Ir para conteúdo
What

Tópico da Política, Ambiente e Economia

Publicações recomendadas

Não ter o desgaste da assembleia da republica neste momento é uma mais valia. Qualquer ser de esquerda vai ser engolido pelos grunhidos daquela gente.

E o PS com certeza que consegue arranjar um lugar de comentador ao próximo lider do partido.

Aliás, se há coisa que o PS pode e deve fazer é defender o jornalismo com unhas e dentes do ataque que estes vão sofrer, inclusivamente do governo.

Editado por Mayday

Compartilhar este post

Link para o post

Juro Joca, o mercado auto-regula-se, os privados é que são bons e fazem o melhor para nós.

Eles no domingo bem estavam já a alinhar-se com o Chega para isto.

Espero que o Montenegro encontre 1 pingo de decência naquela carcaça e não atire os portugueses para debaixo do comboio dos privados.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Puto Perdiz, há 8 horas:

O Duarte Cordeiro e a Alexandra Leitão estão muito ligados ao Pedro Nuno Santos. 

O Galamba também era muito próximo e já o andou a criticar no twitter. Os turcos são todos próximos mas têm todos objetivos pessoais... a questão do Cordeiro ainda vem do backlash da Operação Tutti-Frutti.

Quanto à Leitão, consta-me que não há grande ligação. Pelo contrário, a esfera do Pedro Nuno achava que ela estava a ganhar demasiada influência. A aposta para a candidatura dela em Lisboa é um típico presente envenenado que ao mesmo tempo a afastou da gestão diária do partido.

Citação de antifa, há 7 horas:

Estava a pensar em nomes do PS e acho que se anteciparam a metê-la como candidata à câmara de Coimbra, porque a Ana Abrunhosa acho que daria uma boa líder do PS numa lógica de um nome mais fora da caixa e de mudança de perfil. Mas não sendo deputada não dá.  

Não vejo mesmo como. Por um lado era PSD há 10 anos, por outro esteve em tribunal num caso muito shady do qual foi ilibada por tecnicalidades. Foi a escolha certa para Coimbra, tem alguma esfera de influência cá e há cenários nos quais poderia ser eleita. Além de ter noção de poder local pelo período na CCDRC. Mas a nível nacional penso que não tem nada a adicionar ao PS. Seria bom pelos memes, porque me faz rir muitas vezes.

Editado por andriy pereplyotkin
Falei de cor e o Desc corrigiu-me. E bem.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Modulor, há 3 horas:

Que opinião têm da Mariana Vieira da Silva? Gostava de ler as vossas perspectivas, estava a ouvi-la ontem a falar na possibilidade de se candidatar, mas não tenho ideia formada sobre ela. 

Gostei particularmente quando chamou ao reembolso de IRS um rendimento.

• Haha 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Tio Hans, há 50 minutos:

Tu estás a falar do Gouveia e Melo ou do MM?

Do Marques Mendes. Lança aquela do perigo para a democracia mas não explicou onde estava o perigo. Só mesmo essa justificação oca que disseste. A falta de conhecimento de opiniões políticas do Gouveia e Melo não é algo positivo, mas daí a ser já declarado como um perigo para a democracia, já é um salto bem grande. Principalmente porque ainda há a campanha para ele esclarecer o que pretende. 

A conclusão que eu tiro é que o Marques Mendes andou anos a contar com a eleição e agora pressente uma derrota quase certa.

Compartilhar este post

Link para o post

A descrição do Jovem Conservador de Direita do Dr. Pedro Pinto, que é um daqueles tios que pergunta aos sobrinho se já tocam ao bicho, é perfeita.

• Like 1
  • Haha 11

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de smashing_pumpkin , há 1 minuto:

Do Marques Mendes. Lança aquela do perigo para a democracia mas não explicou onde estava o perigo. Só mesmo essa justificação oca que disseste. A falta de conhecimento de opiniões políticas do Gouveia e Melo não é algo positivo, mas daí a ser já declarado como um perigo para a democracia, já é um salto bem grande. Principalmente porque ainda há a campanha para ele esclarecer o que pretende. 

