Ghelthon Publicado Julho 2 Citação de Scirea, há 1 hora: Usando o teu exemplo, o que eu estou a dizer é que não vais falar de transição energética a pessoas com fome em Portugal, não precisas de ir para África, cá também há. E não é por não se falar de transição energética que elas vão deixar de ter fome. 1 Compartilhar este post Link para o post
Scirea Publicado Julho 2 Citação de Ghelthon, há 16 minutos: E não é por não se falar de transição energética que elas vão deixar de ter fome. Podes falar não te vão é ouvir, ou pior, como sentem que lhes falam disso e a conversa não se encaixa diretamente nos problemas da sua vida quotidiana, ganham raiva a quem lhes prega sobre transição energética, mas basta surgir alguém que lhes 'assobie' algo que sentem diariamente para irem atrás no canto da sereia. O que eu te quero dizer com isto é que fora das bolhas com que lidamos diariamente (e que são uma infima fração da sociedade) temos muita pobreza. Em 2025, dois milhões de pessoas (18,6% da população) encontravam-se em situação de pobreza ou de exclusão social em Portugal e, na ausência de qualquer tipo de transferência social, e mantendo o valor do limiar de pobreza, a taxa de pobreza seria de 40,4% (relatório aqui). Portanto, não vás falar com um pobre sobre transição energética, ouve mais antes de lhe falares do que tu e eu sabemos ser importante mas para aquela pessoa não é verdadeiramente. 1 Compartilhar este post Link para o post
Tio Hans Publicado Julho 3 Citação de dpitz, há 20 horas: Sou. Vivo e trabalho no concelho de Lisboa. E sei que sempre houve prostituição nessas zonas. Mas tem-se visto mais há coisa de 1-2 anos. Por acaso, ao nível da prostituição (e eu vivi muitos anos no Porto numa zona cheia disso), parece-me que se reduziu bastante (ou foi varrida para debaixo do tapete, como o @Mayday referiu). Mas a verdade é que se vê muito menos prostitutas "de esquina". Compartilhar este post Link para o post
Ticampos Publicado Julho 3 Temos um PM que me dá vibes de Richard Nixon, nunca percebi bem porquê. Com a diferença que o Richard Nixon com todos os seus defeitos foi dos homens mais inteligentes do seu tempo. Compartilhar este post Link para o post
Hammerfall Publicado Julho 3 Então o barril de petróleo a 72$ e os nossos combustíveis vão subir? 3 e 2 cêntimos? Bem sei que é o descongelar do isp. Desce x e o imposto sobe 2x. Ridículo os preços que se praticam em Portugal. Compartilhar este post Link para o post
Descartes Publicado Julho 3 Já foi ativado o Mecanismo de Proteção Europeu. O novo ministro do MAI a querer mostrar serviço e que é diferente das duas senhoras que andaram por lá a servir como exemplo maior de que os Governos AD não ligavam patavina à segurança das populações do interior. 1 Compartilhar este post Link para o post
Lebohang Publicado Julho 3 Esperemos que os responsáveis políticos tenham algum tacto e não viajem para os EUA para apoiar a Seleção que com certeza sobreviverá um jogo na ausência deles, como as outras todas tipo a de Andebol, Rugby ou a de Basquetebol que jogaram Europeus sem a presença deles. Compartilhar este post Link para o post
Tio Hans Publicado Julho 3 Citação de Descartes, há 4 horas: Já foi ativado o Mecanismo de Proteção Europeu. O novo ministro do MAI a querer mostrar serviço e que é diferente das duas senhoras que andaram por lá a servir como exemplo maior de que os Governos AD não ligavam patavina à segurança das populações do interior. Deve ser a primeira vez que este mecanismo é activado a tempo e horas, não? Compartilhar este post Link para o post
Descartes Publicado Julho 3 Citação de Tio Hans, há 6 minutos: Deve ser a primeira vez que este mecanismo é activado a tempo e horas, não? Pelo que dizem até foi antes disso. Compartilhar este post Link para o post
smashing_pumpkin Publicado Julho 4 Que grande bronca com os exames nacionais. É anedótico. Compartilhar este post Link para o post
Petar Musa Publicado Julho 4 Citação de smashing_pumpkin , há 6 horas: Que grande bronca com os exames nacionais. É anedótico. O processo não é o mesmo todos os anos? O que se passou para haver este caos? Compartilhar este post Link para o post
