Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
fns

[FC Porto] Futebol 22/23

Publicações recomendadas

Eu acho é que muitas vezes são vocês próprios que criam esse extremismo na vossa cabeça. Da minha parte, nunca me ouviram dizer que o PP é uma m*rda, mas tb nunca me ouviram dizer que é um fenómeno, porque ainda não o é. O problema é que quando ele fez uma sequência de bons jogos já andava tudo de cabeça perdida com ele, quando não o justificava. É um excelente jogador mas para atingir o patamar de craque tem que ser mais regular ao longo do próprio jogo e deixar-se de invenções é rodriguinhos. Já não é a 1ª vez e não será a última que coloca a equipa em perigo por causa das suas perdas de bola. Ainda o último golo que sofremos, frente ao Arouca, foi fruto disso. Ainda não é um produto acabado, tem que ser muito mais consistente. O facto do treinador o andar sempre a mudar de posição tb não ajuda, naturalmente. O Corona nos últimos tempos passou um bocado pelo mesmo e o rendimento foi caindo progressivamente. 

O Galeno é outro caso fácil de explicar. Com espaço é um jogador útil mas neste tipo de jogos fechados, como o de ontem, é uma verdadeira nulidade e as suas limitações ficarão sempre a nu. Isto não vai mudar por mais que trabalhe, tem a ver com as características dele. Por isso é que eu aproveitava a valorização que teve na Champions (salvo erro entrou para a equipa da fase de grupos, tal como o Diogo) para o vender no final da época. Ok, faz grandes exibições contra o Leverkusen e contra o Brugge mas nós precisamos dele é nas outras 34 jornadas do campeonato ao mais alto nível.

O Toni, só para concluir, anda numa fase miserável. Ele sempre foi limitadissimo do ponto de vista técnico, embora algumas pessoas não o quisessem reconhecer. Apesar disso, quando saltava do banco ia contribuindo com uns golitos. O problema é que nesta fase está sem confiança e desperdiça golos cantados em catadupa. Nunca será jogador para o 11 do Porto. Eu olho para ele como uma espécie de Musa do Benfica. Agora perguntem aos Benfiquistas se rejeitavam 10/15M€ por ele e se não gostavam de ter um avançado mais refinado. 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de HappyKing, há 14 horas:

Nesse lance que referes o @Alonso. escreveu o seguinte no tópico do jogo:

Veron ia fazer o quê também? Se ninguém aparece em zona de finalização..

Agora retira as conclusões do que acabaste de escrever. O Alonso não viu ninguém na zona de finalização. Tu viste dois ou três colegas bem posicionados para encostar para a baliza.

Continuo com a minha opinião, não encontro é o lance em questão em lado nenhum. Mas os Taremi estava muito atrás e o Galeno estava atrás do defesa do Casa Pia.

Tal como nos 2 cruzamentos do Loader que são meio golo ninguém aparece

Editado por Alonso.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Alonso., há 6 minutos:

Continuo com a minha opinião, não encontro é o lance em questão em lado nenhum. Mas os Taremi estava muito atrás e o Galeno estava atrás do defesa do Casa Pia.

Tal como nos 2 cruzamentos do Loader que são meio golo ninguém aparece

Certo, eu também tenho essa ideia. Que apesar do passe meio disparatado não tinha ninguém para o receber.

Compartilhar este post

Link para o post

Se no final da próxima jornada estivermos a 4 ou 5 pontos já vamos ficar todos esperançosos outra vez...

Compartilhar este post

Link para o post

Toda a gente tem legitimidade para pensar dessa forma mas sejamos honestos, acho que está na altura de descermos à terra e reconhecermos que este ano não vamos lá. Jogos como o de ontem ainda se irão repetir uma série de vezes até ao final da época.

Aquilo que o @Shai disse é bem verdade. Sentimos enormes dificuldades fora do Dragão porque falta criatividade a esta equipa. Perdemos o Vitinha e não chegou nenhum substituto, sendo que agora até jogamos com 2 médios de cariz defensivo no duplo pivot, o que ainda torna a equipa mais lenta e previsível. Depois ficámos sem o 12º jogador, o F. Vieira, que muitas vezes era decisivo a partir do banco, fruto da sua capacidade de passe e tomada de decisão no último terço. Chegou o A. Franco mas tem sido uma sombra daquilo que era o Fábio.

Olhamos para o banco e é só extremos e avançados. É tudo malta mais vertical e que procura muito a profundidade. Falta quem dê critério na circulação, quem pegue no jogo (ontem teve que ser o Otávio a recuar para o duplo pivot), quem apareça entre linhas e quem tenha capacidade para fazer passes de ruptura. O jogador que mais se aproxima disso é mesmo o Mehdi mas não dá para tudo. O plantel foi uma vez mais mal construído, investimos praticamente 40M€ no mercado de transferências mas continuamos com lacunas gravíssimas.

