Duda34 Publicado 23 Julho 2025 Citação de smashing_pumpkin , há 27 minutos: Era a cada 7 dias. E sim, é ilegal. Mas iam aceitar completamente sem protestar se não existisse alguém com 2 neurónios naquela equipa. E isto era numa empresa com contratos com o estado, empresa essa que funcionou alguns meses sem funcionários a contrato. Não é ilegal que em 7 dias de trabalho só se descanse 1. A lei é clara: pode-se trabalhar 6 dias consecutivos, sendo obrigatório descansar-se um dia posteriormente a esses 6 dias de trabalho. Nós é que temos a ideia de que o fim-de-semana é obrigatoriamente de descanso na sua totalidade e não é assim. Aliás, sem certezas, mas a lei diz mesmo que o dia de descanso que efetivamente é obrigatório deve ser preferencialmente o domingo. Não sei se é a isto que te referias... Compartilhar este post Link para o post
Cannonball Publicado 23 Julho 2025 (editado) Citação de Elvis, há 12 horas: Boas, tenho banco de horas por regulamentação colectiva e considero que funciona adequadamente. Não é perfeito, mas prefiro assim a não existir nada para controlo de horas extraordinárias. Tenho uma ideia maluca sobre as horas extraordinárias. Chama-se registar hora de entrada e de saida e ser pago por elas. E uma ainda melhor, contratarenm mais pessoas para não ser preciso pagar horas extraordinarias a ninguem. Editado 23 Julho 2025 por Cannonball 3 2 Compartilhar este post Link para o post
SAS_Robben Publicado 23 Julho 2025 Citação de Cannonball, há 15 minutos: Tenho uma ideia maluca sobre as horas extraordinárias. Chama-se registar hora de entrada e de saida e ser pago por elas. E uma ainda melhor, contratarenm mais pessoas para não ser preciso pagar horas extraordinarias a ninguem. Uma das coisas mais frustrantes de trabalhar em eficiência e melhoria de processos em Portugal é ter chefias que não percebem que ter colaboradores a sair as 18:15 é sinal de processos ineficientes e/ou falta de recursos adequados. Uma vez fazer se mais uma hora porque surgiu um imprevisto acontece. Imprevistos todos os dias é má gestão 2 2 Compartilhar este post Link para o post
John Bonifácio Publicado 23 Julho 2025 Citação de Elvis, há 11 horas: Portanto, esta medida prejudica os mais pobres porque não é uma medida melhor, apesar de até ser ligeiramente melhor do que o que temos actualmente. Certíssimo. Se a medida fosse 5 dias extra de férias pagas, ias-te queixar que não eram 10? Não percebi o último parágrafo. Queres saber que interesse teriam os patrões em negociar uma medida que lhes seria potencialmente prejudicial? Um de nós os dois gaguejou. E como isso não é possível ao escrever, foste tu ao pensar. Não me vou repetir. Não tens a coragem e a hombridade necessárias para esta conversa, ficamos por aqui. Compartilhar este post Link para o post
Cannonball Publicado 23 Julho 2025 Citação de SAS_Robben, há 1 minuto: Uma das coisas mais frustrantes de trabalhar em eficiência e melhoria de processos em Portugal é ter chefias que não percebem que ter colaboradores a sair as 18:15 é sinal de processos ineficientes e/ou falta de recursos adequados. Uma vez fazer se mais uma hora porque surgiu um imprevisto acontece. Imprevistos todos os dias é má gestão Eu sofro com isso no trabalho neste momento. Trabalho numa empresa a fornecer serviços a sucursais de uma grande multinacional. Neste momento tenho a equipa com o dobro do trabalho que a propria multinacional tem como guideline. Mas o budget do serviço é dado a cada sucursal pela direcção central, e como não são eles que sofrem, não aumentam o budget para contratar mais pessoas há anos. 1 Compartilhar este post Link para o post
