Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Guest Dpitz

Tópico da Política e Economia

Publicações recomendadas

já o disse no meu circulo de amigos, e exponho aqui também, não se admirem que o PSD ganhe as próximas legislativas. com margem mínima, é certo. a partir de maio isto pode dar muita volta, vamos ver.

Compartilhar este post

Link para o post

Uma oportunidade de ouro para os outros partidos da esquerda aumentarem bastante a força no parlamento. Mas para isso é preciso haver organização, coisa que está difícil.

Compartilhar este post

Link para o post

cheira-me o PSD ganha as próximas

com estes pseudo indicadores a surgirem (e a troika a prolongar a estadia) é provável que os investidores papem isto e os juros continuem a baixar, e afinal a austeridade foi uma estratégia do caraças e o Coelho foi mesmo o nosso salvador. depois é o povão todo orgulhoso dos sacrifícios que fez darem "resultado", é que já estou mesmo a ver o filme

o Inseguro é dos líderes partidários com menos carisma que tivemos o prazer de conhecer, o PPC dá-lhe a volta fácil

Compartilhar este post

Link para o post

Há pessoal aí muito convencido que a direita não volta a ganhar as legislativas... Eu não estou tão seguro assim.

Eu também não. O descontentamento baixou bastante de tom nos últimos tempos e esta suposta recuperação económica vai jogar muito a favor do Governo.

Compartilhar este post

Link para o post

Não é suposta, Pep. Pode ainda não se reflectir no nosso bolso, mas do que vejo nos meus clientes, o 2013 foi bem melhor que o 2012. ;)

Compartilhar este post

Link para o post

cheira-me o PSD ganha as próximas

com estes pseudo indicadores a surgirem (e a troika a prolongar a estadia) é provável que os investidores papem isto e os juros continuem a baixar, e afinal a austeridade foi uma estratégia do caraças e o Coelho foi mesmo o nosso salvador. depois é o povão todo orgulhoso dos sacrifícios que fez darem "resultado", é que já estou mesmo a ver o filme

o Inseguro é dos líderes partidários com menos carisma que tivemos o prazer de conhecer, o PPC dá-lhe a volta fácil

exactamente isto.

Compartilhar este post

Link para o post

Não é suposta, Pep. Pode ainda não se reflectir no nosso bolso, mas do que vejo nos meus clientes, o 2013 foi bem melhor que o 2012. ;)

os teus clientes conferem uma boa amostra representativa da população portuguesa?

Também posso dizer que ao Amorim lhe cresceu a fortuna e ao Belmiro ... Continua é a haver sem-abrigos nas ruas. Entendes o que quero dizer?

Lá em casa está mau. A minha mãe tem cortes atrás de cortes (reformada, ex-função pública, 45 anos de descontos (38 na FP e 7 no privado)), o meu pai foi despedido por "extinção do posto de trabalho", tem 48 anos de descontos e ainda não se pode reformar; recebe agora menos 70% de subs.desemprego do que o seu ordenado, e cortam constantemente.

45 anos e 48 anos de DESCONTOS. Descontos. Nem falo de trabalho, porque isso foi sempre desde que nasceram, infelizmente. Chegam a uma fase final da vida deles e não podem gozá-la convenientemente.

O meu irmão ganha bem, tem uma vida orientada graças ao seu esforço e sacrificio pessoal. Eu tenho uma licenciatura, estagiei 5 meses de borla, tive 3 meses a recibos verdes a ganhar 500€ e dps tive 10 meses a contrato a ganhar 600€ limpos. Estou num mestrado que me vai custar 3 mil € para ver se me consigo igualar ao resto do mercado de trabalho, pelo menos a nivel de formação académica.

Meti-me nesta m*rda do empreendedorismo para ver se conseguia fazer algo útil. Para ganhar só 500€ por mes prefiro que seja daqui a uns 6 ou 7 meses, mas ao menos trabalho só para mim e adoro o que faço. Mas caso isto não resulte, é estrangeiro. Infelizmente.

E estou apenas a expor uma situação. Infelizmente há gente muito pior que eu. E o rendimento liquido do nosso agregado familiar desceu aí uns 40% em 2 anos. Nunca tivémos créditos bancários, não temos dívidas, vivemos numa casa arrendada que se nao fossemos nos a fazer obras o telhado nos caía em cima, e mesmo assim o senhoria aumenta a renda em 27% de 1 mês para o outro... A fruta na mercearia cada vez está mais cara, eu comprei um iphone novo por 30€ via leilao online, já não vou ao cinema todas as semanas com a minha namorada, já nem a rest. de fast food vamos, já nem bebo café todos os dias na rua.

