challenger Publicado 11 horas Citação de Ghelthon, há 3 horas: Como imaginas, não fui pedir a declaração de rendimentos. Da mesma forma que não peço a dos empresários XPTO que alegadamente declaram o salário mínimo mas depois se deslocam em carros de 100k. Todos sabemos como funciona a vida. Nem eu disse para o fazeres. Só queria mostrar que uma coisa é o que aparenta e outra é o que realmente é. 1 Compartilhar este post Link para o post
Pavel Publicado 11 horas Citação de xicantonio, há 58 minutos: "fomos enganados, é o que é" “não vinha no programa que eu não li” 1 Compartilhar este post Link para o post
Hammerfall Publicado 11 horas Citação de Mayday, há 44 minutos: Dia de greve. Dormi até mais tarde. Era dia de trabalho. vamos!!! passar o dia com o meu menino de 1 mês e meio, nem queria ❤️ 2 Compartilhar este post Link para o post
1906 Publicado 10 horas Fiz greve também. Mesmo que não quisesse a escola do miúdo fechou. Compartilhar este post Link para o post
John Bonifácio Publicado 10 horas Citação de rcoelho14, há 5 horas: Ia meter isso agora mesmo. Eu já nem sei mais... O Chega e o que debitam efetivamente manda na forma de atuar do governo. Citação de Pan, há 5 horas: Esta ala do PSD sempre pensou assim, não te iludas. De certeza que não são as mesmas pessoas/entidades por detrás de ambos. Só coincidências. Compartilhar este post Link para o post
Solero Publicado 9 horas Citação de challenger, há 1 hora: Nem eu disse para o fazeres. Só queria mostrar que uma coisa é o que aparenta e outra é o que realmente é. Nem mais. Essa conversa rapidamente se torna num "andam estes miúdos a ir para a universidade tirar cursos da treta e acabar em caixas do pingo doce, quando podiam ganhar muito melhor se fossem picheleiros ou eletricistas" Compartilhar este post Link para o post
Ghelthon Publicado 9 horas Citação de Solero, há 40 minutos: Nem mais. Essa conversa rapidamente se torna num "andam estes miúdos a ir para a universidade tirar cursos da treta e acabar em caixas do pingo doce, quando podiam ganhar muito melhor se fossem picheleiros ou eletricistas" Não vou entrar na parte fiscal da coisa, porque todos estamos a par de como essas áreas funcionam. Mas o que colocaste entre aspas é mentira? Não quero com isto dizer que não deviam ter tirado os cursos, de todo. Cada um deve estudar se quiser e o que quiser, digo até sem olhar à empregabilidade, até porque quem é bom safa-se sempre. Agora, achar que, de facto, picheleiros ou electricistas não ganham mais do que muita gente com canudo, e muitos que até trabalham nas suas áreas, parece-me inocente. Uma pesquisa rápida pela Internet mostra-me que um preço médio será 40€/hora. Contando 20 dias, dá 6400€/mês. Há assim tantos empregos, até qualificados, a pagar isso? Tendo em conta o salário médio do país, não me parece. E é uma tendência que só vai aumentar. Ainda ontem fui com o meu mecânico ao um estofador, segundo ele o único aqui na cidade. Portanto ele cobra o que lhe apetecer, porque literalmente não há mais ninguém. Compartilhar este post Link para o post
Abraxas Publicado 8 horas Chama-se a isso a banalização dos cursos superiores e a incapacidade de Portugal de absorver essas pessoas no mercado de trabalho. Depois há toda uma outra componente tributária e fiscal que faz com que as pessoas boas rápidamente procurem algo noutro país (que foi o meu caso). Na Holanda o modelo funciona de forma diferente muito diferente, além de que a profissionalização de áreas como electricistas e canalizadores são feitas com cursos superiores (MBO e HBO) com relevancia equivalente a licenciaturas, o que faz com que as pessoas também vão para essas profissões sem aquela questão de toda a gente tem de ter curso, ser engenheiro ou médico. Compartilhar este post Link para o post
Jimpo Publicado 8 horas Eu nao consigo perceber como é que um pais pode ser funcional (nos moldes que existem hoje) se so' tiver Enfermeiros, engenheiros e juizes. Qual é a opiniao que têm sobre paises como a Suiça/Alemanha onde o ensino é "direcionado"? E como é obvio, salvaguardando a possibilidade de existirem "pontes", onde apos os 14 anos (p.ex) melhorares muito a tua capacidade intelectual, possas "saltar" para o ensino normal que te permite fazer grandes estudos. é que existir escolas privadas em todos os cursos possiveis e imaginarios, nao haver limites para certas profissoes (de que serve ter 50K engenheiros electroespifico de turbinas de onda curta se so existem 10 vagas por ano?) nao me parece ser a melhor opçao. Compartilhar este post Link para o post
