Descartes Publicado 1 Agosto 2025 (editado) Citação de Black Hawk, há 4 horas: Qual é o problema com a escassez de recursos humanos? Se há pouca oferta, paguem mais e dêem mais benefícios aos trabalhadores para aumentar a oferta. Não é assim que o mercado funciona? 🫠🫠🫠 Os recursos humanos são escassos. A solução poderia estar na imigração. E esteve, durante uns anos. O período da "bandalheira" segundo palavras do guru. Com restrições à imigração a solução é só uma: obrigar os que cá estão a trabalhar mais. Ganhando o mesmo ou menos, claro. Porque aqui ninguém é parvo. Citação de Jamarcus, há 8 minutos: Sou bolseiro da FCT, +/- a meio do doutoramento. Isto veio do nada para toda a gente. Não tenho receios em termos de deixar de ter bolsa ou algo do género, mas confio muito pouco neste governo para melhorar as condições de quem faz investigação, seja sob a alçada da FCT ou de outra entidade qualquer. Por acaso esta é uma medida que eu apoio. Pelo menos no que diz respeito às siglas. Ficará muito mais adequado dizer que tens uma bolsa da AII do que da FCT. Então se prolongares o "I" fica impecável. Noutra nota: considero de mau gosto chamarem ARTE à Agência que vai fazer a proclamada reforma do estado. Tenho a certeza que o estagiário que se lembrou desse acrónimo deve ter ficado encantado. Editado 1 Agosto 2025 por Descartes Compartilhar este post Link para o post
smashing_pumpkin Publicado 1 Agosto 2025 Citação de Descartes, há 9 minutos: Os recursos humanos são escassos. A solução poderia estar na imigração. E esteve, durante uns anos. O período da "bandalheira" segundo palavras do guru. Com restrições à imigração a solução é só uma: obrigar os que cá estão a trabalhar mais. Ganhando o mesmo ou menos, claro. Porque aqui ninguém é parvo. Por acaso esta é uma medida que eu apoio. Pelo menos no que diz respeito às siglas. Ficará muito mais adequado dizer que tens uma bolsa da AII do que da FCT. Então se prolongares o "I" fica impecável. Noutra nota: considero de mau gosto chamarem ARTE à Agência que vai fazer a proclamada reforma do estado. Tenho a certeza que o estagiário que se lembrou desse acrónimo deve ter ficado encantado. Um verdadeiro artista, com todas as conotações que se podem tirar da palavra. 1 Compartilhar este post Link para o post
Ion Timofte Publicado 1 Agosto 2025 (editado) Citação de Tio Hans, há 6 horas: Pá, a empresa sempre foi conhecida por pagar muito acima da média. E era esse o driver. Estava tudo bem porque as pessoas recebiam muito bem. A questão é que, hoje em dia, principalmente quando o ordenado já é jeitoso, o dinheiro não é tudo. Concordo que hoje em dia o dinheiro não é tudo. Quando andei a fazer entrevistas para trainee a canalha toda fala tudo da mesma coisa: quero remoto, quero experiências internacionais... Também há um desapego muito grande e para eles um plano a dois anos é a longo, longo prazo. Citação de Vaart10, há 5 horas: um trabalhador que recebe sempre o mesmo ao longo do tempo, sem qualquer outra recompensa tangível ou intangível associada, seguirá um padrão de estabilização na sua motivação Trabalho numa grande empresa em que há um sistema de prémios trimestre/anual vertical. Nunca ouvi ninguém a dizer "quero lá saber que ao final do mês ganho o mesmo". Apesar de tudo, há uma rotatividade enorme de pessoas porque procuram melhores condições que não são financeiras. Entre um base de 950, trabalhar fds/feriados, horários ou 870 de segunda a sexta com horário tradicional, cada vez mais optam pela segunda. Editado 1 Agosto 2025 por Ion Timofte Compartilhar este post Link para o post
Vaart10 Publicado 1 Agosto 2025 (editado) As novas gerações, onde a nossa se inclui, dão mais valor a outras coisas que não o dinheiro. Ontem falava-se aqui da FCT, no concurso nacional foram atribuídas 1550 bolsas de doutoramento, das quais 550 em ambiente não-académico. Editado 1 Agosto 2025 por Vaart10 Compartilhar este post Link para o post
