Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
antifa

Tópico das bicicletas

Publicações recomendadas

Nunca experimentei andar numa fixa por acaso tenho curiosidade.

Já estranhei passar para 8 mudanças quando a bicicleta da minha juventude tinha 21, imagino para uma dessas 😅

Há 3 meses comprei a bicicleta que partilhei na página anterior, passei a ir para o escritório de bicicleta 100% das vezes. O tempo tem estado de favor, o Inverno ainda não chegou.

Estou a adorar a experiência. Dá para fazer cardio todos os dias, demoro 15-18 minutos por viagem (de carro demoraria tanto ou mais por causa do trânsito) e nunca senti qualquer tipo de hostilidade/problema no trânsito para com ciclistas.

Com o passar das semanas também parece que vejo mais bicicletas na estrada. Aliás, como passei a ir de bicicleta para o escritório um colega experimentou e converteu-se, talvez esteja a acontecer esse fenómeno em geral.

Compartilhar este post

Link para o post

Venho só deixar aqui um pequeno update.

Já fui às lojas de bicicletas próximas de minha casa e é para esquecer, seja a nível de stocks, disponibilidade, preços, etc... Confesso que também não gostei muito do atendimento. Num dos casos houve muito pouco interesse em responder às minhas questões ou a explicar o que quer que fosse, sendo que noutro quase me queriam impingir no momento uma bicicleta usada que tinham para venda por um valor bem acima daquilo que é o meu orçamento (4x mais).

Posto isto, vai ser Decathlon. Vou ter que fazer alguns Kms sempre que precisar de alguma coisa, mas pronto, paciência, penso que a nível de atendimento, o pessoal que conheço não tem nenhuma queixa a apontar.

Estou inclinado para um dos modelos Van Rysel (EDR AF 105), mas sábado vou lá dar um salto para ver melhor esta questão.

Se alguém tiver alguma opinião ou sugestão que queira partilhar, agradeço! 

Editado por Enzo

Compartilhar este post

Link para o post

Tenho andado pelo site da Decathlon mas nunca têm stock 😕

Tenho andado de olho nestas:

https://www.decathlon.pt/p/bicicleta-btt-st-530-27-5/_/R-p-311274?mc=8582845&c=PRETO

https://www.decathlon.pt/p/bicicleta-btt-st-540-27-5/_/R-p-301097?mc=8500756&c=AZUL

Isto porque tenho andado em passeios com amigos ao fim de semana e costumamos ir muitas vezes por terra batida e a minha já não dá bem conta do recado.

Por outro lado, também adorava ter uma de estrada, mas para já a prioridade vai para uma de "BTT" decente

Compartilhar este post

Link para o post

Já agora, e uma vez que o pessoal me deu algumas sugestões, deixo aqui o update final.

Tentei as opções da Decathlon, mas não gostei da Van Rysel e os stocks a nível de tamanho nas restantes opções (nomeadamente o S) é para esquecer.

Após visitar várias lojas, consegui uma Cannondale CAAD Optimo3, de 2021, e uma vez que era a única que tinham em stock, consegui um desconto porreiro. Acho que para me iniciar não está nada mal e até acho o modelo da bicicleta bastante bonito.

A bicicleta em questão é esta: https://bit.ly/3q0rsAv

Vem com grupo Shimano Sora, que para já, é mais do que suficiente para as voltas que dou. A nível de manutenção também me fica muito mais em conta comparando com modelos mais caros, o que também é um bónus.

Já tenho algum equipamento básico, sendo que passei entretanto para pedais de encaixe (SPD-SL da Shimano) e tenho-me adaptado bastante bem! 

Obrigado à malta que ajudou! Agora é começar a dar voltas maiores e ir evoluindo. 

• Like 2

Compartilhar este post

Link para o post

Alguém já usou pedais mistos? Há uns na decathlon, curtia experimentar. Gostava de fazer a transição para pedais de encaixe mas queria ter a possibilidade de usar plataforma na mesma 🤨 se bem que admito que se calha de me dar bem com encaixe, nunca mais ligo aos de plataforma...

