Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
pedritsh

[Mundial 2022] Marrocos 1-0 Portugal (RF)

Publicações recomendadas

Falaram aí para trás das vezes que custaram mais. Se excluirmos das contas Europeus, que é competição menor em comparação ao Mundial, e por isso tirarmos o Euro 2004, esta eliminação foi a que mais me custou. De longe.

A cena é que nós acabámos por ser eliminados sem defrontarmos sequer uma equipa de topo. Em 2002 saímos cedo e também cedo se percebeu que aquilo era um barco a naufragar. Em 2006 perdemos na Meia-Final, mas num jogo muito disputado com a França. Poderia ter caído para qualquer um dos lados, caiu para eles, acontece.

Em 2010 e 2014 tínhamos seleções medonhas. A primeira com vários elementos em fim de ciclo e alguns titulares medianos, a segunda com o Ronaldo lesionado e o resto da equipa a um nível tristonho.

Depois vêm 2018 e 2022 e por favor, já tínhamos equipas de boa qualidade e acabaram eliminadas por adversários bem ao nosso alcance. Este ano, em especial, não defrontámos nenhum adversário de alto nível. Gana, Uruguai, Coreia, Suíça e Marrocos? Nunca na nossa história tivemos um percurso tão fácil para chegar às Meias-Finais. Isto era dado, ainda para mais à melhor geração que já vi no futebol português, e mesmo assim conseguimos falhar.

Fica sempre o amargo de boca por termos sido eliminados tendo a clara percepção que os astros se alinharam para nós: tínhamos a qualidade individual e adversários acessíveis até à Meia-Final. Não chegar lá foi absurdo. Teria muito maior empatia com a prestação da seleção se tivéssemos apanhado uma França nos Oitavos e tivessemos perdido logo aí, como em 2010 com a Espanha, do que perder com Marrocos nos Quartos.

Com Marrocos, fds. É preciso cara de pau para não considerar isto um fracasso. Ya, ganharam à Espanha. Boa sorte ao Roger Schmidt para explicar aos benfiquistas que uma eventual derrota com o Varzim para a Taça não é uma vergonha porque "eles ganharam ao Sporting". Até pagava para ver.

• Like 5
  • Concordo! 19

Compartilhar este post

Link para o post

O rui Jorge para mim ficou apresentado quando perdeu o euro sub 21 em 2015 contra a Suécia tendo uma seleção imensamente superior. Depois disso foi sempre a conseguir fazer pior. Mesmo em 2019 tínhamos equipa melhor que os alemães e voltou a perder. 

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Black Hawk, há 9 minutos:

Falaram aí para trás das vezes que custaram mais. Se excluirmos das contas Europeus, que é competição menor em comparação ao Mundial, e por isso tirarmos o Euro 2004, esta eliminação foi a que mais me custou. De longe.

A cena é que nós acabámos por ser eliminados sem defrontarmos sequer uma equipa de topo. Em 2002 saímos cedo e também cedo se percebeu que aquilo era um barco a naufragar. Em 2006 perdemos na Meia-Final, mas num jogo muito disputado com a França. Poderia ter caído para qualquer um dos lados, caiu para eles, acontece.

Em 2010 e 2014 tínhamos seleções medonhas. A primeira com vários elementos em fim de ciclo e alguns titulares medianos, a segunda com o Ronaldo lesionado e o resto da equipa a um nível tristonho.

Depois vêm 2018 e 2022 e por favor, já tínhamos equipas de boa qualidade e acabaram eliminadas por adversários bem ao nosso alcance. Este ano, em especial, não defrontámos nenhum adversário de alto nível. Gana, Uruguai, Coreia, Suíça e Marrocos? Nunca na nossa história tivemos um percurso tão fácil para chegar às Meias-Finais. Isto era dado, ainda para mais à melhor geração que já vi no futebol português, e mesmo assim conseguimos falhar.

Fica sempre o amargo de boca por termos sido eliminados tendo a clara percepção que os astros se alinharam para nós: tínhamos a qualidade individual e adversários acessíveis até à Meia-Final. Não chegar lá foi absurdo. Teria muito maior empatia com a prestação da seleção se tivéssemos apanhado uma França nos Oitavos e tivessemos perdido logo aí, como em 2010 com a Espanha, do que perder com Marrocos nos Quartos.