kareca Publicado 1 Agosto 2025 Citação de Vaart10, há 5 minutos: As novas gerações, onde a nossa se inclui, dão mais valor a outras coisas que não o dinheiro. Isso depende muito de cada emprego e do local. Se eu não tivesse seguro de saude, trabalho remoto, gastos com transportes/carro, outras regalias e um estado social que funciona ok, dava muito mais valor ao dinheiro. 1 Compartilhar este post Link para o post
Le God Publicado 1 Agosto 2025 Citação de Vaart10, há 17 minutos: As novas gerações, onde a nossa se inclui, dão mais valor a outras coisas que não o dinheiro. O Linkedin que o diga. Ofertas com benefícios como bom ambiente de trabalho, equipa motivada e boas vibes é o que mais há por lá. Compartilhar este post Link para o post
Vaart10 Publicado 1 Agosto 2025 Citação de Le God, há 5 minutos: O Linkedin que o diga. Ofertas com benefícios como bom ambiente de trabalho, equipa motivada e boas vibes é o que mais há por lá. O que são balelas. 2 Compartilhar este post Link para o post
Rain Dog Publicado 1 Agosto 2025 Citação de Vaart10, há 20 minutos: As novas gerações, onde a nossa se inclui, dão mais valor a outras coisas que não o dinheiro. Vivemos há mais de 30 anos no capitalismo desenfreado onde só o dinheiro importa. Mesmo se não estivessemos a comparar com gerações de hippies revolucionários e de emigrantes sobrecarregados, não acredito que isso tenha ponta de verdade. De que escalão social vêm os nossos estudantes de doutoramento? Compartilhar este post Link para o post
Vaart10 Publicado 1 Agosto 2025 (editado) Citação de Rain Dog, há 7 minutos: Vivemos há mais de 30 anos no capitalismo desenfreado onde só o dinheiro importa. Mesmo se não estivessemos a comparar com gerações de hippies revolucionários e de emigrantes sobrecarregados, não acredito que isso tenha ponta de verdade. De que escalão social vêm os nossos estudantes de doutoramento? Não tens de acreditar. As crenças em ciência têm pouca validade face à evidência empírica. O que dizem as tuas crenças sobre essa pergunta? Editado 1 Agosto 2025 por Vaart10 Compartilhar este post Link para o post
Le God Publicado 1 Agosto 2025 Citação de Vaart10, há 19 minutos: O que são balelas. Não pode😤 Citação de Rain Dog, há 14 minutos: Vivemos há mais de 30 anos no capitalismo desenfreado onde só o dinheiro importa. Mesmo se não estivessemos a comparar com gerações de hippies revolucionários e de emigrantes sobrecarregados, não acredito que isso tenha ponta de verdade. De que escalão social vêm os nossos estudantes de doutoramento? Imagina que eu já fiz isso. Imagina que a minha mulher é de RH e isso é algo que acontece com frequência nas gerações mais jovens e que é um dos desafios que as empresas enfrentam actualmente. Compartilhar este post Link para o post
Vaart10 Publicado 1 Agosto 2025 Citação de Le God, há 4 minutos: Não pode😤 Imagina que eu já fiz isso. Imagina que a minha mulher é de RH e isso é algo que acontece com frequência nas gerações mais jovens e que é um dos desafios que as empresas enfrentam actualmente. Os RH convencionais não estão preparados para esta alteração e isso tem vindo a acontecer em algumas empresas, que não conseguem lidar com estas necessidades e assistem à saída da força de trabalho. 1 Compartilhar este post Link para o post
Descartes Publicado 1 Agosto 2025 (editado) Citação de Vaart10, há 18 minutos: Não tens de acreditar. As crenças em ciência têm pouca validade face à evidência empírica. O que dizem as tuas crenças sobre essa pergunta? Não quero contrariar a ciência, mas há uma questão que me faz alguma confusão. Conclui a ciência que as gerações mais novas não colocam o vencimento como principal critério na procura de emprego. E a ciência também conclui que as gerações mais novas se deparam com enormes dificuldades para conseguirem pagar uma renda ou a prestação de um empréstimo para habitação. Há 2 hipóteses: ou a ciência é esquizofrénica ou falamos de universos diferentes quando designamos "as gerações mais novas". Eu opto pela segunda hipótese. Cá para mim, quem não tem preocupações quanto ao rendimento a auferir e privilegia outras condições de trabalho são aquelas pessoas que têm a sua situação financeira resolvida, pelo menos no curto prazo. Os outros, que mal têm dinheiro para pagar uma renda, duvido muito que prefiram um emprego onde ganham menos mas onde existe um belo ambiente de colaboração entre colegas e chefias. Editado 1 Agosto 2025 por Descartes 2 1 Compartilhar este post Link para o post
