Ir para conteúdo
What

Tópico da Política, Ambiente e Economia

Publicações recomendadas

Eu também sou a favor de passar os salários a 12 meses, onde é que entrego o meu cartão de esquerdalho?

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de noikeee, há 2 minutos:

perca

Precisamos urgentemente de aulas de literacia em pesca. Já que as de português não resultaram. 

Citação de Tio Hans, há 17 minutos:

Mas eu não falei nunca numa disciplina de literacia financeira, ou falei? 

Não. Tens razão. 

• Haha 1

Compartilhar este post

Link para o post

Quando o argumento são pequenos erros ortográficos acho que estamos conversados.

Compartilhar este post

Link para o post

Mas já não está em testes piloto a disciplina Literacia e Dados? Ou não avançou?

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de noikeee, há 3 minutos:

Quando o argumento são pequenos erros ortográficos acho que estamos conversados.

É tudo uma questão de semântica, na verdade.

• Like 1
  • Haha 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Sandes., há 9 minutos:

Eu também sou a favor de passar os salários a 12 meses, onde é que entrego o meu cartão de esquerdalho?

Isso é porque vives num país onde se negoceia o valor anula bruto, cá normalmente negoceia-se valor mensal liquido

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de xicantonio, há 14 minutos:

Isso é porque vives num país onde se negoceia o valor anula bruto, cá normalmente negoceia-se valor mensal liquido

Já tive entrevistas para trabalhos em pt em que negociei valor anual bruto. Acredito que não seja caso único (era para a Airbus em Lisboa)

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Sandes., há 3 minutos:

Já tive entrevistas para trabalhos em pt em que negociei valor anual bruto. Acredito que não seja caso único (era para a Airbus em Lisboa)

Na empresa onde trabalho é assim. Confesso que me surpreendi quando me perguntaram quanto queria ganhar e eu respondi com o valor mensal e me pediram o valor anual.

Compartilhar este post

Link para o post

Este ano mudei de emprego e nas duas ou três candidaturas que fiz em todas me foi pedido o valor bruto anual. 

Compartilhar este post

Link para o post

Tanta coisa com os 14 meses quanto este Governo queria ainda um décimo quinto...

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ghelthon, há 5 minutos:

Tanta coisa com os 14 meses quanto este Governo queria ainda um décimo quinto...

Já mencionei isso, mas não interessou responder.

Também levantei a questão sobre quem dá os subsídios, com que intenções e a quem melhor servem e ainda estou à espera de resposta.

Só leio os chavões do costume sobre os iliterados irresponsáveis.

Citação de Mayday, há 35 minutos:

Educação sexual. Querem amarrar os jovens à gravidez indesejada, à doença e à violência?

Ótimo artigo de opinião. 

Enquanto projeto piloto e em poucas escolas, ainda. 

Interessa mais usar as questões sociais para dividir o povo e distraí-lo enquanto negoceiam medidas que abrem a porta à perda de direitos laborais, ao mesmo tempo que se usam as instituições estatais e básicas para endoutrinar as novas gerações para serem não só subservientes ao dinheiro, mas coniventes com o sistema financeiro que as explora.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de noikeee, há 1 hora:

Não porque neste cenário hipotético o salário mínimo seria multiplicado por 14/12, como é óbvio 

Eu tou a achar extremamente irónico que

A) ponho um cenário hipotético em que os salários seriam ajustados proporcionalmente para serem pagos em 12 em vez de 14 meses, e digo que nunca isso iria para a frente politicamente, porque a desinformação seria tal que seria visto como uma perca de direitos, apesar de matematicamente ser exatamente a mesma coisa

B) atacam o meu cenário hipotético dizendo que seria uma perca de direitos

Desisto. Acho que vou pedir aulas de literacia financeira é para vocês

Eu acho é que estás a pensar apenas a nível do estado. A realidade é que a maioria da população não trabalha para o estado e grande parte dela trabalha em condições precárias. Tudo o que permita o empregador pagar menos será aproveitado, se assim não fosse os números de trabalho precário em portugal não seriam o que são. 

