Descartes Publicado 23 Julho 2025 Citação de noikeee, há 1 hora: Primeiro, o Costa praticamente não reverteu coisa nenhuma. Pôs batom no porco e chamou-lhe de muito bonito. Decretou o fim da austeridade sem ela nunca ter acabado. Segundo, o Costa nunca chegou a ser penalizado nas urnas. Pirou-se a meio dum mandato em que até tinha maioria absoluta (!) e deixou a batata quente no PNS que nem representava a continuação das políticas do Costa nem representava uma quebra das políticas do Costa. Estou convicto que esta completa ausência de narrativa o penalizou mais do que uma suposta irritação do povo com a não reversão da austeridade Os dias de férias em particular foram um assunto esquecido que nunca foram tema. As pessoas estão muito mais preocupadas com coisas como habitação, falta de investimento público e congelamento de salários em carreiras públicas. Se há irritação com a austeridade será por aí Não vou discutir interpretações. Quanto ao assunto que nunca foi tema, o @kareca já desmontou esse argumento. Resta-me falar sobre as incorreções. Sim, o Costa reverteu várias medidas. Uma delas que tu próprio identificas como grande preocupação das pessoas: o descongelamento de salários. E fez mais: aboliu aquela medida idiota que nos tem trazido tantas dificuldades em particular nos domínios da saúde e da educação: a regra de só entrar um funcionário público para cada 2 que se reformam. Devolveu os 4 feriados que o Passos Coelho, indo além da Troika, nos tinha retirado. E embora não tenha reposto os 25 dias de férias em obrigação legal, permitiu que os vários organismos do Estado e do mundo empresarial pudessem aplicar o número de dias de férias que fossem acordados entre os "patrões" e as organizações representativas dos trabalhadores. Tens razão num aspeto. Ele decretou o fim da austeridade sem ela ter acabado. Substituindo os cortes cegos nos rendimentos dos trabalhadores pela subida da carga fiscal e pelas cativações no investimento. Compartilhar este post Link para o post
Mayday Publicado 23 Julho 2025 Citação de Elvis, há 25 minutos: Não sei mesmo como é que uma medida destas é um ataque descarado e desavergonhado ao bolso dos pobres. Na verdade é uma modalidade que já existe sob outra forma, que são por exemplo os bancos de horas - também estás a pagar para ter direito a mais dias de férias (tipicamente), neste caso com trabalho. Banco de horas, belo exemplo. Mas não é para isso que serve o banco de horas e nunca conheci um trabalhador que gostasse desse sistema. Um sistema onde os trabalhadores acumulam horas extra não remuneradas com a promessa velada de que depois vão poder gozar dias imensos que nunca lhes são permitidos gozar. Quanto mais "tirar dias de férias". É quase preciso meter um sindicato ou um advogado ao barulho para isso ser possível. 1 Compartilhar este post Link para o post
Elvis Publicado 23 Julho 2025 Citação de Mayday, há 2 minutos: Banco de horas, belo exemplo. Mas não é para isso que serve o banco de horas e nunca conheci um trabalhador que gostasse desse sistema. Um sistema onde os trabalhadores acumulam horas extra não remuneradas com a promessa velada de que depois vão poder gozar dias imensos que nunca lhes são permitidos gozar. Quanto mais "tirar dias de férias". É quase preciso meter um sindicato ou um advogado ao barulho para isso ser possível. Boas, tenho banco de horas por regulamentação colectiva e considero que funciona adequadamente. Não é perfeito, mas prefiro assim a não existir nada para controlo de horas extraordinárias. Compartilhar este post Link para o post
John Bonifácio Publicado 23 Julho 2025 (editado) Citação de Elvis, há 35 minutos: Pá é um regime que está muito bem definido legalmente, é regulado e absolutamente necessário em alguns sectores. Em que sentido é que esta medida é um ataque descarado aos pobres? Ainda não percebi esta parte. Em que sentido? Não te parece óbvio que esta proposta está ferida de morte logo à partida quando nem sequer equaciona a reposição de quaisquer dias de férias pagos? E que raio de idiotice de ideia é esta em que se propõe que o trabalhador normalize perder vencimento para poder descansar do trabalho? Não é nenhuma, pois claro. E se ainda assim não percebes, então, se me explicasses tu a mim porque motivo os patrões tentam negociar uma medida potencialmente prejudicial para eles, talvez eu consiga ser mais claro na minha exposição. Editado 23 Julho 2025 por John Bonifácio Compartilhar este post Link para o post
