Puto Perdiz Publicado 16 Fevereiro 2023 Citação de Ghelthon, há 1 minuto: Porquê? Há municípios a fazer isto, aliás vivi 3 anos no Fundão nesse sistema. já respondi atrás. O governo ir arrendar a 800 para subarrendar a 600 não altera em nada o mercado. O estado a entrar no mercado é para estabilizar os preços do mercado, não é para andar a pagar remanescentes. 1 1 Compartilhar este post Link para o post
Ghelthon Publicado 16 Fevereiro 2023 Citação de jean-luc godard, há 3 minutos: O meu ponto é que concordo que a medida é uma aberração porque para além de não modificar nada no mercado, ainda elimina qualquer risco para os senhorios. É basicamente um subsidio para quem tem uma casa. Isso já depende da implementação, mas pode ajudar. Por exemplo, pode reduzir ou eliminar o absurdo das N rendas adiantadas, o Governo pode obter melhores preços negociando em volume, etc. Compartilhar este post Link para o post
Puto Perdiz Publicado 16 Fevereiro 2023 (editado) Citação de Ghelthon, há 5 minutos: Isso já depende da implementação, mas pode ajudar. Por exemplo, pode reduzir ou eliminar o absurdo das N rendas adiantadas, o Governo pode obter melhores preços negociando em volume, etc. não, o beneficio da redução ou eliminação das rendas adiantadas não é para o mercado habitacional é só para ti e os benificiários do subarrendamento , que são uma gota no oceano. Em relação ao volume, nem 5% do mercado de arrendamento funciona assim. Grande parte do mercado deve ser de senhorios que têm 1 ou 2 apartamentos, isto não é como nos EUA onde há indivíduos que têm 20 ou 30 casas para arrendar. Editado 16 Fevereiro 2023 por Puto Perdiz Compartilhar este post Link para o post
rcoelho14 Publicado 16 Fevereiro 2023 Citação de Ghelthon, há 40 minutos: Uma das soluções do Rui Rocha para o problema da habitação é... liberalizar o mercado. 😅 Mas isso não é sequer uma dúvida. A IL dizer que a solução é liberalizar, é como dizer que a chuva molha, ou que o sol é quente. Compartilhar este post Link para o post
Apple Publicado 16 Fevereiro 2023 Citação de HappyKing, há 1 hora: Convém recordar que isto que o Costa apresenta não é proposta final. Vai ter discussão pública e só mais à frente vai ao parlamento. mesmo a tempo da manif do próximo sábado Compartilhar este post Link para o post
Ticampos Publicado 16 Fevereiro 2023 Citação de Gilberto Carlos, há 4 horas: Porque ninguém sabe bem o que o Rui Tavares está ali a fazer. O homem e o partido não têm tempo de antena nenhum e, quando têm, é porque elogiaram o governo O PAN ganha, também, por causa da visibilidade que o Chega lhe dá Basta ver que o CDS tem 1000x mais tempo de antena e nem na AR está. 1 Compartilhar este post Link para o post
Puto Perdiz Publicado 16 Fevereiro 2023 por acaso até tem piada- o Livre tinha mais tempo de antena quando estava fora do parlamento do que agora. 2 Compartilhar este post Link para o post
HappyKing Publicado 16 Fevereiro 2023 (editado) Interessante esta questão do Vasco. Editado 16 Fevereiro 2023 por HappyKing Compartilhar este post Link para o post
Brahimi Publicado 16 Fevereiro 2023 Mais subsídios, mais complicações, mais distorções no mercado, mais pessoas a pagarem por erros das outras. Quem fez créditos à habitação com taxa fixa, pagando assim um premium para se precaver do risco de subidas na taxas de juro, agora faz figura de urso e ajuda a pagar o crédito dos que não fizeram o mesmo. Compartilhar este post Link para o post
Ticampos Publicado 16 Fevereiro 2023 Citação de Gilberto Carlos, há 6 horas: O PAN ganha, também, por causa da visibilidade que o Chega lhe dá "O Veganismo está a fazer muito mal à Inês Sousa Real porque ela está cada vez mais... (gestos de mau gosto) (risos na plateia) coma carne! Que isso não está a resultar." Compartilhar este post Link para o post
Che Publicado 16 Fevereiro 2023 Se o Estado entrasse no mercado em Lisboa com 30 mil T3 a 250 euros será que afectaba o mercado? Compartilhar este post Link para o post
Cannonball Publicado 16 Fevereiro 2023 Citação de Brahimi, há 2 horas: Mais subsídios, mais complicações, mais distorções no mercado, mais pessoas a pagarem por erros das outras. Quem fez créditos à habitação com taxa fixa, pagando assim um premium para se precaver do risco de subidas na taxas de juro, agora faz figura de urso e ajuda a pagar o crédito dos que não fizeram o mesmo. "eu não estou a arder, então que se f*dam os que precisam de bombeiro" 1 Compartilhar este post Link para o post