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Stromp, há 14 horas:

Alguém já usou pedais mistos? Há uns na decathlon, curtia experimentar. Gostava de fazer a transição para pedais de encaixe mas queria ter a possibilidade de usar plataforma na mesma 🤨 se bem que admito que se calha de me dar bem com encaixe, nunca mais ligo aos de plataforma...

Acho que mais vale ir logo directo para o encaixe.

Arranja uma roupinha velha e treina num sítio com piso tipo relva. Ao fim de duas ou três quedas ficas habituado e não queres outra coisa. Ah e inicialmente convém deixares a tensão da mola no mínimo

Editado por dragomir

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de dragomir, Em 06/04/2022 at 08:05:

Arranja uma roupinha velha e treina num sítio com piso tipo relva. Ao fim de duas ou três quedas ficas habituado e não queres outra coisa. Ah e inicialmente convém deixares a tensão da mola no mínimo

Entendo, mas o fato dos pedais mistos era também porque eu muitas vezes utilizo a bike para coisas pontuais tipo ir aos meus pais, ir ao pão... assim também era prático na medida que não tinha de andar a trocar o calçado 😅

Compartilhar este post

Link para o post

Quando estiveres a chegar podes sempre começar a sacar um pé do pedal, e à medida que vais andando mais regularmente de bicicleta vais ver que começas até a conseguir equilibrar-te quando estás parado, portanto é só aqueles 2, 3 sustos acontecerem e o teu cérebro regista automaticamente o que fazer.

Anyway, eu pessoalmente acho extremamente má utilizar pedais de encaixe em contexto urbano. Em primeiro lugar é arriscado quando estás em transito, com pessoas à volta, ainda por cima num país como Portugal, tu tens de ter a flexibilidade de rapidamente travar e meter os pés no chão para te proteger e te estabilizares. Posso-te dizer que aqui na Holanda, o paraíso de bicicletas e de segurança, ninguém usa capacete (o que está mal) mas ninguém se mete com pedais de encaixe no meio da cidade.

Also, pedais de encaixe em contexto de cidade não te dá grande ganho de tempo. O que interessa mais é o peso da bicicleta, a caixa de velocidades e o quão rápido podes mudar, e acima de tudo aquilo que todo o pessoal de licra e mega aerodynamic shit se esquece, usar as coxas e pedalar mais rápido. Agora, para fora da cidade em longas distâncias, onde tens velocidade suficiente para, caso haja algum imprevisto, tens velocidade suficiente para manter o equilíbrio enquanto tiras os pedais, aí não vejo problema obviamente.

Mas os pedais de encaixe não tens forma de usar o "outro lado" do pedal com sapatos normais, e assim usas consoante a necessidade? Nunca usei portanto não sei se é uma cena simétrica ou não. Sei que são algo desconfortáveis usar assim mas não sei a que ponto. Provavelmente algum engenheiro/a inteligente tem um produto tipo adaptador para pedais de encaixe que rapidamente instalas para fazer o 2 em 1.

Editado por Lip McBoatface

Compartilhar este post

Link para o post

Achava que era só para uso "desportivo". Nesse caso para esse tipo de utilização mista parece-me que faz sentido.

Compartilhar este post

Link para o post

Os mistos são precisamente para quem quer usar a mesma bike sem ter de trocar de sapatos, se for essa a intenção força nisso. Caso seja para adaptação a encaixe é seguir direto para pedais de encaixe, mistos não vão servir para nada. E são feios 😅

@Lip McBoatface depois de te habituares consegues tirar os pés na boa, não faz diferença nenhuma. O maior problema é mesmo o calçado específico mas há sempre os pedais de BTT que têm o encaixe "para dentro" do sapato e por isso podem ser usados como calçado normal fora da bike. O que falas no último parágrafo são os pedais mistos, uma superfície de encaixe e outra lisa. 