Não vejo melhorias, tbh. Apesar dos indicadores serem positivos, no doubt about it. Pelo menos a nível macro-económico.

Compartilhar este post

Link para o post

a melhor forma de explicar o que se passou nestes dias :

"Para forçar Passos Coelho a ter de dizer que não o excluía, Marcelo autoexcluiu-se, acusando o primeiro de pretender exclui-lo quando, de facto, a moção não o excluía. E assim ficou incluído."

blog 31 da Armada

Compartilhar este post

Link para o post

os teus clientes conferem uma boa amostra representativa da população portuguesa?

Também posso dizer que ao Amorim lhe cresceu a fortuna e ao Belmiro ... Continua é a haver sem-abrigos nas ruas. Entendes o que quero dizer?

Lá em casa está mau. A minha mãe tem cortes atrás de cortes (reformada, ex-função pública, 45 anos de descontos (38 na FP e 7 no privado)), o meu pai foi despedido por "extinção do posto de trabalho", tem 48 anos de descontos e ainda não se pode reformar; recebe agora menos 70% de subs.desemprego do que o seu ordenado, e cortam constantemente.

45 anos e 48 anos de DESCONTOS. Descontos. Nem falo de trabalho, porque isso foi sempre desde que nasceram, infelizmente. Chegam a uma fase final da vida deles e não podem gozá-la convenientemente.

O meu irmão ganha bem, tem uma vida orientada graças ao seu esforço e sacrificio pessoal. Eu tenho uma licenciatura, estagiei 5 meses de borla, tive 3 meses a recibos verdes a ganhar 500€ e dps tive 10 meses a contrato a ganhar 600€ limpos. Estou num mestrado que me vai custar 3 mil € para ver se me consigo igualar ao resto do mercado de trabalho, pelo menos a nivel de formação académica.

Meti-me nesta m*rda do empreendedorismo para ver se conseguia fazer algo útil. Para ganhar só 500€ por mes prefiro que seja daqui a uns 6 ou 7 meses, mas ao menos trabalho só para mim e adoro o que faço. Mas caso isto não resulte, é estrangeiro. Infelizmente.

E estou apenas a expor uma situação. Infelizmente há gente muito pior que eu. E o rendimento liquido do nosso agregado familiar desceu aí uns 40% em 2 anos. Nunca tivémos créditos bancários, não temos dívidas, vivemos numa casa arrendada que se nao fossemos nos a fazer obras o telhado nos caía em cima, e mesmo assim o senhoria aumenta a renda em 27% de 1 mês para o outro... A fruta na mercearia cada vez está mais cara, eu comprei um iphone novo por 30€ via leilao online, já não vou ao cinema todas as semanas com a minha namorada, já nem a rest. de fast food vamos, já nem bebo café todos os dias na rua.

Não vejo melhorias, tbh. Apesar dos indicadores serem positivos, no doubt about it. Pelo menos a nível macro-económico.

Nos meus clientes não se inclui nenhum Belmiro, nem coisa que o valha. São médias empresas, dos mais variados sectores de actividade, distribuídas entre o Minho e Lisboa. E sim, fora aquelas onde há trafulhice, estão todas a dar sinais de alguma retoma. As vendas aumentaram, genericamente, ou pelo menos deixaram de cair. Noto um ligeiríssimo aumento do nº de empregados, tb. Mas é como eu disse ao Pep, no nosso bolso ainda não se sente e estes últimos cortes até podem deitar abaixo este assomo de recuperação, mas que ele existe, existe. Vai é demorar até sentirmos algum efeito.

Editado por Tio Hans

Compartilhar este post

Link para o post

Tempo, infelizmente, é coisa que muitas famílias já não têm. Portugal pode estar a dar a volta por cima, pode estar a entrar num ciclo de crescimento, etc., mas as famílias estão a passar por dificuldades assombrosas. Pessoalmente, esses indicadores dizem-me pouco, porque me parecem demasiado voláteis. Neste momento pode estar tudo a correr bem, todavia, de repente, pode tudo correr mal, basta ver o que se passou em Julho. A queda de Gaspar e Portas podia-nos ter conduzido, prematuramente, a um segundo resgate. Voltaram-se a viver momentos de sufoco e só 6 meses depois as coisas voltaram ao seu rumo normal, isto em termos de juros da dívida. Quem nos garante que não pode haver outra hecatombe? Já está toda a gente a olhar para o lado positivo das coisas, contudo há que contar com contrariedades e/ou imprevistos.

