xicantonio Publicado 26 Abril 2022 O que interessa é vender Shimano e comprar Campagnolo. 1 Compartilhar este post Link para o post
Puto Perdiz Publicado 26 Abril 2022 (editado) Citação de xicantonio, há 1 hora: O que interessa é vender Shimano e comprar Campagnolo. ou SRam que tem fábrica em Portugal. edit: não sei como é agora, mas o material da campagnolo era o melhor e o mais caro. O da Shimano era mais barato e falhava mais, o da Mavic era uma bosta mas em termos de rodas eram a melhores e foram os primeiros a implementar o sistema electrónico nas mudanças. Editado 26 Abril 2022 por Puto Perdiz Compartilhar este post Link para o post
Boitswana Publicado 11 Maio 2022 Não tem nada a ver com o que estava a ser discutido, mas para quem comprou bicicleta recentemente como eu (@Enzo, @Stromp) podem apresentar candidatura ao Fundo Ambiental porque as bikes convencionais tb estão abrangidas. Lógico que as elétricas gozam de outro apoio (50% PVP) mas qq bicicleta para uso citadino tb tem um incentivo de 20% do PVP, até ao limite de 100€. Não é muito mas se puderem aproveitar são sempre 100 paus que poupam sem grande esforço. Vejam os documentos exigidos neste link: https://www.fundoambiental.pt/apoios-2022/mitigacao-das-alteracoes-climaticas1/incentivo-pela-introducao-no-consumo-de-veiculos-de-emissoes-nulas-ven-2022.aspx Compartilhar este post Link para o post
Puto Perdiz Publicado 16 Maio 2022 Citação de Puto Perdiz, Em 26/04/2022 at 19:03: Eles querem é vender bicicletas. É como o tamanho das rodas nas btt que andaram a saltar clássicas de 26" para 29 e depois para 27,5, num ano só encontravas bicicletas com uma tamanho de rodas e passado 3 ou 4 só encontravas com outro tamanho. O investimento está a ser feito nos travões de disco, agora já têm um peso mais próximo dos de calço. Quem tem dinheiro pode ir para os de disco, são melhores a travar e dão-se muito bem com os aros de carbono. Quem não tem tanto dinheiro, só quer mudar os calços e não quer ter tanto trabalho em lavar a bicicleta que vá para os travões de calços. Eu, pessoalmente, não ando em alta velocidade, não ando à chuva, sou preguiçoso e faço a manutenção e limpeza das minhas bicicletas. Quando comprar um bicicleta de gravel e tiver que me preocupar mais com as travagens logo penso em comprar travões de disco, até lá ando com calços. Btw, não sei é sempre assim e não sei o que é o flat mount nos de disco, mas se a diferença de preços for esta, calços all the way ainda sobre a questão dos travões de disco: Chris Froome’s mechanic agrees with his boss: “I’m not a huge fan of disc brakes” Spoiler Gary Blem says disc brake performance isn’t yet where it needs to be, manufacturers forced the tech onto the peloton, and believes that Froome will reach the top again by Mat Brett Wed, Apr 27, 2022 12:42 21 Chris Froome’s mechanic Gary Blem says that disc brake technology isn’t yet at the level required for professional road racing and that in time Froome will again be “unstoppable” – and, before anyone makes the joke, that’s not a reference to his brakes. Gary Blem is a mechanic for Team Israel Premier Tech and has had an association with Chris Froome for many years. Chris Froome STILL has disc brake problems In a video posted on Froome’s YouTube channel, Blem says, “I’m not a huge fan of disc brakes. The whole theory for road cycling is that you can brake last minute and, yes, the peloton is doing that. But sometimes the tyres are not adequate to go inside into the corner and you see a lot of crashes in the peloton and most definitely the speeds of racing have gone up a hell of a lot as well. “The workload with disc brakes is insane. You can get a brake to work absolutely perfect for a normal cyclotourist but for a professional that will hit a 20-30km descent, who’s really heavy on his brakes, by the bottom the rotor is noisy, the pistons are frozen – they’re stuck. Hopefully, with the new 12-speed from Shimano, those problems have been resolved. “Chris is not a huge fan. There’s the noise factor, it’s not super-reliable, wheel changes are way slower – so I think those are aspects that can improve. “In mountain biking racing is different. I know they’ve been using them for years, but racing is completely different in mountain biking. It’s not the same type of elements that these guys face daily. “The biggest thing is the weight factor because now you add 300-400 grams to the bike, so where are you going to lose that weight? Ultimately, you need to lose it on the frame