Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Lip McBoatface

Viagens (Actualizado a 02/09/2021)

Publicações recomendadas

Citação de Jimpo, há 13 horas:

Cada vez mais tenho vontade e ideias de fazer uma viagem sozinho durante 3 semanas pelo menos. 

Deve ser pelo facto de ter duas crianças, mas gostava.

#durex

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de nopla, há 16 horas:

Depois da desilusão de Mostar 

Foste reviver o que sentiram os adeptos do Belenenses em 1988 quando fomos eliminados por eles 😅

Fora de brincadeiras, grande aventura! Já tens ideia da próxima?

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de a.lopes, Em 21/01/2025 at 13:14:

lol, já entrei num rabbit hole 

já fiz um plano de Varsovia - Praga - Viena - Bratislava - Varsovia e quero convidar os meus pais, ja que o cota senior também partilha o sonho de viajar pela Europa de comboio

Para mim seriam 2 países novos (nunca fui à Austria nem Eslováquia), para a senhora 3 e para a Lopes Jr e Lopes Sr 4

Tu deves saber, vivendo ai, mas tem atenção aos comboios que marcas, que fiz Viena-Budapeste de comboio e foi uma viagem um bocado complicada 😂

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Grillo, há 2 minutos:

Tu deves saber, vivendo ai, mas tem atenção aos comboios que marcas, que fiz Viena-Budapeste de comboio e foi uma viagem um bocado complicada 😂

Então?

Partilha 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Jimpo, há 14 horas:

Cada vez mais tenho vontade e ideias de fazer uma viagem sozinho durante 3 semanas pelo menos. 

Deve ser pelo facto de ter duas crianças, mas gostava.

Arranca para os caminhos de S. Tiago, agradeces depois.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Augusto, há 35 minutos:

Arranca para os caminhos de S. Tiago, agradeces depois.

Esta nos planos mas é para quando for embora. Vivo numa aldeia que faz parte do caminho e no dia que voltar de vez para Portugal, a familia vai de primeiro de carro e eu vou a pé pelos caminhos até Compostela e depois faço de Compostela até Lisboa. 

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de a.lopes, há 2 horas:

Então?

Partilha 

Foi uma longa viagem, o Tldr era o que escrevi 😂 Vou tentar ser sucinto ao máximo:

Começando pela plataforma do comboio em Viena que mudou umas duas vezes, chega o comboio com umas 20 carruagens. Nunca tinha visto um comboio como aquele, parecia um IC cá em Portugal e com a mesma idade, mas as carruagens pareciam as do Harry Potter, com um corredor de um lado da carruagem e as cabines de 6 lugares do outro. Entramos e não percebíamos nada nem das carruagens, nem dos números dos lugares e ninguém nos sabia ajudar também. Os fiscais austríacos andavam por lá, de trombas, a fazer figura de corpo presente. Sentámo-nos onde calhou, que o comboio ia vazio. Depois na entrada da Hungria trocaram e entrou o pica húngaro, só um, mas só o vimos mais à frente na viagem. Passado praí 1h, acho que foi em Györ (registei por causa do Fehér), entraram as 6 pessoas que ocupavam a cabine onde nós estávamos sentados, lá fomos de gandaia. Nestas 6 pessoas veio finalmente alguém que estava com disposição de nos querer perceber e lá nos disse que achava que havia uma carruagem na outra ponta do comboio para os nossos bilhetes, que aparentemente não tinham lugar reservado (dava para reservar, esta foi nabice nossa, se bem que não tínhamos encontrado os lugares de qualquer maneira😂). Lá fomos e encontrámos a cabine, tinha um papel e tudo a indicar que era a zona para pessoas sem lugar reservado. Problema, estava tudo cheio, ficámos de pé. Durante esta meia hora, lá entrou o pica húngaro por essa carruagem, com umas trombas maiores que os austríacos, pior ainda que eles, que este tinha cara de antigo membro do KGB. E ainda fica mais de trombas porque encontrou uma que não tinha o bilhete impresso, que era obrigatório e pega-se com ela, quase mesmo fisicamente, até a mandava calar com as mãos, foi um fartote. Lá parámos noutra estação e o pica, que vinha a meio da carruagem, saí disparado e passa por nós a bufar. Nessa paragem lá vimos dois lugares vazios e ao pé um do outro e fomos para lá e ao ir para lá, notei que em cima dos lugares tinha números afixados, mas era uma carruagem que tinha um papel A3 a dizer que era para bilhetes sem lugar, já tinha acabado o stress, certo? ERRADO, ainda nem tinha o cu no lugar e já vinha uma velha de lencinho na cabeça a apontar para o número e para o bilhete dela. Lá desistimos e voltámos para o corredor de uma das carraugens harry potterescas, que tinha uns lugares daqueles rebatíveis na lateral, a minha mulher fez a 1h30 restante da viagem de pé, eu ainda me sentei, mas devia ter seguido o exemplo dela, que entre a moldura do lugar espetada nas minhas costas e ter que me levantar sempre que passava alguém na carruagem (houve lá uma então que passou umas 5x) cheguei a Budapeste parecia o Quasimodo e o plano era (e foi) trepar Buda até chegar ao Bastião dos Pescadores, de mochila às costas.