Já agora, em relação aos capacetes, eu não acho nada mal que não se usem na Holanda, antes pelo contrário. Por cá uso consoante a estrada onde vou andar mas o importante é que se criem condições para que não seja preciso!

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de dragomir, Em 06/04/2022 at 08:05:

Bem, comprei uns de encaixe + sapatilhas, vi umas horas de videos no youtube de fails com pedais de encaixe e dicas para encaixar/desencaixar, fui dar uma volta (20km) e estou rendido 😅 zero quedas para já (também me fartei de treinar o parar e desencaixar) e isto para subir realmente é outra coisa.

Impecável!

Editado por Stromp

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Stromp, há 26 minutos:

Bem, comprei uns de encaixe + sapatilhas, vi umas horas de videos no youtube de fails com pedais de encaixe e dicas para encaixar/desencaixar, fui dar uma volta (20km) e estou rendido 😅 zero quedas para já (também me fartei de treinar o parar e desencaixar) e isto para subir realmente é outra coisa.

Impecável!

Vamos ver se tenho a mesma sorte. 😅

Também acabei de comprar a minha 1ª bicicleta de estrada (https://www.decathlon.pt/p/bicicleta-estrada-edr-af-ultegra/_/R-p-311959) e estava no mesmo dilema - pedais de plataforma vs encaixe. Acabei por comprar pedais de encaixe em loja e entretanto tb arranjei estas sapatilhas (https://www.tradeinn.com/bikeinn/pt/spiuk-tenis-estrada-caray/137833312/p?utm_source=google_products&utm_medium=merchant&id_producte=11905667&country=pt&gclid=EAIaIQobChMI6PK3uPei9wIVBc53Ch1SGQASEAQYBSABEgIs1_D_BwE&gclsrc=aw.ds) que até combinam com a bike e tudo. Não tenho experiência nenhuma nisto mas acho que a Spiuk é uma marca +/- conceituada e aproveitei a oportunidade. Agora o próximo desafio é colocar as travessas no ponto ideal e fazer como tu, treinar um bocado parado ou a baixa velocidade antes de partir para a estrada.

Uma palavra de agradecimento ao @Puto Perdiz e ao @Rain Dog pela ajuda que deram quando partilhei aqui pela 1ª vez a intenção de comprar um brinquedo novo. Ainda considerei comprar uma bicicleta usada ou mandar vir uma Canyon (o problema é que só voltam a ter stock lá para Junho) mas no final a escolha ficou entre as duas Van Rysel (Shimano 105 vs Ultegra). Optei pela última e espero não me arrepender da decisão.

Já agora @Enzo, não gostaste de quê nas Van Rysel?

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Stromp, há 1 hora:

Impecável!

Há quem diga que depois de passar o medo inicial é que se dão as primeiras quedas 😂

Eu ainda hoje fico traumatizado quando tenho de arrancar numa subida inclinada é a situação mais difícil para mim.

Citação de TariboWest, há 1 hora:

Vamos ver se tenho a mesma sorte. 😅

Também acabei de comprar a minha 1ª bicicleta de estrada (https://www.decathlon.pt/p/bicicleta-estrada-edr-af-ultegra/_/R-p-311959) e estava no mesmo dilema - pedais de plataforma vs encaixe. Acabei por comprar pedais de encaixe em loja e entretanto tb arranjei estas sapatilhas (https://www.tradeinn.com/bikeinn/pt/spiuk-tenis-estrada-caray/137833312/p?utm_source=google_products&utm_medium=merchant&id_producte=11905667&country=pt&gclid=EAIaIQobChMI6PK3uPei9wIVBc53Ch1SGQASEAQYBSABEgIs1_D_BwE&gclsrc=aw.ds) que até combinam com a bike e tudo. Não tenho experiência nenhuma nisto mas acho que a Spiuk é uma marca +/- conceituada e aproveitei a oportunidade. Agora o próximo desafio é colocar as travessas no ponto ideal e fazer como tu, treinar um bocado parado ou a baixa velocidade antes de partir para a estrada.