Elvis Publicado 23 Julho 2025 Citação de John Bonifácio, Agora: Em que sentido? Não te parece óbvio que esta proposta está ferida de morte logo à partida quando nem sequer equaciona a reposição de quaisquer dias de férias pagos? E que raio de idiotice de ideia é esta em que se propõe que o trabalhador normalize perder vencimento para poder descansar do trabalho? Não é nenhuma, pois claro. E se ainda assim não percebes, se me explicasses tu a mim porque motivo os patrões tentam negociar uma medida potencialmente prejudicial para eles, talvez eu consiga ser mais claro na minha exposição. Portanto, esta medida prejudica os mais pobres porque não é uma medida melhor, apesar de até ser ligeiramente melhor do que o que temos actualmente. Certíssimo. Se a medida fosse 5 dias extra de férias pagas, ias-te queixar que não eram 10? Não percebi o último parágrafo. Queres saber que interesse teriam os patrões em negociar uma medida que lhes seria potencialmente prejudicial? 1 Compartilhar este post Link para o post
Peplin Publicado 23 Julho 2025 Citação de Burkina2008, há 9 horas: Agora a cena de ferias pagas em Portugal (como subsidio 'e que devia acabar). Como na maioria do mundo civilizado, o salario deveriam ser 12 meses pagos na mesma porporcao, independentemente de ser Natal, Ferias ou de ser ano de eleicoes. Acabar porquê? Acho que o regime actual está óptimo, tens a opção entre receber os subsídios ou diluí-los em duodécimos. 1 Compartilhar este post Link para o post
Che Publicado 23 Julho 2025 Deveríamos ajudar o tecido empresarial português. Compartilhar este post Link para o post
El Colosso Publicado 23 Julho 2025 Citação de Duda34, há 10 horas: Esperem até lerem a lei e verem que as férias são, basicamente, decididas pelo empregador. Isto no que respeita a quando são gozadas. Eu não vejo nenhum inconveniente nesta medida. Bem pelo contrário. E escrevo enquanto “colaborador”. Isso já é assim que funciona, basicamente. Podes, enquanto trabalhador, sugerir dias de férias mas é sempre o empregador que tem a decisão final Compartilhar este post Link para o post
Duda34 Publicado 23 Julho 2025 (editado) Citação de El Colosso, há 8 minutos: Isso já é assim que funciona, basicamente. Podes, enquanto trabalhador, sugerir dias de férias mas é sempre o empregador que tem a decisão final Não é "basicamente". É mesmo o que a lei prevê. As férias são decididas por acordo entre trabalhador e empregador. Na falta de acordo, o empregador decide. Tem lógica porque o racional da coisa está nas necessidades da empresa. Editado 23 Julho 2025 por Duda34 Compartilhar este post Link para o post
El Colosso Publicado 23 Julho 2025 Citação de Duda34, há 1 minuto: Não é "basicamente". É mesmo o que a lei prevê. As férias são decididas por acordo entre trabalhador e empregador. Na falta de acordo, o empregador decide. Tem lógica porque o racional da coisa está nas necessidades da empresa. Sim, percebi mal o teu post, pensei que estavas a dizer que era uma alteração que ia acontecer agora, my bad Compartilhar este post Link para o post
Burkina2008 Publicado 23 Julho 2025 Citação de smashing_pumpkin , há 9 horas: Podes ver por esse prisma ou então como um modo que na altura se arranjou para obrigar as empresas a pagarem mais aos trabalhadores. Foi mais um modo da empresa, sobretudo na altura em que surgiu, poder reter parcialmente os salarios dos trabalhadores por 6-12 meses e ainda receber dividendos disso...(em forma de juros) Citação de Peplin, há 2 horas: Acabar porquê? Acho que o regime actual está óptimo, tens a opção entre receber os subsídios ou diluí-los em duodécimos. Porque se a tua empresa te pagar o subsidio de Natal em Dezembro e o teu salario for 1200, recebes exactamente esses mil Se receberes esses 1200 divididos em duodecimos, na realidade em Dezembro vais ter se fores esperto (100*(taxa de juro*(11/12)) + (100*(taxa de juro*(10/12)) + (100*(taxa de juro*(9/12))+....+100. Isto quer dizer que em Dezembro esses 1200 na realidade sao 1220. 20 Euros podem ser pouco porque as taxas de juro sao baixas, mas nos anos 80 e 90 esta diferenca podia ser de 300/400 euros (ou 60-80 contos) Como tu optas por nao receber em duodecimos, as empresas (nao estou a falar do Silva e Filhos limitada) criam um provisao mensal do teu subsidio de ferias/natal e podem aplicar dinheiro que efectivamente 'e teu e receber dividendos disso... Compartilhar este post Link para o post