Compartilhar este post

Link para o post

Eu acho que há dois pontos importantes que colidem entre si:

1 - Dar dias de férias não remunerados, por exemplo, é um direito que é dado aos trabalhadores, sem que nenhum lhes seja tirado. Alguém que quisesse ficar em casa esses dias não o podia fazer e agora pode. É um direito. É uma opção dos trabalhadores. A minha empresa permite tirar até 2 meses assim, para quem quiser (e se não puser em causa a actividade, obviamente, não podemos ir todos ao mesmo tempo).

2 - O problema de uma medida como a de cima e que entronca com a falta de literacia financeira e de conhecimentos de coisas que deviam ser indispensáveis, como a lei do trabalho e os direitos laborais, com a valente porcaria de sindicatos que, genericamente, temos, e com a incapacidade de fiscalizar e atuar em caso de incumprimento das autoridades é que, já estamos todos a imaginar os empresários a fecharem empresas em alturas mortas por conta desses dias e a obrigar os funcionários a gozar esses dias não remunerados, ou coisas do género. Mas, genericamente, há quem não tenha qualquer interesse em resolver as questões que elenquei em cima.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de John Bonifácio, há 48 minutos:

Já mencionei isso, mas não interessou responder.

Também levantei a questão sobre quem dá os subsídios, com que intenções e a quem melhor servem e ainda estou à espera de resposta.

Só leio os chavões do costume sobre os iliterados irresponsáveis.

Interessa mais usar as questões sociais para dividir o povo e distraí-lo enquanto negoceiam medidas que abrem a porta à perda de direitos laborais, ao mesmo tempo que se usam as instituições estatais e básicas para endoutrinar as novas gerações para serem não só subservientes ao dinheiro, mas coniventes com o sistema financeiro que as explora.

Não respondi ao teu post porque entretanto tava a fazer outras coisas e esqueci-me, e também não percebi muito bem a relevância ou o ponto que estavas a tentar fazer. Não foi por não interessar. Mas posso repescá-lo:

Citação de John Bonifácio, há 2 horas:

Num país que um 15º mês foi cogitado- se me puderem avivar a memória sobre em qual governo- o 13º e o de férias, antes de serem considerados direitos, foram implementados como alavancas de popularidade.

Ou seja, sim, a remoção de qualquer desses subsídios será vista como uma perda de direitos, porque foi assim que os políticos e dirigentes sindicais os venderam ao povo.

Portanto, a responsabilidade moral não está no lado do trabalhador, mas do legislador, que não é sério.

Eu esqueci-me completamente do que é que tinha sido a proposta do 15º mês e tive de ir ao Google sequer ver o que era. O 14º se bem me lembro foi o Cavaco.

A responsabilidade moral não me parece relevante, e não tenho problema em atribui-la a políticos idiotas ou oportunistas. Tou-me marimbando para o Montenegro, o Cavaco, ou o PSD, aliás quero que este PSD atual, piegas e sonso em relação à extrema direita, se f*da; e estou perfeitamente confortável em atribuir quota parte da responsabilidade deste paternalismo idiota que se colocou sobre o povo, sobre o PSD. Apenas estávamos aqui a fazer uma discussão filosófica sobre se faz sentido ou não receber a 12 ou a 13/14/15.

