Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
pedritsh

[Mundial 2022] Marrocos 1-0 Portugal (RF)

Publicações recomendadas

Citação de Lage_Effect, há 45 minutos:

Imagem

agarrou e pisou alguem arranja isto em video?

Fora de area

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Adriano17, há 27 minutos:

Devia ter dito CR7? 😍

Para ambicionar um lugar na FPF e ser bem aceite pelo povo da #gratidao ? Claro!

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de verY, há 16 minutos:

Para ambicionar um lugar na FPF e ser bem aceite pelo povo da #gratidao ? Claro!

deve estar mesmo a pensar nisso

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de bobzz, há 31 minutos:

também ainda nao percebi muito bem de onde é que vem a teoria de que o Fernando Santos estar melhor treinador

A expectativa é tão baixa que ao fim de uma boa exibição e algumas substituições mais ou menos coerentes o gajo é elevado a estratega.

História da minha vida de casado. Fazer o menos possivel, mas de 3 em 3 meses fazer alguma coisa em casa para ver a cara de surpresa da Maria.

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post

Fernando Santos, o melhor amigo de Ronaldo

Saber sair é das coisas mais difíceis para predestinados. Exige um tipo de lucidez difícil de encontrar em quem tenha passado a vida a ser tratado como um deus. Fernando Santos, um treinador que não enche as medidas a seja quem for, explicou-lhe, com a frontalidade cuidadosa que devemos aos amigos, que tem de preparar a mudança de ciclo. Não acho que os portugueses sejam ingratos. A vida pela qual Ronaldo lutou e trabalhou, vencendo o destino, foi generosa no que lhe devolveu, o que raramente acontece. O que Ronaldo merece é admiração pelo seu talento e trabalho. E essa está-lhe garantida para sempre.

Quem tivesse Cristiano Ronaldo não tinha um jogador como qualquer outro. E é por isso que quem tinha Cristiano, uma máquina perfeita de futebol, tinha de pôr toda a equipa a jogar para ele, para o aproveitar em pleno. E isso era um bom negócio quando Ronaldo estava no pico das suas qualidades. Hoje, com 37 anos, não está. Nem podia estar. E é por isso que dificilmente terá lugar num clube que queira mais do que a sua fama, que continuará a ser bastante rentável.

Ronaldo em queda é melhor do que a esmagadora maioria dos jogadores em pico de forma. Mas aquele que já foi o melhor do mundo é muito mais caro, muito mais exigente e muito mais absorvente do que outro jogador. A equipa tem de jogar para ele, por isso seca tudo à sua volta. E ninguém quer sacrificar promessas de futuro em nome de um tributo ao passado.

Tudo isto é normal e, com o rigor, o empenho e o profissionalismo que ofereceu a toda a sua carreira, Ronaldo deveria ter-se preparado para o inevitável ocaso, que no futebol vem cedo. Saber sair é das coisas mais difíceis para os poucos que foram predestinados. Exige um tipo de lucidez difícil de encontrar em quem tenha passado toda a sua juventude e vida adulta a ser tratado como um deus. É difícil pedi-la emprestada aos amigos que a fama e a riqueza costumam atrair. E para Ronaldo, que chegou onde chegou por ser obcecado pela sua performance (e o que as estatísticas dizem dela), é especialmente doloroso perceber que é a sua performance que anuncia o seu fim.

Ronaldo teve o azar de começar e acabar as suas prestações na seleção em equipas extraordinárias e, no meio, tê-las carregado às costas. Não é fácil ter, no momento da despedida – veremos como está no próximo Europeu –, uma seleção que foi capaz de brilhar sem ele. Ao reivindicar o golo de Bruno Fernandes, em vez de apenas se satisfazer com ele, demostrou essa dificuldade tão humana. Todos querem sair em grande e Ronaldo está num momento especialmente sensível da sua carreira, fora da seleção.

Fernando Santos, um treinador que não enche as medidas a seja quem for (para dizer o mínimo), foi irrepreensível com Ronaldo. Evitou o tipo de conflitos que o Manchester teve com o jogador, mas tentou ajudá-lo a sair com a dignidade que merece. Pondo-o no banco nos dois últimos jogos, por haver melhores soluções para a equipa, deu-lhe tempo para brilhar sem pôr em causa a seleção. Não foi por Ronaldo ter jogado ou ter ficado no banco que Portugal foi eliminado.

Fernando Santos foi, provavelmente, neste momento, o melhor amigo de Ronaldo. O que lhe explicou, com a frontalidade cuidadosa que devemos aos amigos, que tem de preparar a mudança de ciclo na sua vida. São pessoas como ele, e não sanguessugas, dependentes, idolátras ou cegos, que muito provavelmente o rodeiam, que Ronaldo deve ouvir. Não é habitual uma vedeta global ter a sorte de contar com alguém assim. Eu, que nunca gostei (e continuo a não gostar) de Fernando Santos como treinador, acho que tentou o mais difícil: defender a seleção e Cristiano Ronaldo, em simultâneo.