Assumo até que isto tudo tinha sido nabice nossa, mas não facilitam nada a vida a um gajo 😂

Editado por Grillo
  • Haha 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de nopla, há 21 horas:

Não gosto nada de faltar ao prometido, mas como queria fazer algo em condições, este post foi ficando perdido, mas nunca esquecido.

Antes de mais, um pouco de contexto. Tenho feito umas quantas long trips sozinho. A de 2023 foi à Coreia do Sul e postei aqui. Em 2024 decidi que queria ir aos Balcãs, mas não à Croácia e à Albânia, que já tinha ido. Optei por fazer Sérvia - Bósnia - Montenegro - Macedónia do Norte - Kosovo - Sérvia. Sou sempre adepto de zonas pouco exploradas, muito características e que ainda têm muito por descobrir. Entendo que muitas delas vocês possam excluir à partida, mas fazem mal. Talvez o Kosovo possa ser posto de parte, visto que ainda está a nascer e tem muito pouco que seja acessível. A não ser que decidam ir para as montanhas, mas não me responsabilizo pelo conselho.

Aluguei um carro e durante 14 dias percorri os sítios que vos disse. Pelo meio, fiquei sem o telemóvel no meio de uma tempestade, fiquei retido numa fronteira por acharem que transportava droga, tive a centímetros de ser preso no Kosovo porque chovia muito e o GPS não funcionava, levei uma multa de velocidade enquanto me tentavam extorquir e ainda apanhei umas boleias antes de chegar ao carro porque escolhi - estupidamente - um albergue num ghetto de Belgrado. Pelo meio, conduzi uns 3000km, 10h30 num dia de empreitada (porque não podia entrar de carro na Albânia, nem no Kosovo, uma vez que aluguei na Sérvia), não tive qualquer acidente e apanhei todas as condições meteorológicas possíveis. 

Vou vos dar o meu roteiro, com pequenas descrições e sugestões.

A primeira começa no dinheiro: levem levantado. Pagam sempre 5€ de comissão por levantamento e 50% dos locais nesta viagem só aceitavam dinheiro, o que é lixado, visto serem várias moedas diferentes entre eles. No Kosovo são Euros e em Montenegro também, se bem que também aceitam dinars em alguns sítios. Depois, esqueçam a ideia de que se conduz mal nos Balcãs, onde se conduz mal é mesmo cá no burgo. Sem a mínima dúvida. As pessoas são pouco simpáticas, mas gostam de receber visitas, eu presumo que as constantes guerras tracem a personalidade de um povo. Vão ou no Inverno para apanharem estâncias de ski (Mavrovo National Park à cabeça) ou no Verão/Fim de Verão, mas evitem Agosto, porque as fronteiras estão todas cheias, sobretudo para irem para a Grécia. Levem passaporte apesar de quase tudo ser possível com CC. A comida é boa, mas pouco variada. Os queijos, a carne e o pão são óptimos, tudo o resto, não fiquei fã e eu considero-me bastante experimentado gastronomicamente. Tenham uma mínima noção geopolítica, acreditem que dá jeito. Comprem um E-Sim Card, visto que os dados móveis não funcionam lá.

Comecei em Belgrado, mas não tive tempo nenhum de início. Peguei no carro e fui até ao Gerês deles, o Tara National Park. É lindíssimo, tem uma área enorme, uma casa que foi capa da National Geographic, os pinheiros mais velhos do mundo e lagos com água quente e próprios para ficar lá o dia todo a nadar e a ler. Bajina Basta é a vila mais bem situada para irem ao parque natural e os melhores lagos são o de Perucac e Zaovine. Só para terem uma ideia: na Sérvia toda estima-se que há 60 ursos, 40 deles estão neste parque natural, confesso que temi algumas vezes encontrar um.