Para mim a responsabilidade da baixa literacia financeira em Portugal começa no Salazar que quis manter o povo burro, analfabeto, pobre, subserviente à autoridade e sem iniciativa própria; passa pelo esquerdismo inerente à revolução de 74, por parte de PCP, UDP e afins e seus sindicatos, pela demonização de tudo o que tenha a ver com como o dinheiro funciona numa sociedade capitalista, e pelo ideal que institucionalizou do paternalismo do estado como o centro da vida de cada um; e continuou com a areia para os olhos que PSD e PS lançaram para os olhos dos portugueses ao longo das últimas décadas, com ideias como essa do Cavaco, e com a descredibilização que se lançou sobre a banca e os mercados, com casos como o do BES e afins. E caso o Chega chegue ao poder, ou se aproxime mais do poder, então acho que vamos precisar dum capacete daqueles bem rijos para sobrevivermos à quantidade de areia e de m*rda que vão nos jogar para os olhos. É um ciclo espetacular este da sociedade portuguesa.

Citação de smashing_pumpkin, há 40 minutos:

Eu acho é que estás a pensar apenas a nível do estado. A realidade é que a maioria da população não trabalha para o estado e grande parte dela trabalha em condições precárias. Tudo o que permita o empregador pagar menos será aproveitado, se assim não fosse os números de trabalho precário em portugal não seriam o que são. 

Epa eu não faço a mínima como é que legalmente se deveria melhor proceder, caso se quisesse avançar para substituir os 14 pelos 12 meses. Idealmente seria tudo proporcional. Seja o salário mensal público ou privado, o salário mínimo, o valor pago à hora a contrato ou a recibos verdes (ver edit abaixo).

Qualquer mudança estrutural pode levar a chico-espertices temporárias, mas não podes olhar a isso como o fator decisivo, tens de pensar é a longo prazo se faz sentido a mudança ou não. Também quando o Euro foi adotado houve cafés que deixaram de vender bica a 50 escudos e passou a vender a 50 cêntimos de Euro. É essa a questão de fundo fulcral que determina se deveria ter sido ou não adotado o Euro? Ao fim de 25 anos não é isso que decide o preço da bica atualmente. Da mesma forma que, mesmo que haja empregadores que aproveitem uma transição temporária para abusarem dos empregadores, ao fim de x anos certamente que os salários e o que as pessoas estão dispostas a se sujeitar, serão ditadas pelas condições da altura e não devido a uma transição temporária. Se fosse assim nunca se mudava nada. O que decide o facto dos salários serem baixos são n outras coisas e não a forma de pagamento, e há imensas outras coisas que podia e se devia fazer para resolver isso.

Relembro mais uma vez que isto é uma discussão completamente hipotética e nem me importo de receber a 14. Tamos aqui a perder tempo a discutir o sexo dos anjos e a transformar isto num esquerda vs direita, quando não é necessariamente uma discussão a esse nível sequer.

edit: pensando um pouco melhor, numa transição destas, se calhar não faria qualquer sentido ajustar o valor do salário pago à hora para pessoas em recibos verdes, se estes já estão numa situação em que não recebem subsídios extra lol. O objetivo seria sempre manter o valor anual idêntico (antes e pós transição), independentemente da situação contratual em que qualquer pessoa esteja. Portanto até nem percebo muito bem o ponto que o Smashing estava a tentar fazer, pois os tais trabalhos precários, p.ex falsos recibos verdes, já não recebem subsídios de natal/férias. Mas admito que haja alguma situação específica em que houvesse espaço para chico-espertices de chular os trabalhadores, o que não falta é casinhos e excepçõezinhas na confusão que é a lei e fiscalidade portuguesa.

Editado por noikeee
  • Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Tio Hans, há 4 minutos:

Eu acho que há dois pontos importantes que colidem entre si:

1 - Dar dias de férias não remunerados, por exemplo, é um direito que é dado aos trabalhadores, sem que nenhum lhes seja tirado. Alguém que quisesse ficar em casa esses dias não o podia fazer e agora pode. É um direito. É uma opção dos trabalhadores. A minha empresa permite tirar até 2 meses assim, para quem quiser (e se não puser em causa a actividade, obviamente, não podemos ir todos ao mesmo tempo).