A irritação de muitos com Ronaldo, a vontade de ver cair um mito para o tornar mais humano, também é natural. Quem desperta paixões não desperta racionalidade. Não acho que os portugueses sejam ingratos, porque não acho que estejam em dívida para com Ronaldo. A vida pela qual lutou e trabalhou, vencendo o destino que lhe estava reservado, foi generosa no que lhe devolveu, o que raramente acontece com tantos que lutam como ele. Há ingratidões e dívidas, neste país, que me incomodam muito mais.

O que Ronaldo merece é admiração pelo talento e trabalho que o tornaram mais famoso do que o seu país. E essa está-lhe garantida para sempre. Agora, é esperar que os que estão próximos de Ronaldo façam o que Fernando Santos tentou: ajudá-lo na difícil transição para uma nova vida que a sua carreira merece. Se não o quiser fazer, é uma escolha tão legítima como todas as que fez para chegar a melhor do mundo. Sem que alguém lhe deva alguma coisa, sem que ele deva alguma coisa a alguém.

Compartilhar este post

Link para o post

lembro-me do futebol champanhe do Benfica do Nando, do chocolate que espalhava na Luz com Paulo Jorges e Manducas da vida, olho para o céu e questiono:

que crl aconteceu na Grécia? 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Rōnin, há 16 minutos:

lembro-me do futebol champanhe do Benfica do Nando, do chocolate que espalhava na Luz com Paulo Jorges e Manducas da vida

é verdade. Jogávamos bem. 4-4-2 losango, Léo a subir no corredor, Simão solto na frente, Katsouranis a segurar o meio campo. Foi equipa que merecia ter sido campeã.

• Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post

Acho que passados 15 anos já se devia saber que qualquer português que ouse elogiar Messi em detrimento de CR7 é um crime lesa-pátria, ainda mais depois da narrativa que se formou logo após o jogo que o culpado era o árbitro argentino.

Editado por zeca galhão
  • Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de verY, há 1 hora:

Esse disse que o Messi estava a ser o melhor jogador do Mundial. Não tem condições para assumir o lugar.

E o Ronaldo continua na seleção depois disto? Eu vejo o Luís Castro dentro dos portugueses como a melhor opção e já chega de tomar as decisões na FPF consoante os interesses do Ronaldo.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de kareca, há 1 hora:

Mas o que tem isso que ver com adicionar uma mentalidade de vencer aos miúdos?

Tu podes ter uma mentalidade vencedora, mas o foco não ser exclusivamente o resultado. É que até nisso o Rui Jorge rebenta com tudo, com o maior número de vitórias de uma seleção sub 21, por exemplo. 

Citação de kareca, há 1 hora:

Tu percebeste 😁

Citação de Tio Hans, há 41 minutos:

Já estou a imaginar o Rui Vitória seleccionador nacional.

Olha que esse não nome me admirava nada de começar a surgir. 

Citação de pedropb13, há 33 minutos:

Depois do Fernando Desc Santos vamos ter o Rui Fajo Jorge? 

😎💪

Compartilhar este post

Link para o post

O foco dos Sub 21 até pode ser não vencer troféus nenhuns, tudo bem. Agora chegando às finais, nâo as venceu pois não? Qual é a desculpa?

Principalmente essa equipa de 2015, perdeu contra.. a Suécia. Parece a equipa do Nandinho a perder com seleções da treta.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Tio Hans, há 50 minutos:

Então vai ficar

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Fajo, há 6 minutos:

Tu podes ter uma mentalidade vencedora, mas o foco não ser exclusivamente o resultado.

Mas é isto que interpretas em ter mentalidade vencedora? O problema aqui é outro, então. Não percebes o que está a ser dito.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Prata, há 26 minutos:

E o Ronaldo continua na seleção depois disto? Eu vejo o Luís Castro dentro dos portugueses como a melhor opção e já chega de tomar as decisões na FPF consoante os interesses do Ronaldo.

De tão mal aconselhado que é, acredito que fique até aos 40 e toda a gente culpar tudo o resto pela sua quebra de rendimento.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Descartes, há 13 horas:

As estatísticas valem o que valem. Este é o rating do sofascore sobre a prestação dos 24 portugueses nos 5 jogos do mundial:

image.thumb.png.59bca55dc56276496f92784d674323ed.png

Otavinho MVP

😭 👶

Compartilhar este post

Link para o post

Rui "jogamos como nunca, perdemos como sempre" Jorge

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post

Mas quê? O Ronaldo vai continuar na selecção? Até aos 40? A jogar nas arábias? Mas o gajo não tem olhos na cara, sequer?

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de JackBauerPT, há 12 minutos:

O FS vai ser despedido não por razões desportivas, mas porque sentou o Cristiano.

Change my mind.

Também não tenho dúvidas. Tivesse o Ronaldo jogado 90 sobre 90 qual seria a diferença de 2022 com as competições em 2021 e 2018?

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Tio Hans, há 2 horas:

Dado o tweet e o seu autor, o mais provável é o Fernando Santos renovar por mais 10 anos

Editado por Stromp

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Lage_Effect, há 3 horas:

Imagem

agarrou e pisou alguem arranja isto em video?

Parece que o lance começa fora de area...

Compartilhar este post

Link para o post

Epá, se for para mandar embora o FS para trazer o Rui Jorge mais vale ficarem quietos. 

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...