Depois de ter aproveitado a natureza, fui para a Bósnia. Parei um pouco em Sarajevo e adorei o ambiente da cidade, senti-me em Istambul mas mais europeizado. Fiquei pouco tempo e segui para Mostar. Sinceramente, não fiquei fã. Cidade linda, com castelo, rio, ponte de pedra, mas...tremendamente turística comparado com o que tinha visto até então. Parece Sintra, nesse aspecto. Todos os restaurantes cheiram a tourist trap, mas comi o melhor cevapi da minha vida.

Depois da desilusão de Mostar, segui para Montenegro. As melhores estradas são da Sérvia para a Bósnia e da Bósnia para Montenegro, são de cortar a respiração. Na Bósnia quase não se conduz a mais de 40km/h, o que me irrita profundamente, além do mais, têm radares em todo o lado. Quando cheguei a Montenegro fiquei na baía de Kotor, mas não em Kotor especificamente - muito bonito, parecido a Mostrar, mas demasiado turístico -, fiquei em Prcanj. Tinha o lago às portas do sítio onde fiquei. A água era do mais limpo que já vi, a vida era lenta, como se quer e o clima óptimo. Dos melhores sítios da viagem. Via-me a reformar aqui. Depois dei umas voltas de carro ao redor da baía e fui a umas ilhotas e visitei Perast, que adorei. Tudo ao pé da água, como se quer. Tivat é a zona fancy daquela área, achei ok, mas não me cativou.

Findada a parte de "praia", resolvi ir para o Lake Skadar que é um dos maiores lagos da Europa e divide a Macedónia do Norte da Albânia. Fiz uma tour de barco em que só estava eu e o capitão do barco (gerente do spot onde fiquei), que ainda me levou umas compotas caseiras e um pão, apreciei o gesto. Fiquei hospedado no meio da natureza, em Virpazar. Aqui começou uma tempestade enorme e o meu telemóvel deixou de dar, não sabia bem onde estava hospedado, comecei a gritar por quem me tinha feito a tour e nada. Uns putos abriram-me a porta, um deles falava inglês (because video games) e conhecia o Ilya, que também era o gerente do sítio onde estava. Com aquele dilúvio ele lá me levou a uma loja em Podgorica e lá consegui comprar um telemóvel, ainda há mais nuances desta história, mas o texto já vai longo. Disse que o meu jogador preferido era o Saliba e iam-me matando por não ser o CRRR777. No dia a seguir fui visitar a capital europeia mais feia de sempre: Podgorica. O meu conselho é para nunca visitarem, quase que parece Camarate. 

Dia seguinte, começa a minha epopeia das 10h30 de rasgo a conduzir sozinho. Custa muito, não vou mentir. Não têm ninguém com quem falar, já tinha ouvido toda a música e podcasts possíveis e já só queria chegar. O destino era Mavrovo National Park que só vale mesmo a pena irem no Inverno, uma vez que no Verão não há nada de nada para fazer, a não ser explorar as montanhas e a natureza quase morta. O lago, que é a grande atracção, estava quase seco. Deu para comer bem, ter encontros de 3º grau com os 10000 cães vadios e para ver umas igrejas que estiveram submersas. Continuando na Macedónia do Norte (o meu país preferido da viagem), fui para Ohrid. Similar a Kotor pela baía, mas com mais coisas para ver (maior número de igrejas por metro quadrado, segundo a UNESCO), uma vibe menos turística e vistas mais bonitas. Aconselho, sinto que podia ter ficado aqui mais tempo. Fiquei numa zona recôndita onde tinha uma praia que foi a minha preferida da viagem, chama-se Trpejca. Ainda visitei uns mosteiros lindos, à beira-mar, foi do mais bonito que já vi, valeu mesmo a pena vir a esta zona. Saído de Ohrid, fui para a capital, que é Skopje. Se só estiverem numa de capitais, então vão a Skopje, for sure. Rio ao longo da cidade (claro...), estátuas gigantes, cidade larga, muita coisa para ver e fazer (atendendo à realidade) e muito hospitaleiros. Influência albanesa por todo o lado, mas sobretudo aqui estava muito latente. Também a parte muçulmana se nota bem, sobretudo na comida.