JohnyM Publicado Julho 4 Citação de Petar Musa, há 5 minutos: O processo não é o mesmo todos os anos? O que se passou para haver este caos? Os incompetentes tentaram mudar as coisas e péssimos em tudo como são deu, inesperadamente, m*rda 1 Compartilhar este post Link para o post
Carson Wentz Publicado Julho 4 Citação de Petar Musa, há 14 minutos: O processo não é o mesmo todos os anos? O que se passou para haver este caos? Nope. A correção eletrónica deu cagada (incrível, ninguém esperaria que ter que digitalizar e catalogar centenas de milhares de exames fosse demorar e atrasar a coisa) e para além disso houve professores a receberem exames para corrigir de disciplinas que não lecionam (se foi erro na distribuição apenas ou erro de planeamento, quem sabe, conhecendo este governo, provavelmente de ambos). 1 Compartilhar este post Link para o post
Nowell Publicado Julho 4 Muitos professores nem sequer conseguem aceder à plataforma, tudo muito bem preparado como tem sido habitual neste governo Compartilhar este post Link para o post
Descartes Publicado Julho 4 Citação de Carson Wentz, há 33 minutos: Nope. A correção eletrónica deu cagada (incrível, ninguém esperaria que ter que digitalizar e catalogar centenas de milhares de exames fosse demorar e atrasar a coisa) e para além disso houve professores a receberem exames para corrigir de disciplinas que não lecionam (se foi erro na distribuição apenas ou erro de planeamento, quem sabe, conhecendo este governo, provavelmente de ambos). Vi uma notícia que até houve uma professora designada para a correção dos exames que já tinha falecido. Isso de troca de disciplinas deve ter sido dos erros menos graves. 2 Compartilhar este post Link para o post
smashing_pumpkin Publicado Julho 4 Vale a pena ler o que o Fabian Figueiredo disse sobre o assunto no facebook. De resto, não me lembro de um governo em que não haja responsabilidade política seja sobre o que for. Compartilhar este post Link para o post
antifa Publicado Julho 4 (editado) A maioria das pessoas nem metade sabe do filme que estão a ser os exames. E se houvesse interesse isto daria uma cagada gigante para o ministro, infelizmente é o tal de quem 3 em 4 comentadores sempre que falam nele fazem a ressalva de dizer que são amigos pessoais ou já trabalharam com ele. Quando as datas chegarem e os pais sentirem na pele pode ser que haja problemas a sério. Mas tenho uma pessoa de família que há anos corrige e basicamente o que me disse do caso dela foi: O ministério decidiu mudar toda a forma como se corrigem exames, até ao ano passado x profs eram designados por escola, geralmente os mais experientes, iam recolher y número de exames anónimos designados, corrigiam esses exames de uma ponta à outra, colocavam as classificações num site, feito. Este ano decidiram tornar o processo "digital", sendo que o ano passado houve um teste ao sistema com os pouquíssimos exames de filosofia. Basicamente o governo enviou milhares de exames para digitalização e na plataforma de correção, onde antes só se inseriam resultados, os profs designados teriam lá os exames digitalizados para corrigir. O que está mal aqui e que eu vi com os meus olhos, primeiro, os profs receberam links com erros para a plataforma e passaram dias sem conseguir aceder. Digo erros, sendo que no caso que eu vi basicamente partilharam um url onde fazia parte do link um ");" tipo meteram a pontuação de final do paragrafo no texto de hiperligação lol. Isto para professores na casa dos 60's é grave e depois não foi emitida nenhuma errata, andaram os professores a ligar a tudo o que era desgraçado de informático que há nas escolas. Depois, acedendo à plataforma muitos e muitos profs estão até hoje sem um único exame para corrigir lhes ser atribuído. Aos que foi atribuido descobriram que não vão corrigir exames inteiros como sempre fizeram, o que fazem é despejar um bolo, tipo 100 perguntas, sempre a mesma pergunta de 100 exames de alunos diferentes, depois quando acabam pode ou não cair mais um bolo de perguntas para corrigir, é aleatório e uma coisa repetitiva absurda. Só isto já prejudica os alunos bastante, era norma os professores corrigirem o exame de uma ponta a outra e assim entendiam as particularidades de cada aluno, adaptavam-se à letra, etc, e podiam fazer compensações aqui e ali, isso acabou. Depois outros