Uma palavra de agradecimento ao @Puto Perdiz e ao @Rain Dog pela ajuda que deram quando partilhei aqui pela 1ª vez a intenção de comprar um brinquedo novo. Ainda considerei comprar uma bicicleta usada ou mandar vir uma Canyon (o problema é que só voltam a ter stock lá para Junho) mas no final a escolha ficou entre as duas Van Rysel (Shimano 105 vs Ultegra). Optei pela última e espero não me arrepender da decisão.

É a parte fundamental para não se andar a sofrer em cima da bike mais do que é preciso 

Acho que ficaste com uma boa máquina, ultegra vale a pena se houver orçamento para isso. Só não gosto do esquema de cores mas isso é sempre pessoal

Qualquer dia dá para combinar um passeio CMPT 😂

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de dragomir, há 15 minutos:

Há quem diga que depois de passar o medo inicial é que se dão as primeiras quedas 😂

Eu ainda hoje fico traumatizado quando tenho de arrancar numa subida inclinada é a situação mais difícil para mim.

Acredito que sim, é que eu fui a volta toda a pensar nos pedais caso tivesse de parar 😄

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de TariboWest, Em 20/04/2022 at 16:41:

Boas companheiro! Peço desculpa pela resposta tardia!

Nem foi bem o não gostar, até porque tinha ficado bem mais servido com a Van Rysel, mas o tempo de espera até terem o meu tamanho em stock, e o facto de não poder experimentar a bicicleta antes de comprar, foi mesmo o que me fez ver outras opções. 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Enzo, há 5 minutos:

Boas companheiro! Peço desculpa pela resposta tardia!

Nem foi bem o não gostar, até porque tinha ficado bem mais servido com a Van Rysel, mas o tempo de espera até terem o meu tamanho em stock, e o facto de não poder experimentar a bicicleta antes de comprar, foi mesmo o que me fez ver outras opções. 

Pois, eu tive mais sorte. O modelo que comprei pelos vistos vai ser descontinuado mas ainda tinham algumas unidades no meu tamanho. Tb não pude experimentar antes de comprar porque os gajos só tinham uma bicicleta de estrada em loja mas acabou por correr tudo bem.

Acho que ficas igualmente bem servido com a Cannondale e até tens a vantagem de ter uma assistência melhor se a loja ficar perto de casa. Lá mais para a frente podes sempre fazer um upgrade ao groupset. O tempo é que já melhorava para um gajo sair à vontade. ☀️

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de TariboWest, há 1 hora:

Pois, eu tive mais sorte. O modelo que comprei pelos vistos vai ser descontinuado mas ainda tinham algumas unidades no meu tamanho. Tb não pude experimentar antes de comprar porque os gajos só tinham uma bicicleta de estrada em loja mas acabou por correr tudo bem.

Acho que ficas igualmente bem servido com a Cannondale e até tens a vantagem de ter uma assistência melhor se a loja ficar perto de casa. Lá mais para a frente podes sempre fazer um upgrade ao groupset. O tempo é que já melhorava para um gajo sair à vontade. ☀️

Para as voltas que dou, serve perfeitamente e caso necessite de alguma coisa, consigo ir à loja com relativa facilidade. 

Podes crer! Ainda não consegui dar tantas voltas quanto queria, infelizmente... Ou tenho algum compromisso e não consigo, ou o tempo está uma porcaria, mas pronto... 

Já agora, gostava de deixar aqui uma questão sobre a qual me deparei na altura em que andava à procura, e sobre a qual tenho alguma curiosidade em saber a vossa opinião - Travões de aro/calços VS travão de disco? Qual preferem e porquê?

Citação de Puto Perdiz, há 1 hora:

os stocks estão uma porcaria. Se não há o teu tamanho tens que esperar um porradão de tempo.

