Ir para conteúdo
What

Tópico da Política, Ambiente e Economia

Publicações recomendadas

Citação de Plagio o Original, Agora:

Que seja o ADN q ao menos tem piada

E ADN x Chega seria muito bom de se ver

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Axadrezado, há 1 hora:

Feito e preparado mentalmente para a segunda desilusão do fim de semana.

Estive ontem com um boavisteiro famoso deste nosso espaço e sofri por ele.

• Like 2

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Mayday, há 30 minutos:

A minha previsão 

AD e PS num empate técnico, um resultado muito próximo.

LIVRE, CDU E IL com resultado positivo, acima do esperado 

CH com os mesmo cinquenta burros 

BE com um ou dois deputados 

PAN, ADN ou VOLT no parlamento 

Diria PAN fora do parlamento e JPP no parlamento. O ADN tenho feeling que vão acabar por não eleger.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Petar Musa, há 33 minutos:

Antes de tudo, acertar o número de deputados eleitos por cada distrito.

O impacto que Lisboa e Porto têm nos deputados eleitos, faz com que nenhum partido queira saber quem são os 2 de Portalegre e o que podem fazer para eleger mais no distrito 

O número de deputados eleitos por cada distrito é proporcional à população. Pode-se discutir que método usar para obter essa proporcionalidade, mas no geral é suficientemente equilibrado.

• Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Caviar, há 4 minutos:

O número de deputados eleitos por cada distrito é proporcional à população. Pode-se discutir que método usar para obter essa proporcionalidade, mas no geral é suficientemente equilibrado.

Eu sei disso. Não concordo é que assim seja.

Só ajuda a aumentar as desigualdades do país 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Petar Musa, há 2 minutos:

Eu sei disso. Não concordo é que assim seja.

Só ajuda a aumentar as desigualdades do país 

Não concordas que seja proporcional? Defendes que os votos dos eleitores de Portalegre valham mais do que os dos eleitores de Lisboa? E como é que o facto de elegerem mais 2 ou 3 deputados por Portalegre contribuiria em diminuir as desigualdades?

Ainda se eles estivessem, de facto, na AR a representar os distritos pelos quais foram eleitos...

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Mayday, há 47 minutos:

PAN, ADN ou VOLT no parlamento 

Precisamos mesmo de mais chalupas na AR... Refiro-me ao ADN.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Descartes, há 10 minutos:

Não concordas que seja proporcional? Defendes que os votos dos eleitores de Portalegre valham mais do que os dos eleitores de Lisboa? E como é que o facto de elegerem mais 2 ou 3 deputados por Portalegre contribuiria em diminuir as desigualdades?

Ainda se eles estivessem, de facto, na AR a representar os distritos pelos quais foram eleitos...

Não me expliquei bem. Proporcional tem sempre que ser. O que não concordo é a diferença que existe: 48 em Lisboa, 40 no Porto e depois 2 em Portalegre (mas podia ser Évora, Beja, etc).

E aí vão sempre ser eleitos PSD, PS e agora Chega. PS e PSD não precisam de se preocupar com esses distritos porque estão garantidos. Os restantes não vale a pena lá irem porque não vão conquistar nada.

O que sugiro é haver uma diminuição de Porto, Lisboa e redistribuir pelos restantes.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de smashing_pumpkin , há 4 horas:

Hoje o dia até está mais belo luminoso! Mas não sei se será das eleições 💚

Por aqui está nublado! 😩

• Triste 1
  • Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Petar Musa, há 1 minuto:

Não me expliquei bem. Proporcional tem sempre que ser. O que não concordo é a diferença que existe: 48 em Lisboa, 40 no Porto e depois 2 em Portalegre (mas podia ser Évora, Beja, etc).

E aí vão sempre ser eleitos PSD, PS e agora Chega. PS e PSD não precisam de se preocupar com esses distritos porque estão garantidos. Os restantes não vale a pena lá irem porque não vão conquistar nada.

O que sugiro é haver uma diminuição de Porto, Lisboa e redistribuir pelos restantes.

Mas isso é só uma questão do método a usar. Por exemplo, Lisboa elege 1 deputado por cada 40 mil eleitores e Portalegre por cada 46 mil. Se Lisboa elegesse só 47 e Portalegre 3, passaria a ser 1 deputado por 41 mil e por 30 mil, respectivamente.

E isto até acabava por beneficiar ainda mais os maiores partidos, uma vez que esses 3 continuavam a ir para esses, e em Lisboa onde existe maior possibilidade dos mais pequenos elegerem, essa possibilidade diminua.

A solução é círculo de compensação para que os votos não se percam. 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Petar Musa, há 6 minutos:

Desculpa lá mas não consigo perceber essa lógica.

Vamos tirar os eleitores do estrangeiro que, esses sim, têm uma lógica diferente.