Vai ser uma batalha até ao fim mas não será pelo título, será antes por um lugar na Champions.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de TariboWest, há 8 minutos:

Toda a gente tem legitimidade para pensar dessa forma mas sejamos honestos, acho que está na altura de descermos à terra e reconhecermos que este ano não vamos lá. Jogos como o de ontem ainda se irão repetir uma série de vezes até ao final da época.

Aquilo que o @Shai disse é bem verdade. Sentimos enormes dificuldades fora do Dragão porque falta criatividade a esta equipa. Perdemos o Vitinha e não chegou nenhum substituto, sendo que agora até jogamos com 2 médios de cariz defensivo no duplo pivot, o que ainda torna a equipa mais lenta e previsível. Depois ficámos sem o 12º jogador, o F. Vieira, que muitas vezes era decisivo a partir do banco, fruto da sua capacidade de passe e tomada de decisão no último terço. Chegou o A. Franco mas tem sido uma sombra daquilo que era o Fábio.

Olhamos para o banco e é só extremos e avançados. É tudo malta mais vertical e que procura muito a profundidade. Falta quem dê critério na circulação, quem pegue no jogo (ontem teve que ser o Otávio a recuar para o duplo pivot), quem apareça entre linhas e quem tenha capacidade para fazer passes de ruptura. O jogador que mais se aproxima disso é mesmo o Mehdi mas não dá para tudo. O plantel foi uma vez mais mal construído, investimos praticamente 40M€ no mercado de transferências mas continuamos com lacunas gravíssimas.

Vai ser uma batalha até ao fim mas não será pelo título, será antes por um lugar na Champions.

Se em 8 jogos fora perdeu-se 9 pontos e imagine-se que ainda nem se foi a Braga, Luz ou Alvalade. Próximas jornadas vai-se a Guimarães e à Madeira sendo que a coisa tem tendência a piorar em vez de melhorar. Por esta altura há uns anos atrás estava-se a despedir o Lopetegui por bem menos que isto.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de zeca galhão, há 3 minutos:

Por esta altura há uns anos atrás estava-se a despedir o Lopetegui por bem menos que isto.

Esta m*rda só pode ser brincadeira. Não há outra alternativa.

Estamos em Janeiro, o mês que se sucede a um ano onde se conquistou três troféus. 

Nos Oitavos Final da Champions, nas meias da Taça da Liga e nos oitavos da Taça. 

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post

Pensar em despedir o Conceição seria o prego final, por amor de deus, é o menos culpado desta situação toda.

Ao empate de ontem faço mea culpa, já fiz 4 deslocações ao Jamor e só na última Taça é que venci. 1 derrota contra o Braga, 1 empate contra a B-SAD e agora 1 contra o Casa Pia, nunca mais lá volto.

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post

Inacreditável esse defender cego de um treinador que vai para 50% dos campeonatos ganhos. Vai na 6º época e continua sem culpa na escolha de jogadores, caso único no mundo. A equipa continua com os mesmos problemas e incapacidade desde o primeiro dia contra blocos baixos e boas organizações defensivas. O ciclo terminou, há muito, diga-se, e só se está a empurrar com a barriga a adiar o inevitável.

Compartilhar este post

Link para o post

O Conceição comete erros, ainda ontem voltou a denotar as suas limitações perante adversários muito organizados e fechados como o Casa Pia e foi uma vez mais incapaz de ganhar um jogo em superioridade numérica desde os 45'. Mexeu bem ao intervalo mas depois à medida que continuou a mexer na equipa deixou-a pior. Ainda assim, não lhe consigo atribuir grande responsabilidade pelo fracasso que tem sido este campeonato. Nas outras provas internas estamos bem e mesmo na Champions teve a capacidade de acabar o grupo em 1º depois daquele descalabro inicial - muito mérito ao conseguir resgatar o grupo depois daquela humilhação no Dragão contra um modesto Brugge.

O problema é que temos um plantel extremamente desequilibrado. O Conceição depois de 4 anos de Maregodependência conseguiu finalmente impor um futebol mais apoiado e para isso muito contribuiu a aposta no Vitinha, que acabou por ser o jogador mais influente na última época. Depois de vermos a diferença entre um Porto pré e pós Vitinha quem é que no seu perfeito juízo iria achar que podíamos atacar esta época sem encontrar um verdadeiro sucessor? O futebol do Porto passava todo pelos seus pés, a equipa deu um salto qualitativo brutal às suas custas mas houve quem achasse que com um Bruno Costa resolveríamos o problema. Genial.