Plagio o Original Publicado 23 Julho 2025 Citação de Plagio o Original, Em 29/04/2025 at 13:51: Life hack: se vocês comprarem o uber eats de 20 euros pra vocês e para a vossa namorada com a klarna, e a klarna só precisar que vocês paguem dentro de 3 meses, se puserem esses 20 euros em certificados de aforro fazem tipo 12 cêntimos nesses 3 meses e dps pagam os 20 euros à klarna mas o subsidio de almoço até é fixe, não tem impostos sobre essa parte Compartilhar este post Link para o post
Burkina2008 Publicado 23 Julho 2025 Citação de Duda34, há 32 minutos: Não é "basicamente". É mesmo o que a lei prevê. As férias são decididas por acordo entre trabalhador e empregador. Na falta de acordo, o empregador decide. Tem lógica porque o racional da coisa está nas necessidades da empresa. Tem logica no sentido de que se tiveres uma fabrica e todos os trabalhadores decidirem tirar 4 semanas de ferias ao mesmo tempo, a empresa deixa de poder funcionar e em varios casos cumprir com contratos e exigencias legais. O problema sera quando o empregador dita as ferias...mas por exemplo na terra da minha mulher, varias empresas fecham as portas nas duas semanas do meio de Agosto e os trabalhadores estao obrigados a tirar essas ferias...alias esta no contrato, logo se nao queres entao nao assines o contrato. 1 Compartilhar este post Link para o post
Ghelthon Publicado 23 Julho 2025 Num outro assunto, imaginem o que teria sido a pandemia com a actual Ministra da Saúde. Compartilhar este post Link para o post
noikeee Publicado 23 Julho 2025 Citação de Burkina2008, há 7 minutos: Porque se a tua empresa te pagar o subsidio de Natal em Dezembro e o teu salario for 1200, recebes exactamente esses mil Se receberes esses 1200 divididos em duodecimos, na realidade em Dezembro vais ter se fores esperto (100*(taxa de juro*(11/12)) + (100*(taxa de juro*(10/12)) + (100*(taxa de juro*(9/12))+....+100. Isto quer dizer que em Dezembro esses 1200 na realidade sao 1220. 20 Euros podem ser pouco porque as taxas de juro sao baixas, mas nos anos 80 e 90 esta diferenca podia ser de 300/400 euros (ou 60-80 contos) Como tu optas por nao receber em duodecimos, as empresas (nao estou a falar do Silva e Filhos limitada) criam um provisao mensal do teu subsidio de ferias/natal e podem aplicar dinheiro que efectivamente 'e teu e receber dividendos disso... Sim mas estamos numa situação nas últimas décadas, tirando aquele pico pós COVID, em que a inflação está estável nos 2% ou abaixo. Teoricamente podes fazer isso, na realidade os montantes são tão irrisórios que quase ninguém o faz e acaba é por gastar Mas caso acabasse os subsídios e fosse tudo distribuído por 12 "como seria normal", poderia ser uma boa forma das pessoas aprenderem como o dinheiro funciona e a fazer o seu orçamento de forma mais responsável. Infelizmente muita gente está numa situação em que possa gerir o seu orçamento como quiser que tá f*dido na mesma Compartilhar este post Link para o post
rcoelho14 Publicado 23 Julho 2025 Citação de Plagio o Original, há 11 minutos: mas o subsidio de almoço até é fixe, não tem impostos sobre essa parte Só não gosto que há diferenças de valores entre dinheiro e cartão refeição. Especialmente quando muitos sítios nem aceitam o cartão refeição, mesmo restaurantes. Compartilhar este post Link para o post
kareca Publicado 23 Julho 2025 Citação de rcoelho14, há 1 minuto: Especialmente quando muitos sítios nem aceitam o cartão refeição, mesmo restaurantes. Tem que ver com as comissões de cada cartão, mas por acaso é algo que devia estar em lei. Nenhum cartão de refeição devia ser cobrada comissão. Compartilhar este post Link para o post
Elvis Publicado 23 Julho 2025 (editado) Citação de Burkina2008, há 23 minutos: Tem logica no sentido de que se tiveres uma fabrica e todos os trabalhadores decidirem tirar 4 semanas de ferias ao mesmo tempo, a empresa deixa de poder funcionar e em varios casos cumprir com contratos e exigencias legais. O problema sera quando o empregador dita as ferias...mas por exemplo na terra da minha mulher, varias empresas fecham as portas nas duas semanas do meio de Agosto e os trabalhadores estao obrigados a tirar essas ferias...alias esta no contrato, logo se nao queres entao nao assines o contrato. Meu, houve revolta com a cena de acertar os descontos de irs em setembro e outubro o que resultou numa devolução menor em abril pq, e passo a citar a Mariana Vieira da Silva, “os portugueses estão habituados a este rendimento nesta altura”. Sim, chamou-lhe rendimento. Ninguém aplica uma lógica puramente financeira nesse tipo de decisões. Editado 23 Julho 2025 por Elvis Compartilhar este post Link para o post