Petar Musa Publicado 16 Fevereiro 2023 Citação de Brahimi, há 2 horas: Mais subsídios, mais complicações, mais distorções no mercado, mais pessoas a pagarem por erros das outras. Quem fez créditos à habitação com taxa fixa, pagando assim um premium para se precaver do risco de subidas na taxas de juro, agora faz figura de urso e ajuda a pagar o crédito dos que não fizeram o mesmo. Mas os CH também vão mudar? Ainda não li em nado nenhum um resumo decente destas novas medidas Compartilhar este post Link para o post
Brahimi Publicado 16 Fevereiro 2023 Citação de Cannonball, Agora: "eu não estou a arder, então que se f*dam os que precisam de bombeiro" Comparação estúpida. Pessoas fazem a escolha consciente de pagar uma prestação menor e estarem sujeitos a que esta aumente no futuro. Outras pessoas fazem a escolha consciente de pagar uma prestação maior e não correrem o risco de que esta aumente mais no futuro. Quando eventualmente as taxas sobem, quem se precaveu tem que ajudar a pagar a prestação daquele que decidiu não se precaver. Isto não é como um rico a ter que ajudar um pobre que nasceu pobre via impostos, ou a tua comparação estúpida do incêndio. Citação de Gilberto Carlos, há 2 minutos: Mas os CH também vão mudar? Ainda não li em nado nenhum um resumo decente destas novas medidas https://www.publico.pt/2023/02/16/economia/noticia/estado-vai-pagar-parte-aumento-juros-emprestimos-ate-200-mil-euros-2039251?ref=hp&cx=manchete_1_destaque_0 Compartilhar este post Link para o post
Sandes. Publicado 17 Fevereiro 2023 Citação de Brahimi, há 2 minutos: Comparação estúpida. Pessoas fazem a escolha consciente de pagar uma prestação menor e estarem sujeitos a que esta aumente no futuro. Outras pessoas fazem a escolha consciente de pagar uma prestação maior e não correrem o risco de que esta aumente mais no futuro. Quando eventualmente as taxas sobem, quem se precaveu tem que ajudar a pagar a prestação daquele que decidiu não se precaver. Isto não é como um rico a ter que ajudar um pobre que nasceu pobre via impostos, ou a tua comparação estúpida do incêndio. É um rico que se pode dar ao luxo de pagar o premium a ajudar o pobre que não pôde fazer o mesmo? É isso então? Compartilhar este post Link para o post
Brahimi Publicado 17 Fevereiro 2023 Citação de Sandes., há 1 minuto: É um rico que se pode dar ao luxo de pagar o premium a ajudar o pobre que não pôde fazer o mesmo? É isso então? Se o "pobre" não consegue pagar mais, pode sempre arrendar e guardar os 20 ou 30 mil euros que deu de entrada (super pobre). Mas assumo que aches que arrendar é "deitar dinheiro fora" e que comprar é que é bom. Compartilhar este post Link para o post
Petar Musa Publicado 17 Fevereiro 2023 Citação de Brahimi, há 21 minutos: https://www.publico.pt/2023/02/16/economia/noticia/estado-vai-pagar-parte-aumento-juros-emprestimos-ate-200-mil-euros-2039251?ref=hp&cx=manchete_1_destaque_0 Alguém consegue a noticia completa? Compartilhar este post Link para o post
Cannonball Publicado 17 Fevereiro 2023 Citação de Brahimi, há 25 minutos: Se o "pobre" não consegue pagar mais, pode sempre arrendar e guardar os 20 ou 30 mil euros que deu de entrada (super pobre). Mas assumo que aches que arrendar é "deitar dinheiro fora" e que comprar é que é bom. Mesmo com o aumento brutal que tive na prestação da casa - falamos de um aumento na ordem dos 60%, continuo a pagar metade do que se estivesse a pagar o preço de mercado de arrendamento da minha casa. Essa de arrendar é sempre opção tem muito que se diga. Compartilhar este post Link para o post
Brahimi Publicado 17 Fevereiro 2023 Citação de Cannonball, há 2 minutos: Mesmo com o aumento brutal que tive na prestação da casa - falamos de um aumento na ordem dos 60%, continuo a pagar metade do que se estivesse a pagar o preço de mercado de arrendamento da minha casa. Essa de arrendar é sempre opção tem muito que se diga. Também não pagarias IMI, reparações, terias mais liberdade geográfica, o dinheiro da entrada na tua posse com possibilidade de fazer investimentos mais diversificados e com maior potencial de rendimento, etc. Não se compara comprar vs. arrendar a comparar prestação vs. renda Compartilhar este post Link para o post