Com Marrocos, fds. É preciso cara de pau para não considerar isto um fracasso. Ya, ganharam à Espanha. Boa sorte ao Roger Schmidt para explicar aos benfiquistas que uma eventual derrota com o Varzim para a Taça não é uma vergonha porque "eles ganharam ao Sporting". Até pagava para ver.

Exato.

A Inglaterra bateu-se bem contra a França, por exemplo. É um contexto diferente.

Contra Marrocos, pqp, por mais mérito que tenham, é difícil de aceitar.

Compartilhar este post

Link para o post

Para mim era um careca que anda nas arábias...mas não era o jardim 😎

Compartilhar este post

Link para o post

E custa ainda mais depois do recital dado à Suiça.

Passar de uma das melhores exibições de sempre para uma derrota destas. 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Eden Hazard, há 4 minutos:

Dá a impressão que as indicações do engenheiro para os jogadores foram: "agora é fazer o mesmo que fizeram à Suiça, rapazes".

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Jimpo, há 9 horas:

Ainda não percebi o que é que o árbitro fez de mal. Tinha de marcar por nós? 

Tudo ai a reclamar com a malta que falhou na grande área já eu estou a perguntar-me como é possível alguém cruzar completamente sem que não haja ninguém a fazer pressão num raio de 4 metros alias a jogada é 100% cómica  tudo a passo perdidinhos nos posicionamentos e a marcar os adversários com os olhos nem nos iniciados se defende assim. 

• Concordo! 2

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Lage_Effect, há 17 minutos:

Tudo ai a reclamar com a malta que falhou na grande área já eu estou a perguntar-me como é possível alguém cruzar completamente sem que não haja ninguém a fazer pressão num raio de 4 metros alias a jogada é 100% cómica  tudo a passo perdidinhos nos posicionamentos e a marcar os adversários com os olhos nem nos iniciados se defende assim. 

Eu mal olhei para o lance mais a frio, foi logo o que me apercebi, o gajo cruza à vontadinha e tem muito tempo para pensar e executar sem pressão nenhuma. 

Btw, é preciso saber se o Rúben jogou lesionado e o porquê. É que se jogou lesionado porque o Engenheiro tinha medo de meter o António Silva isto tudo ainda se torna mais cómico porque levou central para não contar com ele em jogos a sério. 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Jimpo, há 9 horas:

Fiquei a olhar para isto e estava a pensar que era Portugal com a bola, só depois de alguns segundos é que o meu cérebro percebeu que era Marrocos. Principalmente quando o segundo gajo recebe a bola do central, parecia uma movimentação à Félix. Suponho que seja aquele 8, tem grandes pés.
Muito bem trabalhada a bola.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Lage_Effect, há 57 minutos:

E não foi só esse lance. Uma rápida vista de olhos a um resumo mostra que Marrocos teve na primeira parte pelo menos quatro boas ocasiões de golo só na primeira parte: a do golo; um cabeceamento do El-Nesyri sozinho à entrada da pequena área que foi por cima; um remate de alguém à entrada da pequena área após um cruzamento, que foi ao lado; e um lance de contra-ataque em que um marroquino isolado pela esquerda atirou para a bancada.

Tivemos foi sorte de não chegarmos ao intervalo a perder por dois. Aliás, ignorem a saída do Diogo Costa no lance do golo e vêem como o El-Nesyri ganharia à mesma o lance e iria cabecear sem oposição mesma à frente da baliza. Duvido imenso que o Diogo Costa defendesse aquilo mesmo tendo ficado na baliza.

Quando se diz que Portugal teve azar e que a seleção estava bem preparada, pah, não. Defensivamente fomos um caos. Só não sofremos do Uruguai e todos nos lembramos como o Uruguai teve também várias oportunidades para marcar, incluindo dois lances na cara do Diogo e um remate frontal ao poste.