Rain Dog Publicado 1 Agosto 2025 Citação de Vaart10, há 16 minutos: Não tens de acreditar. As crenças em ciência têm pouca validade face à evidência empírica. O que dizem as tuas crenças sobre essa pergunta? qual é a evidência empírica? Há algum estudo que diga que há mais idealistas hoje do que nos anos 60? Compartilhar este post Link para o post
Vaart10 Publicado 1 Agosto 2025 Citação de Rain Dog, Agora: qual é a evidência empírica? Há algum estudo que diga que há mais idealistas hoje do que nos anos 60? Não, há estudos que comparam pessoas trabalhadoras de diferentes gerações quanto às suas necessidades e motivações. Compartilhar este post Link para o post
quimmanel Publicado 1 Agosto 2025 Ventura fortíssimo na CNN. 😂 Compartilhar este post Link para o post
Vaart10 Publicado 1 Agosto 2025 (editado) Citação de Descartes, há 17 minutos: Não quero contrariar a ciência, mas há uma questão que me faz alguma confusão. Conclui a ciência que as gerações mais novas não colocam o vencimento como principal critério na procura de emprego. E a ciência também conclui que as gerações mais novas se deparam com enormes dificuldades para conseguirem pagar uma renda ou a prestação de um empréstimo para habitação. Há 2 hipóteses: ou a ciência é esquizofrénica ou falamos de universos diferentes quando designamos "as gerações mais novas". Eu opto pela segunda hipótese. Cá para mim, quem não tem preocupações quanto ao rendimento a auferir e privilegia outras condições de trabalho são aquelas pessoas que têm a sua situação resolvida, pelo menos no curto prazo. Os outros, que mal têm dinheiro para pagar uma renda, duvido muito que prefiram um emprego onde ganham menos mas onde existe um belo ambiente de colaboração entre colegas e chefias. A ciência pode ser esquizofrénica. E quando falo em outras condições psicossociais de trabalho, não falo em bons ambientes de trabalho, isso é tão subjetivo que nem consigo operacionalizar. Falo em mais dias de férias, trabalho remoto, trabalho híbrido, seguro de saúde, apoio à procura de creche para os filhos, horários flexíveis, entre outros benefícios. Relativamente a ligação que fazes, tem sentido e nunca me debrucei sobre ela. Posso é falar de casos particulares, de gente com quem lido diariamente, que preferem fazer mais um esforço e ter um vínculo precário, na procura de algo que os realiza. É claro que nem toda a gente pode fazer isso, às vezes, o pragmatismo fala mais alto. Até posso partilhar o meu caso, estive N anos numa Universidade, com contratos precários, e ganhei lá um concurso. Tinha uma carreira solidificada lá, mesmo sendo precário, e tinha um horário feito à medida. Abriu outro concurso numa outra Universidade, mais perto de casa e onde não conhecia ninguém. Ganhei também esse concurso. O vencimento era o mesmo, optei pela Universidade mais perto de casa para estar mais tempo com os meus filhos. Comecei a carreira quase do zero. Este benefício, ainda que indireto, foi decisivo. Mas, também estive quase do outro lado da barricada. Numa determinada fase, tive para deixar a minha carreira académica, mais bem remunerada, para ter um emprego menos bem pago e mais perto de casa, só para estar mais tempo com os miúdos. Estive quase com o contrato assinado e tudo. Editado 1 Agosto 2025 por Vaart10 Compartilhar este post Link para o post
Ghelthon Publicado 1 Agosto 2025 Citação de Jamarcus, há 2 horas: Sou bolseiro da FCT, +/- a meio do doutoramento. Isto veio do nada para toda a gente. Não tenho receios em termos de deixar de ter bolsa ou algo do género, mas confio muito pouco neste governo para melhorar as condições de quem faz investigação, seja sob a alçada da FCT ou de outra entidade qualquer. Melhorar não vai, certamente. Se nem com uma entidade dedicada a coisa funciona, dificilmente isso acontecerá dentro de uma entidade com várias outras responsabilidades. Compartilhar este post Link para o post