or the wheels. That’s it, which means you need to get super light, once again pushing the boundaries there. “I think it was more forced by the manufacturers than anything else, and not so much by the riders. This was coming from manufacturers at end of the day.” Froome himself has made many well-documented comments on disc brakes. Most recently, he complained on YouTube about warped rotors rubbing and described disc brakes as a “work in progress”. Blem holds similar views and believes that many of the problems would be solved if hydraulic disc brakes featured adjustable pistons. He says, “If you can have an adjustable piston, already you solve some of the issues because if that piston gets blocked… you should be able to move it enough so that you got some clearance. It’s easy to say it but to do it is a different story.” Blem likens the introduction of disc brakes to the adoption of electronic shifting. “Initially we had a lot of problems with electronic,” he says. “It’s just a matter of time, I guess when disc brakes get to that level – but we’ve got to give it time. The hard part is these guys’ careers are continuing so they don’t really have much time. It’s something new and I think people tend to shy away from something new or reject it initially, so we just need to keep an open mind and go from there.” Blem also reveals that Froome takes a huge interest in equipment and alters his riding position frequently. He says, “I’ve done many tours with him where we’ve changed the position every single day.” Blem also says that Froome was thinking about dropper posts long before Matej Mohorič used one to help win this year’s, Milan-San Remo. Matej Mohorič deploys dropper post to win stunning Milan–San Remo victory “What I like about Chris is that he is innovative,” Blem says. “This dropper seatpost that Mohorič was riding – Chris spoke about this ages ago. It’s just about working closely with the manufacturers and getting things like that sorted, but it’s something that he came up with a while back. I think there’s a lot of elements that guys are using today in racing that came from Chris.” Blem reports that Froome has also been very particular about his saddle in the past. “The Giro he won in 2018, he had a saddle sore issue and I think we tried seven or eight saddles for him and it was crazy,” says Blem. “He kept me busy. Even after he won the Giro, that evening he said to me – I think it was 11 o’clock at night – Gary, I want to try this saddle when I take my bike with me.” Blem believes that despite not challenging at the highest level since sustaining multiple fractures while warming up at the Criterium du Dauphiné in 2019, Froome will again reach the top of the sport. He says, “Many people tend to lose faith but they forget he’s been down and out before and he’s come back and he will do so again, so I’m looking forward to that. I think it’s not over yet. I think Chris is just finding himself again and once he does he’ll be unstoppable again. It’s just a matter of time.” Compartilhar este post Link para o post
Rain Dog Publicado 19 Maio 2022 A minha BTT rígida dos anos 90 concorda 5 Compartilhar este post Link para o post
Ego Sum Publicado 22 Maio 2022 De quanto em quanto tempo acham ser o ideal para fazer manutenção da bicicleta? E com isto refiro-me por exemplo a afinal travões, uma vez que encher pneus eu próprio vou gerindo regularmente e quando necessário. Compartilhar este post Link para o post
Lip McBoatface Publicado 22 Maio 2022 Depende muito do teu uso e do tipo de bici, dá aí pormenores Compartilhar este post Link para o post
Ego Sum Publicado 22 Maio 2022 Bicicleta de cidade, faço uns 8-10km diários durante os dias da semana. Principalmente alcatrão mas também uma ou outra rua em paralelo onde não tenho alternativa. A bicicleta fez 6 meses há pouco tempo, comecei a pensar quando é que em média faz sentido fazer uma revisão/manutenção. Compartilhar este post Link para o post
Rain Dog Publicado 6 Junho 2022 (editado) apagar Editado 6 Junho 2022 por Rain Dog Compartilhar este post Link para o post