problemas, digitalizações mal feitas e texto que não aparece, tudo o que os profs podem é reportar mas dos reports que eu tive conhecimento ainda não houve respostas. Depois há os casos em que os alunos não conseguiram responder tudo no espaço designado e tiveram de usar outra folha, essa folha não vem anexada no ficheiro e portanto está perdida algures e os profs ficam sem meia resposta, etc. E para mim o mais grave ainda é o sistema em si, os professores escolhidos como sempre foram os mais velhos, de repente dão-lhes um sistema digital novo sem terem feito nenhum tipo de formação e é a primeira vez que olham para aquilo. E pior, onde é que cabe na cabeça corrigir respostas escritas à mão num ecrã? É totalmente absurdo, imaginemos um exame de português, ou do género, os professores estão a corrigir texto manuscrito de forma repetitiva a olhar para um ecrã, sem terem onde riscar, apontar, nada. Não sou da área mas diria que vai contra tudo o que são os principios do UI/UX. E isto foram coisas com que alguém a quem o processo correu supostamente bem se deparou. Depois há tudo o resto, tipo o envio de códigos errados que também foi massivo. Editado Julho 4 por antifa 14 1 Compartilhar este post Link para o post
Scirea Publicado Julho 4 (editado) Citação de antifa, há 17 minutos: A maioria das pessoas nem metade sabe do filme que estão a ser os exames. E se houvesse interesse isto daria uma cagada gigante para o ministro, infelizmente é o tal de quem 3 em 4 comentadores sempre que falam nele fazem a ressalva de dizer que são amigos pessoais ou já trabalharam com ele. Quando as datas chegarem e os pais sentirem na pele pode ser que haja problemas a sério. Mas tenho uma pessoa de família que há anos corrige e basicamente o que me disse do caso dela foi: O ministério decidiu mudar toda a forma como se corrigem exames, até ao ano passado x profs eram designados por escola, geralmente os mais experientes, iam recolher y número de exames anónimos designados, corrigiam esses exames de uma ponta à outra, colocavam as classificações num site, feito. Este ano decidiram tornar o processo "digital", sendo que o ano passado houve um teste ao sistema com os pouquíssimos exames de filosofia. Basicamente o governo enviou milhares de exames para digitalização e na plataforma de correção, onde antes só se inseriam resultados, os profs designados teriam lá os exames digitalizados para corrigir. O que está mal aqui e que eu vi com os meus olhos, primeiro, os profs receberam links com erros para a plataforma e passaram dias sem conseguir aceder. Digo erros, sendo que no caso que eu vi basicamente partilharam um url onde fazia parte do link um ");" tipo meteram a pontuação de final do paragrafo no texto de hiperligação lol. Isto para professores na casa dos 60's é grave e depois não foi emitida nenhuma errata, andaram os professores a ligar a tudo o que era desgraçado de informático que há nas escolas. Depois, acedendo à plataforma muitos e muitos profs estão até hoje sem um único exame para corrigir lhes ser atribuído. Aos que foi atribuido descobriram que não vão corrigir exames inteiros como sempre fizeram, o que fazem é despejar um bolo, tipo 100 perguntas, sempre a mesma pergunta de 100 exames de alunos diferentes, depois pode ou não cair mais um bolo de perguntas para corrigir, é aleatório e uma coisa repetitiva absurda. Só isto já prejudica os alunos bastante, era norma os professores corrigirem o exame de uma ponta a outra e assim entendiam as particularidades de cada aluno, adaptavam-se à letra, etc, e podiam fazer compensações aqui e ali, isso acabou. Depois outros problemas, digitalizações mal feitas e texto que não aparece, tudo o que os profs podem é reportar mas dos reports que eu tive conhecimento ainda não houve respostas. Depois há os casos em que os alunos não conseguiram responder tudo no espaço designado e tiveram de usar outra folha, essa folha não vem anexada no ficheiro e portanto está perdida algures e os profs ficam sem meia resposta, etc. E para mim o mais grave ainda é o sistema em si, os professores escolhidos como sempre foram os mais velhos, de repente dão-lhes um sistema digital novo sem terem feito nenhum tipo de formação e é a primeira vez que olham para aquilo. E pior, onde