Plagio o Original Publicado 18 Maio 2025 Citação de Mayday, há 1 minuto: PAN, ADN ou VOLT no parlamento Que seja o ADN q ao menos tem piada Compartilhar este post Link para o post
Petar Musa Publicado 18 Maio 2025 Citação de Plagio o Original, Agora: Que seja o ADN q ao menos tem piada E ADN x Chega seria muito bom de se ver Compartilhar este post Link para o post
andriy pereplyotkin Publicado 18 Maio 2025 Citação de Axadrezado, há 1 hora: Feito e preparado mentalmente para a segunda desilusão do fim de semana. Estive ontem com um boavisteiro famoso deste nosso espaço e sofri por ele. 2 Compartilhar este post Link para o post
challenger Publicado 18 Maio 2025 Citação de Mayday, há 30 minutos: A minha previsão AD e PS num empate técnico, um resultado muito próximo. LIVRE, CDU E IL com resultado positivo, acima do esperado CH com os mesmo cinquenta burros BE com um ou dois deputados PAN, ADN ou VOLT no parlamento Diria PAN fora do parlamento e JPP no parlamento. O ADN tenho feeling que vão acabar por não eleger. Compartilhar este post Link para o post
Caviar Publicado 18 Maio 2025 Citação de Petar Musa, há 33 minutos: Antes de tudo, acertar o número de deputados eleitos por cada distrito. O impacto que Lisboa e Porto têm nos deputados eleitos, faz com que nenhum partido queira saber quem são os 2 de Portalegre e o que podem fazer para eleger mais no distrito O número de deputados eleitos por cada distrito é proporcional à população. Pode-se discutir que método usar para obter essa proporcionalidade, mas no geral é suficientemente equilibrado. 1 Compartilhar este post Link para o post
Petar Musa Publicado 18 Maio 2025 Citação de Caviar, há 4 minutos: O número de deputados eleitos por cada distrito é proporcional à população. Pode-se discutir que método usar para obter essa proporcionalidade, mas no geral é suficientemente equilibrado. Eu sei disso. Não concordo é que assim seja. Só ajuda a aumentar as desigualdades do país Compartilhar este post Link para o post
Descartes Publicado 18 Maio 2025 Citação de Petar Musa, há 2 minutos: Eu sei disso. Não concordo é que assim seja. Só ajuda a aumentar as desigualdades do país Não concordas que seja proporcional? Defendes que os votos dos eleitores de Portalegre valham mais do que os dos eleitores de Lisboa? E como é que o facto de elegerem mais 2 ou 3 deputados por Portalegre contribuiria em diminuir as desigualdades? Ainda se eles estivessem, de facto, na AR a representar os distritos pelos quais foram eleitos... Compartilhar este post Link para o post
Ticampos Publicado 18 Maio 2025 Citação de smashing_pumpkin , há 1 hora: Na madeira a campanha passou completamente ao lado, parece que os principais partidos fizeram tudo para que estas eleições passassem ao lado. Por falar em Madeira https://www.jm-madeira.pt/regiao/video-de-albuquerque-a-apelar-ao-voto-na-ad-apagado-depois-de-queixa-na-cne-IM18146925 Compartilhar este post Link para o post
Vaart10 Publicado 18 Maio 2025 Citação de Mayday, há 47 minutos: PAN, ADN ou VOLT no parlamento Precisamos mesmo de mais chalupas na AR... Refiro-me ao ADN. Compartilhar este post Link para o post
Petar Musa Publicado 18 Maio 2025 Citação de Descartes, há 10 minutos: Não concordas que seja proporcional? Defendes que os votos dos eleitores de Portalegre valham mais do que os dos eleitores de Lisboa? E como é que o facto de elegerem mais 2 ou 3 deputados por Portalegre contribuiria em diminuir as desigualdades? Ainda se eles estivessem, de facto, na AR a representar os distritos pelos quais foram eleitos... Não me expliquei bem. Proporcional tem sempre que ser. O que não concordo é a diferença que existe: 48 em Lisboa, 40 no Porto e depois 2 em Portalegre (mas podia ser Évora, Beja, etc). E aí vão sempre ser eleitos PSD, PS e agora Chega. PS e PSD não precisam de se preocupar com esses distritos porque estão garantidos. Os restantes não vale a pena lá irem porque não vão conquistar nada. O que sugiro é haver uma diminuição de Porto, Lisboa e redistribuir pelos restantes. Compartilhar este post Link para o post
Peplin Publicado 18 Maio 2025 Citação de smashing_pumpkin , há 4 horas: Hoje o dia até está mais belo luminoso! Mas não sei se será das eleições 💚 Por aqui está nublado! 😩 1 1 Compartilhar este post Link para o post