Plagio o Original Publicado 8 horas (editado) Citação de Ghelthon, há 29 minutos: Agora, achar que, de facto, picheleiros ou electricistas não ganham mais do que muita gente com canudo, e muitos que até trabalham nas suas áreas, parece-me inocente. Uma pesquisa rápida pela Internet mostra-me que um preço médio será 40€/hora. Contando 20 dias, dá 6400€/mês. Tens de te transportar (n estás a cobrar ao cliente a hora do transporte), tens de pagar iva, tsu a mais do que pagas normalmente, tens de te pagar férias, tens de gastar em material e gasolina e o crl a4, tens q ter clientes Editado 8 horas por Plagio o Original 1 Compartilhar este post Link para o post
Jimpo Publicado 8 horas Citação de Plagio o Original, há 18 minutos: Tens de te transportar (n estás a cobrar ao cliente a hora do transporte), tens de pagar iva, tsu a mais do que pagas normalmente, tens de te pagar férias, tens de gastar em material e gasolina e o crl a4, tens q ter clientes e se tiver um empregado? Compartilhar este post Link para o post
Plagio o Original Publicado 8 horas Citação de Jimpo, há 1 minuto: e se tiver um empregado? Ai já é empresa, não é um trabalhador independente do país das maravilhas Compartilhar este post Link para o post
Ghelthon Publicado 8 horas Citação de Plagio o Original, há 32 minutos: Tens de te transportar (n estás a cobrar ao cliente a hora do transporte), tens de pagar iva, tsu a mais do que pagas normalmente, tens de te pagar férias, tens de gastar em material e gasolina e o crl a4, tens q ter clientes Ok, e portanto no final disso tudo vai acabar a ganhar menos do que um "miúdo a ir para a universidade tirar cursos da treta e acabar em caixas do pingo doce"? Compartilhar este post Link para o post
Plagio o Original Publicado 8 horas Citação de Ghelthon, Agora: Ok, e portanto no final disso tudo vai acabar a ganhar menos do que um "miúdo a ir para a universidade tirar cursos da treta e acabar em caixas do pingo doce"? Não sei, só queria saber se o eletricista ainda ganha mais que tu Compartilhar este post Link para o post
Solero Publicado 8 horas (editado) Citação de Jimpo, há 37 minutos: Eu nao consigo perceber como é que um pais pode ser funcional (nos moldes que existem hoje) se so' tiver Enfermeiros, engenheiros e juizes. Qual é a opiniao que têm sobre paises como a Suiça/Alemanha onde o ensino é "direcionado"? E como é obvio, salvaguardando a possibilidade de existirem "pontes", onde apos os 14 anos (p.ex) melhorares muito a tua capacidade intelectual, possas "saltar" para o ensino normal que te permite fazer grandes estudos. é que existir escolas privadas em todos os cursos possiveis e imaginarios, nao haver limites para certas profissoes (de que serve ter 50K engenheiros electroespifico de turbinas de onda curta se so existem 10 vagas por ano?) nao me parece ser a melhor opçao. Ninguém disse isso, obviamente precisamos de eletricistas e picheleiros, mas com essa conversa cria-se a ideia de que há excesso de trabalho qualificado, quando na verdade há é falta de mão de obra que se sujeite a precariedade. O problema é estrutural do país em nao criar condições para aproveitar o talento nem de criar riqueza, afetando a produtividade do país. O "ñao podemos ser todos doutores" é um convite a cair na esparrela da qual já deviamos ter saido para compensar o atraso crónico que levamos em relação aos nossos parceiros europeus. Editado 7 horas por Solero Compartilhar este post Link para o post
