Ir para conteúdo
What

Tópico da Política, Ambiente e Economia

Publicações recomendadas

Já me falaram de valores líquidos. Consultoras manhosas. "Ah no recibo vai aparecer X mas depois recebes o resto em extras/subsídio deslocação/subsídio para isto e aquilo/bilhetes de lotaria"

Mas já foi há uns anos. Ainda não se falava dos "benefícios flexíveis" na altura lol

• Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de noikeee, há 1 minuto:

Já me falaram de valores líquidos. Consultoras manhosas. "Ah no recibo vai aparecer X mas depois recebes o resto em extras/subsídio deslocação/subsídio para isto e aquilo/bilhetes de lotaria"

Mas já foi há uns anos. Ainda não se falava dos "benefícios flexíveis" na altura lol

A consultora onde comecei era, e tanto quanto sei ainda é, assim mesmo. Os salários eram pagos por duodécimos porque "houve uma votação e a maioria preferiu assim" (mas ninguém tinha sido alguma vez sondado). Os valores falados eram sempre líquidos por mês e incluíam ajudas de custo e subsídio de alimentação, para além dos óbvios duodécimos. Basicamente todas as manhas possíveis e existentes para se fazer parecer que se ganhava muito.

Por isso é que só contratam putos, que só esses é que acham que ganhar 1000 líquidos é brutal, mesmo que 200/300 sejam pagos por baixo da mesa e que nesse valor líquido estejam incluídos os duodécimos e subsídio de alimentação.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de doom_master, há 6 minutos:

Por isso é que só contratam putos, que só esses é que acham que ganhar 1000 líquidos é brutal, mesmo que 200/300 sejam pagos por baixo da mesa e que nesse valor líquido estejam incluídos os duodécimos e subsídio de alimentação.

Os pinguins todos com mochilas da Accenture

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de kareca, há 5 minutos:

Exacto, não era essa mas é do estilo 😁

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Tio Hans, há 1 hora:

Idem. Até porque as empresas não querem assumir riscos de aumentos de impostos. A única profissão que conheço onde isto existe é a de futebolista e, mesmo assim, diria que é só para aqueles que ganham fortunas.

Nas modalidades também e não é só para salários chorudos. 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de kareca, há 1 hora:

A Accenture paga tudo direitinho, não há ajudas de custo. E tens possibilidade de escolher como receber os subsídios: duodécimos, 50% e 100%

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Tio Hans, há 4 horas:

Eu acho que há dois pontos importantes que colidem entre si:

1 - Dar dias de férias não remunerados, por exemplo, é um direito que é dado aos trabalhadores, sem que nenhum lhes seja tirado. Alguém que quisesse ficar em casa esses dias não o podia fazer e agora pode. É um direito. É uma opção dos trabalhadores. A minha empresa permite tirar até 2 meses assim, para quem quiser (e se não puser em causa a actividade, obviamente, não podemos ir todos ao mesmo tempo).

2 - O problema de uma medida como a de cima e que entronca com a falta de literacia financeira e de conhecimentos de coisas que deviam ser indispensáveis, como a lei do trabalho e os direitos laborais, com a valente porcaria de sindicatos que, genericamente, temos, e com a incapacidade de fiscalizar e atuar em caso de incumprimento das autoridades é que, já estamos todos a imaginar os empresários a fecharem empresas em alturas mortas por conta desses dias e a obrigar os funcionários a gozar esses dias não remunerados, ou coisas do género. Mas, genericamente, há quem não tenha qualquer interesse em resolver as questões que elenquei em cima.

E já chegámos ao ponto da conversa em que os direitos são pagos. E, vendo bem, porque não? Já pagamos, e bem, pelo direito à habitação e pelo direito à justiça. Cada vez mais nos querem impingir que devemos pagar pelos direitos à saúde e à educação para ficarmos bem servidos. Pagar pelos direitos dos trabalhadores é apenas a evolução natural.

Vou mazé ver se o nosso fundamentalista islâmico residente colocou mais alguma informação nova no tópico aqui ao lado para desanuviar...

• Haha 1

Compartilhar este post

Link para o post

A reforma antecipada, com penalização, é um direito ou não?

Pode-se argumentar que estes dias extra não remunerados são algo semelhante. Se quiseres, tiras... e pagas na mesma proporção. Antes não podias tirar mesmo que quisesses.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de noikeee, há 5 minutos:

Pode-se argumentar que estes dias extra não remunerados são algo semelhante. Se quiseres, tiras... e pagas na mesma proporção. Antes não podias tirar mesmo que quisesses.

Não percebo como é que isso pode ser comparável...

Mas se se pode argumentar...

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Mayday, há 23 minutos:

Não percebo como é que isso pode ser comparável...

Mas se se pode argumentar...

Tens o direito de ter uma reforma. Se queres mais reforma (mais cedo), pagas.

Tens o direito de ter uns dias de férias. Se queres mais dias de férias, pagas.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de noikeee, há 5 minutos:

No limite ate podes ter 365 dias de ferias anuais (366 nos anos bissextos) e nem tens de pagar por eles...

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de noikeee, há 7 minutos:

Não consigo ver paralelo entre as duas coisas. 