é que cabe na cabeça corrigir respostas escritas à mão num ecrã? É totalmente absurdo, imaginemos um exame de português, ou do género, os professores estão a corrigir texto manuscrito de forma repetitiva a olhar para um ecrã, sem terem onde riscar, apontar, nada. E isto foram coisas com que alguém a quem o processo correu supostamente bem se deparou. Depois há tudo o resto, tipo o envio de códigos errados que também foi massivo. João Costa: processo de digitalização da avaliação previa “controlo de qualidade” antes de ser generalizado A reforma para a educação digital, financiada pelo PRR, previa, além da disponibilização de 1.050.000 computadores portáteis para empréstimo a professores e alunos de escolas públicas e do reforço da ligação de Internet em 95% das escolas públicas do continente, ter ainda 95% dos testes e exames finais digitalizados. Financiamento do PRR condiciona decisão sobre exames digitais O PRR destina 540 milhões de euros de fundos comunitários à Escola Digital à transição digital na Educação. De acordo com o balanço mais recente, publicado na semana passada, este programa já está inteiramente contratado, mas apenas menos de metade do seu valor global foi transferido para as entidades responsáveis. Ou seja, há cerca de 300 milhões ainda à espera de “luz verde” para serem libertados. Os fundos europeus têm servido para financiar a aquisição de computadores, a melhoria no acesso à Internet ou a aquisição de equipamentos digitais para as escolas, mas também o programa de digitalização das provas de aferição e de avaliação final dos alunos, cuja elaboração continua entregue ao Instituto de Avaliação Educativa. Editado Julho 4 por Scirea Compartilhar este post Link para o post
SAS_Robben Publicado Julho 4 Citação de antifa, há 2 horas: A maioria das pessoas nem metade sabe do filme que estão a ser os exames. E se houvesse interesse isto daria uma cagada gigante para o ministro, infelizmente é o tal de quem 3 em 4 comentadores sempre que falam nele fazem a ressalva de dizer que são amigos pessoais ou já trabalharam com ele. Quando as datas chegarem e os pais sentirem na pele pode ser que haja problemas a sério. Mas tenho uma pessoa de família que há anos corrige e basicamente o que me disse do caso dela foi: O ministério decidiu mudar toda a forma como se corrigem exames, até ao ano passado x profs eram designados por escola, geralmente os mais experientes, iam recolher y número de exames anónimos designados, corrigiam esses exames de uma ponta à outra, colocavam as classificações num site, feito. Este ano decidiram tornar o processo "digital", sendo que o ano passado houve um teste ao sistema com os pouquíssimos exames de filosofia. Basicamente o governo enviou milhares de exames para digitalização e na plataforma de correção, onde antes só se inseriam resultados, os profs designados teriam lá os exames digitalizados para corrigir. O que está mal aqui e que eu vi com os meus olhos, primeiro, os profs receberam links com erros para a plataforma e passaram dias sem conseguir aceder. Digo erros, sendo que no caso que eu vi basicamente partilharam um url onde fazia parte do link um ");" tipo meteram a pontuação de final do paragrafo no texto de hiperligação lol. Isto para professores na casa dos 60's é grave e depois não foi emitida nenhuma errata, andaram os professores a ligar a tudo o que era desgraçado de informático que há nas escolas. Depois, acedendo à plataforma muitos e muitos profs estão até hoje sem um único exame para corrigir lhes ser atribuído. Aos que foi atribuido descobriram que não vão corrigir exames inteiros como sempre fizeram, o que fazem é despejar um bolo, tipo 100 perguntas, sempre a mesma pergunta de 100 exames de alunos diferentes, depois quando acabam pode ou não cair mais um bolo de perguntas para corrigir, é aleatório e uma coisa repetitiva absurda. Só isto já prejudica os alunos bastante, era norma os professores corrigirem o exame de uma ponta a outra e assim entendiam as particularidades de cada aluno, adaptavam-se à letra, etc, e podiam fazer compensações aqui e ali, isso acabou. Depois outros problemas, digitalizações mal feitas e texto que não aparece, tudo o que os profs podem é reportar mas dos reports que eu tive conhecimento