Ir para conteúdo
What

Tópico da Política, Ambiente e Economia

Publicações recomendadas

Citação de Descartes, há 17 minutos:

E se fossem 19, como em Setúbal, iam continuar a fazer nada pela sua região, como acontece com Setúbal.

Essas conversas são pura demagogia.

Eu tenho muitas dúvidas que exista de facto um problema de sub-representação dos partidos mais pequenos. Mas se se considerar que isso é um problema para a nossa democracia só há três medidas a estudar e implementar:

1. Instituição desse círculo de compensação;

2. Alteração dos círculos eleitorais, abandonando a lógica dos distritos. No limite constituindo um único círculo nacional, que seria o método que permitiria mais deputados para os pequenos partidos e menos para os partidos maiores;

3. Introdução de círculos uninominais.

Cada uma das opções levanta inúmeras questões que o PS e o PSD não têm estado interessados em discutir. Até porque isso afetaria imediatamente toda a forma como os seus aparelhos partidários estão organizados (em concelhias e distritais).

O 3º ponto não ajudava a combater o desperdício de votos ou da sub-representação.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Descartes, há 23 minutos:

Eu tenho muitas dúvidas que exista de facto um problema de sub-representação dos partidos mais pequenos.

Para mim o problema não está necessariamente na sub-representação, mas mais em não valer de nada votar em certos partidos num distrito quando se fosse noutro podia valer. 

Eu até aceitava um modelo em que com as mesmas votações eram eleitos o mesmo número de deputados para os partidos mais pequenos, mas em que todos os votos tinham contribuído para essas eleições. 

Um modelo desses provavelmente até acabava por automaticamente fazer com que a representações dos partidos mais pequenos aumentasse, porque recorria-se menos ao voto útil. (Edit: considerando então que existe sub-representação)

Editado por Caviar
  • Like 1

Compartilhar este post

Link para o post

Pela primeira vez não vou votar numas legislativas, também não estou demasiado preocupado com isso, dado que o meu distrito só elege 2 deputados.

(Vivo e trabalho em Lisboa, mas ainda sou eleitor no distrito de Portalegre e planeio continuar a ser)

• Haha 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de HIM, há 52 minutos:

Malta, a minha mulher votou AD, sendo esquerdalha como eu, alegando que o país precisa de estabilidade que só uma maioria absoluta pode oferecer.

É motivo para meter as malas à porta de casa?

É a consequência de andares a passar tempo a mais no CMPT.

Compartilhar este post

Link para o post

Basta ver a quantidade de votos que foram considerados "desperdiçados" nas últimas eleições e que partidos tiveram mais votos deitados ao lixo por não elegerem deputados.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ego Sum, há 53 minutos:

Votei no grande Porto, tb senti que aquilo estava às moscas

Eu votei no campeão Sporting.

Compartilhar este post

Link para o post

Correm rumores que PS e Chega estarão muito próximos nos resultados das sondagens à boca das urnas da SIC e CNN.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de tozequio, há 1 minuto:

Correm rumores que PS e Chega estarão muito próximos nos resultados das sondagens à boca das urnas da SIC e CNN.

Isso foi sendo falado ao longo dos últimos dias. Resta saber se significa uma queda do PS ou um aumento desse outro partido. 

Confesso que estou algo ansioso com os resultados de hoje, tenho ouvido falar demasiado no partido do ex-comentador desportivo.

• Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Vaart10, há 4 minutos:

Isso foi sendo falado ao longo dos últimos dias. Resta saber se significa uma queda do PS ou um aumento desse outro partido. 

Confesso que estou algo ansioso com os resultados de hoje, tenho ouvido falar demasiado no partido do ex-comentador desportivo.

Eu também. Mas diria que é um pouco expectável, o pessoal que não vota no Chega normalmente não anda aí a dizer aos sete ventos o partido que vai votar. Muito alarido pode dar a sensação de maior volume.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de tozequio, há 20 minutos:

Para complementar, e retirado de um outro fórum:

Sondagem da SIC à boca das urnas (16 h):
AD 31,4
PS 23.9
CH 22.9
IL 5.5
A da CNN dá 25 ao Chega e 24 ao PS

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de tozequio, há 1 minuto:

AD 31,4
PS 23.9
CH 22.9
IL 5.5

Isto é uma tragédia, a ser verdade.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Mayday, há 1 minuto:

fds

IMG_20250518_183005_562.jpg

Ritual para ressuscitar Alvaro Cunhal ou Arnaldo Matos?

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Mayday, há 1 minuto:

AD 31,4
PS 23.9
CH 22.9
IL 5.5

Isto daria 20% aos outros partidos? 

Compartilhar este post

Link para o post

Mau demais para ser verdade.

Quem andou a falar de novos partidos na AR esqueceu-se do JPP, que talvez seja o que estará mais perto de eleger um deputado na Madeira.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Mayday, há 7 minutos:

fds

IMG_20250518_183005_562.jpg

E o gajo atrás à espera porque esse Zeca lembrou-se de montar aí uma mesa de trabalho e partilhar no Instagram 

• Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de tozequio, há 10 minutos:

AD 31,4
PS 23.9
CH 22.9
IL 5.5

Uau.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Lebohang, há 5 horas:

Cheira-me que o Chega vai mesmo aos 20% pré-anunciados nas sondagens internas dos partidos. 

Se assumirmos que historicamente a extrema-direira tem sempre melhores resultados do que nas sondagens, é bem possível, sim.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Black Hawk, há 6 minutos:

Se assumirmos que historicamente a extrema-direira tem sempre melhores resultados do que nas sondagens, é bem possível, sim.

Mas sondagens é uma coisa recente, não é? Dos últimos 50 anos, mais ou menos.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de tozequio, há 18 minutos:

AD 31,4
PS 23.9
CH 22.9
IL 5.5

Mesmo que estes dados sejam verdadeiros, uma sondagem à boca das urnas às 16h é sempre muito frágil para interpretações. Lembro que no ano passado às 20h a AD estava bem à frente do PS e a coisa apertou forte lá pelas 22h/23h para depois se separarem novamente (embora não por muito).

Citação de Black Hawk, há 8 minutos:

A amostra não é nada de especial para se tirar essa conclusão.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora

• Criar Novo...