Eleitores inscritos: 9.271.479

Eleitores inscritos em Lisboa: 1.915.172 (20,66%)

Eleitores inscritos em Portalegre: 93.106 (1,00%)

Mandatos a distribuir: 230

Em Lisboa: 230*20,66%=47,5

Em Portalegre: 230*1%=2,3

Com o que é que não concordas?

Compartilhar este post

Link para o post

Dar mais mandatos às regiões com menor população, resulta no mesmo problema do que nos Estados Unidos. Acabas com muito maior probabilidade de teres situações em que o segundo partido mais votado acaba com mais deputados do que o primeiro (ou com mais votos para o colégio eleitoral, no caso dos USA); e ainda por cima estas regiões com menos densidade populacional, tendem a ser mais rurais e conservadoras, o que beneficia quase sempre a direita.

Editado por noikeee
  • Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Descartes, há 5 minutos:

Vamos tirar os eleitores do estrangeiro que, esses sim, têm uma lógica diferente.

Talvez ele queira introduzir uma terceira variável que vai retirando peso à medida de que o número de habitantes ultrapassa a média por distrito. Mas aí os 93.106 habitantes do distrito de Portalegre estariam largamente sobrerepresentados comparado com os 1.915.172 de Lisboa.

Concordo que as coisas fiquem como estão, há é que procurar medidas que aumentem a população em Portalegre, isso sim.

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Descartes, há 2 minutos:

Porque esses 2 coitados de Portalegre, por muito que quisessem, vão fazer pouco ou nada pela sua região. 

E daqui a uns anos, Portalegre deixa de ser um distrito porque ninguém quis saber daquilo e as pessoas continuaram a ir para as grandes cidades, cidades essas que os governos continuam a apostar porque aí é que está o ouro.

E, implementar o circulo de compensação como sugere o @Caviar 

Compartilhar este post

Link para o post

Malta, a minha mulher votou AD, sendo esquerdalha como eu, alegando que o país precisa de estabilidade que só uma maioria absoluta pode oferecer.

É motivo para meter as malas à porta de casa?

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de HIM, há 5 minutos:

Malta, a minha mulher votou AD, sendo esquerdalha como eu, alegando que o país precisa de estabilidade que só uma maioria absoluta pode oferecer.

A minha votou no Livre, chamei-lhe eurocorna mas ela não percebeu

• Haha 10

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Petar Musa, há 23 minutos:

Porque esses 2 coitados de Portalegre, por muito que quisessem, vão fazer pouco ou nada pela sua região. 

E daqui a uns anos, Portalegre deixa de ser um distrito porque ninguém quis saber daquilo e as pessoas continuaram a ir para as grandes cidades, cidades essas que os governos continuam a apostar porque aí é que está o ouro.

E, implementar o circulo de compensação como sugere o @Caviar 

E se fossem 19, como em Setúbal, iam continuar a fazer nada pela sua região, como acontece com Setúbal.

Essas conversas são pura demagogia.

Eu tenho muitas dúvidas que exista de facto um problema de sub-representação dos partidos mais pequenos. Mas se se considerar que isso é um problema para a nossa democracia só há três medidas a estudar e implementar:

1. Instituição desse círculo de compensação;

2. Alteração dos círculos eleitorais, abandonando a lógica dos distritos. No limite constituindo um único círculo nacional, que seria o método que permitiria mais deputados para os pequenos partidos e menos para os partidos maiores;

3. Introdução de círculos uninominais.

Cada uma das opções levanta inúmeras questões que o PS e o PSD não têm estado interessados em discutir. Até porque isso afetaria imediatamente toda a forma como os seus aparelhos partidários estão organizados (em concelhias e distritais).

Compartilhar este post

Link para o post

A minha mulher não votou. Nem eu. Não recebemos o crl do boletim, continuem a votar ad

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de HIM, há 11 minutos:

Tens de comer a melhor amiga

• Haha 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de HIM, há 17 minutos:

Influências do amante. 

• Like 1
  • Haha 3

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Descartes, há 15 minutos:

E se fossem 19, como em Setúbal, iam continuar a fazer nada pela sua região, como acontece com Setúbal.

Essas conversas são pura demagogia.

Eu tenho muitas dúvidas que exista de facto um problema de sub-representação dos partidos mais pequenos. Mas se se considerar que isso é um problema para a nossa democracia só há três medidas a estudar e implementar:

1. Instituição desse círculo de compensação;

2. Alteração dos círculos eleitorais, abandonando a lógica dos distritos. No limite constituindo um único círculo nacional, que seria o método que permitiria mais deputados para os pequenos partidos e menos para os partidos maiores;

3. Introdução de círculos uninominais.

Cada uma das opções levanta inúmeras questões que o PS e o PSD não têm estado interessados em discutir. Até porque isso afetaria imediatamente toda a forma como os seus aparelhos partidários estão organizados (em concelhias e distritais).

Não gosto nada do ponto 2. O 3 não me parece mau olhando para o exemplo inglês.

E o que referia era a sub-representação dos partidos mais pequenos nos distritos menores. Acredito que deixassem de andar tão esquecidos.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora

• Criar Novo...