Estive 3 dias em Skopje e um deles decidi ir a Pristina, no Kosovo. Fui e vim de autocarro, mas estava uma tempestade horrível. Vi muito pouco da cidade, mas deu para perceber a 200% a influencia americana, não só pela estátua do Bill Clinton, mas pela involvência. Achei ok, mas não voltava, fica só na lista de checks. Decidi acabar onde comecei, por isso, fui para a Sérvia. Fiz um amigo logo nos primeiros dias da viagem, que me disse que tinha de ir a Nis, a capital do Burek, eu, como bom foodie, tive de ir na conversa dele e ainda bem! Cidade engraçada, muito virada para a cultura, com muita vida e com uma gastronomia óptima. Comi aqui o melhor burek da minha vida e até bebi com iogurte, tal como manda a lei. Em Nis fui a tempo de levar uma multa de velocidade, enquanto a policia me tentava extorquir no ATM, mas acabei a tirar uma selfie com eles enquanto falávamos de jogadores sérvios. Isto sem eles pescarem nada de inglês, foi giro.

Acabei em Belgrado, que é a "capital" dos balcãs. Cidade gigante, com muita coisa para fazer, muitos parques, museus, igrejas, mesquitas e muito virada para o futebol. Infelizmente não apanhei nenhum jogo, mas fiquei amigo do porteiro do estádio do Partizan, que me deixou entrar e explorar o estádio sozinho. Gostei muito. Também me falhou o museu do Tesla, mas só dá para ir em grupo e a certas horas.

Foi isto. 14 dias, 3000 kms, 5 países, mais de 15 locais, muita natureza, muita praia, alguma chuva, comida qb, preços bons e muitas histórias para contar. Viajar sozinho é mesmo uma sensação totalmente distinta de tudo. É uma aceitação difícil de nós próprios, mas um desafio constante na nossa relação connosco. 

Como sabem, acho que tenho bom olho e que as minhas fotos são boas. Sem modéstia, nem à parte, nem sem ser. Fiquem com as melhores. Tudo tirado com o telemóvel, entre o novo e o antigo.

Balkans 1st:

https://imgur.com/a/CKxfY4A

Balkans 2nd:

https://imgur.com/a/7oafwFe

Espero que gostem, que deu trabalho.

Para além de tudo o resto, admiração eterna por fazeres uma viagem sozinho por esses lados.

Imagino a viagem de 10h30. A somar ao cansaço, saberes que se te acontecer algum "azar" estás completamente sozinho e no meio do nada.

Editado por Quan Chi

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de O Pastel, Em 24/01/2025 at 12:32:

Foste reviver o que sentiram os adeptos do Belenenses em 1988 quando fomos eliminados por eles 😅

Fora de brincadeiras, grande aventura! Já tens ideia da próxima?

Sim, lembrei-me logo disso e tentei ir ao estádio, mas estava "fechado".

Citação de Quan Chi, Em 24/01/2025 at 16:41:

Para além de tudo o resto, admiração eterna por fazeres uma viagem sozinho por esses lados.

Imagino a viagem de 10h30. A somar ao cansaço, saberes que se te acontecer algum "azar" estás completamente sozinho e no meio do nada.

Adorei. Sinto que está muito menos explorado do que o resto da Europa. A atmosfera (para evitar dizer aura) é muito particular, única, mesmo. Depois, juntas zonas com recursos naturais do melhor que há e tens um tesouro da Europa. Sobretudo a Macedónia do Norte, tem tanto para ver e fazer, no que diz respeito a natureza e é muito pouco falado - ainda bem.

Quanto às 10h30, foram mesmo muito lixadas. Passei por todos os estados meteorológicos e tive a centímetros de passar pela fronteira do Kosovo com um carro sérvio a abrir, mas o mais difícil foi mesmo não ter ninguém para dizer "já estamos quase".

Editado por nopla

Compartilhar este post

Link para o post

Tenho ideia de alguém já ter feito os Dolomitas mas não encontrei no arquivo 

Estava a pensar fazer 1 semana em junho com uma camper. Alguém já foi? Dicas? 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Lip McBoatface, Em 22/01/2025 at 23:42:

malta que tenha feito viagem a solo no Rio de Janeiro, put your hands up, preciso de conselhos! Vou chegar nos últimos 3 dias de Carnaval (infelizmente não posso ir antes) e fico 1 semana.