Ghelthon Publicado 7 horas (editado) Citação de Plagio o Original, há 5 minutos: Não sei, só queria saber se o eletricista ainda ganha mais que tu Eu fiz contas médias, se pesquisares verás que o preço está entre "20€ e 80€ à hora". Normalmente, tanto quanto julgo saber, o material é pago pelo cliente, esse preço por hora restringe-se à mão de obra. Portanto, e se a isso somares o que ganham sem declarar, ficaria pouco espantado se o electricista ainda ganhasse mais do que eu. Citação de Solero, há 5 minutos: Nionguém disse isso, obviamente que precisamos de eletricistas e picheleiros, mas com essa conversa cria-se a ideia de que há excesso de trabalho qualificado, quando na verdade há é falta de mão de obra que se sujeite a precariedade. O problema é estrutural do país em nao criar condições para aproveitar o talento nem de criar riqueza, afetando a produtividade do país. Mas uma coisa não impede a outra. Claro que os salários em Portugal tendem a ser baixos, até mesmo para posições qualificadas. Mas não é menos verdade que há pouca gente a enveredar por profissões blue collar, mais "mãos na massa", e que isso foi resultado de um foco crescente no ensino superior e uma certa desvalorização do ensino profissional. Disse coisas que me parecem relativamente do senso comum. Há muita gente em trabalhos blue collar a ganhar mais do que gente qualificada, especialmente se essa gente qualificada trabalhar para outrem. Enfermeiros, arquitectos, professores, etc. Mas pronto, talvez seja eu com uma visão errada da realidade. Editado 7 horas por Ghelthon Compartilhar este post Link para o post
Mayday Publicado 7 horas (editado) Ganha-se muito bem a ganhar por fora, sem descontos, sete dias por semana e sem qualquer rede de apoio. Tens um acidente de trabalho e no dia a seguir vais trabalhar. Parece muito bom para quem nunca experimentou. As empresas preferem continuar a dizer que não há mao de obra a pagar a alguém experiente e qualificado. Editado 7 horas por Mayday 1 Compartilhar este post Link para o post
Solero Publicado 7 horas (editado) Por que não largas o teu emprego e tiras um curso profissional e começas a desentupir sanitas, então? Porque é que é tão fácil sugerir uma carreira que parece atrativa do ponto de vista financeira devido à escassez temporária de recursos do que propriamente a ter horizonte de progressão ou de escala a quem se está a formar? Eu respeito essas carreiras o suficiente para perceber que são fundamentais, exigentes e que é muito mais do que faturar. Se fosse bom e paga tão bem, não faltava quem lá quisesse trabalhar. Quem está na universidade procura o melhor para si e para o seu futuro, tentando encontrar um curso que vá de encontro aos seus interesses e que dê hipóteses de ter uma boa progressão e uma boa vida e eu não acho correto partir do princípio que as pessos são estúpidas por optarem por ir para a faculdade e arriscar não encontrar emprego na área em vez de ir logo para um trabalho exigente do ponto de vista físico e que não oferece grandes perspetivas de subir na carreira, a não ser se tiver o seu proprio negocio, que por si só traz um conjunto de responsabilidades e riscos que quem trabalha por conta de outrem não tem. @Ghelthon isto soou mais agressivo do que o que parece, na verdade só me irrita ver gente com empregos mais qualificados (como acredito que é o caso) a sugerir que outros não tenham a mesma oportunidade que eles tiveram. Editado 7 horas por Solero 1 Compartilhar este post Link para o post
Caokrodilo Publicado 7 horas Citação de Jimpo, há 50 minutos: Eu nao consigo perceber como é que um pais pode ser funcional (nos moldes que existem hoje) se so' tiver Enfermeiros, engenheiros e juizes. Qual é a opiniao que têm sobre paises como a Suiça/Alemanha onde o ensino é "direcionado"? E como é obvio, salvaguardando a possibilidade de existirem "pontes", onde apos os 14 anos (p.ex) melhorares muito a tua capacidade intelectual, possas "saltar" para o ensino normal que te permite fazer grandes estudos. é que existir escolas privadas em todos os cursos possiveis e imaginarios, nao haver limites para certas profissoes (de que serve ter 50K engenheiros electroespifico de turbinas de onda curta se so existem 10 vagas por ano?) nao me parece ser a melhor opçao. O sistema na Suíça funciona bastante bem por causa dos "apprentissages". Malta que não quer seguir estudos, não sabe bem o que fazer, entre outros, são empurrados para esses estudos aos 15/16, começam a ganhar o primeiro deles, chegam aos 19/20 já com algum dinheiro e um diploma e têm a possibilidade de seguir para estudos superiores. 1 Compartilhar este post Link para o post
