abaixo desse valor”. Na resposta, Luis Montenegro, contrariou-o: “Na próxima semana vamos materializar a baixa de IRS para 2024. Vamos fazer com que o esforço fiscal dos portugueses sobre os rendimentos do trabalho seja desagravado em 1500 milhões de euros o que vai perfazer que aquele exemplo que deu não é realista. Vamos estar cinco, seis, sete [vezes], consoante os escalões, muito acima”, garantiu o primeiro-ministro.

Mas, na dúvida, pelo menos um deputado questionou o primeiro-ministro sobre o montante da redução. Confessando a sua “desilusão” com o programa de Governo, em particular sobre a dimensão da descida do IRS, Rui Rocha (líder da Iniciativa Liberal), afirmou que “o alívio do IRS em nenhum caso representa um alívio superior a 10 euros. Fica sempre abaixo desse valor”. Na resposta, Luis Montenegro, contrariou-o: “Na próxima semana vamos materializar a baixa de IRS para 2024. Vamos fazer com que o esforço fiscal dos portugueses sobre os rendimentos do trabalho seja desagravado em 1500 milhões de euros o que vai perfazer que aquele exemplo que deu não é realista. Vamos estar cinco, seis, sete [vezes], consoante os escalões, muito acima”, garantiu o primeiro-ministro.

Afinal o Expresso errou. Pior. O Expresso publicou uma notícia falsa. Pelo facto pedimos desculpa aos nossos leitores. A publicação desta notícia seguiu as regras e procedimentos que exigimos antes da publicação de uma notícia. Não contávamos era com o facto do primeiro ministro ter, no Parlamento, ludibriado os portugueses.

A redução de IRS que Luis Montenegro anunciou com pompa e circunstância, a redução de impostos que andou na campanha eleitoral a defender, é afinal falsa. São apenas pequenos ajustes sobre a redução já anunciada por António Costa no Orçamento para este ano. Os 1500 milhões de euros são apenas €170 milhões, porque 1330 milhões de euros foram já implementados pelo anterior governo.

Luis Montenegro apresentou uma redução de impostos que não passa de um embuste.

A verdadeira redução de imposto é contrária à ideia que o primeiro ministro vendeu no Parlamento. É contrária à ideia do que andou durante toda a campanha eleitoral a anunciar. Só tenho uma palavra para descrever tudo isto. Fraude.

Contudo, no final do dia, quem errou foi o Expresso. Por ter sido ingénuo a acreditar nas palavras do primeiro-ministro de Portugal. Mais uma vez, peço desculpa aos nossos leitores. Não voltará a acontecer.

 

Editado por HappyKing
  • Like 4

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de HappyKing, há 51 minutos:

O diretor do Expresso não está contente. E ele, o João Vieira Pereira, até costumava ser muito amigo da direita naquelas notas dos debates. Foi ele a dar a notícia em primeira mão como manchete do choque fiscal.

https://expresso.pt/opiniao/2024-04-12-nota-do-diretor-e-mais-do-que-um-embuste.-e-mentir-aos-portugueses-17e5edb2

Que bastonada, ahah. E logo do Expresso.

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Plagio o Original, Em 19/01/2024 at 13:31:

Se pudermos eleger o André Ventura para primeiro ministro, tudo vai ficar bem. Se conseguimos acabar com a ideia casas de banho mistas e dos pronomes neutros, com factos e logica, aí sim vamos ficar satisfeitos com o estado do mundo. Se metermos lá o psd e passarmos a pagar menos 4 euros de irs por mês, aí sim, o meu poder de compra, que atualmente é como o rio de S. Pedro de Moel que se some nas areias em plena praia, ali a 10 metros do mar em maré cheia, finalmente consegue desaguar de maneira que se possa dizer: porra, finalmente o rio desaguou!

 

Compartilhar este post


Link para o post

Pior que ser mentiroso é ser um mau mentiroso. Os portugueses até desculpam (elogiam?) um bom aldrabão, agora um mau vigarista já é mais complicado. 

  • Concordo! 1

Compartilhar este post


Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora

×
×
  • Criar Novo...