Tenho dois sítios que fiz reserva com cancelamento grátis. O na zona de Cosme Velho parece-me muito mais interessante a nível de espaço e possibilidade de conhecer gente sem ser demasiado party hostel. O outro tem a vantagem de ser em Copacabana.

https://www.hostelworld.com/hostels/p/314207/jo-and-joe-rio-de-janeiro-largo-do-boticario/

https://www.hostelworld.com/hostels/p/319172/matianellu/

Apesar da localização estou a pensar em ficar em Cosme Velho, mas algo que deva saber? Por exemplo, a nível de transporte vou perder demasiado tempo ou dinheiro, ou a nível de segurança, ou outra coisa?

@antifa consegues-me ajudar nisto? E em conselhos de Argentina e Uruguai, também vou andar por lá.

Em princípio o itinerário será Buenos Aires-Salta-Iguazú-Uruguai-Buenos Aires-Rio de Janeiro, mas aberto a um itinerário mais simpático a nível de distâncias. 3 semanas em Argentina/Uruguai e 1 semana em RJ.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Jimpo, há 18 horas:

Tenho ideia de alguém já ter feito os Dolomitas mas não encontrei no arquivo 

Estava a pensar fazer 1 semana em junho com uma camper. Alguém já foi? Dicas? 

Eu já fui, notifica-me mais logo para me lembrar de responder. Adorei

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Lip McBoatface, há 17 minutos:

@antifa consegues-me ajudar nisto? E em conselhos de Argentina e Uruguai, também vou andar por lá.

Em princípio o itinerário será Buenos Aires-Salta-Iguazú-Uruguai-Buenos Aires-Rio de Janeiro, mas aberto a um itinerário mais simpático a nível de distâncias. 3 semanas em Argentina/Uruguai e 1 semana em RJ.

Tinha-me passado esse post, muito fixe! Já fui ao Rio há muito anos e nisso convém estar mais actualizado por causa da segurança e tal que vai variando. Copacabana é o típico Rio de Janeiro, mais turistico mas bem localizado, Cosme Velho era muito engraçado. Quase uma vila tropical no meio do Rio. Só tinha o se não de ficar longe de tudo, na altura não havia uber tinha de se apanhar mototaxi ou umas vans manhosas que subiam o morro. Vê isso de como a malta faz para ir e vir da zona porque no Rio não convém andar muito a pé especialmente aí mais para o interior e isso ainda fica longe, mas é uma experiência mais autêntica. 

Em relação ao resto, como estás a pensar viajar? Isso é tudo longe para xuxu umas coisas das outras, particularmente chegar a Salta, ir de lá para Iguaçu  e depois voltar, viajar na Argentina é grande filme por causa das distâncias e falta de infraestrutura. Vais de avião? No noroeste caga nas cidades grandes de Salta/Jujuy, é só para chegar e de passagem, o que vale a pena é ver a realidade andina nas vilas pequenas, na altura era porreiro por exemplo Purmamarca, Humahuaca e se der, Iruya. Aproveita, é uma zona incrível, vale bem a pena, e há muita malta a viajar, é fixe para conhecer pessoal e aproveitar boleias. Iguazu não sei bem, é porreiro mas é só mesmo para ver as cataratas, não vale a pena passar lá vários dias porque não se passa nada, informa-te antes de onde está mais porreiro para visitar, se do lado Brasileiro ou Argentino, de vez em quando há cheias e vai variando, depois também de um lado visita-se por cima e por baixo, de outro só por baixo, uma cena assim. Uruguai não conheço, só Montevideu que é meio meh, em termos de cidade Buenos Aires é muito mais interessante.

Em relação a alternativas, não arranjas maneira de aproveitar bem Buenos Aires no inicio e saltar a ultima parte na Argentina/Uruguai e ir tipo de Foz de Iguaçu para Florianopolis? Ias curtir.

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Sandes., há 49 minutos:

Eu já fui, notifica-me mais logo para me lembrar de responder. Adorei

Eu ja nem me lembrava que tinha feito a pergunta e queres que te lembre mais tarde para me responder? :mrgreen:

• Haha 2

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Jimpo, há 58 minutos:

@Sandes. 

Uma menção honrosa ao @Bashir por ter metido um gosto e assim lembrei-me de te mencionar. 