Sofremos três golos em bola corrida a partir de cruzamentos e mais dois em lances de bola parada com cruzamentos para a área. O outro foi um contra-ataque que parte de uma bola parada ofensiva nossa. Seis golos sofridos, quase todos em cruzamentos para a área? Isto é demasiado específico para ser coincidência ou azar. O posicionamento dos jogadores e a reação no ataque à bola neste tipo de lances treinam-se, é um dos aspetos que mais depende do trabalho do treinador. Houve ali falta de preparação.

Não houve tempo para treinar, diz-se? Nesse caso o que não deve faltar são seleções que sofreram carradas de golos quase todos iguais. Quantas andaram a sofrer golos consecutivos a partir de cruzamentos para a área? Pois...

Cada dia que o Nandinho continue no cargo é uma ofensa a todos os portugueses - já que a seleção diz representar todos os portugueses. Já se demitiu?

Editado por Black Hawk
  • Like 2
  • Concordo! 4

Compartilhar este post

Link para o post

As estatísticas valem o que valem. Este é o rating do sofascore sobre a prestação dos 24 portugueses nos 5 jogos do mundial:

image.thumb.png.59bca55dc56276496f92784d674323ed.png

Compartilhar este post

Link para o post

Matheus Nunes chegou tarde à sessão de fotos e teve de mandar a do passe

• Like 2

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de JorgeFerreira, há 13 horas:

Saída estapafúrdia, não interessa branquear. Não se perdeu por culpa dele, mas acusou alguma intranquilidade durante todo o mundial. Tem futuro, gosto bastante e a qualidade está lá, como referido acima, apenas me causa confusão onde o querem colocar agora a nível de qualidade.

Confesso também que sinto alguma pena do Patrício, depois de tudo o que fez, nem no jogo da Coreia? Ridículo.

Como fã do Diogo Costa, custou-me sempre um bocado a troca, acho que foi dos momentos menos justificados para tirar o Patricio. Um senhor, btw. Nunca houve ondas, mesmo sabendo que a partir dali nunca mais cheirava. E o FS foi um cabrãozinho contra a Coreia.

• Like 1
  • Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post

Eu não vi o jogo comentei esse lance que meteram ai porque me fez imediatamente lembrar dos show de horrores que era a transição defensiva do Benfica na época passada. De vez em quando há umas alterações pequenas mas este núcleo de jogadores tem quê? uns 4 anos? Saiu o Fonte entrou o Ruben saiu o Cedric entrou o Cancelo mas de resto a base da defesa e do meio campo é quase a mesma querem-me convencer que isto é falta de treino? 4 anos com tantas paragens para jogos das seleções não houve tempo para treinar uma simples transição defensiva? uma jogada de ataque que não fosse um hino ao bombobol do Rui Vitória? crl no Benfica aprenderam essa merd* em um mês. Os treinos da seleção devem ser o meiinho depois de umas voltas a campo e depois só devem fazer uns remates a baliza. 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de noikeee, há 3 horas:

Pá.. No tempo do Paulo Bento, que treinou acho que 4? 6 anos de selecção?, aconteceu umas 4 ou 5 vezes..

Não querendo descrebilizar o PB, mas o Mourinho impõe outro tipo de respeito e tem outra bagagem competitiva que o PB nunca terá. E outra coisa que ia amenizar ainda mais, é que sem Ronaldo (espero eu) na seleção, deixa de existir uma figura de referência. 

Claro que não impede que apareça um equivalente ao Sá Pinto e tente espetar um selo bem dado em alguém ou que uma peça chave decida "se retirar" enquanto treinador x estiver lá.

Contudo, eu concordo com os teus restantes pontos. Portugal precisa de um treinador mais arrojado e com um futebol mais de ataque. Mourinho será útil se a seleção começar a ter uma geração que não apresente os níveis de qualidade que nós temos sido habituados desde 2018 para cá. 

Compartilhar este post

Link para o post

Oh essa notícia não está correcta. A FPF não paga salários ao Santos, paga prestação de serviços à empresa dele

• Like 3
  • Concordo! 3

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Black Hawk, há 11 horas:

Muito bem. Estou completamente de acordo. Mas permite-me acrescentar um ponto que acho relevante. Dos jogadores com um tempo de utilização relevante quantos foram regulares e mantiveram o nível em relação ao que vinham fazendo nos clubes? Pepe, Dalot, Bruno Fernandes e Félix? Sendo que no caso do último o termo de comparação é tau baixo que também mau seria. É evidente que houve boas exibições, nomeadamente contra a Suíça e é evidente que houve jogadores que, não mantendo o nível, não estiveram mal, Otávio à cabeça, mas caramba, como é que é possível ter tantos craques e jogar-se tão mal?