.Aimar Publicado 17 Fevereiro 2023 Citação de Brahimi, há 26 minutos: Se o "pobre" não consegue pagar mais, pode sempre arrendar e guardar os 20 ou 30 mil euros que deu de entrada (super pobre). Mas assumo que aches que arrendar é "deitar dinheiro fora" e que comprar é que é bom. Eu entendo o teu ponto de vista, não estivessem os preços dos arrendamentos estapafúrdios. A questão é que quem tiver um pé de meia compensa neste momento dar uma entrada e comprar a sua própria casa, ficando a pagar ao banco mas com a sua casa, do que estar a pagar uma mensalidade idêntica a um senhorio e sujeitar-se às regras deste. Eu acho que os grandes problemas neste mercado estão sem dúvida no arrendamento. Compartilhar este post Link para o post
Brahimi Publicado 17 Fevereiro 2023 Citação de Pedro_Y2J, há 13 minutos: Eu entendo o teu ponto de vista, não estivessem os preços dos arrendamentos estapafúrdios. A questão é que quem tiver um pé de meia compensa neste momento dar uma entrada e comprar a sua própria casa, ficando a pagar ao banco mas com a sua casa, do que estar a pagar uma mensalidade idêntica a um senhorio e sujeitar-se às regras deste. Eu acho que os grandes problemas neste mercado estão sem dúvida no arrendamento. Os preços do arrendamento estão sempre relacionados com os preços de compra, mesmo que outros factores possam afectá-la. E, mais uma vez, esse raciocínio de pagar ao banco e ficar com a casa vs pagar ao senhorio é falacioso e estao-se a comparar laranjas com maçãs. Ver este vídeo https://youtu.be/Uwl3-jBNEd4 Isto são só alguns dos pontos básicos, há carradas de outras considerações a ter em conta e papers académicos sobre o assunto. Infelizmente toda a gente cresce a seguir a sabedoria popular, e errada, de que comprar casa é necessariamente bom e é o objectivo financeiro que toda a gente tem, apesar de não saberem porquê. Compartilhar este post Link para o post
Lebohang Publicado 17 Fevereiro 2023 Personificação de "poder xenófobo e belicista": PCP considera condecoração de Marcelo a Zelensky uma "afronta aos democratas" Compartilhar este post Link para o post
noikeee Publicado 17 Fevereiro 2023 Vai-se inventar um papel novo para o estado como intermediário imobiliário que subsidia senhorios (?), quando se podia A) experimentar construir alguma habitação pública direcionada à classe média, aproveitando isso para desenvolver alguns subúrbios das grandes cidades como polos habitacionais, podendo coordená-los com novos transporte públicos e deixando espaços livres perto dos blocos de apartamentos públicos, para investimentos privados B) aumentar a carga fiscal sobre habitações não ocupadas há mais de X anos C) impor um limite ao aumento das rendas a um X% abaixo da inflação até a situação na habitação estar um pouco mais normalizada Eu entendo que se queira manter o mercado a trabalhar o máximo possível, e certamente não queremos desincentivar o investimento em Portugal, seja na habitação como qualquer outro sector. Mas a situação está demasiado disfuncional, não me parece que impor alguns limites suaves ao mercado para incentivar arrendamento a custo mais acessível, e fornecer um complemento ao mercado de construção que está demasiado focado no sector de luxo e pouco nas necessidades da classe média, fosse estoirar com o funcionamento do mercado nem assustar investidores. É apenas uma questão de alinhar prioridades e tentar dar um empurrãozinho na direção que a população necessita (e até a sociedade em geral necessita para prosperar economicamente - um mercado em que há enormes entraves à mobilidade dos trabalhadores, porque demasiada gente não consegue sair da casa dos pais ou se agarra com unhas e dentes a alguma casa barata que consigam por milagre arranjar, não me parece lá muito otimizado economicamente) Mas isto é a minha opinião como gajo que até vota uma ou duas cruzinhas mais à direita que muita gente aqui.. e dei por mim a concordar com quase tudo o que o Daniel Oliveira dizia sobre este tema em programas recentes. Se calhar o António Costa é mas é neoliberal neste tema. Compartilhar este post Link para o post
smashing_pumpkin Publicado 17 Fevereiro 2023 (editado) Eu chamaria muita coisa a quem ajuda pessoas a não passarem fome ou a não ficarem na miséria, mas julgo que nunca seria urso. E fico por aqui porque prezo o facto de poder escrever neste cantinho. Editado 17 Fevereiro 2023 por smashing_pumpkin Compartilhar este post Link para o post
Che Publicado 17 Fevereiro 2023 À Singapura. A habitação passa a ser do Estado e as rendas são todas para os xuxalistas. Curiosamente no ranking de liberdade económica a Singapura vem em primeiro 🥴 Compartilhar este post Link para o post