Caviar Publicado 18 Maio 2025 Citação de Petar Musa, há 1 minuto: Não me expliquei bem. Proporcional tem sempre que ser. O que não concordo é a diferença que existe: 48 em Lisboa, 40 no Porto e depois 2 em Portalegre (mas podia ser Évora, Beja, etc). E aí vão sempre ser eleitos PSD, PS e agora Chega. PS e PSD não precisam de se preocupar com esses distritos porque estão garantidos. Os restantes não vale a pena lá irem porque não vão conquistar nada. O que sugiro é haver uma diminuição de Porto, Lisboa e redistribuir pelos restantes. Mas isso é só uma questão do método a usar. Por exemplo, Lisboa elege 1 deputado por cada 40 mil eleitores e Portalegre por cada 46 mil. Se Lisboa elegesse só 47 e Portalegre 3, passaria a ser 1 deputado por 41 mil e por 30 mil, respectivamente. E isto até acabava por beneficiar ainda mais os maiores partidos, uma vez que esses 3 continuavam a ir para esses, e em Lisboa onde existe maior possibilidade dos mais pequenos elegerem, essa possibilidade diminua. A solução é círculo de compensação para que os votos não se percam. Compartilhar este post Link para o post
Descartes Publicado 18 Maio 2025 Citação de Petar Musa, há 6 minutos: Não me expliquei bem. Proporcional tem sempre que ser. O que não concordo é a diferença que existe: 48 em Lisboa, 40 no Porto e depois 2 em Portalegre (mas podia ser Évora, Beja, etc). E aí vão sempre ser eleitos PSD, PS e agora Chega. PS e PSD não precisam de se preocupar com esses distritos porque estão garantidos. Os restantes não vale a pena lá irem porque não vão conquistar nada. O que sugiro é haver uma diminuição de Porto, Lisboa e redistribuir pelos restantes. Desculpa lá mas não consigo perceber essa lógica. Vamos tirar os eleitores do estrangeiro que, esses sim, têm uma lógica diferente. Eleitores inscritos: 9.271.479 Eleitores inscritos em Lisboa: 1.915.172 (20,66%) Eleitores inscritos em Portalegre: 93.106 (1,00%) Mandatos a distribuir: 230 Em Lisboa: 230*20,66%=47,5 Em Portalegre: 230*1%=2,3 Com o que é que não concordas? Compartilhar este post Link para o post
noikeee Publicado 18 Maio 2025 (editado) Dar mais mandatos às regiões com menor população, resulta no mesmo problema do que nos Estados Unidos. Acabas com muito maior probabilidade de teres situações em que o segundo partido mais votado acaba com mais deputados do que o primeiro (ou com mais votos para o colégio eleitoral, no caso dos USA); e ainda por cima estas regiões com menos densidade populacional, tendem a ser mais rurais e conservadoras, o que beneficia quase sempre a direita. Editado 18 Maio 2025 por noikeee 1 Compartilhar este post Link para o post
Mica Publicado 18 Maio 2025 Citação de Descartes, há 5 minutos: Desculpa lá mas não consigo perceber essa lógica. Vamos tirar os eleitores do estrangeiro que, esses sim, têm uma lógica diferente. Eleitores inscritos: 9.271.479 Eleitores inscritos em Lisboa: 1.915.172 (20,66%) Eleitores inscritos em Portalegre: 93.106 (1,00%) Mandatos a distribuir: 230 Em Lisboa: 230*20,66%=47,5 Em Portalegre: 230*1%=2,3 Com o que é que não concordas? Talvez ele queira introduzir uma terceira variável que vai retirando peso à medida de que o número de habitantes ultrapassa a média por distrito. Mas aí os 93.106 habitantes do distrito de Portalegre estariam largamente sobrerepresentados comparado com os 1.915.172 de Lisboa. Concordo que as coisas fiquem como estão, há é que procurar medidas que aumentem a população em Portalegre, isso sim. 1 Compartilhar este post Link para o post
Petar Musa Publicado 18 Maio 2025 Citação de Descartes, há 2 minutos: Desculpa lá mas não consigo perceber essa lógica. Vamos tirar os eleitores do estrangeiro que, esses sim, têm uma lógica diferente. Eleitores inscritos: 9.271.479 Eleitores inscritos em Lisboa: 1.915.172 (20,66%) Eleitores inscritos em Portalegre: 93.106 (1,00%) Mandatos a distribuir: 230 Em Lisboa: 230*20,66%=47,5 Em Portalegre: 230*1%=2,3 Com o que é que não concordas? Porque esses 2 coitados de Portalegre, por muito que quisessem, vão fazer pouco ou nada pela sua região. E daqui a uns anos, Portalegre deixa de ser um distrito porque ninguém quis saber daquilo e as pessoas continuaram a ir para as grandes cidades, cidades essas que os governos continuam a apostar porque aí é que está o ouro. E, implementar o circulo de compensação como sugere o @Caviar Compartilhar este post Link para o post