O que é tb genial é investir 20M€ num só jogador, mais 10M€ num miúdo para uma posição onde até já estávamos relativamente bem servidos de extremos / SA e não abrir os cordões à bolsa para descobrirmos um novo dínamo para o nosso meio-campo. Isto para mim é surreal e revelador da falta de planeamento. O 1º reforço tinha que ser obrigatoriamente o substituto do Vitinha, a partir daí investíamos o possível. Novamente, tivemos as prioridades todas trocadas e vamos pagar caro por esse erro.

O que me desilude no Conceição é a falta de visão de mercado, o que numa altura em que não temos direção dava um jeito tremendo. Não é obrigação dele descobrir o novo Vitinha ou o novo F. Vieira mas há treinadores com esse olho e que funcionam como um verdadeiro scout. É outra lacuna que tem e que o poderá prejudicar imenso ao longo da carreira. Passou muitos anos em Itália, treinou em França e segundo ele continua a seguir de perto a Ligue 1, mas em 6 anos não conseguiu indicar um jogador de jeito para o Porto, oriundo desses mercados (pelo menos que tivesse assinado).

Eu ainda no outro dia falei em jeito de brincadeira no Enzo le Fée, do modesto Lorient, que parece um protótipo do Vitinha. Estamos a falar de um miúdo internacional pelas camadas jovens de França, que só tem mais um ano de contrato com o clube e que está ao nosso alcance. Até pela ligação que o Aboubakar tem aos 2 clubes e continuando a seguir de perto o Porto, podia ser mais um trunfo a usar. Temos, por exemplo, o Uribe em fim de contrato e há na Argentina um jovem Santiago Hezze, tb ele num clube modesto, que tem mesmo a cara do tipo de médio que o Conceição procura para o seu duplo pivot mas acham que alguém se lembra dele? Incomoda-me profundamente termos uma ideia de jogo bem vincada desde que o Conceição é treinador mas depois continuamos a ser incapazes de identificar jogadores com o perfil ideal para essas ideias.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de HappyKing, há 2 horas:

Esta m*rda só pode ser brincadeira. Não há outra alternativa.

Estamos em Janeiro, o mês que se sucede a um ano onde se conquistou três troféus. 

Nos Oitavos Final da Champions, nas meias da Taça da Liga e nos oitavos da Taça. 

Tens de explicar o contexto. A diferença do plantel do lopetegui com este que o SC tem em mãos.

E sobretudo explicar o que ganhou o lopetegui cá e o que o SC ganhou. Não vai ser fácil...

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Alonso., há 56 minutos:

Tens de explicar o contexto. A diferença do plantel do lopetegui com este que o SC tem em mãos.

E sobretudo explicar o que ganhou o lopetegui cá e o que o SC ganhou. Não vai ser fácil...

Consigo encontrar uma coisa em comum. 2 Ferraris de 20M€ encostados na garagem. 😎 Espero que este siga o mesmo caminho do original, btw.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de fns, Em 31/10/2022 at 09:43:

Vai acontecer muitos mais jogos assim. 

Ganhámos em Vizela à rasca e podíamos ter perdido, ganhámos em Barcelos a um Gil com depressão pós-melhor época da história e ganhámos ao Portimonense num jogo de chacha.  Vacilámos em Vila do Conde, vacilámos no Estoril e vacilámos nos Açores. Ainda falta Madeira, Chaves, Braga, Benfica, Vitória, Casa Pia, Bessa, Sporting e Paços. Na maioria deles temos bastantes dificuldades e nas outras há equipas a apresentar um futebol extremamente positivo. É o pior arranque do SC. Não sei se passamos os 80 pontos. E estou super à vontade com isso. 

Correu bem no Bessa e correu menos bem no Jamor. Fiquei 0 de surpreendido. Esta época sinto-me super desligado da equipa. Nem vontade tenho de vir aqui após o jogo discutir o que se fala há 3 ou 5 anos. Fiz um post em outubro já a contar que íamos ter muitas dificuldades nos jogos fora. Hoje está em todas capas de jornais. Depois de uma paragem e de um desaire do líder e fazem isto. Enfim. 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Alonso., há 15 horas:

Não vale a pena. Quando se faz uma comparação do Sérgio com o Lopetegui e se estabelece uma comparação numa possível saída do primeiro com a saída do segundo já passou a valer tudo. A próxima comparação é com o Peseiro ou assim. 