Rain Dog Publicado 6 Junho 2022 (editado) Na sexta-feira soube que ia conseguir sair do trabalho uma hora mais cedo, então comprei um bilhete de comboio com bicicleta até ao Entroncamento e comprei o regresso desde Évora para domingo. O plano era fazer a zona do Ribatejo até Abrantes e depois descer para Évora, já que não conhecia de todo o Alentejo e tenho um amigo a viver lá. Levei a fixed gear, com o meu rácio habitual urbano de 49:17. Cheguei ao Entroncamento já perto das 20h, portanto tinha 1h até escurecer. Andei o máximo que pude nesse dia e encontrei um lugar para montar a tenda perto de Tancos, num monte com vista para o Tejo. Spoiler No dia seguinte, saí cedinho e comecei a andar em direção a Abrantes. Parei por Tancos e Constância (que terra linda!) e felizmente pela manhã não apanhei chuva: Spoiler Cheguei a Abrantes por volta das 9h. Não sabia que era no topo de um monte (lol) e foi um bom esforço para chegar lá acima. Centro histórico muito bonito mas esqueci-me de tirar fotos. O resto da cidade, fora do centro histórico, meh. Ou talvez tenha sido o tempo esquisito que me causou a má impressão. Colinas absolutamente aterradoras numa fixed gear, btw. É que subir ainda é naquela, é só preciso esforçar-se mais; descer é outra história. p*ta que pariu, pensei que ia gastar o pneu de trás com tantos skids a tentar controlar a velocidade por ali abaixo. Saí de Abrantes e fui em direção a Ponte de Sor pela N2. Estrada comprida sem absolutamente nada à volta. Por volta das 10h, apanhei a primeira grande molha do dia, com chuva forte durante +/- meia hora. Cheguei a Ponte de Sor à hora de almoço e enchi o bandulho num pequeno restaurante. Quando me fui embora começou outra vez a chover e apanhei mais uma molha. Inicialmente, pensei ir apenas até à barragem de Montargil e acampar lá, mas quando cheguei lá ainda era muito cedo e as minhas pernas estavam boas, então continuei: Spoiler Fui até Mora. O tempo começou a melhorar ao final da tarde e por volta das 18h encontrei um típico campo alentejano, entre Mora e Pavia, com um portão que consegui saltar. Podia ter andado um pouco mais mas estava difícil encontrar bons sítios para acampar, estava tudo vedado com arame farpado... Spoiler Passei uma bela noite com banda sonora de vacas a mugir. Na manhã seguinte cheguei a Pavia e fui a descer pela N370 até chegar ao que, segundo o site ciclovia.pt, é o "Percurso de Arraiolos" da ecopista do Ramal de Mora, onde antigamente passava o comboio...ora bem, afinal é terreno privado e eu só descobri quando cheguei a meio, depois de pular uma cerca e abrir outra...quando dei por mim a andar num caminho cheio de bosta de gado e com 50 vacas a bloquear-me o caminho é que percebi que se calhar não devia estar ali. A certa altura o caminho acaba e o sítio onde continuava a antiga linha de comboio está tão cheio de ervas que nem para caminhar dá, quanto mais andar de bicicleta. Virei para a nacional e aí é que percebi que estava dentro de uma herdade qualquer, esfolei-me todo a subir a bicicleta e a pular este muro: Spoiler Cheguei a Arraiolos ainda cedo, uma vila encantadora. Se tivesse espaço tinha trazido um tapete, claro: Spoiler Em Mora já "sentia" o Alentejo, mas a partir de Arraiolos é outra loiça. Para mim é como um país novo, nunca lá tinha estado. Felizmente, em Arraiolos sim existe verdadeiramente ecopista na antiga linha do Ramal de Mora, cerca de 20km até Évora em terra batida. Levei pneus 700x28c mas antes 20km planos em terra batida do que os sobe e desces da Nacional: Spoiler Cheguei a Évora pelas 11h da manhã, andei a passear e fiquei absolutamente encantado com a cidade, tãããão bonita! E muito sinceramente não esperava que tivesse tanta vida, especialmente a um domingo de manhã. Sempre achei que fosse uma cidade algo morta e decadente mas fiquei agradavelmente surpreendido. Que maravilha, vou voltar em breve quando tiver mais tempo para explorar, sem dúvida: Spoiler Almocei na Tasca da Su junto à muralha. E sim, comi uma francesinha no Alentejo, no regrets. Precisava das calorias. Estava muito boa. Spoiler No final da tarde meti-me no comboio para Lisboa para depois voltar para cima. Saudades tb de Lisboa, já não voltava à capital há algum tempo. Ainda pensei sair em Sete Rios e ir até ao Oriente de bicicleta, onde tinha o comboio de volta para Coimbra, mas senti-me preguiçoso depois de 170km a pedalar. Spoiler Em suma, Alentejo 😍😍😍😍 Para a próxima faço de Évora ao Algarve para ficar a conhecer também o Baixo Alentejo. Muita expectativa! Ah, e adorei o facto de não ter passado por nenhuma estrada com grande trânsito, foi tudo muito tranquilo o caminho todo. E os condutores geralmente muito bem comportados, a mudar de faixa completamente para ultrapassar e tudo. Editado 6 Junho 2022 por Rain Dog 46 Compartilhar este post Link para o post
Ego Sum Publicado 6 Junho 2022 Grande maluco! Que iniciativa incrível Compartilhar este post Link para o post