ainda não houve respostas. Depois há os casos em que os alunos não conseguiram responder tudo no espaço designado e tiveram de usar outra folha, essa folha não vem anexada no ficheiro e portanto está perdida algures e os profs ficam sem meia resposta, etc. E para mim o mais grave ainda é o sistema em si, os professores escolhidos como sempre foram os mais velhos, de repente dão-lhes um sistema digital novo sem terem feito nenhum tipo de formação e é a primeira vez que olham para aquilo. E pior, onde é que cabe na cabeça corrigir respostas escritas à mão num ecrã? É totalmente absurdo, imaginemos um exame de português, ou do género, os professores estão a corrigir texto manuscrito de forma repetitiva a olhar para um ecrã, sem terem onde riscar, apontar, nada. Não sou da área mas diria que vai contra tudo o que são os principios do UI/UX. E isto foram coisas com que alguém a quem o processo correu supostamente bem se deparou. Depois há tudo o resto, tipo o envio de códigos errados que também foi massivo. Esta merda não é para cair só um ministro. Compartilhar este post Link para o post
Axadrezado Publicado Julho 4 Citação de Descartes, há 6 horas: Vi uma notícia que até houve uma professora designada para a correção dos exames que já tinha falecido. Isso de troca de disciplinas deve ter sido dos erros menos graves. As desculpas que eles dão para não corrigir as coisas. Citação de antifa, há 2 horas: A maioria das pessoas nem metade sabe do filme que estão a ser os exames. E se houvesse interesse isto daria uma cagada gigante para o ministro, infelizmente é o tal de quem 3 em 4 comentadores sempre que falam nele fazem a ressalva de dizer que são amigos pessoais ou já trabalharam com ele. Quando as datas chegarem e os pais sentirem na pele pode ser que haja problemas a sério. Mas tenho uma pessoa de família que há anos corrige e basicamente o que me disse do caso dela foi: O ministério decidiu mudar toda a forma como se corrigem exames, até ao ano passado x profs eram designados por escola, geralmente os mais experientes, iam recolher y número de exames anónimos designados, corrigiam esses exames de uma ponta à outra, colocavam as classificações num site, feito. Este ano decidiram tornar o processo "digital", sendo que o ano passado houve um teste ao sistema com os pouquíssimos exames de filosofia. Basicamente o governo enviou milhares de exames para digitalização e na plataforma de correção, onde antes só se inseriam resultados, os profs designados teriam lá os exames digitalizados para corrigir. O que está mal aqui e que eu vi com os meus olhos, primeiro, os profs receberam links com erros para a plataforma e passaram dias sem conseguir aceder. Digo erros, sendo que no caso que eu vi basicamente partilharam um url onde fazia parte do link um ");" tipo meteram a pontuação de final do paragrafo no texto de hiperligação lol. Isto para professores na casa dos 60's é grave e depois não foi emitida nenhuma errata, andaram os professores a ligar a tudo o que era desgraçado de informático que há nas escolas. Depois, acedendo à plataforma muitos e muitos profs estão até hoje sem um único exame para corrigir lhes ser atribuído. Aos que foi atribuido descobriram que não vão corrigir exames inteiros como sempre fizeram, o que fazem é despejar um bolo, tipo 100 perguntas, sempre a mesma pergunta de 100 exames de alunos diferentes, depois quando acabam pode ou não cair mais um bolo de perguntas para corrigir, é aleatório e uma coisa repetitiva absurda. Só isto já prejudica os alunos bastante, era norma os professores corrigirem o exame de uma ponta a outra e assim entendiam as particularidades de cada aluno, adaptavam-se à letra, etc, e podiam fazer compensações aqui e ali, isso acabou. Depois outros problemas, digitalizações mal feitas e texto que não aparece, tudo o que os profs podem é reportar mas dos reports que eu tive conhecimento ainda não houve respostas. Depois há os casos em que os alunos não conseguiram responder tudo no espaço designado e tiveram de usar outra folha, essa folha não vem anexada no ficheiro e portanto está perdida algures e os profs ficam sem meia resposta, etc. E para mim o mais grave ainda é o sistema em si, os professores escolhidos como sempre foram os mais