Se deus quiser estarei cá nos anos que se seguirem à saída do Sérgio do clube. 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de TariboWest, há 18 horas:

Consigo encontrar uma coisa em comum. 2 Ferraris de 20M€ encostados na garagem. 😎 Espero que este siga o mesmo caminho do original, btw.

E a verdade seja dita, o Imbuia era craquezao quando veio. O Carmo nem por isso

Citação de HappyKing, há 4 horas:

Não vale a pena. Quando se faz uma comparação do Sérgio com o Lopetegui e se estabelece uma comparação numa possível saída do primeiro com a saída do segundo já passou a valer tudo. A próxima comparação é com o Peseiro ou assim. 

O mesmo user disse no tópico do jogo, que o Marega com SC era titularissimo e na Arábia nem calçava. (Marega só não foi titular nos últimos 3 jogos)...

Editado por Alonso.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de HappyKing, há 18 minutos:

Há os dois extremos, quem acha que o Conceição é muito mau e o teu que acha que é o salvador da pátria...

É um treinador competente que já devia ter acabado o ciclo.

• Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de HappyKing, há 5 minutos:

É isso que vocês devem evitar fazer na defesa do Conceição. Não deem a entender que depois dele virá o caos, porque isso só dá "força" a quem o critica.

Até podem ter toda a razão do mundo e o Porto depois do Conceição passar por uma nova travessia no deserto mas isso não tem que ser necessariamente verdade. O Sérgio é um excelente treinador? É, mas o Porto não vai acabar no dia em que ele sair. Tudo dependerá de quem escolherem para a sua sucessão.

De qq forma, cada vez me convenço mais que ele vai chegar, pelo menos, até ao final da época 23/24. Agora sem contratações cirúrgicas, não esperem que volte a ser campeão com este plantel.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ricardo Pinto, há 31 minutos:

Há os dois extremos, quem acha que o Conceição é muito mau e o teu que acha que é o salvador da pátria...

É um treinador competente que já devia ter acabado o ciclo.

Eu ponho as coisas nestes termos: o Sérgio é para mim o treinador português mais competente na atualidade. O Abel é o único que pode rivalizar com ele tendo em conta os troféus que conquistou (embora noutro contexto competitivo). Partindo deste meu pressuposto, e a não ser que se vá buscar alguém ao estrangeiro - e mesmo aí não é garantido ser melhor que o Sérgio, iremos sempre baixar o nível.

E falar em fim de ciclo de alguém que ainda há uns meses conquistou o campeonato e a taça, que está nas meias da taça da liga, nos oitavos da taça, nos oitavos da Champions, que conquistou a Supertaça e que ainda não está arredado da luta pelo título pura e simplesmente não me entra na cabeça.

Citação de TariboWest, há 31 minutos:

É isso que vocês devem evitar fazer na defesa do Conceição. Não deem a entender que depois dele virá o caos, porque isso só dá "força" a quem o critica.

Eu baseio-me no clube era antes de ele ter chegado ao clube - um cemitério de treinadores e uma ausência brutal de títulos - e no que o clube se tornou depois de ele ter chegado - estabilidade no treinador e uma quantidade considerável de títulos e boas prestações europeias. Tendo em conta estas duas questões estou perfeitamente confortável para dizer que o Porto irá penar quando o Sérgio sair. Se não for o caso, cá estarei para assumir que estava enganado. 

Editado por HappyKing

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de HappyKing, há 11 minutos:

Eu baseio-me no clube era antes de ele ter chegado ao clube - um cemitério de treinadores e uma ausência brutal de títulos - e no que o clube se tornou depois de ele ter chegado - estabilidade no treinador e uma quantidade considerável de títulos e boas prestações europeias. Tendo em conta estas duas questões estou perfeitamente confortável para dizer que o Porto irá penar quando o Sérgio sair. Se não for o caso, cá estarei para assumir que estava enganado. 

Sim, foram 4 anos sem títulos, mas em contrapartida os 4 anos que antecederam esse período negro ficaram marcados por uma conquista da Liga Europa e por 2 campeonatos ganhos em que perdeste apenas um jogo nesse período.

Por isso é que eu continuo a dizer, a escolha do treinador é meio caminho andado para o sucesso / fracasso. No actual contexto do Porto, em que temos uma direção em piloto automático ainda mais relevância ganha.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de TariboWest, há 9 minutos:

ficaram marcados por uma conquista da Liga Europa e por 2 campeonatos ganhos em que perdeste apenas um jogo nesse período.