A reforma antecipada existe para quem não pode trabalhar por incapacidade ou carreiras contributivos longas, por exemplo.

Não por vontade. Ou falta de vontade de trabalhar. 

É mais um mecanismo de proteção. 

E nos vamos sempre descontar mais do que o que vamos receber de reforma, por isso, estaremos sempre a pagar para ter direito á reforma. 

Compartilhar este post

Link para o post

O paralelo está na reforma antecipada ser igualmente facultativa, e igualmente penalizar monetariamente no que se recebe por mês, proporcionalmente a quantos anos/meses antes do tempo a pedes. Tenho 2 ou 3 pessoas na minha família ou nessa situação ou a ponderar essa situação. É possível que só se apliquem a carreiras contributivas longas, que é o caso aqui, não estou por dentro de todos os pormenores.

Também estamos todos a pagar para ter direito às férias. Com o nosso trabalho e os nossos impostos.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de noikeee, Agora:

O paralelo está na reforma antecipada ser igualmente facultativa, e igualmente penalizar monetariamente no que se recebe por mês, proporcionalmente a quantos anos/meses antes do tempo a pedes. Tenho 2 ou 3 pessoas na minha família ou nessa situação ou a ponderar essa situação. É possível que só se apliquem a carreiras contributivas longas, que é o caso aqui, não estou por dentro de todos os pormenores.

Também estamos todos a pagar para ter direito às férias. Com o nosso trabalho e os nossos impostos.

Mas não é igualmente facultativa pelas condicionantes...por isso é que não vejo paralelo.

Mas pronto...

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de noikeee, há 23 minutos:

Se pago estou a comprar. Se compro não é meu por direito.

Citação de Burkina2008, há 15 minutos:

No limite ate podes ter 365 dias de ferias anuais (366 nos anos bissextos) e nem tens de pagar por eles...

Isso já acontece. E depois mete-se os papéis para o RSI e passam-se os dias nas esplanadas a mamar bejecas...

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Descartes, há 2 minutos:

Isso já acontece. E depois mete-se os papéis para o RSI e passam-se os dias nas esplanadas a mamar bejecas...

Ou entao pode-se ir viver para o meio da mata e diariamente cacar gambozinos

Editado por Burkina2008

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Descartes, há 2 minutos:

Percebido. Então acabe-se com a possibilidade das reformas antecipadas porque tecnicamente ou semanticamente não são um "direito".

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Burkina2008, há 1 minuto:

Ou entao pode-se ir viver para o meio da mata e diariamente cacar gambozinos

Cacar... 😁

Citação de noikeee, Agora:

Percebido. Então acabe-se com a possibilidade das reformas antecipadas porque tecnicamente ou semanticamente não são um "direito".

Acabar porquê? Acho muito bem que essa possibilidade exista. Quem quiser comprar, compra. Não se deve é confundir com um direito.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de noikeee, há 1 hora:

Antes podias tirar mais três dias. De 2003 a 2012. Na Troika tiraram-te esse direito. Nunca to devolveram.

Esta conversa não pode nunca existir sem este contexto.

• Like 2
  • Concordo! 4

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de noikeee, há 1 hora:

E sabias que existe a possibilidade de antecipar a reforma sem penalização? 

Neste caso, tal como no da proposta em debate, mais do que comprar ou pagar, até se trata de prescindir de direitos para obter comodidades. Como observaste bem, a reforma antecipada não é um direito, será antes uma possibilidade de troca do direito efetivo(a reforma inteira) por uma comodidade(o usufruto antecipado desse dinheiro). De igual forma, o que se está a propor aos trabalhadores é a mesma coisa: a troca de um direito(vencimento) por uma comodidade(descanso adicional).

Portanto, em ambos os casos há uma perda de direitos. Se no caso das reformas faz todo o sentido essa possibilidade por se tratar do fim da carreira laboral, já oferecer isso a todo e qualquer trabalhador me parece ser algo pérfido e muito duvidoso dum ponto de vista de gestão empresarial.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Burkina2008, há 21 horas:

Porque se a tua empresa te pagar o subsidio de Natal em Dezembro e o teu salario for 1200, recebes exactamente esses mil

Se receberes esses 1200 divididos em duodecimos, na realidade em Dezembro vais ter se fores esperto (100*(taxa de juro*(11/12)) + (100*(taxa de juro*(10/12)) + (100*(taxa de juro*(9/12))+....+100. Isto quer dizer que em Dezembro esses 1200 na realidade sao 1220. 20 Euros podem ser pouco porque as taxas de juro sao baixas, mas nos anos 80 e 90 esta diferenca podia ser de 300/400 euros (ou 60-80 contos)

Como tu optas por nao receber em duodecimos, as empresas (nao estou a falar do Silva e Filhos limitada) criam um provisao mensal do teu subsidio de ferias/natal e podem aplicar dinheiro que efectivamente 'e teu e receber dividendos disso...

Não vejo como é que essa explicação justifica a necessidade de uma proibição.

Compartilhar este post

Link para o post

Começaram confrontos militares entre o Cambodja e a Tailândia na fronteira entre os dois países. 

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

• Criar Novo...