SAS_Robben Publicado 23 Julho 2025 Citação de Cannonball, há 7 minutos: Eu sofro com isso no trabalho neste momento. Trabalho numa empresa a fornecer serviços a sucursais de uma grande multinacional. Neste momento tenho a equipa com o dobro do trabalho que a propria multinacional tem como guideline. Mas o budget do serviço é dado a cada sucursal pela direcção central, e como não são eles que sofrem, não aumentam o budget para contratar mais pessoas há anos. Mas sabes o que é fodido? Se uma equipa entrega o trabalho no prazo definido e tem os seus elementos sem fazer horas extra o instinto é ou dar mais tarefas para a equipa realizar ou então reduzir a equipa. Porque se as pessoas estão a entregar as coisas e a não fazer horas extra então é sinal que a equipa está demasiado confortável. 5 Compartilhar este post Link para o post
John Bonifácio Publicado 23 Julho 2025 Citação de noikeee, há 3 horas: Politicamente não compensa porque as pessoas não o vêem como aumento O político que decidir em Portugal acabar com os subsídios de férias e de Natal e os distribuir a 12 meses, vai ser extremamente impopular, incompreendido, ninguém o vai perceber como um "aumento" mas sim como uma perca de direitos. Já estou a imaginar ler outra vez as mesmas reações das últimas páginas aqui em relação ao tema do "comprar férias". Num país que um 15º mês foi cogitado- se me puderem avivar a memória sobre em qual governo- o 13º e o de férias, antes de serem considerados direitos, foram implementados como alavancas de popularidade. Ou seja, sim, a remoção de qualquer desses subsídios será vista como uma perda de direitos, porque foi assim que os políticos e dirigentes sindicais os venderam ao povo. Portanto, a responsabilidade moral não está no lado do trabalhador, mas do legislador, que não é sério. Compartilhar este post Link para o post
Elvis Publicado 23 Julho 2025 Citação de John Bonifácio, há 12 minutos: Um de nós os dois gaguejou. E como isso não é possível ao escrever, foste tu ao pensar. Não me vou repetir. Não tens a coragem e a hombridade necessárias para esta conversa, ficamos por aqui. Os argumentos que me apresentaste são: 1) isto é mau porque não são 3 dias pagos de férias e 2) veio trazer para a discussão o conceito de pagar para ter férias. Eu continuo sem perceber como é que isto é um atentado aos mais pobres. Aliás, nem sequer percebo como é que a situação dos mais pobres muda alguma coisa com esta medida. Mas sim, vamos só concluir que é falta de hombridade e coragem minhas.O que te der mais satisfação. Compartilhar este post Link para o post
John Bonifácio Publicado 23 Julho 2025 Citação de Elvis, há 3 horas: Experimenta explicar ao comum mortal que na verdade é melhor ter IRS a pagar que a receber. O salário mínimo está isento de IRS, caso não saibas. A desfaçatez de apoiar uma medida que objetivamente retira vencimento ao trabalhador e, simultaneamente, julgar o mesmo trabalhador, que recebe o smn na sua maioria, de não entender algo fora do espetro da sua realidade. Tu existes mesmo? Não serás antes um bot? Devias refletir profundamente nisso, sabes... Compartilhar este post Link para o post
Elvis Publicado 23 Julho 2025 Citação de John Bonifácio, há 9 minutos: Num país que um 15º mês foi cogitado- se me puderem avivar a memória sobre em qual governo- o 13º e o de férias, antes de serem considerados direitos, foram implementados como alavancas de popularidade. Ou seja, sim, a remoção de qualquer desses subsídios será vista como uma perda de direitos, porque foi assim que os políticos e dirigentes sindicais os venderam ao povo. Portanto, a responsabilidade moral não está no lado do trabalhador, mas do legislador, que não é sério. Não é uma remoção, é só uma alteração do modo como são pagos. Fodase Compartilhar este post Link para o post
Tio Hans Publicado 23 Julho 2025 Citação de Mayday, há 57 minutos: É puramente ideológico, sim, querer obrigar crianças que já estão absurdamente carregados com matéria, muita dela obtusa e desactualizada, a aprender literacia financeira só para satisfação do espírito de quem acha que o mundo seria muito melhor se todos os outros soubessem o que eles sabem e fizessem o que eles fazem. Querer ensinar estes conceitos nesta fase de ensino é doutrinação. E nada mais. Ha muito que é urgente rever matérias e repensar o modelo de ensino no básico e secundário e a direita só quer saber de sexologia e finanças em disciplinas que são opcionais. Tu próprio deste a solução para o problema no teu post. Compartilhar este post Link para o post
