Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Banks29

[FM 2024] Football Manager 2024: Reações

Publicações recomendadas

Citação de Vision, há 40 minutos:

Nunca tinha pensado nisto, tenho de testar

Força nisso! A mim reavivou-me o apetite pelo jogo.

E o tipo continua a dar cartas... o último video dele, este fala de um 4-4-2 híbrido, onde sobrecarregou o lado direito com posições super-defensivas, e o lado esquerdo com posições super-atacantes e... funciona que é uma coisa parva! Light bulb moment, mesmo.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu nas táticas sou um pouco o oposto, a caminho de todos os jogos altero as instruções e mentalidade (a mentalidade é mais na base de estar a jogar em casa/fora e favoritismo), dependendo dos pontos fortes/fracos dos adversários, e ponho essa tática como principal a ser treinada até ao dia de jogo.

Citação de bmfpcdm, Em 06/11/2024 at 09:34:

Entretanto vendi um tal de Ignacio Miramón por €16,75M, saindo do vermelho no balanço geral. Não planeio vender mais ninguém (nem comprar), pois como o plantel está, à minha chegada, já temos 10 jogadores de campo regens com 22 anos ou menos (vão-me dar um trabalhão no craiyon para lhes gerar novas caras), e mal consegui encaixar os jogadores disponíveis numa tática que faça sentido. Em princípio será isto:

yo1ho6e.png

Rezar que o campeonato corra bem (objetivo mínimo é metade superior da tabela), e que não me cortem a cabeça devido aos salários, já que, apesar de tudo, o valor de €6M/m é o mais baixo dos últimos 5 anos. Talvez a caminho de Janeiro arrisque vender mais alguém, se sobreviver até lá; por enquanto ainda não tenho apoio do plantel, não vê com bons olhos a minha inexperiência, mais uma razão para eu não querer me aventurar em grandes revoluções.

Primeiro ano na Serie A, onde o Inter tem dominado, com 5 campeonatos nas 7 épocas deste save. Só o Napoli em 23/24 e o Milan em 27/28 desfiguram essa hegemonia.

Nos últimos três anos a Atalanta tem-se ficado pelo meio da tabela (12.º/10.º/12.º), falhando a qualificação para competições europeias. Uma das principais razões para o colapso financeiro.

No início do campeonato beneficiámos de um calendário simpático, que nos permitiu subir ao primeiro lugar.

SXmc8Jn.png

O jogo contra o Bologna fragilizou-nos e não demorou muito até perdermos o primeiro lugar, ainda assim segurando-nos a um top 4.

Em dezembro veio o colapso:

3hhOwko.png

Acabando a primeira volta ali no 6.º/7.º lugar.

K2Qwkwe.png

Apesar desta situação, era premente encaixar algum dinheiro com uma transferência, ao mesmo tempo aliviando a folha salarial, pois estávamos a sangrar dinheiro mês sim, mês sim.

O Beraldo foi o único a gerar interesse no mercado, saiu para o Rennes por €53M (podendo subir aos €62M). Fomos buscar um regen à equipa B para o substituir, pois contratações estão fora de questão enquanto não há um novo orçamento salarial.

Na Coppa fomos eliminados na terceira ronda pelo Napoli (3-2), num jogo equilibrado, mas onde o Kvaratskhelia marcou um hat-trick, com três remates a meia distância na sequência de cantos.

Em contraste, no campeonato, após aquelas 4 derrotas, entrámos numa série imbatível, que só terminou no final de março.

E9jcWfj.png

Com isto, a cinco jogos do final da época, eramos incluídos nas contas de uma corrida ao título, ainda que, realisticamente, só no papel de potenciais desmancha-prazeres.

7uW1MHn.png

Conseguimos evitar qualquer derrota nesta reta final, embora terminar a época com um empate caseiro contra o Cagliari tenha sido anticlimático.

adSBVBU.png

Nada má segunda volta, só com uma derrota, apesar de tudo.

FpR9wNe.png

Soube bem alcançar o pódio no ano de estreia.

A qualificação para a Liga dos Campeões é especialmente importante devido à situação financeira do clube.