2 - O problema de uma medida como a de cima e que entronca com a falta de literacia financeira e de conhecimentos de coisas que deviam ser indispensáveis, como a lei do trabalho e os direitos laborais, com a valente porcaria de sindicatos que, genericamente, temos, e com a incapacidade de fiscalizar e atuar em caso de incumprimento das autoridades é que, já estamos todos a imaginar os empresários a fecharem empresas em alturas mortas por conta desses dias e a obrigar os funcionários a gozar esses dias não remunerados, ou coisas do género. Mas, genericamente, há quem não tenha qualquer interesse em resolver as questões que elenquei em cima.

Não há colisão nenhuma. O que existe é, como identificaste bem, um potencial enorme entre a teoria e a prática; entre os teóricos e os pragmáticos; entre os iludidos, os ilusionistas e os realistas, os massacrados.

Compartilhar este post

Link para o post

O ano é 2033, as disciplinas do 9º ano são as seguintes:

- Portugues, disciplina patrocinado pela SONAE (o melhor aluno terá um estágio curricular do IEFP pago a 12 meses em vez de 14 no jornal expresso)

- Matemática

- Literacia Financeira, disciplina patronicada pela Cofidis (o melhor aluno receberá um cartão de crédito com cashback de 5% em todas as compras)

- Historia

- Educação física (patrocinado pela NIKE, o melhor aluno receberá um equipamento à sua escolha para fazer desporto)

- TIC (patrocinado pela MICROSOFT)

• Haha 2

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Tio Hans, há 1 hora:

Na empresa onde trabalho é assim. Confesso que me surpreendi quando me perguntaram quanto queria ganhar e eu respondi com o valor mensal e me pediram o valor anual.

Mudei duas vezes de empresa e as conversas sempre foram sobre valores brutos anuais.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de noikeee, há 8 minutos:

Não respondi ao teu post porque entretanto tava a fazer outras coisas e esqueci-me, e também não percebi muito bem a relevância ou o ponto que estavas a tentar fazer. Não foi por não interessar. Mas posso repescá-lo:

Eu esqueci-me completamente do que é que tinha sido a proposta do 15º mês e tive de ir ao Google sequer ver o que era. O 14º se bem me lembro foi o Cavaco.

A responsabilidade moral não me parece relevante, e não tenho problema em atribui-la a políticos idiotas ou oportunistas. Tou-me marimbando para o Montenegro, o Cavaco, ou o PSD, aliás quero que este PSD atual, piegas e sonso em relação à extrema direita, se f*da; e estou perfeitamente confortável em atribuir quota parte da responsabilidade deste paternalismo idiota que se colocou sobre o povo, sobre o PSD. Apenas estávamos aqui a fazer uma discussão filosófica sobre se faz sentido ou não receber a 12 ou a 13/14/15.

Para mim a responsabilidade da baixa literacia financeira em Portugal começa no Salazar que quis manter o povo burro, analfabeto, pobre, subserviente à autoridade e sem iniciativa própria; passa pelo esquerdismo inerente à revolução de 74, por parte de PCP, UDP e afins e seus sindicatos, pela demonização de tudo o que tenha a ver com como o dinheiro funciona numa sociedade capitalista, e pelo ideal que institucionalizou do paternalismo do estado como o centro da vida de cada um; e continuou com a areia para os olhos que PSD e PS lançaram para os olhos dos portugueses ao longo das últimas décadas, com ideias como essa do Cavaco, e com a descredibilização que se lançou sobre a banca e os mercados, com casos como o do BES e afins. E caso o Chega chegue ao poder, ou se aproxime mais do poder, então acho que vamos precisar dum capacete daqueles bem rijos para sobrevivermos à quantidade de areia e de m*rda que vão nos jogar para os olhos. É um ciclo espetacular este da sociedade portuguesa.

Epa eu não faço a mínima como é que legalmente se deveria melhor proceder, caso se quisesse avançar para substituir os 14 pelos 12 meses. Idealmente seria tudo proporcional. Seja o salário mensal público ou privado, o salário mínimo, o valor pago à hora a contrato ou a recibos verdes.