John Bonifácio Publicado 23 Julho 2025 Citação de Elvis, Agora: Não é uma remoção, é só uma alteração do modo como são pagos. Fodase Rapaz, respira fundo, que já nem ler direito consegues. Estás num estado lamentável. Compartilhar este post Link para o post
Ghelthon Publicado 23 Julho 2025 O que o @Plagio o Original e o @Mayday acham que é literacia financeira: juros, ETFs, bolsa, acções O que é literacia financeira: saber a diferença entre IRS e retenção na fonte. 1 Compartilhar este post Link para o post
Burkina2008 Publicado 23 Julho 2025 Citação de Ghelthon, há 1 minuto: O que o @Plagio o Original e o @Mayday acham que é literacia financeira: juros, ETFs, bolsa, acções O que é literacia financeira: saber a diferença entre IRS e retenção na fonte. O que o @Plagio o Original e o @Mayday acham que é literacia financeira: juros, ETFs, bolsa, acções O que é literacia financeira: saber a diferença entre IRS e retenção na fonte. que se pedirem $ a Cofidis vao ter de pagar o dobro do que se tivessem poupado esse dinheiro e esperassem 6 meses antes de comprar a TV de 81'' 3 Compartilhar este post Link para o post
Elvis Publicado 23 Julho 2025 (editado) Citação de John Bonifácio, há 1 minuto: Isso, já viste que a tua retórica não te leva a lado nenhum comigo e decides por um ad-hominem e fuga para a frente. Exemplar, de facto. E demonstrativo do que representas. Sim, já percebeste que estás só a dizer baboseira e estás a disparar para todo o lado em fuga. Podes ir, eu não vou atrás de ti. Vir falar em ad-hominem depois dos últimos posts, isto nem contado Editado 23 Julho 2025 por Elvis Compartilhar este post Link para o post
Burkina2008 Publicado 23 Julho 2025 Agora esperem ate cashback ser uma coisa widespread em Portugal para vermos perolas como "Vou comprar agora esta bicicleta toda ninja de 2500 Euros, porque este mes o meu cartao da 3% cashback em compras na Bicicletas Silva do Cacem! Comigo ninguem se fica a rir, ja ganhei 75 Euros" Isto para depois pagar multas e juros porque nao consegue pagar o balance do cartao todos os meses Compartilhar este post Link para o post
Plagio o Original Publicado 23 Julho 2025 Citação de Burkina2008, há 1 minuto: Agora esperem ate cashback ser uma coisa widespread em Portugal para vermos perolas como "Vou comprar agora esta bicicleta toda ninja de 2500 Euros, porque este mes o meu cartao da 3% cashback em compras na Bicicletas Silva do Cacem! Comigo ninguem se fica a rir, ja ganhei 75 Euros" Isto para depois pagar multas e juros porque nao consegue pagar o balance do cartao todos os meses eu achava que a literacia financeira era precisamente isso já há tantos gurus do instagram a explicar-me como fazer dinheiro com cartões de crédito Compartilhar este post Link para o post
Solero Publicado 23 Julho 2025 Tudo a cair que nem patos nestes fait divers do governo. Já só falta perceber se as pessoas são pobres porque querem ver o Big Brother em 8k quando não ganham para isso ou se é porque não têm literacia financeira. Isto depois de uma discussão de páginas sobre uma medida que não traz qualquer benefício aos trabalhadores mas que foi anunciada como tal. No meio disto tudo o pobre continua pobre. Compartilhar este post Link para o post
John Bonifácio Publicado 23 Julho 2025 Citação de Burkina2008, há 1 minuto: Agora esperem ate cashback ser uma coisa widespread em Portugal para vermos perolas como "Vou comprar agora esta bicicleta toda ninja de 2500 Euros, porque este mes o meu cartao da 3% cashback em compras na Bicicletas Silva do Cacem! Comigo ninguem se fica a rir, ja ganhei 75 Euros" Isto para depois pagar multas e juros porque nao consegue pagar o balance do cartao todos os meses É, vai ser um perigo quando meterem um cartão de crédito nas mãos dos portugueses iliterados... Compartilhar este post Link para o post