footboy23 Publicado 23 Julho 2025 Citação de Su1, há 13 horas: Malta, não descambem o tópico. Desde do dia 18 de Maio que já descambou 1 Compartilhar este post Link para o post
Burkina2008 Publicado 23 Julho 2025 Citação de Elvis, há 3 minutos: Meu, houve revolta com a cena de acertar os descontos de irs em setembro e outubro o que resultou numa devolução menor em abril pq, e passo a citar a Mariana Vieira da Silva, “os portugueses estão habituados a este rendimento nesta altura”. Sim, chamou-lhe rendimento. Citação de noikeee, há 14 minutos: Sim mas estamos numa situação nas últimas décadas, tirando aquele pico pós COVID, em que a inflação está estável nos 2% ou abaixo. Teoricamente podes fazer isso, na realidade os montantes são tão irrisórios que quase ninguém o faz e acaba é por gastar Mas caso acabasse os subsídios e fosse tudo distribuído por 12 "como seria normal", poderia ser uma boa forma das pessoas aprenderem como o dinheiro funciona e a fazer o seu orçamento de forma mais responsável. Infelizmente muita gente está numa situação em que possa gerir o seu orçamento como quiser que tá f*dido na mesma Luta enorme para por vezes ter um aumento de 0,25% mais do que o acordado, que basicamente vao ser 25-50 Euros para maioria das pessoas Agora poder ter 20-30 euros mais na carteira tendo um salario distribuido linearmente a 12 meses..."nah" Compartilhar este post Link para o post
noikeee Publicado 23 Julho 2025 Citação de Burkina2008, há 7 minutos: Agora poder ter 20-30 euros mais na carteira tendo um salario distribuido linearmente a 12 meses..."nah" Politicamente não compensa porque as pessoas não o vêem como aumento O político que decidir em Portugal acabar com os subsídios de férias e de Natal e os distribuir a 12 meses, vai ser extremamente impopular, incompreendido, ninguém o vai perceber como um "aumento" mas sim como uma perca de direitos. Já estou a imaginar ler outra vez as mesmas reações das últimas páginas aqui em relação ao tema do "comprar férias". 1 Compartilhar este post Link para o post
Almeno Publicado 23 Julho 2025 Eu tive banco de horas no meu primeiro trabalho e aquilo era uma vergonha. Trabalhavas horas a mais? Mete no banco de horas e depois quando quiseres podes sair mais cedo e tiras essas horas do banco. Trabalhavas horas a menos (porque o projeto parou)? Podes ir para casa e metes no banco de horas, depois compensas. Depois veio a pandemia ahah, com tudo parado e fechado fomos todos para casa em banco de horas. Fui o ultimo a ser chamado de volta, tinha +300 a dever à empresa. Quando me vim embora queriam descontar essas horas dos valores que me tinham que pagar, ainda era eu que lhes tinha que pagar 😄 Ainda me ameaçaram que íamos a tribunal (para meter medo), mas depois da minha resposta afirmativa, apagaram as 300h e pagaram-me tudo ahah Compartilhar este post Link para o post
Burkina2008 Publicado 23 Julho 2025 Citação de noikeee, há 1 minuto: Politicamente não compensa porque as pessoas não o vêem como aumento O político que decidir em Portugal acabar com os subsídios de férias e de Natal e os distribuir a 12 meses, vai ser extremamente impopular, incompreendido, ninguém o vai perceber como um "aumento" mas sim como uma perca de direitos. Já estou a imaginar ler outra vez as mesmas reações das últimas páginas aqui em relação ao tema do "comprar férias". Isso e a malta aqui que defende que "educacao financeira" 'e apenas uma tool ideologica da direita 3 Compartilhar este post Link para o post
Elvis Publicado 23 Julho 2025 Citação de Burkina2008, há 5 minutos: Isso e a malta aqui que defende que "educacao financeira" 'e apenas uma tool ideologica da direita Experimenta explicar ao comum mortal que na verdade é melhor ter IRS a pagar que a receber. Compartilhar este post Link para o post
fornix Publicado 23 Julho 2025 Citação de John Bonifácio, há 8 horas: E que raio de idiotice de ideia é esta em que se propõe que o trabalhador normalize perder vencimento para poder descansar do trabalho? Não é nenhuma, pois claro. Pior: perde vencimento majorado! E o mesmo se aplica a quem trabalha em feriados/f.d.s e depois tira compensação posterior em vez de os receber. Não faz sentido nenhum Compartilhar este post Link para o post