O que queres saber? Eu não fiz de camper, mas o que fiz foi:

Fui até Bolzano, fiquei em Santa Madalena um par de noites. Lá é logo um sítio espectacular, com a igreja da aldeia e outra lá perto que é espetacular (não fui lá dentro, só vistas)

https://maps.app.goo.gl/t84AmBLp4GU8iCrF8

https://maps.app.goo.gl/1uu4y6NRw1EiXgp58

Depois éramos para ir a Seceda mas acho que o cable car estava fechado por isso fomos a outro lado, para alpe de siusi. É uma instância de ski mas que não tinha neve (fomos em outubro), mas tinha vistas espectaculares.

Aqui já estava encantado, mas depois fomos para o lado de cortina de ampezzo, com ainda mais cenas fixes. Fomos a tre cime (quase que morremos numa parte da caminhada lol tava cheio de gelo), a lagos diferentes como o muito popular lago de braies, e outro que é brutal com uma caminhada fixe é o croda da lago https://maps.app.goo.gl/tw1jhZmHQeWa86nB7.

No meio disto, a condução é brutal, tínhamos só um Fiat panda e fiz tudo muito bem, a bater mal com a beleza das montanhas. Passamos no passo Gardena de Bolzano para Cortina e ainda fomos a passo Giao ver as vistas também.

Em termos de comida é que só posso dizer +/-, naquela zona é uma mistura de comida italiana e austríaca/germânica. Não aprecio muito a segunda. O único que me lembro de ter comido foi neste https://maps.app.goo.gl/hq6Hjk2zAv2kcPsL7, lá perto tem uma cervejaria fixe também.

Opah deve ter sido as minhas férias favoritas de sempre em termos de vistas, queremos voltar lá quando o miúdo já puder andar nas caminhadas

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de antifa, há 9 horas:

Tinha-me passado esse post, muito fixe! Já fui ao Rio há muito anos e nisso convém estar mais actualizado por causa da segurança e tal que vai variando. Copacabana é o típico Rio de Janeiro, mais turistico mas bem localizado, Cosme Velho era muito engraçado. Quase uma vila tropical no meio do Rio. Só tinha o se não de ficar longe de tudo, na altura não havia uber tinha de se apanhar mototaxi ou umas vans manhosas que subiam o morro. Vê isso de como a malta faz para ir e vir da zona porque no Rio não convém andar muito a pé especialmente aí mais para o interior e isso ainda fica longe, mas é uma experiência mais autêntica. 

Em relação ao resto, como estás a pensar viajar? Isso é tudo longe para xuxu umas coisas das outras, particularmente chegar a Salta, ir de lá para Iguaçu  e depois voltar, viajar na Argentina é grande filme por causa das distâncias e falta de infraestrutura. Vais de avião? No noroeste caga nas cidades grandes de Salta/Jujuy, é só para chegar e de passagem, o que vale a pena é ver a realidade andina nas vilas pequenas, na altura era porreiro por exemplo Purmamarca, Humahuaca e se der, Iruya. Aproveita, é uma zona incrível, vale bem a pena, e há muita malta a viajar, é fixe para conhecer pessoal e aproveitar boleias. Iguazu não sei bem, é porreiro mas é só mesmo para ver as cataratas, não vale a pena passar lá vários dias porque não se passa nada, informa-te antes de onde está mais porreiro para visitar, se do lado Brasileiro ou Argentino, de vez em quando há cheias e vai variando, depois também de um lado visita-se por cima e por baixo, de outro só por baixo, uma cena assim. Uruguai não conheço, só Montevideu que é meio meh, em termos de cidade Buenos Aires é muito mais interessante.

Em relação a alternativas, não arranjas maneira de aproveitar bem Buenos Aires no inicio e saltar a ultima parte na Argentina/Uruguai e ir tipo de Foz de Iguaçu para Florianopolis? Ias curtir.

Ya, eu vou com 2 amigos italianos, o que me faz menos flexivel a nível de decidir onde ir porque eles tèm certos desejos. Talvez consiga convencer a não ir a Iguazú mas o resto está difícil mudar os planos (adoraria ir a Floripa, pqp) porque eles têm fixação pelo Uruguai e querem mesmo ir. Portanto ya, acho que vai ter de ser todas as ligações com avião 😞vai ser a minha primeira viagem do estilo sem ser sozinho e já estou meio na dúvida ahah.

Obrigado pelo conselho na zona do noroeste! Achas que vale a pena tentar arranjar uma camper no noroeste?