Compartilhar este post

Link para o post

Vaart, em momento algum eu referi indicadores. Aliás, tive o cuidado de referir que me baseio naquilo que vejo, não em estatísticas. E eu tenho perfeita noção que há muita gente em dificuldades e também tenho perfeita noção da m*rda que o Governo tem feito.

Mas isso nada invalida aquilo que eu escrevi.

Compartilhar este post

Link para o post

Lá se vai o lago.

É a ideia. Destruir um ecossistema inteiro para poupar na construção. Sounds super.

Sobre a Nicarágua, o mais relevante mesmo da noticia é saber que quem está por detrás de tudo é a China, que cada vez mais mostra querer dominar o comercio maritímo Mundial. Aliás, muita atenção ao que se tem passado no mar da China/Japão, onde estes têm desafiado abertamente e até militarmente o domínio dos EUA sobre o controle territorial.

Faz-me uma confusão enorme a situação. A travessia passaria por um comprimento praticamente o triplo do canal do Panamá, é ridículo :lol: e tudo isto metido na mão dos chineses, que nem imagino o quanto têm subornado aqueles governantes para isto passar, por causa de uma vantagem no comércio marítimo. No fim, a Nicarágua torna-se uma rota internacional que sim, pode criar uma quantidade incrível de empregos, mas ficará totalmente dependente da situação económica chinesa, destrói uma quantidade gigante de ecossistemas, tira a milhões o acesso a água limpa e mais uma série de coisas engraçada.

Eu sei que estás a falar numa perspectiva prática e de curto prazo e concordo, 2013 foi bem melhor que 2012, mas é quase o mesmo que dizer que estávamos a andar à chuva sem um guarda-chuva em 2012 e em 2013 arranjámos um guarda-chuva mas está todo roto e continua a passar imensa água. É algo que o Krugman constantemente tem falado.

http://krugman.blogs.nytimes.com/2013/12/15/if-only-it-were-the-1930s/

http://krugman.blogs.nytimes.com/2014/01/01/the-state-of-the-euro-in-one-graph/

http://krugman.blogs.nytimes.com/2014/01/13/success-european-style/

Não estou a dizer que não quero que as coisas melhorem, mas a história não é assim tão feliz, de todo.

Compartilhar este post

Link para o post

Vaart, em momento algum eu referi indicadores. Aliás, tive o cuidado de referir que me baseio naquilo que vejo, não em estatísticas. E eu tenho perfeita noção que há muita gente em dificuldades e também tenho perfeita noção da m*rda que o Governo tem feito.Mas isso nada invalida aquilo que eu escrevi.

Perdão, fui eu que li na diagonal, tens razão. Resta saber se essas diferenças que tu vais observando são, ou não, estatisticamente significativas. Sim, porque o aumento de empregos, ainda que ligeiro, e de vendas pode ser positivo comparativamente ao ano anterior, porém seria interessante comparar esses valores com aqueles obtidos em 2011 e até 2010.

Compartilhar este post

Link para o post

Alguém sabe onde se pode arranjar o artigo do Camilo Lourenço sobre as bolsas de investigação?

Compartilhar este post

Link para o post

Eu falo em suposta recuperação porque tenho para mim que os dados do desemprego estão claramente enviesados e o crescimento nem se pode chamar de crescimento. Olho para a economia real e continuo a ver os mesmos problemas e dificuldades. Ainda há dias no trabalho ouvi uma cliente a queixar-se do preço de uns sapatos de... 15 €.

Acredito que a nível empresarial já possa notar alguma melhoria aqui e ali mas ainda não chegou às pessoas ou, se chegou, foi em quantidades mínimas.

Compartilhar este post

Link para o post

É normal que muitas empresas estejam a recuperar, cortes de 10% na facturação com cortes de 40% em pessoal até acaba por ser um bom negócio.

Compartilhar este post

Link para o post

Sobre o que se tem dito aqui, referiram-se sobretudo 2 teorias sobre a situação do Marcelo: 1ª que o tipo se autoexcluiu e a segunda que isto é tudo um jogo para reforçar ainda mais a candidatura do Marcelo.

Quanto á 1ª tenho muitas dúvidas, Marcelo quer mais que tudo a PR, é o que lhe falta, e ele sabe que de todos da direita é o que mais vantagem tem.

2ª teoria, alguns dizem que isto é tudo jogo porque as pessoas têm do Passos uma imagem bastante má e do Marcelo uma imagem bastante positiva e o facto de o Passos o vir ''excluir'' vai dar um certo distanciamento entre o Marcelo e o Governo, o que solidifica a possível candidatura. Ainda que ache esta hipótese plausível, há algumas questões que não fazem sentido nomeadamente: O PPC não sabe que se está a queimar á grande quanto aos eleitores do PSD? Tinha mesmo de colocar isto na moção antes da sua candidatura onde o eleitorado do PSD(que tem de longe Marcelo em melhor conta do que ele) vai votar?