A conclusão que eu tiro é que o Marques Mendes andou anos a contar com a eleição e agora pressente uma derrota quase certa.

Tu realmente tiras sempre as conclusões mais adequadas.

Compartilhar este post

Link para o post

https://www.dnoticias.pt/2025/5/21/449798-madeira-preve-duplicar-numero-de-navios-registados-nos-proximos-cinco-anos/

Por este notícia fiquei a saber de mais um cargo do senhor Pedro Calado. É o exemplo perfeito do que é a madeira. Saltitou entre AFA, governo e câmara, cai por suspeitas graves e entretanto cai numa associação nublosa de turismo do Monte e agora nesta associação que deve ter mãos do grupo Sousa por todo o lado. Tudo normal.

Citação de Elvis, há 1 minuto:

Tu realmente tiras sempre as conclusões mais adequadas.

Do mesmo modo que tu estás sempre pronto para defender o que venha da direita, seja o que for. Anda o país a ser tomado de assalto pela extrema direita e o Marques Mendes lembra-se de chamar de perigo à democracia ao Gouveia e Melo (pessoa que nem por 1 segundo penso em votar). Isto quando a cara número 1 dos fascistas quase de certeza que será candidato e com o resultado que teve, não sei se a haver segunda volta não será entre Ventura e Gouveia e Melo.

Por isso, sim. O Marques Mendes decidiu fazer de bebé chorão vendo que tanto trabalho na tv não vai dar em nada.

Compartilhar este post

Link para o post

Jovens que recorrem à garantia pública têm rendimentos mais elevados, diz Banco de Portugal – Observador

“Os mutuários que recorreram à garantia têm, em média, rendimentos mais elevados do que os jovens que obtêm crédito sem recurso à garantia. Os mutuários com rendimentos mais baixos têm uma representatividade inferior neste regime, tanto em montante de crédito como em número de contratos, quando comparados com os mutuários elegíveis”, afirma o Banco de Portugal. Apesar da garantia pública, que ajuda a “contornar” a entrada inicial, os clientes continuam a ter necessidade de cumprir os limites de taxa de esforço (mensal, com o pagamento das prestações).

Ninguém podia prever.

• Haha 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de HappyKing, há 1 minuto:

Jovens que recorrem à garantia pública têm rendimentos mais elevados, diz Banco de Portugal – Observador

“Os mutuários que recorreram à garantia têm, em média, rendimentos mais elevados do que os jovens que obtêm crédito sem recurso à garantia. Os mutuários com rendimentos mais baixos têm uma representatividade inferior neste regime, tanto em montante de crédito como em número de contratos, quando comparados com os mutuários elegíveis”, afirma o Banco de Portugal. Apesar da garantia pública, que ajuda a “contornar” a entrada inicial, os clientes continuam a ter necessidade de cumprir os limites de taxa de esforço (mensal, com o pagamento das prestações).

Ninguém podia prever.

Se deixarem o Luís trabalhar, continuará assim.

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de smashing_pumpkin , há 11 minutos:

Certo. 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de smashing_pumpkin , há 3 minutos:

https://www.dnoticias.pt/2025/5/21/449798-madeira-preve-duplicar-numero-de-navios-registados-nos-proximos-cinco-anos/

Por este notícia fiquei a saber de mais um cargo do senhor Pedro Calado. É o exemplo perfeito do que é a madeira. Saltitou entre AFA, governo e câmara, cai por suspeitas graves e entretanto cai numa associação nublosa de turismo do Monte e agora nesta associação que deve ter mãos do grupo Sousa por todo o lado. Tudo normal.

Do mesmo modo que tu estás sempre pronto para defender o que venha da direita, seja o que for. Anda o país a ser tomado de assalto pela extrema direita e o Marques Mendes lembra-se de chamar de perigo à democracia ao Gouveia e Melo (pessoa que nem por 1 segundo penso em votar). Isto quando a cara número 1 dos fascistas quase de certeza que será candidato e com o resultado que teve, não sei se a haver segunda volta não será entre Ventura e Gouveia e Melo.