Mayday Publicado 23 Julho 2025 Citação de Burkina2008, há 8 minutos: O que o @Plagio o Original e o @Mayday acham que é literacia financeira: juros, ETFs, bolsa, acções O que é literacia financeira: saber a diferença entre IRS e retenção na fonte. que se pedirem $ a Cofidis vao ter de pagar o dobro do que se tivessem poupado esse dinheiro e esperassem 6 meses antes de comprar a TV de 81'' Literacia financeira sem paternalismo de classe não é literacia financeira. Compartilhar este post Link para o post
Petar Musa Publicado 23 Julho 2025 Citação de Burkina2008, há 7 minutos: Agora esperem ate cashback ser uma coisa widespread em Portugal para vermos perolas como "Vou comprar agora esta bicicleta toda ninja de 2500 Euros, porque este mes o meu cartao da 3% cashback em compras na Bicicletas Silva do Cacem! Comigo ninguem se fica a rir, ja ganhei 75 Euros" Isto para depois pagar multas e juros porque nao consegue pagar o balance do cartao todos os meses Já é. Aqueles cartões que estão nas portas dos supermercados já publicitam isso. Um dessas cartões agora dá uma camisola do Benfica Compartilhar este post Link para o post
Mayday Publicado 23 Julho 2025 Citação de Tio Hans, há 18 minutos: Tu próprio deste a solução para o problema no teu post. A literacia financeira como disciplina opcional faz tanto falta e deve ter tanta adesão por parte de alunos adolescentes como a disciplina de Moral e Religião. Ir á escola para saber fazer o IRS e depois ir á tropa para aprender a fazer a cama e ter regras. Se o mundo fosse assim, ah, isto estava muito melhor. Compartilhar este post Link para o post
John Bonifácio Publicado 23 Julho 2025 Citação de Cannonball, há 1 hora: Tenho uma ideia maluca sobre as horas extraordinárias. Chama-se registar hora de entrada e de saida e ser pago por elas. E uma ainda melhor, contratarenm mais pessoas para não ser preciso pagar horas extraordinarias a ninguem. Por acaso trabalho num setor que depende do trabalho extraordinário pago para conseguir atrair e reter profissionais de qualidade. E já acho isso mau suficiente, porque é sempre uma espada por cima da cabeça do trabalhador. Compartilhar este post Link para o post
Tio Hans Publicado 23 Julho 2025 Citação de Mayday, há 10 minutos: A literacia financeira como disciplina opcional faz tanto falta e deve ter tanta adesão por parte de alunos adolescentes como a disciplina de Moral e Religião. Ir á escola para saber fazer o IRS e depois ir á tropa para aprender a fazer a cama e ter regras. Se o mundo fosse assim, ah, isto estava muito melhor. Mas eu não falei nunca numa disciplina de literacia financeira, ou falei? Compartilhar este post Link para o post
noikeee Publicado 23 Julho 2025 Citação de smashing_pumpkin , há 2 horas: Porque a maioria dos trabalhadores em portugal assina contrato com rendimento mensal. Exacto, teria que ser sempre nos moldes em que dizes. Obrigar a esses 2 meses serem pagos na mesma mensalmente. Mas podes ter a certeza que os novos contratos não iam ter aumentos considerando os 14 meses, porque quem paga 800euros nunca na vida vai pagar sem ser obrigado os 913euros. Não porque neste cenário hipotético o salário mínimo seria multiplicado por 14/12, como é óbvio Eu tou a achar extremamente irónico que A) ponho um cenário hipotético em que os salários seriam ajustados proporcionalmente para serem pagos em 12 em vez de 14 meses, e digo que nunca isso iria para a frente politicamente, porque a desinformação seria tal que seria visto como uma perca de direitos, apesar de matematicamente ser exatamente a mesma coisa B) atacam o meu cenário hipotético dizendo que seria uma perca de direitos Desisto. Acho que vou pedir aulas de literacia financeira é para vocês 1 Compartilhar este post Link para o post