A semana no Rio sou só eu, mas conto não fugir muito de lá. De facto encontrei um hostel mais comunitário no Cosme Velho e neste caso estou a pensar se perco assim tanto em convenência sabendo que deve haver facilmente uber a toda a hora para me levar ao hostel no final do dia (não sei se a nível de preço é absurdo). Vou ver como o pessoal se orienta, talvez mande mail ao hostel.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de a.lopes, há 1 hora:

Não há topico para aviação? ia jurar que sim

Devia para eu amedrontar as pessoas!

• Haha 1

Compartilhar este post

Link para o post

Última noite em Dakar.

Para ser sincero tinha expectativas mais elevadas do que o que a realidade apresentou.

Na 4a feira foi uma coça, fomos a Saint-Louis (5 horas de carro) parando várias vezes pelo caminho para visitar cenas por motivo de trabalho. Sendo que ao final do dia foram mais 5h para regressar. Em Saint-Louis tem uma espécie de Old Town engraçadinha, ao contrário de Dakar.

Hoje acabei por passar o dia todo a conhecer vários sítios de Dakar. O melhor foi meter-me no ferry e ir à ilha de Goreé que foi o entreposto dos escravos (um dos vértices do famoso triângulo entre África, Américas e Europa). Ao ver as celas e as descrições do guia acho que mexeu tanto ou mais do que quando fui a um campo de concentração. Foi uma aberração completa.

Em relação a segurança senti-me sempre tranquilo, no entanto alguém que regressou há 1 mês disse-me que só neste período já lhe roubaram o carro e assaltaram a casa. Disse que desde os riots do ano passado depois das eleições que removeram o presidente incumbente estão tipo FC Porto a fazer auditorias a tudo. Por causa disso o FMI tb parou com os empréstimos por terem passado a não serem confiáveis, e como consequência pararam os empréstimos, os projetos de infra-estruturais e muitos empregos.

As estradas surpreenderam-me, tudo alcatroado impecável sem buracos e sempre a andar tipo autoestrada.

A comida não surpreendeu. Ironicamente a melhor comida que cá comi foi num jantar de negócios num restaurante tailandês.

Em relação aos preços, achei caro para caraças para África. O prato em todos os restaurantes que fui nunca era menos de 10€. Quando fomos a um melhorzinho só com prato e bebida ficou mais de 30€ cada um.

Em relação ao serviço é fraquinho, devagar devagarinho. Houve um jantar que acho que esperei 1:30 a 2:00 pela comida. Isto é geral no país, eles próprios dizem que se compararem com Costa do Marfim ou Nigéria que são muito mais expeditos.

Não cheguei a fazer praia, pq estão no inverno com 20 graus e vento, mas a malta que cá vive (locais, camaroneses e malianos) disse-me que ficaram super desiludidos quando foram a Saly que é para onde vão os turistas todos, e que é muito melhor ir para Cabo Verde.

Resumindo, não viria para aqui de férias 😛

Compartilhar este post

Link para o post

Discordo relativamente a Dakar contigo, mas eu estive uma semana lá, em férias. Principalmente a nível de comida eles têm excelente comida, obviamente muito à base de carne. Parece-me que tiveste alguma azar.

E de facto sem ter um quentinho para aproveitar as praias, ficas a perder um bom bocado da cena fixe em Dakar (mas tu vives em Portugal, acho que melhores praias que nossas no Oceano Atlântico é algo difícil de apanhar)

Eu não fui a praias em Saly mas estive bem perto e gostei, menos poluídas que no Gana por exemplo.

Quanto ao centro da cidade concordo, não há necessariamente uma zona central muito apelativa, como estamos habituados. As ilhas são as viagens diárias que compensam um pouco essa parte.

Quanto aos preços concordo também, nota-se que é dos países da zona com mais turismo europeu, muita malta francesa e italiana instalada lá.

Talvez tenha piorado muito desde há 2 anos quando fui lá

Editado por Lip McBoatface

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Lip McBoatface, há 7 horas:

Quanto aos preços concordo também, nota-se que é dos países da zona com mais turismo europeu, muita malta francesa e italiana instalada lá.

Africa em geral 'e caro se queremos coisas com standards que se aproximem da Europa. O Senegal nesse aspecto ate 'e barato em comparacao com Nigeria, Gabao, RDCongo ou Mali. Quanto mais perigoso e mais central (geograficamente ao nivel de Africa) o pais, mais caro.

Um dos maiores custos de certos restaurantes e hoteis nos paises que mencionei acima, 'e a seguranca.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...