Para a próxima época temos um orçamento salarial próximo dos €6M/m. Infelizmente já não veio a tempo de segurar o Jan-Niklas Beste, que estava em fim de contrato, e que depois de janeiro decidiu que seria a sua última época no clube (acabou por ir parar ao Sassuolo).

Entretanto vendi o Piccoli, pois não justificava o salário, ao Napoli por €17.75M limpos, o que enfurio a nossa base adepta. O Tomás Araújo foi outra saída, para o Burnley por €16.5M (podendo chegar aos €21.5M).

Para substituir o Beste, fui buscar o Geovany Quenda, que estava em fim de contrato na Lazio, depois de ter passado a época emprestado ao Frosinone na Serie B (foram campeões). Objetivamente perdemos qualidade nessa ala, mas era o Quenda e não consegui resistir. E ele, aos 24 anos, ainda parece ter potencial para melhorar, aos olhos da equipa técnica. Veremos… lá para janeiro, pois entretanto partiu o tornozelo num amigável.😭

VuBn6Pk.png

Contudo, a nossa contratação mais sonante foi um regen da Fiorentina por €11.75M (+€4M ao fim de 50 jogos):

ylLQCxu.png

No final de julho estamos com este plantel:

joU4K8N.png

Não sei o que esperar da próxima época. Com um calendário mais preenchido, devido à Liga dos Campeões, temo que seja difícil repetir um top 4.

O objetivo mínimo é, novamente, a metade superior da tabela. Isto porque desde o início da época que há especulação sobre o futuro da direção, e enquanto isso não for resolvido não há visão para o futuro. Que sera, sera.

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de bmfpcdm, há 12 minutos:

Eu nas táticas sou um pouco o oposto, a caminho de todos os jogos altero as instruções e mentalidade (a mentalidade é mais na base de estar a jogar em casa/fora e favoritismo), dependendo dos pontos fortes/fracos dos adversários, e ponho essa tática como principal a ser treinada até ao dia de jogo.

Primeiro ano na Serie A, onde o Inter tem dominado, com 5 campeonatos nas 7 épocas deste save. Só o Napoli em 23/24 e o Milan em 27/28 desfiguram essa hegemonia.

Nos últimos três anos a Atalanta tem-se ficado pelo meio da tabela (12.º/10.º/12.º), falhando a qualificação para competições europeias. Uma das principais razões para o colapso financeiro.

No início do campeonato beneficiámos de um calendário simpático, que nos permitiu subir ao primeiro lugar.

SXmc8Jn.png

O jogo contra o Bologna fragilizou-nos e não demorou muito até perdermos o primeiro lugar, ainda assim segurando-nos a um top 4.

Em dezembro veio o colapso:

3hhOwko.png

Acabando a primeira volta ali no 6.º/7.º lugar.

K2Qwkwe.png

Apesar desta situação, era premente encaixar algum dinheiro com uma transferência, ao mesmo tempo aliviando a folha salarial, pois estávamos a sangrar dinheiro mês sim, mês sim.

O Beraldo foi o único a gerar interesse no mercado, saiu para o Rennes por €53M (podendo subir aos €62M). Fomos buscar um regen à equipa B para o substituir, pois contratações estão fora de questão enquanto não há um novo orçamento salarial.

Na Coppa fomos eliminados na terceira ronda pelo Napoli (3-2), num jogo equilibrado, mas onde o Kvaratskhelia marcou um hat-trick, com três remates a meia distância na sequência de cantos.

Em contraste, no campeonato, após aquelas 4 derrotas, entrámos numa série imbatível, que só terminou no final de março.

E9jcWfj.png

Com isto, a cinco jogos do final da época, eramos incluídos nas contas de uma corrida ao título, ainda que, realisticamente, só no papel de potenciais desmancha-prazeres.

7uW1MHn.png

Conseguimos evitar qualquer derrota nesta reta final, embora terminar a época com um empate caseiro contra o Cagliari tenha sido anticlimático.

adSBVBU.png

Nada má segunda volta, só com uma derrota, apesar de tudo.