velhos, de repente dão-lhes um sistema digital novo sem terem feito nenhum tipo de formação e é a primeira vez que olham para aquilo. E pior, onde é que cabe na cabeça corrigir respostas escritas à mão num ecrã? É totalmente absurdo, imaginemos um exame de português, ou do género, os professores estão a corrigir texto manuscrito de forma repetitiva a olhar para um ecrã, sem terem onde riscar, apontar, nada. Não sou da área mas diria que vai contra tudo o que são os principios do UI/UX. E isto foram coisas com que alguém a quem o processo correu supostamente bem se deparou. Depois há tudo o resto, tipo o envio de códigos errados que também foi massivo. Espera. A informatização dos exames, é fazer em papel e digitalizar? FDS Compartilhar este post Link para o post
Carson Wentz Publicado Julho 4 Citação de Axadrezado, há 16 minutos: A informatização dos exames, é fazer em papel e digitalizar? FDS Sócrates would be proud! 2 Compartilhar este post Link para o post
SAS_Robben Publicado Julho 4 Estou para ver se isto não afeta o início do ano letivo nas universidades e se as notas de alguns alunos vão ser justas... Compartilhar este post Link para o post
Scirea Publicado Julho 4 (editado) Citação de Axadrezado, há 30 minutos: As desculpas que eles dão para não corrigir as coisas. Espera. A informatização dos exames, é fazer em papel e digitalizar? FDS Sim. No exames nacionais tinhas isto ara preencher: Cada caderno da folha de exame tem no canto superior direito um código QR com um número que o vigilante deve preencher naquele género de totobola onde cada digito do código deve ter uma bola preenchida (como aparece no exemplo acima). Depois numa outra folha tens de fazer o mesmo mas onde preenches a versão e as folhas de continuação dos exercicios que não foram feitos no caderno matriz. Para isso os alunos têm folhas de continuação onde tens de colocar o código QR para a resposta que for continuada. As respostas das escolhas múltiplas ficam numa folha unica: Tanto o Qr code como aqueles quadradinhos nos cantos dão-me a impressão disto ser uma forma de digitalizar os exames e da escolha multipla ser corrigida por IA. Os números com aquelas bolas também me parece ser para a IA conseguir associar as folhas aos nomes porque como a IA ainda é muito burrinha e para não haver confusão com numeros eles resolveram fazer aquela coisa das bolas para não haverem enganos ou números mal lidos pelo scan. Só sei que se tem tanto papel para preencher enquanto vigilante por cada aluno que se mata um pinhal de Leiriapara fazer um exame... Editado Julho 4 por Scirea Compartilhar este post Link para o post
Hidden Publicado Julho 4 Completamente absurdo. É impossível não existirem alunos prejudicados ou, de forma compensatória, beneficiados.. Têm de rolar cabeças. Compartilhar este post Link para o post
Ticampos Publicado Julho 4 Citação de Scirea, há 14 minutos: Sim. No exames nacionais tinhas isto ara preencher: Cada caderno da folha de exame tem no canto superior direito um código QR com um número que o vigilante deve preencher naquele género de totobola onde cada digito do código deve ter uma bola preenchida (como aparece no exemplo acima). Depois numa outra folha tens de fazer o mesmo mas onde preenches a versão e as folhas de continuação dos exercicios que não foram feitos no caderno matriz. Para isso os alunos têm folhas de continuação onde tens de colocar o código QR para a resposta que for continuada. As respostas das escolhas múltiplas ficam numa folha unica: Tanto o Qr code como aqueles quadradinhos nos cantos dão-me a impressão disto ser uma forma de digitalizar os exames e da escolha multipla ser corrigida por IA. Os números com aquelas bolas também me parece ser para a IA conseguir associar as folhas aos nomes porque como a IA ainda é muito burrinha e para não haver confusão com numeros eles resolveram fazer aquela coisa das bolas para não haverem enganos ou números mal lidos pelo scan. Só sei que se tem tanto papel para preencher enquanto vigilante por cada aluno que se mata um pinhal de Leiriapara fazer um exame... Como está a ser feito este processo de transição/digitalização dos exames nos outros países? Ando às aranhas nesta temática particular. Compartilhar este post Link para o post