Qualquer mudança estrutural pode levar a chico-espertices temporárias, mas não podes olhar a isso como o fator decisivo, tens de pensar é a longo prazo se faz sentido a mudança ou não. Também quando o Euro foi adotado houve cafés que deixaram de vender bica a 50 escudos e passou a vender a 50 cêntimos de Euro. É essa a questão de fundo fulcral que determina se deveria ter sido ou não adotado o Euro? Ao fim de 25 anos não é isso que decide o preço da bica atualmente. Da mesma forma que, mesmo que haja empregadores que aproveitem uma transição temporária para abusarem dos empregadores, ao fim de x anos certamente que os salários e o que as pessoas estão dispostas a se sujeitar, serão ditadas pelas condições da altura e não devido a uma transição temporária. Se fosse assim nunca se mudava nada. O que decide o facto dos salários serem baixos são n outras coisas e não a forma de pagamento, e há imensas outras coisas que podia e se devia fazer para resolver isso.

Relembro mais uma vez que isto é uma discussão completamente hipotética e nem me importo de receber a 14. Tamos aqui a perder tempo a discutir o sexo dos anjos e a transformar isto num esquerda vs direita, quando não é necessariamente uma discussão a esse nível sequer.

Obrigado pela resposta. Insisti porque achei que o tópico precisava de debater este assunto. E a tua intervenção nesse aspeto foi muito esclarecedora.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Plagio o Original, há 1 minuto:

O ano é 2033, as disciplinas do 9º ano são as seguintes:

- Portugues, disciplina patrocinado pela SONAE (o melhor aluno terá um estágio curricular do IEFP pago a 12 meses em vez de 14 no jornal expresso)

- Matemática

- Literacia Financeira, disciplina patronicada pela Cofidis (o melhor aluno receberá um cartão de crédito com cashback de 5% em todas as compras)

- Historia

- Educação física (patrocinado pela NIKE, o melhor aluno receberá um equipamento à sua escolha para fazer desporto)

- TIC (patrocinado pela MICROSOFT)

Vais ter é o Ventura primeiro ministro e os putos todos a cantarem o hino de manhã, para depois as meninas irem para a aula de cozinha e limpezas, e os meninos irem aprender a ser machos alfas a ver vídeos do Tate.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de xicantonio, há 1 hora:

Não sei em que país vives, mas em 12 anos a ser entrevistado e entrevistar nunca ouvi sequer falar de valores líquidos 😅

Só se for algo específico da tua área.

Editado por Ego Sum

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ego Sum, há 11 minutos:

Não sei em que país vives, mas em 12 anos a ser entrevistado e entrevistar nunca ouvi sequer falar de valores líquidos 😅

Só se for algo específico da tua área.

Idem. Até porque as empresas não querem assumir riscos de aumentos de impostos. A única profissão que conheço onde isto existe é a de futebolista e, mesmo assim, diria que é só para aqueles que ganham fortunas.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Elvis, há 21 horas:

Agora é que me deixaste muito confuso.

Se calhar não sei.

Ainda não percebi.

Citação de Elvis, há 20 horas:

what

Citação de Elvis, há 16 horas:

Não sei mesmo

Citação de Elvis, há 16 horas:

Ainda não percebi esta parte.

Citação de Elvis, há 15 horas:

Não percebi o último parágrafo.

Citação de Elvis, há 4 horas:

Tens razão. Por acaso desconhecia isto

Citação de Elvis, há 3 horas:

Eu continuo sem perceber

Tldr: Elvis nas últimas páginas.

• Haha 3

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Black Hawk, há 1 minuto:

Tldr: Elvis nas últimas páginas.

Mais post, mais uma voltinha. Agora é que vais fazer furor no discord

• Haha 1

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora

• Criar Novo...