FpR9wNe.png

Soube bem alcançar o pódio no ano de estreia.

A qualificação para a Liga dos Campeões é especialmente importante devido à situação financeira do clube.

Para a próxima época temos um orçamento salarial próximo dos €6M/m. Infelizmente já não veio a tempo de segurar o Jan-Niklas Beste, que estava em fim de contrato, e que depois de janeiro decidiu que seria a sua última época no clube (acabou por ir parar ao Sassuolo).

Entretanto vendi o Piccoli, pois não justificava o salário, ao Napoli por €17.75M limpos, o que enfurio a nossa base adepta. O Tomás Araújo foi outra saída, para o Burnley por €16.5M (podendo chegar aos €21.5M).

Para substituir o Beste, fui buscar o Geovany Quenda, que estava em fim de contrato na Lazio, depois de ter passado a época emprestado ao Frosinone na Serie B (foram campeões). Objetivamente perdemos qualidade nessa ala, mas era o Quenda e não consegui resistir. E ele, aos 24 anos, ainda parece ter potencial para melhorar, aos olhos da equipa técnica. Veremos… lá para janeiro, pois entretanto partiu o tornozelo num amigável.😭

VuBn6Pk.png

Contudo, a nossa contratação mais sonante foi um regen da Fiorentina por €11.75M (+€4M ao fim de 50 jogos):

ylLQCxu.png

No final de julho estamos com este plantel:

joU4K8N.png

Não sei o que esperar da próxima época. Com um calendário mais preenchido, devido à Liga dos Campeões, temo que seja difícil repetir um top 4.

O objetivo mínimo é, novamente, a metade superior da tabela. Isto porque desde o início da época que há especulação sobre o futuro da direção, e enquanto isso não for resolvido não há visão para o futuro. Que sera, sera.

E achas que vai resultar treinando apenas 2 dias por causa da Champions, Manuel Machado?

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Petar Musa, há 1 minuto:

E achas que vai resultar treinando apenas 2 dias por causa da Champions, Manuel Machado?

Isso não faz mal, que eles passam os 2 dias em casa a descansar, mas a magicar a tática na cabeça.

• Like 2
  • Haha 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Phil, Em 07/11/2024 at 20:57:

Sedes promovido, prémios, patrocínios e bilhetes de época. Não aconteceu nada fora do normal. Vais ficar igual. Eu investi zero na primeira época. Só uns dois empréstimos e um a zero. 

spacer.png

Já entendi o que dizes 🤑

Compartilhar este post

Link para o post

Sobre as táticas, eu gosto de usar papéis que se complementem bem e depois adiciono um pequeníssimo toque personalizado à tática, p.e. passe mais curto e pressão mais alta. Não mexo em mais nada, nem instruções de equipa nem individuais (nessas então nunca toquei). Mentalidade mexo sim, mas só durante o jogo dependendo de como este está a correr.

Normalmente não troco de tática se ficar na mesma equipa, ou seja se começar em 4-4-2, vou em 4-4-2 até ao fim. Mudando de equipa, mudo de tática para se adaptar ao plantel que eles tem e depois fico sempre com ela até ao fim, também.

Editado por Mica
  • Like 4

Compartilhar este post

Link para o post

Tenho estado novamente a jogar porque fiz um save que nunca tinha feito antes, começar desempregado.

Primeiro clube que me apareceu a dar a oportunidade foi o Hereford da VNS. Na primeira época organizei o clube e mantive-me na VNS, na época seguinte montei o meu 442 (que é mais um 424). Desde então, já lá vão 6 épocas e subi sempre. Tive mais dificuldade na Sky League Two, onde acabei em 2º e não estive longe de ficar pelos play-offs, mas tive uma boa reta final.

Neste momento estou em Outubro no Championship, e espero uma época tranquila. Já sei que no Championship vou ter de ficar umas 2 ou 3 épocas. Mas na verdade, vou em 3º sem saber muito bem como, com 16 pontos passados 8 jogos e 0 derrotas (!). Mas tive uns 3 empates que podia e até merecia ter perdido. Na EFL Cup já fui de vela.