Por isso, sim. O Marques Mendes decidiu fazer de bebé chorão vendo que tanto trabalho na tv não vai dar em nada.

Estás a mentir. Em n situações referi que não concordei com determinado acontecimento promovido pela AD, simplesmente não atribuí a relevância que tu gostarias que tivesse sido dada.

E és muito engenhoso, és. Esse “tudo o que venha da direita”… enfim, continua na tua luta que a direita é toda igual e toda o mesmo, vais no bom caminho.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de smashing_pumpkin , há 20 minutos:

quando tens um putativo presidente com um discurso muito parecido com o ch (embora seja dito com candura e mais delicado), sim o gouveia e melo é um perigo para a democracia.

só em anunciar a candidatura a 3 dias das eleições, se vê o respeito que ele tem pelos partidos e pela democracia.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu acho que nesta o MM tem razão, o Gouveia e Melo é um perigo para a democracia porque a última coisa que se quer num período tão delicado como este, é ter como árbitro das decisões da república um gajo que não parece perceber nada de política ou ter o mínimo de experiência política, e que ninguém ainda percebeu muito bem as tendências políticas dele e para onde podem pender as decisões se resolver incliná-las para as suas preferências.

Não implica que o MM seja ele próprio um candidato fantástico para o cargo, porque não é.

Compartilhar este post

Link para o post

Está tão certo quem diz que ele é um perigo para a democracia, como quem diz que não é. Sabemos lá nós. O homem não abre a boca, não se pronuncia, não comenta.

Não sabemos quem ele é politicamente e desconfio que ele não queira que saibamos. Porque é muito mais vantajoso fazer campanha à sombra da imagem que se tem dele dos tempos do Covid.

Editado por Mayday
  • Concordo! 11

Compartilhar este post

Link para o post

Vou recordar que o Almirante disse algo como "Se a NATO pedir vamos morrer onde for preciso" e para quem acha que foi so uma frase mal medida há o exemplo dos marinheiros do Mondego  que o Almirante não ousou em castigar para servir como exemplo quando o tribunal já comprovou que o navio não tinha condições de navegar. 

Portanto sim, o Almirante Iglo é um perigo para a Democracia. 

Compartilhar este post

Link para o post

O Almirante é um perigo para o tecido empresarial português que necessita de mão de obra imigrante barata e escravizada para sobreviver. 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Lebohang, há 12 minutos:

Vou recordar que o Almirante disse algo como "Se a NATO pedir vamos morrer onde for preciso" e para quem acha que foi so uma frase mal medida há o exemplo dos marinheiros do Mondego  que o Almirante não ousou em castigar para servir como exemplo quando o tribunal já comprovou que o navio não tinha condições de navegar. 

Portanto sim, o Almirante Iglo é um perigo para a Democracia. 

Não quero desvalorizar essa frase, mas isso é uma coisa que qualquer militar em funções, no fundo, tem que dizer. 

Pior será se o disser em campanha. 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de HappyKing, há 42 minutos:

Ninguém podia prever.

Era óbvio que ia ser assim. Não há nenhuma medida que o governo possa tomar que ajude os jovens com menos rendimentos a comprar casa. É impossível.

A principal medida para resolver a crise da habitação é aumentar significativamente a oferta pública para arrendamento. Mas isto demora vários anos.

Compartilhar este post

Link para o post

Agradeçam é se ao Gouveia e Melo não lhe dá para fundar um partido como o Eanes. Da maneira que isto está sacava aí uns autarcas daqueles que já o apoiam e outros tipo o de Loures e ainda sacam um partido tipo o do Macron para ocupar o centro.

• Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post

O que eu quero saber do Almirante é

Se o PSD ganha com maioria relativa como atualmente, sem coligação com outros partidos, o Almirante obriga a ter acordos por escrito com outros partidos para indigitar o líder do PSD como 1º ministro, ou não?

E se o Chega ganhar com maioria relativa mas o PSD+PS têm juntos maioria absoluta? Indigita o Ventura e obriga-o a ter algum tipo de acordo com o PSD; ou o líder duma geringonça do mais votado entre PSD e PS? Ou indigita uma figura que seja "neutra" para liderar um governo PSD+PS?

Se aparecer algum tipo de caso em que o 1º ministro esteja envolvido, vai a correr logo deitar abaixo o parlamento ou tem calma e deixa andar?

Vai ter tendência para vetar leis ou não? De que quadrante político? Onde estão as linhas vermelhas dele, que leis considera vetáveis?

Se houver bronca em termos de guerras a nível mundial, estamos do lado da NATO no matter what? E se o Trump continuar a ser cada vez mais hostil perante a Europa, continuamos do lado da NATO? É a favor duma maior integração europeia ou não, fiscal/económica/política e/ou militar? Qual a visão que ele tem em relação a uma maior aproximação de Portugal à China relativo a muitos outros países europeus?

Se houver uma revisão constitucional, vai colocar pressão para o presidente ter mais poderes ou não? Quais?

É a favor ou contra haver referendos?

O que é que ele acha da imigração?

Editado por noikeee
  • Concordo! 3

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de smashing_pumpkin , há 59 minutos:

Eu não percebo é como é que o Marques Mendes podia contar com a eleição. Nunca me pareceu ter qualquer hipótese.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Castor, Agora:

Eu não percebo é como é que o Marques Mendes podia contar com a eleição. Nunca me pareceu ter qualquer hipótese.

Bem pelo contrário. Como está o país, se não fosse o Almirante, o gajo tinha o lugar mais que assegurado. Podia não ser à 1ª volta, mas tinha.

• Concordo! 3

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Castor, há 1 minuto:

Tinha na cabeça dele. Era só ter um programa de TV como o Marcelo e tava feito.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de noikeee, há 4 minutos:

O que eu quero saber do Almirante é

Se o PSD ganha com maioria relativa como atualmente, sem coligação com outros partidos, o Almirante obriga a ter acordos por escrito com outros partidos para indigitar o líder do PSD como 1º ministro, ou não?

E se o Chega ganhar com maioria relativa mas o PSD+PS têm juntos maioria absoluta? Indigita o Ventura e obriga-o a ter algum tipo de acordo com o PSD; ou o líder duma geringonça do mais votado entre PSD e PS? Ou indigita uma figura que seja "neutra" para liderar um governo PSD+PS?

Se aparecer algum tipo de caso em que o 1º ministro esteja envolvido, vai a correr logo deitar abaixo o parlamento ou tem calma e deixa andar?

Vai ter tendência para vetar leis ou não? De que quadrante político? Onde estão as linhas vermelhas dele, que leis considera vetáveis?

Se houver bronca em termos de guerras a nível mundial, estamos do lado da NATO no matter what? E se o Trump continuar a ser cada vez mais hostil perante a Europa, continuamos do lado da NATO? É a favor duma maior integração europeia ou não, fiscal/económica/política e/ou militar? Qual a visão que ele tem em relação a uma maior aproximação de Portugal à China relativo a muitos outros países europeus?

Se houver uma revisão constitucional, vai colocar pressão para o presidente ter mais poderes ou não? Quais?

É a favor ou contra haver referendos?

O que é que ele acha da imigração?

Essa última pergunta tem ratoeira. Se entrarmos numa recessão económica e o desemprego começar a disparar, não faz sentido nenhum importar mão de obra quando não temos oferta disponível. Nos trâmites atuais faz todo o sentido manter a política que temos tido nos últimos anos.

Essas duas coisas foram ditas por mim mas enquadram-se em cenários diferentes. Não faz de mim nem super pró-imigração nem anti-imigração.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora

• Criar Novo...