Ghelthon Publicado 7 horas Citação de Solero, há 10 minutos: Por que não largas o teu emprego e tiras um curso profissional e começas a desentupir sanitas, então? Porque é que é tão fácil sugerir uma carreira que parece atrativa do ponto de vista financeira devido à escassez temporária de recursos do que propriamente a ter horizonte de progressão ou de escala a quem se está a formar? Eu respeito essas carreiras o suficiente para perceber que são fundamentais, exigentes e que é muito mais do que faturar. Se fosse bom e paga tão bem, não faltava quem lá quisesse trabalhar. Quem está na universidade procura o melhor para si e para o seu futuro, tentando encontrar um curso que vá de encontro aos seus interesses e que dê hipóteses de ter uma boa progressão e uma boa vida e eu não acho correto partir do princípio que as pessos são estúpidas por optarem por ir para a faculdade e arriscar não encontrar emprego na área em vez de ir logo para um trabalho exigente do ponto de vista físico e que não oferece grandes perspetivas de subir na carreira, a não ser se tiver o seu proprio negocio, que por si só traz um conjunto de responsabilidades e riscos que quem trabalha por conta de outrem não tem. @Ghelthon isto soou mais agressivo do que o que parece, na verdade só me irrita ver gente com empregos mais qualificados (como acredito que é o caso) a sugerir que outros não tenham a mesma oportunidade que eles tiveram. De facto soou demasiado agressivo, e de forma alguma o meu ponto é o que achas que é. Em primeiro lugar, eu não troco porque ganho bem. E não acho que, mesmo que ganhasse mais numa profissão dessas, valesse a pena o esforço físico, que não tenho aqui (tirando esforço cerebral, dos 2 neurónios, eheh). Curiosamente, não tenho formação superior na área em que trabalho agora. Depois, jamais eu desvalorizei o ensino superior, ou disse que alguém devia era ir para trolha em vez de ir estudar, e muito menos disse que quem vai estudar é estúpido. Longe disso, mesmo. O ponto inicial da discussão era que havia malta blue collar a ganhar mais do que gente com canudos, e isso parece-me demasiadamente claro. Depois apenas continuei a explicar o que leva a que isso aconteça. Reforço: acho que toda a gente devia estudar o máximo possível. Eu próprio defendo isto e sou um gajo que fez uma licenciatura mal feita e que me serve e servirá de zero na vida (no sentido em que nunca irei trabalhar na área). Portanto acho que fica claro que realmente o defendo e não o digo da boca para fora. Ainda assim, acho que as profissões blue collar são bem pagas, e tendem a ser ainda mais. Isto claro, para gente que trabalhe por conta própria. Ser empregado nessas áreas é complicado. Citação de Mayday, há 19 minutos: Ganha-se muito bem a ganhar por fora, sem descontos, sete dias por semana e sem qualquer rede de apoio. Tens um acidente de trabalho e no dia a seguir vais trabalhar. Parece muito bom para quem nunca experimentou. As empresas preferem continuar a dizer que não há mao de obra a pagar a alguém experiente e qualificado. Sorry, não vi o teu post. Eu sou trabalhador independente por opção. Não tenho férias (tenho dias em que não ganho), e se ficar doente, fico sem apoios também. Ou melhor, provavelmente terei direito a algo da Segurança Social, mas que jamais será ao nível do que facturo. São escolhas, e é uma questão de gestão de risco. Abrir uma empresa, seja ela de pichelaria ou de AI, também o é. Compartilhar este post Link para o post
Mayday Publicado 6 horas Citação de Ghelthon, há 36 minutos: De facto soou demasiado agressivo, e de forma alguma o meu ponto é o que achas que é. Em primeiro lugar, eu não troco porque ganho bem. E não acho que, mesmo que ganhasse mais numa profissão dessas, valesse a pena o esforço físico, que não tenho aqui (tirando esforço cerebral, dos 2 neurónios, eheh). Curiosamente, não tenho formação superior na área em que trabalho agora. Depois, jamais eu desvalorizei o ensino superior, ou disse que alguém devia era ir para trolha em vez de ir estudar, e muito menos disse que quem vai estudar é estúpido. Longe disso, mesmo. O ponto inicial da discussão