4M€ de balanço, mas por mês vou estar a fazer -200m, portanto no final do ano vou ter de vender alguma pérola.

Custa um pouco é ter o estádio só com 7 mil pessoas, e está sempre cheio, precisava de ver se expandia para o dobro.

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de jmopborba, há 1 hora:

Tenho estado novamente a jogar porque fiz um save que nunca tinha feito antes, começar desempregado.

Primeiro clube que me apareceu a dar a oportunidade foi o Hereford da VNS. Na primeira época organizei o clube e mantive-me na VNS, na época seguinte montei o meu 442 (que é mais um 424). Desde então, já lá vão 6 épocas e subi sempre. Tive mais dificuldade na Sky League Two, onde acabei em 2º e não estive longe de ficar pelos play-offs, mas tive uma boa reta final.

Neste momento estou em Outubro no Championship, e espero uma época tranquila. Já sei que no Championship vou ter de ficar umas 2 ou 3 épocas. Mas na verdade, vou em 3º sem saber muito bem como, com 16 pontos passados 8 jogos e 0 derrotas (!). Mas tive uns 3 empates que podia e até merecia ter perdido. Na EFL Cup já fui de vela.

4M€ de balanço, mas por mês vou estar a fazer -200m, portanto no final do ano vou ter de vender alguma pérola.

Custa um pouco é ter o estádio só com 7 mil pessoas, e está sempre cheio, precisava de ver se expandia para o dobro.

Adoro este tipo de saves, tenho saudades de fazer um LLM desde as conferências 😍

Compartilhar este post

Link para o post

1CoZM2C.gif

ca p*ta de golo ❤️ 

• Like 3

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Mica, há 3 horas:

Sobre as táticas, eu gosto de usar papéis que se complementem bem e depois adiciono um pequeníssimo toque personalizado à tática, p.e. passe mais curto e pressão mais alta. Não mexo em mais nada, nem instruções de equipa nem individuais (nessas então nunca toquei). Mentalidade mexo sim, mas só durante o jogo dependendo de como este está a correr.

Normalmente não troco de tática se ficar na mesma equipa, ou seja se começar em 4-4-2, vou em 4-4-2 até ao fim. Mudando de equipa, mudo de tática para se adaptar ao plantel que eles tem e depois fico sempre com ela até ao fim, também.

Instruções individuais só uso quando vejo que um jogador adversário está em dificuldades físicas. Aí meto um meu a marcar homem-a-homem com entradas duras, certinho.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Mica, há 3 horas:

Eu táticas é sempre o mesmo: 5 atrás ou 442 em divisões mais baixas; 442 underdogs

433 quando é para limpar a Champions 

Citação de Jamarcus, há 4 minutos:

Instruções individuais só uso quando vejo que um jogador adversário está em dificuldades físicas. Aí meto um meu a marcar homem-a-homem com entradas duras, certinho.

Faço pequenos tweaks. Por exemplo, quando tenho um construtor avançado e quero que ele chegue mais à frente 

Compartilhar este post

Link para o post

E vocês conseguem meter táticas com 3 centrais normais a funcionarem bem?

Eu confesso que é daquelas coisas que já desisti neste FM, sinto sempre que a não ser que faça algo super meta e que seja brutalmente ofensivo, tipo isto desta tática que é o melhor com 3 defesas no fm arena (não é minha):

index.php?do=resources&action=tactic_for

Que o volume ofensivo da equipa é super pobre. Defensivamente, no geral, até é super sólido, mas ofensivamente é mesmo pobre e incapaz de dominar jogos.

O máximo que consegui que me deixasse satisfeito em todos os aspetos envolvia ter os laterais como extremos, mas não gostava muito do desenho.

Editado por El Shafto
  • Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de El Shafto, há 5 minutos:

Eu confesso que é daquelas coisas que já desisti neste FM, sinto sempre que a não ser que faça algo super meta e que seja brutalmente ofensivo, tipo isto:

Que o volume ofensivo da equipa é super pobre. Defensivamente, no geral, até é super sólido, mas ofensivamente é mesmo pobre e incapaz de dominar jogos.