Verdade! E parece-me que vai continuar assim durante algum tempo! 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Enzo, há 2 minutos:

Para as voltas que dou, serve perfeitamente e caso necessite de alguma coisa, consigo ir à loja com relativa facilidade. 

Podes crer! Ainda não consegui dar tantas voltas quanto queria, infelizmente... Ou tenho algum compromisso e não consigo, ou o tempo está uma porcaria, mas pronto... 

Já agora, gostava de deixar aqui uma questão sobre a qual me deparei na altura em que andava à procura, e sobre a qual tenho alguma curiosidade em saber a vossa opinião - Travões de aro/calços VS travão de disco? Qual preferem e porquê?

Verdade! E parece-me que vai continuar assim durante algum tempo! 

O Puto Perdiz responde-te melhor a essa questão e confesso que também foi uma dúvida que tive desde o início. Pessoalmente, cheguei à conclusão que a diferença de preços não justificava optar por travões de disco. Sim, podem ser mais eficientes, sobretudo em chuva, mas tb não tenciono andar nessas condições. Em contrapartida, a manutenção dos travões "tradicionais" é bem mais simples e barata.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de TariboWest, há 34 minutos:

O Puto Perdiz responde-te melhor a essa questão e confesso que também foi uma dúvida que tive desde o início. Pessoalmente, cheguei à conclusão que a diferença de preços não justificava optar por travões de disco. Sim, podem ser mais eficientes, sobretudo em chuva, mas tb não tenciono andar nessas condições. Em contrapartida, a manutenção dos travões "tradicionais" é bem mais simples e barata.

Também partilho da mesma opinião, e para o tipo de volta que faço, os travões ditos "tradicionais", são mais do que suficientes. Na altura fiz algumas pesquisas e apesar de haver o consenso sobre a potência de travagem ser melhor com disco, ainda me parece que há muita discussão sobre as preferências de cada um, dai gostar de saber um pouco mais sobre as opiniões da malta aqui .

Na altura uma das dúvidas que tive foi: Em 2022, com relativamente poucos modelos ainda disponíveis com travões "tradicionais", será que ainda faz sentido optar por esta opção em vez dos discos? 

Compartilhar este post

Link para o post

A minha opinião é que depois de experimentar discos não vais querer outra coisa, e hoje em dia já não comprava uma bike sem eles. 

A eficiência de travagem é bastante superior (sobretudo em piso molhado como já disseram acima) e isso pode ser a diferença entre apanhar um susto e ter um acidente.

Certo que são mais pesados e caros mas pessoalmente prefiro gastar aí e potencialmente evitar situações chatas

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Enzo, há 2 horas:

Eles querem é vender bicicletas. É como o tamanho das rodas nas btt que andaram a saltar  clássicas de 26" para 29 e depois para 27,5, num ano só encontravas bicicletas com uma tamanho de rodas e passado 3 ou 4 só encontravas com outro tamanho.

O investimento está a ser feito nos travões de disco, agora já têm um peso mais próximo dos de calço. Quem tem dinheiro pode ir para os de disco, são melhores a travar e dão-se muito bem com os aros de carbono. Quem não tem tanto dinheiro, só quer mudar os calços e não quer ter tanto trabalho em lavar a bicicleta que vá para os travões de calços. Eu, pessoalmente, não ando em alta velocidade, não ando à chuva, sou preguiçoso e faço a manutenção e limpeza das minhas bicicletas. Quando comprar um bicicleta de gravel e tiver que me preocupar mais com as travagens logo penso em comprar travões de disco, até lá ando com calços.

Btw, não sei é sempre assim e não sei o que é o flat mount nos de disco, mas se a diferença de preços for esta, calços all the way

1Ifo76O.pngMjkseOm.png

Compartilhar este post

Link para o post

Se queres ter melhor controlo sobre a manutenção os de calço são os mais fáceis de ir corrigindo o ajustamento e mudando as pastilhas.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...