era que havia malta blue collar a ganhar mais do que gente com canudos, e isso parece-me demasiadamente claro. Depois apenas continuei a explicar o que leva a que isso aconteça. Reforço: acho que toda a gente devia estudar o máximo possível. Eu próprio defendo isto e sou um gajo que fez uma licenciatura mal feita e que me serve e servirá de zero na vida (no sentido em que nunca irei trabalhar na área). Portanto acho que fica claro que realmente o defendo e não o digo da boca para fora. Ainda assim, acho que as profissões blue collar são bem pagas, e tendem a ser ainda mais. Isto claro, para gente que trabalhe por conta própria. Ser empregado nessas áreas é complicado. Sorry, não vi o teu post. Eu sou trabalhador independente por opção. Não tenho férias (tenho dias em que não ganho), e se ficar doente, fico sem apoios também. Ou melhor, provavelmente terei direito a algo da Segurança Social, mas que jamais será ao nível do que facturo. São escolhas, e é uma questão de gestão de risco. Abrir uma empresa, seja ela de pichelaria ou de AI, também o é. Mas tu podes ficar sem um dedo a trabalhar, ou f*der uma vértebra ou ficar com o pé esmagado? Compartilhar este post Link para o post
Hammerfall Publicado 6 horas Citação de Mayday, há 7 minutos: Mas tu podes ficar sem um dedo a trabalhar, ou f*der uma vértebra ou ficar com o pé esmagado? Se lhe cair o teclado em cima do pé, aquela m*rda dói 2 1 Compartilhar este post Link para o post
Ghelthon Publicado 6 horas Citação de Mayday, há 21 minutos: Mas tu podes ficar sem um dedo a trabalhar, ou f*der uma vértebra ou ficar com o pé esmagado? Posso ficar doente, posso ir parar a um hospital, etc. O risco é diferente, claro. Mas o efeito prático em termos de segurança laboral é o mesmo. Compartilhar este post Link para o post
smashing_pumpkin Publicado 6 horas Citação de Caokrodilo, há 1 hora: O sistema na Suíça funciona bastante bem por causa dos "apprentissages". Malta que não quer seguir estudos, não sabe bem o que fazer, entre outros, são empurrados para esses estudos aos 15/16, começam a ganhar o primeiro deles, chegam aos 19/20 já com algum dinheiro e um diploma e têm a possibilidade de seguir para estudos superiores. O chamado ensino profissional? Citação de Ghelthon, há 1 hora: De facto soou demasiado agressivo, e de forma alguma o meu ponto é o que achas que é. Em primeiro lugar, eu não troco porque ganho bem. E não acho que, mesmo que ganhasse mais numa profissão dessas, valesse a pena o esforço físico, que não tenho aqui (tirando esforço cerebral, dos 2 neurónios, eheh). Curiosamente, não tenho formação superior na área em que trabalho agora. Depois, jamais eu desvalorizei o ensino superior, ou disse que alguém devia era ir para trolha em vez de ir estudar, e muito menos disse que quem vai estudar é estúpido. Longe disso, mesmo. O ponto inicial da discussão era que havia malta blue collar a ganhar mais do que gente com canudos, e isso parece-me demasiadamente claro. Depois apenas continuei a explicar o que leva a que isso aconteça. Reforço: acho que toda a gente devia estudar o máximo possível. Eu próprio defendo isto e sou um gajo que fez uma licenciatura mal feita e que me serve e servirá de zero na vida (no sentido em que nunca irei trabalhar na área). Portanto acho que fica claro que realmente o defendo e não o digo da boca para fora. Ainda assim, acho que as profissões blue collar são bem pagas, e tendem a ser ainda mais. Isto claro, para gente que trabalhe por conta própria. Ser empregado nessas áreas é complicado. Sorry, não vi o teu post. Eu sou trabalhador independente por opção. Não tenho férias (tenho dias em que não ganho), e se ficar doente, fico sem apoios também. Ou melhor, provavelmente terei direito a algo da Segurança Social, mas que jamais será ao nível do que facturo. São escolhas, e é uma questão de gestão de risco. Abrir uma empresa, seja ela de pichelaria ou de AI, também o é. E como tu bem sabes, em qualquer área profissional é possível trabalhar por conta própria. E ganhar bom dinheiro com isso. E quanto mais qualificado fores, mais ganhas. E sem ter que colocar o teu físico e os teus anos de velhice em risco. Compartilhar este post Link para o post