Plagio o Original Publicado 1 Agosto 2025 (editado) o meu objetivo a 5 / 10 anos por exemplo é ser afetado por um despedimento coletivo do meu trabalho de engenheiro e ir tirar um curso pra aprender a fazer pão pra ser padeiro acham que vai haver alguma altura da economia em que o pão vai deixar de ser preciso? se forem os vegans a gente faz pão de aveia Editado 1 Agosto 2025 por Plagio o Original Compartilhar este post Link para o post
Vaart10 Publicado 1 Agosto 2025 (editado) https://www.publico.pt/2025/08/01/politica/noticia/marcelo-admite-vetar-extincao-fct-duvidas-ponto-2142605 Isto pode aquecer. Editado 1 Agosto 2025 por Vaart10 Compartilhar este post Link para o post
Le God Publicado 1 Agosto 2025 Citação de Descartes, há 1 hora: Eu opto pela segunda hipótese. Cá para mim, quem não tem preocupações quanto ao rendimento a auferir e privilegia outras condições de trabalho são aquelas pessoas que têm a sua situação financeira resolvida, pelo menos no curto prazo. Os outros, que mal têm dinheiro para pagar uma renda, duvido muito que prefiram um emprego onde ganham menos mas onde existe um belo ambiente de colaboração entre colegas e chefias. Não se fala de bom ambiente. Fala-se, acima de tudo, de melhor relação trabalho/casa e saúde mental. Abaixo dos 30, há uma tendência a abdicar de valor remuneratório por qualidade de vida (horário, dias de férias, trabalho remoto, menos pressão, etc, etc). Muito provavelmente até está relacionado com o que referes. Não havendo emancipação não há a necessidade tão grande de sacrifício em prol do trabalho. Compartilhar este post Link para o post
Burkina2008 Publicado 1 Agosto 2025 Citação de Le God, há 44 minutos: Não se fala de bom ambiente. Fala-se, acima de tudo, de melhor relação trabalho/casa e saúde mental. Abaixo dos 30, há uma tendência a abdicar de valor remuneratório por qualidade de vida (horário, dias de férias, trabalho remoto, menos pressão, etc, etc). Muito provavelmente até está relacionado com o que referes. Não havendo emancipação não há a necessidade tão grande de sacrifício em prol do trabalho. Isso parece uma de perdido por um perdido por mil Ja que nunca vou sair de casa dos meus pais, casar or ter filhos, olha que se f*da, prefiro receber 800 Euros e trabalhar a partir do sotao dos meus velhos do que receber 1200 e ter de ir para o escritorio interagir com pessoas... 3 Compartilhar este post Link para o post
Plagio o Original Publicado 1 Agosto 2025 (editado) Citação de Burkina2008, há 9 minutos: Isso parece uma de perdido por um perdido por mil Ja que nunca vou sair de casa dos meus pais, casar or ter filhos, olha que se f*da, prefiro receber 800 Euros e trabalhar a partir do sotao dos meus velhos do que receber 1200 e ter de ir para o escritorio interagir com pessoas... Senti-me atacado mas n vivo em casa dos pais nem recebo 1.2k euros Pra mim é pq as promoções no local de colaboração são políticas. Muitas vezes fartei me de trabalhar, uma última vez a minha colaboração serviu pra mudar a estrutura de uma empresa, e fico sempre a ver navios nas promoções Ah e n trabalho pra portugueses Odeio ser yuppie Editado 1 Agosto 2025 por Plagio o Original Compartilhar este post Link para o post
Burkina2008 Publicado 1 Agosto 2025 Citação de Plagio o Original, há 6 minutos: Senti-me atacado mas n vivo em casa dos pais nem recebo 1.2k euros Pra mim é pq as promoções no local de colaboração são políticas. Muitas vezes fartei me de trabalhar, uma última vez a minha colaboração serviu pra mudar a estrutura de uma empresa, e fico sempre a ver navios nas promoções Ah e n trabalho pra portugueses Odeio ser yuppie Epa abre uma conta de OF 5 Compartilhar este post Link para o post
Plagio o Original Publicado 1 Agosto 2025 Citação de Burkina2008, Agora: Epa abre uma conta de OF Vou ser padeiro Compartilhar este post Link para o post
Burkina2008 Publicado 1 Agosto 2025 (editado) Citação de Plagio o Original, há 16 minutos: Vou ser padeiro Tambem esta bem visto que agora em Lisboa paguei 49 centimos por cada bola de lenha ou da avo, no Continente Padeiro hoje, padeiro milionario amanha! Editado 1 Agosto 2025 por Burkina2008 1 Compartilhar este post Link para o post