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Tio Hans, há 1 minuto:

Muito bem. Estou completamente de acordo. Mas permite-me acrescentar um ponto que acho relevante. Dos jogadores com um tempo de utilização relevante quantos foram regulares e mantiveram o nível em relação ao que vinham fazendo nos clubes? Pepe, Dalot, Bruno Fernandes e Félix? Sendo que no caso do último o termo de comparação é tau baixo que também mau seria. É evidente que houve boas exibições, nomeadamente contra a Suíça e é evidente que houve jogadores que, não mantendo o nível, não estiveram mal, Otávio à cabeça, mas caramba, como é que é possível ter tantos craques e jogar-se tão mal?

É o velho ditado: "sem bons ovos, não se fazem boas omeletes".

Se tivéssemos um plantel como o de Marrocos, talvez o Fernando Santos conseguisse chegar à meia final.

Compartilhar este post

Link para o post

A mim não me custou tanto assim a eliminação porque fui perdendo gradualmente o encanto pela Seleção nos últimos anos. É frustrante assistir aos nossos jogos.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Eden Hazard, há 11 horas:

Repara numa coisa, fizemos um grande jogo contra a Suíça mais por sorte do que por mérito do treinador. Não querendo desvalorizar o jogaço que foi, é só rever o jogo até ao momento do golo, golo esse que dependeu de um momento de inspiração individual do Gonçalo Ramos. Se o Gonçalo Ramos tentasse fazer aquilo 100 vezes, quantas vezes marcava golo? E foi a partir daí que a Suíça arriscou e abriu-se atrás permitindo aquele festival. Porque até ao golo do Gonçalo Ramos, o jogo estava a ser igual ao de Marrocos. Chutão para a frente. E quando uma equipa tem uma data de abre-latas, de jogadores virtuosos, inteligentes, técnicamente brilhantes e a única forma que conhece de furar defesas compactas é ao pontapé para a frente, algo está muito mal.

De qualquer forma, houve uma grande diferença entre os dois jogos. Conta a Suíça, o Fernando Santos meteu no banco quem estava a jogar mal. Contra Marrocos voltou a apostar no Rúben Neves.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Spikey, há 13 horas:

O Rui Jorge é o mais provável, mas não gosto nada tbh. Parece-me um Nando mais novo.

Pode-se não gostar do Rui Jorge, mas não tem nada a ver com o Fernando Santos. 

Citação de Phil, há 11 horas:

O rui Jorge para mim ficou apresentado quando perdeu o euro sub 21 em 2015 contra a Suécia tendo uma seleção imensamente superior. Depois disso foi sempre a conseguir fazer pior. Mesmo em 2019 tínhamos equipa melhor que os alemães e voltou a perder. 

Portanto só contam os resultados, o processo é bola. A verdade é que o objectivo dos sub 21 não é ganhar títulos, mas sim preparar os jogadores para a seleção principal. E aí não há igual, tem lançado vários jogadores, usou sempre um modelo de jogo a explorar todo o potencial de cada um sem focar exclusivamente no resultado. Com isto tudo já chegou a duas finais, onde numa delas frente à Suécia aconteceu o momento Grécia porque foi um massacre da nossa parte. 

Ele para mim é fantástico, e tenho receio que a saída dele possa criar um buraco que havia no passado neste escalão. De qualquer forma, ontem nos programas desportivos apontavam quase todos para o Mourinho. 

Nem sabia que o Nuno Farinha estava na CNN é recente? 

Compartilhar este post

Link para o post

O Rui Jorge engana muita gente. Ele tem é tido gerações fabulosas de jogadores, com uma qualidade absolutamente anormal. Porque aquilo tudo espremido, não dá sumo nenhum.

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Popular Agora

• Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...