Sobre a possibilidade da direita ganhar as próximas eleições, sempre disse isso, aqui até me disseram que era impossível e que o PS ia ganhar as próximas eleições.

Há vários fatores que me levam a acreditar nisso, mas o principal é sem dúvida é um PS muito dormente e um Seguro com a perspicácia de um rochedo do gerês como noutro dia dizia o Bruno Nogueira. O AJS , embora o trabalho dele esteja dificultado é uma figura que não entusiasma em nada e faz lembrar muito o Passos Coelho. O PS tem feito uma oposição muito xoxa, ainda está muito associado ao anterior governo, e a cantilena ''Sócrates enterrou-nos'' Sócrates enterrou-nos'' ''PS enterrou-nos'' Sócrates enterrou-nos'' entrou na cabeça dos portugueses mais acríticos, ou seja 80% da população. E o PS não toma uma atitude quanto a isso, se defende o legado do anterior governo'' ou se esquecer completamente.

De qualquer forma, o facto de o governo cantar vitória em qualquer sinal que exista não ajuda, vamos ter á mesma uma recessão este ano, mas para o Governo tudo está bem e o caminho é este, ignorando completamente o tipo de trabalhos que estão a ser criados, ignorando os milhares de emigrantes, ignorando que metade das exportações são causadas pela nova refinaria da GALP., ignorando que o abaixamento nos juros da dívida é um fenómeno europeu que até a Grécia está a sentir de uma forma bastante parecida, e penso que a declarações de inconstitucionalidade de algumas medidas recessivas também influenciou o menos mal desemprenho da economia portuguesa.

Ainda sobre o Seguro, como pessoa, até parece honesto e empenhado mas para líder da oposição num momento como estes não serve, é preciso urgentemente que o António Costa dê a golpada e vá para a liderança do PS e aí a direita não tem hipótese.

Mas temos de ter atenção relativamente a este ano de 2014 uma situação, os pensionistas vão sofrer cortes, funcionários públicos vão sofrer cortes abismais, mais funcionários públicos vão ser dispensados e vamos ter o aumento da fatura da eletricidade, água, gás e creio que telecomunicações também.

Editado por ascom

Compartilhar este post

Link para o post
Guest Dpitz

Estão a dar ainda mais margem de manobra para o Marcelo ganhar

Tem o condão de ser o comentador mais querido em Portugal, e se aparece nas eleições presidenciais contra tudo e todos, mesmo contra o "malandro" do Passos que nunca o quis...temos vitória à primeira volta.

Afastá-lo o mais possível do Governo e do que este tem feito para ser ele o candidato. Parece-me ser essa a estratégia, também.

Já agora, eu acho que ganha a direita. Tem sido asssim há trinta e tal anos

Compartilhar este post

Link para o post

Alguém sabe onde se pode arranjar o artigo do Camilo Lourenço sobre as bolsas de investigação?

O artigo não sei, mas anda a correr isto pelo Facebook sobre o mesmo:

1546275_10202244759937212_1615429606_n.jpg

É um rapazito da Juventude Popular, que entretanto parece que apagou o perfil. Faltam-me palavras para catalogar aquelas 7 linhas de texto.

Compartilhar este post

Link para o post

O nome não engana :mrgreen:

E esse Camilo só diz disparates é incrível :lol:

Compartilhar este post

Link para o post

Filho da p*ta. Não tenho outro adjectivo, peço desculpa a quem se tenha ofendido.

Compartilhar este post

Link para o post

Não querem abrir um tópico só para o Camilo no Humor e Curiosidades? Isso é que era.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu falo em suposta recuperação porque tenho para mim que os dados do desemprego estão claramente enviesados e o crescimento nem se pode chamar de crescimento. Olho para a economia real e continuo a ver os mesmos problemas e dificuldades. Ainda há dias no trabalho ouvi uma cliente a queixar-se do preço de uns sapatos de... 15 €.Acredito que a nível empresarial já possa notar alguma melhoria aqui e ali mas ainda não chegou às pessoas ou, se chegou, foi em quantidades mínimas.

Isso também é muito relativo. Também tenho clientes que choram que não têm dinheiro e que não conseguem pagar a medicação toda e depois estão todos os dias a lanchar à grande com a família numa pastelaria.

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Popular Agora

• Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...