O máximo que consegui que me deixasse satisfeito em todos os aspetos envolvia ter os laterais como extremos, mas não gostava muito do desenho.

Nas divisões mais baixas funciona bem comigo.

Gosto de jogo direto, rápido e motas na frente. Por isso deixa sempre 4 ou 5 gajos sempre atrás e funciona

Compartilhar este post

Link para o post

Vou tentar o desafio do Pentágono, coisa que nunca fiz em mais de 15 anos de FM.

1ª paragem:

1063255943_Capturadeecr2024-11-15214245.thumb.png.52d53047f8f5aefa2e955b6cba2a9e0a.png

2ª divisão da África do Sul.

• Like 3

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de lagarto., há 22 minutos:

Vou tentar o desafio do Pentágono, coisa que nunca fiz em mais de 15 anos de FM.

1ª paragem:

1063255943_Capturadeecr2024-11-15214245.thumb.png.52d53047f8f5aefa2e955b6cba2a9e0a.png

2ª divisão da África do Sul.

És Lagarto e sportinguista? 😅

• Haha 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de El Shafto, há 15 horas:

Eu confesso que é daquelas coisas que já desisti neste FM, sinto sempre que a não ser que faça algo super meta e que seja brutalmente ofensivo, tipo isto:

Quanto às táticas de 3 defesas, nem sei trabalhar com elas nem quero, é um tipo de formação que não aprecio nem no futebol a sério, apesar daquilo que alguns treinadores como o Rúben conseguem fazer a jogar assim.

Adoro 4-3-3 e 4-2-3-1, e tolero 4-4-2 ou até mesmo 4-5-1, mas tudo o que não tenha uma defesa a 4 simplesmente descarto.

Na vida real gosto mais do 4-3-3 mas no FM tenho sempre mais sucesso em 4-2-3-1. Uma vez tive um save no Sporting com o Matias Fernandez a nº10 e o tipo só distribuia chocolate, acho que apanhei um bug qualquer em que ele só tinha de 8.5 para cima.

Contudo, nesse mesmo save fui feliz com o Capel, por isso vale o que vale 😄

Editado por Mica

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de El Shafto, há 16 horas:

Depende muito da equipa que tens, mas acho que teres 4 em defend e o resto em attacking não funciona. Em metia um dos médios como médio defensivo em support ou recuperador de bolas em support, e o WB desse lado mais ofensivo, e do outro lado o WB com support, mas talvez como ala completo. E o IF do lado do WB com attack com support, e no outro lado o contrário.

O outro médio também podes testar ele como Mezzala para dar mais transporte à equipa e chegada, os mezzala aparecem muito na área.

Também metia a equipa com more expressive.

O facto de teres team fluidity como highly structured já é uma dica para que a equipa tenha mais fluidez, coisa que neste momento náo tem. E por isso, ofensivamente, a coisa náo rola.

Compartilhar este post

Link para o post

Neste FM o que joguei foi com 3 defesas, o do lado esquerdo subindo para médio com bola. Depois o lateral esquerdo mais ofensivo, o extremo esquerdo vindo para dentro. No lado direito o lateral mais conservador e mais interior e o extremo mais aberto. Nos médios acho que um está box to box e o outro apenas médio centro. Como começo sempre com o sporting foi o modo que arranjei de jogar com a maioria dos defesas e também de imitar o que parecia que o Amorim ia fazer no início da época passada. Tem corrido bem mas acho que ainda nem cheguei a dezembro.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de jmopborba, há 1 hora:

Depende muito da equipa que tens, mas acho que teres 4 em defend e o resto em attacking não funciona. Em metia um dos médios como médio defensivo em support ou recuperador de bolas em support, e o WB desse lado mais ofensivo, e do outro lado o WB com support, mas talvez como ala completo. E o IF do lado do WB com attack com support, e no outro lado o contrário.

O outro médio também podes testar ele como Mezzala para dar mais transporte à equipa e chegada, os mezzala aparecem muito na área.

Também metia a equipa com more expressive.