Sim, agora compara o plantel que conquistou a Liga Europa com o plantel atual (e não vale a pena falar de o Conceição ter mão nisso. Tem mas o plantel que recebeu quando cá chegou já era uma amostra daquele que venceu a Liga Europa). Mas se formos por esse ponto de vista em 2004 também vencemos a Champions.

Editado por HappyKing

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de HappyKing, há 1 minuto:

Sim, agora compara o plantel que conquistou a Liga Europa com o plantel atual. Mas se formos por esse ponto de vista em 2004 também vencemos a Champions.

Eu continuo a dizer que o problema deste plantel é o facto de ser extremamente desequilibrado e não "curto" para as nossas ambições. Repara, temos uma massa salarial na casa dos 90-95M€ e começamos a maioria dos jogos com 40M€ sentados no banco de suplentes ou mesmo na bancada.

Em condições normais isto significaria que tínhamos um plantel super completo e com todas as condições para ganharmos títulos. O investimento tem sido feito, tanto é que o recorde de transferências foi batido precisamente neste reinado do Conceição, o problema é o critério nas contratações. Aqui, a principal responsabilidade é da direção, claro está, mas o treinador tb não sai bem na fotografia com os seus sucessivos erros de casting.

É uma pena, o Conceição em termos tácticos (treino, abordagem estratégica aos jogos) e motivacionais é do melhor que podemos almejar mas infelizmente deixa muito a desejar em termos de construção de plantel. Acho que este handicap vai limitá-lo ao longo da carreira.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de TariboWest, há 16 minutos:

Eu continuo a dizer que o problema deste plantel é o facto de ser extremamente desequilibrado e não "curto" para as nossas ambições. Repara, temos uma massa salarial na casa dos 90-95M€ e começamos a maioria dos jogos com 40M€ sentados no banco de suplentes ou mesmo na bancada.

Em condições normais isto significaria que tínhamos um plantel super completo e com todas as condições para ganharmos títulos. O investimento tem sido feito, tanto é que o recorde de transferências foi batido precisamente neste reinado do Conceição, o problema é o critério nas contratações. Aqui, a principal responsabilidade é da direção, claro está, mas o treinador tb não sai bem na fotografia com os seus sucessivos erros de casting.

É uma pena, o Conceição em termos tácticos (treino, abordagem estratégica aos jogos) e motivacionais é do melhor que podemos almejar mas infelizmente deixa muito a desejar em termos de construção de plantel. Acho que este handicap vai limitá-lo ao longo da carreira.

Taribo, explica-me pf, tirando o teu ódio ao David Carmo, quem é não fomos buscar por culpa do SC.

Eu odiava e continuo a achar que o Sérgio muitas vezes não representa bem o clube em CI etc etc, mas agora dizer que só ganhou 50% como alguém disse ai atrás.. tenho a certeza que com 99% de outro treinador/es, não tinhamos ganho nem 1 campeonato e neste momento o benfica seria já penta..

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de aarao73, há 44 minutos:

Taribo, explica-me pf, tirando o teu ódio ao David Carmo, quem é não fomos buscar por culpa do SC.

Dou-te um exemplo flagrante que já abordei anteriormente porque tenho conhecimento de causa. Na altura da vinda do Zé Luis tínhamos a possibilidade de contratar o Jonathan David, que estava a começar a despontar no Gent, por 12M€, mas o Sérgio mostrou-se intransigente desde o 1º momento e insistiu no Zé Luis. A direção fez-lhe a vontade, fomos buscar o Zé Luis por 11M€ com o sucesso que já é conhecido. Isto sendo um jogador que já tinha treinado, ou seja, tinha obrigação de o conhecer na perfeição (em todos os aspectos).

O Loum tb custou um balúrdio e há quem diga que foi negociata da SAD mas a verdade é que o Sérgio deu aval à contratação porque já o conhecia dos tempos do Braga e sempre falou dele como se tivéssemos na presença do novo Patrick Vieira. Mais 7,5M€ (75% passe) para o lixo.

De França, de uma Liga que o Conceição diz não perder pitada, chegaram 2 reforços - Janko e Waris. Dispensam apresentações e os 2 juntos custaram sensivelmente 7,5M€. Como é que é possível, em 6 anos não termos um reforço digno desse nome de um campeonato que o nosso treinador admite seguir com toda a atenção?

O Carmo é só o exemplo mais recente. Dava-lhe mais garantias do que qualquer central referenciado pela direção e não se pode queixar. Desejo satisfeito e 20M€ (+2,5M€ em objectivos) investidos num central que poucos meses volvidos é a sua 4ª opção na hierarquia.

Se tivesse olho para o mercado tb já não estava em Portugal, seguramente, portanto, nem tudo é mau.

• Like 4

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Popular Agora

• Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...