HIM Publicado 18 Maio 2025 Malta, a minha mulher votou AD, sendo esquerdalha como eu, alegando que o país precisa de estabilidade que só uma maioria absoluta pode oferecer. É motivo para meter as malas à porta de casa? Compartilhar este post Link para o post
Jamarcus Publicado 18 Maio 2025 Citação de HIM, há 5 minutos: Malta, a minha mulher votou AD, sendo esquerdalha como eu, alegando que o país precisa de estabilidade que só uma maioria absoluta pode oferecer. É motivo para meter as malas à porta de casa? A minha votou no Livre, chamei-lhe eurocorna mas ela não percebeu 10 Compartilhar este post Link para o post
Descartes Publicado 18 Maio 2025 Citação de Petar Musa, há 23 minutos: Porque esses 2 coitados de Portalegre, por muito que quisessem, vão fazer pouco ou nada pela sua região. E daqui a uns anos, Portalegre deixa de ser um distrito porque ninguém quis saber daquilo e as pessoas continuaram a ir para as grandes cidades, cidades essas que os governos continuam a apostar porque aí é que está o ouro. E, implementar o circulo de compensação como sugere o @Caviar E se fossem 19, como em Setúbal, iam continuar a fazer nada pela sua região, como acontece com Setúbal. Essas conversas são pura demagogia. Eu tenho muitas dúvidas que exista de facto um problema de sub-representação dos partidos mais pequenos. Mas se se considerar que isso é um problema para a nossa democracia só há três medidas a estudar e implementar: 1. Instituição desse círculo de compensação; 2. Alteração dos círculos eleitorais, abandonando a lógica dos distritos. No limite constituindo um único círculo nacional, que seria o método que permitiria mais deputados para os pequenos partidos e menos para os partidos maiores; 3. Introdução de círculos uninominais. Cada uma das opções levanta inúmeras questões que o PS e o PSD não têm estado interessados em discutir. Até porque isso afetaria imediatamente toda a forma como os seus aparelhos partidários estão organizados (em concelhias e distritais). Compartilhar este post Link para o post
Sandes. Publicado 18 Maio 2025 A minha mulher não votou. Nem eu. Não recebemos o crl do boletim, continuem a votar ad Compartilhar este post Link para o post
Su1 Publicado 18 Maio 2025 Citação de HIM, há 11 minutos: Malta, a minha mulher votou AD, sendo esquerdalha como eu, alegando que o país precisa de estabilidade que só uma maioria absoluta pode oferecer. É motivo para meter as malas à porta de casa? Tens de comer a melhor amiga 1 Compartilhar este post Link para o post
Mayday Publicado 18 Maio 2025 Citação de HIM, há 17 minutos: Malta, a minha mulher votou AD, sendo esquerdalha como eu, alegando que o país precisa de estabilidade que só uma maioria absoluta pode oferecer. É motivo para meter as malas à porta de casa? Influências do amante. 1 3 Compartilhar este post Link para o post
Ego Sum Publicado 18 Maio 2025 Votei no grande Porto, tb senti que aquilo estava às moscas Compartilhar este post Link para o post
Peplin Publicado 18 Maio 2025 Afluência até às 16h de 48,28 % (51,96 % em 2024). Compartilhar este post Link para o post
Petar Musa Publicado 18 Maio 2025 Citação de Descartes, há 15 minutos: E se fossem 19, como em Setúbal, iam continuar a fazer nada pela sua região, como acontece com Setúbal. Essas conversas são pura demagogia. Eu tenho muitas dúvidas que exista de facto um problema de sub-representação dos partidos mais pequenos. Mas se se considerar que isso é um problema para a nossa democracia só há três medidas a estudar e implementar: 1. Instituição desse círculo de compensação; 2. Alteração dos círculos eleitorais, abandonando a lógica dos distritos. No limite constituindo um único círculo nacional, que seria o método que permitiria mais deputados para os pequenos partidos e menos para os partidos maiores; 3. Introdução de círculos uninominais. Cada uma das opções levanta inúmeras questões que o PS e o PSD não têm estado interessados em discutir. Até porque isso afetaria imediatamente toda a forma como os seus aparelhos partidários estão organizados (em concelhias e distritais). Não gosto nada do ponto 2. O 3 não me parece mau olhando para o exemplo inglês. E o que referia era a sub-representação dos partidos mais pequenos nos distritos menores. Acredito que deixassem de andar tão esquecidos. Compartilhar este post Link para o post