O facto de teres team fluidity como highly structured já é uma dica para que a equipa tenha mais fluidez, coisa que neste momento náo tem. E por isso, ofensivamente, a coisa náo rola.

Aquela tática não é minha, é do fmarena, que essencialmente testa táticas em milhares de jogos com equipas de diferentes qualidades. Essencialmente têm um sistema de testes bastante empírico que ajuda a encontrar as melhores táticas online

A tática da imagem não só funciona como é a melhor tática com 3 defesas. Também já a testei por mim e é avassaladora. Tamos a falar de um nível de tipo ganhares o campeonato com o Casa Pia na primeira temporada e cenas do género.

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de El Shafto, há 18 horas:

Um user do reddit criou uma tactica de 3 centrais que ate tem tido bons resultados mas o desenho acaba por ser praticamente identico a esta so altera uns quantos roles.

Acho que infelizmente as metas sao sempre as mesmas: 4-2-3-1 teres 2 DM's a apoiar, dois Inside Forwards. laterais normamente em sistemas de 4 como fullbacks a atacar ou wingbacks a atacar com 3 centrais.

O segredo acaba por ser sempre o mesmo: High pressure, high tempo e tackle harder.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de El Shafto, há 23 horas:

Na seção de tácticas deixei lá um 343 para o pessoal experimentar, já testaste?

Porque raio optas por 7 jogadores com tarefas de ataque???? Qual a ideia nisso?

Citação de Nobrewow, há 1 hora:

Um user do reddit criou uma tactica de 3 centrais que ate tem tido bons resultados mas o desenho acaba por ser praticamente identico a esta so altera uns quantos roles.

Acho que infelizmente as metas sao sempre as mesmas: 4-2-3-1 teres 2 DM's a apoiar, dois Inside Forwards. laterais normamente em sistemas de 4 como fullbacks a atacar ou wingbacks a atacar com 3 centrais.

O segredo acaba por ser sempre o mesmo: High pressure, high tempo e tackle harder.

No fórum da SI, secção de tácticas, há imensas opções, para todos os gostos, para quem se sente mais confortável a utilizar tácticas já construídas

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de MichaelAndrews, há 2 minutos:

Na seção de tácticas deixei lá um 343 para o pessoal experimentar, já testaste?

Porque raio optas por 7 jogadores com tarefas de ataque???? Qual a ideia nisso?

Editei para tornar mais claro, mas

Citação de El Shafto, há 5 horas:

Aquela tática não é minha, é do fmarena, que essencialmente testa táticas em milhares de jogos com equipas de diferentes qualidades. Essencialmente têm um sistema de testes bastante empírico que ajuda a encontrar as melhores táticas online

A tática da imagem não só funciona como é a melhor tática com 3 defesas. Também já a testei por mim e é avassaladora. Tamos a falar de um nível de tipo ganhares o campeonato com o Casa Pia na primeira temporada e cenas do género.

Mas tentado explicar como funciona, o que aquilo faz é jogar no clássico gegenpress e criar um overload monstruoso de opções na área, que, a bem da verdade, é simplesmente como o FM funciona de há já uns anos para cá. Eu não gosto dela, mas que funciona extremamente bem, funciona.

A seção de táticas aparece-me sem posts, consegues linkar o teu tópico?

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de El Shafto, há 10 horas:

Foi com aquela tactica que ganhei a liga dos campeões com o Sporting na primeira época lol

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de El Shafto, há 5 horas:

Editei para tornar mais claro, mas

Mas tentado explicar como funciona, o que aquilo faz é jogar no clássico gegenpress e criar um overload monstruoso de opções na área, que, a bem da verdade, é simplesmente como o FM funciona de há já uns anos para cá. Eu não gosto dela, mas que funciona extremamente bem, funciona.

A seção de táticas aparece-me sem posts, consegues linkar o teu tópico?

Como assim, sem posts????

A parte a bold, lamento, mas não tem nada de verdade, se passares pelo forum da SI tens n exemplos de tácticas muito variadas. O pessoal continua no registo que uma táctica ofensiva passa sempre pelo gegenpress, com mentalidade positiva ou atacante

Editado por MichaelAndrews

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Criar Novo...