antifa Publicado 6 Junho 2022 Mas o que é isto? Que maior! Espetacular mesmo. Quando te fartares do Sul podes começar a planear dar uma volta no norte, eventualmente fazer um dos caminhos de Santiago. Btw não sei se a malta que vê esse post tem noção da pancada do menino, fixed gear quer dizer que este gajo anda a viajar com uma bicicleta sem mudanças nem travões. 3 Compartilhar este post Link para o post
Kendrick Lmao Publicado 6 Junho 2022 ganda pancada lool pq é que escolheste levar a fixed gear mesmo? dá mais pica ou foi porque sim? Compartilhar este post Link para o post
Rain Dog Publicado 6 Junho 2022 Citação de Kendrick Lmao, há 14 minutos: ganda pancada lool pq é que escolheste levar a fixed gear mesmo? dá mais pica ou foi porque sim? foi pelo desafio mesmo. Adoro andar de pinhão fixo, sinto-me como peixe em água. É cliché mas não é mentira nenhuma, sentes-te completamente ligado à bicicleta, é tudo tão simples. Em 2 ou 3 ocasiões tive de empurrá-la por uma colina, em muitas mais situações gastei imensa energia por a mudança não ser adequada. Mas é sempre uma grande sensação de conquista ao acabar um trecho difícil. @antifa o norte está nos meus planos sem dúvida mas por aí é mais montanhoso, quero fazer com mudanças! Ando de olho numa nova build com um quadro Surly Crosscheck que vai ser perfeito para isso 1 Compartilhar este post Link para o post
Puto Perdiz Publicado 6 Junho 2022 Quando fizeres Évora-Algarve tem em conta a serra algarvia. 1 Compartilhar este post Link para o post
xicantonio Publicado 6 Junho 2022 Diz-me que também és daqueles maluquinhos que vai à Eroica. Compartilhar este post Link para o post
xicantonio Publicado 7 Junho 2022 Citação de antifa, há 15 horas: Btw não sei se a malta que vê esse post tem noção da pancada do menino, fixed gear quer dizer que este gajo anda a viajar com uma bicicleta sem mudanças nem travões. Tenho aqui um no trabalho que montou uma Cannondale de montanha fixed gear. Deve ter tocado 2x naquilo até vender a outro aqui do escritório. Compartilhar este post Link para o post
Lip McBoatface Publicado 7 Junho 2022 Citação de antifa, há 15 horas: Mas o que é isto? Que maior! Espetacular mesmo. Quando te fartares do Sul podes começar a planear dar uma volta no norte, eventualmente fazer um dos caminhos de Santiago. Btw não sei se a malta que vê esse post tem noção da pancada do menino, fixed gear quer dizer que este gajo anda a viajar com uma bicicleta sem mudanças nem travões. Acho que as múltiplas referências a saltar muros já definem o nível de loucura do menino (apoio a 100%, que cena linda) Compartilhar este post Link para o post
RoMbA Publicado 11 Junho 2022 E sozinho 👏 haja vontade. Eu só de ler e imaginar, já fiquei cansado 😅 Compartilhar este post Link para o post
Peplin Publicado 11 Junho 2022 Lindo, @Rain Dog! Deve ter sido uma experiência incrível. Compartilhar este post Link para o post
Hammerfall Publicado 29 Junho 2022 (editado) Comecei-me a deslocar a pé para o trabalho. Dito isto, são entre 10 a 12mins +- que demoro nesse trajeto. Com uma bicicleta reduziria isto para uns 2mins na boa. A cena é, o meu lugar de garagem não é fechado. O que me recomendam como forma de segurança? (prendê-la à parede, haverá suportes próprios?) Vou ver a bike no sábado, por isso gostava de já estar precavido nesse aspeto. Quanto a responsabilidades legais na estrada, obrigatório, só capacete? Editado 29 Junho 2022 por Hammerfall Compartilhar este post Link para o post
Bashir Publicado 29 Junho 2022 Citação de Hammerfall, há 1 minuto: Comecei-me a deslocar a pé para o trabalho. Dito isto, são entre 10 a 12mins +- que demoro nesse trajeto. Com uma bicicleta reduziria isto para uns 2mins na boa. A cena é, o meu lugar de garagem não é fechado. O que me recomendam como forma de segurança? (prendê-la à parede, haverá suportes próprios?) Vou ver a bike no sábado, por isso gostava de já estar precavido nesse aspeto. Quanto a responsabilidades legais na estrada, obrigatório, só capacete? Não te sei recomendar, mas sei que existem suportes para parede. Ou então fazes tu uns. Compartilhar este post Link para o post
Hammerfall Publicado 29 Junho 2022 Citação de Bashir, há 1 minuto: Não te sei recomendar, mas sei que existem suportes para parede. Ou então fazes tu uns. Sou grande zeca nessas coisas. Aliás, a minha sorte foi andar de bicicleta para crl na minha infância/adolescência, senão nem uma corrente sabia pôr ao sítio por exemplo 😂😂 Compartilhar este post Link para o post